Vous êtes sur la page 1sur 8

Quatro Parbolas de Jesus

Neste pacote h materiais para uma srie de quatro lies sobre algumas Parbolas de Jesus. Primeiramente est includo o guia do lder, seguido por folhas que podem ser utilizadas pelo estudante. Nossa inteno que voc encontre estes materiais teis para o contexto do seu ministrio. Como sempre, por favor revise a lio cuidadosamente antes de cada sesso.

Guia do Lder
Sesso Um: Fugindo
Quebra-gelo: Pea para que todos completem a sentena: Eu sinto mais vontade de deixar minha casa quando. . . Com a Palavra: As parbolas se prestam a interpretaes dramticas. Sua abordagem ser determinada pelo tamanho e interesse do seu grupo. Com um esforo mnimo, uma pequena e efetiva pea usando Lucas 15:11-31 como base, pode ser feito. Sem nenhum esforo, a passagem pode ser lida dramaticamente atribuindo partes ao narrador, filho mais novo, filho mais velho e pai. A nfase deve estar em divertir-se com a histria de modo que os sentimentos dos personagens possam emergir. Seo A: Divida o grupo maior em trs grupos menores. Atribua a cada grupo um personagem da histria (pai, filho mais novo e filho mais velho). Pea para cada grupo discutir entre si os possveis sentimentos do personagem. Seo B: As respostas de mltipla escolha podem ser uma ferramenta efetiva para ajudar os estudantes a avaliarem onde eles esto espiritualmente. Incentive uma atmosfera de abertura e honestidade. Defina o ritmo sendo o primeiro a partilhar. Seo C: Discuta esta questo apenas se o tempo permitir. Seo D: Use as perguntas nessa seo para uma discusso em grupo. Lembre seus estudantes que o filho mais velho, no final, estava muito distante de realmente estar em casa, embora nunca a tenha deixado. Encerramento: Termine a sua reunio pedindo que os estudantes orem uns pelos outros para que todos possamos estar continuamente nos movendo para os braos abertos de Deus.

Sesso Dois: Perdoando


Quebra-gelo: Pea para que todos completem a sentena: A melhor coisa a respeito da minha semana at agora . . . Com a Palavra: Pea para que algum leia Mateus 18:21-35. Seo A: Discuta as razes que possam ter levado Pedro a fazer sua pergunta. Seo B: Explique que uma parbola frequentemente tem simbolismo. Pea que eles identifiquem os vrios elementos da parbola. Abaixo esto as respostas corretas: Rei: Deus Servo: Ns 10,000 Talentos: A nossa necessidade de perdo diante de Deus Cancelamento da dvida: O perdo de Deus Conservo: Aqueles que nos ofendem 100 Denrios: A necessidade do nosso perdo Lembre o grupo que Deus nos perdoou com um grande sacrifcio pessoal, atravs da Cruz. Nosso perdo aos outros pequeno em comparao. Seo C: Permita que os estudantes tenham tempo de sobra para que escrevam suas respostas. Este o cerne de toda a lio. Permita que cada um compartilhe, comeando com voc mesmo. No force ningum a compartilhar. Encerramento: Utilize as perguntas da Seo D para conduzir um tempo de orao buscando a fora de Deus para perdoarmos outros e removermos obstculos em nossos relacionamentos.

Sesso Trs: Lanando as Sementes


Quebra-gelo: Pergunte aos alunos algumas questes Voc prefere...?: Voc prefere viver a vida de um gato ou viver a vida de um co? Voc prefere ser considerado de boa aparncia ou ser considerado uma boa pessoa? Voc prefere ter um macaco de estimao ou uma foca de estimao? Voc prefere viver o resto de sua vida sem dente ou viver o resto de sua vida com soluos? Voc prefere ter a habilidade de voar ou ter a capacidade de se tornar invisvel? Com a Palavra: Pea que algum leia Mateus 13:1-9, 18-23. Esta parbola poderia prestar-se a uma atividade de arte. Divida o grupo em quatro: os pssaros, as pedras e o sol, as plantas daninhas e as plantas em crescimento. Usando quatro grandes pedaos de qualquer tipo de papel, pea que cada grupo desenhe seu elemento da parbola. Aps completar o desenho, pea que cada grupo coloque seu desenho na parede com uma fita adesiva. Seo A: Utilize as respostas desta seo com os estudantes associando os desenhos com suas respostas. Seo B: Utilize Tiago 1:22-25 para ajudar os alunos a avaliar a sua abertura Palavra de Deus e o que eles entendem. Esta uma grande oportunidade para que voc, como lder, compartilhe sua prpria jornada espiritual... seus prprios passos em obedincia. Encerramento: Passe um tempo com seus estudantes em orao. Convide alguns para orar pelo grupo e por necessidades individuais que foram discutidas.

Sesso Quatro: Passe a Mostarda


Quebra-gelo: Divida o grupo em pares. Uma pessoa o observador e a outra pessoa o transformador. Pea para que o observador estude o transformador por alguns segundos, ento vire-o ou feche seus olhos e pea que o transformador mude alguma coisa em sua aparncia, como tirar os culos, abotoar o boto de cima da camisa, etc. Ento pea para que o observador veja se ele consegue determinar o que foi mudado. Inverta os papis e faa novamente. Com a Palavra: Pea que algum leia Mateus 13:31-32. Discuta com os estudantes as respostas das sees A e B. Ento pea que cada um complete esta afirmao: A pessoa, sem ser Jesus, que tem feito uma verdadeira diferena em minha vida ... Defina o ritmo sendo o primeiro a compartilhar. Seo C: Antes de fazer a seo C, pea que eles compartilhem suas diferenas positivas um com o outro. Encerramento: Faa com que todo o grupo memorize Romanos 12:2. Uma maneira de fazer isso memorizando o versculo por partes. Passando em forma de crculo, pea que cada pessoa diga uma palavra do versculo.

Sesso Um: Fugindo


Lucas 15:11-31 Eu suponho que em algum momento de nossa infncia todos ns j carregamos nossa pequena carretinha vermelha, ou mesmo nossa mochila, com nossas mais preciosas posses e deixamos nosso lar. Pessoalmente, eu nunca fui mais longe do que os limites ou o gramado da frente de casa. Eu poderia me virar e ver meu pai em p na varanda da frente. Eu correria de volta para os seus braos e perceberia que eu realmente queria ficar em casa. Como fui crescendo, tive muitos lares. Mas em meu corao, aquela casa verde de dois andares na rua Quatro sempre seria minha casa-lar, aquele era o lugar onde eu poderia voltar e rememorar as horas de afeto e amor. Jesus nos conta a histria sobre um fugitivo que encontra seu caminho de volta para sua casa-lar. Separe um tempo para ler esta parbola agora: Lucas 15:11-31. A. Nestas trs caixas abaixo liste os principais personagens desta histria e escreva uma breve descrio dos vrios sentimentos que eles devem ter sentido:

B. Neste exato momento eu me sinto como:

O filho prdigo no pas distante longe de Deus, mas tendo um bom tempo O filho prdigo quando ele estava atolado em dejetos sunos... muito longe de Deus O filho prdigo no seu caminho para casa... indo para mais perto de Deus O filho prdigo nos braos do pai muito perto de Deus O filho mais velho Eu obedeo todas as regras mas no estou perto de Deus C. Com suas prprias palavras, o que impede as pessoas de correrem para os braos abertos do Perdoador Pai Celestial?

D. Ao olhar para a resposta do irmo mais velho (v. 25-30), o que o fez ficar irritado? Eram os seus sentimentos justificveis? (veja v. 31-32.) Quais so os perigos de obedecer as regras fazendo-se de bom garoto ou garota, sem ter um relacionamento pessoal com o Pai?

Outros textos para reflexo: 2 Corinthians 5:17-6:2, Romanos 8:35-39, Lucas 15:1-7

Sesso Dois: Perdoando


Mateus 18:21-35 A. Leia Mateus 18:21-35. Por que voc acha que Pedro fez esta pergunta?

B. Parbolas tm geralmente um material simblico. Escreva o que voc acha que cada elemento da parbola representa. Na Parbola, o ____________ representa: _____________ Rei _____________ Servo _____________ 10,000 Talentos _____________ Cancelamento da dvida _____________ Conservo _____________ 100 Denrios

C. Neste momento, acho que difcil perdoar _______________________. Porque . . .

D. Um grande erro que frequentemente cometemos pensar que podemos punir algum retendo nosso perdo. A nica pessoa que estamos punindo a ns mesmos. Um esprito no perdoador em nossa vida produz uma raiva interior que pode eventualmente destruir-nos. Leia Efsios 4:32. Quem deu um exemplo de perdoar?

Perdoar significa no permitir que qualquer coisa venha a prejudicar um relacionamento. Responda: - Uma coisa que poderia estar prejudicando meu relacionamento com Deus ...

- Uma coisa que poderia estar prejudicando meu relacionamento com outros

Sim, com a ajuda de Deus, eu vou perdoar os outros incondicionalmente, assim como Deus
me perdoa!

Sesso Trs: Lanando as Sementes


Mateus 13:1-9, 18-23 A. Leia Mateus 13:1-9, 18-23. Muitas vezes a Palavra de Deus vem em nossas vidas um sermo, uma aula de Escola Dominical, nosso devocional pessoal e a resposta do nosso corao como os vrios solos que Jesus mencionou. Complete as seguintes frases: O ladro de sementes em minha vida agora

Minha resposta a Palavra de Deus tem uma vida curta quando...

Neste momento algumas coisas que exigem todo o meu tempo so

Na ltima vez que realmente entendi e obedeci a Palavra de Deus, o resultado foi...

B. Leia Tiago 1:22-25 Neste exato momento em minha vida eu

No estou ouvindo a Palavra e no estou obedecendo Estou ouvindo a Palavra mas no estou obedecendo Estou ouvindo a Palavra e obedecendo
As reas da minha vida em que mais difcil obedecer a Deus so... Em minha vida familiar

Na escola Com amigos ___________


Gaste tempo em orao, pedindo a Deus fora para se tornar um obediente seguidor de Jesus.

Sesso Quatro: Passe a Mostarda


Lucas 13:31-32 Quando eu leio a Parbola do Gro de Mostarda, eu imediatamente penso no gro de mostarda como a f. Embora seja um bom tema (e Jesus falou sobre isso) nessa Parbola, Ele est ilustrando algo diferente. Ele est falando sobre pequenos comeos. O plano de Deus para a humanidade no comeou como uma campanha promocional gigante. Ao longo da histria, tem sido uma pessoa que fielmente segue a Deus que faz a diferena. No, Abrao, Jos, Moiss, Maria. E foi Jesus que fez a diferena final! O efeito acumulativo da obedincia individual tem sido o crescimento do Reino de Deus. Voc pode fazer a diferena de pessoa para pessoa. A. Eu tenho esperado para fazer a diferena porque

B. A diferena que eu gostaria de fazer

C. A Parbola do Fermento (v. 32) complicada porque Jesus usou o fermento num mau sentido: Um pouco de fermento estraga toda a massa. Mas nesta parbola Ele est usando em um bom sentido. O ponto da histria que quando o cristo encontra a sociedade, transformao (muitas vezes invisvel) toma lugar. Numa escala de 1 a 10, avalie sua eficcia na transformao de pessoas ao seu redor: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Leia e Memorize Romanos 12:2:

No se amoldem ao padro deste mundo, mas transformem-se pela renovao da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. (NVI)

Vous aimerez peut-être aussi