Vous êtes sur la page 1sur 35

Memrias DDR

A memria do tipo DDR (Double Data Rate), atinge taxas de transferncia de dados de duas vezes o ciclo de clock, podendo chegar a 2,4 GB por segundo na transmisso de dados. A velocidade padro do barramento DDR de 200 MHz,

Como surgiu a memria DDR


Na poca em que o Pentium III, da Intel, era o processador mais usado, a velocidade padro do FSB (Front Side Bus) - velocidade externa do processsador, ou seja, a velocidade na qual o processador se comunica com a memria e com componentes da placa-me - era de 133 MHz, equivalente a 1.064 MB por segundo. No entanto, sabe-se que no geral, o chipset da placa-me no usa a freqncia de FSB. Nessa poca, o padro para velocidade das memrias tambm era de 133 MHz (as conhecidas memrias SDRAM PC133), que tambm fornecia uma taxa de velocidade de 1.064 MB por segundo. Com isso, possvel notar que havia um equilbrio na velocidade de comunicao entre os componentes do computador.

Memrias DDR
No entanto, com o lanamento da linha Pentium 4, da Intel e Duron/Athlon da AMD, esse "equilbrio" deixou de existir, pois o FSB dos processadores passou a ter mais velocidade enquanto que as memrias continuavam no padro PC133, mantendo a velocidade em 133 MHz. Isso significa que o computador no conseguia aproveitar todos os recursos de processamento. Para usurios do Pentium 4 at havia uma alternativa: utilizar as memrias do tipo Rambus (ou RDRAM). Esse tipo era mais rpido que as PC133, mas tinha algumas desvantagens: s funcionava com processadores da Intel, tinha preo muito elevado e as placas-me que suportavam as memrias Rambus tambm eram muito caras.

Memrias DDR
Neste mesmo perodo, as memrias DDR j haviam sido lanadas, mas a Intel tentava popularizar as memrias Rambus, ignorando a existncia do padro DDR. A AMD, que at ento tinha que se contentar com os limites da memria DIMM SDRAM de 168 pinos, precisava de uma alternativa eficiente de memria que pudesse trabalhar integralmente com seus processadores. A companhia acabou apostando nas memrias DDR e a partir da o uso destas foi considerado extremamente vivel

Nomenclatura de memrias
Em uma memria SDRAM PC-200, o nmero 200" significa que a memria trabalha a 200 MHz. Quando voc encontra uma memria DDR PC-1600 no significa que ela trabalha a 1600 MHz. Esse valor indica a taxa de transferncia de MB por segundo.

Nomenclatura de memrias
As memrias do tipo Dual DDR funcionam baseadas na seguinte idia: em vez de utilizar uma nica controladora para acessar todos os slots de memria da placa-me, por que no usar duas controladoras ao mesmo tempo? Essa a principal diferena do esquema Dual DDR. As memrias atuais seguem o padro de 64 bits e so alocadas em bancos. Usando duas controladoras simultaneamente, o acesso passa a ser de 128 bits. Para usar o recurso Dual DDR, recomendvel usar dois pentes de memria idnticos no computador, embora nada impea o uso de uma quantidade diferente. bom que essa igualdade ocorra, inclusive, com a marca, para evitar instabilidades

Nomenclatura de memrias
Dual channel (ou tecnologia de dois canais) a capacidade que alguns controladores de memria tm de expandir a largura do barramento de dados de 64 para 128 bits. Considerando que todos os outros parmetros permaneam os mesmos (clock, por exemplo), a taxa de transferncia mxima terica da memria dobrada com o uso desta tecnologia

Nomenclatura de memrias
Para entender melhor, imagine que voc use dois pentes de 256 MB de memria RAM DDR333 em seu computador. O computador trabalhar com elas como sendo um conjunto de 512 MB com barramento de 64 bits (ou seja, 2.700 MB por segundo). Essa configurao funcionando no esquema Dual DDR far com que o barramento passe a ser de 128 bits, aumentando a velocidade para 5.400 MB por segundo!

Calculo
A taxa de transferncia mxima terica (TTMT) calculada da seguinte forma: TTMT = clock real x quantidade de dados transferidos por pulso de clock x quantidade de bits transferidos por pulso de clock / 8 Ou TTMT = Clock DDR x quantidade de bits transferidos por pulso de clock / 8

Nomenclatura de memrias
As memrias baseadas na tecnologia DDR (Dual Data Rate, taxa de transferncia dobrada) tais como DDRSDRAM, DDR2-SDRAM e DDR3-SDRAM transferem dois dados por pulso de clock. Por causa disso, elas obtm o dobro da taxa de transferncia em relao s memrias tradicionais (tais como as memrias SDRAM originais) rodando com o mesmo clock. por isso que as memrias DDR normalmente so rotuladas com o dobro do seu clock real. Por exemplo, memrias DDR2-800 na realidade trabalham a 400 MHz transferindo dois dados por pulso de clock e por isso elas so rotuladas como memrias de 800 MHz, apesar do clock real no ser de 800 MHz.

Nomenclatura de memrias
Dessa forma, um mdulo de memria DDR2800 que um dispositivo de 64 bits, como mencionamos acima tem uma taxa de transferncia mxima de 6.400 MB/s (800 MHz x 64 / 8). por isso que os mdulos que usam chips de memria DDR2-800 tambm so chamados PC2-6400. Este nmero referese taxa de transferncia mxima terica em MB/s (megabytes por segundo).

Nomenclatura de memrias
Se habilitarmos a tecnologia de dois canais com os mdulos DDR2-800, a taxa de transferncia mxima terica da memria dobrada, passando de 6.400 MB/s para 12.800 MB/s (800 MHz x 128 / 8), j que estaremos transferindo o dobro da quantidade de dados (128 bits vs. 64 bits) a cada pulso de clock.

Nomenclatura de memrias
Para trabalhar com Dual DDR no basta colocar dois pentes de memria idnticos no computador. necessrio que sua placa-me tenha esse recurso. Alm disso, o esquema Dual DDR s se torna realmente eficiente se utilizado com processadores Intel Pentium IV, AMD Athlon XP ou superiores.

Nomenclatura de memrias
Mesmo que sua placa-me suporte esse recurso, uma dica interessante comprar um kit para Dual DDR. Esse pacote contm pentes de memria DDR prprios para funcionar como Dual. Se voc comprar mdulos de memria DDR iguais, mas que venham separados, o funcionamento pode ser normal, mas as chances de instabilidade aumentam. Isso ocorre principalmente com o padro DDR-400.

Comunicao com processador

Comunicao com processador


As velocidades (clocks), capacidade mxima e tipos (DDR, DDR2, DDR3, etc) de memria que um micro pode aceitar definido pelo chipset (Intel) ou pelo processador (AMD). Por exemplo, a instalao de memrias DDR3 em micros equipados com processadores Intel depender do chipset (e a placa-me deve ter o tipo certo de soquetes de memria) e no do processador.

Clock do controlador chipset


No que diz respeito ao clock, se o controlador de memria for capaz de gerar apenas um clock de, digamos, 667 MHz (333 MHz x 2), suas memrias DDR2-800 funcionaro a 667 MHz neste caso. Esta uma limitao fsica do controlador de memria. Normalmente voc ver este tipo de limitao apenas em micros equipados com processadores Intel, j que os processadores da AMD reconhecem memrias DDR2 at 800 MHz (processadores soquete AM2) ou at 1.066 MHz (processadores Phenom soquete AM2+).

Habilitando a tecnologia de 2 canais


Para habilitar a tecnologia de dois canais voc precisa ter: Um chipset e uma placa-me compatveis com esta tecnologia, no caso de um micro equipado com processador Intel; ou um processador compatvel (AMD). Dois ou quatro mdulos de memria idnticos, compatveis com a tecnologia suportada pela placa-me (DDR-SDRAM, DDR2-SDRAM ou DDR3SDRAM).

Habilitando a tecnologia de 2 canais


Se voc tem apenas um mdulo de memria a tcnica de dois canais no vai funcionar. Portanto, se voc quer um micro com 2 GB de memria RAM a melhor maneira de se montar este micro comprando dois mdulos de 1 GB em vez de apenas um mdulo de 2 GB, j que no primeiro caso voc pode habilitar o modo de dois canais (que aumenta o desempenho), enquanto que no segundo voc no pode fazer isso.

Cenrios
Se sua placa-me tem apenas dois soquetes de memria que mais comum acontecer com placas-me simples ento para habilitar o modo de dois canais voc precisa simplesmente instalar dois mdulos de memria.

Cenrios
Em placas-me com quatro soquetes de memria, que o cenrio mais comum, a maneira correta de habilitar a tecnologia de dois canais varia:

Cenrios
Se voc tem quatro mdulos de memria basta instalar todos eles e o modo de dois canais ser habilitado. Se voc tem dois mdulos de memria que a situao mais comum voc deve prestar ateno.

Cenrios
Em placas-me para os processadores Intel normalmente o modo de dois canais habilitado pulando um soquete de memria. Portanto voc deve instalar seu primeiro mdulo de memria no soquete 1 e o segundo mdulo no soquete 3, deixando o soquete 2 vazio. Instalando o primeiro mdulo de memria no soquete 2 e o segundo mdulo no soquete 4 tambm funciona.

Cenrios
Para facilitar o processo de instalao do modo de dois canais a maioria dos fabricantes usa a mesma cor nos soquetes 1 e 3 e uma cor diferente nos soquetes 2 e 4, Veja a proxima figura:

Cenrios
Voc pode encontrar placas-me para processadores AMD usando o mesmo mtodo descrito anteriormente para habilitar o modo de dois canais (pulando um soquete) ou ento necessitando a instalao dos mdulos de memria sequencialmente, ou seja, no pulando um soquete. No h uma regra universal.

Cenrios
Pelo menos aqui todos os fabricantes (incluindo a MSI) utilizam o mesmo esquema de cores para identificar canais diferentes. Em outras palavras, instale seus mdulos de memria em soquetes de mesma cor (no importa a cor que voc escolher).

Verificando se o Modo de Dois Canais Est Habilitado


Aps a instalao dos seus mdulos de memria o passo final verificar se eles esto realmente trabalhando no modo de dois canais. Atualmente a maioria das placas-me mostra esta informao durante o POST, ( power on self-test ) que a tela que aparece assim que voc liga o micro contendo algumas informaes. Procure por frases como Dual Channel ou Single Channel, veja a proxima figura:

Verificando se o Modo de Dois Canais Est Habilitado


Outra forma de verificar isto rodando um programa de identificao de hardware. Ns recomendamos a utilizao do programa CPU-Z. Neste programa, veja as informaes referentes memria na guia Memory, com voc pode ver. Voc pode ver se o modo de dois canais est habilitado em Channels #, que deve mostrar Dual. Nesta mesma tela voc pode verificar o clock real e as temporizaes da memria. Lembre-se que o clock real metade do clock anunciado pela memria. Em nosso exemplo (Figura 10) as memrias estavam sendo acessadas a 333 MHz, ou seja, a 667 MHz.

Memrias e velocidade

Questes

Vous aimerez peut-être aussi