Vous êtes sur la page 1sur 15

ISSN 1 809-5208

A CONTAO DE HISTRIAS COMO ESTRATGIA PEDAGGICA NA EDUCAO INF ANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Revista de E d uc a o

Vol. 6 n 1 2 jul./dez. 201 1

p. 235-249

Linete Oliveira de Souza (Uninove-SP) Andreza Dalla Bernardino (Uninove-SP)

Resumo: O objetivo deste artigo ampliar o espao da contao de histria nas escolas e no trabalho efetivo dos professores, versar sobre reflexes tericas que serviro como base para a prtica exercida pelo educador na educao infantil e series iniciais do ensino fundamental (1, 2 e 3 anos), como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da criana. Para isso faz-se necessrio o conhecimento, os recursos utilizados e as tcnicas orais e corporais, para um bom professor/contador de historias, bem como a escolha da narrativa mais adequada a faixa etria e a situao. Palavras chave: Contao de Histrias, Educao, Pratica Educativa. TELLING OF HISTORIES AS PEDAGOGICAL STRATEGY IN THE INFANTILE EDUCATION And FUNDAMENTAL TEACHING Summary: The goal of this article is to enlarge the telling at schools and at work effective of the teachers, will argue about theoretical reflections that will serve as base for the practice exercised by the educator in the infantile education and series initial of the fundamental teaching (1st, 2nd and 3rd years), how to assist in the teaching process and childs learning. For that necessary the knowledge is done, the used resources and the oral and corporeal techniques, for a good storyteller, as well as the narrative choice adapted most the of age band and the situation. Key words: Telling, Education, Practices Educational

INTRODUO Durante muito tempo o ato de contar histrias nas escolas era tido como uma forma de entreter, distrair e relaxar as crianas, e ainda em algumas instituies continua a ser assim. Mas neste sculo XXI tem ressurgido a figura do Contador de Histrias, ou o Professor/Contador de Historias, e a sua importncia no mbito educacional e emocional das crianas, com presena certa em bibliotecas, feiras de livros, livrarias e escolas. Esse antigo costume popular pertencente tradio oral, vem sendo resgatado pela educao como estratgia para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita a formao do leitor passa pela atividade inicial do escutar e do recontar.
235

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 12

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

Dessa forma, propostas de formao e cursos de capacitao de educadores vem incluindo em sua metodologia a preparao para o ato de contar histrias. Ainda assim esta no uma prtica comum no Ensino Fundamental das sries iniciais. As instituies educacionais recusam um trabalho diferenciado com a leitura, porque a contao de histrias se distancia dos mtodos das avaliaes. No se pode medir notas ou conceitos quando contamos ou ouvimos um conto e a escola tem dificuldades em trabalhar com aquilo que no pode ser avaliado. Tal dificuldade vista at mesmo com a literatura infantil, que perde a sua beleza quando o texto se transforma em uma ferramenta avaliativa, fazendo com que o prazer da leitura se perca com a avaliao. O fracasso escolar no ensino fundamental se refere ao desenvolvimento pelo gosto da leitura e formao de leitores, que recai sobre a forma como o professor est trabalhando a relao do livro com o aluno. A literatura no est recebendo um estmulo adequado e a contao de histrias uma alternativa para que os alunos tenham uma experincia positiva com a leitura, e no uma tarefa rotineira escolar que transforma a leitura e a literatura em simples instrumentos para as provas, afastando o aluno do prazer de ler. Porque para formar grandes leitores, leitores crticos, no basta ensinar a ler. preciso ensinar a gostar de ler. [...] com prazer, isto possvel, e mais fcil do que parece (VILLARDI, 1997, p. 2). De acordo com vrios estudiosos a contao de histrias um valioso auxiliar na pratica pedaggica de professores da educao infantil e anos inicias do ensino fundamental. As narrativas estimulam a criatividade e a imaginao, a oralidade, facilitam o aprendizado, desenvolvem as linguagens oral, escrita e visual, incentivam o prazer pela leitura, promovem o movimento global e fino, trabalham o senso crtico, as brincadeiras de faz-de-conta, valores e conceitos, colaboram na formao da personalidade da criana, propiciam o envolvimento social e afetivo e exploram a cultura e a diversidade.

A ARTE DE CONTAR HISTORIAS Na antiguidade a contao oral de histrias era vista sob um olhar inferior escrita, apesar disso os povos se reuniam ao redor da fogueira e contavam suas lendas e contos, disseminando a sua cultura e os seus costumes; reunir-se para ouvir histrias era uma atividade dos simplrios, isto explica por que durante tanto tempo esta prtica foi rejeitada pela sociedade. Essas lendas e contos eram histrias do imaginrio popular pertencentes memria coletiva, destinadas, a ouvintes, adultos e crianas, que no sabiam ler. Segundo Malba Tahan (1966, p.24) at os nossos dias, todos os povos civilizados ou no, tem usado a histria como veculo de verdades eternas, como meio de conservao de suas tradies, ou da difuso de idias novas.. O homem descobriu que a histria alm de entreter, causava a admirao e conquistava a aprovao dos ouvintes. O contador de histrias tornou-se o centro da ateno popular pelo prazer que suas narrativas proporcionavam.
236 A CONTAO DE HISTRIAS COMO ESTRATGIA PEDAGGICA

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 1 2

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

Sendo assim, por muito tempo o contar histrias foi uma atividade oral: as histrias, reais ou inventadas, eram contadas de viva voz. Na idade mdia o contador era respeitado em todos os lugares por aonde ia. Os trovadores obtinham entrada em palcios e aldeias contando historias do gosto popular. Com o aparecimento da escrita, surgem, ao lado das histrias orais, as histrias escritas e, com essa, sugiram tanto a histria, propriamente dita, como relatos de eventos que se acredita terem de fato acontecidos, como a literatura, ou seja, relatos de eventos imaginados (fico). A literatura infantil nasce dos contos populares por isso a contao de histrias a origem da literatura. A contao de histrias foi utilizada como meio de propagao das doutrinas religiosas budistas e ainda hoje a medicina hindu tem como mtodo oferecer uma histria aos doentes desorientados, essa escolha considera a problemtica psquica do paciente. No Oriente Mdio encontramos o narrador profissional de contos de fadas e grandes colees de contos de fadas indianos e turcos fazem parte da educao dos jovens prncipes. O sculo passado, porm, foi marcado pelo audiovisual. Aparecem o cinema, a televiso, o computador e quase no fim do sculo a multimdia. Assim, o contar histrias, no sculo XX, passou a ser no mais baseado exclusivamente na palavra, oral ou escrita (embora esta continue extremamente importante em nossa contemporaneidade, o ato de contar o ato de criar atravs das palavras), as imagens passaram a ser ingredientes indispensveis das histrias. Agora ns no somente ouvimos e lemos histrias, mas assistimos sua representao udio-visual.

A criana e o adulto, o rico e o pobre, o sbio e o ignorante, todos, enfim, ouvem com prazer as histrias uma vez que essas histrias sejam interessantes, tenham vida e possam cativar a ateno. A historia narrada, lida, filmada ou dramatizada, circula em todos os meridianos, vive em todos os climas, no existe povo algum que no se orgulhe de suas histrias, de suas lendas e seus contos caractersticos (TAHAN, 1966, p.16).

A CONTAO DE HISTORIAS COMO ESTRATGIA EDUCACIONAL A contao de historias uma estratgica pedaggica que pode favorecer de maneira significativa a prtica docente na educao infantil e ensino fundamental. A escuta de histrias estimula a imaginao, educa, instrui, desenvolve habilidades cognitivas, dinamiza o processo de leitura e escrita, alem de ser uma atividade interativa que potencializa a linguagem infantil. A ludicidade com jogos, danas, brincadeiras e contao de histrias no processo de ensino e aprendizagem desenvolvem a responsabilidade e a autoexpresso, assim a criana sente-se estimulada e, sem perceber desenvolve e constri seu conhecimento sobre o mundo. Em meio ao prazer, maravilha e ao divertimento que as narrativas criam, vrios tipos de aprendizagem acontecem. A escuta de histrias, pela criana, favorece a narrao e processos de
Linete Oliveira de Souza - Andreza Dalla Bernardino 237

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 12

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

alfabetizao e letramento: habilidades metacognitivas, conscincia metalingstica e desenvolvimento de comportamentos alfabetizados e meta-alfabetizados, competncias referentes ao saber explicar, descrever, atribuir nomes e utilizar verbos cognitivos (penso, acho, imagino, etc.), habilidades de reconhecimento de letras, relao entre fonema e grafema, construo textual, conhecimentos sintticos, semnticos e ampliao do lxico. A leitura de histrias uma rica fonte de aprendizagem de novos vocabulrios (RCNEI, VOL. 3, p.145). Dentro das histrias encontramos a gramtica do conto: as personagens (protagonista e antagonista), apresentao inicial do conto, sucesso de eventos/aes complexas e o final; esta regularidade facilita a compreenso textual e a criao de histrias pela prpria criana, assim contribuindo para as habilidades lingsticas em nvel oral e escrito. O conhecimento adquirido pelas crianas em idade pr-escolar das competncias da lngua e narrativas so fundamentais nas fases de alfabetizao e letramento. A iniciao literria desde a infncia com livros de imagens com ou sem textos e o trabalho com contos podem ser uma grande alavanca na aquisio da leitura para alm da simples decodificao do cdigo lingstico. Conforme afirma Bamberger (1995) a leitura um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemtico da linguagem e da personalidade. Trabalhar com a linguagem trabalhar com o homem.

A criana que ainda no sabe ler convencionalmente pode faz-lo por meio da escuta da leitura do professor, ainda que no possa decifrar todas e cada uma das palavras. Ouvir um texto j uma forma de leitura (RCNEI, VOL. 3, p.141).

A didtica do conto de histrias motivante e enriquecedora nas series inicias, mas com o cuidado de que a estrutura da narrao deve ser previsvel para a criana, de fcil linguagem, com imagens e possibilidade de explor-las posteriormente de forma ldica, s narrativas possibilitaro as crianas um melhor desenvolvimento da capacidade de produo e compreenso textual. O docente precisa incluir em seu planejamento curricular perodos dedicados leitura, formando crianas que gostem de ler e escrever, uma gerao de leitores e escritores que vem na literatura infantil um meio de interao e diverso. Segundo Abramovich (1991) o ato de escutar contos o incio para a aprendizagem de se tornar um leitor. Oferecer estas oportunidades didtico-educativas significa capacitar s crianas para que possam desenvolver todas as suas potencialidades dentro da lngua materna.
... o ato de ler incompleto sem o ato de escrever. Um no pode existir sem o outro. Ler e escrever no apenas palavras, mas ler e escrever a vida, a histria. Numa sociedade de privilegiados, a leitura e a escrita so um privilgio. Ensinar o trabalhador apenas a escrever o seu nome ou assin-lo na Carteira Profissio238 A CONTAO DE HISTRIAS COMO ESTRATGIA PEDAGGICA

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 1 2

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

nal, ensin-lo a ler alguns letreiros na fbrica como perigo, ateno, cuidado, para que ele no provoque algum acidente e ponha em risco o capital do patro, no suficiente (GADOTTI, 1988, p. 17).

Alm disso, a literatura oral na sala de aula pode ser trabalhada de vrias formas como na interdisciplinaridade.

atravs duma histria que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e ser, outra tica, outra tica. ficar sabendo historia, geografia, filosofia, sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula (ABRAMOVICH, 1995, p.17).

Aprender sobre povos e suas culturas, sobre Histria e Geografia, so possveis na medida em que essas histrias acontecem em tempo e espao diversificados, tornando-se um instrumental criativo de explorao a ser usado pelo educador. Inclusive, segundo Busatto (2003), esse caminho didtico permitir ao aluno valorizar a identidade cultural e a respeitar a multiplicidade de culturas e a diversidade inerente a elas. Ou ainda citando Malba Tahan (1966) as narrativas de casos e contos podem ser aproveitadas em todas as atividades. Atravs dessas narrativas podem ser ministradas aulas de Linguagem, Matemtica, Educao Fsica, com o mximo de interesse e maior eficincia. (p.142). o exemplo do escritor Monteiro Lobato, que mostrou que at a aritmtica, com seus clculos e suas fraes, pode ser aprendida sob a forma de histria,... (TAHAN, 1966, p.26). Podemos verificar que essas assimilaes possveis, permeadas de encanto e ludicidade, tornam o ato de aprender mais interativo, instigante e estimulante porque falam ao interior de cada criana, propiciando um fazer educativo pleno de significao e envolvimento. Outra fonte de aprendizagem pode ser apontada nos contos. Nos enredos de suas histrias, aparecem situaes ligadas a valores universais como a liberdade, a verdade, a justia, a amizade, a solidariedade, etc. Levando a criana a refletir sobre o convvio em sociedade. Alm disso, ao tambm expressarem inveja, a traio, a covardia, a desigualdade, entre outros, permitem a escola a anlise crtica de componentes ticos, abrindo espao para a discusso de valores morais. Para Ablio e Mattos (2003) o educador deve estar ciente de que todo conto reflete a ideologia da poca em que foi produzido, e, a partir dessa perspectiva, deve ser compreendido e discutido com os alunos. A partir da, o desenvolvimento do esprito crtico no aluno tambm pode ser provocado pelo educador ao propor questionamentos sobre as escolhas adotadas pelos personagens. Atualmente as frentes tecnolgicas, os estmulos socioculturais, visuais, auditivos, sensrio motores e tteis fez com que as crianas ampliassem a sua viso de mundo e a sua capacidade neuronal, a sua inteligncia. As crianas do nosso sculo
Linete Oliveira de Souza - Andreza Dalla Bernardino 239

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 12

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

XXI, seja estas moradoras da favela de grandes cidades ou dos condomnios fechados da classe media alta, se encontram envolvidas num imaginrio construdo pelas tecnologias, produes culturais que chegam a elas mediados pelo computador, Internet, CD-ROM, DVD-ROM. So sugeridas as crianas histrias com enredos variados. Narrativas completas com sons e imagens, que se tornaram um desafio para a escola, uma vez que representam um grande atrativo e influenciam o comportamento das crianas. Logo, a histria para a criana da educao infantil e fundamental de hoje deve ser contada de forma interativa, dinmica como o mundo em que ela vive. Na histria computadorizada no encontraremos mais a voz primordial do contador, vamos encontrar a voz do narrador que auxiliado por sofisticados recursos tecnolgicos mantm a histria acesa. O narrador lana imagens no ar e os ouvintes as transformam na sua historia, ancorados no seu imaginrio e pela sua prpria histria de vivncias para construir personagens, situaes e aes. A recepo da histria uma ao individual, e aquelas mais procuradas pelas crianas ainda so as que possuem um narrador humano, conclui-se que a figura do contador de histrias continua sendo a ponte entre o ouvinte e o conto, esteja este ao vivo ou na tela do computador. A relao da escuta da leitura pela criana afetiva. Este sentimento se manifesta pela identificao com a histria, com os temas tratados e com os personagens; esta identificao consiste em afirmar a sua personalidade graas ao livro, formulando parmetros de julgamentos ticos com relao aos personagens e de experincias e questionamentos pessoais. Sendo assim a escuta de histrias tem um carter formador ou tico. Na interao com as histrias a criana desperta emoes como se a vivenciasse, estes sentimentos permitem que esta pela imaginao exercite a capacidade de resoluo de problemas que enfrenta no seu dia a dia, alm disso, esta interao estimula o desenho, a musica, o pensar, o teatro, o brincar, o manuseio de livros, o escrever e a vontade de ouvir novamente. A repetio da historia contada e sempre positiva, a criana sempre observa algo novo aps a contao.
Quem convive com crianas sabe o quanto elas gostam de escutar a mesma histria vrias vezes, pelo prazer de reconhec-la, de apreend-la em seus detalhes, de cobrar a mesma seqncia e de antecipar as emoes que teve da primeira vez. Isso evidencia que a criana que escuta muitas histrias pode construir um saber sobre a linguagem escrita (RCNEI, VOL. 3, p.143).

O epistemlogo suio Jean Piaget (1896-1980), j dizia que quando a criana entra contato com experincias novas ouvindo ou vendo coisas que para ela so novidades, acaba inserindo esses contedos as estruturas cognitivas que possua anteriormente, construindo significados e assim aumentando o seu conhecimento, somando o novo ao que j vivenciou, ao considerarmos o condicionamento mental infantil, o ideal e que a criana repita a histria que acabou de ouvir, que ela tenha a oportunidade de dar outro final, altere, modifique a histria que foi contada, quando a
240 A CONTAO DE HISTRIAS COMO ESTRATGIA PEDAGGICA

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 1 2

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

criana narra um conto estabelece uma relao entre fantasia e realidade.


Recontar histrias outra atividade que pode ser desenvolvida pelas crianas. Elas podem contar histrias conhecidas com a ajuda do professor, reconstruindo o texto original sua maneira. Para isso podem apoiar-se nas ilustraes e na verso lida. Nessas condies, cabe ao professor promover situaes para que as crianas compreendam as relaes entre o que se fala o texto escrito e a imagem. O professor l a histria, as crianas escutam, observam as gravuras e, freqentemente, depois de algumas leituras, j conseguem recontar a histria, utilizando algumas expresses e palavras ouvidas na voz do professor. Nesse sentido, importante ler as histrias tal qual est escrita, imprimindo ritmo narrativa e dando criana a idia de que ler significa atribuir significado ao texto e compreend-lo (RCNEI, VOL. 3, p.144).

Ler, ouvir/contar histrias desperta o pensamento narrativo. Uma forma de pensar coexistente com o pensamento lgico cientifica, vinculado subjetividade e ao emotivo, surge em situaes onde o sujeito busca compreender atravs de simbolismos a realidade. Sendo assim, o conto de histrias favorece o psquico e emocional da criana, que enquanto cresce busca sua identidade baseada nos modelos que convive. A escola tem uma grande responsabilidade nesse processo, o sistema educativo deve ajudar quem cresce em determinada cultura a se identificar, a partir das narrativas possvel construir uma identidade e de encontrar-se dentro da prpria cultura, a escola deveria promover e divulgar contos orais e escritos que mostrem realidade pluricultural brasileira resgatando histria da tradio afro-indgena, favorecendo deste modo a construo da identidade infantil. H geraes isto vem sendo negado onde se legitimam apenas os contos de origem europia. Para o professor da pedagogia hospitalar a contao de histrias uma excelente ferramenta. A criana sofre com a hospitalizao, se sente afastada do meio social e pouco a vontade para expressar a sua ludicidade, caracterstica inerente a ela. Narrar histrias infantis nos hospitais como um dos instrumentos do tratamento total oferecido criana internada, propicia melhora psquica e/ou fsica. Permitindo devolver a fantasia, contar histria e uma atividade prazerosa e sadia que ameniza a condio de enfermidade dando maiores condies para mdicos, enfermeiros, psiclogos, recreacionistas, terapeutas, professores e acompanhantes responderem as necessidades ldicas da criana hospitalizada. Como o ldico um caminho que enriquece os procedimentos criativos fortalecendo a capacidade de interao e criao deve-se, portanto, estabelecer tambm nesse trabalho a preservao do nosso ambiente, sendo este tambm um processo de interao homem-natureza. Textos literrios na educao ambiental so muito significativos, pois proporcionam s crianas a oportunidade de conversar sobre a preservao da natureza, se estendendo aos cuidados que se deve ter com

Linete Oliveira de Souza - Andreza Dalla Bernardino

241

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 12

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

os animais domsticos. A atividade de confeccionar livros com papeis reciclados, retalhos e outros materiais reaproveitados exercitam no s a educao ambiental, mas tambm a criatividade dos alunos, explorando o interesse pelas artes e por atividades estticas. Segundo Tahan (1966) a contao de histrias facilita a aquisio de novos conhecimentos sobre animais, sobre plantas, sobre a natureza, cincias e artes. A CONTAO DE HISTORIAS NO PSIQUISMO INFANTIL Ouvir histria recuperar a herana emprica do homem, seus medos, descobertas e desejos. As crianas sabem muito bem o que essa herana emprica no turbilho de sentimentos que vivenciam, onde entra a figura do professor/ contador de histrias como mediador deste processo de aprendizagem de lidar com as emoes. Para a criana muitos de seus sentimentos so to confusos, perturbadores e dolorosos que difcil administr-los, trazendo assim infelicidade. Essa energia emocional fica represada e acaba vazando na forma de sintomas fsicos, neurticos ou comportamentais, como crueldade, comportamento agressivo, dificuldade de aprendizado, enurese noturna, falta de concentrao, hiperatividade, obsesses, ansiedade, etc. Apesar das crianas precisarem de ajuda para lidar com seus sentimentos estas no conseguem falar com naturalidade e facilidade sobre seus problemas, isto porque no esto habituadas linguagem cotidiana, para elas esta no a linguagem do sentimento, elas se expressam melhor atravs da metfora, da imagem como em histrias e sonhos. A comunicao por meio da narrao de histrias fala as crianas mais profundamente do que a linguagem literal, a linguagem do pensamento; dramatizar com bonecos ou fantoches, representando aquilo que se quer dizer atravs do desenho ou pintura fazer uso da linguagem imaginativa, essa naturalmente a linguagem infantil. Nas histrias, o mal est to presente quanto o bem, existem inmeros obstculos a serem vencidos, aparecendo escolhas de soluo que permitem que a vitria acontea. Todos esses aspectos fazem parte da vida psquica da criana, formalizando o processo de identificao. Aquele heri que luta e vence mostra a possibilidade de no desistir diante dos problemas da vida real e ter foras para superar todos os desafios. Os seres que figuram o mal significam o aspecto instintivo do homem e, ao serem subjugados, criam a possibilidade de equilbrio entre a natureza animal/instintiva e a humana. De acordo com Bettelheim (ibid.), esses seres so criaes do imaginrio, fantasmas que a criana carrega dentro dela: medo do abandono dos pais, de ser devorada e da rivalidade com irmos. As histrias contadas minimizam essas angstias e trazem paz as crianas porque essas energias malficas so destrudas e tudo acaba bem no final do conto.
242 A CONTAO DE HISTRIAS COMO ESTRATGIA PEDAGGICA

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 1 2

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

Ainda citando Bettelheim, a narrao oral um caminho para o desenvolvimento da maturidade e sedimentao da individualidade, da autovalorizao e da projeo de um futuro esperanoso, gerando o abandono das dependncias infantis e abrindo espao para o convvio com a obrigao moral e a convivncia social pautada na considerao ao outro. isto que a histria faz, ela apresenta mecanismos para enfrentar os problemas de uma maneira saudvel e criativa, levando a criana ao um mundo maravilhoso onde os processos vivenciados pelos personagens e suas aventuras so repletas de significados, a criana sente isso, ela entra no mundo da histria, um mundo de esperana, opes e possibilidades: opes sobre o que fazer diante de um grande obstculo, possibilidades e solues criativas para a superao dos problemas e como lidar com as emoes, a histria grava-se, indelevelmente, em nossas mentes e seus ensinamentos passam ao patrimnio moral de nossa vida. Ao depararmos com situaes idnticas, somos levados a agir de acordo com a experincia que, conscientemente, j vivemos na histria (TAHAN, 1966, p.22). As narrativas em sala de aula so timas ferramentas para o desenvolvimento da subjetividade das crianas, o conto permite que esta experimente emoes, vivencieas em sua fantasia, sem que precise passar pelas mesmas situaes na realidade, alm disso, a histria oferece a criana uma nova forma de pensar sobre os seus sentimentos difceis, sentimentos dolorosos ou intensos demais (como um luto, o nascimento de um irmo, a adaptao escolar, etc.).
As instituies de educao infantil podem resgatar o repertrio de histrias que as crianas ouvem em casa e nos ambientes que freqentam, uma vez que essas histrias se constituem em rica fonte de informao sobre as diversas formas culturais de lidar com as emoes e com as questes ticas, contribuindo na construo da subjetividade e da sensibilidade das crianas (RCNEI, VOL.3, p.143).

Os contos de fadas so as nicas histrias que de maneira simples e simblica falam das perdas, da fome, da morte, do medo, do abandono, da violncia... Eles tm suas bases nas camadas do inconsciente coletivo, em sentimentos comuns a toda a humanidade, por isso encontramos histrias bastante parecidas em diversas culturas pelo globo e em pocas diversas. Os contos de fadas possuem um fundo arquetpico, sentimentos complexos organizados de um modo fcil de entender especialmente pelas crianas, mostram que natural ter pensamentos destrutivos e maus, que no se essencialmente construtivo e bom e que preciso ordenar os sentimentos e as tendncias contraditrias.
Sabemos que o texto literrio narrativo oferece ao leitor a possibilidade de experimentar uma vivncia simblica por meio da imaginao suscitada pelo texto escrito e/ou pelas imagens. A literatura (e, portanto a literatura para a juventude) portadora de um sistema de referncias que permite a cada leitor organizarem sua funo psquica com o vivido e a sensibilidade que lhe prpria (FARIA, 2010, p.19). Linete Oliveira de Souza - Andreza Dalla Bernardino 243

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 12

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

A CONTAO DE HISTORIAS NA TRANSIO DA EDUCAO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Toda construo do imaginrio da criana ocorre em torno criana submetida pode significar alem disso, a afirmao de um status de personalidade quanto ao acesso ao mundo da leitura e escrita. Por isso um momento carregado de empolgao e euforia, e tambm, presso social e medo.

pensar o imaginrio como um vasto campo de possibilidades, que proporciona, entre tantas coisas, a compreenso e aceitao de diferentes nveis de percepo da realidade, abrindo-se para um sistema participativo, plural, sensvel e passvel de outras lgicas (BUSATTO, 2007, p.58).

Diante disto e preciso planejar o processo de transio que ocorrer a fim de minimizar o stress na criana. Um elevado nvel de stress pode deixar marcas a curto e longo prazo, causar distrbios e interferir no processo de aprendizagem. A contao de histrias um instrumento de grande valia nessa de transio, apesar da ausncia de estudos avaliativos neste campo, pois ao ouvir uma histria que relate sua trajetria at o momento e que ainda antecipa o futuro que a nova fase escolar lhe reserva, a criana elabora o inevitvel rompimento dos vnculos estabelecidos nessa fase e se prepara para uma nova etapa, diminuindo assim o prprio nvel de stress, o medo e a insegurana.

O PROFESSOR/CONTADOR DE HISTORIAS, AS TCNICAS E OS RECURSOS UTILIZADOS NAS CONTAES Aspectos devem ser considerados para o sucesso da contao de histrias em sala de aula. Como espao fsico adequado, expresses e gestos utilizados pelo professor/contador, de forma a imitar os personagens; o ambiente deve ser harmonioso e aconchegante, sem distraes externas, com crianas agrupadas, a preparao de um ba ou prateleiras com livros infantis, um tapete de feltro colorido com recortes dos personagens das histrias, um avental com velcro onde os personagens possam ser fixados, fantoches ou dedoches, os fantoches de vara, de mo e de dedo so excelentes recursos para contar histrias aos pequenos, alem disso so estimuladores da imaginao e da linguagem, facilitando a concretizao das fantasias e a expresso dos sentimentos. Os bonecos atraem as crianas proporcionando o prazer de dar vida e voz a eles; graas ao fantoche pode-se superar a timidez que dificulta a comunicao e podem ser expressos sentimentos. O teatro de fantoches ensina a criana a prestar ateno no mundo sonoro, um excelente recurso didtico onde os professores podem abordar assuntos do contedo programticos, focalizando o interesse para o assunto proposto, enriquecendo a aula. Neste contexto tambm a musica, tem o
244 A CONTAO DE HISTRIAS COMO ESTRATGIA PEDAGGICA

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 1 2

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

poder de alterar o comportamento incentivando a realizao das atividades com prazer, diversas so as musicas infantis que podem ser trabalhadas nas diferentes modalidades e estratgias educacionais. A educao ganha fora ao aliar-se a expresso oral, expresso plstica e as emoes. Para a escritora de literatura infantil e juvenil, pedagoga, atriz e contadora de histrias profissional Fanny Abramovich os cuidados e preparos do professor/contador de historias se referem a: 1. Saber escolher o que vai contar, levando em considerao o pblico e com qual objetivo; 2. Conhecer detalhadamente a histria que contar; 3. Preparar o incio e fim no momento da contao e narr-la no ritmo e tempo que cada narrativa exige; 4. evitar descries imensas e com muitos detalhes, favorecendo o imaginrio da criana; 5. Mostrar criana que o que ouviu est ilustrado no livro, trazendo-a para o contato com o objeto do livro e, por consequncia, o ato de ler; 6. e por ltimo, saber usar as possibilidades da voz variando a intensidade, a velocidade, criando rudos e dando pausas para propiciar o espao imaginativo. Segundo a escritora, mediadora em projetos de oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil e narradora oral de histrias, Clo Busatto, o professor/contador deve descobrir as razes pelas quais contar histrias, para quem cont-las e em que contexto. Salienta a importncia de o professor/contador estar sensibilizado com a narrao; preciso que haja identificao entre o narrador e o conto. Com a histria escolhida, o passo seguinte estud-la, buscando suas intenes e apreendendo seu simbolismo. A postura corporal do professor/contador sobre o contar sentado ou em p so escolhas que advm das caractersticas inerentes ao conto e do jeito de ser e funcionar naturalmente o educador. O importante ter uma postura corporal ereta e equilibrada, com musculatura relaxada, permitindo flexibilidade e expressividade corporal, possibilitando uma linguagem do corpo harmoniosa e, por conseguinte, possibilidades de sintonia com a histria a ser narrada. Um corpo flexvel favorece a utilizao de gestos com leveza e naturalidade. Clo Busatto, porm aponta para a facilidade que o contar em p permite, no sentido de permitir a criao de imagens corporais; alm disso, chama a ateno para a ligao entre o professor/contador e as crianas atravs do contato visual, olho no olho. No contato olho a olho, a manuteno do interesse no que se est dizendo acontece e, ao mesmo tempo, envolve o ouvinte e o valoriza, fazendo deste, parte da narrao. O olhar projetado para a criana, alm de acontecer enquanto se fala prendendo sua ateno, tambm pode preencher um silncio, levando a criana a ter expectativa e interesse para o que ser dito logo em seguida, deixando espao para a imaginao agir. interessante levar as crianas a participarem da contao, essa energia infantil deve ser direcionada e aproveitada no contexto da histria, ficando os alunos incumbidos de fazer o toque de uma campanhia ou outra onomatopia qualquer, esses recursos interativos convidam a criana a ser uma ouvinte ativa e no passiva. No momento da narrao da histria o professor/contador de historias necessita de uma diversidade de material (contos maravilhosos, fabulas, lendas, mitos, poesias, adivinhas e livros de imagens) adequado a sua faixa etria. Antes de iniciar
Linete Oliveira de Souza - Andreza Dalla Bernardino 245

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 12

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

uma fbula, declamar uma poesia, pedir licena para atender uma ligao imaginaria de um personagem folclrico, enfim transitar pelos gneros proporciona dinamismo e empolgao na hora da narrao, prende a ateno dos alunos e leva-os a conhecerem novos gneros textuais. Os contos tradicionais, como os contos de fadas com linguagem simblica, auxiliam a criana nos seus momentos de angustia e insegurana emocional, trazendo conforto e restaurando a confiana a partir da resoluo com um final feliz. A literatura educa atravs dos contos e historietas moralizantes tradicionais que ainda so encontradas em livros didticos e alguns livros de crianas, mesmo que s vezes disfarados. Os contos modernos so narrativas originais criadas por autores contemporneos que trazem uma renovao do universo maravilhoso, abordam o cotidiano das crianas, desde as situaes mais comuns at temas sociais, existenciais, ticos, religiosos de nossa poca e com os quais estes esto em contato. O livro de imagens outro recurso da contao de histrias, sendo que este nos traz histrias narradas por meio de imagens no utilizando o texto verbal, uma forma de literatura infantil pouco explorada. As imagens so narrativas com contedos de descrio e ao ao contrario das ilustraes decorativas dos livros infantis, com muitos detalhes da histria, entre uma imagem e outra, que devem ser imaginados pelo leitor ou contador, com passagem de tempo e mudanas espaciais importantes destacando-se o gestual das personagens e tudo que for indicador de ao e movimento para que a histria possa ser bem compreendida. Um trabalho com crianas apontando ou levando-as a descobrir esses elementos que fazem progredir a ao ou que explicam espao, tempo, aspectos dos personagens, etc.; conduzir a leitura da imagem, ao mesmo tempo em que desenvolve a capacidade de observao, analise comparao, classificao, levantamento de hiptese, sntese e raciocnio. Ler a histria antes de cont-la as crianas um cuidado do contador para averiguar do que trata se engraada, triste, sria e qual a entonao que usar. Segundo Busatto (2003) narrar no um ato simples e banal, uma arte que requer preparo do educador. A contao de histrias tem como protagonista principal a palavra em que o ouvir leva ao imaginar e o narrar deve encantar. Segundo Abramovich (1991) contar histrias o uso simples e harmnico da voz. A expresso, a entonao bem usada repassando sentimentos e a clareza no dizer so tcnicas fundamentais ao professor/contador. Importante tambm uma pr-leitura pelo professor, indicando as crianas o que esperar da histria, ou que prestem ateno em algo especifica, numa psleitura depois da contao, interessante perguntar ao grupo o que acharam dos personagens, que descrevam o lugar onde a histria acontece ou se gostaram do final. Pergunta mais especifica desenvolvem a ateno a detalhes e a capacidade de relembr-los, questes abertas sobre a histria so boas para a discusso em sala e ajudam a criana a aprender a relacionar suas experincias particulares e de outras pessoas. preciso que o professor tenha uma formao literria bsica capaz de analisar
246 A CONTAO DE HISTRIAS COMO ESTRATGIA PEDAGGICA

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 1 2

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

os livros infantis selecionando o que pode interessar as crianas e decidindo sobre elementos que sejam teis para a ampliao do seu conhecimento, como recomenda o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil Vol.3 a inteno de fazer com que as crianas, desde cedo, apreciem o momento de sentar para ouvir histrias exige que o professor, como leitor, preocupe-se em l-la com interesse, criando um ambiente agradvel e convidativo escuta atenta, mobilizando a expectativa das crianas, permitindo que elas olhem o texto e as ilustraes enquanto a histria lida. (p.143). O horrio adequado aquele onde as crianas esto relaxadas, para pensar sobre a histria que viram ou escutaram mostrar o livro a criana e deixar que esta o manuseie importante para a interao com o objeto, antes do recreio ou almoo ou ao final do dia so os melhores momentos para a contao. Quando ao espao fsico, sugere ambientes fechados, que evitem a disperso, como a sala de aula, o bom criar um ambiente de aconchego e a proximidade mantendo as crianas prximas em crculo. O ideal trabalhar com a contao de histrias desde a educao infantil. Respeitando o estgio de desenvolvimento em que as crianas se encontram. Antes de completarem 03 anos as crianas vivem num mundo muito concreto, suas brincadeiras so relacionadas ao real, gostam de histrias que falam de limpar a casa, ir nadar, dirigir um carro, fazer um bolo ou passear no parque, isso porque ainda esto sendo apresentadas a essas coisas do mundo, gostam de reconhecer e rever no livro o que j conhecem, mas a partir dos 03 e 04 anos comeam a viver no mundo da imaginao, onde uma atividade vividamente imaginada como se fosse real. Uma narrao de conto com apoio visual desenhos, encenao com brinquedos e bonecos ou com muitos gestos expressivos prendem muito mais ateno desta faixa etria do que se fosse apenas contada.

CONSIDERAES FINAIS O desenvolvimento infantil se d num processo criado pela prpria criana a partir das interaes que vivencia, sendo assim, a literatura infantil em especial a contao de histrias na educao infantil e ensino fundamental, como atividade interativa e pedaggica mediada pelo educador contribui para este desenvolvimento. Alm disso, a histria permite o contato das crianas com o uso real da escrita, leva-as a conhecerem novas palavras, a discutirem valores como o amor, famlia e trabalho, e a usarem a imaginao, desenvolvem a oralidade, a criatividade e o pensamento critico, auxiliam na construo da identidade do educando, seja esta pessoal ou cultural, melhoram seus relacionamentos afetivos interpessoais e abrem espao para novas aprendizagens nas diversas disciplinas escolares, pelo seu carter motivador sobre a criana. Por isso indispensvel que o educador tenha conhecimento dos benefcios dessa pratica sobre o desenvolvimento infantil, e saiba utiliz-lo adequadamente em
Linete Oliveira de Souza - Andreza Dalla Bernardino 247

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 12

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

sala de aula no ensino e aprendizagem dos seus educandos, ou na pedagogia hospitalar, como potencializadora dos contedos trabalhados e ferramenta interdisciplinar, e no apenas por isso, mas tambm como uma fonte de prazer, conhecimento e emoo, onde o ldico se torna um eixo condutor no estmulo leitura e formao de uma gerao leitora e escritora de alunos. Entrar em sala de aula deveria ser considerado um ato sagrado; deveramos estar em sintonia com o Conhecimento, com o Criador e com a alegria de viver, de exercer um oficio condizente com os nossos desejos mais sagrados (RIBEIRO, 2008, p.20).

REFERENCIAS
ABLIO E. C., Mattos M. Letramento e leitura da literatura. Braslia: MEC, Secretaria de Educao Distncia; 2003. Leitura da literatura: as narrativas da tradio; p.16-23. ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 2.ed. So Paulo: Scipione; 1991. BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hbito de leitura. So Paulo: Abril, 1995. BARBOSA, Ana Rita de Cssia Santos. Alfabetizando e desenvolvendo competncias lingsticas a partir do conto de estrias. Revista Faced, Salvador, n.14, p.27-37, jul./dez.2008. BETTELHEIM, Bruno. A psicanlise dos contos de fadas. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1980. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao infantil. Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil Vol. 3. Braslia: MEC/SEF, 1998. BUSATTO, Clo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa . Petrpolis: Editora Vozes, 2003. BUSATTO, Clo. A arte de contar histrias no sculo XXI . Petrpolis: Editora Vozes, 2007. FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. So Paulo: Editora Contexto, 2010. GADOTTI, Moacir. O que ler? Leitura: teoria e prtica. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. GASPAR, Antnio C. C., DAMASCENO, Daisy H. S. A transio entre a educao infantil e o ensino fundamental. Col. Educativa Especial Educativa a revista do professor. So Paulo: Editora Minuano, Ano I, n.05. LEMOS, Simone A. Nepomuceno. Linguagem e infncia: a Literatura Infantil no processo de desenvolvimento da criana pequena. Revista Cientifica Aprender, Varginha, n.3, set/2009. MAINARDES, Rita de Cssia M. (2007/2008). A arte de contar histrias: Uma estratgia para a formao de leitores. Dia-a-dia Educao Portal Educacional do Estado do Paran. Acessado em 22/07/2010: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/338-4.pdf MORENO, Leonel de Alencar. O ldico e a contao de historias na educao infantil. , Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Cincias Humanas , Florianpolis, v.10, n.97 p.228-241, jul./dez.2009. NEDER, Divina. L. de S. M., (org.). A importncia da contao de historias como prtica educativa no cotidiano escolar. Pedagogia em Ao , Belo Horizonte, v.01, n.01, p.61-64, jan./jun.2009 248 A CONTAO DE HISTRIAS COMO ESTRATGIA PEDAGGICA

Vol. 6
ISSN 1 809-5208

n 1 2

J ul./dez 2011 .
CAM PU S

p. 235-249
DE

U N I OESTE

CASCAVEL

NETO, Lucia Elena F, (org.). Fonoaudiologia, contao de histrias e educao: um novo campo de atuao profissional. Revista Distrbios da Comunicao, So Paulo, v.18, n.02, p.209-222, ago./2006. RIBEIRO, Jonas. Ouvidos dourados a arte de ouvir as historias (...para depois contlas...). So Paulo: Editora Mundo Mirim, 2008. RODRIGUES, Edvnia B. Teixeira. Contao de histrias, leitura e produo de textos: um estudo da unidade temtica Educao ambiental. Revista Solta a voz, Goinia, n.13, p.5771, jan./fev.2002. SUNDERLAND, Margot. O valor teraputico de contar histrias. So Paulo: Editora Cultrix, 2005. TAHAN, Malba. A arte de ler e contar histrias. 2. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1961. VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira . Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

Recebido em 14/08/2011 Aprovado para publicao 17/10/2011

Linete Oliveira de Souza - Andreza Dalla Bernardino

249

Vous aimerez peut-être aussi