Vous êtes sur la page 1sur 50

DRAGOOOOO!

Drages. Seres reptilianos medindo quilmetros de altura. Em todos os cenrios de RPG eles so tidos como inimigos formidveis. As bestas mais ameaadoras do mundo conhecido. E em Arton no diferente. Cridos pelo Deus dos Monstros, estas criaturas ameaadoras perderam parte de seu territrio, mas continuam a ser temidas em todos os cantos do mundo. No apenas por seu tamanho e sua fora fsica, mas tambm pela fora arcana: em Arton, TODOS os drages so capazes de utilizar Magia. O j famoso Guia de Monstros de Arton apresentou os seis drages elementais viventes em Arton: drages azuis, vermelhos, negros, brancos, verdes e marinhos. Mas estes no so os nicos. Alm dos cinco drages tamuranianos (que representam os elementos da cultura tamuraniana), existem tambm os terrveis drages metlicos (ouro, prata, bronze, cobre e lato), alm de vrios espcimes independentes, que no se encaixam em nenhuma das categorias e muitas outras desconhecidas. O Guia dos Drages de Arton serve para orientar aventureiros desinformados que pensam em enfrentar estas terrveis bestas msticas, e para os Mestres darem mais cor e diversidade a este que , certamente, o mais famoso monstro da fantasia medieval. Este um livro distribudo gratuitamente. Sua venda proibida. importante salientar que este um Guia extra-oficial. Embora as regras estejam compatveis com 3D&T e o cenrio de Tormenta, elas podem ser modificadas por futuras publicaes. Este guia modifica um pouco as regras de drages apresentadas no Guia de Monstros, aplicando tabelas de idades e poderes especficos para cada espcie de drago artoniano. De certo ponto de vista, eles tornam-se at mesmo mais poderosos. E agora prestem muita ateno nas informaes. Qualquer descuido com estes monstros pode resultar em desastre... Autor: Maury Shi Dark Abreu e-mail: maury.abreu@bol.com.br Website: http://www.beholdercego.hpg.com.br

A Origem dos Drages


At que se prove o contrrio, os drages artonianos foram criados por Meggalokk, Deus dos monstros. Mas como sempre, alguns pesquisadores desconsideram a existncia dos Deuses e tentam explicar a origem da vida sem sua presena. A mais ou menos 260 milhes de anos atrs o mundo de Arton era dominado exclusivamente pelos rpteis gigantes, como os dinossauros. Uma pequena poro de criaturas menores, conhecidas como sinapsdeos, viviam sua sombra, escondendo-se e fugindo de seus predadores maiores. Estes sinapsdeos seriam aqueles que, milhes de anos mais tarde, dariam origem a todos os povos artonianos, como os antropossauros, humanos e semihumanos. Durante o domnio dos monstros gigantes, os drages eram tidos como as criaturas mais avanadas. Eles eram os seres mais inteligentes existentes, muito mais do que os prprios sinapsdeos, que na poca eram nada menos do que brbaros bestiais irracionais. Cerca de 195 milhes de anos mais tarde, uma catstrofe ps fim ao domnio de Megalokk. Segundo os clrigos, esta catstrofe seria na verdade a fora dos demais Deuses do Panteo, pondo fim Era Megalokk para criarem suas prprias criaturas. Foi ento que surgiram os humanos, elfos, anes e tantos outros seres vivos, moldados pelas mos de Valkaria, Tenebra, Glrienn e outros deuses. Aqueles que descartam a presena dos Deuses explicam que tais criaturas teriam surgido a partir da evoluo dos sinapsdeos, que seguiram diversos rumos distintos. O fato que com ou sem a presena dos Deuses, criaturas gigantescas como os dinossauros e os drages acabaram limitandose em regies mais remotas, especialmente Galrasia e as Montanhas Sanguinrias. Aqueles que necessitam de uma temperatura mais glacial, como os drages brancos, ficaram limitados a lugares como as Montanhas Uivantes. Muitos estudiosos falam sobre as Geleiras do Grande Norte, localizadas alm do Deserto da Perdio. A teoria sobre as geleiras vem do clima frio da antiga Tamu-ra, mas se tais geleiras existem ou no nunca foi comprovado. Se elas existem, bem possvel que seja o lar de muitos drages brancos. Em Arton os drages so extremamente territoriais e solitrios. Por um lado isso uma vantagem para os humanos e semi-humanos. Uma vez que raramente se relacionam com outros de sua espcie, os drages no procriam muito. A formao de casais relativamente incomum, mas no impossvel. Isso, no entanto, no ameaa a espcie, afinal poucas so as criaturas que conseguem matar um drago adulto. Tal fato , por outro lado, de grande importncia para nossa sobrevivncia: se no fosse por este isolamento os drages poderiam procriar livremente, e em breve voltaramos para a poca em que a humanidade deveria se esconder destas criaturas aladas.

Tipos de Drages
Os drages costumam se dividir em trs diferentes tipos principais: drages elementais (brancos, negros, verdes, marinhos, azuis e vermelhos), drages metlicos (cobre, bronze, prata, ouro e lato) e drages de Tamu-ra (que representam terra, ar, fogo, gua e vcuo). Alm destes, no entanto, existem outras espcies que no se enquadram nestes grupos devido a alguma caracterstica. Em Arton o nico catalogado o terrvel drago-do-deserto (do qual poucas informaes so precisas), mas no h como ter certeza da existncia de outras espcies.

Drages Bicfalos
Os drages bicfalos so criaturas muito raras, que podem surgir do cruzamento entre duas espcies diferentes de drages (mas isso no acontece sempre). So criaturas amedrontadoras, que combinam as caractersticas de ambas as espcies. Possuem duas cabeas, cada uma representando uma espcie de drago. O corpo costuma ser listrado, com as cores destas duas espcies que ele representa. Bicfalos sempre tero as Caractersticas mais altas de cada uma das espcies que o gerou (isso inclui Focus) e tero todas as habilidades, Vantagens e Desvantagens das duas espcies. Uma vez que possuem duas

cabeas podem usar a arma-de-Sopro duas vezes (cada cabea considerada um drago de cada tipo). Por ser apenas uma criatura eles tem apenas um Cdigo de Honra e uma Arena. At onde se sabe, existem bicfalos apenas de drages elementais. Aparentemente os

drages orientais no geram bicfalos. No entanto, essa teoria ainda no foi comprovada. Devido proximidade dos drages metlicos e drages verdes, talvez a ocorrncia de bicfalos entre eles seja mais provvel.

Caractersticas Draconianas
Os drages esto divididos em diferentes categorias, e cada categoria tem seus traos especficos. Algumas caracterstica, no entanto, so compartilhadas por todos. Drages so rpteis gigantes, com o corpo revestido por escamas de diferentes cores, de acordo com a espcie. Normalmente eles andam sobre as quatro patas, mas a maioria capaz de utilizar as patas dianteiras como membros, podendo manipular objetos. As patas sempre so dotadas de garras, as quais eles costumam usar para esmagar suas vtimas ou prend-las, ou mesmo para rasg-las em pedaos. Seu pescoo longo, e muitos apresentam um tipo de crina ou barbatana de couro atrs da cabea at o lombo, por toda rea do pescoo. Tambm comum que apresentem chifres, sejam eles grandes ou pequenos. Estes chifres so, na maioria das vezes, simples adorno, mas existem aqueles que apresentam chifres grandes, que podem ser usados em combate. Todos os drages so capazes de voar. Entre os drages elementais, todos apresentam asas. Outras espcies de drages no apresentam asas, mas ainda assim so capazes de voar normalmente. Isso se deve, provavelmente, sua natureza mgica. Todos os drages possuem pelo menos um tipo de arma-de-Sopro. Eles so capazes de disparar, seja pela boca ou pela narina, algum tipo de substncia: chamas, cido, gua fervente, veneno e outros. Apesar de o mais comum ser que cada drago tenha um tipo de arma-de-Sopro, algumas espcies so capazes de utilizar dois tipos de sopro. Espcimes capazes de trs ou mais tipos de arma-deSopro no so conhecidas. Dando fora natureza altamente mgica dos drages, suas armas-de-Sopro so to violentas e perigosas que podem ferir, inclusive, criaturas que sejam vulnerveis apenas a magias e armas mgicas. Isso torna estes monstros perigosos para qualquer criatura. Todos os drages artonianos so capazes de utilizar magia, seja como habilidades naturais ou como magias verdadeiras. Em geral, apenas os mais novos so incapazes de dominar esta tcnica. Outra caracterstica comum a todos os drages, independente de sua idade, sua imunidade contra magias como Paralisia e Sono. Todos os drages so capazes de enxergar no escuro e na penumbra com perfeio. Os drages esto entre as criaturas mais inteligentes de Arton. Entre seus vastos conhecimentos esto inmeras magias e diferentes idiomas. Alguns estudiosos acreditam, inclusive, que o idioma padro utilizado no Reinado (o Valkar), seja derivado de um antigo idioma utilizado pelos drages.

Lobo em Pele de Cordeiro


Os drages so extremamente orgulhosos e consideram humanos e semi-humanos como criaturas inferiores, nada mais do que insetos incmodos. No entanto, algumas vezes um drago pode estar andando entre ns sem que sequer seja notado. Todos os drages adultos so capazes de adquirir uma forma humana ou semi-humana especfica a qualquer momento e por quanto tempo desejarem. Eles costumam se transformar quando precisam conversar com outras raas ou quando agir incgnito mais vantajoso para eles. Tambm costumam usar esta habilidade para no assustar estes povos. Quando esto transformados em humanos ou semi-humanos drages mantm todas as suas Caractersticas e suas habilidades. As nicas habilidades que eles no podem utilizar so sua arma-de-Sopro e suas armas naturais (garras e presas). Cada drago capaz de adquirir apenas uma forma humana ou semi-humana. Um mesmo drago no capaz de se transformar em um elfo em um dia e no outro utilizar a forma de um goblin. Esta transformao sempre ter uma forma e aparncia fixa. A forma humanide dos drages costuma ser sempre de um elfo ou meio-elfo, ou elfos-domar para os drages marinhos, mas tal regra no se aplica a todos.

Idade e Sociedade dos Drages


Para fins de pesquisa (e regras de jogo) os drages artonianos so divididos em 7

categorias de idade: filhote; jovem; adulto; adulto maduro; antigo; ancio; grande ancio. Quanto mais novo um drago, menor ser a extenso de seus poderes, tanto mgicos quanto fsicos. Drages vivem com seus pais por um longo tempo. Quando esto prestes a chegar idade adulta eles abandonam o covil dos pais e procuram por um covil prprio. Neste momento comum que os pais venham a se separar, mas existem aqueles que ainda preferem viver em casais. Algumas vezes os drages abandonam seus pais ainda durante a idade jovial, mas este caso mais raro. Os pais tambm jamais permitiro que um adulto continue a viver com eles em seu covil aps a idade de jovem adulto. Apesar de os casais geralmente permanecerem ao lado de sua prole at que elas escolham deix-los, h situaes em que o contrrio ocorre. A fmea abandona seus ovos, deixando-os prpria sorte. Eles chocam sozinhos, e os filhotes encontram-se sozinhos desde cedo. Nestas situaes, os filhotes costumam viver juntos at, em mdia, a adolescncia, quando se separam e seguem rumos diferentes.

isso que eles diferenciado.

desenvolvem

paladar

to

Tesouros dos Drages


Todos os drages so ambiciosos e cobiosos. Durante sua longa vida eles costumam arrecadar imensos tesouros, seja em itens mgicos ou em peas valiosas. Esse o fator que mais leva aventureiros a confrontarem estas bestas mgicas. Alguns pesquisadores acreditam que pelo fato de guardarem tantos itens mgicos em seus covis os drages tenham se contaminado com a magia presente neles, e assim seus ancestrais adquiriram talento mstico, uma vez que todos os itens mgicos irradiam uma aura mgica que, em excesso, pode contaminar aqueles que estiverem prximos (esta uma teoria ainda no comprovada: se for verdade, imaginem Mestre Arsenal!). Outros teorizam o contrrio. Dizem que os primeiros itens mgicos de Arton teriam surgido h milhes de anos atrs, forjados pelas garras dos primeiros drages a habitarem este mundo. Isso explicaria seu fascnio por tais tens, sua grande criao. No que diz respeito aos tesouros, os drages gostam de arrecad-los simplesmente por orgulho. Drages com grandes tesouros sempre tero um status maior entre aqueles que tiverem menos tesouros. Eles nunca deixam de arrecadar objetos preciosos. Portanto, quanto mais velho um drago, mais precioso e numeroso ser seu tesouro.

Dieta
Muitos fatores tornam os drages extremamente temidos, mas o principal deles talvez seja seu apetite. Os leigos, no entanto, acreditam que todos os drages so carnvoros e se alimentam inclusive de carne humana. Mas isso no verdade. Eles so onvoros, podendo se alimentar de carne e vegetais. verdade que a maior parte dos drages escolhe por uma dieta carnvora, alimentandose principalmente dos infortnios aventureiros que invadem seu territrio. Mas nem todos so assim. Existem aqueles que preferem carne branca ou que preferem alimentar-se de qualquer criatura no-inteligente, como sunos, eqinos e outros. Esta dieta especialmente comum entre os antigos e quase extintos drages de Tamu-ra. O metabolismo draconiano capaz de digerir qualquer tipo de alimento, inclusive materiais inorgnicos. Muitos desenvolvem predileo por este tipo de dieta, especialmente os drages verdes que habitam florestas e selvas, e os drages negros nos pntanos. Um drago em necessidades poderia viver apenas de carnia sem problema algum, e eles raramente do importncia a isso (a menos que haja uma vila de camponeses logo ao lado: com um banquete desses, que tipo de criatura vai querer carnia?). Independente de sua dieta os drages necessitam de muito alimento, devido a seu grande tamanho. Talvez seja exatamente por

Couro dos Drages


O couro de um drago carregado com magia. Tanto isso verdade que um pequeno pedao de seu couro pode ser vendido por preos incrveis a grandes magos, que o usam na fabricao de poes e outros. Em regras, o couro de um drago (de qualquer espcie ou idade) vale 3 Pontos de Experincia em componentes mgicos. Este couro tambm costuma ser cobiado por armeiros para a fabricao de escudos e armaduras. Entre aventureiros, armaduras e escudos feitos com o couro de um drago sero muito valiosos, tanto por sua aparncia fantstica quanto por sua proteo. A proteo oferecida por uma armadura com couro de drago mgica, portanto no interessa a forma que fabricada: uma armadura de batalha e um corselete de couro tero a mesma proteo se forem confeccionados com o mesmo couro de drago. Claro, os armeiros costumam cobrar mais ou menos, dependendo da complexidade da armadura. O nico fator que realmente

influencia na proteo o couro do drago original: quanto mais velho o drago, maior sua proteo, e mais forte ser seu couro. Portanto, uma armadura construda com o couro de um drago adulto ser inferior a uma construda com o couro de um grande ancio. Uma armadura confeccionada com couro de drago oferece um bnus jogada de Armadura igual a 4 pontos menos que a Armadura do drago, sendo no mnimo +1. Por exemplo, uma armadura confeccionada com o couro de um drago vermelho adulto (que tem A7) oferece +3 jogada de Armadura. O bnus aplica-se ao resultado nos dados, no oferece dados extras para serem lanados. Os escudos, no entanto, no oferecem proteo extra, apenas sua beleza superior. Uma armadura pode vir a custar de 100.000 a at 1.000.000 de Tibares (cobre). J os escudos podem chegar a 18.000 Tibares. As protees mgicas dos drages contra determinados elementos (como a invulnerabilidade a fogo dos drages vermelhos) no so adicionada armadura, a menos que sejam encantadas por magos.

tesouros a ponto de tornarem-se divindades menores. Os tesouros de um drago sempre estaro escondidos no lugar mais seguro e profundo de seu covil. Na maior parte do tempo eles estaro vigiando o tesouro pessoalmente. O covil de um drago sempre ser sua Arena. Em geral apenas os drages ais velhos (jovens ou maiores) recebem os benefcios desta Vantagem, embora alguns filhotes tambm o tenham.

Sentidos Especiais
Todos os drages tm os sentidos de viso, olfato e audio extremamente apurados, s vezes at com propriedades mgicas. Em regras, todos tem a Vantagem Sentidos Especiais (todos). Estes sentidos so to aguados que lhes permitem inclusive detectar criaturas e objetos invisveis em um raio de at 3m para cada categoria de idade (um adulto pode detectar criaturas num raio de 9m). Isso tambm inclui criaturas escondidas na escurido e na neblina. Em termos de regras, no entanto, os drages sempre devem realizar testes de Habilidade para localizar um personagem ou criatura que esteja tentando se esconder. Lembre-se apenas que os drages tero uma chance muito maior. Ao se concentrar, um drago capaz de ouvir qualquer som localizado a at 6m de distncia de seu covil. A distncia aumenta de acordo com a idade (6m para cada categoria).

Covil
Cada espcie de drago costuma escolher um tipo de covil. Os drages vermelhos normalmente escolhem covis localizados em montanhas vulcnicas, enquanto os drages brancos vivem em profundas cavernas geladas. Independente da espcie, os drages constroem seus covis longe das civilizaes, mas onde haja abundncia de alimento. Devido ao medo que eles provocam, a maioria das criaturas foge do local, obrigando as feras a deixarem os covis para caar. Alguns drages costumam trocar de covil ao longo de sua existncia, enquanto outros se mantm sempre na mesma caverna, expandindo-a quando h necessidade, para obter maior conforto. Drages antigos raramente trocam de covil. Geralmente nesta idade eles j habitam aquela que ser sua ltima morada. Tudo ao redor do covil de um drago considerado seu territrio. Quando este territrio invadido ou ameaado, eles lutam com grande ferocidade. A entrada de outros drages em seu domnio extremamente proibida. No entanto, comum que os drages permitam a certas criaturas habitarem as proximidades de seu covil, para protegerem as reas menos importantes (as mais importantes so protegidas por eles mesmos). Muitas vezes estas criaturas costumam venerar o drago, como uma divindade. No entanto, apenas os drages ancies podem arrecadar devotos e

Pnico
A simples viso de um drago pode causar um pnico em qualquer criatura. Este medo totalmente irracional, mgico. Criaturas que sejam imunes a medo mgico no so afetadas pela aura de medo dos drages. Qualquer criatura que veja um drago dever realizar um teste de Resistncia ou fugir apavorada. Drages mais velhos impem redutores no teste (veja a tabela). Este medo ir durar 4d6 rodadas, a menos que a criatura seja perseguida pelo drago: neste caso o efeito apenas desaparece quando o drago desistir da perseguio. Criaturas encurraladas podem realizar um novo teste e, se falharem, no conseguem fazer nada seno gemer e gritar. Montarias treinadas e exrcitos organizados no so afetados por este tipo de medo. No entanto, quando se aproximam demais das criaturas devem realizar o teste para evitar o mesmo efeito. No caso de grandes exrcitos, uma liderana forte pode facilitar os testes, mas isso fica por conta do Mestre. A aura de medo aumenta de acordo com a idade do drago.

Veja na tabela mais adiante, no tpico Raio de Medo. Drages voando a at 80m do solo tambm causam aura de medo. Personagens construdos com metade ou mais pontos que o prprio drago so imunes sua aura de medo.

Bestas Aladas
Apesar de nem todas as espcies de drages apresentarem asas, todos so capazes de voar (ou seja, todos tem a Vantagem Levitao). Quando apresentam asas, estas tero uma envergadura igual ao tamanho de seu corpo. Drages podem levantar vo com metade seu sua velocidade normal. Em mergulho eles dobram sua velocidade mxima (e recebem um bnus de +1 ao atacar com suas garras). Podem mudar de direo, em vo, rapidamente, mas no pode ganhar altitude ao mesmo tempo (apenas mergulhar). Os drages capazes de atacar com as asas podem faz-lo em um mergulho, mas so obrigados a aterrisar imediatamente aps o ataque. Em vo, os drages devem planar para serem capazes de recitar magias. Quando esto em combate areo eles podem atacar com a mordida ou com as garras, nunca com ambas e, claro, no podem usar as asas. A velocidade de vo dos drages determinada por sua Habilidade, de acordo com as regras da Vantagem Levitao.

muito variveis entre eles, mas os mais comuns so o Cdigo do Combate (no usar armas superiores s do inimigo), da Derrota (jamais admitir uma derrota), do Caador (nunca matar ou ferir filhotes ou fmeas grvidas), da Honestidade (nunca roubar, trapacear ou mentir), e os Cdigos de Asimov (jamais causar mal a um tipo especfico de criatura), entre outros. O Cdigo de Honra pode ser o nico ponto fraco de um drago contra aventureiros. Os mais experientes costumam pesquisar muito e tiram proveito deste detalhe.

Drages Civilizados
Os drages geralmente vivem isolados, afastados uns dos outros e de todas outras criaturas, seja porque elas o temem ou porque ele prprio no permite sua presena no territrio. No entanto, existem situaes em que os drages coexistem com outras espcies. Na maioria das vezes estas espcies tero funo de alimento, proteo ou disfarce para seu covil. Em algumas situaes, os drages oferecem sua proteo queles que vivem nas proximidades de seu covil. Em troca eles podem exigir desde tesouros at sacrifcios e devoo. Nestas ocasies costumam surgir drages como divindades menores, locais. Apenas os drages ancies e grandes ancies podem tornar-se divindades menores. Neste tipo de comunidade tambm podem existir as noivas-sacrifcio, jovens que levam uma vida de luxo para, em certa idade, ser oferecida ao drago, seja na forma de sacrifcio ou como serva fiel.

Cdigo dos Drages


Todos os drages seguem algum tipo de Cdigo de Honra. Estes Cdigos de Honra so

Tabela para Drages


Categoria de Idade 1 2 3 4 5 6 7 Idade Filhote (0-15 anos) Jovem (16-100 anos) Adulto (101-200 anos) Adulto Maduro (201-400 anos) Antigo (401-800 anos) Ancio (801-1200 anos) Grande Ancio (1201 anos ou +) Detectar Invisibilidade 3m raio 6m raio 9m raio 12m raio 15m raio 18m raio 21m raio Ouvir Sons (Covil) 6m distncia 12m distncia 18m distncia 24m distncia 30m distncia 36m distncia 42m distncia Resistncia Medo +2 +1 Normal Normal -1 -2 -3 Raio de Medo No h aura de medo. No h aura de medo. 5m raio 10m raio 20m raio 30m raio 40m raio

Combate contra Drages


Combater drages um ato digno de grandes heris aventureiros. Mas mesmo para eles trata-se de uma tarefa muito difcil. Drages podem atacar com sua mordida aterradora e suas duas garras ao mesmo tempo, realizando assim trs ataques por rodada. As garras causam dano igual a Fora, enquanto a mordida causa dano por Fora+2d. Criaturas que estejam em seu flanco normalmente so atacadas com a cauda (que causa dano por Fora-1d), mas alguns drages mais velhos tambm podem atacar com as duas asas. Eles tambm podem chutar com uma das garras traseiras, mas lembre-se que sempre precisaro de duas patas para manter o equilbrio. Nesta situao, no entanto, eles podem realizar apenas um destes ataques. Os drages tambm podem atacar com sua arma-de-Sopro, acertando os alvos que estejam sua frente. Quando usam a arma-de-Sopro, no entanto, eles no podem realizar nenhum outro ataque. Isso no costuma ser problema, uma vez que ela geralmente suficiente para encerrar o combate. Drages em vo geralmente atacam com sua arma-de-Sopro, seguida de suas magias e habilidades mgicas, e s ento entram em combate corpo-a-corpo, utilizando as garras e as mordidas. As habilidades mgicas (no as magias) de um drago podem ser utilizadas em conjunto com qualquer outro ataque, com exceo de sua arma-de-Sopro. As garras geralmente so utilizadas contra alvos que estejam sua frente ou seus lados. As patas traseiras apenas podem ser usadas para chutar, causando o mesmo dano e sendo considerado um ataque normal com a garra. Vtimas do chute devem realizar um teste de Habilidade ou so arremessadas de um a dois metros distante. Drages geralmente tm um pescoo extremamente longo (cerca de 15% de seu corpo), e por isso podem utilizar a mordida no apenas contra criaturas sua frente mas tambm contra alvos em seus flancos e sua traseira. Os drages mais velhos conseguem dar maior mobilidade s suas asas, sendo capazes de usa-las em combate. As asas, no entanto, apenas podem atacar criaturas localizadas em seus flancos, e no podem ser usadas em conjunto com outros ataques. O dano provocado pela pancada das asas de Fora2d, e as vtimas devem realizar um teste de Habilidade para no serem derrubadas. Apenas drages ancies e grandes ancies podem atacar com as asas. Todos os drages (com exceo dos muito jovens) tambm so capazes de utilizar sua cauda para atacar. A cauda muitas vezes dotada de ferro (causando dano por Perfurao), e quando ele no existe, causa dano por Contuso. O dano provocado pela cauda de Fora-1d, e somente os drages adultos ou mais velhos podem utiliza-la em combate. A cauda de um drago nunca pode ser utilizada contra o mesmo alvo da mordida. Drages podem utilizar sua arma-de-Sopro um certo nmero de vezes ao dia, dependendo de sua espcie. Todos os drages tm a Vantagem Tiro Mltiplo, mas usado apenas para sua arma-de-Sopro. Para acertar o primeiro alvo ele no precisa de um teste de Habilidade, acerta automaticamente. Para cada alvo seguinte, no entanto, ele precisa de um teste de Habilidade para acertar, at errar (ele no pode atacar duas vezes o mesmo alvo com a armade-Sopro). Um teste de Esquiva (Habilidade) reduz o dano provocado pelo Sopro metade (antes do teste de Armadura). O dano provocado pela arma-de-Sopro baseado no Poder de Fogo do drago. A arma-de-Sopro de um drago pode ferir criaturas vulnerveis apenas magia e armas mgicas. No entanto, qualquer tipo de proteo magia no tem efeito sobre ela (como a Vantagem Resistncia Magia). Vantagens como Reflexo e Dflexo tambm no podem ser utilizadas.
Categoria de Idade Filhote Jovem Adulto Adulto Maduro Antigo Ancio Grande Ancio Alcance do Sopro 5m 9m 12m 18m 24m 30m 36m

Todos os drages possuem habilidades mgicas, que funcionam exatamente da mesma

forma que as magias. Estas habilidades variam de acordo com sua espcie e sua idade. Alm disso, praticamente todos eles (com exceo dos mais jovens) so capazes de utilizar magia verdadeira, possuindo uma pontuao mnima de Focus. Apesar de serem capazes de ter Focus em qualquer Caminho, cada espcie de drago tem um Caminho Favorito, no qual seu Focus sempre ser maior que nos demais.

igualado ou superado por nenhum outro Caminho, e o Focus Total no deve ser superado (no caso do drago branco adulto, Focus Total 14).

Vantagens e Desvantagens
Todos os drages tm Levitao, Sentidos Especiais e Tiro Mltiplo. A maioria deles (geralmente os jovens ou mais velhos) tem tambm Arena (covil). Apenas os drages mais experientes tm tambm a Vantagem Telepatia. Embora no parea na lista, todos os drages tem pelo menos um Cdigo de Honra, que deve ser escolhido pelo Mestre. Alm disso, o Mestre deve sentir-se livre para personalizar o drago, acrescentando outras Vantagens, Desvantagens e Percias.

Religio
Drages podem ser devotos e mesmo clrigos de algumas divindades. Isso costuma ser especialmente comum entre os drages de Tamu-ra, que geralmente tornam-se clrigos de Lin-Wu, e os drages marinhos, que costumam ser clrigos do Grande Oceano. Drages elementais geralmente so devotos de Megalokk, Sszzaas, Tauron ou Keenn, sendo os dois primeiros os mais comuns. Outras divindades sero raras. Os drages orientais, claro, sempre do preferncia a Lin-Wu ou, mais raramente, Khalmyr. Os marinhos costumam adorar o Grande Oceano. Necrodracos dificilmente do importncia religio. Mesmo que tenham sido clrigos quando ainda eram vivos, agora eles no tem mais inteligncia para serem clrigos. Alm do mais, a nica divindade que os aceita como servos Tenebra, Deusa das Trevas. Alguns estudiosos acreditam que alguns drages-liches podem ser clrigos de Wynna, mas este um fato ainda no confirmado, sendo apenas uma hiptese. Os clrigos de Wynna contradizem esta teoria.

Invulnerabilidade
Todos os drages so invulnerveis a um ou mais tipos de dano, ligados sua espcie. Esta invulnerabilidade fixa para cada uma das espcies, e aplica-se a todos os ataques naturais ou mgicos ligados a ele. Quando um drago tem Invulnerabilidade a um Caminho (e isso acorre com todas as espcies), ele torna-se completamente imune a todas as magias que tenham este Caminho como exigncia. Ento, um drago azul invulnervel a todas as magias que utilizem o Caminho Ar, e um drago vermelho invulnervel a todas as magias que utilizem o Caminho Fogo. Esta invulnerabilidade independe da idade do drago.

Descrio dos Drages


Cada espcie de drago ser descrita de modo separado, com suas caractersticas e seus poderes. Cada drago ter uma tabela que apresentar as seguintes caractersticas:

Dano Personalizado
O Dano Personalizado aparece apenas para o PdF dos drages. Quando usa sua mordida um drago causa dano por Perfurao, quanto usa as garras causa dano por Corte, e quanto usa as asas causa dano por Contuso. A cauda pode causar dano por Perfurao (se tiver fero) ou Contuso (se no tiver). Em seguida haver uma descrio geral sobre a espcie de drago. Tambm ser explicada a natureza de sua arma-de-Sopro, e possveis habilidades e poderes comuns a todos os membros da espcie. As habilidades mgicas de um drago (mencionadas no tpico Habilidades) no consomem Pontos de Vida para serem utilizadas. Apesar de terem um Caminho Favorito, os drages podem ter Focus em qualquer Caminho que desejarem. Isso os torna muito diferentes entre si. Desta forma, impossvel mencionar todas as possibilidades. Isso faz com que o Mestre possa personaliz-los como desejar. Drages conhecem praticamente todas as magias permitidas para o seu Focus.

Caractersticas
Estaro listados os valores para cada uma das Caracterstica do drago: Fora, Habilidade, Resistncia, Armadura e Poder de Fogo.

Focus
Cada espcie de drago tem um Caminho Principal. Seu Focus neste Caminho sempre ser superior. Embora se apresente um valor fixo para os Caminhos, o Mestre deve sentir-se livre para mudar a pontuao, para assim personalizar mais o espcime. Por exemplo, um drago branco adulto tem Luz 4 e outros 2. No entanto, o Mestre poderia criar um drago branco adulto com os seguintes Focus: Luz 4, gua 3, Fogo 1, Terra 3, Trevas 1, Ar 2. A nica regra que o Caminho Principal no pode ser

Drages Azuis
Drago Filhote: Drago Jovem: F3, H3, R3, A4, PdF5 (relmpago); Ar 5, outros 3; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F4, H4, R4, A5, PdF6 (relmpago); Ar 6, outros 4; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F5, H5, R5, A6, PdF7 (relmpago); Ar 7, outros 5; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H6, R6, A7, PdF8 (relmpago); Ar 8, outros 6; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H7, R7, A8, PdF9 (relmpago); Ar 9, outros 7; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H8, R8, A9, PdF10 (relmpago); Ar 10, outros 8; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. F9, H9, R9, A10, PdF11 (relmpago); Ar 11, outros 9; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. quentes e midos, mas comum v-los sobrevoando os cus do Deserto da Perdio, apesar de sempre procurarem evitar serem vistos. Tambm gostam de sobrevoar o cu durante tempestades. Drages azuis so muito mais orgulhos que os demais elementais, e apenas deixam um combate quando estiverem muito feridos. No entanto, estes parecem os drages menos dispostos a entrar em combate contra humanos e semi-humanos. Apesar disso so malignos, e no do mnima importncia s raas inferiores. Os covis dos drages azuis sempre so construdos em montanhas extremamente altas, de difcil acesso para humanos e semihumanos. Existem, inclusive, aqueles que se escondem em lugares to altos que a atmosfera muito baixa para a maioria das criaturas. Drago Adulto:

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Drages azuis tem um aspecto bizarro, com grandes orelhas que parecem rasgadas, e normalmente apresentam chifres na rea da cabea, sendo um sempre maior e voltado para frente. Este, no entanto, no pode ser usado para atacar. Entre os drages elementais, os azuis so aqueles cujo couro tem uma cor muito varivel. Podem ser mais claros ou mais escuros, variando de um espcime para outro. A espessura das escadas aumenta pouco durante seu avano de vida, mas mesmo assim costumam ser muito rgidas. Entre os drages elementais, eles so aqueles que tem menor proteo por parte de sua couraa. Os drages azuis tm grande quantidade de energia eltrica debaixo de seu couro, sendo capazes de us-lo em combate. Esta energia no mgica, funciona da mesma forma que entre os protodracos: contraindo seus msculos, todas as criaturas criam uma pequena carga eltrica. Algumas criaturas, como os protodracos e os drages azuis, so capazes de usar esta descarga como uma forma de defesa. Criaturas prximas algumas vezes podem ouvir o zunido das descargas no interior de seu corpo... Drages azuis adoram o cu. Dizem que estes drages so capazes de passar sua vida inteira voando, descendo ao solo apenas para se alimentar e para procriar. Preferem lugares

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages azuis Ar, e eles sempre tero Focus superior neste Caminho em comparao aos demais. Eles so totalmente invulnerveis a qualquer tipo de eletricidade, natural ou mgico, e tambm a todas as magias que utilizem o Caminho Ar. A arma-de-Sopro dos drages azuis uma rajada de eletricidade. Note que a eletricidade tambm transmitida por certos lquidos e outros metais.

Todos os drages azuis, mesmo os filhotes, so capazes de criar pequena quantidade de gua (suficiente para satisfazer uma pessoa). Da mesma forma, so capazes de ferver qualquer lquido em pequena quantidade ao ponto de faze-lo evaporar. Tudo aquilo que ouvimos graas ao ar que nos cerca. Como grandes manipuladores deste elemento, drages azuis jovens so capazes de criar e imitar sons que conheam. Isso inclui at mesmo as vozes de outras criaturas. Para isso, claro, o drago deve ter ouvido aquele som pelo menos uma vez em toda sua vida. Os adultos, alm de serem capazes de criar sons, tambm so capazes de fazer ventriloguismo. Costumam utilizar estas duas habilidades com o objetivo de atrair aventureiros incautos e presas, enquanto armam tocaia. O

ventriloguismo, no entanto, pode ser utilizado apenas trs vezes ao dia. Drages azuis ancies so capazes de utilizar uma poderosa habilidade que lhes permite alterar totalmente sua aparncia ou de qualquer outra criatura que desejar. A mudana total, com imagem e cheiros. Transformar-se em uma criatura especfica mais difcil, e deve-se realizar um teste de Habilidade -2 (e apenas se o drago tiver as percias Crime ou Investigao, ou a Especializao Disfarce). Para manter a transformao, o drago deve manter-se concentrado, e no pode utilizar nenhuma de suas habilidades (mas ainda pode lutar, fazendo seus ataques de acordo com a aparncia que aquiriu).

Drages Brancos
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: F1, H1, R2, A2, PdF3 (frio/gelo); Luz 2, outros 1; Invulnerabilidade (Luz, frio/gelo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F2, H2, R3, A3, PdF4 (frio/gelo); Luz 3, outros 1; Invulnerabilidade (Luz, frio/gelo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F3, H3, R4, A4, PdF5 (frio/gelo); Luz 4, outros 2; Invulnerabilidade (Luz, frio/gelo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F4, H4, R5, A5, PdF6 (frio/gelo); Luz 5, outros 3; Invulnerabilidade (Luz, frio/gelo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F5, H5, R6, A6, PdF7 (frio/gelo); Luz 6, outros 4; Invulnerabilidade (Luz, frio/gelo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H6, R7, A7, PdF8 (frio/gelo); Luz 7, outros 5; Invulnerabilidade (Luz, frio/gelo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H7, R8, A8, PdF9 (frio/gelo); Luz 8, outros 6; Invulnerabilidade (Luz, frio/gelo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. Geleiras do Grande Norte forem verdadeiras, talvez existam alguns drages brancos l. Os filhotes desta espcie gostam de brincar em bancos de neve, nem sempre vigiados pelos pais. Na verdade, apesar de os filhotes permanecerem com os pais at atingirem a fase adulta, estes no oferecem qualquer proteo cria. Eles devem sobreviver sozinhos, aprendendo a caar e a viver por si s. Os drages brancos so aqueles que mais facilmente so tocados por sentimentos humanos. Por estarem relacionados ao Caminho da Luz (tido como um Caminho de honra), os drages brancos so aqueles mais prximos da bondade. Na verdade esta bondade costuma ser apenas um respeito vida, mas eles continuam a ser orgulhosos e maus.

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Entre estas fantsticas bestas aladas, os drages brancos so considerados os mais inferiores de todos. Eles no apresentam a astcia e malcia dos demais drages, sendo pouco mais que seres animalescos. Mas mesmo assim no devem ser subestimados, pois seus poderes glidos so temidos por muitos esquims e povos de terras geladas. Todos os filhotes apresentam um couro brilhante, o qual vai sumindo enquanto ele envelhece. Os ancies e grandes ancies geralmente tm um couro cinzento ou levemente azulado. Drages brancos constroem seus covis em profundas cavernas de gelo. Todos necessitam de grande frio para sobreviver, mas so capazes de se manter longe do ambiente gelado por um algum tempo. Este perodo de tempo aumenta de acordo com sua idade, mas no pode ser medido por regras. Podem se alimentar da mesma forma que os demais drages, mas geralmente comem os restos de suas vtimas congeladas. Eles parecem dar preferncia a comida congelada. Houve uma poca em que alguns pesquisadores afirmavam que os drages brancos tambm comem gelo. Atualmente esta teoria esta descartada. Em Arton o nico lugar onde sabe-se existir drages brancos so as Montanhas Uivantes, situada no lado oeste do Reinado, entre Deheon e os reinos do lado oeste. Se a teoria sobre as

Habilidades
Devido a uma espessa camada de gordura que reveste seu corpo e sua proteo mgica, todos os drages brancos so invulnerveis a todos os ataques baseados em frio e gelo, naturais ou mgicos. Alm disso, eles tambm so invulnerveis ao Caminho Luz, e todas as magias baseadas neste. O Caminho Favorito dos drages brancos Luz, e eles sempre tero Focus superior neste Caminho em comparao aos outros. Eles tambm gostam muito de Ar e gua, j que

estes combinados do origem ao Caminho Secundrio Gelo. A arma-de-Sopro dos drages brancos um cone glido, capaz de congelar quase qualquer objeto no-vivo. Causa dano por frio ou gelo. Drages brancos jovens so capazes de andar sobre qualquer superfcie glida, mesmo de ponta cabea e em paredes ngrimes. Drages brancos adultos tambm so capazes de criar uma corrente de ar frio, capaz de apagar tochas e outras fontes de chamas desprotegidas. O vento sbito tambm capaz de levantar p ou areia e aumentar uma chama grande entre outros efeitos. Contra criaturas vivas esta habilidade no causa dano algum. Drages antigos tambm so capazes de criar um tipo de nevasca, capaz de congelar a

superfcie debaixo de seus alvos. O efeito o mesmo que a magia Terreno Escorregadio de Neo, e todos os drages brancos so tambm imunes a esta magia, devido sua grande habilidade, desde o nascimento, de andar sobre o gelo. Usar esta habilidade no consome Pontos de Vida do drago. Outra habilidade presente entre os drages brancos antigos que eles so capazes de criar uma nvoa mgica em um determinado ponto, que se extende por 30m de raio. Criaturas dentro da nvoa ficaro levemente ocultas. Drages brancos grandes ancies so capazes de manipular o clima, realizando mudanas quase bruscas de temperatura.

Drages Marinhos
Drago Filhote: Drago Jovem: F3, H4, R4, A4, PdF5 (gua); gua 6, outros 4; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F4, H5, R5, A5, PdF6 (gua); gua 7, outros 5; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F5, H6, R6, A6, PdF7 (gua); gua 8, outros 6; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H7, R7, A7, PdF8 (gua); gua 9, outros 7; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H8, R8, A8, PdF9 (gua); gua 10, outros 8; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H9, R9, A9, PdF10 (gua); gua 11, outros 9; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F9, H10, R10, A10, PdF11 (gua); gua 12, outros 10; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. Drages marinhos geralmente comem carne de peixes e anfbios. Algumas vezes, no entanto, eles do preferncia carne vermelha, como de sereias, elfos-do-mar e ogres marinhos. Drago Adulto:

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Entre os seis drages elementais conhecidos, os marinhos so aqueles cujas pesquisas so mais limitadas. A maior parte das informaes obtidas so graas s pesquisas realizadas por raas submarinas, como os elfosdo-mar e sereias. Drages marinhos tem escamas ao invs de couro. A colorao geralmente fica entre cinza e azul marinho, como os golfinhos e elfos-do-mar. No entanto, muitos apresentam uma colorao esverdeada, semelhante de algas marinhas. Normalmente constroem seus covis em profundas cavernas de corais, geralmente naturais. Drages marinhos tm asas geralmente semelhanteas a barbatanas, e so capazes de voar normalmente. Estas asas tambm auxiliam em sua natao. Debaixo dgua eles dobram sua velocidade, e nadam com perfeio sem a necessidade de Testes. Sua cauda costuma parecer-se com a cauda de peixes. comum que apresentam barbatanas por todo o corpo. As garras dos drages marinhos geralmente so grossas e, algumas vezes, cartilaginosas. Isso, no entanto, no impede que utilizem suas garras em combate. Os drages marinhos desenvolveram ainda mais sua mordida: suas presas so as mais terrveis entre todos os drages elementais. Eles costumam ser tambm os maiores de todos os drages artonianos.

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages marinhos gua, e eles sempre tero Focus superior neste Caminho. Eles tambm so invulnerveis a cido e veneno, naturais ou mgicos, e a todas as magias do Caminho gua. A arma-de-Sopro dos drages marinhos uma rajada de gua fervente. Esta habilidade pode ser utilizada dentro e fora dgua normalmente. Drages marinhos so capazes de respirar na gua livremente. Estranhamente, estes drages so capazes de utilizar qualquer uma de suas habilidades (incluindo magias e a armade-Sopro) mesmo quando esto submersos. Drages marinhos so capazes de criar uma pequena quantidade de gua, suficiente para satisfazer uma pessoa comum. Eles tambm podem utilizar esta habilidade para apagar tochas. Os jovens da espcie tambm so capazes de caminhar sobre a gua normalmente, como se estivessem em terra firme.

Drages marinhos adultos possuem uma habilidade natural bastante temida: uma vez por dia eles so capazes de transformar qualquer gua de boa qualidade (ou no to boa), em uma gua podre, semelhante a cido. Ele pode afetar at 3 metros cbicos de gua para cada categoria de idade adicional. Nenhuma criatura viva aqutica capaz de sobreviver por muito tempo neste ambiente. H quem diga que somente os prprios drages marinhos so capazes de habitar estes lugares. Caso seja ingerida, esta gua causa nuseas e mau-estar por longo perodo (1d6 horas). Drages marinhos grandes ancies so capazes de controlar criaturas marinhas como selakos e outros peixes. Esta habilidade pode ser utilizada trs vezes por dia, uma para cada criatura controlada. Os alvos tm direito a um teste de Resistncia com penalidade de -1 para cada trs categorias de idade (-1 para adultos, -2 para ancies). Criaturas inteligentes so

imunes a este efeito. O controle pode durar at 8 dias, mas os drages costumam libertar as criaturas antes disso (seja alimentando-se delas ou realmente dando-lhes liberdade).

Clrigos do Oceano
Alguns drages conseguem adquirir tanto poder que acabam se tornando verdadeiras divindades menores. Mas existem tambm aqueles que escolhem servir outros Deuses. Especialmente entre os drages marinhos. Os drages marinhos so aqueles que mais comumente tornam-se devotos e, em alguns casos, clrigos. Sua divindade principal o Grande Oceano, senhor de todas as criaturas marinhas. O nmero de clrigos deste Deus entre os drages marinhos bastante considervel.

Drages Negros
Drago Filhote: Drago Jovem: F2, H2, R2, A3, PdF4 (veneno); Trevas 3, outros 1; Invulnerabilidade (cido, veneno e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F3, H3, R3, A4, PdF5 (veneno); Trevas 4, outros 2; Invulnerabilidade (cido, veneno e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F4, H4, R4, A5, PdF6 (veneno); Trevas 5, outros 3; Invulnerabilidade (cido, veneno e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F5, H5, R5, A6, PdF7 (veneno); Trevas 6, outros 4; Invulnerabilidade (cido, veneno e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H6, R6, A7, PdF8 (veneno); Trevas 7, outros 5; Invulnerabilidade (cido, veneno e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H7, R7, A8, PdF9 (veneno); Trevas 8, outros 6; Invulnerabilidade (cido, veneno e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H8, R8, A9, PdF10 (veneno); Trevas 9, outros 7; Invulnerabilidade (cido, veneno e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. Excelentes nadadores, drages negros so capazes de se locomover com sua velocidade normal em Nado, sem a necessidade de realizar Testes da percia. Estes drages constroem seus covis em profundos labirintos subterrneos debaixo de pntanos e charcos. L, os pais costumam proteger os filhotes, mas se estes significarem uma ameaa para eles, sero abandonados. Drages negros preferem emboscar suas vtimas dentro de pntanos e florestas densas, onde levam mais vantagem. Quando percebem que seu inimigo muito superior, podem evitar o combate, levantando vo e evitando deixar qualquer rastro. Drago Adulto:

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Os drages negros esto entre os mais malvolos dos drages elementais. So encontrados em ambientes sombrios de vegetao densa, dando preferncia pntanos. Mesmo no sendo os mais inteligentes entre os drages elementais, estas feras so extremamente astutas e ardilosas. Praticamente todos os drages negros apresentam chifres longos de diferentes formas e tamanhos. Sua cavidade ocular bastante profunda, o que lhes prov uma aparncia ainda mais desagradvel. Em geral, todos os drages negros apresentam uma aparncia esqueltica. Quando filhotes os drages negros apresentam um couro fino com brilho negro ou cinzento. Com o avano da idade o couro ganha consistncia e torna-se mais opaco, ajudando em sua camuflagem natural. Drages negros alimentam-se principalmente de moluscos, peixes e outras criaturas que habitam pntanos, incluindo alguns tipos de sapos e rs no venenosos. Tambm apreciam muito as enguias e serpentes constritoras. A carne vermelha, no entanto, continua a ser muito apreciada. Cruis e interesseiros por natureza, os drages negros sempre tentam tirar proveito de todas as situaes. Antes de executar suas vtimas comum que eles obtenham informaes sobre a localizao de tesouros para aumentar sua fortuna pessoal.

Habilidades
Devido sua natureza mgica, drages negros so totalmente invulnerveis a qualquer ataque baseado em cido e veneno, naturais ou mgicos, e todas as mgias do Caminho Trevas. Seu Caminho Favorito Tervas e, portanto, eles sempre tero Focus superior neste Caminho em comparao aos demais. A arma-de-Sopro do drago negro um bafo de veneno que envolve a vtima causando dano. Contra a arma-de-Sopro de um drago negro, um teste de Resistncia substitui o teste de Esquiva na tentativa de reduzir o dano metade.

Drages negros so capazes de respirar na gua livremente, da mesma forma que os drages marinhos. Estranhamente, estes drages so capazes de utilizar qualquer uma de suas habilidades (incluindo magias e a armade-Sopro) mesmo quando esto submersos. Drages negros jovens (e mais velhos) so capazes de utilizar a magia Escurido como uma habilidade natural, sem gastar Pontos de Vida, 3 vezes por dia. Drages negros antigos conseguem ampliar plantas gramndeas (vegetao rasteira). Eles geralmente utilizam esta habilidade para ocultar a entrada de seus covis ou atrapalhar a locomoo de aventureiros. Grandes ancies negros tambm possuem a habilidade de controlar rpteis menores que eles, como lagartos e basiliscos, trs vezes por dia (uma vez para cada rptil). Todos tm direito a um teste de Resistncia com penalidade de -1 para cada trs categorias de idade (-1 para adultos, -2 para ancies) para resistir ao

controle. Crituras inteligentes (como homenslagarto e trogloditas) so imunes a este efeito. O controle pode durar at 8 dias, mas os drages costumam libertar os rpteis antes disso (seja alimentando-se deles ou realmente dando-lhes liberdade).

Drages Negros e Sszzaas


Assim como ocorre com todos os drages, os negros podem tornar-se devotos e at mesmo clrigos de vrias divindades. Entre os desta espcie, no entanto, os devotos de Sszzaas, o Deus da traio, so mais comuns. H quem diga que os drages negros so, na verdade, criaes do Deus-Serpente, copiados a partir dos drages de Megalokk. Outros dizem que estes drages teriam surgido a partir de um antigo pacto entre Sszzaas e Megalokk. Os fatos reais so desconhecidos.

Drages Verdes
Drago Filhote: Drago Jovem: F2, H3, R3, A3, PdF4 (cido); Terra 4, outros 2; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F3, H4, R4, A4, PdF5 (cido); Terra 5, outros 3; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F4, H5, R5, A5, PdF6 (cido); Terra 6, outros 4; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F5, H6, R6, A6, PdF7 (cido); Terra 7, outros 5; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H7, R7, A7, PdF8 (cido); Terra 8, outros 6; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H8, R8, A8, PdF9 (cido); Terra 9, outros 7; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H9, R9, A9, PdF10 (cido); Terra 10, outros 6; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. uma maior apreciao pela carne de elfos e outras criaturas silvestres, como centauros e fadas (incluindo dragonetes). Entre todas as espcies de drages elementais, os verdes parecem ser aqueles que mais tentam conhecer os costumes e sociedade dos povos humanos e semi-humanos. Sugerese que eles fazem isso apenas para encontrar novas formas de causar mal tais criaturas inferiores. Drago Adulto:

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Viventes de grandes e profundas florestas, os drages verdes costumam ser muito mais comuns em lugares como Galrasia e as Montanhas Sanguinrias. Muito malignos, drages verdes sentem prazer no sofrimento de criaturas menores. Costumam atacar mesmo sem serem molestados. Quando suas vtimas demonstram algum potencial, no entanto, eles costumam esperar pelo momento mais propcio para atacar (talvez quando estiverem se recuperando de um outro combate). Drages verdes costumam ter uma crista curta e espinhosa que se estende por quase todo o corpo. Costumam utiliz-las para intimidar suas presas, erguendo-as em momentos de tenso. No nascimento, esta espcie de drago apresenta um couro de cor verde escuro, quase negro, o qual vai se tornando mais claro com o passar dos anos. Entre os adultos a colorao mais comum o verde oliva e o amarelado. Esta colorao de grande auxlio para sua camuflagem nas florestas e selvas que habitam. comum que os drages verdes apresentem tambm vrios pequenos espinhos sseos na rea da cabea. Drages verdes tem um cheiro caracterstico muito forte, semelhante ao cloro. Apesar de se alimentarem exatamente do mesmo que os demais drages, alguns estudiosos dizem que esta espcie parece ter

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages verdes Terra, portanto eles sempre tero Focus maior neste Caminho. Alm do mais, drages verdes so imunes a todas as magias que utilizem o Caminho Terra, alm de serem invulnerveis a cido e veneno, naturais ou mgicos. A arma-de-Sopro dos drages verdes uma rajada cida que causa dano de acordo com seu Poder de Fogo. Assim como os drages negros, os drages verdes so capazes de respirar na gua livremente, e podem nadar com sua velocidade normal, sem necessidade de testes. Drages verdes adultos so capazes de utilizar a magia O Canto da Sereia como uma habilidade natural (sem gastar Pontos de Vida), uma vez por dia. A magia funciona como se o drago tivesse Ar 1 (mas no necessariamente

ele ter este Focus uma vez que os drages podem ser personalizados de acordo com a vontade do Mestre, ele pode ter Ar 0). Os drages antigos so capazes de ampliar plantas da mesma forma que os drages negros, utilizando esta habilidade geralmente para os mesmos propsitos: esconder a entrada de seu covil e atrapalhar a movimentao das vtimas. Drages verdes ancies so capazes de utilizar a magia Dominao Total (como se tivesse Luz 6 e Trevas 6 mas, mais uma vez ele pode no ter estes Focus), uma vez por dia sem gastar Pontos de Vida. Eles costumam utilizar esta habilidade para fazer suas vtimas sofrerem ou, quando seus inimigos mostram-se muito fortes, para livrar-se deles. E por ltimo, os drages verdes grandes ancies so capazes de controlar qualquer tipo de vida vegetal. Isso faz com que sejam

capazes de fazer cips e folhas atacarem seus alvos. Esta habilidade costuma ser utilizada para paralisar seus inimigos. As magias Arma de Allihanna e Armadura de Allihanna so muito comuns entre eles.

Devotos da Natureza
Drages verdes podem tornar-se devotos de Allihanna, Deusa da natureza, mas no podem ser druidas nem xams desta Deusa. Allihanna pode aceitar os drages como devotos (criaturas que fazem oferendas divindade sem receber nada em troca), mas jamais os aceitar como servos (druidas ou xams). Por outro lado, os drages verdes podem tornar-se servos de qualquer outra divindade que aceite drages (como Megalokk e Sszzaas).

Drages Vermelhos
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: F4, H4, R5, A5, PdF6 (calor/fogo); Fogo 7, outros 5; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F5, H5, R6, A6, PdF7 (calor/fogo); Fogo 8, outros 6; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F6, H6, R7, A7, PdF8 (calor/fogo); Fogo 9, outros 7; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H7, R8, A8, PdF9 (calor/fogo); Fogo 10, outros 8; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H8, R9, A9, PdF10 (calor/fogo); Fogo 11, outros 9; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F9, H9, R10, A10, PdF11 (calor/fogo); Fogo 12, outros 10; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. F10, H10, R11, A11, PdF12 (calor/fogo); Fogo 13, outros 11; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. (drago metlico), uma vez que ambos costumam abitar montanhas e picos. Os drages de prata, no entanto, preferem lugares com temperatura menos elevada. Drages vermelhos apreciam muito a carne vermelha, dando preferncia humana e lfica. Quando vivem prximos a civilizaes, comum que exijam sacrifcios de jovens virgens em troca de proteo. Devido sua arrogncia e auto-confiana, os drages vermelhos dificilmente analisam seus inimigos, atacando-os de forma irracional. De qualquer forma, poucos so aqueles que conseguem se opor a eles. Contra inimigos menos poderosos eles preferem usar as garras e mordida ao invs da arma-de-Sopro, para evitar danificar qualquer item que estejam carregando.

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Drages vermelhos so os mais gananciosos e poderosos drages elementais de Arton. Esto sempre em busca de mais tesouros, jamais se satisfazendo com aquilo que j possuem. Sua superioridade tambm faz deles os mais arrogantes entre todos os drages. Drages vermelhos filhotes tem o couro de uma colorao mais lustrosa, o que facilita sua deteco por parte de predadores. Devido a isso, mais comum que estes permaneam escondidos nos covis de seus pais at atingirem a idade de jovem adulto, quando as escamas ficam mais escuras ou rubras, e torna-se mais rugosa. Enquanto envelhecem, suas escamas vo se tornando mais grossas. Eles so os drages elementais com maior proteo natural. Apesar de quase todo seu couro ser de colorao avermelhada, as pontas das asas e das crinas costumam ser mais escuras, podendo chegar ao negro. Os drages mais velhos costumam ter olhos vazios, de colorao amarela ou alaranjada. Drages vermelhos habitam cavernas subterrneas em desertos e pontos vulcnicos, ou mesmo no topo de cavernas vulcnicas. Seu corpo emana um grande calor e cheiro de enxofre. Geralmente os drages vermelhos no estaro prximos a seus tesouros, mas em algum ponto onde podem vigi-lo com perfeio. Drages vermelhos eventualmente entram em combate contra os drages prateados

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages vermelhos Fogo, e eles sempre tero Focus superior neste Caminho. Eles tambm so invulnerveis a todos os ataques do tipo fogo, naturais ou mgicos. A arma-de-Sopro dos drages vermelhos sua rajada de chamas, a mais mortal entre os drages elementais. Alm do dano normal, a rajada capaz de incendiar objetos inflamveis. Os drages jovens so capazes de detectar, instintivamente, a localizao de objetos

determinados (geralmente armas e tesouros), num raio de 120 metros. Esta habilidade pode ser utilizada um nmero de vezes igual categoria de idade do drago, por dia. Drages ancies so capazes de utilizar a magia O Canto da Sereia como uma habilidade natural (sem gastar Pontos de Magia), trs vez por dia. Eles utilizam esta magia para manipular seus alvos e leva-los a armadilhas. Os grandes ancies so capazes de ampliar sua habilidade de localizao: eles podem

detectar qualquer criatura ou objeto, esteja onde estiver, mesmo em outros Planos de existncia. Nada pode impedir sua localizao, a no ser a interveno divina. Para ser capaz de localizar uma criatura, o drago deve t-la visto ao menos uma vez em sua vida, ou ter em mos algum objeto que lhe pertena (objetos pessoais).

Drages de Tamu-ra
As informaes sobre os costumes e os hbitos dos drages de Tamu-ra so muito restritas. Aqueles que sobreviveram ao ataque da Tormenta passaram a dividir terreno com os drages elementais e metlicos. Alguns, no entanto, ainda podem ser encontrados em NiTamura, o bairro oriental em Valkaria. diferente, lembrando um grande felino ao invs de um rptil gigante. Drages de Tamu-ra no apresentam asas, mas ainda assim so capazes de voar naturalmente. No entanto, os drages de Tamu-ra apresentam quase todas as caractersticas que os drages elementais. Tambm apresentam uma arma-de-Sopro (apenas uma), tm todos os sentidos aguados dos demais drages, e so capazes de voar, mesmo sem apresentar asas. Diferentemente dos elementais e metlicos, no entanto, eles no causam pavor simples viso. Pelo contrrio: drages orientais so criaturas honradas e que podem, inclusive, inspirar coragem naqueles que o cercam.

Origem
Drages tamuranianos no foram criados por Megalokk, como os elementais e os metlicos. Eles foram criados por Lin-Wu, o Deus-Drago do Oriente, aclamado pelo povo de Ni-Tamura e pela antiga Tamu-ra. Pesquisadores que rejeitam a teoria criacionaista (ou seja, no aceitam a indeterferncia dos Deuses), explicam o surgimento destes drages exatamente da mesma forma que os demais. Os drages de Tamu-ra, no entanto, teriam sofrido um novo desvio no processo evolutivo, fazendo com que seus corpos adquirissem uma anatomia completamente diferente dos demais drages. Enquanto os elementais e metlicos cresciam semelhana dos rpteis gigantes como os dinossauros, os drages orientais adquiriram uma anatomia mais similar de serpentes voadoras. Muitos teorizam que os drages orientais tenham algum parentesco evolutivo com os couatls, as serpentes aladas e emplumadas que, segundo os clrigos, teriam servido como guardas durante a batalha entre Azgher e Tenebra. A teoria mais difundida, no entanto, a de que tais drages teriam sido criados por Lin-Wu, sua imagem e semelhana: drages orientais so muito semelhantes s representaes do Deus-Drago pelo povo de Ni-Tamura.

Povo de Honra
Os tamuranianos so conhecidos por seus grandes cdigos de honra. So um povo cuja palavra jamais questionada (ao menos a nata da sociedade). E os drages de sua antiga ilha no so diferentes. Quando criou os drages orientais, Lin-Wu os fez sua imagem e semelhana. Portanto, todos os drages orientais vivem sob grandes cdigos de honra. Ento, enquanto os drages de Arton sempre possue um Cdigo de Honra, os drages de Tamu-ra sempre tero dois Cdigos de Honra, e um deles sempre ser o Cdigo da Honestidade ou dos Heris. A maioria das vezes estes drages apresentam ambos os Cdigos. Os drages orientais no so orgulhosos, mas tambm exigem que sejam respeitados por todas as criaturas. Apesar disso, comum que estes drages vivam ao lado dos seres humanos em grande harmonia. Na antiga Tamu-ra, os drages eram vistos com grande respeito, e desempenhavam vrios cargos de importncia. O Imperador Tekametsu, responsvel pela fuga dos tamuranianos da Tormenta, era um drago do vcuo dos mais poderosos.

Anatomia
Anatomicamente os drages de Tamu-ra so completamente diferentes dos drages elementais e metlicos. Ao invs de grandes corpos reptilianos sustentados por grandes garras, eles apresentem um corpo serpenteante, segmentado por placas de couro cuja cor varia de uma espcie para outra. So extremamente longos, e alguns observadores podem ficar perdidos com seu tamanho. Drages orientais tambm apresentam quatro patas dotadas de garras, mas elas so mais frgeis e curtas que a dos drages elementais. Sua cabea tambm muito

Covis
Os drages de Tamu-ra so criaturas que perderam sua nao, assim como o prprio povo de Jade. Hoje em dia a maioria dos drages de Tamu-ra vive em sua forma humanide entre os humanos e semi-humanos de seu povo oriental. So poucos aqueles que procuram por novos covis.

Por esta razo, nenhum drago de Tamu-ra tem seu covil como Arena, pois todos os covis destes drages foram destrudos pela Tormenta. Mesmo aqueles que encontram novos covis no podem te-lo como Arena.

Ataques e Danos
Em geral o combate com drages de Tamura segue as mesmas regras que os drages elementais. Eles podem usar seu Tiro Mltiplo para atacar com a arma-de-Sopro, tm Sentidos Especiais, Levitao e Telepatia no caso dos mais velhos. Pequenos detalhes, no entanto, os diferenciam em regras. Em combate, os drages de Tamu-ra podem atacar com as duas garras,

que causam dano por Fora-1d, e com sua mordida, que causa dano por Fora+1d. Uma vez que no tem asas eles no podem usa-las em combate. Os drages adultos ou mais velhos podem usar a cauda em combate, causando dano igual a Fora-2d. No resto, eles so iguais aos drages elementais.

Cosmologia Oriental
De acordo com a cultura oriental do antigo povo de Tamu-ra todo o universo formado por cinco elementos bsicos: fogo, gua, terra, ar e vcuo. Tais costumes dominam toda sua cultura, incluindo a magia: neste caso, o vcuo surge da unio entre Luz e Trevas.

Drages da gua
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: Drago Adulto Maduro: Drago Antigo: F3, H4, R4, A4, PdF5 (gua); gua 6, outros 4; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F4, H5, R5, A5, PdF6 (gua); gua 7, outros 5; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F5, H6, R6, A6, PdF7 (gua); gua 8, outros 6; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F6, H7, R7, A7, PdF8 (gua); gua 9, outros 7; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F7, H8, R8, A8, PdF9 (gua); gua 10, outros 8; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F8, H9, R9, A9, PdF10 (gua); gua 11, outros 9; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F9, H10, R10, A10, PdF11 (gua); gua 12, outros 10; Invulnerabilidade (cido, veneno e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Resistncia Magia.

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Drages aquticos tem escamas prateadas entre os filhotes e tornam-se brilhantes e reluzentes enquanto ficam mais velhos. Praticamente todos apresentam barbatanas, normalmente de cor esverdeada como algas, ao longo do corpo e do rosto. Antes do ataque da Tormenta a Tamu-ra, estes drages habitavam as praias e lagos prximos ilha. Segundo as informaes concedidas pelo povo do Imprio de Jade, drages aquticos tinham por hbito construir seus covis em encostas de penhascos bem prximos ao mar. L tinham a companhia de outros seres marinhos, os quais eram vistos como seus iguais. Apesar de no se importarem com a presena humana, os drages aquticos normalmente eram encontrados em seus covis, na companhia de peixes e crustceos, e algumas raas humanides marinhas que habitavam as redondezas da ilha que hoje serve de ninho aos demnios da Tormenta. Entre os humanos, os drages da gua apreciavam especialmente a companhia de pescadores e marinheiros. Quando vizitavam o Imprio de Jade, raramente se distanciavam dos portos.

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages aquticos, claro, gua. Seu Focus neste Caminho sempre ser superior aos demais. Eles so invulnerveis a cido e veneno, e todas as magias do Caminho gua. A arma-de-Sopro dos drages aquticos um jato de gua (no fervente). Drages da gua so capazes de controlar qualquer tipo de peixe, crustceo ou criatura marinha em um raio de 100m. As criaturas tm direito a um teste de Resistncia com penalidade de -1 para cada trs categorias de idade (-1 para adultos, -2 para ancies), e seres inteligentes (como elfos-do-mar e sereias) so imunes ao efeito. Os adultos da espcie so capazes de controlar ondas. Na antiga Tamu-ra eles eram conhecidos por sua habilidade em acalmar o mar. Em todos os portos havia um pequeno templo ou capela onde os pescadores pediam pela bno dos drages aquticos antes de comearem seu trabalho.

Drages do Ar
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: F3, H3, R3, A4, PdF5 (relmpago); Ar 5, outros 3; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F4, H4, R4, A5, PdF6 (relmpago); Ar 6, outros 4; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F5, H5, R5, A6, PdF7 (relmpago); Ar 7, outros 5; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H6, R6, A7, PdF8 (relmpago); Ar 8, outros 6; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F7, H7, R7, A8, PdF9 (relmpago); Ar 9, outros 7; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F8, H8, R8, A9, PdF10 (relmpago); Ar 10, outros 8; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Resistncia Magia. F9, H9, R9, A10, PdF11 (relmpago); Ar 11, outros 9; Invulnerabilidade (Ar e eletricidade), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Resistncia Magia.

Drago Adulto Maduro: Drago Antigo: Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Drages do ar tem escamas de colorao azulada ou prateada. Entre os filhotes esta cor bastante forte, mas conforme eles vo ficando mais velhos, as escamas tornam-se mais claras e adquirem um brilho metlico. Alguns pesquisadores desatentos j os classificaram como drages metlicos, erroneamente. Outra caracterstica comum espcie seus olhos grandes e semelhantes a jias, que brilham com uma cor avermelhada. Em Tamu-ra os drages areos habitavam as maiores montanhas do Imprio. Era comum que construssem grandes palcios, no topo de grandes montanhas, para servir-lhes de covil. Os tamuranianos consideravam estas construes como lugares sagrados, assim como ocorria com todos os covis de drages no reino. Atualmente estes drages costumam ser vistos nas Montanhas Sanguinrias, nos picos mais altos, onde disputam terreno com os drages azuis.

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages areos Ar. Seu Focus neste Caminho sempre ser superior aos demais. Eles so invulnerveis a eletricidade, natural ou mgico e a todas as magias que utilizem o Caminho do Ar. Drages do ar no tem arma-de-Sopro, mas so capazes de conjurar relmpagos, causando o dano igual a PdF em dados. O efeito o mesmo da magia Trovo, mas o dano o indicado. Drages areos so capazes de voar com o dobro de sua velocidade em terra. Eles tambm so capazes de se comunicar com qualquer criatura voadora. Drages areos jovens so capazes de utilizar a magia Enxame de Troves como uma habilidade natural (sem gastar Pontos de Vida), como se tivessem Ar 3 e Luz 1. Esta habilidade pode ser usada at trs vezes por dia.

Drages do Fogo
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: Drago Adulto Maduro: Drago Antigo: Drago Ancio: F4, H4, R5, A5, PdF6 (calor/fogo); Fogo 7, outros 5; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F5, H5, R6, A6, PdF7 (calor/fogo); Fogo 8, outros 6; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F6, H6, R7, A7, PdF8 (calor/fogo); Fogo 9, outros 7; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F7, H7, R8, A8, PdF9 (calor/fogo); Fogo 10, outros 8; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F8, H8, R9, A9, PdF10 (calor/fogo); Fogo 11, outros 9; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F9, H9, R10, A10, PdF11 (calor/fogo); Fogo 12, outros 10; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Resistncia Magia. F10, H10, R11, A11, PdF12 (calor/fogo); Fogo 13, outros 11; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Resistncia Magia.

Drago Grande Ancio:

Considerado o mais belo entre os drages orientais, o drago do fogo tem escamas rubras ao nascer, as quais ficam mais brilhantes e coloridas com o crescimento. Na fase adulta eles apresentam um couro avermelhado, alaranjado e amarelado, com uma mistura belssima e um brilho incrvel. Assim como ocorre com os drages areos, esta espcie j foi confundida como um drago metlico, devido ao brilho magnfico de seu couro. Em Tamu-ra os drages do fogo costumavam habitar as poucas crateras vulcnicas existentes nas ilhas. Dizem que eles acalmavam os vulces, impedindo que acordassem e entrassem em erupo. Considerando sua habilidade em manipular chamas, isso bem provvel. Os drages do fogo eram, talvez, os menos numerosos drages de Tamu-ra. Hoje, eles esto quase extintos, e disputam terreno principalmente com os drages vermelhos. Entre todas as espcies de drages, os do fogo parecem aqueles que mais formam laos familiares, e as famlias costumam permanecer unidas por longo perodo. Devido sua quase extino, no entanto, jamais foram encontrados dois drages ancies juntos.

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages do fogo Fogo, e eles sempre tero Focus superior neste Caminho da Magia. Eles tambm so completamente invulnerveis a calor e fogo, naturais ou mgicos. Drages do fogo tem como arma-de-Sopro, uma baforada de chamas, semelhante dos drages vermelhos. Seu bafo tem forma de leque, com 5m na base e 10m no final, com 20m de comprimento. Todos os drages do fogo so capazes de utilizar a magia Afetar Fogueira como se tivessem Focus em Fogo igual sua categoria de idade (sendo o mximo 4). Trata-se de uma habilidade natural, portanto eles no gastam Pontos de Vida para realizar estes efeitos. Drages adultos so capazes tambm de utilizar a magia Mos de Fogo (Garras, na verdade), como uma habilidade natural e como se tivessem Fogo 2. Os drages do fogo grandes ancies so capazes de manipular chamas realmente incrveis, expandindo a habilidade de Afetar Fogueira. Na verdade eles so capazes de afetar qualquer fogueira, independente de sua intensidade.

Drages da Terra
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: Drago Adulto Maduro: Drago Antigo: Drago Ancio: Drago Grande Ancio: F2, H3, R3, A3, PdF4 (cido); Terra 4, outros 2; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F3, H4, R4, A4, PdF5 (cido); Terra 5, outros 3; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F4, H5, R5, A5, PdF6 (cido); Terra 6, outros 4; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F5, H6, R6, A6, PdF7 (cido); Terra 7, outros 5; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F6, H7, R7, A7, PdF8 (cido); Terra 8, outros 6; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F7, H8, R8, A8, PdF9 (cido); Terra 9, outros 7; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F8, H9, R9, A9, PdF10 (cido); Terra 10, outros 6; Invulnerabilidade (cido, veneno e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Resistncia Magia.

Drages da terra tm escamas esverdeadas claras no nascimento e que se tornam mais brilhantes com o passar do tempo. Em Tamu-ra eles habitavam as florestas e matas da ilha, construindo grandes palcios (covis) em meio s arvores. Tem grande afinidade com criaturas silvestres. Membros do povo-fada costumam ter boas relaes com eles. Hoje, segundo alguns boatos, muitos destes drages adotaram Pondsmnia, o reino das fadas, como lar. Os olhos dos drages da terra so vazios e amarelados, com um belo e leve brilho claro. Apreciam a companhia dos povos silvestres, e era comum v-los acompanhados principalmente de elfos, na antiga Tamu-ra. Em Tamu-ra os drages da terra costumavam ser vistos em sua forma humana em pequenas aldeias e vilas prximas das florestas que habitavam. Apesar de seu isolamento, apreciam a companhia de humanos e semi-humanos.

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages da terra Terra, e eles sempre tero Focus superior neste em comparao aos demais Caminhos da Magia. Eles tambm so completamente invulnerveis a cido e veneno, naturais ou mgicos, e todas as magias do Caminho Terra. Drages da terra podem usar, como armade-Sopro, um jato de cido. Drages da terra so capazes de se comunicar com qualquer animal silvestre, como a habilidade dos druidas de Allihanna. A compreeno nem sempre clara, dependendo da inteligncia do prprio animal. Drages da terra adultos podem utilizar a magia Conjurar Animais, como se tivesse Focus em Terra e gua igual sua categoria de idade mais um. Trata-se de uma habilidade natural, portanto ele no perde Pontos de Vida ao usala. Esta habilidade pode ser usada at trs vezes ao dia.

Drages do Vcuo
Drago Filhote: F5, H5, R6, A6, PdF7 (Luz ou Trevas); Luz 8, Trevas 8, outros 6; Invulnerabilidade (frio, gelo, cido, veneno, Luz e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F6, H6, R7, A7, PdF8 (Luz ou Trevas); Luz 9, Trevas 9, outros 7; Invulnerabilidade (frio, gelo, cido, veneno, Luz e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F7, H7, R8, A8, PdF9 (Luz ou Trevas); Luz 10, Trevas 10, outros 8; Invulnerabilidade (frio, gelo, cido, veneno, Luz e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia. F8, H8, R9, A9, PdF10 (Luz ou Trevas); Luz 11, Trevas 11, outros 9; Invulnerabilidade (frio, gelo, cido, veneno, Luz e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia F9, H9, R10, A10, PdF11 (Luz ou Trevas); Luz 12, Trevas 12, outros 10; Invulnerabilidade (frio, gelo, cido, veneno, Luz e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Resistncia Magia. F10, H10, R11, A11, PdF12 (Luz ou Trevas); Luz 13, Trevas 13, outros 11; Invulnerabilidade (frio, gelo, cido, veneno, Luz e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Resistncia Magia. F11, H11, R12, A12, PdF13 (Luz ou Trevas); Luz 14, Trevas 14, outros 12; Invulnerabilidade (frio, gelo, cido, veneno, Luz e Trevas), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Resistncia Magia. artonianos. Eles so aqueles que tem maiores habilidades mgicas, e mesmo os filhotes so capazes de utilizar Magia. Drago Jovem: Drago Adulto:

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

De acordo com a cosmologia dos tamuranianos, o vcuo formado pela Luz e pelas Trevas, um ponto de encontro entre estas duas foras. Portanto, os drages do vcuo so os mais fortes entre os drages orientais. Drages do vcuo tem uma couraa negra, semelhante dos drages negros, quando filhotes. Como ocorre com os demais drages orientais, com o passar dos anos ele vai adquirindo um brilho metlico cada vez mais intenso. Seus olhos costumam ser de colorao avermelhada e sempre brilhantes. Alguns drages do vcuo apresentam certas escamas brancas ou prateadas. Estas escamas geralmente formam estranhos desenhos e runas que se estendem por grande parte de seu corpo serpenteante. Na antiga Tamu-ra os drages do vcuo costumavam ser encontrados prximos de vilas e cidades humanas. O Imperador Tekametsu, que conseguiu transportar parte do povo oriental para a atual Ni-tamura, era um drago do vcuo. Seu atual paradeiro um mistrio. Tais drages no tem um habitat especfico e preferido, mas geralmente constroem covis em montanhas prximas de vilas humanas. Os drages do vcuo so considerados os mais poderosos de todos os drages

Habilidades
Os drages do vcuo tm dois Caminhos Favoritos: Luz e Trevas. Eles sempre tero Focus superior nestes dois Caminhos em comparao aos demais. Geralmente seu Focus em Luz e Trevas so iguais, mas nem sempre. Eles tambm so completamente invulnerveis ao frio, gelo, cido e veneno, naturais ou mgicos, e todas as magias dos Caminhos Trevas e Luz. Drages do vcuo tem duas armas-deSopro: podem usar um jato de chamas negras que causa dano por PdF, ou uma rajada de luz brilhante (semelhante laser) que causa o mesmo dano (mas com Dano Personalizado diferente). Drages do vcuo jovens so capazes de utilizar a magia Escurido como uma habilidade natural, uma vez por dia para cada categoria de idade, sem consumir Pontos de Vida. A magia funciona como se eles tivessem Trevas 3. Todos os jovens tambm so capazes de utilizar Iluso como habilidade natural (sem

consumir Pontos de Vida), uma vez por dia para cada categoria de idade (como se tivesse Luz igual sua categoria de idade). Apesar disso,

eles normalmente tem magias ilusrias muito melhores que isso.

Drages Metlicos
Este tipo de drago ainda pouco conhecido em Arton. So poucos os membros deste tipo que so abertamente conhecidos. Zarne, um drago de cobre que vive nas Montanhas Sanguinrias e ataca Durtras um exemplo. Os drages metlicos compartilham de algumas caractersticas em comum. Sua anatomia praticamente igual dos drages elementais. A nica diferena anatmica que todos os drages elementais possuem asas. J entre os drages metlicos, esta caracterstica no obrigatria. Os drages de ouro, por exemplo, nem sempre apresentam asas. Eles tambm no costumam apresentar chifres e espinhos sseos em seu corpo. Estes normalmente apresentam-se apenas na cabea e nas asas. A caracterstica mais marcante entre os drages metlicos sua arma-de-Sopro. Ou melhor, suas armas-de-Sopro. Ao contrrio dos drages elementais e dos drages de Tamu-ra, os drages metlicos sempre apresentam no mnimo dois tipos diferentes de arma-de-Sopro. Cdigo dos Heris. Mas eles podem adotar qualquer outro cdigo de honra.

Origem dos Metlicos


No incio haviam somente seis espcies de drages habitando Arton. Eram os seis drages elementais, que representavam os seis elementos da Magia. Lin-Wu deu origem aos drages orientais. E os metlicos, de onde vieram? A resposta para esta pergunta foi alcanada recentemente, graas s pesquisas realizadas. Aps vrias anlises, percebeu-se que todos os drages metlicos compartilham de algumas caractersticas, que tambm so compartilhadas pelos drages verdes. Outro fato: os drages elementais, quando acasalam entre si, podem gerar decendentes. Mas quando se acasalam com drages orientais ou drages metlicos, nenhum decendente produzido. Ou seja, os drages apenas podem procriar se pertencerem mesma espcie: elementais com elementais, orientais com orientais e metlicos com metlicos. No entanto, os drages verdes so os nicos que fogem regra: podem acasalar com drages metlicos e gerar decendentes. Baseado nisso, chegou-se concluso que todos os drages metlicos so sub-espcies de drages verdes. Todos os drages metlicos tem proteo extra contra as magias do Caminho Terra: todos tero Resistncia Magia contra as magias deste Caminho.

Drages do Bem?
Um outro ponto crtico diferencia os drages elementais dos drages metlicos. Apesar de serem tambm, em sua maioria, extremamente gananciosos e orgulhosos, os drages metlicos costumam oferecer maior respeito e at simpatia com relao a humanos e semihumanos. Ao contrrio de seus primos elementais, drages metlicos podem viver em certa sociedade com as raas menores. No se importam em oferecer seu auxlio a estes em caso de necessidade. Claro, ainda assim podem exigir algum tipo de recompensa em troca. Mas estas recompensas nunca sero sacrifcios e alimento, como costumam fazer os elementais.

Ataques e Danos
Os ataques e danos realizados pelos drages metlicos so exatamente iguais aos usados e provocados pelos drages elementais: suas garras causam dano por Fora e sua mordida causa dano por Fora+2d. Os adultos ou mais velhos podem usar a cauda causando dano por Fora-1d, e os ancies e grandes ancies podem usar suas asas causando dano por Fora-2d.

Cdigos Metlicos
Drages metlicos tambm apresentam pelo menos um Cdigo de Honra. Os mais comuns entre eles so os Cdigos de Honestidade, e o

Drages de Bronze
Drago Filhote: Drago Jovem: F2, H3, R3, A4, PdF4 (eletricidade); gua 7, outros 5; Invulnerabilidade (eletricidade e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F3, H4, R4, A5, PdF5 (eletricidade); gua 8, outros 6; Invulnerabilidade (eletricidade e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F4, H5, R5, A6, PdF6 (eletricidade); gua 9, outros 7; Invulnerabilidade (eletricidade e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F5, H6, R6, A7, PdF7 (eletricidade); gua 10, outros 8; Invulnerabilidade (eletricidade e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H7, R7, A8, PdF8 (eletricidade); gua 11, outros 9; Invulnerabilidade (eletricidade e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H8, R8, A9, PdF9 (eletricidade); gua 12, outros 10; Invulnerabilidade (eletricidade e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H9, R9, A10, PdF10 (eletricidade); gua 13, outros 11; Invulnerabilidade (eletricidade e gua), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. Drages de bronze vivem prximos a grandes lagos e rios. Seus covis normalmente localizam-se prximos a uma grande fonte de gua. Tem por diverso caar tesouros submersos, o que muitas vezes os leva a conflitos com os drages marinhos. Diferente destes, no entanto, eles sempre constroem seus covis em terra seca, nunca submersos. Drages de bronze apreciam principalmente carne de selakos e plantas aquticas, como algas. H rumores de que eles tambm apreciam prolas! Drages de bronze no gostam de matar criaturas inteligentes, e sempre procuram evitar um combate, a menos que este seja inevitvel. Criaturas dispostas a roubar seus tesouros jamais sero ignoradas. Drago Adulto:

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Drages de bronze geralmente so curiosos e divertidos. Grandes mestres nas Magias de Transformao e Transformao Momentnea, eles tem por costume adquirir formas diferentes para andarem entre humanos e semi-humanos sem que sejam notados. Tambm utilizam estas habilidades para confundir grupos de aventureiros prximos a seus covis, ou apenas para divertir-se com eles. Os drages de bronze parecem fascinados por batalhas. Mesmo sendo ganaciosos, eles costumam ser justos, e apenas lutam por causas nobres. Mas no esquea que para eles, proteger seu covil uma causa nobre. Os filhotes da espcie apresentam escamas amareladas com leves traos esverdeados, que muitas vezes os confundem com filhotes de drages de ouro. Conforme avanam a idade eles vo adquirindo uma tonalidade mais escura at atingir o bronze, na idade adulta. Os drages mais antigos tm as pontas das asas ainda mais escuras, geralmente de colorao azulada. Seus olhos normalmente so verdes, e entre os mais antigos eles apresentam-se de modo fosforescente. Estes drages so capazes de nadar com a mesma velocidade que tem em terra. Suas patas dianteiras so dotadas de nadadeiras nos antebraos, e apresentam membranas entre os dedos, assim como muitas raas marinhas.

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages de bronze gua. Eles sempre tero Focus superior neste Caminho. Eles so imunes eletricidade, natural ou mgica. Drages de bronze apresentam duas armasde-Sopro. A primeira uma rajada de eletricidade, semelhante dos drages azuis que causa dano por PdF; a outra um gs de repulso: todas as criaturas afetadas pelo sopro de repulso devem fazer um teste de Resistncia -1 ou sero obrigados a se afastar

do drago (como a magia pnico, mas criaturas imunes a medo mgico no so imunes). Eles geralmente utilizam o sopro de repulso para evitar os combates. Drages de bronze podem respirar na gua livremente, assim como os drages marinhos. Dentro dgua eles podem utilizar qualquer de seus ataques. Todos os drages de bronze podem usar uma habilidade igual dos druidas de Allihanna, sendo capaz de se comunicar com animais silvestres. A compreenso nem sempre completa, dependendo da inteligncia do prprio animal. Drages de bronze so conhecidos por sua habilidade de Transformao. Os jovens da espcie so capazes de utiliza uma magia de Transformao Momentnica ( escolha do Mestre) como uma habilidade natural, sem consumir Pontos de Vida. A magia funciona como se o drago tivesse Focus em gua, Luz e Terra igual sua categoria de idade. Para cada categoria de idade subseqente jovem, o drago aprende uma nova magia de Transformao Momentnica como habilidade natural. Cada transformao pode ser usada no mximo trs vezes por dia.

Drages de bronze grandes ancies so capazes de controlar o clima da mesma forma que os drages brancos.

Mestres da Transformao
Os drages de bronze so conhecidos por seu grande talento com a mudana de forma. Entre todos os drages, eles so aqueles que tem maior conhecido das magias de Transformao e Transformao Momentnea. Tanto isso verdade que eles podem utilizar algumas destas como habilidades naturais (mencionados a cima). Devido a isso, comum que os drages de bronze sejam procurados por magos e aventureiros em busca de soluo para alguma Transformao. Dizem os sbios que eles dominam no apenas a transformao, mas tambm conhecem as palavras ou mtodos necessrios para o cancelamento de todas elas (o que no costuma ser comum entre os magos transformadores).

Drages de Cobre
Drago Filhote: Drago Jovem: F2, H3, R3, A3, PdF4 (cido); Terra 7, outros 5; Invulnerabilidade (veneno, cido e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F3, H4, R4, A4, PdF5 (cido); Terra 8, outros 6; Invulnerabilidade (veneno, cido e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F4, H5, R5, A5, PdF6 (cido); Terra 9, outros 7; Invulnerabilidade (veneno, cido e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F5, H6, R6, A6, PdF7 (cido); Terra 10, outros 8; Invulnerabilidade (veneno, cido e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H7, R7, A7, PdF8 (cido); Terra 11, outros 9; Invulnerabilidade (veneno, cido e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H8, R8, A8, PdF9 (cido); Terra 12, outros 10; Invulnerabilidade (veneno, cido e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H9, R9, A9, PdF10 (cido); Terra 13, outros 11; Invulnerabilidade (veneno, cido e Terra), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. Drages de cobre gostam de habitar lugares rochosos, como as Montanhas Sanguinrias e o lado sul das Montanhas de Lannestull. Ocasionalmente eles entram em conflito com os drages azuis e vermelhos, mas isso no comum. Graas sua capacidade de modelar rocha e terra, seu covil parece no ter entrada alguma eles criam as entradas quando h necessidade. Antes de alcanar o covil, no entanto, os invasores devem enfrentar um grande labirinto criado pelo prprio drago. Drages de cobre divertem-se criando grandes extenses labirnticas. Estes drages adoram caar, e o cdigo de caa (jamais caar fmeas grvidas e filhotes) o mais comum entre eles. Existem boatos de que esta espcie de drago capaz de se alimentar de qualquer coisa, incuindo minrios metlicos. Na verdade eles do preferncia a criaturas venenosas segundo eles, o veneno aprimora sua inteligncia. Drages de cobre so debochados e adoram fazer brincadeiras e piadas com seus inimigos. Costumam evitar o combate quando seus alvos demonstram inteligncia e apreciao por piadas e enigmas. Drago Adulto:

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Piadistas e enigmticos, os drages de cobre tem por diverso inventar desafios e charadas. Alguns pesquisadores dizem que estes drages teriam sido concebidos por Nimb, a partir dos drages verdes. Apesar de no serem exatamente malignos, os drages de cobre so temidos por suas brincadeiras de mau gosto. Na vila de Durtras, por exemplo, o drago Zarnee tem por hbito raptar inocentes para coloca-los em seus labirintos. Como estas pessoas nunca voltavam a ser vistas, todos acreditavam que Zarnee se alimentava deles. Mas na verdade, o drago apenas apagava suas memrias e deixava-os livres. Extrememente fortes, os drages de cobre so excelentes em escaladas. Na verdade isso se deve a uma habilidade natural de se prenderem em qualquer superfcie. Alguns mencionam esta capacidade como uma Magia natural, enquanto outros afirmam que as patas destes drages so dotadas de substncias de aderncia, como as aranhas e outros artrpodes. Os drages de cobre filhotes tem escamas marrom e levemente metlicas. Quanto mais se aproximam da idade adulta, mais eles adquirem uma colorao clara e brilhosa como cobre. Os mais antigos tm uma colorao pouco esverdeada. Suas asas muitas vezes so grandes, terminando apenas em suas caudas.

Habilidades

O Caminho Favorito dos drages de cobre Terra. Estes drages so imunes a venenos e a cido, naturais ou mgicos. Drages de cobre tm duas armas-de-Sopro. A primeira uma rajada de cido que causa dano por PdF. A segunda arma-de-Sopro um gs que reduz o deslocamento dos alvos. Em regras, afeta a Habilidade, que reduzido em -2 pontos. Drages de cobre so capazes de caminhar sobre qualquer superfcie rochosa, ngreme ou lisa, como muitos insetos. Com esta habilidade eles so capazes, inclusive, de permanecer de ponta cabea. Esta habilidade funciona de modo similar dos drages brancos, mas

funciona em qualquer superfcie rochosa ao invs de glacial. Duas vezes ao dia, drages de cobre adultos so capazes de moldar rochas sua prpria vontade. Isso lhes permite criar armas de pedra, abrir passagens em paredes (no em superfcies slidas), ou fechar estas aberturas. Drages antigos podem tambm transformar uma pequena quantidade de rocha no-mgica em lama. Geralmente eles utilizam esta habilidade debaixo ou sobre suas vtimas, para dificultar sua movimentao (causando o mesmo efeito da magia Terreno Escorregadio de Neo).

Drages de Lato
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: F2, H2, R2, A3, PdF3 (calor/fogo); Fogo 7, outros 5; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F3, H3, R3, A4, PdF4 (calor/fogo); Fogo 8, outros 6; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F4, H4, R4, A5, PdF5 (calor/fogo); Fogo 9, outros 7; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F5, H5, R5, A6, PdF6 (calor/fogo); Fogo 10, outros 8; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H6, R6, A7, PdF7 (calor/fogo); Fogo 11, outros 9; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H7, R7, A8, PdF8 (calor/fogo); Fogo 12, outros 10; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H8, R8, A9, PdF9 (calor/fogo); Fogo 13, outros 11; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia.

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Drages de lato so muito faladores, mestres da lbia. Adoram conversar com outras criaturas, mas sempre exigem o tratamento caracterstico como todos os de sua raa. Quando encontram-se com aventureiros, estes drages preferem conversar a combater, a menos que seja atacado imediatamente. Os filhotes desta espcie geralmente apresentam escamas de colorao marrom, adquirindo tom metlico com o tempo, at atingir um tom incandecente e brilhoso. Geralmente apresentam placas na rea da cabea, de colorao metlica. Com o passar dos anos, esta placa sseoa pode se transformar em uma coroa de espinhos. Drages de lato gostam de lugares quentes e secos, por isso so mais facilmente encontrados no Deserto da Perdio e no Deserto Sem Retorno. Podem comer praticamente qualquer coisa (at algumas inorgnicas). Caso seja atacado, o drago de lato deve utilizar magias de paralisia ou sua arma-deSopro capaz de causar sono nas vtimas. Eles jamais permitiro que uma criatura fuja sem antes realizar um longo interrogatrio. Como mestres da lbia, estes drages sabem obter informaes de qualquer criatura.

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages de lato Fogo, e sempre tero Focus superior neste Caminho. Eles so imunes a fogo, natural ou mgico. Drages de lato apresentam duas armasde-Sopro. A primeira um jato de fogo, igual dos drages vermelhos; a outra um gs de sono: todas as criaturas afetadas pelo sopro devem fazer um teste de Resistncia ou sero afetadas pela magia Sono. Drages de lato so capazes de falar com animais da mesma forma que os druidas de Allihanna. A compreeno, claro, vai depender da inteligncia do prprio animal. Drages de lato adultos tambm so capazes de conjurar a magia O Canto da Sereia como se tivessem Ar 1 e Telepatia, sem consumir Pontos de Vida. Funciona apenas uma vez por dia. Drages de lato grandes ancies so capazes de invocar um djinn, um gnio do ar (descrito na pgina 52 do Guia de Monstros). A invocao apenas pode ser utilizada uma vez por semana.

Drages de Ouro
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: F4, H4, R5, A6, PdF6 (calor/fogo); Fogo 7, outros 5; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F5, H5, R6, A7, PdF7 (calor/fogo); Fogo 8, outros 6; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F6, H6, R7, A8, PdF8 (calor/fogo); Fogo 9, outros 7; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H7, R8, A9, PdF9 (calor/fogo); Fogo 10, outros 8; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H8, R9, A10, PdF10 (calor/fogo); Fogo 11, outros 9; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F9, H9, R10, A11, PdF11 (calor/fogo); Fogo 12, outros 10; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F10, H10, R11, A12, PdF12 (calor/fogo); Fogo 13, outros 11; Invulnerabilidade (Fogo), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. humana ou semi-humana so brbaros ou nmades. Apesar disso, eles sempre desenvolvem aliana com as criaturas que vivem nas proximidades de seus covis, sejam animais silvestres ou grandes feras. Apenas negocia ou faz aliana com criaturas neutras ou justas, jamais com seres naturalmente malignos. E mesmo assim, apresenta certa arrognica e exige ser tratado como a criatura grandiosa que . Drages dourados tem um estranho apetite por prolas, jias e gemas preciosas. No se sabe exatamente como funciona seu processo digestivo.

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Os drages de ouro so exatamente o oposto daquilo que costuma-se imaginar sobre os drages. So os mais graciosos, sbios e bondosos drages. Esto sempre dispostos a fazer justia quando necessrio. Muitos clrigos afirmam que na poca em que Megalokk criou os primeiros drages, um pequeno grupo de drages verdes deu as costas ao Deus dos Monstros e voltou-se para Khalmyr, o Deus da Justia. Estes drages deram origem aos drages de ouro. Drages dourados esto quase extintos. Existem pouqussimos drages metlicos em Arton, e os dourados so os menos numerosos. Devido ao seu isolamento caracterstico, o nascimento de um novo indivduo ainda mais raro. Os filhotes da espcie apresentam um couro dourado escuro e manchado. As manchas aumentam de acordo com a idade, at atingir um tom dourado na idade adulta. Alguns drages dourados apresentam grandes asas que se iniciam nos antebraos e se estendem at a cauda. Outros, no entanto, no tem forma reptiliana, mas serpenteante, como os drages de Tamu-ra. A razo disso ainda um mistrio. Aqueles que no apresentam asas, claro, tero este Atributo igual a zero em Ataque. Drages dourados no tem um habitat preferido. Eles podem viver em qualquer lugar, e apreciam a companhia de humanos e semihumanos. Geralmente sua nica companhia

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages de ouro Fogo, e eles sempre tero Focus superior neste Caminho. Drages dourados so imunes a fogo, natural ou mgico. Assim como os demais metlicos, os drages dourados tm duas armas-de-Sopro. A primeira trata-se de um cone de fogo que causa dano por PdF. A segunda um gs que enfraquece as vtimas, causando -1 de penalidade em Fora. O feito o mesmo do gs de enfraquecimento dos trogloditas. As vtimas tem direito a um teste de Resistncia -1 para negar o efeito. Drages dourados podem respirar na gua normalmente. Sugere-se que esta habilidade

uma herana dos drages verdes, pois drages dourados no costumam viver prximoa costa. Drages dourados adultos podem invocar, uma vez por dia, uma aura de coragem que afeta todas as criaturas bondosas num raio igual ao seu raio de medo. As criaturas no interior desta aura de coragem recebem +1 em testes contra medo (natural ou mgico) e recebe H+1 em combate. A aura de coragem dura apenas 2d6 rodadas, e afeta o prprio drago e os aliados prximos (apenas aqueles que tiverem os Cdigos dos Heris e/ou da Honestidade). Drages de ouro ancies podem utilizar, uma vez por dia, uma habilidade que lhes fornece um sentido extremamente aguado e sobrenatural. Isso lhes permite perceber qualquer coisa que est prestes a lhes acontecer com grande antecedncia. Ele poderia, por exemplo, descobrir sobre a chegada de um ladino oculto nas sombras de seu covil, ou a aproximao de alguma criatura invisvel.

Grande Artfice
Drages dourados so fascinados por gemas, e as preciosas so suas favoritas.

Alguns pesquisadores sugerem, inclusive, que estes drages teriam sido os inventores de todas as pedras mgicas conhecidas. Devido a este grande talento com artfices, os drages dourados podem detectar qualquer pedra ou jia mgica como uma habilidade natural, sem gastar Pontos de Vida. O efeito similar Deteco de Magia, sendo que ele ter Focus igual a sua categoria de idade mais um. Esta habilidade, no entanto, pode ser usada apenas com pedras, jias e gemas mgicas, no com outros itens. Pode ser usada no mximo 3 vezes ao dia. Os drages de ouro tambm so conhecidos por fabricarem uma pedra mstica conhecida como Pedra da Boa Sorte (muito valorizada no reino de Fortuna). O portador desta pedra recebe um bnus de +1 em todas as suas jogadas (incluindo testes e danos). Quando est em poder do prprio drago o efeito ainda maior: alm dele prprio, todas as criaturas num raio de 3m do drago recebero os bnus. A pedra, no entanto, favorese apenas criaturas que tenham os Cdigos de Honra dos Heris e/ou da Honestidade.

Drages de Prata
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: F3, H3, R3, A5, PdF5 (frio/gelo); Ar 7, outros 5; Invulnerabilidade (cido, frio e Ar), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F4, H4, R4, A6, PdF6 (frio/gelo); Ar 8, outros 6; Invulnerabilidade (cido, frio e Ar), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Arena (covil). F5, H5, R5, A7, PdF7 (frio/gelo); Ar 9, outros 7; Invulnerabilidade (cido, frio e Ar), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F6, H6, R6, A8, PdF8 (frio/gelo); Ar 10, outros 8; Invulnerabilidade (cido, frio e Ar), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F7, H7, R7, A9, PdF9 (frio/gelo); Ar 11, outros 9; Invulnerabilidade (cido, frio e Ar), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F8, H8, R8, A10, PdF10 (frio/gelo); Ar 12, outros 10; Invulnerabilidade (cido, frio e Ar), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil). F9, H9, R9, A11, PdF11 (frio/gelo); Ar 13, outros 11; Invulnerabilidade (cido, frio e Ar), Levitao, Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Telepatia, Arena (covil), Resistncia Magia. habilidades para confundir seus inimigos, ou aprisiona-los, antes de atacar.

Drago Adulto Maduro:

Drago Antigo:

Drago Ancio:

Drago Grande Ancio:

Segundo alguns pesquisadores, os drages de prata teriam surgido de modo similar aos drages de ouro, abandonando Megalokk e se voltando para Khalmyr. Eles tambm so criaturas justas e bondosas. A forma humana de um drago de prata geralmente de um mendigo ou outra criatura insignificante. Aparentemente eles apreciam muito mais sua forma humana do que sua forma draconiana. Alguns dizem que o sonho de um drago de prata seria virar um ser humano ou semi-humano. Se isso verdade no se sabe, pois nem eles confirmam ou negam. A verdade que, devido quase extino de sua espcie, comum que eles utilizem a forma humanide para viver pacificamente entre os povos humanos. Apreciam a alimentao e s costumes destas raas, e poderiam viver anos em sua companhia. As escamas dos filhotes desta espcie so azuladas e acinzentadas, e ganham tons de prata conforme alcanam a idade adulta. Drages de prata geralmente constroem seus covis no alto de montanhas, o que os coloca em disputa de terreno com os drages azuis e vermelhos. Dentro de seu covil sempre h uma rea reservada e altamente mgica, onde eles guardam seus tesouros e as fmeas depositam seus ovos. Drages prateados no so violentos, eles evitam o combate sempre que possvel. Quando possvel eles utilizam suas magias ou

Habilidades
O Caminho Favorito dos drages de prata Ar, e eles sempre tero Focus superior neste Caminho. Eles tambm so invulnerveis a ataques ou efeitos de cido e frio, naturais ou mgicos, alm de todas as magias do Caminho Elemental Ar. Drages de prata tem duas armas-de-Sopro: a primeira um bafo glido que causa dano por PdF, de modo semelhante aos drages brancos. A outra um gs que causa paralisia em seus alvos. O efeito o mesmo da magia Paralisia (mas no uma magia, portanto no pode ser cancelado). Drages de prata so capazes de caminhar em nuvens e nvoa como se estas fossem cho slido. No h limite dirio de uso, mas eles podem escolher entre andar ou no sobre elas. Drages prateados adultos podem criar, trs vezes ao dia, uma espessa camada de nvoa com 6m de raio, centrado no ponto que ele escolher, at uma distncia de 50m por categoria de idade subseqente adulto. Esta nvoa reduz a viso dos envolvidos pela metade e dura 1d6 rodadas tambm por categoria de idade subseqente a adulto. Os drages antigos so capazes de manipular o vento, fazendo-o parar ou mudar de

direo de acordo com sua vontade. Esta habilidade pode ser usada at trs vezes por dia. Drages de prata antigos podem controlar o clima da mesma forma que os drages brancos.

Esta habilidade pode ser usada apenas uma vez por dia.

Drages Independentes
Os drages elementais so os mais comuns em todos os pontos de Arton. Muitas lendas e histrias so contadas sobre eles. Em geral eles so os principais representantes entre os drages em todo o continente. Todos os drages elementais possuem asas, e cada um representa um dos elementos da Magia artoniana. Os drages metlicos so relativamente pouco numerosos em Arton, mas sua existncia conhecida entre a maioria dos aventureiros. Apesar de tambm apresentarem habilidades mgicas, os drages metlicos no representam nenhum elemento mgico. A presena de asas no uma caracterstica obrigatria, mas comum. A caracterstica principal dos drages metlicos o fato de todos apresentarem pelo menos duas armas-de-Sopro diferentes. Os drages de Tamu-ra so completamente diferentes destas duas outras categorias. Sua anatomia completamente distinta dos demais, sem falar que sua origem, segundo as teorias criacionistas, tambm completamente diferente dos rpteis alados. Em tempos recentes, no entanto, tem-se mencionando encontros com drages cuja descrio no se enquadra em nenhuma espcie conhecida. Assim, estes drages so chamados de independentes. dias atuais. Acredita-se que estes drages independentes sejam extremamente pouco numerosos, e por isso o encontro com eles seja considerado to raro.

Caractersticas
Drages independentes no seguem nenhuma caracterstica em comum, a no ser caractersticas da espcie. Na verdade fica difcil considerar se aquela caracterstica da espcie ou do espcime (suas caractersticas mgicas pertencem a todos os membros de sua espcie ou apenas quele exemplar?). As pesquisas sobre os drages independentes ainda esto bastante incompletas. Alguns drages independentes so exemplares nicos. O maior exemplo conhecido o drago-do-deserto, uma fera terrvel cujo corpo jamais foi visualisado por completo. Oculto nas dunas de areia, o drago-do-deserto uma das feras mais temidas pelos povos que habitam o deserto. Na verdade, nem se sabe ao certo se ele realmente um drago, ou alguma criatura aparentada. Devido falta de informaes precisas, torna-se impossvel mencionar aqui detalhes sobre os drages independentes de Arton. Cada Mestre deve sentir-se livre para cri-lo da maneira como quiser, baseando-se nas informaes conhecidas. Nota: drages independentes tambm seguem as regras gerais para todos os drages, descritos anteriormente (arma-de-Sopro, raio de medo, etc). A menos, claro, que no sejam drages verdadeiros, e sim alguma criatura aparentada.

Origem
A maior parte dos pesquisadores acredita que a origem destes drages independentes segue os mesmos caminhos que as demais espcies: eles teriam sido criados por Megalokk, mas mantiveram-se ainda mais isolados at os

Necrodracos
Os drages so verdadeiras bestas mgicas que causam grande povor no corao de qualquer criatura inteligente. Como um mundo dominado por Magia, Arton tem alta incidncia de criaturas mortas-vivas, as quais tambm so consideradas um grande transtorno e um pesadelo para grande parte da populao. Ento, quando um drago morre, e volta a viver, temos a combinao perfeita de um pesadelo real: drages mortos-vivos! Os necrodracos podem surgir da mesma forma que os mortos-vivos normais: normalmente so invocados por Magia ou so vtimas de algum efeito que os impede de encontrar o descanso eterno. Existem tambm aqueles cuja crueldade to avassaladora, que nem mesmo a morte capaz de impedi-los de continuar a causar mal s espcies menores. definido pelo Poder de Fogo do drago, e seguem as regras para Tiro Mltiplo dos drages. Necrodracos mantm suas asas, e ainda so capazes de voar normalmente. Apenas os drages esqueletos no so capazes de voar, uma vez que suas asas no apresentam mais couro, so apenas de ossos. Uma vez que perderam grande parte de sua inteligncia, necrodracos no so capazes de utilizar magia nem as habilidades naturais que tinham em vida. A nica exceo quanto aos drages-lich, que mesmo sendo necrodracos mantm sua inteligncia e so, inclusive, mais poderosos que os drages. Drages-liches esto entre as bestas mais temidas pelos mais corajosos e experientes aventureiros. Como dizem os sbios de Ni-Tamura no h vergonha em temer um inimigo maior. Apenas drages elementais, metlicos e independentes tornam-se mortos-vivos. Os drages de Tamu-ra, ao morrerem, seguem para o Plano de Lin-Wu para viver junto ao Deus-Drago.

Caractersticas de MortoVivo
Necrodracos possuem todas as caractersticas que os demais mortos-vivos. Todos so imunes a venenos e doenas, naturais ou mgicos, e no podem ser feridos por Magias que afetem a mente (todas aquelas que tem Telepatia como exigncia). Magias e efeitos que apenas funcionem contra criaturas vivas tambm no iro afeta-los. Da mesma forma que os demais mortosvivos, necrodracos no podem ser curados por magias ou itens mgicos. Sua nica forma de cura natural ou por magias especficas (como Cura para os Mortos). A nica exceo para os drages esqueletos, que nunca podem recuperar Pontos de Vida perdidos. Caso sejam atacados, ou utilizem itens ou magias de cura, necrodracos perdem os PVs que deveriam recuperar.

Idade de Necrodracos
Necrodracos tambm apresentam categoria de idade, assim como os demais drages. No entanto, eles no ficam mais fortes conforme a idade. Na verdade a idade na tabela significa aquela que ele tinha quando adquiriu a forma de necrodraco. Um filhote necrodraco nunca ir adquirir a fora de um adulto. A nica exceo diz respeito aos dragesliches, que seguem uma regra especial. Veja a descrio especfica para obter maiores detalhes sobre este que , certamente, o mais perigoso de todos os drages.

Ataques e Danos
Os ataques e danos dos necrodracos seguem as mesmas regras para sua espcie original (elementais ou metlicos). Suas garras causam dano de Fora, enquanto a mordida causa dano por Fora+2d.

Caractersticas de Drago
Necrodracos, claro, tambm apresentam algumas das caractersticas comuns a todos os drages. Necrodracos mantm os Sentidos Especiais que tinham quando em vida. Todos os necrodracos possuem arma-deSopro, mas independente da espcie que pertenciam em vida, todos tero o mesmo tipo de arma-de-Sopro: um jato de ar congelante que causa dano como frio e gelo (exatamente como o bafo dos drages brancos). O dano

Covis
Embora esta Vantagem no parea em suas fichas, os necrodracos podem ter covis, os mesmos que tinham em vida. Sendo assim, eles podem receber os benefcios da Vantagem Arena.

Drago-Esqueleto
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: Drago Adulto Maduro: Drago Antigo: Drago Ancio: Drago Grande Ancio: F2, H2, R2, A3, PdF2 (frio/gelo); Invulnerabilidade (frio, gelo), Armadura Extra (Corte e Perfurao), Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F3, H3, R3, A4, PdF3 (frio/gelo); Invulnerabilidade (frio, gelo), Armadura Extra (Corte e Perfurao), Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F4, H4, R4, A5, PdF4 (frio/gelo); Invulnerabilidade (frio, gelo), Armadura Extra (Corte e Perfurao), Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F5, H5, R5, A6, PdF5 (frio/gelo); Invulnerabilidade (frio, gelo), Armadura Extra (Corte e Perfurao), Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F6, H6, R6, A7, PdF6 (frio/gelo); Invulnerabilidade (frio, gelo), Armadura Extra (Corte e Perfurao), Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F7, H7, R7, A8, PdF7 (frio/gelo); Invulnerabilidade (frio, gelo), Armadura Extra (Corte e Perfurao), Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. F8, H8, R8, A9, PdF8 (frio/gelo); Invulnerabilidade (frio, gelo), Armadura Extra (Corte e Perfurao), Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo. Drages-esqueletos no possuem carne nem couro, apenas ossos. Por isso, eles no podem ser feridos por ataques ou efeitos de frio ou gelo. Pela mesma razo, eles so mais resistentes a ataques de corte ou perfurao, como lanas, flechas e espadas (possuem Armadura Extra). Drages-esqueletos so muito desajeitados. Independente de sua idade eles nunca podem utilizar as asas para atacar. Da mesma forma, eles no conseguem utilizar a cauda para o ataque. Eles podem realizar apenas trs ataques por rodada, sendo duas com as garras e uma com a mordida.

Os drages-esqueleto podem surgir de forma natural, como efeito de uma maldio ou similar, ou serem invocados. Magos e clrigos malignos de poder considervel podem invocar estas criaturas para faz-las servos poderosos. Estas criaturas so simplesmente os ossos de um drago morto, que voltaram a se mover e tem vontade prpria. So como esqueletos comuns, mas muito maiores e mais poderosos. Drages-esqueletos no podem voar, uma vez que suas asas no apresentam mais couraa, sendo apenas sseas. Uma vez que perderam toda sua inteligncia, no podem utilizar magias nem as habilidades naturais que tinham em vida. Assim como acontece com os esqueletos humanos, drages-esqueletos no podem ser curados, nem por magias especfica nem com descanso. Uma vez que tenham sido danificados, permanecero assim para toda sua eternidade. Na maior parte das vezes estas criaturas surgem de modo natural, no sendo invocadas (invocar estas criaturas exige grande esforo veja mais adiante). Sua nica motivao proteger aquilo que foi seu covil enquanto esteve vivo. Eles no costumam atacar lugares prximos, pois no tem inteligncia para isso.

A Invocao
Os rituais necessrios para a invocao de um drago-esqueleto so pouco conhecidos e muito cobiados. Apenas criaturas malignas e de grande poder conhecem os segredos necessrios. O ritual em si exige Trevas 13. Aparentemente, vrios magos podem se unir para alcanar o poder necessrio. Tambm so necessrios vrios instrumentos msticos especficos, pouco visados por personagens de boa ndole. Os itens que podem ser comprados alcanam o custo de 10.000 at 100.000 Tibares, dependendo da idade do drago a ser invocado. Em regras, estes instrumentos somam o total de 80 Pontos de Experincia.

Habilidades
Drages-esqueletos no tm nenhuma habilidade mgica. No entanto, eles podem utilizar sua arma-de-Sopro como um jato de gelo.

Drago-Zumbi
Drago Filhote: Drago Jovem: Drago Adulto: Drago Adulto Maduro: Drago Antigo: Drago Ancio: Drago Grande Ancio: F2, H2, R3, A3, PdF3 (frio/gelo); Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Levitao, Dependncia (rgos humanos). F3, H3, R4, A4, PdF4 (frio/gelo); Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Levitao, Dependncia (rgos humanos). F4, H4, R5, A5, PdF5 (frio/gelo); Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Levitao, Dependncia (rgos humanos). F5, H5, R6, A6, PdF6 (frio/gelo); Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Levitao, Dependncia (rgos humanos). F6, H6, R7, A7, PdF7 (frio/gelo); Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Levitao, Dependncia (rgos humanos). F7, H7, R8, A8, PdF8 (frio/gelo); Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Levitao, Dependncia (rgos humanos). F8, H8, R9, A9, PdF9 (frio/gelo); Sentidos Especiais, Tiro Mltiplo, Levitao, Dependncia (rgos humanos). Drages-zumbis tambm so muito desajeitados. Independente de sua idade eles nunca podem utilizar as asas para atacar. Da mesma forma, eles no conseguem utilizar a cauda para o ataque. Eles podem realizar apenas trs ataques por rodada, sendo duas com as garras e uma com a mordida. Ao contrrio dos zumbis normais, drageszumbis podem fazer jogada de Iniciativa normalmente.

Drages-zumbis podem surgir exatamente da mesma forma que os drages-esqueleto. A grande diferena entre eles que os zumbis mantm uma pequena poro de sua inteligncia (insuficiente para utilizao de Magias e habilidades naturais), e ainda tm carne, ainda que ptrefa e decada. Todos os drages-zumbis tm uma couraa cinzenta ou negra. Manchas de sangue so comuns em diferentes partes de seu corpo. Suas asas geralmente esto rasgadas, mas ao contrrio dos esqueletos, eles podem voar. Em combate eles so como os esqueletos: desajeitados, podem atacar apenas com a mordida e as duas garras. Drages-zumbis so movidos por um sentimento semelhante ao dos zumbis humanos. Esto eternamente com fome, e precisam alimentar-se de organismos vivos para evitar sua deteriorao completa.

Alimentao
Drages-zumbis tm as mesmas necessidades que os zumbis normais. Precisam se alimentar de rgos vivos ou fica cada vez mais fraco (seguindo as regras para Dependncia). A maioria dos drages-zumbis consegue apenas gemer e no falam nada. Devido ao seu tamanho, drages-zumbis necessitam de uma quantidade ainda maior de rgos. Em geral, trs rgos humanos ou semi-humanos so suficientes para sacia-lo naquele dia. No dia seguinte ele dever continuar sua caada por novos rgos. Quando conseguem aprisionar animais maiores, como grandes bovinos ou mesmo filhotes de outros drages, parecem mais satisfeitos.

Habilidades
Drages-zumbis no tm nenhuma habilidade mgica. No entanto, eles mantm seus Sentidos Especiais e podem utilizar sua arma-de-Sopro como um jato de gelo e tambm podem voar.

Drago-Lich
Os primeiros encontros com estas feras podem ter resultado em grande surpresa. Em aparncia eles so exatamente iguais aos drages-esqueletos. Mas na verdade so muito mais perigosos que isso. Um drago-lich surge do grande esforo de um drago em tornar-se um morto-vivo, mas sem perder sua conscincia, inteligncia e suas capacidades mgicas. Drages-liches esto entre as feras mais temidas e poderosas de Arton. Drages-liches apresentam todas as caractersticas fsicas do drago de sua espcie original, como chifres e asas. Seus olhos so sempre grandes rbitas vazias. que mais possivelmente transformao. aceitariam a

Novos Poderes
Quando um drago (na maioria das vezes elemental) torna-se um drago-lich, sua aparncia muda, e todos os seus poderes aumentam. Drages-liches tm +1 em cada uma de suas Caractersticas. Eles tambm so muito mais inteligntes que o normal, e por isso recebem Genialidade. As habilidades mgicas de um drago-lich so maiores que os de um drago comum. Por isso eles recebem tambm +1 em cada um de seus Caminhos Elementais da Magia (com exceo daquelas cujo valor zero). Dragesliches no recebem bnus no Caminho da Luz, e nunca mais podero ampliar seu Focus neste Caminho. Da mesma forma, os drages-liches recebem Resistncia Magia, caso ainda no a tenha. Drages-liches so imunes a todos os ataques, a no ser magias e armas mgicas (ou seja, recebem Invulnerabilidade a tudo, exceto magias e armas mgicas). Devido sua forma esqueltica, dragesliches recebem Armadura Extra contra Corte e Perfurao. Isso apenas quando os ataques so desferidos por armas mgicas, claro. A transformao em drago-lich tambm altera sua arma-de-Sopro, que passa a ser uma rajada glida que causa dano por PdF. Alm disso os drages-liches tem todas as imunidades comuns aos mortos-vivos: nunca envelhecem, imunes a doenas, venenos e poderes que afetam a mente (todas aquelas que tiverem Telepatia como exigncia) e no podem ser curados por magias. Ele tambm imune a Controle e Esconjuro de Mortos-Vivos, Paralisia e Transformao. Podem utilizar todas as habilidades naturais de sua espcie original, e podem utilizar todas as suas Magias sem consumir Pontos de Vida. Alm disso, eles so capazes de utilizar duas magias por rodada.

Transformao em Drago-Lich
O ritual Transformao em Drago Lich pouco conhecido mesmo entre os drages. Trata-se de um trabalho complexo e demorado. Alguns pesquisadores da Academia Arcana afirmam que o ritual de Transformao em Drago-Lich envolve a aliana de um drago e um arcano, ambos malignos. Outros, no entanto, afirmam que os drages so capazes de relizar o ritual por conta prpria. Para realizao do ritual, sabe-se que o drago deve beber de uma poo mstica (que pode ser preparada apenas por criaturas com Trevas 10 ou mais). No se conhece o processo de desenvolvimento desta poo nem quais os processos a serem realizados na seqncia. O Guia de Monstros de Arton apresenta os drages-liches como criaturas espacficas. Aqui, no entanto, eles no apresentam tabelas de idade e poderes. Ao invs disso ser explicado como transformar um dos drages descritos anteriormente em drages-liches. Note que somente drages com Focus total 15 ou mais so capazes de transformar-se em liches, uma vez que esta a exigncia do ritual. Na maioria das vezes, apenas drages adultos ou mais velhos tm disciplina e conhecimentos para transformar-se em liches. Os drages elementais so aqueles que mais tornam-se liches. Os drages de Tamu-ra jamais tentariam realizar este ritual, pois consideram uma desonra driblar a morte. Afinal, muito melhor estar ao lado de Lin-Wu em seu Plano aps a morte. Drages metlicos raramente tornam-se liches, mas isso possvel. Entre eles, os de cobre so aqueles

Imortais
Quando buscam se tornar liches, os humanos e semi-humanos devem prender sua alma em um amuleto. Um lich apenas ser destrudo se este amuleto tambm for. Misteriosamente, o mesmo no acontece com os drages: drages-liches no possuem um

amuleto que os liga com o mundo dos vivos. Por isso, eles so imortais. Sempre que destrudos, os drages-liches, assim como os liches normais, podem retornar ao mundo dos vivos para continuar sua busca por mais conhecimento mgico. Para os liches, a nica coisa capaz de prende-lo no mundo dos mortos a destruio do amuleto que guarda sua alma. Mas os drages-liches no tm este amuleto. Isso torna as pesquisas sobre os Rituais de transformao ainda mais misteriosos. Assim sendo, eles seguem as regras para a Vantagem nica Imortal. Devido sua imortalidade os drages-liches so considerados as criaturas mais poderosas de Arton. A nica coisa capaz de realmente destru-los so feitos fantsticos realizados por deuses e avatares. Os poderes de um drago-lich so to extintos que a maioria deles tornam-se

divindades menores, representando algum aspecto macabro e geralmente de ligao indireta com a morte.

Costumes
Os drages-liches tm os mesmos hbitos e costumes de sua espcie original. Geralmente habitam o mesmo covil, sempre isolados de qualquer civilizao. Por sorte, existem boatos da existncia de apenas trs ou quatro drages-liches em Arton. Devido arrogncia e a auto-confiana de todos os drages, os liches jamais agiriam com companhia. Neste ponto a arrogncia dos drages um ponto positivo para a nossa civilizao, pois caso estas criaturas decidam se unir, certamente formariam um exrcito praticamente invencvel.

Drages-Reis
Existem muitas espcies e sub-espcies de drages em Arton. No entanto, os drages elementais so os maiores representantes da raa. Eles so mais numerosos que os demais. Entre cada uma das seis espcies de drages elementais existe um que to antigo e poderoso, que considerado o representante mximo daquela espcie. Um drago-rei no apenas um drago: ele uma divindade, das mais poderosas. Renem devotos em todo seu territrio, e respeitado por todos os membros de sua espcie. Outro detalhe que como tal, eles apresentam caractersticas especiais, que no so encontradas em nenhum outro exemplar de drago da sua espcie. Apesar de nenhum drago sentir qualquer afinidade com outros que no sejam de sua espcie, os drages-reis costumam se respeitar mtuamente, pois sabem que so os representantes mximos de cada espcie. Nem sempre a morte de um drago-rei substituda por outro membro da espcie. Eles so, simplesmente, os mais poderosos de sua espcie. No existem drages-reis entre os drages metlicos e orientais. Os drages-reis podem adquirir formas humanides ou forma draconiana. No entanto, sua forma draconiana existe em diferentes nveis: sua forma verdadeira mede no menos de 500m. Eles geralmente usam tamanhos menores, em mdia 20m. Independente de seu tamanho eles tero sempre as mesmas Caractersticas. A nica diferena sua aura de medo. Por isso os drages-reis raramente adquirem sua forma real. Outra razo que no muito fcil arranjar covis to espaosos... As fichas dos seis drages-reis so apresentadas nas revista Tormenta #10 e #11, incluindo as regras para sua aura de pnico. Os drages-reis apresentam tambm todas as habilidades mgicas apresentadas neste artigo, podendo ter at mesmo alguns poderes extras. humanide de uma meio-elfa de pele clara como a neve.

Clrigo de Beluhga
Beluhga uma divindade menor que representa o frio. Ela tem alguns devotos nas Montanhas Uivantes, sendo os mais famosos o bando conhecido como os Escolhidos de Beluhga (liderados pelo paladino ano Goradar). Poderes Concedidos: clrigos de Beluhga podem conjurar a magia Inferno de Gelo uma vez por dia sem consumir Pontos de Vida. A magia funciona como se o usurio tivesse gua 2 e Luz 2. Obrigaes e Restries: jurar fidelidade total e absoluta Rainha dos Drages Brancos, e jamais pemitir que outros drages se aproximem da Caverna de Beluhga.

Benthos, Rei dos Drages Marinhos


Benthos pouco conhecido pelos povos do Mundo Seco (a no ser pelos nativos de Bielefeld e Khubar). Ele vive no Mar do Drago Rei, entre o arquiplago de Khubar e a costa de Bielefeld, comandado uma grande civilizao submersa. Sua forma humanide de um elfo-do-mar de idade meio avanada, mas com grande porte fsico.

Clrigo de Benthos
Benthos uma divindade menor que representa o mar. Ele tem alguns devotos no Mundo Submerso. Apenas criaturas de raas submarinas (como elfos-do-mar e sereias) podem ser seus clrigos. Poderes Concedidos: clrigos de Benthos podem conjurar a magia Cura Sagrada uma vez por dia sem consumir Pontos de Vida. A magia funciona como se o usurio fosse um paladino com gua 1. Obrigaes e Restries: jurar fidelidade total e absoluta ao Rei dos Drages Marinhos. Apenas raas submarinas podem ser seus clrigos (elfos-do-mar, sereias e ogres marinhos).

Beluhga, Rainha dos Drages Brancos


Beluhga a governante suprema das Montanhas Uivantes. No apenas a governante, mas a resposvel: as Montanhas so glidas simplesmente pela presena de Beluhga. Beluhga valoriza muito seu povo, e reverenciada como divindade. Sua forma

Hydora Rei dos Drages Azuis


Pela lenda, Hydora teria sido o criado dos elfos-do-cu, aps um acasalamento (alguns dizem que forado) com uma princesa lfica. Hydora extremamente inconstante e imprevisvel. Raramente toca o cho, e gosta de voar durante tempestades. Sua forma humanide de um elfo-do-cu.

aprisionou na rea que hoje so as Montanhas Uivantes, por culpa de Sckhar. A forma humanide de Sckhar de um elfo sempre com trajes finos.

Clrigo de Sckhar
Sckhar uma divindade menor que representa o fogo. Ele tem alguns devotos em seu reino e em outros pontos de Arton. Poderes Concedidos: clrigos de Sckhar podem conjurar a magia Bola de Fogo uma vez por dia sem consumir Pontos de Vida. A magia funciona como se o usurio tivesse Fogo 3. Obrigaes e Restries: jurar fidelidade total e absoluta ao Rei dos Drages Vermelhos e para com o reino de Sckharshantallas.

Mzzileyn Rei dos Drages Negros


Um dos mais perigosos drages-reis. Dizem que ele teria alguma ligao profana com Sszzaas. a criatura mais fria e cruel de que se tem conhecimento. Diferente dos outros drages normais, Mzzileyn pode adquirir vrias formas humanides, de acordo com a situao.

Zadbblein Rainha dos Drages Verdes


Antigamente o rei dos drages verdes era Heart. Segundo os boatos, Heart teria sido a primeira vtima do Paladino quando este chegou Arton. Com sua morte, Zadbblein tornou-se a Rainha dos Drages Verdes. Zadbblein irm de Heart, nascida do mesmo ovo. Zadbblein vive nas florestas de Greenaria. Adora a natureza, e conhecida por alguns como uma falsa druida.

Sckhar Rei dos Drages Vermelhos


Muito arrogante, Schhar acreditar ser a maior bno dos deuses para Arton. o mais poderoso dos drages-reis, governante do reino de Sckharshantallas, no lado leste do Reinado. Sckhar tem trs cicatrizes no olho esquerdo, um presente de Beluhga depois que Khalmyr a

Vous aimerez peut-être aussi