Vous êtes sur la page 1sur 79

3DUD /LFHQFLDPHQWR $PELHQWDO HP 3URSULHGDGH 5XUDO

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR] 1

CAPTULO 1 - CONCEITOS BSICOS DE ARCVIEW CAPTULO 2 - EXIBIO DE DADOS CAPTULO 3 - DADOS PARA O ARCVIEW CAPTULO 4 - PRODUO CARTOGRFICA CAPTULO 5 - A EXTENSO PARA LICENCIAMENTO

Introduo ao ArcView 3.2

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

Introduo ao ArcView 3.2



O curso se inicia com conceitos bsicos, que tem a finalidade de nivelar os alunos para que todos tenham a mesma quantidade de informaes conceituais acerca da tecnologia de geoprocessamento. Os sistemas dessa natureza, grosso modo, envolvem a captura, o processamento, a exibio e anlise de dados georreferenciados, bem como a produo de informaes a partir desses dados; nessa linha de raciocnio que o curso est estruturado.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

CAPTULO 1 &21&(,726 %6,&26 '( $5&9,(:

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

CAPTULO 1
O que ARCVIEW ? Estrutura do programa ARCVIEW Estrutura do projeto ARCVIEW Documentos Bsicos do ARCVIEW
VIEWS TABLES CHARTS LAYOUTS SCRIPTS

As Extenses do ARCVIEW

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

ESTRUTURA DO PROGRAMA ARCVIEW

ARCVIEW 3.2

DADOS GEOGRFICOS (

TABELAS (

GRFICOS (

MAPAS (

9LHZV)

7DEOHV)

&KDUWV)

/D\RXWV)

SCRIPTS (

6FULSWV)

EXTENSES Digitalizao Arquivos CAD Imagens-IMG Base de dados SDE Anlise espacial * Anlise de redes * Anlise 3D * Imagens-JPEG
*HRSURFHVVDPHQWR 2XWUDV H[WHQV}HV

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

(6758785$ '2 352*5$0$ $5&9,(:



O ARCVIEW 3.2 possui cinco ambientes de trabalho e pode possuir uma infinidade de que por sua vez podem ampliar os ambientes padres e ainda fornecer outros ambientes. Essas extenses podem ser compradas, construdas pelo usurio ou ainda obtidas gratuitamente via Internet. O site http://www.esri.com/arcscripts fornece uma grande quantidade de extenses produzidas por vrios usurios de todo o mundo e pela prpria ESRI. O DPELHQWH GH H[LELomR (9LHZV) e pesquisa onde se pode exibir dados vetoriais e matricias para que sejam analisados e pesquisados posteriormente No DPELHQWH WDEHODV (7DEOHV) o usurio pode entre outras operaes criar, editar, consultar, exibir e pesquisar tabelas. O DPELHQWH JUiILFRV (&KDUWV) possibilita ao usurio construir e editar grficos estatsticos (barras, linhas e setores). O DPELHQWH GH SURGXomR GH PDSDV (/D\RXW) fornece ao usurio ferramentas onde o mesmo pode inserir dados espaciais, tabelas, grficos estatsticos, imagens, figuras, etc. No DPELHQWH VFULSWV (6FULSWV) o usurio pode construir novas ferramentas na linguagem de programao AYHQXH para inserir no ARCVIEW na do mesmo em aplicaes especficas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

(6758785$ '( 80 352-(72 $5&9,(:

8P SURMHWR SRGH FRQWHU 

Vrios documentos tipo Views; Vrias documentos tipo Tables; Vrios documentos tipo Charts; Vrios documentos tipo Layouts; Vrios documentos tipo Scripts; Vrios grficos (linhas, polgonos, textos, hachuras, imagens, etc)

R] [AP EW I V RC exto) OA T JET rquivo O R P (A

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

(6758785$ '( 80 352-(72 $5&9,(:



Um projeto criado no ARCVIEW um arquivo texto que fica armazenado com a extenso [APR]. Um projeto ARCVIEW pode ser composto de vrios elementos chamados documentos. Os documentos Views fazem referncias dados espaciais vetoriais e matriciais que podem estar no formato SHP, ARC/INFO, DXF, DGN, TIFF, IMG, etc. Os documentos Views podem ainda conter grficos (linhas, polgonos, pontos, textos). Os documentos Tables fazem referncias tabelas que podem ser formato DBF, INFO e/ou TXT. Os documentos Charts contm grficos estatticos, (graficos de barras, linhas, setores, poligonais). Os documentos Layouts so compostos de mapas prontos para ser impressos que so formados agregando-se documentos Views, Tables, e Charts, alm de grficos (linhas, pontos, polgonos, textos e imagens) necessrios esttica e apresentao do mapa. Os documentos Scripts so formados por programas na linguagem de programao Avenue (nativa do ARCVIEW). Os Scripts so utilizados para automatizar mtodos de trabalhos e tambm para adaptar o ARCVIEW para uma determinada aplicao.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

ESTRUTURA DO ARCVIEW, ORIENTADA AO PROJETO ARCVIEW


Projeto

Controle de documentos Views Controle de documentos Tables Controle de documentos Charts

Controle de documentos Layouts Controle de documentos Scripts

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

10

ESTRUTURA DO ARCVIEW, ORIENTADA AO PROJETO ARCVIEW

A estrutura do ARCVIEW j organizada de tal forma que os usurios tenham rpido acesso a qualquer documento de um projeto. Quando se inicia a programa ARCVIEW, tem-se um ambiente semelhante ao mostrado na figura anterior. Esse o ambiente de projeto. Na janela de projeto (dentro do retngulo amarelo), o usurio pode gerenciar seus documentos (Views, Tables, Charts, Layouts, Scripts e outros). O usurio pode criar, apagar, renomear, imprimir e abrir Views. om relao a Tables, o usurio pode criar, apagar, renomear, adicionar e abrir tabelas de diversos formatos. Os documentos Charts tambm podem ser abertos, apagados e renomeados. Os documentos Layouts tambm podem ser criados, apagados, renomeados, impressos e abertos pelos usurios. Por fim os documentos Scripts tambm podem ser abertos, criados, apagados e renomeados pelos usurios. Cada vez que se tem um documento aberto e ativo a interface do ARCVIEW se alterar fornecendo as ferramentas necessrias para as operaes dos documentos ativos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

11

INTERFACE PADRO DO ARCVIEW

VISTA

TABELAS

GRFICOS ESTATSTICOS

PROGRAMAS MAPAS

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

12

INTERFACE PADRO DO ARCVIEW

O ARCVIEW se caracteriza por possuir uma interface fcil de usar e em pouco tempo, mesmo um usurio com pouca experincia em geoprocessamento, pode utiliz-lo sem maiores problemas. Na figura anterior, possvel observar uma janela intitulada Untitled que a janela de projeto, quando se determina o nome do projeto, o seu ttulo passa a ser o nome do projeto. Da janela de projetos, o usurio pode criar ou abrir vistas, tabelas, grficos estatsticos, programas e mapas. Da janela de projetos possvel ainda rodar programas AYHQXH. VISTAS : janela onde so exibidos dados geogrficos (Coverages, shapefiles, imagens, mapotecas, base de dados SDE e arquivos CAD). TABELAS : janela onde se pode criar, editar e manipular dados tabulares. MAPAS : janela onde se pode construir mapas interativamente. PROGRAMAS : janela onde o usurio pode escrever programas na linguagem AYHQXH para automatizar processos. GRFICOS ESTATSTICOS : os grficos estatsticos so criados a partir de tabelas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

13

DOCUMENTOS DO ARCVIEW
View ou vistas Tabelas

Layout

Grficos Estatsticos

Scripts

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

14

DOCUMENTOS DO ARCVIEW

Arcview suporta uma variedade de fontes de dados e apresenta cada uma em sua prpria janela, chamada de janela documento. Cada tipo de documento tambm possui sua prpria interface. 9LHZ RX YLVWDV - Ambiente onde o usurio cria, edita, digitaliza, visualiza, consulta, analisa vrias fontes de dados geogrficos ( Coverages, Arquivos CAD, Shapefiles, Bases de dados SDE, Imagens, etc.) 7DEOHV RX WDEOHV - Ambiente onde o usurio cria, edita, visualiza, consulta, importa e exporta dados tabulares que podem ou no ser associados a dados geogrficos. /D\RXW RX 0DSDV - Ambiente onde o usurio pode compor, editar, exportar e imprimir documentos cartogrficos contendo dados geogrficos, tabulares, estatsticos, textuais, etc. &KDUW RX *UiILFRV (VWDWtVWLFRV - Ambiente onde o usurio pode compor e editar vrios tipos de grficos estatsticos (barras, setores, linhas, polgonos, pontos). Os grficos estatsticos so formados a partir de tabelas. 6FULSWV - Ambiente onde o usurio pode desenvolver programas em linguagem de programao avenue para serem utilizados para diversos fins.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

15

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM VIEWS


Botes, Ferramentas, Menus, Escala e Coordenadas da View

Dados Geogrficos Legenda e temas

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

16

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM VIEWS


Ao tornar uma View ativa (criando, abrindo ou clicando sobre a barra de ttulo), o usurio tem a sua disposio um ambiente prprio para manipular a View ativa. Os menus, botes e ferramentas que o ArcView disponibilizar so prprios para manipular essa View e na janela de projetos o usurio pode ver a lista das Views disponveis no projeto. Ao adicionar temas (dados geogrficos vetoriais e matriciais) na View, o ArcView ativa alguns menus, botes e ferramentas para que o usurio possa trabalhar com a View ativa ou com os dados que esto contidos na View. Uma View pode estar fechada, aberta, ativa ou minimizada, porm na janela de projetos o usurio pode a qualquer momento criar e abrir Views existentes e novas. Ao abrir uma View, esta fica automaticamente ativa e todo ambiente do ArcView preparado para a manipulao da mesma. Para abrir uma View, o usurio pode dar um duplo click em uma View disponvel na janela do projeto ou ento selecionar uma View na janela de projetos e ento clicar o boto Open da janela de projetos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

17

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM VIEWS

Menus, Botes e Ferramentas padres utilizados para trabalhar com Views. Essa interface pode ser alterada conforme o nvel de customizao e acessos extenses

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

18

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM VIEWS


Quando se tem uma View ativa, o ArcView disponibiliza os menus, botes e ferramentas ilustradas na pgina anterior. Os menus, botes e ferramentas para se trabalhar com Views, possibilitam acessar funes para salvar projetos, adicionar temas na View, alterar propriedades de temas ativos, exibir editor de legendas, abrir tabelas de feies, encontrar feies de temas com determinadas caractersticas, localizar endereos em eixos de ruas, construir expresses lgicas para pesquisar temas, visualizao de temas (aproximar, afastar e encaixar temas na View), selecionar feies a partir de grficos, limpar selees, obter ajuda, clicar sobre uma feio e visualizar seus atributos, selecionar (mover e redimensionar) grficos, manipular vrtices, selecionar feies interativamente com o mouse, medir distncias, hotlink com (sons, imagens, textos, etc), definir reas de interesse, rotular feies, criar textos, desenhar (pontos, linhas e polgonos), definir escalas, alterar as propriedades de uma view (projeo, rea de interesse, cor de seleo), manipular grficos (unir, combinar, interceptar, etc), carregar extenses, etc. O ambiente para trabalhar com Views pode ser alterado por meio de customizaes do ArcView ou ainda com a insero de extenses que podem disponibilizar novos menus, botes e ferramentas extras.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

19

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM TABLES


Botes, Ferramentas e Menus de tabelas

Dados Tabulares Tabelas do projeto

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

20



AMBIENTE PARA TRABALHAR COM TABLES


Ao tornar uma tabela ativa, o usurio tem a sua disposio um ambiente prprio para manipular essa tabela. Os menus, botes e ferramentas que o ArcView disponibilizar so prprios para manipular essa tabela e na janela de projetos o usurio pode ver a lista das tabelas disponveis no projeto. Uma tabela pode estar fechada, aberta, ativa ou minimizada, porm na janela de projetos o usurio pode a qualquer momento abrir e adicionar novas tabelas. Ao abrir uma tabela, esta fica automaticamente ativa e todo ambiente do ArcView preparado para a manipulao da mesma. Para abrir uma tabela, o usurio pode dar um duplo click em uma tabela disponvel na janela do projeto ou ento selecionar uma tabela na janela de projetos e ento clicar o boto Open da janela de projetos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

21

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM TABLES

Menus, Botes e Ferramentas padres utilizados para trabalhar com Tables. Essa interface pode ser alterada conforme o nvel de customizao e acessos extenses.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

22



AMBIENTE PARA TRABALHAR COM TABLES


Quando se tem uma Table ativa, o ArcView disponibiliza os menus, botes e ferramentas ilustradas na pgina anterior. Os menus, botes e ferramentas para se trabalhar com Tables, possibilitam acessar funes para salvar projetos, manipular contedos de clulas (recortar, copiar e colar), manipular selees de registros (selecionar todos registros, limpar a seleo e inverter seleo), construir grficos estatsticos, procurar uma palavra, montar expresses para realizar pesquisas, agrupar registros selecionados, relacionar tabelas por um campo comum, realizar tabelas de frequencias, calcular valores para campos de tabelas, ordenar colunar (crescente, decrescente), selecionar registros interativamente, editar o contedo de uma clula, obter informaes sobre um registro, editar tabelas, alterar as propriedades de uma tabela, exportar tabelas (dbase, info ou txt), etc. O ambiente para trabalhar com Tables pode ser alterado por meio de customizaes do ArcView ou ainda com a insero de extenses que podem disponibilizar novos menus, botes e ferramentas extras.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

23

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM CHARTS


Botes, Ferramentas e Menus de Charts

Chart Charts do projeto

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

24



AMBIENTE PARA TRABALHAR COM CHARTS


Ao tornar um chart ativo, o usurio tem a sua disposio um ambiente prprio para manipular esse chart. Os menus, botes e ferramentas que o ArcView disponibilizar so prprios para manipular essa chart e na janela de projetos o usurio pode ver a lista das charts disponveis no projeto. Um chart pode estar fechado, aberto, ativo ou minimizado, porm na janela de projetos o usurio pode a qualquer momento abrir e construir novos charts. Ao abrir um chart, este fica automaticamente ativo e todo ambiente do ArcView preparado para a manipulao do mesmo. Para abrir um chart, o usurio pode dar um duplo click em um chart disponvel na janela do projeto ou ento selecionar um chart na janela de projetos e ento clicar o boto Open da janela de projetos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

25

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM CHARTS

Menus, Botes e Ferramentas padres utilizados para trabalhar com Charts. Essa interface pode ser alterada conforme o nvel de customizao e acessos extenses.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

26



AMBIENTE PARA TRABALHAR COM CHARTS


Quando se tem um Chart ativo, o ArcView disponibiliza os menus, botes e ferramentas ilustradas na pgina anterior. Os menus, botes e ferramentas para se trabalhar com Charts, possibilitam acessar funes para salvar projetos, desfazer operaes, alterar o estilo de grfico (rea, linear, barras, setores, pontos), editar as propriedades de um grfico, alterar a representao do grfico, encontrar valores na tabela que originou o grfico, exibir os atributos de um elemento do grfico, apagar elementos do grfico, editar as propriedades dos elementos de um grfico, alterar cores do grfico, alterar nome do grfico, etc. O ambiente para trabalhar com Charts pode ser alterado por meio de customizaes do ArcView ou ainda com a insero de extenses que podem disponibilizar novos menus, botes e ferramentas extras.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

27

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM LAYOUTS


Botes, Ferramentas, Menus e coordenadas de La youts

Layouts Layouts do projeto

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

28



AMBIENTE PARA TRABALHAR COM LAYOUTS


Ao tornar um layout ativo, o usurio tem a sua disposio um ambiente prprio para manipular esse documento. Os menus, botes e ferramentas que o ArcView disponibilizar so prprios para manipular esse layout e na janela de projetos o usurio pode ver a lista das layouts disponveis no projeto. Um layout pode estar fechado, aberto, ativo ou minimizado, porm na janela de projetos o usurio pode a qualquer momento abrir e construir novos layouts. Ao abrir um layout, este fica automaticamente ativo e todo ambiente do ArcView preparado para a manipulao do mesmo. Para abrir um layout, o usurio pode dar um duplo click em um layout disponvel na janela do projeto ou ento selecionar um layout na janela de projetos e ento clicar o boto Open da janela de projetos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

29

AMBIENTE PARA TRABALHAR COM LAYOUTS

Menus, Botes e Ferramentas padres utilizados para trabalhar com Layouts. Essa interface pode ser alterada conforme o nvel de customizao e acessos extenses.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

30



AMBIENTE PARA TRABALHAR COM LAYOUTS


Quando se tem um Layout ativo, o ArcView disponibiliza os menus, botes e ferramentas ilustradas na pgina anterior. Os menus, botes e ferramentas para se trabalhar com Layouts, possibilitam acessar funes para salvar o projeto, manipular os elementos do mapa (recortar, copiar e colar), acessar e alterar as propriedades do mapa, agrupar e desagrupar entidades grficas, alterar a ordem de exibio dos elementos do mapa, visualizar o mapa (aproximar, afastar, enquadrar, deslocar), imprimir o mapa, selecionar e redimensionar elementos do mapa, alterar vrtices de elementos, inserir textos no mapa, inserir entidades grficas (pontos, linhas e polgonos), inserir documentos no mapa (Views, Tables, Charts, etc). O ambiente para trabalhar com Layouts pode ser alterado por meio de customizaes do ArcView ou ainda com a insero de extenses que podem disponibilizar novos menus, botes e ferramentas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

31

AS EXTENSES DO ARCVIEW

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

32



AS EXTENSES DO ARCVIEW
Alm das caractersticas anteriormente apresentadas, o ArcView ainda pode ser estendido para suportar funes especiais. As extenses do ArcView so conjuntos de programas (escritos na linguagem de programao Avenue) agrupados em arquivos textos gravados no formato [.AVX]. As extenses podem ser construdas pelos usurios, podem ser compradas ou ento podem ser obtidas gratuitamente na Internet. Existem vrias formas de se instalar uma extenso, as mais sofisticadas possuem programas de instalao que realizam a tarefa automaticamente. As mais simples consistem apenas do arquivo [.AVX] e para instalar esse arquivo basta colocar o mesmo dentro do diretrio ext32 onde est instalado o ArcView. Geralmente c:\esri\av_gis30\Arcview\ext32. As extenses geralmente inserem novos menus, botes e ferramentas nos ambientes de trabalho das Views, Tables, Layouts, Scripts, Charts, etc. Algumas extenses fornecem ainda mais ambientes de trabalho, por exemplo a extenso 3D Analyst, fornece um ambiente prprio para se trabalhar com dados tridimensionais. Atualmente, tem-se disponvel extenses para quase todas as necessidades, desde a entrada de dados at a sada de informaes geogrficas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

33

Exerccios
1 - Quais os documentos bsicos que um projeto ArcView pode conter ? ___________________________________________________________________ 2 - De a definio do que so os documentos Views. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 3 - De a definio do que so os documentos Tables. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 4 - De a definio do que so os documentos Charts. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 5 - De a definio do que so os documentos Layouts. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________
Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR] 34



CAPTULO 2
EXIBIO DE DADOS

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

35

CAPTULO 2
O QUE SO DADOS GEOGRFICOS ?
DADOS GRFICOS - (Pixels, Linhas, Pontos, Polgonos, Ns e Anotaes) so utilizados para representar graficamente elementos geogrficos (drenagem, sistema virio, relevo, vegetao, limite poltico etc.). DADOS TABULARES - Os dados tabulares so relacionados aos dados grficos e tem como funo descrever mais detalhadamente os elementos geogrficos. FONTES DE DADOS GRFICOS - Mapas Analgicos, INTERNET, Mapas Digitais, Memoriais Descritivos, GPS, etc. FONTES DE DADOS TABULARES - Tabelas, Sistemas de Bancos de Dados, INTERNET, arquivos ASCII, etc.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

36



ESTRUTURAS DE DADOS GEOGRFICOS


ESTRUTURA VETORIAL ESTRUTURA MATRICIAL

Os dados geogrficos podem possuir estruturas vetoriais ou matriciais

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

37

ESTRUTURAS DE DADOS GEOGRFICOS


As diferenas entre os dados geogrficos de estrutura vetorial e estrutura Preciso Geomtrica : Os dados de estrutura vetorial possuem uma preciso geomtrica maior que os dados de estrutura matricial. Tamanho do Arquivo : Os dados de estrutura vetorial necessitam de um menor espao em disco para serem armazenados. Processamento : O processamento de dados matriciais mais simples, os dados matriciais so indicados para o processamento de elementos da superfcie contnua. Exibio : Os dados de estrutura vetorial so mais rpidos para serem exibidos. matricial so inmeras :

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

38



DADOS GEOGRFICOS VETORIAIS NO ARCVIEW

Feio Poligonal

Tema Poligonal

Dado geogrfico vetorial no ArcView, polgono tem seus atributos em uma tabela relacionada (feio)

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

39

DADOS GEOGRFICOS VETORIAIS NO ARCVIEW



O ArcView suporta dados vetorias (pontos, linhas e polgonos) das mais diversas fontes : Shapefiles (formato nativo do ArcView), Coverages (Arc/Info), CAD (DXF, DWG, DGN), arquivos textos tabelados com vrgula, etc. Um arquivo vetorial adicionado em uma View do ArcView como um tema, e geralmente um tema composto de vrias feies do mesmo tipo (ou pontos, ou linhas, ou polgonos). Cada feio possui um registro em uma tabela associada, e esse registro pode ser composto de vrios tens ou colunas. Cada feio de um tema tem um registro na tabela, ento se tivermos um tema de municpios, com 100 municpios, cada municpio ser um polgono e cada polgono ter um registro, desta forma a tabela do tema municpios possuir 100 registros ou linhas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

40



DADOS GEOGRFICOS MATRICIAIS NO ARCVIEW

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

41

DADOS GEOGRFICOS MATRICIAIS NO ARCVIEW



O ArcView suporta dados matriciais (imagens) das mais diversas fontes : TIFF, BMP, JPEG, MrSID, IMG, LAN, BIL, BIP,. BSQ, GRID, etc. Um arquivo matricial adicionado em uma View do ArcView como um tema, geralmente no se consegue visualizar os atributos dos pixels, porm utilizando-se de extenses, tais como Image Analyst ou Spatial Analyst, podemos ter acesso aos atributos dos dados matriciais. Na figura anterior, podemos observar uma imagem de satlite e podemos ver os atributos de um determinado pixel em uma determinada posio. Os atributos de pixel so seus valores de radincia nas vrias bandas da imagem e tambm suas coordenadas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

42



CONSTRUINDO VISTAS

VISTA LEGENDA ADICIONA (TEMAS) COVERAGES, IMAGENS, ARQUIVOS CAD, COORDENADAS E SHAPEFILES NA VISTA

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

43

CONSTRUINDO VISTAS

A construo de vistas realizada primeiro, abrindo ou criando a vista, em seguida o usurio deve adicionar temas (temas, imagens, shapefiles, etc) para esta vista. No lado esquerdo da vista fica a legenda dos temas que pode ser editada. Shapefiles so semelhantes as temas do ARC/INFO, mas so arquivos que podem ser construdos e editados no ARCVIEW. Estes arquivos possuem dados descritivos (relacionamento com tabelas) mas no possuem topologia.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

44



ADICIONANDO TEMAS NA VISTA

tema

Feio

NAVEGAO

Data Source Types : (Coverages, shapefiles, CAD) Image Data Source : (Imagens), OUTROS
Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR] 45

ADICIONANDO TEMAS NA VISTA



Para adicionar temas em uma VISTA, o usurio deve acionar o segundo cone na barra de botes, isto causar a abertura de uma caixa de dilogo onde o usurio pode navegar pelos diretrios e procurar as temas, shapefiles e imagens. Os dados espaciais so exibidos na janela esquerda da caixa de dilogo, no caso de uma tema que possui topologia de polgono, linha, etc., aparece um cone verde e amarelo, dando apenas um clique neste cone, o usurio pode escolher a feio da tema que deseja exibir.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

46



ESTADOS DE UM TEMA

TEMA LIGADO

TEMA LIGADO E ATIVO

TEMA DESLIGADO E DESATIVADO

TEMA LIGADO E EM EDIO NO ATIVO

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

47

ESTADOS DE UM TEMA
Quando um tema est adicionado em uma View, ele pode assumir vrios estados :

Tema Ligado : Quando o contedo do tema est exibido na View, o tem est ligado, para que um tema esteja ligado, o usurio deve dar um clique no quadrado em que est junto ao nome do tema. O usurio pode ligar e desligar o tema conforme for a necessidade. O usurio pode ligar e desligar todos os temas selecionando respectivamente as opes Themes On e Themes Off no menu superior do ArcView Tema Desligado : Quando o contedo do tema no est aparecendo na View e o quadrado junto ao nome do tema no est marcado, dizemos que o tema est desligado. Tema Ativo : Quando a rea do nome e legenda do tema est destacada em alto relevo, dizemos que o tema est ativo, devemos ativar um tema toda vez que vamos consulta-lo ou realizar alguma manipulao ou processamento com o mesmo. Para ativar um tema, basta dar um clique sobre o nome do mesmo. Podemos ativar vrios temas, basta segurar a tecla Shift pressionada e ir clicando nos vrios temas que desejamos ativar. Tema em Edio : Quando o retngulo do tema est marcado com um quadradro tracejado, dizemos que o tema est em edio. Para colocar um tema em edio, devemos ativa-lo e em seguida selecionar a opo Start Editing no menu superior do ArcView. Se a opo Start Editing estiver desfocada, o motivo que no se tem permisso para gravar alteraes no arquivo. O ArcView s permite a adio de um tema por vez.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

48



EDIO DE LEGENDAS

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

49

EDIO DE LEGENDAS

A edio de legendas se inicia quando o usurio realiza um duplo-clique sobre um smbolo de um tema da legenda. Esta ao causar a abertura de uma caixa de dilogo onde o usurio pode modelar a legenda e a forma de exibio do tema. O usurio pode selecionar cinco tipos de legendas, onde os tipos de legendas mais utilizados para simbolizar temas so VLQJOH V\PERO JUDGXDWHG FRORU JUDGXDWHG V\PERO XQLTXH YDOXH 'RW
H &KDUW

No editor de legendas o usurio pode montar a simbologia com o qual o tema ser exibido, o usurio pode escolher um estilo de hachura ou linha ou ponto ou texto, em seguida possvel escolher as cores para o estilo escolhido. possvel escolher cor de fundo, frente, contorno, etc. O usurio pode ainda definir com que tamanho um smbolo pode ser exibido, bom como o tamanho de um texto. O usurio pode definir novas bibliotecas de smbolos, e importar imagens gif, bmp, wmf, etc. para compor o editor de smbolos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

50



EDIO DE LEGENDAS
Single Symbol

Graduated Color

Graduated Symbol

Unique Value

Dot Density Chart

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

51

EDIO DE LEGENDAS

6LQJOH 6\PERO

: Todas as feies no tema so exibidos com as mesmas cores e smbolos.

*UDGXDWHG &RORU : As feies so exibidas com o mesmo tipo de smbolo, mas as cores representam um progresso de valores para um dado atributo especificado.

*UDGXDWHG 6\PERO : As feies so exibidas com as mesmas cores e smbolos porm os smbolos possuem tamanhos distintos, representando uma progresso de valores.

8QLTXH 9DOXH

: Cada valor nico em um tema representado como um nico smbolo.

'RW 'HQVLW\

: As feies de um tema de polgonos so exibidos com um nmero de pontos correspondente a um valor. : As feies so exibidas com um grfico estatstico.

&KDUW

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

52



SELEO DE SMBOLOS

DA ESQUERDA PARA DIREITA :  TIPO DE HACHURA  TIPO DE LINHA  TIPO DE PONTO  TIPO DE TEXTO  CORES  GERENCIADOR DE SMBOLOS

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

53

SELEO DE SMBOLOS

Na edio de legenda, o usurio pode desejar alterar algum smbolo, para isto o usurio deve clicar duas vezes sobre o tipo de smbolo que deseja alterar sobre o editor de legendas. Isto causar a abertura de uma caixa de legenda onde o usurio pode selecionar o padro de preenchimento (hachuras, linhas, pontos, textos) e as cores.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

54



Legenda de Smbolo nico

Todas as feies so desenhadas utilizando-se um nico estilo de smbolo em uma nica cor

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

55

Legenda de Smbolo nico



Quando se carrega um tema em uma View, geralmente o tema todo representado com um nico estilo de smbolo em uma nica cor. Na maioria das vezes deseja-se alterar esse tipo de smbolo e/ou sua cor, para melhorar a representao. Se necessitamos representar todas as feies de um tema da mesma forma, podemos escolher a legenda de smbolo nico, como mostrado na pgina anterior, podemos escolher o estilo do smbolo e em seguida as cores com que esse smbolo ser exibido. Para cada smbolo da legenda podemos exibir a cor de fundo (%DFNJURXQG), a cor de frente do smbolo ()RUHJURXQG) e para smbolos poligonais, a cor do contorno (2XWOLQH).

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

56



Legenda de Cor Graduada

Utiliza-se um tem numrico e divide-se os valores desses tens em classes, cada classe de valores recebe uma intensidade de cor. Geralmente as cores mais claras so destinadas para as classes de valores menores. possvel ainda normalizar os valores do tem com valores de outros tens ou com a soma de todos os valores do mesmo tem

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

57

Legenda de Cor Graduada



Em muitas aplicaes, necessrio construir mapas quantitativos. Um mapa quantitativo pode ser construdo no ArcView de vrias maneiras, uma delas utilizando-se de cores graduadas. Um mapa de cor graduada, geralmente ilustrada as pequenas quantidades utilizando-se de cores claras, e as grande quantidades com cores escuras, como pode ser observado na figura anterior. O editor de legendas do ArcView fornece vrias ferramentas para se construir um mapa quantitativo com cores graduadas. Primeiro o usurio deve fornecer um tem do tema geogrfico que seja numrico (ArcView j separa todos os tens numricos), em seguida o usurio pode escolher faixas de cores disponveis no ArcView e tambm especificar o nmero de classes e o mtodo de classificao para graduar as cores. possvel que o usurio altere o texto da legenda, para isso basta editar o texto que se encontra no campo label do editor de legendas. Se for necessrio, o usurio pode alterar alguma cor especfica ou ainda pode eliminar ou alterar a cor da linha de contorno. Se o usurio desejar, possvel relacionar o tem numrico escolhido com outro tem tendo ento o nvel de correlao entre os dois tens. Isto pode ser feito atravs da normalizao.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

58



Legenda de Valor nico

Utiliza-se legenda de valor nico, para representar feies que se enquadram na mesma categoria. No exemplo acima possvel observar que todos os polgonos da categoria Centroeste so exibidos na mesma cor.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

59

Legenda de Valor nico



Em muitas aplicaes, necessrio construir mapas qualitativos. Um mapa qualitativo pode ser construdo no ArcView utilizando-se a opo de legenda de valores nicos. Em muitos casos, os temas geogrficos possuem grupos de feies que se enquadram em uma determinada caracterstica e o que se deseja nesse caso simbolizar cada categoria de feies com um smbolo nico e especfico O editor de legendas do ArcView fornece vrias ferramentas para se construir um mapa qualitativo. Primeiro o usurio deve fornecer um tem do tema geogrfico que pode ser numrico ou no (ArcView fornece a lista de todos os tens), em seguida o usurio pode escolher esquema de cores disponveis no ArcView. possvel que o usurio altere o texto da legenda, para isso basta editar o texto que se encontra no campo label do editor de legendas. Se for necessrio, o usurio pode alterar alguma cor especfica ou ainda pode eliminar ou alterar a cor da linha de contorno.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

60



Legenda de Densidade de Pontos

Para se ter esse tipo de representao, necessrio utilizar um tem numrico, para ento representar um certo valor desse tem por um ponto. No exemplo acima, cada 10000 habitantes representado por um ponto.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

61

Legenda de Densidade de Pontos



Um mapa de densidade de pontos tambm um mapa quantitativo, Nesse tipo de mapa, onde existem maiores quantidades de pontos, existem a maior presena de uma certa caracterstica ou evento. Num mapa de densidade de pontos geralmente um nico ponto representa uma certa quantidade do tem que se est representando. No exemplo anterior, cada ponto que aparece no mapa representa 10000 habitantes. O editor de legendas do ArcView fornece vrias ferramentas para se construir um mapa de densidade de pontos. Primeiro o usurio deve fornecer um tem do tema geogrfico que seja numrico (ArcView j separa todos os tens numricos), em seguida o usurio deve definir a quantidade que cada ponto ir representar. Se for necessrio, o usurio pode alterar a cor e o estilo do ponto, bem como alterar a cor e o estilo de preenchimento dos poligonos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

62



Legenda de Grficos Estatsticos

Muitas vezes necessrio construir um mapa onde se consiga comparar duas grandezas. No exemplo acima tem-se um mapa onde possvel comparar o nmero de habitantes do sexo feminino com o nmero de habitantes do sexo masculino por municpio.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

63

Legenda de Grficos Estatsticos



Em muitas aplicaes, necessrio construir que consigam sintetizar vrias grandezas de uma s vez. Um mapa com grficos estatticos pode ser construdo no ArcView utilizando-se o editor de legendas Um mapa com grficos estatsticos pode ilustrar vrias grandezas de uma s vez, a pgina anterior mostra um mapa que ilustra a quantidade de habitantes do sexo masculino e a quantidade de habitantes do sexo feminino de cada municpio. O editor de legendas do ArcView fornece vrias ferramentas para se construir um mapa de grficos estatsticos. Primeiro o usurio deve fornecer os tens do tema geogrfico que sejam numrico e que iro compor os grficos estatsticos (ArcView j separa todos os tens numricos), em seguida o usurio pode escolher as cores de cada elemento do grfico, bem como suas dimenses e categoria (barra ou setor). Se for necessrio, o usurio pode alterar alguma cor especfica de algum elemento dos grficos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

64



Legenda de Smbolos Graduados

Muitas vezes necessrio construir um mapa onde se consiga uma mesma grandeza para regies diferentes. No exemplo acima, tem-se um mapa onde se pode comparar a populao entre os municpios. Os municpios que possuem maior populao so representados com smbolos maiores e os de menores populao com smbolos menores.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

65

Legenda de Smbolos Graduados



Em muitas aplicaes, necessrio construir mapas quantitativos. Um mapa quantitativo pode ser construdo no ArcView de vrias maneiras, uma delas utilizando-se smbolos graduados. Um mapa de smbolos graduados, geralmente ilustrada as pequenas quantidades utilizando-se de smbolos menores, e as grande quantidades com smbolos maiores, como pode ser observado na figura anterior. O editor de legendas do ArcView fornece vrias ferramentas para se construir um mapa quantitativo com smbolos graduados. Primeiro o usurio deve fornecer um tem do tema geogrfico que seja numrico (ArcView j separa todos os tens numricos), em seguida o usurio pode especificar o nmero de classes e o mtodo de classificao para graduar os smbolos. possvel que o usurio altere o texto da legenda, para isso basta editar o texto que se encontra no campo label do editor de legendas. Se for necessrio, o usurio pode alterar o tipo de smbolo e a cor com a qual o smbolo ser desenhado.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

66



Natural Breaks Quantile

Mtodos de Classificao

Mtodo Default do ArcView, baseia-se na minimizao da varincia dentro de cada classe (Mtodo estatstico de Jenk). Nesse mtodo cada classe contm o mesmo nmero de feies. Melhor aplicado quando o dado tem distribuio linear. Mantm a rea total dos polgonos que formam as classes aproximadamente iguais. Divide a faixa de variao em sub-faixas de valores iguais. Nesse tipo de classificao, ArcView determina o valor mdio e ento distribui os valores restantes abaixo e acima da mdia de acordo com o desvio-padro.

Equal Area

Equal Interval

Standard Desviations

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

67

Mtodos de Classificao
Quando se est produzindo mapas quantitativos, o ArcView fornece vrios mtodos de classificao :
1DWXUDO %UHDNV

Este o mtodo de classificao padro. Esse mtodo identifica as quebras entre as classes utilizando uma frmula estatstica (Otimizao de Jenk). Este mtodo consiste basicamente na minimizao da soma da varincia dentro de cada classe.
4XDQWLOH

Nesse mtodo de classificao, cada classe contm o mesmo nmero de feies. Este mtodo pode trazer distores quando se tem dados no lineares, como o caso de populao. Este mtodo mais utilizado quando se tem dados linearmente distribuidos, ou seja, dados que no tem nmeros desproporcionais de feies com valores similares.
(TXDO $UHD

Este mtodo classifica feies poligonais encontrando quebras entre as classes, de tal forma que a rea total dos polgonos em cada classe aproximadamente a mesma.
(TXDO ,QWHUYDO

Este mtodo divide a amplitude dos valores de atributos em sub-faixas de igual tamanho. Ento as feies so classificadas baseadas nas sub-faixas.
6WDQGDUG 'HYLDWLRQV

Neste mtodo, ArcView primeiro encontra o valor mdio e ento coloca classes acima e abaixo da mdia em intervalos de 1/4, 1/2 ou 1 desvio-padro at que todos os valores de classes estejam contidos dentro das classes.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

68



GRAVANDO E LENDO AS LEGENDAS


Carrega legenda gravada Grava legenda para arquivo [.AVL]  Gravao de legenda gera arquivo [.AVL]  Se o nome da legenda for o mesmo do Shapefile ou da coverage, quando o dado geogrfico adicionado em uma View, automaticamente j vem com a simbologia especificada na legenda gravada.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

69

GRAVANDO E LENDO AS LEGENDAS



Muitas vezes temos que utilizar vrias vezes um mesmo tema em vrios projetos ArcView diferentes, porm queremos que este tema seja simbolizados da mesma forma nos vrios projetos. Desta forma, podemos gravar a legenda deste tema, de tal forma, que no precisaremos gastar tempo para simbolizar o mesmo tema vrias vezes. Para fazer isso, basta clicar no boto Save do editor de legendas e depois informar o diretrio e o nome do arquivo de legenda que dever ser gravado. Se tivermos um arquivo shapefile denominado mun.shp e gravarmos no mesmo diretrio o arquivo de legenda denominado mun.avl, toda vez que adicionarmos o arquivo mun.shp em uma View, automaticamente este j vem com a simbologia especificada em mun.avl. Se o nome do arquivo for diferente ou estiver em um diretrio diferente, basta abrir o editor de legendas e ento clicar no boto Load do editor de legendas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

70



Alterao de propriedades Criao e Edio

GERENCIAMENTO DE TEMAS

Renomeando temas, Definio, Rotulao, Endereamento, Edio, Exibio, Hot Link, Locking Criao e edio de arquivos shapefiles de pontos, linhas e polgonos Converso shapefile para shapefile, textos para shapefile, CAD para shapefile, Coverage para shapefile Elimina temas da View, mas mantm os mesmos na memria Copia temas da View para memria Elimina temas da View Coloca em uma View os temas armazenados na memria

Converso para shapefile Cut Themes

Copy Themes

Delete Themes Paste

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

71

GERENCIAMENTO DE TEMAS
O ArcView fornece muitas funes para realizar o gerenciamento de temas, possvel alterar as propriedades de um tema, alterando suas definies por exemplo, possvel definir que o tema de municpios exiba somente os municpios do estado de Rondnia. possvel tambm definir como se vai colocar toponmia em um tema, ou como o padro de endereamento de um tema de arruamentos, como um tema deve ser editado, em que faixas de escalas ele ser exibido, como ser o Hot Link de um tema para imagens, textos e se ser necessrio o bloqueio das propriedades do tema. No ArcView possvel realizar a criao e edio de dados geogrficos no formato shapefile de pontos, linhas e polgonos, realizando tanto a edio da geometria quanto das tabelas descritivas. possvel converter um arquivo shapefile, coverage, ou textos (coordenadas), CAD na sua totalidade ou uma parte para outro arquivo shapefile. possvel ainda realizar com temas as mesmas funes que se realizam com outros arquivos em Windows, tais como recortar, copiar, apagar e colar.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

72



Filme renomeando tema

GERENCIAMENTO DE TEMAS

Filme da definio de temas Filme da exibio por escala Filme da rotulao de feies Filme do bloqueio de temas Filme de recortar, copiar e colar

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

73

GERENCIAMENTO DE TEMAS
Foram produzidos alguns filmes de operaes de gerenciamento de temas. Algumas funes de gerenciamento de temas ainda no foram mostradas, mas isto seguramente ir ocorrer mais adiante no curso. Para ver os firmes, basta clicar sobre a figura da filmadora que est posicionada logo na frente do texto.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

74



PESQUISAS
PESQUISANDO DADOS GEOGRFICOS
Identificao Find Query Builder Pesquisa utilizando grficos Pesquisa entre temas Listando atributos Limpando as pesquisas

PESQUISANDO DADOS TABULARES


Identificao Find Query Builder Invertendo a pesquisa Pesquisando interativamente com o mouse Limpando as pesquisas

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

75

PESQUISAS
Uma das maiores demandas na utilizao do ArcView, na realizao de pesquisas. As pessoas que necessitam utilizar dados espaciais e tabulares, sempre precisam sabem onde se localizam feies que possuem determinadas caractersticas por exemplo, onde esto todos os polgonos municipais da amaznia legal brasileira que tem mais de 500000 habitantes. O ArcView fornece uma grande quantidade de funes para se fazer pesquisas, desde funes simples tais como clicar sobre uma feio e saber quais as caractersticas de tal feio at pesquisas sofisticadas onde necessrio por exemplo escrever expresses booleanas para encontrar feies que satisfaam tal expresso. Como se tem a possibilidade de se trabalhar com tabelas no ArcView (j que o dado geogrfico composto por dado espacial e tabular), possvel realizar pesquisas em tabelas, na verdade as ferramentas para se pesquisar dados geogrficos e dados tabulares so as mesmas. Veremos todas as ferramentas para realizar pesquisas que o ArcView disponibiliza, desde as mais simples at as mais sofisticadas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

76



IDENTIFICAO

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

77

IDENTIFICAO
A identificao de feies uma das funes mais simples e tambm mais utilizadas no ArcView, basta clicar na ferramenta simbolizada pelo cone e em seguida clicar sobre a feio que se deseja conhecer as caractersticas. Ao clicar sobre a feio, o ArcView faz surgir uma janela com todos os atributos da feio que foi apontada com a ajuda do mouse. O usurio pode clicar em quantas feies desejar. O ArcView s permite o uso da funo de identificao em temas ativos, todavia o usurio pode ativar quantos temas desejar e ao clicar em uma posio onde exista mais de um tema, os atributos de todos os temas so exibidos na janela de atributos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

78



FIND

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

79

FIND
Muitas vezes, um determinado tema pode possuir centenas e at milhares de feies, e necessitamos procurar uma feio que tenha alguma caracterstica especial, como fazer isso ? Poderiamos utilizar a ferramenta de identificao e clicar em cada feio at achar aquela que possui a caracterstica especial, mas esse trabalho poderia levar muito tempo e ser muito cansativo. Felizmente atualmente, a maioria dos programas computacionais possuem funes de buscas. Desde os editores de textos, passando por planilhas eletrnicas, at os programas como ArcView possuem essa indispensvel funo. Para utilizar a ferramenta de busca no ArcView, devemos ativar o tema ou os temas pelos quais realizaremos as buscas, ento clicamos no cone apropriado e ento surge uma caixa de dilogo onde podemos escrever palavras para o ArcView procurar nas tabelas dos temas ativos. Se o ArcView encontra algum registro de alguma tabela dos temas ativos que tenha a palavra digitada, o ArcView verifica qual a feio que possui tal atributo e ento, apresenta a mesma em uma cor destacada no centro da View.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

80



QUERY BUILDER

tens do tema ativo

Valores do tem selecionado


Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR] 81

QUERY BUILDER
A ferramenta de busca (Find), muito fcil de utilizar e tambm muito rpida, contudo quando temos buscas mais complexas para fazer, devemos utilizar funes do ArcView com maior possibilidades para elaborar expresses lgicas mais complexas. O ArcView disponibiliza uma ferramenta denominada Query Builder, uma ferramenta que auxilia o usurio a escrever expresses complexas, para que o ArcView procure em tabelas ou em temas geogrficos os registros e feies que satisfazem a expresso. Para acessar o Query Builder, o usurio deve inicialmente ativar o tema que deseja pesquisar, em seguida clicar no cone e assim surgir a caixa de dilogo do Query Builder. A caixa de dilogo do Query Builder possui duas caixas de listas, na caixa da esquerda aparece uma lista de tens da tabela ou dado geogrfico ativo, na caixa da direita aparece uma lista com os valores do tem selecionado no lado esquerdo. Utilizando duplo-click nas caixas de listas, o usurio pode formar expresses e ento executar essas expresses no ArcView. Se alguma feio do tema ativo ou de algum registro de alguma tabela ativa satisfazer a expresso, as feies ou os registros so selecionados e exibidos em destaque.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

82



USANDO EXPRESSES LGICAS


OPERADORES = > >= < <= <>
7,32B62/2 58$ 

CONECTORES AND OR NOT

$5($ !  $1' $5($   7,32B62/2  $1' '(&/   

,1'(3(1'(17(

/$5*B58$ !  25 =21$

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

83

USANDO EXPRESSES LGICAS


Uma expresso lgica pode ser escrita seguindo o seguinte critrio : NOME DO ITEM OPERADOR VALOR CONECTOR (Opcional) PARENTESES (Opcional) Os operadores podem ser observados na pgina anterior. Os conectores servem para combinar expresses. Dois conectores comuns so o AND e OR. Os parenteses so utilizados para controlar a ordem de avaliao da expresso. A colocao de parenteses pode determinar o conjunto selecionado resultante : ( solo_tipo = 16 OR solo_tipo = 17 ) AND AREA < 1000 ter um resultado diferente de : solo_tipo = 16 OR ( solo_tipo = 17 AND AREA < 1000 )

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

84



OPES DE QUERY BUILDER


NEW SET
Limpa a seleo anterior e cria um novo conjunto de feies selecionadas.

ADD TO SET
Adiciona novas feies ao conjunto de feies j selecionadas.

SELECT FROM SET


Seleciona feies a partir de um conjunto de feies j selecionadas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

85

OPES DE QUERY BUILDER


Existem algumas possibilidades de selees de feies, e o Query Builder fornece acesso estas possibilidades de selees. NEW SET - Essa opo de seleo inicialmente limpa qualquer seleo de qualquer feio do tema ativo e logo em seguida aplica a expresso lgica que o usurio construiu. ADD TO SET - Vamos supor que voc j tenha um conjunto de feies selecionadas e voc necessita adicionar mais feies ao conjunto de feies previamente selecionadas. Para resolver esse problema voc necessita utilizar a opo ADD TO SET, que no limpa a seleo anterior e em seguida aplica a expresso lgica construda pelo usurio. SELECT FROM SET - Se voc tem um conjunto de feies j selecionadas e necessita selecionar um sub-conjunto dessas feies, ento a opo a ser utilizada SELECT FROM SET. Com essa opo, o ArcView aplica a expresso lgica construda pelo usurio somente nas feies j selecionadas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

86



PESQUISA ENTRE TEMAS

O que se deseja sabe neste exemplo : Quais municpios tem Unidades de Conservaes em seus territrios. 1 - Ativa-se o tema municpios e acessa-se a funo Select By Theme. 2 - Na caixa de dilogo de Select By Theme, temos que especificar o tema de Unidades de Conservao.

3 - Podemos ver os municpios que possuem Unidades de Conservao exibidos na cor amarela.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

87

PESQUISA ENTRE TEMAS


Em muitas aplicaes necessrio sabem quais feies de um tema se relacionam com feies de outros temas, para esse tipo de problema, o ArcView disponibiliza uma funo de pesquisa entre temas. Por exemplo, vamos supor que necessitamos mostrar quais municpios da Amaznia Legal Brasileira possuem unidades de conservao. Temos os municpios em um tema e as unidades de conservao em outro tema, para resolver esse problema, temos que inicialmente ativar o tema municpios, em seguida acessamos a funo Select By Theme e ento uma caixa de dilogo se abre. A caixa de dilogo de Select By Theme apresenta uma lista de mtodos de seleo e outra lista de temas, onde seleciona-se o no caso do nosso exemplo o tema de unidades de conservao. Os mtodos de seleo so os seguintes :

Are Completely Within - Est completamente dentro Completely Contain - Contm completamente Have Their Center In - Tem seu centro em Contain the Center of - Contm o centro de Intersect - Possui interseco Are Within Distance Of - Est dentro de uma distncia de (neste caso aberto um campo para se colocar a distncia).
Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR] 88



LISTANDO ATRIBUTOS

Com o tema ativo, o usurio deve clicar no boto especfico para abrir tabelas. As feies que foram selecionadas tem tambm seus atributos selecionados e realados com a cor amarela.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

89

LISTANDO ATRIBUTOS
Aps a seleo de feies, o usurio geralmente deseja saber quais as caractersticas das feies selecionadas, isto feito simplesmente ativando-se o tema que teve suas feies selecionadas e clicando-se no cone de listagem Ao clicar no cone que permite a abertura de tabelas de atributos, ela surge na tela e tambm passa a ser um documento do projeto. As feies do tema ativo possuem registros na tabela, logo os registros das feies selecionadas aparecem em uma cor destacada das que no foram selecionadas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

90



LIMPANDO AS PESQUISAS

Com o tema ativo, o usurio deve clicar no boto especfico para limpar pesquisas. As feies previamente selecionadas destacadas na cor amarela retornam em suas cores originais. Os registros das tabelas tambm passam para a cor original.
Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR] 91

LIMPANDO AS PESQUISAS
Aps a realizao de alguma pesquisa, o usurio pode desejar que as feies e registros de tabelas que esto selecionados e portanto destacados em amarelo, passem para a cor original, isto feito atravs de um click em um cone especfico. Em muitos processamentos realizados no ArcView, apenas as feies selecionadas podem ser consideradas, contudo o usurio pode necessitar utilizar todas as feies de um tema assim muito importante limpar as pesquisas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

92



PESQUISANDO DADOS TABULARES


Identificao
necessrio uma tabela ativa, acessar o cone ao lado e clicar em um registro da tabela.

Find
O usurio deve ter uma tabela ativa, acessar o cone ao lado e escrever uma palavra para ser encontrada em algum registro da tabela.

Query Builder
O usurio deve ter uma tabela ativa, acessar o cone ao lado e escrever uma expresso para ser pesquisada na tabela.

Invertendo a pesquisa
O usurio deve ter uma tabela ativa, ao acessar o cone ao lado, a seleo da tabela se inverte, os registros que no estavam selecionados ficam selecionados e vice-versa.

Pesquisando interativamente com o mouse


O usurio utiliza o cone ao lado e clica em registros da tabela ativa para seleciona-los.

Limpando as pesquisas
O usurio clica no cone ao lado para limpar a seleo previamente realizada.
Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR] 93

PESQUISANDO DADOS TABULARES


A maioria das funes para pesquisa em dados tabulares so exatamente as mesmas utilizadas para pesquisar dados geogrficos. Portanto no entraremos em maiores detalhes neste momento. A diferena primordial em pesquisa de dados dados tabulares, est no fato de que neste caso necessrio se tem uma tabela ativa em vez de um tema ativo. Quando a tabela pesquisada est relacionada com dados geogrficos, as feies correspondentes aos registros selecionados tambm ficam selecionados.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

94



GERENCIAMENTO DE VIEWS
Criando e abrindo Views Renomeando Views Propriedades da View - Unidades de mapa e distncia Propriedades da View - Projeo Propriedades da View - Cor de fundo Impresso de Views Exportando Views Apagando Views
Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR] 95

GERENCIAMENTO DE VIEWS
Em um projeto de ArcView, pode ser necessrio gerenciar muitas Views. Portanto o ArcView traz um conjunto de funes para fazer esse gerenciamento. O ArcView possui funo para criar e abrir views, renomear views, alterar as unidades de uma view, definir projeo cartogrfica para uma view, alterar a cor de fundo de views, imprimir views, apagar views e exportar views para arquivos de imagens em vrios formatos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

96



CAPTULO 3 Dados para o ArcView


Entrada e edio de dados geogrficos
Shapefiles Tabelas

Converso de dados
CAD Coverages Coordenadas

Entrada e edio de dados tabulares


Arquivos textos tabelados Tabelas DBASE

Dados para o ArcView Dados Vetoriais Shapefiles Coverages Arquivos CAD Tabelas c/ coordenadas, etc. Dados Matriciais TIFF BMP MrSID JPG Imagine, etc.
97

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

CAPTULO 3 Dados para o ArcView


O ArcView suporta uma grande quantidade de dados, possvel trabalhar com ArcView utilizando shapefile (formato nativo do dados vetoriais do ArcView), coverages (formato nativo de dados vetoriais do Arc/Info), arquivos CAD (DXF, DWG e DGN), arquivos textos com coordenadas separadas por vrgula, tabelas DBASE, ACCESS e outras com coordenadas, bancos de dados SDE, etc. Alm disso possvel utilizar imagens de vrios formato no ArcView, tais como TIFF, BMP, IMG, LAN, BIL, BIP, BSQ, etc. Muitas vezes, necessitamos criar novos dados vetoriais editar dados existentes ou ainda converter dados de outros formatos para o formato Shapefile. Neste captulo sero mostradas as funes e ferramentas que o ArcView disponibiliza para fazer esses trabalhos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

98



CRIANDO UM NOVO SHAPEFILE


 

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

99

CRIANDO UM NOVO SHAPEFILE


A criao de um novo shapefile uma tarefa bastante simples, basta seguir o esquema ilustrado anteriormente : 1.) Com uma View ativa, no menu superior escolha as opes View/New Theme, 2.) Defina o tipo de feio do novo shapefile (ponto, linha ou polgono), no exemplo foi selecionado o tipo linha. 3.) Em seguida defina o nome do arquivo shapefile e em que diretrio ele ser armazenado (no exemplo no nome do shapefile Estrada.shp). 4.) Nesta etapa, o shapefile j est definido, gravado no disco e pronto para comear ser editado. O ArcView disponibiliza as ferramentas de desenho conforme o tipo de shapefile. Os Procedimentos para criao de arquivos shapefile do tipo pontos e polgonos so praticamente os mesmos, o que muda so as ferramentas que o ArcView disponibiliza para a edio. O ArcView s permite a criao e edio de um arquivo shapefile por vez.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

100



EDITANDO UM SHAPEFILE
 

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

101

EDITANDO UM SHAPEFILE
A edio de um shapefile tambm uma tarefa bastante simples, basta seguir o seguinte esquema : 1.) Com um tema ativo, necessrio acessar a funo Start Editing no menu Theme superior, se Start Editing estiver desfocado porque o arquivo shapefile est com atributo Read-Only, necessrio usar o programa Windows Explorer para alterar os atributos de todos os arquivos que compem o shapefile. 2.) Depois de acessar Start Editing, aparece um quadrado tracejado ao redor do boto liga-desliga do tema. 3.) Em seguida se necessrio possvel acessar as propriedades de edio do tema, para definir parmetros de Snap. Para isso necessrio acessar a opo Properties no menu Theme. 4.) Aps terminar a edio o usurio pode clicar em Stop Editing ou quando desejar poder salvar suas edies e continuar editando o arquivo shapefile. O ArcView s permite a edio de um arquivo shapefile por vez.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

102



FERRAMENTAS PARA EDIO


 





  

1 - Adiciona pontos. 2 - Adiciona segmentos de linhas. 3 - Adiciona linhas com vrios segmentos. 4 - Adiciona polgono retangular. 5 - Adiciona polgono circular. 6 - Adiciona polgono irregular. 7 - Adiciona linhas com vrios segmentos fazendo interseco com outras linhas. 8 - Corta polgonos. 9 - Adiciona um polgono concatenado outros j existentes. 10 - Define tolerncia Snap para todo o tema. 11 - Define tolerncia Snap interativamente. 12 - Seleciona, movimenta e redimensiona 13 - Adiciona, movimenta e apaga vrtices
Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR] 103

FERRAMENTAS PARA EDIO


O ArcView disponibiliza vrias ferramentas para realizao de edio de arquivos shapefile. Conforme o tipo de feio de arquivo que se est editando, o ArcView disponibiliza as ferramentas corretas. Por exemplo, se a edio for de shapefile de pontos, apenas as ferramenta 1 e 12 sero disponveis, se a edio for de shapefile de linhas, o usurio ter acesso nas ferramentas 2, 3, 7, 10, 11 e 12; e se o shapefile for de polgonos as ferramentas 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11 e 12 estaro disponveis. Durante a edio o usurio utiliza o boto esquerdo do mouse na insero de pontos, linhas e polgonos e para finalizar a insero, o usurio pode dar um duplo click com o boto esquerdo.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

104



FUNES PARA EDIO DE FEIES


1 - Desfaz as edies em sequncia 2 - Refaz das edies desfeitas 3 - Recorta feies selecionadas 4 - Copia feies selecionadas 5 - Apaga feies selecionadas 6 - Combina vrias feies formando uma nica feio 7 - Une vrias feies formando uma nica feio 8 - Subtrai a rea de sobreposio de uma feio com outra feio 9 - Mantm somente a rea de sobreposio de duas feies 10 - Cola feies anteriormente recortadas ou copiadas

 

 

  

 



Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

105

FUNES PARA EDIO DE FEIES


Muitas vezes, durante a edio de um tema, necessrio realizar tarefas, tais como copiar uma feio ou ento combinar duas feies para formar uma nica feio. As funes para edio de feies esto descritas na pgina anterior, possvel ver o vdeo das funes. Durante a edio de feies, podemos fornecer os atributos das feies, editando a tabela de feies e inserindo novos tens e valores. Algumas operaes com tabelas sero vistas em seguida.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

106



CRIANDO UMA NOVA TABELA

 

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

107

CRIANDO UMA NOVA TABELA


Muitas vezes, necessrio criar tabelas com descries que podem ser relacionadas s feies geogrficas. Uma tabela composta de linhas e colunas, possvel achar na literatura vrios nomes para as colunas, tais como tens ou campos ou colunas mesmo, as linhas tambm podem ser chamadas de registros. O primeiro passo para se criar uma tabela utilizando ArcView, clicar no documento Tables da janela de projetos, em seguida devemos especificar o nome do arquivo e em que lugar do disco do computador ele ficar armazenado. O ArcView sempre gera tabelas no formato Dbase, cuja extenso DBF. Aps definido o nome do arquivo e onde o mesmo ser armazenado, o usurio deve especificar as caractersticas das colunas da tabela. A primeira caracterstica de uma coluna o seu nome que no deve ter espaos, outra caracterstica do campo o tipo (Number, String, Boolean ou Date), finalmente vem o tamanho se o campo for do tipo Number ou String e o nmero de casas decimais para tipo Number. Um campo do tipo Number utilizado para armazenar nmeros inteiros e reais. Um campo do tipo String utilizado para armazenar palavras, contendo inclusive nmeros e caracteres especiais Um campo do tipo Boolean utilizado para armazenar dado verdadeiros ou falsos (True ou False) Um campo do tipo Date utilizado para armazenar datas no formato AAAAMMDD (Ano, Ms Dia), assim o dia 2 de maro de 2001 fica no seguinte formato : 20010302.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

108



CRIANDO UMA NOVA TABELA

 

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

109

CRIANDO UMA NOVA TABELA


Aps definidos os campos da tabela, o usurio deve inserir as linhas ou registros que formam a tabela, possvel fazer isso acessando-se a opo Edit e em seguida Add Record. Assim surgir uma linha na tabela. De posse de uma tabela contento linhas e colunas, possvel entrar com valores nessa tabela, utilizando-se a ferramenta , clicando-se em uma clula da tabela e inserindo-se valores. O ArcView realiza a consistncia de dados automaticamente, por exemplo, s possvel digitar nmeros em um campo numrico, da mesma forma se o campo for Boolean, s sero aceitas as palavras True ou False e assim por diante. possvel tambm criar tabelas Dbase em outros programas tais como ACCESS, EXCEL e ento utilizar essas tabelas em projetos ArcView.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

110



ADICIONANDO ARQUIVOS CAD EM UMA VIEW

Ativando a Extenso para ler arquivos CAD

Lendo as linhas de um arquivo CAD

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

111

ADICIONANDO ARQUIVOS CAD EM UMA VIEW


Existem muitos programas CAD, que geram dados que podem ser utilizados em anlises espaciais. Um desses programas o AutoCad, outro o MicroStation. O AutoCad gera arquivos com extenso DWG ou DXF e o MicroStation gera arquivos com extenso DGN. No ArcView possvel exibir e trabalhar com arquivos em qualquer um dos formatos anteriormente apresentados. Para isso necessrio ativar uma extenso denominada CAD READER, que vem junto com ArcView. Com a extenso Cad Reader ativada, podemos adicionar arquivos CAD no ArcView, da mesma forma que adicionamos arquivos Shapefile, com uma diferena, adicionamos as entidades grficas do arquivo CAD. Um arquivo CAD composto por entidades grficas (Pontos, Linhas, Polgonos e Textos), podemos adicionar qualquer uma dessas entidades na View. Os atributos da entidade sero Cor, Layer, Level, etc.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

112



ADICIONANDO ARQUIVOS IMAGENS EM UMA VIEW

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

113

ADICIONANDO IMAGENS EM UMA VIEW


O ArcView permite adicionar imagens em uma View. Atualmente existem muitos formatos de imagem, tais como TIFF, IMG, LAN, MrSID, etc. O ArcView tem a capacidade de adicionar a maioria dos formatos de imagem conhecidos. Em alguns casos, necessrio ativar uma ou outra extenso do ArcView para exibir algum formato de imagem especial, como o caso do formato MrSID e IMG. O processo para adicionar imagens em uma View muito semelhante ao processo de adio de shapefiles, primeiro temos que acessar boto de adio de temas, em seguida aberta uma caixa de dilogo que permite a navegao pelos discos do computador, o usurio deve definir em 'DWD 6RXUFH 7\SHV a opo ,PDJH 'DWD 6RXUFH para que o usurio consiga acessar as imagens disponveis no diretrio. Aps isso, o usurio deve clicar sobre uma imagem na lista de imagens disponveis para que a mesma aparea na View. Com um duplo-click sobre o nome da imagem, o usurio poder alterar a composio da imagem (no caso de imagens multi-espectrais) e tambm alterar contraste e brilho da imagem.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

114



ADICIONANDO COORDENADAS DE EVENTOS EM UMA VIEW

 

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

115

ADICIONANDO COORDENADAS DE EVENTOS EM UMA VIEW


Muitas vezes, tem-se listas com coordenadas de eventos, e se deseja exibir esses eventos em uma View. A primeira etapa do trabalho consiste em digitar coordenadas (utilizando um editor de texto simples de preferncia o Notepad) dos eventos em um arquivo texto (pode-se digitar em tabelas Dbase tambm). As coordenadas podem ser acompanhadas de mais informaes, tais como identificador, nomes, caractersticas, etc. Todas as coordenadas e demais informaes devem ser separadas por vrgula. Aps a digitao das coordenadas e informaes dos eventos, o usurio deve gravar o arquivo e ento no ArcView adicionar esse arquivo como tabela. Aps o arquivo ser adicionado como tabela, o usurio deve acessar a funo Add Event Theme no menu superior View. Em seguida, aberta uma caixa de dilogo para que o usurio fornece o nome da tabela onde esto armazenados os eventos e quais so os tens onde esto armazenadas as coordenadas X e Y. Feito isso aparece na View um tema de pontos, que pode ser visualizado como qualquer arquivo vetorial.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

116



CONVERSO DE DADOS VETORIAIS

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

117

CONVERSO DE DADOS VETORIAIS


A converso de dados vetoriais no ArcView bastante simples. Vamos supor que temos as entidades grficas de um arquivo CAD adicionados em uma View. A primeira etapa da converso ativar o tema relativo a essas entidades grficas, em seguida devemos acessar a funo &RQYHUW 7R 6KDSHILOH... no menu superior e ento fornecer o nome do arquivo shp de sada. possvel converter parte de uma arquivo vetorial, para isso basta selecionar as feies ou entidades grficas que se deseja converter e ento acessar a funo &RQYHUW 7R 6KDSHILOH... no menu superior. Existem extenses adicionais que tornam possvel a converso de arquivos Shapefile para outros formatos tais como DXF ou MIF, essas extenses podem ser obtidas gratuitamente na home page da ESRI : www.esri.com

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

118



CAPTULO 4

PRODUO CARTOGRFICA

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

119

CAPTULO 4

PRODUO CARTOGRFICA
Inserindo toponmia na VIEW Definindo a escala de uma VIEW Produo de mapas usando o LAYOUT Trabalhando com grficos

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

120



INSERINDO TOPONMIA NA VIEW

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

121

O usurio pode inserir toponmia na VIEW seguindo o exemplo ilustrado na pgina anterior. A toponmia pode ser inserida uma a uma ou todas de uma vez.

INSERINDO TOPONMIA NA VIEW

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

122



DEFININDO ESCALA PARA UMA VISTA

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

123

DEFININDO ESCALA PARA UMA VISTA



Para se construir um mapa, o usurio deve antes colocar a vista em escala, para isto, necessrio anteriormente definir a unidade de medida dos temas que esto sendo exibidos. Isto realizado abrindo-se a caixa de dilogo para edio das propriedades da vista e selecionando as unidades de mapa. Aps definir a unidade de mapa da vista, surgir escala na qual os temas esto sendo apresentados na vista. A escala apresentada em uma caixa na barra de ferramentas do ARCVIEW, o usurio pode acionar esta caixa de texto e alterar a escala para o valor desejado.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

124



INICIANDO A CONSTRUO DE MAPAS

ABRE MAPA

PARMETROS DA FOLHA

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

125

INICIANDO A CONSTRUO DE MAPAS

Para se construir ou editar um mapa, o usurio deve abrir um layout e em seguida abrir a caixa de dilogo para configurao da folha, para fornecer o tamanho da folha, a orientao da folha e margens.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

126



INSERINDO VISTAS EM UM MAPA

rea onde ficaro os temas da vista no mapa

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

127

INSERINDO VISTAS EM UM MAPA

Para inserir o contedo de uma vista na folha do mapa, o usurio deve inicialmente selecionar o cone correspondente na barra de ferramentas e em seguida, desenhar um retngulo sobre a folha. Este retngulo a rea da folha onde ser desenhada o contedo da vista. A definio deste retngulo causar a abertura de uma caixa de dilogo onde o usurio pode selecionar a vista que ser exibida, se o contedo da vista no mapa ser alterado quando a vista for alterada e se a escala de vista deve ser preservada durante a exibio dos temas da vista sobre a folha do mapa.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

128



CONES PARA PRODUO DE MAPAS

PRIMEIRA LINHA (BOTES) : Salva projeto Recorta elementos selecionados Copia elementos para rea de transferncia Insere o contedo da rea de transferncia Propriedades do mapa Agrupa grficos Separa (desagrupa) grficos Move um elemento para frente Move um elemento para o fundo Desfaz edio Encaixa a folha na janela Apresenta a folha em tamanho natural Encaixa elemento selecionado na janela Aproxima Afasta Imprime Ajuda

SEGUNDA LINHA (FERRAMENTAS) : Seleciona, movimenta e redimensiona grficos Movimenta, apaga e adiciona vrtices Aproxima rea por janela Afasta a folha Desloca a folha pela janela Adiciona texto Adiciona grficos (ponto, linha, polgono, etc) Adiciona (vista, legenda, escala grfica, seta de norte, grfico estatstico, tabela e figuras)

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

129

CONES PARA PRODUO DE MAPAS


Os cones para produo de mapas esto dispostos em uma estrutura semelhante aos cones das vistas. A adio de vistas, legendas, escala grfica, seta de norte, grfico estatstico, tabelas e figuras podem ser realizados acionando os cones apresentados abaixo :

Adiciona vistas Adiciona legenda Adiciona escala grfica Adiciona seta de norte Adiciona grfico estatstico Adiciona tabela Adiciona figura

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

130



TRABALHANDO COM GRFICOS

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

131

TRABALHANDO COM GRFICOS



O ARCVIEW possui ferramentas para manipular grficos, possvel agrupar, desagrupar, simplificar, alinhar, trazer para frente e enviar para o fundo. possvel ainda manipular textos, realizando rotao, alinhamentos e alterando dimenses.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

132



A EXTENSO LICENCIAMENTO
A extenso licenciamento foi criada pelo CSR com o objetivo de realizar a Interface entre o software Arc/View e o SISPROF - Sistema de Produtos Florestais - bem como fazer cumprir o roteiro e as especificaes tcnicas para o Licenciamento Ambiental em Propriedade Rural, conforme portaria n 9, de 23 de janeiro de 2002. Para habilitar a extenso v no Menu File -Extensions e ative a extenso Licenciamento.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

133

A EXTENSO LICENCIAMENTO

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

134



ESTRUTURA DA EXTENSO LICENCIAMENTO


CONECTA SISPROF IMPORTA E00 MEMORIAL DESCRITIVO EXPORTA PARA SISPROF CONVERTE COORDENADAS BLOCO DE NOTAS WINDOWS EXPLORER PLOTAGEM L.A.U. DESCONECTA SISPROF STATUS DA CONEXO IMPORTA SISPROF CALCULA REA GERA CENTRIDE CALCULADORA EXTENSES

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

135

CONECTANDO AO SISPROF
D um clique no cone Conecta SISPROF, automaticamente aparece uma nova janela onde o usurio digita o nome do usurio, senha e servidor. Com isso estabelece-se um a conexo ODBC com o servidor

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

136



CONECTANDO AO SISPROF

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

137

IMPORTANDO DADOS DO SISPROF


D um clique no cone Importa SISPROF, automaticamente aparece uma nova janela onde o usurio seleciona o nome da propriedade rural que encontra-se inserida no sistema. Selecionando-se a propriedade, automaticamente todas as informaes da propriedade so transferidas do banco de dados ao ArcView, onde o usurio pode consultar todos os nveis de informao do projeto

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

138



IMPORTANDO DADOS DO SISPROF

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

139

IMPORTANDO DADOS DO SISPROF

67$786 '$ &21(;2  &21(&7$'2

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

140



EXPORTANDO DADOS PARA O SISPROF


D um clique no cone Exporta SISPROF Automaticamente aparece uma nova janela onde define-se quais elementos deseja-se exportar (ex: APP, ARD, ARL, etc...)

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

141

EXPORTANDO DADOS PARA O SISPROF

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

142



EXPORTANDO DADOS PARA O SISPROF


Definindo os elementos para exportao e clicando Ok , abre-se uma nova janela a qual avisa ao usurio que o mesmo est prestes a exportar as coordenadas da propriedade para o banco de dados do SISPROF e pergunta se o mesmo deseja continuar com a operao.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

143

EXPORTANDO DADOS PARA O SISPROF

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

144



EXPORTANDO DADOS PARA O SISPROF


Optando-se por continuar a operao abre uma nova caixa de mensagem onde o usurio informa ao sistema a que nvel de informao pertence cada tema que o mesmo pretende exportar. Ex: shape com nome de Reservalegal.shp um shapefile que informa a rea de reserva legal da propriedade. Ele deve ser exportado como rea de Reserva Legal (ARL).

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

145

EXPORTANDO DADOS PARA O SISPROF

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

146



IMPORTANDO ARQUIVOS E00


Esta opo permite importar arquivos em formato Arc/Info Ao clicar no menu - Impota E00 abre-se uma janela para selao dos arquivos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

147

IMPORTANDO ARQUIVOS E00

IMPORTA E00

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

148



Memorial Descritivo
Esta opo permite gerar arquivos shapefiles a partir do memorial descritivo da propriedade. Inicialmente, necessrio digitar as informaes do memorial descritivo em um editor de textos, utilize o programa Bloco de Notas do Windows para a digitao. Os formatos de dados para o Memorial Descritivo so os seguintes : Formato AD : Coordenadas de um ponto inicial e os azimutes e distncias da poligonal. Formato RD : Coordenadas de um ponto inicial e os rumos e distncias da poligonal. Formato DEC : Uma lista de coordenadas decimais (graus decimais ou metros decimais). Formato GMS : Uma lista de coordenadas em Graus Minutos e Segundos.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

149

Memorial Descritivo
Veja alguns exemplos da formatao dos arquivos :

)RUPDWR $' 
AD CX(inicial), CY(inicial) AzGrau(1), AzMinuto(1), AzSegundo(1), Distancia(1) .. .. .. .. .. .. .. .. AzGrau(n), AzMinuto(n), AzSegundo(n), Distancia(n)

),0

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

150



Memorial Descritivo
Veja alguns exemplos da formatao dos arquivos :

)RUPDWR 5' 
RD CX(inicial), CY(inicial) RumoGrau(1), RumoMinuto(1), RumoSegundo(1), RumoTipo(1), Distancia(1) .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. RumoGrau(n), RumoMinuto(n), RumoSegundo(n), RumoTipo(n), Distancia(n)

),0

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

151

Memorial Descritivo
Exemplos da formatao dos arquivos :

)RUPDWR '(& 
DEC CX(1), CY(1) .. .. .. .. CX(n), CY(n)

),0

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

152



Memorial Descritivo
Exemplos da formatao dos arquivos :

)RUPDWR *06 
GMS GrausX(1), MinutosX(1), SegundosX(1), GrausY(1), MinutosY(1), SegundosY(1) .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. GrausX(n), MinutosX(n), SegundosX(n), GrausY(n), MinutosY(n), SegundosY(n)

),0

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

153

Memorial Descritivo
&RQVLGHUDo}HV )LQDLV  Coordenadas negativas quando forems dos hemisfrios Sul e Oeste RumoTipo pode ser NE, SE, NW, SW NE - Nordeste, SE Sudeste, SW - Sudoeste e NW - Noroeste CX e CY - Coordenadas mtricas, preferencialmente UTM

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

154



Manipulaes
Permite realizar manipulaes entre os arquivos shapefiles. As operaes disponveis so: - converso de coordenadas - Geogrficas para UTM; - UTM para Geogrficas. - clculo de reas Permite calcular rea dos polgonos - gerar centrides Esta funo calcula centrides para um tema de polgonos ativo.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

155

Utilitrios
Permite o acesso rpido ao: - bloco de notas;

- windows explorer; - calculadora; - extenses do Arc/View.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

156



Plotagem da L.A.U.
Permite a plotagem da L.A.U. Gera-se automaticamente dos layouts - frente e verso. O usurio deve fazer o link com a view e preencher corretamente os campos das tabelas.

Introduo ao ArcView - [IBAMA/CSR]

157



Vous aimerez peut-être aussi