Vous êtes sur la page 1sur 9

PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO LEITOR

VICCINI, Carla Gabriele UTFPR caviccini@hotmail.com Eixo Temtico: Formao de Professores e Profissionalizao Docente Agncia Financiadora: no contou com financiamento Resumo A prtica de rodas de leitura configura um caminho atrativo para formar novos leitores, pois tem como foco o prazer que nasce da leitura compartilhada, livre de cobranas. Ao ser utilizada em sala de aula, por professores dispostos a inovar metodologias de ensino, proporciona um novo caminho para trabalhar a leitura com os estudantes, j que no lhes solicitado avaliaes ou questionrios. Com base nessas consideraes, o presente estudo prope inicialmente estabelecer o papel do professor mediador nesse processo, uma vez que cabe ao docente organizar e coordenar a nova proposta, oportunizando aos alunos um encontro prazeroso com a palavra literria. Tendo como fundamentao terica os estudos feitos por Eliana Yunes (2009), Marta Morais da Costa (2007) e Michle Petit (2008) acerca da formao de novos leitores e da participao dos mediadores como principais personagens nesse traado, possvel esboar o contorno do mediador e, posteriormente, elucidar os objetivos e resultados que podem ser esperados ao compartilhar leituras e ideias com os estudantes. A teoria ser entrecortada pela minha prpria experincia como mediadora de leitura, procedente do projeto Um passeio pelo fantstico castelo da literatura - aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, e aplicado junto a Fundao Cultural de Curitiba no decorrer deste ano. Tal direcionamento mostra-se adequado, j que apresenta no somente a teoria, inmeras vezes distante da realidade escolar na qual o professor est inserido, mas tambm relatos de experincias, com ideias a serem aprimoradas ou modificadas a fim de direcionar outros trabalhos. Logo, a inteno movimentar a discusso sobre o ensino da literatura na sala de aula, demonstrando que possvel explorar um novo caminho, mais interessante para o aluno e tambm para o docente. Palavras-chave: Leitura. Roda de Leitura. Mediador. Introduo Traar um caminho atrativo de iniciao a leitura literria em sala de aula, seja no ensino fundamental ou no mdio, no constitui uma tarefa simples, pois depreende dedicao e preparo do docente. Alm disso, os estudos a cerca da prtica de leitura nas escolas, inmeras vezes apresentam-se distantes da realidade escolar e de difcil aplicao, j que em sua maioria, no so produzidos por profissionais que atuam efetivamente na educao bsica.

14605

Tendo em vista tais questes, a discusso que aqui se apresenta prope pensar a leitura em sala de aula por meio de elementos relevantes tanto para criar prticas eficazes, quanto para sustent-las. Para tanto, acredita-se que as rodas ou crculos de leitura contribuem de maneira significativa para promover o incentivo leitura, uma vez que a inteno com essa prtica movimentar ideias e promover dilogos a partir de leituras compartilhadas entre um mediador e diversos leitores. A fim de analisar as rodas de leitura e o papel do professor enquanto mediador na formao de novos leitores, a presente abordagem sugere um novo caminho a partir do olhar de uma mediadora, disposta a relatar as entrelinhas dessa prtica. O intuito com tal direcionamento auxiliar na compreenso da dinmica das rodas, contribuindo, ainda que minimamente, para o trabalho de profissionais da educao que desenvolvem, ou querem iniciar essa prtica de leitura, disseminando alternativas e teorias que do suporte ao mediador. A mediao de leitura em sala de aula Sentar para ler. Mas no uma leitura individual, juntar cadeiras e opinies, almofadas e leituras, unir leitores. As rodas de leitura so prticas que visam desenvolver a competncia leitora por meio do prazer de ler. O prazer em abrir um livro e se aventurar nas linhas e entrelinhas literrias. Entretanto, para acontecer interao entre texto e leitores, a funo do mediador fundamental, uma vez que ele quem promove esse encontro nas rodas de leitura. evidente que, quando o professor demonstra interesse em iniciar essa aventura literria, muitas dvidas comeam a se entrelaar: que texto escolher? Como devo ler? O que proponho como discusso? Como conduzo a leitura? Tais questionamentos so legtimos, j que no h frmulas e receitas prontas para mediar leituras. O nico caminho que conheci reside no prprio livro, ou seja, o mediador tem que ser um leitor e alegrar-se em compartilhar o encantamento de uma boa histria. Alm disso, h tericos que estudam o processo de formao de novos leitores e o papel do professor, responsvel por despertar no aluno o gosto pelo texto literrio. Com esses suportes, possvel delimitar aes e desenvolver prticas escolares efetivas para trabalhar a literatura tanto com as crianas, quanto com os jovens. Para tanto, preciso compreender inicialmente o lugar ocupado pelo mediador, pois ele o responsvel em organizar e dinamizar as rodas de leitura.

14606

O professor-mediador Para esclarecer o papel do mediador, preciso inicialmente, descobrir que leitor somos, ou seja, os livros de que mais gostamos, as histrias que nos comovem ou nos inquietam, e o motivo de tais escolhas em detrimento de outras. Tal descoberta essencial, pois em uma roda o mediador precisa transmitir a leitura de maneira prazerosa, encantando o participante que ali est, para que dessa forma ele sinta interesse em ler o que lhe oferecido. Fao minha as palavras de Michle Petit (2008, p. 160): Para transmitir o amor pela leitura, e acima de tudo pela leitura de obras literrias, necessrio que se tenha experimentado esse amor. Partindo dessa questo, cabe ao mediador aproximar os novos leitores do texto escolhido, tendo em mente que a literatura um territrio livre, no qual cada leitor vai tecer suas redes de interpretao. De acordo com Eliana Yunes (2009, p. 76):

na proposta do crculo de leitura, alcanamos, por assim dizer, as segundas histrias, ou seja, um momento em que a recepo do texto no reflui a uma interioridade emotiva e de perplexidade apenas, amparada na voz do outro, mas aqui j se desdobra uma interatividade de ordem mais ampla entre o texto e diversos receptores, simultaneamente.

Dialogando com essa ideia, Michle Petit (2008, p. 43) afirma:

Ao compartilhar a leitura, cada pessoa pode experimentar um sentimento de pertencer a alguma coisa, a esta humanidade, de nosso tempo ou de tempos passados, daqui ou de outro lugar, da qual pode sentir-se prxima. Se o fato de ler possibilita-se abrir-se para o outro, no somente pelas formas de sociabilidade e pelas conversas que se tecem em torno dos livros. tambm pelo fato de que ao experimentar, em um texto, tanto sua verdade mais ntima como a humanidade compartilhada, a relao com o prximo se transforma. Ler no isola do mundo. Ler introduz no mundo de forma diferente. O mais ntimo pode alcanar neste ato o mais universal.

Cada mediador tem uma maneira de trabalhar com as reaes dos leitores diante de um texto, e essa interao que proporcionar a circulao de ideias e trocas que constituem as rodas de leitura. Para tanto, deve haver entre professor e alunos uma cumplicidade para que os estudantes sintam-se a vontade para expressarem suas interpretaes. Convm ressaltar tambm, que o professor deve demonstrar tanto na leitura quanto na discusso acerca do que

14607

foi lido, prontido para aceitar opinies diferentes da sua, bem como para costurar as mais variadas leituras que vo surgir, demonstrando aos alunos quo amplo um texto literrio. importante atentar tambm para o fato de que na roda de leitura ningum ensina nada a ningum. A proposta com tal prtica discutir e conversar sobre literatura. Portanto, no cabe fazer cobranas com trabalhos e provas. O que est em jogo a movimentao de ideias para formar novos leitores, demonstrando que a leitura no precisa ser de forma alguma obrigao, e nem estar retida apenas a uma disciplina escolar, visto que uma manifestao artstica. preciso trabalhar a liberdade que a literatura pode oferecer. Faz-se necessrio que alunos e professores esqueam por um momento as avaliaes, fazer algo a espera de um resultado positivo ou negativo. Segundo Marta Morais da Costa (2007, p. 88): para um bom trabalho de formao de leitores, objetivo da existncia da literatura em sala de aula, convm multiplicar a leitura, e no as atividades. Infelizmente, muitos docentes acreditam que se no atriburem notas os alunos no faro a atividade. Todavia, deve-se confiar na literatura e no poder de seduo que a palavra pode alcanar. Eliana Yunes ressalva que, alm de saber ouvir a palavra do outro, o professor no deve se deter em explicaes pormenorizadas das narrativas:

As metforas e as imagens devem instig-las a ativar seu imaginrio para construrem cenrios e desenhar personagens, descobrir palavras novas e comear a construir sentido. Essa prtica, intensificada pela proximidade com outras crianas, no contato com a oralidade do professor/mediador, pode ampliar muito a prontido mental, estender as expectativas, animar a improvisao mental para o novo, elaborando a capacidade de visualizao do que est ausente aos olhos (YUNES, 2009, p.14).

Em todas as rodas de leitura que fiz, dentro e fora das escolas, pude perceber que os jovens e as crianas gostam de ler, gostam de ouvir algum falando sobre suas leituras, porm no se pode afirmar o mesmo acerca da produo de resumos e fichas a partir de livros. Portanto, mais que uma tcnica definida, o professor precisa demonstrar o quanto gosta da leitura que oferece para eles, no porque obrigatria, no porque ir ensinar alguma coisa. Apenas porque boa e prazerosa. Os alunos leem pouco, isso verdade. Mas que estmulos recebem? Eles vm seus professores e pais lendo? Ou apenas ouvem a velha frase: ler bom? Na educao infantil os professores contam histrias, leem, conversam com as crianas sobre os livros. No entanto, isso acaba quando as matrias e professores se multiplicam, a leitura s retorna como um

14608

pesadelo prximo ao vestibular. preciso observar que a leitura tambm um aprendizado, pois cada leitor sabe o quanto custa muitas vezes, chegar ao final de um extenso romance, ou como difcil a separao aps o seu trmino. Portanto, os estmulos alm de necessrios, so motivadores, de acordo com Eliana Yunes (2009, p. 44): a leitura no se constri sobre o nada. H algo que provoca o leitor, interessa-lhe, instiga-lhe um outro pensamento que lhe permite dar asas imaginao. Sem dvida a preocupao com as avaliaes e notas so necessrias, mas h como dosar as quantias. preciso fazer interpretao e produo de texto, mas ser que temos que fazer da literatura um suporte para essas atividades? No seria melhor discutir as opinies e entrelinhas dos textos e a partir disso construir, professores e alunos, interpretaes para as obras lidas? evidente que tal direcionamento est enquadrado nas aulas de Lngua Portuguesa, mas nada impede que professores de outras disciplinas abram espao para discutir literatura tambm, para promoverem rodas de leitura com temas relacionados s matrias que lecionam. Alm dos fatores elencados, Marta Morais da Costa (2007, p. 113) destaca que:

Um encaminhamento que propicia o melhor desempenho dos professores formadores de leitores consiste em intensificar a pesquisa no campo da leitura e da recepo de textos. Esse objetivo sustentado pela crena de que no existe um bom docente em sala de aula se no o alimentar um pesquisador, isto , se ele no for movido pela curiosidade e pela persistncia em buscar descobrir o que ainda no conhece.

Torna-se evidente, portanto, que o professor precisa conhecer os novos direcionamentos para o trabalho com a leitura. H cursos, oficinas, congressos, mas muitas vezes as solues esto mais prximas. Por meio da internet possvel trocar ideias com outros profissionais, saber o que fazem e conhecer suas atividades. Inclusive nos sites de relacionamento que tanto ocupam o tempo de crianas e jovens, h inmeras discusses sobre livros - best sellers e clssicos - em que eles participam ativamente. At mesmo em jogos de vdeo game possvel encontrar inferncias com a literatura. Cabe tambm perguntar aos alunos se eles esto lendo e quais os ttulos. Nem sempre sero os mais recomendados, porm uma abertura e por meio dela o professor pode indicar outras leituras sem desprezar aquelas pelas quais eles demonstram interesse.

14609

Sob essa perspectiva, Michle Petit (2008, p. 167), ao descrever o papel do mediador na formao de novos leitores, afirma aquele que lhe d uma oportunidade de alcanar uma nova etapa. Portanto, o mais importante para iniciar a prtica de rodas de leitura ter disposio para inovar, independente de mtodos. Tonar-se um mediador e contribuir para a formao de novos leitores. A roda de leitura Para desenvolver uma roda de leitura que realmente promova o incentivo leitura literria preciso compreender os objetivos dessa prtica, assim como a sua funcionalidade. Eliana Yunes (2009, p. 80) esclarece:

Nos crculos de leitura todos se acham em igual distncia de um centro, que nunca o professor, mas o texto, o filme, o quadro, a crnica, a reportagem, o documentrio que se l. O papel de coordenao, o espao que une os pontos, ocupado por um leitor-guia, figura que mobiliza, provoca, costura as demais falas, sem fazer prevalecer a sua prpria. Com ele, o crculo se delineia.

A partir desse pressuposto, reforando questes j elencadas, torna-se evidente a importncia do mediador para que a roda de leitura configure um espao atrativo, que segundo a autora pe em movimento a conscincia crtica que predispe cidadania (YUNES, 2009, p. 85). Tendo em vista que a prtica de ler em rodas une leitores e oportuniza a descoberta do prazer de ler, cabe ressaltar alguns pontos para a sustentao da atividade a fim de auxiliar na compreenso da dinmica da proposta. Lembrando que no h receitas prontas e as dicas no se aplicam para todos os grupos, mas podem ser testadas, modificadas e aprimoradas. A primeira roda de leitura com um grupo faz toda a diferena caso o trabalho tenha continuidade com uma mesma turma, j que da vontade de participar novamente que a prtica ir alcanar os objetivos ora expostos. interessante surpreender os alunos, sem o aviso de que a prxima aula ser de leitura. Pedir que organizem as carteiras em crculo, colocando apenas uma carteira no centro da roda. Aps apresentar o livro, o autor ou demais detalhes, coloca-se o livro nesta carteira para que ao final da atividade eles possam manuselo. imprescindvel que cada participante esteja com uma fotocpia do texto que ser lido.

14610

O ambiente sempre muito importante, preciso escolher e preparar o local, pois a harmonia entre o espao e os leitores tambm influencia na leitura. O professor pode iniciar a leitura pausadamente, comentando aspectos interessantes do texto e, at mesmo, entremear com questes, sempre provocando a curiosidade do leitor para saber o que ir acontecer no decorrer da narrativa. No preciso obrigar os alunos a lerem, oferecer a leitura mais adequado, se eles gostaram da novidade, certamente vo se dispor a dividir a leitura ou a tecer comentrios. Evidente que eles no tero a preparao da leitura feita anteriormente pelo mediador, mas ainda assim a participao vlida e motivadora aos demais. Na preparao da leitura, anterior a pratica, importante que o mediador assinale elementos do texto para trabalha-los durante a leitura com o grupo, tendo em vista que inmeras vezes possvel retirar do prprio texto escolhido, estratgias para interagir com os leitores. Em consequncia, a escolha de textos deve ser feita de maneira cuidadosa, levando em conta as diferenas entre os leitores que sero atendidos, pois segundo Costa (2007, p. 111), uma seleo adequada estratgia indispensvel ao xito do trabalho com a formao de leitores. Textos clssicos promovem o encontro com os cnones que fazem parte do nosso acervo cultural, enquanto as narrativas contemporneas, conhecidas dos alunos, podem ser exploradas a fim de comparar textos e personagens nas suas mais variadas representaes literrias. Uma alternativa que empreguei no desenvolvimento de um projeto de incentivo leitura, aprovado em edital do Fundo Municipal de Cultura, pela Fundao Cultural de Curitiba, que obteve bons resultados, pode configurar uma metodologia vlida. Para desenvolver as atividades direcionadas ao pblico jovem, escolhi trabalhar com a literatura fantstica. Enfatizando o que foi colocado anteriormente, essa escolha foi determinada pela minha predileo por tais narrativas. Em algumas rodas, com durao mnima de duas horas, escolhi a leitura de contos, em outras de fragmentos instigantes de romances. Para minha surpresa, os participantes demonstram maior interesse pelas histrias que pudessem concluir sozinhos, ou seja, as que eu no apresentava o final. bom ler contos, mas quando algo fica no ar, algo por dizer, provoca os leitores. Pode ser que no procurem os livros de imediato, mas a ausncia do final, de alimentar a curiosidade continuar presente. Isso faz com que eles, em algum momento, busquem as obras, tornando-se, pois, leitores. Essa metodologia expande a margem de ao do mediador e

14611

possibilita a construo de novas pontes, pelas quais os alunos tero autonomia para escolher suas prprias leituras. Tal direcionamento me pareceu interessante aps a leitura do clssico As mil e uma noites, em que Sherazade suspendia a cada manh a histria que narrava ao sulto Shariar e a sua irm Dinarzade. Contava com tamanha paixo, que ao final de mil e uma noites sua morte suspensa e o amor do sulto conquistado. Alm desse passeio pela literatura oriental, o encontro com as palavras de Daniel Pennac - Como um romance fomentaram o desejo de incentivar jovens e crianas a descobrirem o prazer inigualvel da leitura solitria, apenas leitor e livro - O senhor nos ajuda a ler, professor, mas eu fico contente, depois, ao me encontrar sozinho com o livro (PENNAC, 1997, p. 115). Por fim, os professores podem inovar o ensino de literatura na escola e, at mesmo, melhorar a relao com os alunos, pois a roda de leitura aproximar os estudantes que compem classe e tambm o professor dela:

Dentro e fora da escola, crianas e adultos, precisamos reaprender a ler, a reinventar a leitura. E o comeo perceber que no lemos palavras, lemos sequncias nas quais as palavras se comunicam, se negam, se contradizem e nos surpreendem: espreitar suas relaes, observar suas ambiguidades pode nos tornar mais perspicazes e sensveis. Viver a aventura da palavra viajar pelo tempo/espao da humana condio. (YUNES, 2009, p. 58).

Feita continuamente, toda semana, a cada quinze dias, variando histrias e escritores, tanto estudantes quanto docentes enriquecero seu repertrio literrio e se surpreendero a cada nova leitura, descobrindo o quo gratificante ler com mais pessoas, ouvir o outro e a si mesmo. Consideraes Finais A partir das consideraes apresentadas, torna-se perceptvel a adequao da prtica com rodas de leitura para trabalhar a literatura na escola. Os aspectos elencados, tanto os que se referem ao papel do mediador, quanto aos que elucidam a dinmica das rodas, demonstram quo relevante trabalhar a leitura literria de maneira diversificada. Para formar novos leitores, preciso dispor tempo e dedicao. Ler textos diversos, conhecer novos autores, na procura por leituras que motivem no s o mediador, primeiro leitor, mas tambm aqueles a quem a leitura ser dirigida, isto , aos alunos.

14612

Nos pressupostos apresentados para desenvolver a prtica de leitura em crculo, tornou-se evidente que no h frmulas e receitas precisas, uma vez que para cada um a leitura fluir de maneira diferente. Sob essa perspectiva ento, que se estabelecem as rodas de leitura enquanto momento de trocas e movimentao de ideias. Para tanto a ao do mediador fundamental, a fim de unir opinies, costurar falas para demonstrar a partir das diferentes leituras que nascem de um mesmo texto, a amplido de terreno interpretativo que a literatura oferece. Dessa forma, combinando esses direcionamentos com as reflexes tericas elencadas, tornou-se evidente que promover rodas de leitura em sala de aula possvel. Com base nas experincias relatadas, demonstra-se que tambm produz bons resultados, tanto para o docente, quanto para os alunos, pois quebra com configuraes escolares h muito estabelecidas, retirando o professor da frente da sala e o colocando na posio de leitor-guia, que partilha a felicidade de ler uma boa histria. REFERNCIAS COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Ibpex, 2007. PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. So Paulo: Editora 34, 2008. YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymar, 2009.

Vous aimerez peut-être aussi