Vous êtes sur la page 1sur 2

Gravidez e Sexo

Uma vez confirmada a gravidez, nomeadamente se for a primeira, h uma pergunta formulada por muitos casais: Ser que podemos continuar a fazer amor com a mesma frequncia e nas mesmas posies? Pois ! Quando uma mulher engravida, a sexualidade do casal quase sempre afectada por dvidas e medos, por mais disparatados que sejam. Homens e mulheres ainda temem que as relaes sexuais provoquem um aborto e tm medo de machucar o futuro beb. E nestas questes, por mais esclarecido que se seja, o peso da cultura popular e dos seus infindveis pressgios obriga quase todos os casais a pensar no assunto. Por isso, na primeira consulta com o obstetra, l aparece, de vez em quando, a pergunta dantes sacramental. Segundo Manuel Hermida, director do servio de obstetrcia/ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, a gravidez no deve colocar quaisquer restries vida sexual do casal. Mais descansadas? Esperamos que sim. Se est grvida e saudvel, pode fazer amor sempre que lhe apetecer e na posio que mais lhe agradar (e ao seu parceiro). Os mdicos garantem que as relaes sexuais no aumentam o risco de aborto que de cerca de 20 por cento para as mulheres, em geral e no interferem, de forma alguma, com o normal desenvolvimento do feto que, at s 20 semanas de gestao, est completamente protegido, mergulhado no lquido amnitico e envolvido pela placenta.

QUANDO H FACTORES DE RISCO


Se durante a gravidez a regra fazer amor sempre que apetecer ao homem e mulher, a verdade que tambm h excepes. Com efeito, se a mulher grvida tiver um colo do tero incompetente, uma ruptura de bolsa ou uma hemorragia, no deve ter relaes sexuais. Pelo menos sem preservativo, pois o esperma contm prostaglandinas, o que aumenta o risco de contraces uterinas e de aborto ou parto prtermo, alm das infeces, esclarece Manuel Hermida. O obstetra acrescenta que so quase sempre este tipo de sinais que podem levar o mdico a recomendar repouso fsico e abstinncia sexual at que os sintomas desapaream. Alguns mdicos ainda entendem que a restrio se deve alargar s grvidas com placenta prvia, s que tm malformaes uterinas e s que fazem infeces urogenitais durante a gestao. Com excepo dos casos j referidos, se a mulher grvida for saudvel e a gravidez estiver a decorrer sem qualquer risco, a vida sexual do casal s ao prprio respeita, acrescenta Manuel Hermida. Mas no ltimo trimestre de gravidez, sobretudo nas ltimas semanas quando o feto j est muito desenvolvido e o abdmen grande possvel que o sexo se torne algo desconfortvel. Nessa altura, e se o desejo sexual se mantiver (o que varia de mulher para mulher), preciso puxar pela cabea, pois fazer amor na posio mais convencional nem sempre confortvel.

MENOSFREQUENCIA?
Segundo Manuel Hermida, enquanto alguns casais mantm relaes sexuais durante toda a gravidez, outros param no final, por acharem que incmodo. Mas se se tratar de uma gravidez normal, a sexualidade deve sempre ser decidida em conjunto pelo casal, sem qualquer interferncia do mdico. De acordo com alguns estudos, a frequncia das relaes sexuais diminui, embora cada casal seja um caso nico. Isto significa que, enquanto algumas mulheres quase no tm relaes sexuais, outras aumentam a sua frequncia e sentem-se, inclusive, mais gratificadas. Alm do receio de magoarem o feto durante a relao sexual, h mulheres que pensam j no serem atraentes devido ao seu aspecto fsico. Outras, ao contrrio, gostam de estar grvidas e afirmam tirar partido das alteraes do corpo na vivncia da sexualidade. Os homens, tal como as mulheres, tm diversos tipos de comportamentos durante a gravidez da companheira. Uns sentem desconforto por fazer amor com uma grvida, outros dizem sentir mais desejo. Em suma, pode dizer-se que se tudo estiver a correr bem com a gravidez, esta fase pode contribuir para o casal redescobrir e viver outros jogos erticos e sexuais (desde que no sejam incmodos para a mulher e sejam desejados pelo casal). Afinal,

a psicologia j h muito defende a continuao de uma actividade sexual regular ao longo de toda a gravidez. Parece que vantajosa para o relacionamento conjugal dos parceiros. De qualquer modo, este assunto deve sempre ser conversado entre os dois.

E DEPOIS DO PARTO?
Mas se durante a gravidez nomeadamente a cabea do casal que comanda a vida sexual, a seguir ao parto, e principalmente nos primeiros 40 dias, as coisas j so diferentes. Com efeito, no ps-parto, a vida sexual da purpera uma mulher que acabou de ter um filho e passou pelos trs estdios: dilatao, expulso e dequitadura requer alguns cuidados do ponto de vista mdico. Depois do parto ocorre a involuo anatmica do aparelho reprodutor da mulher e o puerprio decorre at 40 dias depois do parto. aconselhvel que a purpera no tenha relaes sexuais at ir chamada consulta de reviso, que dever realizar-se 30 a 40 dias depois do nascimento do beb, esclarece o obstetra Manuel Hermida. nessa consulta que o mdico observa a normalidade da involuo e confirma se esta est completa. Verifica, nomeadamente, se o tero tem dimenses normais; se o colo do tero est fechado e no tem inflamaes; se os lquios (perdas sanguneas depois do parto) j desapareceram, adianta o mdico. De facto, os obstetras recomendam uma abstinncia de relaes sexuais com penetrao nos 30 ou 40 dias ps-parto e s aconselham que a purpera retome a sua vida sexual sem restries depois da consulta de reviso do parto. As mulheres, os casais, que quiserem ter relaes sexuais antes da consulta de puerprio devem faz-lo com preservativo, para diminuir o risco de possveis infeces. Mas alm destes sinais clnicos que os mdicos querem sempre observar a maioria das mulheres que acabou de dar luz ainda se debate com outro problema ou constrangimento: falamos da episiotomia ou da inciso cirrgica da cesariana. A episiotomia, como qualquer ferida, a grande responsvel pelas dores que muitas mulheres referem nas relaes sexuais depois do nascimento dos filhos. Nuns casos esto mal cicatrizadas e, noutros, foram feitas incorrectamente. Ora enquanto as dores se mantm e h mulheres que ainda se queixam trs e quatro meses depois do parto , natural que as relaes sexuais no sejam gratificantes. Quando esta queixa existe, depois da consulta de puerprio, caso para voltar a consultar o ginecologista. Manuel Hermida relembra que a cicatrizao da ferida se faz em parte por fibrose (um tecido mais duro). Por isso, essa zona fica mais sensvel e provoca nalgumas mulheres uma hipersensibilidade que as incomoda. Mas o obstetra acrescenta que sempre uma situao transitria, que s se mantm at o tecido fibroso ganhar elasticidade.

O REGRESSO NORMALIDADE
Mas se durante a gravidez o receio, sem fundamento real, para ter relaes sexuais magoar o feto ou provocar um aborto, depois de o beb nascer o casal precisa de esperar at que a mulher readquira o equilbrio fsico e hormonal, alm de ter de se adaptar a viver com o filho, o que tambm requer tempo e, talvez, alguma aprendizagem. Agora o beb j no est aninhado no ventre da me. J marcou o seu espao e impe a sua presena. E nesta fase de reajustamento entre o casal e entre o casal e o filho (e outros filhos, se j existirem) que se manifestam, por vezes, alguns desentendimentos no relacionamento sexual entre os cnjuges. Alm das imensas alteraes fsicas e hormonais por que a mulher tem de passar, a maioria sente-se mais cansada, o que compreensvel pois os bebs precisam de muito tempo e ateno e a qualquer hora (as mes que amamentam ficam mais cansadas pois nenhum pai as pode substituir). Nesta fase, preciso compreenso mtua, tolerncia, dilogo e, sobretudo, tempo. Mas as mulheres, principalmente as que so mes pela primeira vez, no podem esquecer-se que, alm do filho que d uma sensao de plenitude imensa e a quem se sentem fortemente ligadas , tm um marido ou companheiro, que tambm pai da criana. que alguns homens dizem ter-se sentido marginalizados pelas mulheres depois do nascimento dos filhos, o que pode criar dificuldades no relacionamento do casal. De qualquer modo, no que respeita sexualidade, lembre-se que os problemas sexuais so mais marcados depois do parto do que durante a gravidez. Felizmente, duram pouco tempo e, se houver dilogo, meio caminho andado para a sua resoluo. Notcias Magazine 06 Maio 2007

Vous aimerez peut-être aussi