Vous êtes sur la page 1sur 20

Direito: o que isto?

Metas da aula

Identicar o surgimento do Direito como saber, desde as razes greco-romanas at o ordenamento jurdico atual. Apresentar os ramos dos Direitos Pblico e Privado e distinguir o campo de ao de cada um deles.

objetivos

Esperamos que, aps o estudo do contedo desta aula, voc seja capaz de: demonstrar que a palavra direito possui vrios signicados, originados de uma raiz comum; identicar os diversos ramos do Direito e suas subdivises; dar exemplos da aplicao prtica do Direito nos diversos aspectos da vida.

AULA

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

INTRODUO

Antgona, de Frederic Leighton. (www.secrel.com.br/ jpoesia/feito100.html)

Antgona: Prendeste-me; desejas mais que a minha morte? Creonte: No quero mais; tudo quanto pretendia. Antgona: Ento, por que demoras? Em tuas palavras no h nada de agradvel. Da mesma forma, as minhas devem serte odiosas. E quanto glria, poderia haver maior que dar ao meu irmo um funeral condigno? (Designando o Coro com um gesto.) Eles me aprovariam, todos, se o temor no lhes tolhesse a lngua, mas a tirania, entre outros privilgios, d o de fazer e o de dizer sem restries o que se quer. Creonte: S tu, entre os tebanos, vs dessa maneira. Antgona: Eles tambm, mas silenciam quando surges. Creonte: No coras por pensar, s tu, diversamente? Antgona: No h vergonha alguma em nos compadecermos dos que nasceram das entranhas de onde viemos. Creonte: E aquele que morreu lutando contra o outro, tambm no era teu irmo, do mesmo sangue? Antgona: Do mesmo sangue, de um s pai e uma s me. Creonte: Por que, ento, distingues impiamente o outro? Antgona: O morto no conrmar essas palavras. Creonte: Conrmar, se a distino o iguala ao mpio. Antgona: Foi como irmo que ele morreu, no como escravo. Creonte: Destruindo a cidade; o outro, defendendo-a. Antgona: A morte nos impe as suas prprias leis. Creonte: Mas o homem bom no quer ser igualado ao mau. Antgona: Quem sabe se isso consagrado no outro mundo? Creonte: Nem morto um inimigo passa a ser amigo. (Sfocles, Antgona)
8 CEDERJ

seres humanos. Da mitologia surgem os conceitos bsicos sobre os quais Freud construiu a Psicanlise, e nos mitos gregos encontram-se discusses sobre temas sempre atuais. Na tragdia Antgona (442 a.C.), de Sfocles da qual extramos um pequeno trecho, possvel identicar algumas questes que vo nos interessar muito para a compreenso do Direito e de suas mais variadas manifestaes na vida cotidiana. Antgona, cujos irmos morreram em batalha, luta para dar a um deles um funeral digno, o que contrariava as regras segundo as quais vivia a populao de Tebas, ou ainda seu ordenamento jurdico, conforme veremos ao longo desta aula. Na pea, tudo parte de um impasse: um dos irmos de Antgona, morto como guerreiro tebano, merece honras de heri. O outro, opositor do governo de Tebas, deve receber o tratamento dispensado aos inimigos. contra o procedimento ditado pelo Estado que Antgona se levanta, alegando ser a morte de um ente uma questo particular, um assunto familiar. Interessa-nos perceber que da j se apresenta uma oposio entre o que se convencionou chamar Direito Natural e Direito Positivo, conforme estudaremos ao longo desta aula. Mas so objeto de estudo do Direito ainda outros aspectos da pea; um deles o que se refere Democracia. Em Antgona, Sfocles deixa evidente a importncia da Democracia na Grcia Antiga, tirando-a da pequena esfera poltica de Atenas e levando-a como uma necessidade para as outras cidades gregas; no caso, para Tebas. Perceba que a mudana das regras, ou do ordenamento jurdico, de uma sociedade (como a transio de uma monarquia para uma democracia) implica tambm o urgimento de novos deveres e de novos direitos por parte dos cidados, o que deixa claro que, quando falamos em Direito, podemos estar usando o termo em suas mais diversas acepes.

PRINCIPAIS ACEPES JURDICAS DA PALAVRA "DIREITO"


Todo termo tem sua acepo, seu sentido, seu signicado. Quando falamos em Direito, sob a tica dos que vivem em sociedade, comum pensarmos na contrapartida do termo, que seriam os deveres. Estamos acostumados a assumir que nosso papel dentro de nossa comunidade regido por nossos direitos e deveres. Os deveres somos capazes de concordar referem-se a nossas obrigaes, ao que se espera de cada um de ns. E os direitos?

CEDERJ

AULA

espcie de personagens que condensam caractersticas comuns a todos os

Muito da importncia da mitologia grega se deve formao dos arqutipos,

MDULO 1

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

A palavra direito, conforme esclarece Nascimento (1990), formou-se da juno latina dis (muito, intenso) mais rectum (reto), signicando, portanto, muito reto, muito justo. E continua o autor:
Tenha-se, porm, em conta que directum do latim popular ou do baixo-latim. No latim clssico, o direito qualica-se por ius (ou jus), provavelmente originado do snscrito is, relativo ao recinto sagrado onde se ministrava a justia.

A origem desses termos controversa. Embora estudiosos do mundo inteiro concordem que o nascimento da palavra justia remonte ao snscrito, vrios so os termos desse idioma que se tomam como ponto de partida para a justia em sua acepo moderna.

!
10 CEDERJ

As origens controversas da Justia

Justia: palavra de origem controvertida, no s quanto ao significado, mas tambm quanto etimologia. Para alguns autores, Jus, justitia e justum derivam do radical ju (yu), do snscrito (lngua clssica da ndia). Ju (yu), em snscrito, significa unir, atar, dando origem, em latim, a jungere (jungir) e jugum (jugo, submisso, autoridade). Outros referem-se palavra yh, snscrito tambm, encontrada no Livro dos Vedas (livro sagrado dos hindus, que corresponde Bblia, Tor e ao Coro), dando a idia de salvao. Na Idade Moderna, jus foi associado a Zeus ou Jpiter, divindade suprema de gregos e romanos. As explicaes no so excludentes, revelando uma primeira noo de justia associada a um relacionamento sob proteo divina (Lyra Filho, Roberto. O que Direito. So Paulo: Brasiliense, 1985).

Dessa forma, explicam-se em nosso idioma as diversas palavras relacionadas ao Direito, mas que derivam etimologicamente do jus latino. o caso de justia, jri, justo, jurista, jurisconsulto, jurisprudncia etc.

em diversas acepes, todas com sentido prprio. Eis algumas delas: O Direito como cincia: a Histria, a Sociologia, a Economia, a Antropologia etc. so reas do saber cujos princpios e mtodos esto sistematizados. Cada uma dessas cincias fornece suas prprias respostas aos impasses que se apresentam na vida cotidiana e prope solues novas. Nesse sentido, o Direito ocupa um lugar distinto nos domnios das Cincias Sociais. O Direito como justia: quando dizemos que algum se bateu ardorosamente pelo respeito ao Direito convencionado, ou quando utilizamos o termo para armar que, por exemplo, a Organizao das Naes Unidas (ONU) defende a prevalncia do Direito no mbito internacional. Nesses casos, estamos usando a palavra no sentido de justia, externando assim a importncia dos deveres de cada um para com a coletividade. O Direito como ordenamento jurdico: ao mencionarmos a existncia do Direito Romano, do Direito francs ou do Direito brasileiro, estamos utilizando o vocbulo em um outro sentido, qual seja um sistema de normas ou regras jurdicas que traga aos homens determinadas formas de comportamento, vigentes em um dado momento histrico. Note que nesta ltima acepo, a de ordenamento jurdico, a de conjunto de normas jurdicas, que a palavra normalmente mais utilizada. Os Direitos Constitucional, Administrativo, Tributrio, Civil e do Trabalho nada mais so do que aspectos do ordenamento jurdico brasileiro, do Direito brasileiro.

Direito ou jurisprudncia?

A cincia do Direito, lembra Reale (2000), durante muito tempo teve o nome de jurisprudncia, que era a designao dada pelos jurisconsultos romanos. Atualmente, a palavra possui uma signicao estrita, usada para indicar a doutrina que se vai rmando atravs de uma sucesso convergente e coincidente de decises judiciais ou de resolues administrativas (jurisprudncias judicial e administrativa). Isso equivale a dizer que, hoje, o termo jurisprudncia se refere regra que surge depois que juzes decidem de forma idntica sobre diversos casos semelhantes.

CEDERJ

11

AULA

compreenso desta disciplina, a palavra direito pode ser empregada

Especicamente no sentido jurdico, que o que interessa

MDULO 1

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

Jurista ou jurisconsulto?

Jurisconsulto o estudioso do Direito encarregado de emitir opinies ou pareceres jurdicos. Ex.: advogados, procuradores, assessores jurdicos, dentre outros prossionais do Direito. Jurista o estudioso do Direito. um termo com sentido mais genrico do que o de jurisconsulto, que nele se engloba. Embora alguns dicionrios no estabeleam esta diferena, para ns, juristas, ela deve ser notada. Assim, pode-se dizer que todo jurisconsulto um jurista, mas nem todo jurista um jurisconsulto.

Atividade 1
1

Primeiros conceitos em Direito Numere a primeira coluna de acordo com a segunda: ( ) Deciso reiterada de juzes, baseada em precedentes. ( ) Aquele que estuda o Direito. ( ) As frias so um direito do trabalhador. ( ) Aquele que emite opinies ou pareceres jurdicos. ( ) Cabe ao Direito estudar a criminalidade. ( ) Norma explcita no texto constitucional. 1. O Direito como o justo 2. O Direito como cincia 3. Jurista 4. Jurisconsulto 5. Direito Positivo 6. Jurisprudncia

Resposta
6, 3, 1, 4, 2, 5.

12

CEDERJ

Iniciamos esta aula a partir de um trecho da tragdia Antgona. J na introduo, voc viu que, por mais que uma sociedade, num determinado momento, se organize de forma a respeitar ou no certos direitos individuais, h, entre as pessoas, a noo de que certos valores so anteriores a qualquer organizao social. da que parte a distino que se faz, no estudo do Direito, entre o Direito Natural e o Direito Positivo. O Direito Natural o ordenamento jurdico ideal, correspondente a uma justia superior e suprema. Baseia-se nas idias de um movimento tico e losco da Grcia clssica: o estoicismo helnico. As ticas helensticas (ou gregas) partiam procura do bem individual, de uma sabedoria que representasse a plenitude da realizao subjetiva: o alcance da perfeita serenidade interior, independente das circunstncias. O bem no teria mais o sentido metafsico que propunha Plato fundamento das idias, dos modelos do mundo corpreo, e, conseqentemente, sustentao tanto do sujeito do conhecimento e da ao quanto da prpria realidade objetiva. O bem das ticas helensticas tinha acepo estritamente existencial: era o bem como sinnimo do que bom para o indivduo, para a vida de cada homem. Para traar o caminho que conduz serenidade interior, algumas ticas helensticas, e entre elas o estoicismo, partiam de uma concepo do universo fundamentada em termos racionais. Ao contrrio do que propunha o socratismo, os esticos faziam da cincia sobre a natureza das coisas a base para as suas construes morais. Pois se toda a Natureza est regida por leis eternas, universais e imutveis, por que no os seres humanos? Este era o questionamento dos lsofos gregos que fundamentava a idia de que um Direito Natural perpassa toda a existncia humana. Esses questionamentos acerca de leis anteriores organizao social, atreladas condio humana, sero, mais tarde, enfocados por vrios outros lsofos, em diversas pocas da humanidade.

CEDERJ

13

AULA

DIREITO NATURAL: ANTERIOR AO ORDENAMENTO

MDULO 1

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

Toms de Aquino e Hugo Grcio: reformadores do Direito Natural Na Idade Mdia, Toms de Aquino (1225-1274), que veio a ser canonizado pela Igreja Catlica, resume o Direito Natural com a seguinte frase: preciso fazer o bem e evitar o mal. Para ele, o Direito Natural tinha origem divina, o que se chocava com a idia inicial defendida por gregos e romanos. A partir de Hugo Grcio (1583-1645), lsofo holands que declarou que o Direito Natural existiria mesmo que Deus ou qualquer outra divindade no existisse, as idias de Santo Toms perderam a fora. Sob o inuxo das propostas de Hugo Grcio acerca da inquestionabilidade dos direitos naturais, ocorreram os movimentos libertrios do sculo XVIII, tais como as Revolues Americana e Francesa. Naquela Para Grcio, o Direito Santo Toms de poca, a importncia do Direito Natural ainda anterior Aquino. Natural era to grande que os crena em Deus. revolucionrios franceses o colocaram como limite atuao do poder legislativo. Na "Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado", de 1789, em seu art. 2, referiam-se: O m de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescindveis do homem.

O DIREITO POSITIVO: VALE O QUE EST ESCRITO


No sculo XIX, com a ascenso da doutrina positivista, a importncia do Direito Natural passa a ser secundria, pois, para os positivistas, todo conhecimento deve ser baseado nos fatos e na realidade concreta do homem. Surge da o termo Direito Positivo, no sentido de que s vale o direito que est escrito, que foi positivado pelo Estado, atravs de seu rgo competente: o Poder Legislativo. Filsofos contemporneos, no entanto, redirecionaram este conceito, para que o Direito Natural fosse encarado como uma bssola que conduziria o Direito Positivo ao objetivo nal, o bem comum, o ideal de justia.

14

CEDERJ

moderno a ser norteador do Direito Positivo. A seguir, apontamos as principais diferenas entre Direito Positivo e Direito Natural:

Direito Positivo Temporal (existe em determinada poca) Formal (depende de formalidades para sua existncia) Dimenso espacial (vigncia em local denido. Varia de sociedade para sociedade)

Direito Natural Atemporal Informal Independe de local. universal Existe antes do homem. Cabe ao homem apenas identiclo, fazendo com que surja espontaneamente para a sociedade No escrito Imutvel

Criado pelo homem

Escrito (cdigos, leis, jurisprudncia) Mutvel (altera-se mediante a vontade do homem)

O Direito Positivo, quando em vigor, isto , quando em condies de ser aplicado, de alicerar nossa pretenso jurdica, denominado Direito Objetivo. No Direito Romano, era conhecido como norma agendi (norma de ao). O Direito Objetivo se refere ao que determinado por lei, a algo que se deve fazer para se estar de acordo com a lei. Exemplo: proibido fumar em elevadores. Ao Direito Objetivo ope-se o Direito Subjetivo (facultas agendi, faculdade de ao). O Direito Subjetivo se refere ao que se pode fazer, ao que permitido, concedido pela lei. O direito defesa, presente em qualquer processo judicirio, um exemplo de Direito Subjetivo.

CEDERJ

15

AULA

Positivo, como queriam os positivistas, passando e este o entendimento

Assim, hoje, o Direito Natural deixa de ser antagnico ao Direito

MDULO 1

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

Para saber mais sobre Direito Natural, acesse os endereos: http://www.prgo.mpf.gov.br/doutrina/OSMAR-12.htm http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/margarid.htm http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=6 Sobre a Revoluo Norte-Americana: http://www.culturabrasil.pro.br/indepeua.htm http://www.dhnet.org.br/ocinas/scdh/parte1/2c2.html Voc pode tambm assistir a esses lmes: O patriota (2000), de Roland Emmerich. Sinopse: um pacco fazendeiro levado a comandar uma milcia colonial durante a Revoluo Americana, quando um sdico ocial britnico assassina seu lho (fonte: www.imdb.com). Revoluo (1985), de Hugh Hudson. Sinopse: um nova-iorquino comum toma parte no conito colonial depois que seu lho recrutado. A certa altura da trama, convence-se da importncia de lutar pela independncia do pas em relao metrpole inglesa. Sobre a Revoluo Francesa: http://www.dhnet.org.br/ocinas/scdh/parte1/2c2.html H bons lmes sobre o tema. Eis dois exemplos: Danton, o processo da Revoluo (1983), de Andrzej Wajda. Sinopse: Em novembro de 1793, o lder exilado Danton retorna a Paris e cr que, com o apoio da populao, pode encerrar a srie de execues polticas, iniciadas por Robespierre, que caram conhecidas historicamente como O Terror. A histria de duas cidades (1980), de Jim Goddard. Sinopse: baseado na obra de Charles Dickens, o lme trata de uma histria de amor tumultuada pelos julgamentos polticos decorrentes da Revoluo Francesa. O livro Histria moderna e contempornea, de Alceu Luiz Pazzinato e Maria Helena Valente Senise (Ed. tica), tem bons captulos sobre ambas as revolues.

Atividade 2
2 O poder e o ter de fazer Marque a alternativa correta: 2.1 denominado, desde a poca dos romanos, facultas agendi, isto , a faculdade que cada pessoa tem de agir de acordo com o disposto na norma jurdica: ( ) Direito Natural ( ) Direito Objetivo ( ) Direito Positivo ( ) Direito Subjetivo

2.2 denominado, desde a poca dos romanos, norma agendi, isto , a norma de ao, aquela em que se alicera o nosso pedido quando nos julgamos prejudicados: ( ) Direito Natural ( ) Direito Objetivo ( ) Direito Positivo ( ) Direito Subjetivo

Respostas
2.1. Direito Subjetivo; 2.2 Direito Objetivo.

16

CEDERJ

O Direito Subjetivo signica a possibilidade, a faculdade de algum exercer um direito contido em normas do ordenamento jurdico vigente, que, como foi visto anteriomente, denominado Direito Objetivo. Para que voc entenda ainda melhor, veja a opinio de Secco (2000) sobre o assunto:
Direito Positivo o conjunto de normas de conduta, legisladas ou provenientes do costume, que, estando em vigor ou tendo vigorado em certa poca, disciplinam ou disciplinaram o interrelacionamento, a convivncia do homem.

E continua:
O conceito de Direito Positivo que damos bastante amplo, como pode ser constatado, pois abrange no s o direito em vigor (direito vigente) como o j fora de vigor (direito histrico), o direito escrito (direito codicado e legislado) como o direito no-escrito (direito costumeiro ou consuetudinrio).

Assim, podemos concluir que o Direito Objetivo, que o direito vigente, parte do Direito Positivo, mas no se confunde com ele. Por outro lado, ele fala em costume, em Direito Costumeiro ou Consuetudinrio. Voc sabe o que isso? No? o que veremos na prxima aula. Por ora, adiante.

Direito Objetivo norma agendi Direito Subjetivo facultas agendi

Direito em vigor = direito vigente Direito fora de vigor = direito histrico Direito escrito = direito legislado, codicado Direito no-escrito ou oral = direito costumeiro ou consuetudinrio

CEDERJ

17

AULA

DIREITO SUBJETIVO E DIREITO OBJETIVO

MDULO 1

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

DIREITO PBLICO E DIREITO PRIVADO


Vista a origem e tecidas algumas consideraes sobre a natureza do Direito, estudaremos agora a estrutura e os ramos do Direito moderno, com destaque para a maneira como se apresentam no ordenamento jurdico brasileiro. Apenas para ns didticos, o Direito costuma ser dividido em dois grandes ramos: o do Direito Pblico e o do Direito Privado. Esta uma diviso herdada do Direito Romano, base do Direito brasileiro, e foi proposta por um clebre jurisconsulto romano chamado Domcio Ulpiano, cujos trabalhos formaram a base da legislao romana escrita, o que ocorreu apenas no m do Imprio Romano.

Ulpiano, a base das leis romanas Domcio Ulpiano (170-224) foi um jurisconsulto clssico romano nascido em Tiro, Fencia. Caracterizada pelo esprito humanista e eqitativo, sua obra foi fundamental na evoluo do Direito Romano e do Direito Bizantino. Residente desde a juventude em Roma, ocupou cargos administrativos importantes nos reinados de Stimo Severo (146-211), Caracala (188-217) e Alexandre Severo (209-235) e foi assessor (205-211) do jurista imperial Papiniano. Banido por Heliogbalus (203-222), depois da morte de Caracala (217), voltou a Roma a chamado de Alexandre Domcio Ulpiano. Severo e, nomeado seu principal conselheiro, trouxe para Roma a tolerncia para com os cristos. Foi nomeado prefeito do suprimento de trigo e prefeito pretoriano, ou seja, comandante da guarda pretoriana (222). Ao tentar limitar o poder dos pretorianos, foi assassinado por eles em Roma (224). A maior parte de sua vasta obra jurdica foi escrita em apenas seis anos (212-217), durante o reinado de Caracala. Seus trabalhos eram amplos e abrangentes, e formaram a base da legislao romana codicada nos ns do Imprio. Nela se destacam as colees Libri ad Sabinum (Livros sobre Sabino) e Libri ad edictum praetoris urbani (Livros sobre os editos dos pretores urbanos), comentrios sobre Direito Privado, Penal e Administrativo. O estudo do Direito Romano foi desenvolvido paulatina e juntamente com as obras de outros famosos juristas como Gaio, Paulo, Papiniano, Modestino e Tribuniano, que convenceram o Imperador de Roma (211-217) Caracala a estender o direito de cidadania a todos os habitantes das provncias. Coube inclusive a Tribuniano a consolidao nal do Direito Romano. de Ulpiano a frase: Tais so os preceitos do Direito: viver honestamente, no ofender ningum, dar a cada um o que lhe pretence.
CEDERJ

?
18

Mas essa idia evoluiu e, hoje em dia, o Direito Pblico no reete apenas interesses do Estado: o particular tambm includo, ainda que de forma secundria. Exemplo disso o casamento no civil. O mesmo se d em relao ao Direito Privado, em que prevalecem os interesses dos particulares, muito embora o Estado tambm se faa presente, inclusive participando da elaborao da prpria legislao aplicvel. Isso feito atravs do Poder Legislativo, que o poder que tem a funo principal de elaborar as leis. H um bom exemplo disso no campo do Direito do Trabalho: a Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT) obriga a existncia de um conselho scal em qualquer sindicato, uma vez que, mesmo sendo entidades de Direito Privado, os sindicatos revestem-se de caractersticas essencialmente pblicas, alm de lidarem com o patrimnio e os interesses de um universo de pessoas maior do que seus quadros societrios. Note que esta classicao do Direito em Pblico e Privado, originada no Direito Romano e utilizada at hoje, inclui ainda outras subdivises. Podemos esquematiz-las da seguinte forma:
Direito Pblico Externo Direito Internacional Pblico

Direito Pblico Interno

Direito Constitucional Direito Administrativo Direito Tributrio Direito Penal Direito Processual

DIREITO Pblico e Privado

Direito Pblico Externo

Direito Internacional Privado

Direito Pblico Interno

Direito Civil (comum) Direito Comercial (comum) Direito do Trabalho (especial)

CEDERJ

19

AULA

Estado, enquanto o Direito Privado atendia aos interesses dos particulares.

quela poca, o Direito Pblico dizia respeito aos interesses do

MDULO 1

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

Se analisarmos o esquema anterior, podemos perceber que os dois ramos do Direito, o Pblico e o Privado, dividem-se em duas grandes categorias: o Direito Externo (ou Internacional) e o Direito Interno (ou Nacional). A respeito desses dois mbitos, simples compreender que o Direito Internacional Pblico refere-se s relaes travadas entre pases. Organismos internacionais como a j citada ONU baseiam-se no ordenamento jurdico pblico, j que medeiam conitos entre pases. Na mesma linha de raciocnio, coerente pensar que o Direito Internacional Privado diz respeito aos interesses dos particulares submetidos ao ordenamento jurdico de mais de um pas. o caso das famosas empresas multinacionais (ou transnacionais, aquelas que mantm sua sede em um pas e operam em outros). No mbito interno (ou nacional), ambos os ramos do Direito, o Pblico e o Privado, referem-se s relaes internas de um pas, sejam elas travadas entre cidados ou entre os cidados e o Estado. Adiante, veremos mais a fundo de que trata cada um dos ramos do Direito.

Atividade 3
O Direito em sociedade
1 2 3

Imagine que uma comunidade organizada, extinta h 500 anos, tinha suas normas sistematizadas em uma espcie de Constituio. O sistema produtivo dessa comunidade era o agrcola. Segundo deniram seus lderes, todos os que no tivessem alguma funo dentro do governo deveriam viver do que plantassem. Metade da colheita de cada famlia era destinada ao governo, que exportava esses produtos, e metade poderia car com a famlia. Aos chefes da casa que desrespeitassem essa regra eram reservados a forca e um funeral pblico, quando era lida uma declarao de culpa que deveria ser assinada por seus lhos. Agora, com base no que voc leu, identique os trechos em que se pode travar uma discusso sobre Direito Natural, Positivo, Objetivo, Subjetivo, Histrico, Pblico e Privado. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ __________________________________________________________

20

CEDERJ

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Resposta comentada
Se denirmos que estamos tratando de uma comunidade organizada, cujas normas esto sistematizadas em uma espcie de constituio, identicamos a a presena do Direito Positivo. Como dissemos que a comunidade est extinta h 500 anos, podemos falar sobre Direito Histrico, ou sobre o direito fora de vigor. Do fragmento, tiramos ainda que todos os que no tivessem alguma funo dentro do governo deveriam viver do que plantassem, alm de ceder metade da produo para o Estado, o que fala sobre Direito Pblico e sobre Direito Objetivo (normas agendi). Ainda sobre a colheita, repare que metade da produo poderia car com a famlia, o que caracteriza um direito subjetivo dessa populao (facultas agendi). Como vimos que pais de famlia que desrespeitassem essa regra eram condenados forca e a exposio pblica, trava-se a a antiga discusso entre Direito Pblico e Privado. A mesma discusso a que assistimos no incio desta aula, na tragdia Antgona.

DEZ RAMOS DO DIREITO E SEUS OBJETOS DE ESTUDO


J vimos que, para ns didticos, o Direito divide-se em Pblico e Privado. J listamos tambm suas subdivises. Veja agora de que trata cada um desses ramos. Direito Internacional Pblico ocupa-se dos interesses de Estados independentes (ou soberanos), como o Brasil, a Argentina, os Estados Unidos da Amrica, dentre outros. Um exemplo de sua aplicao a celebrao de tratados entre naes. Uma boa medida de seu objeto de estudo pode ser alcanada em um passeio pelo site da ONU na internet: www.un.org. Outros exemplos de entidades internacionais so a Organizao Mundial do Comrcio (OMC) e os recm-formados blocos multinacionais, como a Comunidade Europia.

CEDERJ

21

AULA

MDULO 1

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

Direito Constitucional estuda a Constituio, a principal lei de um pas, onde esto denidos a organizao do Estado e os direitos, as garantias e os deveres individuais e coletivos. Tomemos, por exemplo, o sistema de previdncia social. Num dado pas, a previdncia ser centralizada? Ser gerenciada por quem? Impasses sobre previdncia sero resolvidos luz do Direito Constitucional. Note que adquirir um exemplar da Constituio Brasileira pode ser uma boa idia. Alm do carter instrutivo e da grande ajuda que a leitura de nossa Carta Magna pode oferecer a um estudo mais aprofundado do Direito Constitucional, ali esto abordadas questes bastante prticas da vida cotidiana. Na internet, a Constituio est disponvel em diversos sites ociais, como o do Palcio do Planalto: www.planalto.gov.br. Direito Administrativo trata das normas que regulam a Administrao Pblica, uma estrutura de que se vale o governante para poder realizar os ns do Estado. Um exemplo de ato jurdico ligado a esse ramo do Direito a nomeao de um servidor pblico. Direito Tributrio estuda as normas que regulam a arrecadao dos tributos, especialmente os impostos, indispensveis para que o governo tenha recursos para realizar seus objetivos. A iseno ou a reduo de impostos para empresas que investem em projetos benecentes um exemplo de sua aplicao. No Brasil, o rgo que cuida da arrecadao de impostos o Ministrio da Fazenda. Direito Penal trata das condutas prejudiciais sociedade, denominadas crimes ou contravenes, previstas no Cdigo Penal ou em outras leis, como a Lei das Contravenes Penais. Um homicdio, por exemplo, objeto do Direito Penal. O Cdigo Penal Brasileiro se encontra no site do Ministrio da Justia: www.mj.gov.br. Direito Processual compreende as regras para a submisso ao Poder Judicirio dos conitos que venham a se estabelecer no seio da sociedade. Possibilita a formao e o desenrolar do processo judicial. Por exemplo: um processo no pode ser iniciado pelo juiz sem que o interessado lhe dirija uma petio. a partir da que o juiz determina o comparecimento do ru, para que este, se quiser, se defenda das acusaes que lhe foram feitas.

22

CEDERJ

as pessoas concentrem seus interesses. Perceba que, uma vez em solo estrangeiro, certos direitos seus cam submetidos s regras daquele pas. Exatamente como acontece quando voc visita a casa de algum. Se, por exemplo, um brasileiro casa-se no Brasil, o casamento ca submetido legislao brasileira. Quando um brasileiro se casa com uma estrangeira que more no exterior, por outro lado, surge o problema da lei a ser aplicada: a brasileira ou a estrangeira. A questo de Direito Internacional Privado. Direito Civil parte do Cdigo Civil onde esto reunidas as principais regras que regulam os interesses dos particulares, tais como as que dizem respeito famlia, propriedade, aos contratos e aos bens em geral. Se, por exemplo, uma mulher deseja o divrcio, se um proprietrio de imvel quer despejar o inquilino, se algum deixa de pagar uma dvida, todas essas situaes so objeto do Direito Civil. Para ler o Cdigo Civil, acesse o site do Ministrio da Justia. Direito Comercial o conjunto de regras que regulam a atividade comercial. Tem como base o Cdigo Comercial, o Cdigo Civil e leis esparsas. Exemplo: uma empresa de grande porte sociedade annima fechada, mas decide tornar-se aberta para novos acionistas. Direito do Trabalho trata das regras que dizem respeito relao entre patro e empregado, previstas na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). A demisso sumria ou arbitrria de um funcionrio assunto a ser levado Justia do Trabalho. Estudar, portanto, as Instituies de Direito Pblico e Privado inteirar-se sobre um pouquinho de cada um dos ramos do Direito Pblico e do Direito Privado, alm de situar-se melhor na sociedade e compreender seu papel social. E isto que vamos fazer ao longo das nossas aulas.

CEDERJ

23

AULA

os problemas ocasionados pelo conito de leis de mais de um pas onde

Direito Internacional Privado compreende as regras que regulam

MDULO 1

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

Atividade 4
2 3 Os ramos da lei e suas aplicaes Tendo em vista os principais ramos do Direito Pblico e do Direito Privado, correlacione os enumerados a seguir: 1. Direito Internacional Pblico 2. Direito Constitucional 3. Direito Tributrio 4. Direito Penal 5. Direito Civil 6. Direito do Trabalho

( ) Carteira de Trabalho e Previdncia Social. ( ) indivduo falsica a assinatura de algum em um documento. ( ) direitos e garantias fundamentais dos cidados. ( ) adeso do Brasil a um acordo comercial. ( ) pagamento do Imposto de Renda pelo cidado. ( ) aquisio de uma casa por uma pessoa.

Resposta
6, 4, 2, 1, 3 e 5.

CONCLUSO
Nesta aula, voc aprendeu que a palavra "direito" tem vrios signicados. J teve tambm a chance de determinar aqueles que so de maior interesse para a nossa disciplina. Pde, ainda, compreender por que o nome desta disciplina Instituies de Direito Pblico e Privado, alm de saber o que vamos estudar ao longo dela. As expresses Direito Natural, Direito Positivo, Direito Objetivo, Direito Subjetivo e Direito Histrico tambm so muito importantes para evoluirmos em nossos conhecimentos jurdicos, razo pela qual tambm identicamos o contedo de cada uma.

24

CEDERJ

Atividade Final
O ordenamento em desordem
1 2 3

Qualquer que seja o contexto em que esteja inserida, uma revoluo implica uma ruptura drstica do ordenamento vigente em uma sociedade. A partir dos conceitos estudados nesta aula, reita e apresente exemplos de como um processo revolucionrio pode alterar cada um dos seguintes aspectos jurdicos de uma sociedade: 1. Direito Positivo 2. Direito Objetivo 3. Direito Subjetivo 4. Direito Natural 5. Direito Histrico _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Resposta comentada
1. Direito Positivo uma revoluo, quando vitoriosa, destitui o Estado vigente, desconsidera a Constituio que estiver em vigor e cria seu prprio ordenamento, normalmente desvantajoso para os formuladores do ordenamento anterior. 2. Direito Objetivo com a ascenso de um novo Estado e o estabelecimento de um novo ordenamento, alteram-se tambm as obrigaes dos indivduos, que passam a responder a uma nova autoridade. 3. Direito Subjetivo na esteira do Direito Objetivo, a faculdade de ao dos indivduos pode ser tambm alterada. Algumas revolues podem impor regras mais flexveis para o trato do indivduo com o Estado (como ocorreu na Europa, nas chamadas Revolues Burguesas de 1830 e de 1848), enquanto outras podem cobrar um alinhamento poltico maior, como ocorreu na adeso de pases ao redor do mundo ao sistema socialista, aps 1917.

CEDERJ

25

AULA

MDULO 1

Instituies de Direito Pblico e Privado | Direito: o que isto?

4. Direito Natural assim como ocorre com o Direito Subjetivo, uma revoluo pode trazer em si, por exemplo, um carter religioso e supra-estatal, o que valorizaria as garantias naturais do indivduo. Pode tambm significar o estabelecimento de um novo Estado, mais repressor, que se imponha sobre as vontades individuais atravs de forte legislao positiva, alegando uma noo de bem comum. 5. Direito Histrico este o Direito que no se altera. Um cdigo de leis, ainda que fora de vigor, caracteriza o Direito Histrico, que poder servir sempre de referncia para aquela sociedade.

RESUMO

Diversas so as acepes da palavra "direito". Se os ordenamentos jurdicos ao redor do mundo estabelecem normas, benefcios e obrigaes, houve sempre ao longo da Histria quem defendesse que certos valores so anteriores a qualquer organizao social. A partir da contribuio de diversos lsofos e pensadores, a noo de Direito foi se modernizando, desde regras bsicas destinadas administrao de povos escravos at o renamento dos ordenamentos dos dias atuais. Normas foram criadas e, com elas, faculdades de ao surgiram. medida que as sociedades se dirigiram para o respeito a regras comuns e relativamente equnimes, ramos do saber jurdico foram se constituindo, a m de que toda situao real pudesse estar prevista em lei. Cada pas, cada sociedade autnoma organizada tem seu prprio ordenamento, e a partir do respeito s normas internas de cada um deles que se travam as relaes entre eles. Fica claro, portanto, que a existncia de um Direito constitudo, uno, ocial, positivo, escrito, codicado, serve, no nal das contas, como garantia de respeito ao que chamamos de nossos... direitos.

INFORMAES SOBRE A PRXIMA AULA


Na prxima aula, vamos continuar aprofundando nossos conhecimentos jurdicos. Voc vai saber o que so os Costumes e o Direito Consuetudinrio. Vai descobrir por que existe um ordenamento jurdico e quais fatores so responsveis por ele.

26

CEDERJ

Vous aimerez peut-être aussi