Vous êtes sur la page 1sur 65

Prof.Esp.Thiago Felipe D. D. Fernandes Curso de Eng.

Ambiental
NO EXISTEM PERGUNTAS IMBECIS
[...] exceo das crianas (que no sabem o suficiente para deixar de fazer as perguntas importantes), poucos de ns passam muito tempo pensando por que a Natureza como [...]. H at crianas, e eu conheci algumas delas, que desejam saber como um buraco negro; qual o menor pedao de matria; por que nos lembramos do passado, mas no do futuro; e por que h um Universo. De vez em quando, tenho a sorte de lecionar num jardim de infncia ou numa classe do primeiro ano primrio. Muitas dessas crianas so cientistas natas [...]. Perguntas provocadoras e perspicazes saem delas aos borbotes. Demonstram enorme entusiasmo. Sempre recebo uma srie de perguntas encadeadas. Elas nunca ouviram falar da noo de "perguntas imbecis". Mas, quando falo a estudantes do ltimo ano do secundrio, encontro algo diferente. Eles memorizam os "fatos". Porm, de modo geral, a alegria da descoberta, a vida por trs desses fatos, se extinguiu em suas mentes. [...] Ficam preocupados com a possibilidade de fazer perguntas "imbecis"; esto dispostos a aceitar respostas inadequadas; no fazem perguntas encadeadas; a sala fica inundada de olhares de esguelha para verificar, a cada segundo, se eles tm a aprovao de seus pares [...]. Algo aconteceu entre o primeiro ano primrio e o ltimo ano secundrio, e no foi apenas a puberdade. Eu diria que , em parte, a presso dos pares para no se sobressair (exceto nos esportes); em parte, o fato de a sociedade ensinar gratificaes a curto prazo; em parte, a impresso de que a cincia e a matemtica no vo dar a ningum um carro esporte [...]. Mas h outra coisa: conheo muitos adultos que ficam desconcertados quando as crianas pequenas fazem perguntas cientficas. Por que a Lua redonda? perguntam as crianas. Por que a grama verde? O que um sonho? [...]. As crianas logo reconhecem que de alguma forma esse tipo de pergunta incomoda os adultos. Novas experincias semelhantes, e mais uma criana perde o interesse pela cincia. Por que os adultos tm de fingir oniscincia diante de crianas de seis anos algo que nunca vou compreender. O que h de errado em admitir que no saibamos alguma coisa? A nossa auto-estima assim to frgil? [.] SAGAN, Carl. O Mundo Assombrado pelos Demnios: a cincia vista como uma vela no escuro. Trad. Rosaura Eichemberg. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 311-312.

COMO ESTUDAR FISICA


O objetivo deste pequeno texto o de apresentar um conjunto de procedimentos teis para que voc tenha eficincia ao estudar Fsica e solucionar problemas em Fsica. Naturalmente, cada estudante tem seu modo de estudar. Entretanto, a experincia mostra que certas atitudes e hbitos favorecem a aprendizagem. O primeiro ponto que gostaria de salientar o de que no possvel a soluo de um problema sem que tenhamos estudado a teoria a ele relacionada. E aqui, no estudo da teoria, est um ponto no qual o estudante novato em Fsica, normalmente, gasta uma grande quantidade de energia, muitas vezes com um resultado desestimulante. A dificuldade, muitas vezes, no est no nmero de horas despendido no estudo, mas em como estas horas so gastas. Ler um texto de Fsica necessita que a leitura seja acompanhada da anotao das dvidas que aparecem durante a leitura do texto. Dificilmente algum l um texto e no consegue retirar deste texto alguma informao. Contudo, sempre existem pontos onde a compreenso deficiente e o surgimento de dvidas natural. Porm, a soluo de uma dvida passa pela conscincia de qual essa dvida. Saber expressar uma dvida mais da metade do caminho para a superao dessa dvida. O professor de uma disciplina somente pode esclarecer dvidas que so conscientes para o estudante. Esse tipo de dvida o que chamamos de dvida qualificada. No a dvida do tipo: eu nada sei. Mas a dvida do tipo: eu no entendi este ponto em particular. Como sugesto de mtodo de estudo, sugerimos: a) Estude sempre com um caderno de anotaes ao lado. Ao surgir uma dvida, anote-a imediatamente para referncia futura: anote a dvida, acompanhada com o nmero da pgina e o pargrafo em que a dvida apareceu. Seja claro ao anotar esta dvida: o que exatamente no foi compreendido?

b) Procure em outros textos sobre o mesmo assunto e compare-os uns com os outros. Por vezes o assunto est mais claro em outros textos, e nossa compreenso fica melhor ao consultarmos mais de uma fonte; c) Forme um grupo de estudos, com mais dois ou trs estudantes, com um nvel de conhecimento equivalente ao seu. Grupos maiores no funcionam e grupos muito heterogneos tambm no. Contudo, o trabalho em grupo no significa que tarefas devero ser divididas. Todos no grupo devero realizar todas as tarefas propostas pelo professor. A funo do grupo oferecer suporte naquelas tarefas em que voc apresenta mais dificuldades. s vezes, o colega do grupo entendeu melhor certa parte do contedo enquanto voc entendeu melhor outras; d) No deixe dvidas acumularem sem resposta. Lembre que um curso construdo de forma que novos conceitos sejam ancorados em conceitos que voc j possui. Portanto, procure o professor ou o monitor da disciplina para esclarecer dvidas que voc no conseguiu resolver dentro do seu grupo de estudos; e) Exemplos no so somente para serem lidos. Eles devem ser lidos e refeitos por voc. A funo do exemplo a de fornecer um conjunto de situaes padro para que voc possa resolver problemas. Ao solucionarmos problemas sempre buscamos situaes similares para, a partir delas, construirmos a estratgia de soluo para situaes novas (os problemas).

MECNICA GERAL
Desde os primrdios, o homem vem perguntando a origem, destino e formao de tudo, tal como a filosofia nasceu do intelecto e curiosidade humana, a Philosofia Naturalis, trs para si, as indagaes dos fenmenos da natureza. O questionamento sobre o movimento vem das indagaes de Aristteles e acabou cuminando nas idias de Sir Isaac Newton, que descreve a mecnica como conhecemos hoje em dia. Sendo essa, o inicio dos grandes pensadores fsicos, comearemos por ela, a Mecnica Geral.

GRANDEZAS FSICAS Grandezas Escalares As idias que grandezas como comprimento, massa e tempo representam ficam perfeitamente definidas por um valor numrico acompanhado da respectiva unidade de medida (ex.: comprar 2 m de corda ou 5 kg de arroz; sair de casa s 8 h). So, por isso, grandezas escalares. Grandezas vetoriais Velocidade, acelerao e fora so exemplos de grandezas vetoriais porque, alm de um valor numrico seguido de uma unidade de medida, exigem uma direo e um sentido para ficarem inteiramente definidas. Grandezas Fundamentais No SI tem-se sete grandezas fundamentais:
Grandeza Fundamental Comprimento Massa Tempo Corrente eltrica Temperatura termodinmica Quantidade de matria Intensidade luminosa Nome metro quilograma segundo ampre kelvin mole candela Smbolo m kg s A K mol cd

Grandezas Derivadas So definidas a partir das sete grandezas fundamentais em funo das equaes que as relacionam. As unidades SI derivadas, para estas grandezas derivadas, so obtidas a partir destas equaes e das sete unidades fundamentais.

UNIDADES DE MEDIDA As unidades de medida adotadas no Brasil so as do Sistema Internacional de Unidades (SI), institudas em Paris, no ano de 1969. Esse sistema regulamentou, definitivamente, a unidade de medidapadro para cada uma das grandezas fsicas conhecidas. Neste sistema, destacam-se as unidades de comprimento, de massa e de tempo. NOTAO CIENTFICA BASE 10 A medida de uma grandeza fsica pode ser representada por um nmero muito superior ou, s vezes, muito inferior unidade padro, tornando-se, por isso, extremamente difcil sua representao e operacionalizao. Para simplificar isso, utiliza-se a notao cientfica para apresentar esses nmeros. Todo nmero pode ser expresso por um produto de dois fatores. O primeiro deles um nmero real maior ou igual a 1, porm menor que 10 (1 n < 10), enquanto o segundo fator uma potncia de 10. Apresentar um nmero em notao cientfica express-lo na base 10. Exemplos: Nmero 10000 0,005 3672 2000916 0,000000248 427,780 Notao Cientfica 1. 104 5. 10-3 3,672. 103 2,000916. 106 2,48. 10-7 4,2778. 102

Em seus estudos, sempre que for possvel, opere ou, pelo menos, apresente os resultados de seus clculos matemticos em notao cientfica. Exerccio 1. Transforme os seguintes nmeros extensos para a notao cientfica: a) 215846000000: b) 0,0000004510024: c) 300000000: d) 0,0000000000000000016: e) 4255,875: MLTIPLOS E SUBMLTIPLOS O Sistema Internacional de Unidades (SI), alm de adotar as unidades de medida padro, permite ainda a adoo de mltiplos e submltiplos dessas unidades. Eles so representados por prefixos, cada qual significando uma determinada potncia de 10. Os principais prefixos so:
Prefixo Smbolo Potncia Equivalente

Exa Peta Tera Giga Mega Kilo Hecto Deca -

E P T G M K h da -

1018 1015 1012 109 106 103 102 101 100

1.000.000.000.000 1.000.000.000 1.000.000 1.000 100 10 1

Deci Centi Mili Micro Nano Pico Femto Atto


3

d c m n p f a

10-1 10-2 10-3 10-6 10-9 10-12 10-15 10-18

0,1 0,01 0,001 0,000001 0,000000001 0,000000000001

Sendo assim, quando uma medida de comprimento for igual a 8 km, por exemplo, isso significa 8. 10 metros (kilo = 103), ou seja, 8000 metros. Ou ainda, se a freqncia de uma emissora de rdio FM for 100,7 MHz, significa 100,7. 106 hz (mega 6 = 10 ), ou seja, 100700000 hertz. Da mesma forma, a medida de massa igual a 15 mg corresponde a 15.10-3 g (mili = 10-3), ou seja, 0,015 gramas. Exerccio 2. Faa as converses das medidas propostas a seguir, apresentando o resultado sob forma de notao cientfica: a) Converta 15000 km em cm: b) Converta 0,234 mg em g: c) Converta a medida de rea equivalente a 1 km2 em milmetros quadrados: d) Converta a medida de volume equivalente a 5 m3 em cm3: GRANDEZAS VETORIAIS Grandezas fsicas vetoriais necessitam, para ficarem bem representadas, alm do nmero e da unidade, de uma direo e um sentido. Por exemplo: uma pessoa pede outra que aplique uma fora de 5 N sobre a lateral de uma mesa. Se ela no disser tambm qual a direo e o sentido que a fora deve ser aplicada, haver dvidas na realizao do pedido. Algumas grandezas fsicas vetoriais: fora, impulso, quantidade de movimento, velocidade, acelerao e muitas outras. Para representarmos uma grandeza escalar, basta utilizarmos os nmeros e as unidades, mas como poderamos representar direo e sentido para que possamos colocar num papel, por exemplo, uma grandeza vetorial?

Vetores
A melhor sada foi a utilizao de um "personagem da matemtica" chamado vetor, e que representado por uma seta. Um vetor rene, em si, o mdulo, representando o valor numrico ou intensidade da grandeza (tamanho da setinha), e a direo e sentido, representando a orientao da grandeza.
F = 5N

Este vetor, por exemplo, possui 5 N de mdulo, direo horizontal e sentido para a direita. importante salientarmos as diferenas entre direo e sentido: um conjunto de retas paralelas tem a mesma direo.

Retas horizontais
5

A cada direo, podemos associar uma orientao. Reta horizontal com sentido para direita: Reta horizontal com sentido para esquerda:

A figura abaixo representa uma grandeza vetorial qualquer: um segmento de reta orientado (direo e sentido) com uma determinada medida (mdulo).

Vetor a

A
Origem

Retas verticais

Sentido descendente

Lembre-se da placa de regulamentao de trnsito:

Sentido ascendente a

Mdulo: representado pelo comprimento do segmento AB; Direo: reta determinada pelos pontos A e B; Sentido: de A para B (orientao da reta AB). Para indicar um vetor, podemos usar qualquer uma das formas indicadas abaixo: a ou AB a B
Extremidade

Para indicarmos o mdulo de um vetor, podemos usar qualquer uma das seguintes notaes: a ou a Assim, a indica o vetor a e a indica o mdulo do vetor a .

Vetores Iguais e Vetores Opostos


Dois vetores so iguais quando possuem o mesmo mdulo, a mesma direo e o mesmo sentido.

a = b Mdulos iguais a = b a e b a e b So paralelos (mesma direo) Possuem o mesmo sentido

Dois vetores so opostos quando possuem o mesmo mdulo, a mesma direo e sentidos contrrios: a a b b

a = b (mdulos iguais) a = -b a e b a e b Possuem a mesma direo Possuem sentidos contrrios

Representao de Grandezas Vetoriais


Na prtica, a representao de grandezas vetoriais feita por meio de vetores desenhados em escala. Assim, para representarmos vetorialmente a velocidade de uma partcula que se desloca horizontalmente para a direita a 80 km/h, utiliza-se um segmento de reta, por exemplo, com 4 cm de comprimento, onde cada centmetro corresponde a 20 km/h. v Escala: 1,0 cm = 20 km/h Uma fora de 200 N que aplicada verticalmente para baixo, utiliza-se um segmento de reta, com, por exemplo, 2 cm de comprimento, onde cada centmetro corresponde a 100 N.

Escala: 1,0 cm = 100 N

ADIO DE VETORES

Mtodo do Paralelogramo
Por este mtodo s podemos somar dois vetores de cada vez. Assim, dados dois vetores a e b , em mdulo, direo e sentido, conforme a figura abaixo: a b

A determinao do vetor soma ou resultante obtida do seguinte modo: Traamos os vetores a e b com as origens coincidindo no mesmo ponto; Pela extremidade do vetor a , traamos no segmento pontilhado paralelo ao vetor b pela extremidade do vetor b , um segmento pontilhado paralelo ao vetor a ; Vetor resultante s tem origem coincidente com as origens dos vetores a e b e extremidade no ponto de cruzamento dos segmentos pontilhados.

a b

s s = a + b

Mtodo do Polgono
Este mtodo permite que possamos determinar a direo e o sentido do vetor soma de vrios vetores. Note que importante que quando voc leve um vetor de um lugar para o outro tome o cuidado de no mudar a sua direo e o seu sentido originais. Quando colocamos os vetores "um na frente do outro", cada um deles continua com a mesma direo e sentido que possuam antes. Na prtica voc pode conseguir isso com a ajuda de um esquadro e de uma rgua. Se o desenho estiver em escala, pode-se usar uma rgua para determinar o mdulo do vetor soma, mas somente se os vetores foram desenhados em escala.

S = A + B + C B A S C

Multiplicao de Vetores
O produto de um nmero real n por um vetor A, resulta em um vetor R com sentido igual ao de A se n for positivo ou sentido oposto ao de A se n for negativo. O mdulo do vetor R igual a n x |A|.

2v

-2v

0,5v

Mtodo Analtico
O valor do vetor resultante depende do ngulo formado entre os dois vetores que sero somados. v1 v2 v2 A equao usada para determinar o valor (v) do mdulo do vetor resultante a seguinte: v1 v

v2 = v12 + v22 + 2 . v1 . v2 . cos Casos Particulares


H algumas situaes especiais em que a equao geral acima pode ser dispensada.

Decomposio de Vetores
A decomposio de vetores usada para facilitar o clculo do vetor resultante. y A x cos =
sen =

y Ay A Ax x

Ax A
Ay A

Ax = A cos Ay = A sen

MECNICA A Mecnica surgiu da necessidade e vontade do homem explicar e entender o movimento dos corpos. dividida em Cinemtica, Dinmica e Esttica.

Cinemtica
A Cinemtica o ramo da Fsica que estuda o movimento dos corpos, sem levar em conta os fatores que originam o mesmo.

Referencial
Um corpo est em repouso quando a distncia entre este corpo e o referencial no varia com o tempo. Um corpo est em movimento quando a distncia entre este corpo e o referencial varia com o tempo. Questes 1. Um nibus est andando a velocidade de 40 km/h. Seus passageiros esto em movimento ou repouso? Por qu? 2. Uma pessoa, em um carro, observa um poste na calada de uma rua, ao passar por ele. O poste est em repouso ou em movimento? Explique. 3. Se dois carros movem-se sempre um ao lado do outro, pode-se afirmar que um est parado em relao ao outro?

Trajetria

Trajetria a linha determinada pelas diversas posies que um corpo ocupa no decorrer do tempo. Questes 4. Sobre o cho de um elevador coloca-se um trenzinho de brinquedo, em movimento circular. O elevador sobe com velocidade constante. Que tipo de trajetria descreve o trenzinho, em relao ao elevador e ao solo? 5. Um avio em vo horizontal abandona um objeto. Desenhe a trajetria que o objeto descreve nos seguintes casos: a) Tomando como referencial uma casa fixa Terra. b) Tomando como referencial o avio?

Deslocamento ( s)
O deslocamento de um corpo definido como a variao de posio de um mvel dentro de uma trajetria determinada.

s1 s = s2 s1 s = deslocamento (m)

s2 s1 = posio inicial (m) s2 = posio final (m)

10

Ponto Material e Corpo Extenso


Est relacionado a relevncia das dimenses dos corpos durante o movimento. Exerccios 6. Um carro parte do km 12 de uma rodovia e desloca-se sempre no mesmo sentido at o km 90. Determine o deslocamento do carro. 7. Um caminho fez uma viagem a partir do km 120 de uma rodovia at o km 30 da mesma. Qual foi o deslocamento do caminho? 8. Um carro vai do km 40 ao km 70. Determine: a) A posio inicial e a posio final. b) O deslocamento entre as duas posies. Questes 9. Um carro tem aproximadamente 4 m de comprimento. Se ele fizer uma viagem de 50 km em linha reta, ele poder ser considerado um ponto material? Por qu? 10. D um exemplo onde voc possa ser considerado um ponto material e outro onde voc possa ser considerado um corpo extenso.

Velocidade Mdia (vm)


Conceituamos velocidade mdia como sendo a razo entre a distncia que o objeto percorre e o tempo que ele gastou para percorrer.
t1 t2

s1

s2

s = s2 s1 t = t2 t1

ou ou

s = s so t = t to

vm =

s t

vm = velocidade mdia (unidade: m/s, km/h) s = deslocamento (m, km) t = tempo (s, min, h) Exerccios 11. Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpadas de Los Angeles, correu 800 m em 100 s. Qual foi sua velocidade mdia? 12. Suponha que um trem-bala gaste 3 horas para percorrer a distncia de 750 km. Qual a velocidade mdia deste trem? 13. Um automvel passou pelo marco 30 km de uma estrada s 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada s 14 horas. Qual a velocidade mdia desse automvel entre as passagens pelos dois marcos? 14. No vero brasileiro, andorinhas migram do hemisfrio norte para o hemisfrio sul numa velocidade mdia de 25 km/h. Se elas voam 12 horas por dia, qual a distncia percorrida por elas num dia? Questes 15. Como voc faria para calcular a velocidade mdia de uma pessoa que caminha pela rua? 16. Qual a diferena entre velocidade instantnea e velocidade mdia?

11

Velocidade Instantnea (v)

Velocidade instantnea aquela determinada num momento exato, como, por exemplo, a apontada pelo velocmetro quando o observamos.

Transformao de Velocidade
Para transformar uma velocidade em km/h para m/s, devemos dividir a velocidade por 3,6. Para transformar uma velocidade em m/s para km/h, devemos multiplicar a velocidade por 3,6.
1km 1000m 1 = = m/s h 3600 s 3,6

Exerccios 17. Velocmetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s. 18. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilmetros por hora? MOVIMENTO UNIFORME (M.U.) O movimento uniforme pode ser definido como aquele em que o mvel tem velocidade constante no decorrer do tempo. Se um corpo se deslocar em linha reta com velocidade constante, por exemplo, 2,0 m/s durante determinado intervalo de tempo, estar em Movimento Retilneo Uniforme (MRU) em relao Terra. to v t s v

so Equao horria do M.U.


vm = s t

s = so + vt

s = posio em um instante qualquer (m) so = posio inicial (m) v = velocidade (m/s, km/h) t = tempo (s, h)

Exerccios

12

19. Uma bicicleta movimenta-se sobre uma trajetria retilnea segundo a funo horria s = 10 + 2t (no SI). Pede-se: a) Sua posio inicial; b) Sua velocidade. 20. Uma partcula move-se em linha reta, obedecendo funo horria s = 5 + 20t, no S.I. Determine: a) A posio inicial da partcula; b) A velocidade da partcula; c) A posio da partcula no instante t = 5 s. 21. Um ponto material movimenta-se sobre uma trajetria retilnea obedecendo a funo horria s = 10 + 2t (no SI). Determine em que instante o ponto material estar passando pela posio 36 m. 22. Um mvel passa pela posio 10 m no instante zero (to = 0) com a velocidade de 5 m/s. Escreva a funo horria desse movimento. Questes 23. Como podemos identificar um movimento uniforme? 24. Uma pessoa lhe informa que um corpo est em movimento retilneo uniforme. O que est indicando o termo "retilneo"? O que indica o termo "uniforme"?

Movimento Progressivo
Um movimento progressivo quando o mvel desloca-se a favor da orientao da trajetria. Sua velocidade positiva (v > 0). v s

Movimento Retrgrado
Um movimento retrgrado quando o mvel desloca-se contra a orientao da trajetria. Sua velocidade negativa (v < 0). v s

Encontro de dois Mveis em M.U.


Para determinar o instante em que dois mveis se encontram deve-se igualar as posies dos mveis. Substituindo o instante encontrado, numa das funes horrias, determina-se a posio do encontro. 1 situao: Um de encontro ao outro.
v1 so1 v2 so2

13

2 situao: Um perseguindo o outro.


v1 so1 so2 v2

Exerccios: 25. Dois mveis, A e B, movimentam-se de acordo com as equaes horrias sA = 20 + 4t e sB = 40 + 2t, no S.I. Determine o instante e a posio de encontro dos mveis. 26. Dois mveis, A e B, movimentam-se de acordo com as equaes horrias sA = 10 + 7t e sB = 50 3t, no S.I. Determine o instante e a posio de encontro dos mveis. 27. Numa noite de neblina, um carro, sem nenhuma sinalizao, percorre um trecho retilneo de uma estrada com velocidade constante de 6 m/s. Num certo instante, uma moto com velocidade constante de 8 m/s est 12 m atrs do carro. Quanto tempo aps esse instante a moto poder chocar-se com o carro? GRFICOS DO MOVIMENTO UNIFORME

Espao versus Tempo (s x t)


s s0 t t s

s0
Movimento Progressivo Movimento Retrgrado

Velocidade versus Tempo (v x t)


v I t II t v

I Movimento Progressivo; II Movimento Retrgrado. v

A = s
rea t

14

Exerccios: 28. O grfico a seguir indica a posio de um mvel no decorrer do tempo, sobre uma trajetria retilnea. Determine: a) A velocidade do mvel. b) A funo horria da posio em funo do tempo.
s (m) 90

10 0 8

t (s)

29. O grfico abaixo indica a posio de um mvel no decorrer do tempo, sobre uma trajetria retilnea. Determine: a) A velocidade do mvel. b) A funo horria da posio em funo do tempo.
s (m) 80

10 t (s) 0 7 30. Um mvel movimenta-se sobre uma trajetria obedecendo funo horria s = 10 + 10t no S.I. Construa o grfico dessa funo entre 0 e 4 s. 31. Um mvel movimenta-se sobre uma trajetria obedecendo funo horria s = 4 2t no S.I. Construa o grfico dessa funo entre 0 e 4s.

Acelerao Mdia (am)


A acelerao a grandeza fsica que mede a taxa de variao da velocidade de um corpo. a = acelerao (m/s2) v = v2 v1 t = t2 t1
a= v t

v = variao da velocidade (m/s) t = variao do tempo (s)

Exerccios 32. Entre 0 e 3s, a velocidade de um helicptero em MUV varia de 4 m/s para 21 m/s. Qual a sua acelerao? 33. Um rapaz estava dirigindo uma motocicleta a uma velocidade de 20 m/s quando acionou os freios e parou em 4s. Determine a acelerao imprimida pelos freios motocicleta. Questes 34. Explique o que acelerao. 35. O que significa dizer que um corpo tem acelerao de 10 m/s2? 36. Qual a diferena entre movimento acelerado e retardado?

Movimento Acelerado

15

Um movimento acelerado quando o mdulo da velocidade do mvel aumenta com o passar do tempo. A velocidade e a acelerao possuem mesmo sinal (v > 0 e a > 0 ou v < 0 e a < 0). a v a v

Movimento Retardado
Um movimento recebe a denominao de retardado quando o mdulo da velocidade do mvel diminui com o passar do tempo. A velocidade e a acelerao possuem sinais contrrios ou orientaes opostas (v > 0 e a < 0 ou v < 0 e a > 0). a v

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (M.U.V) A maior parte dos movimentos que observamos no uniforme. Neles, a velocidade dos corpos muda constantemente. Diz-se ento que esses movimentos apresentam velocidade varivel. Movimento uniformemente variado aquele em que o corpo sofre acelerao constante, no nula, variando, portanto, sua velocidade de maneira uniforme com o passar do tempo.
0 km/h 0s 30 km/h 1s 60 km/h 2s 90 km/h 3s

evidente que embora seja um movimento em que a velocidade varia uniformemente com o tempo, os espaos no variam de maneira constante como ocorria com o movimento uniforme.

Funo Horria da Velocidade


a= v t

v =vo +at

v = velocidade em um instante qualquer (m/s) vo = velocidade inicial (m/s) a = acelerao (m/s2) t = tempo (s)

Exerccios 37. Um carro em movimento adquire velocidade que obedece expresso v = 10 2t (no SI). Pede-se: a) A velocidade inicial;

16

b) A acelerao; c) A velocidade no instante 6 s. 38. dada a seguinte funo horria da velocidade de uma partcula em movimento uniformemente variado: v = 15 + 20t (no SI). Determine o instante em que a velocidade vale 215 m/s. 39. Um veculo parte do estacionamento e acelerado razo de 5 m/s2. Calcule a sua velocidade 30 s aps a sua partida. 40. Um automvel tem velocidade de 25 m/s e freia com acelerao de 5 m/s2. Depois de quanto tempo ele pra? Exerccios complementares 41. Qual a diferena entre velocidade e acelerao? 42. Um veculo parte do repouso e adquire acelerao de 2 m/s2. Calcule a sua velocidade no instante t = 5s.

Funo Horria das Posies


s = s o + vo t + 1 2 at 2

s = posio em um instante qualquer (m) so = posio no instante inicial (m) vo = velocidade inicial (m/s) t = tempo (s) a = acelerao (m/s2) Exerccios 43. Um mvel descreve um MUV numa trajetria retilnea e sua posio varia no tempo de acordo com a expresso: s = 9 + 3t 2t2. (SI) Determine: a posio inicial, a velocidade inicial e a acelerao. 44. dado um movimento cuja funo horria : s = 13 2t + 4t2 (SI). Determine a posio inicial, a velocidade inicial e a acelerao. 45. A funo horria de um mvel que se desloca numa trajetria retilnea s = 20 + 4t + 5t2, onde s medido em metros e t em segundos. Determine a posio do mvel no instante t = 5 s. 46. Um mvel parte do repouso da origem das posies com movimento uniformemente variado e acelerao igual a 2 m/s2. Determine sua posio aps 6 s. 47. Um mvel parte com velocidade de 10 m/s e acelerao de 6 m/s2 da posio 20 metros de uma trajetria retilnea. Determine sua posio no instante 12 segundos. 48. Um ponto material parte do repouso com acelerao constante e 10 s aps encontra-se a 40 m da posio inicial. Determine a acelerao do ponto material. Exerccios complementares 49. dada a funo horria do M.U.V de uma partcula, s = 24 + 16t t2. Determine (S.I): a) O espao inicial, a velocidade inicial e a acelerao da partcula; b) A posio da partcula no instante t = 5 s. 50. Ao deixar o ponto de parada, o nibus percorre uma reta com acelerao de 2 m/s2. Qual a distncia percorrida em 5 s?

Equao de Torricelli
2 v 2 = vo + 2as

17

v = velocidade em um instante qualquer (m/s) vo = velocidade inicial (m/s) a = acelerao (m/s2) s = deslocamento (m) Exerccios 51. Um automvel possui, num certo instante, velocidade de 10 m/s. A partir desse instante o motorista imprime ao veculo uma acelerao de 3 m/s2. Qual a velocidade que o automvel adquire aps percorrer 50 m? 52. Partindo do repouso, um automvel percorre 256 m de uma rodovia com uma acelerao igual a 8 m/s2. Determine sua velocidade no final do percurso. Exerccios complementares 53. Uma composio do metr parte de uma estao, onde estava em repouso e percorre 100 m, atingindo a velocidade de 20 m/s. Determine a acelerao durante o processo. 54. Um carro est se movendo com uma velocidade de 16 m/s. Em certo instante, o motorista aciona o freio, fazendo com que o carro adquira um movimento uniformemente variado, com acelerao de 0,8 m/s2. Calcule a velocidade desse automvel aps percorrer uma distncia de 70 m a partir do incio da freada.

Exerccios com as Equaes do M.U.V.


a= v t s = s o + vo t + 1 2 at 2

v = vo + at

2 v 2 = vo + 2as

55. Um carro de corrida, que estava parado, arranca com movimento retilneo uniformemente acelerado. O valor da sua acelerao de 4 m/s2. Quanto tempo o carro gasta para atingir a velocidade de 12 m/s? 56. Ao pousar, um avio toca a pista de aterrissagem com uma velocidade de 70 m/s. Suponha que seu movimento, a partir desse instante, seja retilneo uniformemente retardado, com acelerao a = 5 m/s2. Qual ser a velocidade do avio 10 s aps ele tocar o solo? 57. Um carro, com movimento retilneo uniformemente acelerado, de acelerao a = 1,5 m/s2, partiu do repouso. Qual a distncia que o carro percorre em 4 s? GRFICOS DO M.U.V.

Diagrama Espao versus Tempo (s x t)


s so so I II t t s

III

IV

, I Movimento Retrgrado e Retardado; II Movimento Progressivo e Acelerado; III Movimento Progressivo e Retardado;

18

IV Movimento Retrgrado e Acelerado.

Diagrama Velocidade versus Tempo (v x t)


v II t IV v0 III t v

I v0

I Movimento Retrgrado e Retardado; II Movimento Progressivo e Acelerado; III Movimento Progressivo e Retardado; IV Movimento Retrgrado e Acelerado.

Deslocamento pelo diagrama da velocidade


v v v0 rea

A = s
t

Acelerao versus Tempo (a x t)


a a

MOVIMENTOS VERTICAIS Trata-se de movimentos variados que ocorrem nas imediaes da superfcie da terra, com direo vertical e sob a influncia da acelerao da gravidade (g).
v y = voy gt

g Terra 10m / s 2

y = y o + voy t

1 2 gt 2

2 2 vy = voy 2 gy

19

g = acelerao da gravidade no local (m/s2) Questes 58. Dois objetos, uma pedra e uma pena, so abandonados simultaneamente da mesma altura. Determine qual deles chega primeiro ao cho, admitindo que a experincia se realize: a) No ar; b) No vcuo. 59. Se no existisse a acelerao da gravidade, qual seria a trajetria para um tiro de canho? 60. Imagine que um astronauta tenha saltado de pra-quedas, a partir de um foguete, a certa altura acima da superfcie da Lua, caindo em direo ao solo lunar: a) Voc acha que, ao ser aberto o pra-quedas, ele teria alguma influncia no movimento de queda do astronauta? Por qu? b) Que tipo de movimento o astronauta teria at atingir o solo lunar? Exerccios 61. Um objeto cai do alto de um edifcio, gastando 7s na queda. Calcular com que velocidade atinge o solo (g = 10 m/s2). 62. De uma ponte deixa-se cair uma pedra que demora 2 s para chegar superfcie da gua. Sendo a acelerao local da gravidade igual a g = 10 m/s2, determine a altura da ponte. 63. Num planeta fictcio, a acelerao da gravidade vale g = 25 m/s2. Um corpo abandonado de certa altura e leva 7 s para chegar ao solo. Qual sua velocidade no instante que chega ao solo? 64. Um gato consegue sair ileso de muitas quedas. Suponha que a maior velocidade com a qual ele possa atingir o solo sem se machucar seja 8 m/s. Ento, desprezando a resistncia do ar, qual a altura mxima de queda para que o gato nada sofra? (g = 10 m/s2).

Composio de Movimentos

Consideremos um avio voando, com certa velocidade, em um local onde o ar esteja parado, sem ventos. Se comear a ventar, o avio estar animado de dois movimentos; seu movimento em relao ao ar, que lhe proporcionado pelos motores, e o movimento do ar que tambm desloca o avio. Situaes como esta, em que um corpo possui simultaneamente duas ou mais velocidades em relao a um observador, so encontradas freqentemente. Qual seria a velocidade com que um observador veria se movimentar um corpo animado de vrias velocidades? Lembrando que a velocidade uma grandeza vetorial, podemos concluir que a velocidade observada para o corpo ser a resultante das velocidades que ele possui. Uma situao interessante que ilustra a composio de movimentos a travessia de rios. Seja vB a velocidade do barco em relao s guas e vC a velocidade da correnteza em relao s margens (velocidade de arrastamento). Fazendo a composio dos movimentos, teremos, em relao s margens do rio, um movimento resultante com velocidade v, dado pela soma vetorial de vB e vC.

vB vC v
2 2 v 2 = vB + vC

20

Exerccios: 65. Um barco a vapor sobe um rio percorrendo 2160 m em 432 s. Quando ele desce o rio, percorrendo a mesma distncia, leva 240 s. A mquina imprime a mesma velocidade ao barco nos dois trajetos. Obter a velocidade do barco e a das guas do rio. 66. Um barco apresenta velocidade de 2 m/s em guas tranqilas. Ele pretende atravessar um rio de 40 m de largura e cujas guas tm velocidade de 0,5 m/s. O barco atravessa mantendo-se sempre perpendicular s margens.

40 m
vc

a) Obter a posio atingida na outra margem. b) A distncia percorrida pelo barco. AS LEIS DE NEWTON As leis de Newton so como conhecidas as trs leis que modelam o comportamento de corpos em movimento, descobertas por Isaac Newton. Newton publicou essas leis no seu trabalho de trs volumes intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica em 1687. As leis explicavam vrios dos resultados observados quanto ao movimento de objetos fsicos. 1 LEI DE NEWTON

Lei da Inrcia

Inrcia a propriedade comum a todos os corpos materiais, mediante a qual eles tendem a manter o seu estado de movimento ou de repouso. Um corpo livre da ao de foras permanece em repouso (se j estiver em repouso) ou em movimento retilneo uniforme (se j estiver em movimento). Questes 67. Explique a funo do cinto de segurana de um carro, utilizando o conceito de inrcia. 68. Por que uma pessoa, ao descer de um nibus em movimento, precisa acompanhar o movimento do nibus para no cair? 69. Um foguete est com os motores ligados e movimenta-se no espao, longe de qualquer planeta. Em certo momento, os motores so desligados. O que ir ocorrer? Por qual lei da fsica isso se explica? 2 LEI DE NEWTON

Princpio Fundamental da Dinmica

21

A 2 Lei de Newton analisa a situao em que um corpo no se encontra em equilbrio. Neste caso, a resultante das foras no nula, e o corpo no se encontra nem em repouso nem em MRU. Ele estar dotado, portanto de acelerao. Newton anunciou que a resultante das foras aplicadas num corpo diretamente proporcional acelerao por ele adquirida. a
m

FR

FR = fora resultante (N) m = massa (kg) a = acelerao (m/s2)

FR = m.a

Unidade de fora no SI: Newton (N) Unidade Prtica: Quilograma-Fora (Kgf) Exerccios 70. Um corpo com massa de 0,6 kg foi empurrado por uma fora que lhe comunicou uma acelerao de 3 m/s2. Qual o valor da fora? 71. Um caminho com massa de 4000 kg est parado diante de um sinal luminoso. Quando o sinal fica verde, o caminho parte em movimento acelerado e sua acelerao de 2 m/s2. Qual o valor da fora aplicada pelo motor? 72. Partindo do repouso, um corpo de massa 3 kg atinge a velocidade de 20 m/s em 5 s. Descubra a fora que agiu sobre ele nesse tempo. 73. Um automvel de 1000 kg, a 20 m/s, percorre 50 m at parar, quando freado. Qual a fora que age no automvel durante a frenagem? 74. Sob a ao de uma fora constante, um corpo de massa 7 kg percorre 32 m em 4 s, a partir do repouso. Qual o valor da fora aplicada no corpo? Questes 75. Um corpo tem certa velocidade e est se movendo em movimento uniforme. O que deve ser feito para que a sua velocidade aumente, diminua ou mude de direo? 76. Uma pequena esfera pende de um fio preso ao teto de um trem que realiza movimento retilneo. Como fica a inclinao do fio se: a) O movimento do trem for uniforme. b) O trem se acelerar. c) O trem frear. 77. Se duas foras agirem sobre um corpo, a que condies essas foras precisam obedecer para que o corpo fique em equilbrio?

Peso (P) e Massa (m) de um Corpo

Massa: Quantidade de matria (nunca muda) Peso: Fora da gravidade (depende do planeta)
Natureza PESO Fora da MASSA Quantidade de

22

Grandeza Unidade (SI) Instrumento de Medida Valor

Gravidade Vetorial Newton (N) Dinammetro Depende do g

Matria Escalar Quilograma (Kg) Balana Constante

P = peso (N) m = massa (kg) g = acelerao da gravidade (m/s2)

P =m. g

Exerccios 78. Calcule a fora com que a Terra puxa um corpo de 20 kg de massa quando ele est em sua superfcie. Dado: g = 10 m/s2 79. Na Terra, a acelerao da gravidade em mdia 9,8 m/s2, e na Lua 1,6 m/s2. Para um corpo de massa 5 kg, determine a massa e o peso desse corpo na Lua. 80. Um astronauta com o traje completo tem uma massa de 120 kg. Determine a sua massa e o seu peso quando for levado para a Lua, onde a gravidade aproximadamente 1,6 m/s2. 81. Em Jpiter, a acelerao da gravidade vale 26 m/s2, enquanto na Terra de 10 m/s2. Qual seria, em Jpiter, o peso de um astronauta que na Terra corresponde a 800 N? 82. Qual o peso, na Lua, de um astronauta que na Terra tem peso 784 N? Considere gT = 9,8 m/s2 e gL = 1,6 m/s2. 83. Na Terra, num local em que a acelerao da gravidade vale 9,8 m/s2, um corpo pesa 98 N. Esse corpo ento levado para a Lua, onde a acelerao da gravidade vale 1,6m/s2. Determine sua massa e o seu peso na Lua. Questes 84. Voc sabe que seu peso uma fora vertical, dirigida para baixo. Qual o corpo que exerce esta fora sobre voc? 85. Um avio partiu de Macap, situada sobre o equador, dirigindo-se para um posto de pesquisa na Antrtica. Ao chegar ao seu destino, o peso do avio aumentou, diminuiu ou no se alterou? E a massa do avio?

Fora Elstica (FE)


F
F = K .x

x F = fora elstica (N) k = constante elstica da mola (N/m) x = deformao da mola (m) Exerccios 86. Uma mola tem constante elstica de 10 N/cm. Determine a fora que deve ser aplicada para que a mola sofra uma deformao de 5 cm. 87. Uma mola de suspenso de carro sofre deformao de 5 cm sob ao de uma fora de 2000 N. Qual a constante elstica dessa mola? 88. Uma mola submetida ao de uma fora de trao. O grfico abaixo indica a intensidade da fora tensora em funo da deformao x. Determine: a) A constante elstica da mola; b) A deformao x quando F = 270 N.

23

F(N) 18

x(cm) 0 6

Fora Normal (N)


Fora normal aquela que um corpo troca com a superfcie na qual se encontra apoiado. Essa fora s existe quando h contato entre os corpos. N N

A fora normal sempre perpendicular superfcie de apoio.

Fora de Trao (T)


Fora de trao aquela transmitida a um corpo por intermdio de um fio, cabo ou corda. T

Polias (Roldanas)
As polias ou roldanas so dispositivos mecnicos que servem para alterar a direo e o sentido da fora de trao ou facilitar a realizao de uma tarefa, tornando-a mais cmoda.

Polia Fixa
A funo de uma polia fixa apenas a de alterar a direo e o sentido da fora de trao.

T=P

Polia Mvel
A polia mvel facilita a realizao de uma tarefa, como por exemplo, a de puxar um corpo. Para cada polia mvel colocada no sistema, a fora do operador fica reduzida metade.
T

T =

P 2N

24

P Peso T Trao N polias mveis Talha Exponencial 3 LEI DE NEWTON

Lei da Ao e Reao

Para toda fora de ao existe uma correspondente fora de reao, de mesma natureza, sendo ambas de mesma intensidade, mesma direo e sentidos contrrios, aplicadas em corpos diferentes. Exerccios 89. Dois blocos de massas mA = 2 kg e mB = 3 kg, apoiados sobre uma superfcie horizontal perfeitamente lisa, so empurrados por uma fora F de 20 N, conforme indica a figura a seguir. Determine: a) a acelerao do conjunto; b) a fora que o corpo A exerce no corpo B. F A B

90. Os corpos A e B encontram-se apoiados sobre uma superfcie horizontal plana perfeitamente lisa. Uma fora F de 40 N aplicada em A conforme indica a figura. Dados: mA = 2 kg e mB = 8 kg. Determine: a) acelerao dos corpos A e B; b) a fora que A exerce em B. F A B

91. Dois corpos A e B, de massas mA = 6 kg e mB = 4 kg esto interligados por um fio ideal. A superfcie de apoio horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em B uma fora horizontal de 20 N, conforme indica a figura abaixo. Determine: a) a acelerao do conjunto; b) a fora de trao no fio. B A F

92. Dois corpos A e B de massas respectivamente iguais 5 kg e 3 kg, interligados por um fio de massa desprezvel, so puxadas sobre um plano horizontal liso por uma fora horizontal F. A acelerao do conjunto de 6 m/s2. Determine: a) a fora F; b) a fora de trao no fio. B A F

25

93. Na figura abaixo o corpo A est sobre o plano sem atrito unido ao corpo B por uma corda. Sendo as massas dos corpos mA = 6 kg e mB = 4 kg, e g = 10 m/s2, determine a acelerao do sistema e a trao na corda. A

B 94. A mquina de Atwood constitui-se de uma polia suspensa ao teto, pela qual passa um fio em cujas extremidades so presos dois blocos. Sendo mA = 6 kg e mB = 4 kg, determine a acelerao do sistema e a trao no fio que une os corpos.

A B

Questes 95. Um pequeno automvel colide com um grande caminho carregado. Voc acha que a fora exercida pelo automvel no caminho maior, menor ou igual fora exercida pelo caminho no automvel? 96. Um soldado, ao iniciar seu treinamento com um fuzil, recebe a seguinte recomendao: "Cuidado com o coice da arma". O que isso significa? 97. possvel mover um barco a vela, utilizando um ventilador dentro do prprio barco? Justifique.

Fora de Atrito (Fat)


Quando um corpo arrastado sobre uma superfcie rugosa, surge uma fora de atrito de sentido contrrio ao sentido do movimento. Fat A F

Fat = fora de atrito (N) = coeficiente de atrito N = fora normal (N) Sobre um corpo no qual aplicamos uma fora F, temos:
FR = m.a F FAT = ma

Exerccios 98. Um bloco de massa 8 kg puxado por uma fora horizontal de 20 N. Sabendo que a fora de atrito entre o bloco e a superfcie de 2 N, calcule a acelerao a que fica sujeito o bloco. Dado: g = 10 m/s2. 99. Um bloco de massa 10 kg movimenta-se numa mesa horizontal sob a ao de uma fora horizontal de 30 N. A fora de atrito entre o bloco e a mesa vale 20 N. Determine a acelerao do corpo. 100.Um corpo de massa m = 5 kg puxado horizontalmente sobre uma mesa por uma fora F = 15 N. O coeficiente de atrito entre o corpo e a mesa = 0,2. Determine a acelerao do corpo. Considere g = 10 m/s3.

26

101.Um bloco de massa 2 kg deslocado horizontalmente por uma fora F = 10 N, sobre um plano horizontal. A acelerao do bloco 0,5 m/s2. Calcule a fora de atrito. 102.Um corpo de massa 6 kg lanado com velocidade inicial de 8 m/s. Determine a distncia que o corpo percorrer at parar, sabendo que o coeficiente de atrito entre o corpo e a superfcie 0,1. Adote g = 10 m/s2. 103.Um pequeno bloco de massa 20 kg, em movimento com a velocidade de 20 m/s, atinge uma superfcie spera onde a fora de atrito vale 8 N. Determine a distncia percorrida pelo bloco at parar. 104.Um carro de massa 900 kg e velocidade de 30 m/s freia bruscamente e pra em 3 s. Calcule a fora de atrito. Questes 105.Como o atrito pode ser reduzido? 106.Cite as vantagens e desvantagens do atrito. 107.Um guarda-roupa est sendo empurrado por uma pessoa e se desloca com velocidade constante. Existe outra fora atuando no guarda-roupa? Justifique. 108.No espao no existe atrito algum. Ser que uma nave espacial pode manter velocidade constante com = N os motores desligados? 109.Na superfcie congelada de um lago, praticamente no existe atrito. Um carro poderia mover-se sobre uma superfcie assim? Exerccios complementares 110.Um bloco de massa M repousa sobre um plano horizontal. Uma fora horizontal F = 25 N imprime ao corpo uma velocidade de 4 m/s em 2s. Sendo a fora de atrito entre o bloco e o plano de intensidade igual a Fat = 5 N, calcule M. 111.Uma caixa de 0,6 kg desliza 2,5 m sobre um plano horizontal, at parar. Ela lanada nesse plano com a velocidade inicial de 3 m/s. Calcule: a) A fora de atrito; b) O coeficiente de atrito. TRABALHO MECNICO DE UMA FORA Quando aplicamos uma fora sobre um corpo, provocando um deslocamento, estamos gastando energia e realizando um trabalho. Em Mecnica, o Trabalho o produto da fora ou componente da fora na direo do deslocamento, pelo deslocamento.

FAT

Fora Paralela ao Deslocamento


F

= trabalho (J)
F = fora (N) s = deslocamento (m)
= F . s

TRABALHO MOTOR ( > 0) A fora tem o sentido do movimento. TRABALHO RESISTENTE ( < 0): A fora tem sentido contrario ao do movimento. Exerccios

27

112.Calcular o trabalho realizado por uma fora de 28 N que desloca um objeto numa distncia de 2 m na mesma direo e sentido da fora. 113.Um boi arrasta um arado, puxando-o com uma fora de 900 N. Sabendo que o trabalho realizado pelo foi de 18000 J, calcule a distncia percorrida pelo boi. 114.Aplica-se uma fora horizontal de 10 N sobre um corpo que se desloca numa trajetria retilnea de acordo com a equao s = 10 + 3t + t2, no SI. Calcule o trabalho realizado pela fora em 5 s. 115.Sobre um corpo de massa 10 kg, inicialmente em repouso, atua uma fora F que faz varia sua velocidade para 28 m/s em 4 segundos. Determine: a) A acelerao do corpo; b) O valor da fora F; c) O trabalho realizado pela fora F para deslocar o corpo de 6 m. Questes 116.Uma moa est em p, parada, segurando uma bolsa de 40 N de peso. Ela est realizando um trabalho fsico? Por qu?

Fora No-Paralela ao Deslocamento


F s F

= ngulo que a fora forma com horizontal.


= F .s. cos

Exerccios 117.Um corpo arrastado sobre um plano horizontal por uma fora de 20 N. Essa fora forma ngulo de 37o com o deslocamento do corpo, que de 4 m. Calcule o trabalho da fora. Dado: cos 37o = 0,8. 118.Um tren puxado sobre uma superfcie plana e horizontal por uma fora F = 600 N. O ngulo entre essa fora e o sentido do movimento 30o. Sendo o deslocamento do tren igual a 50 m, calcule o trabalho realizado pela fora F. Dado: cos 30o = 0,86.

Trabalho atravs da rea


O trabalho numericamente igual rea, num grfico da fora em funo do deslocamento. F rea

A=
s

Exerccio 119.As figuras representam a fora aplicada por um corpo na direo do seu deslocamento. Determinar, em F(N) cada caso, o trabalho realizado pela fora para deslocar o corpo. a) 10
s(m) 0 5 28

b)
10

F(N)

s(m) 0 2 5

Trabalho da Fora Peso


m
P =m.g

= trabalho (J)

P = peso (N) h = altura (m) g = acelerao da gravidade (m/s2) ( > 0): O deslocamento tem o sentido do g; ( < 0): O deslocamento contrrio ao do g. Exerccios 120.Uma pessoa realizou um trabalho de 9 J para levantar verticalmente uma caixa que pesa 4 N. Quantos metros atingiu a altura da caixa? 121.Um bloco de massa 2 kg tirado do solo e colocado a uma altura de 5 m. Determine o trabalho da fora peso. 122.Uma pedra de massa 0,5 kg libertada da altura de 20 m em relao ao solo. Determine o trabalho da fora peso para traz-la at o solo. 123.Voc pega do cho um pacote de acar de 5 kg e coloca-o em uma prateleira a 2 m de altura. Enquanto voc levanta o pacote, a fora que voc aplica sobre ele realiza um trabalho. A fora peso que age sobre o pacote tambm realiza um trabalho. Considerando g = 10 m/s2, determine: a) Quanto vale o peso desse pacote de acar? b) Calcule o trabalho realizado pela fora peso durante a subida do pacote. Lembre que esse trabalho negativo. POTNCIA MECNICA (P) A grandeza fsica potncia relaciona o trabalho realizado por uma fora, com o tempo gasto para realizar esse trabalho.

= P.h

A Potncia Mecnica mede a rapidez da realizao de um determinado trabalho.

29

Unidade de potncia: watt (W) Pot = potncia (W) = trabalho (J) t = tempo (s)
P=

Exerccios 124.Calcule a potncia de um motor, sabendo que ele capaz de produzir um trabalho de 180 J em 20 s. 125.Em quanto tempo um motor de potncia igual a 1500 W realiza um trabalho de 4500 J? 126.Um motor de potncia 55000 W aciona um carro durante 30 minutos. Qual o trabalho desenvolvido pelo motor do carro? 127.Uma mquina eleva um peso de 400 N a uma altura de 5 m, em 10 s. Qual a potncia da mquina? 128.Um elevador de peso 4000 N sobe com velocidade constante, percorrendo 30 m em 6 s. Calcule a potncia da fora que movimenta o elevador. 129.Um corpo de massa 2 kg est inicialmente em repouso. Num dado instante passa a atuar sobre ele uma fora F = 10 N. Sabendo que ele gasta 5 s para percorrer 10 metros, calcule: a) O trabalho da fora F; b) A sua potncia. Questes 130.Se voc sobe uma escada muito depressa, acaba se cansando mais do que se tivesse feito o mesmo trabalho calmamente. Isso acontece porque voc realiza um trabalho maior ou emprega uma potncia maior? 131.Por que, nos trechos de serra, as estradas so constitudas de muitas curvas e no apenas de uma nica linha reta? ENERGIA Em geral o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ao". Em Fsica o termo usado em vrios contextos diferentes.

Energia Potencial Gravitacional (EPG)


Energia potencial uma forma de energia armazenada, pronta para ser transformada ou transferida em outra. Energia potencial gravitacional aquela que o corpo adquire quando elevado em relao a um determinado nvel.
E PG = m.g .h

m g

EPG = Energia potencial gravitacional (J) h g = acelerao da gravidade (m/s2) m = massa (kg) h = altura (m) Exerccios 132.Um corpo, com massa de 2 kg, est a uma altura de 160 m do solo. Calcular a energia potencial gravitacional desse corpo em relao ao solo, considerando g = 10 m/s2. 133.Determine a energia potencial gravitacional, em relao ao solo, de uma jarra com gua, de massa 2 kg, que est sobre uma mesa de 0,80 m de altura, num local onde g = 10 m/s2.

30

134.Quanto varia a energia potencial gravitacional de uma pessoa de massa 80 kg ao subir do solo at uma altura de 30 m? Adote g = 10 m/s2. 135.Um corpo de massa 2 kg tem energia potencial gravitacional de 1000 J em relao ao solo. Sabendo que g = 10 m/s2, calcule a que altura o corpo encontra-se do solo.

Energia Cintica (EC)


Energia de movimento. aquela que o corpo adquire devido a sua velocidade.
EC = mv 2 2

m v

Ec = Energia cintica (J) m = massa (kg) v = velocidade (m/s) Exerccios 136.Qual a energia cintica de um veculo de 700 kg quando sua velocidade de 20 m/s? 137.Qual a massa de uma pedra que foi lanada com uma velocidade de 5 m/s, sabendo-se que nesse instante ele possui uma energia cintica de 25 J? 138.A energia cintica de um corpo 1800 J e sua massa 2 kg. Determine sua velocidade. Questo 139.O que acontece com a energia cintica quando dobramos a velocidade de um corpo?

Energia Potencial Elstica (EPE)


F = K .x

Da mesma forma que a energia potencial gravitacional, o trabalho da fora elstica transforma em potencial elstica a energia aplicada em corpos que sofrem deformaes elsticas. K = constante elstica (N.m) x = deformao (m) EPE = Energia potencial elstica (J) Exerccios 140.Uma mola de constante elstica 103 N/m est deformada em 10 cm. Um corpo de massa 2 kg se encontra encostado na mola. Quanto vale a energia potencial elstica do sistema? 141.Uma mola tracionada com uma fora de 1000 N e sofre deformao de 10 cm. Qual a energia potencial elstica armazenada na mola, quando deformada de 5 cm?
EPE = Kx 2 2

Conservao de Energia

31

A energia no pode ser criada ou destruda, mas unicamente transformada. Questes 142.Cite alguns tipos de energia. 143.Cite um exemplo prtico de transformao de energia. 144.D exemplos das seguintes transformaes: a) Energia eltrica em calor; b) Energia eltrica em luz; c) Energia trmica em energia de movimento; d) Energia qumica em energia de movimento; e) Energia de movimento em energia eltrica; 145.Quando um corpo se arrasta sobre uma superfcie horizontal rugosa, energia cintica se converte em energia trmica. Se o corpo inicialmente possua 100 joules de energia cintica e, aps o deslocamento referido, possui apenas 70 joules, que quantidade de energia cintica converteu-se em energia trmica.

Energia Mecnica (EM)


A energia mecnica a soma da energia cintica e potencial num ponto.

vA

Num sistema conservativo: EMA = EMB EMA = ECA + EPA EMB = ECB + EPB

hA

vB

hB

Questes 146.Qual a diferena entre energia cintica e potencial? 147.O que acontece com a energia mecnica do corpo, durante a queda? 148.Uma pedra cai sob ao exclusiva de seu peso. Durante a queda, como variam a energia cintica, potencial e mecnica? 149.Uma esfera de ao afunda lentamente num barril cheio de leo viscoso, com velocidade constante. A energia mecnica da esfera constante ao longo de seu movimento? Exerccios 150.Uma pedra abandonada de certa altura chegando ao solo com uma velocidade de 10 m/s. Calcule essa altura. Admita g = 10 m/s2 e despreze a resistncia do ar. 151.Uma pedra libertada de uma altura de 15 m em relao ao solo. Sabendo que sua massa vale 5 kg e g = 10 m/s2, determine sua energia cintica ao atingir o solo. 152.Um corpo de massa 3 kg abandonado do repouso e atinge o solo com velocidade de 40 m/s. Determine a altura de que o corpo foi abandonado. 153.Uma bola lanada para cima, atingindo uma altura de 3,2 m. Qual a velocidade inicial com que foi lanada?

32

154.Um corpo de massa 5 kg lanado verticalmente para cima com velocidade igual a 10 m/s. Determine a energia potencial gravitacional, em relao ao solo, ao atingir a altura mxima. GRAVITAO UNIVERSAL Desde cedo, na histria da humanidade, h registros de observaes dos corpos celestes. O estudo propriamente cientfico dos astros se iniciou com os filsofos da Grcia e so deles as primeiras descries do nosso sistema planetrio. Cludio Ptolomeu (100-170) prope um sistema planetrio geocntrico, pois estabelece estar a Terra no centro do Universo. A Lua e o Sol descreveriam rbitas circulares em torno de um centro que por sua vez descreveria outra rbita circular em torno da Terra. No sculo XVI foram levantadas novas hipteses sobre o Universo. O astrnomo polons Nicolau Coprnico (1473-1543), em sua obra Sobre a revoluo dos corpos celestes, publicada prudentemente no ano de sua morte, rompe com o passado propondo ser o Sol o centro do Universo. Galileu Galilei (1564-1642) foi um ardente defensor das idias copernicanas. A utilizao de instrumentos pticos de forma sistemtica nas observaes astronmicas lhe permitiu obter fortes evidncias a favor do sistema planetrio heliocntrico de Coprnico. Entretanto, coube ao astrnomo alemo, contemporneo de Galileu, Johames Kepler (1571-1630), estabelecer de forma definitiva como os planetas se movem em volta do Sol. Discpulo e assistente do astrnomo dinamarqus Tycho Brahe (1546 - 1601), Kepler herdou os registros das pacientes e precisas observaes de seu mestre, que lhe permitiram aps muito estudo e trabalho, enunciar as trs leis que explicam o movimento planetrio.

Leis de Kepler
Primeira Lei: Todo planeta se move ao redor do Sol descrevendo uma trajetria elptica na qual o Sol ocupa um dos focos.
Planeta A Sol B

A Perilio (ponto mais prximo do Sol) B Aflio (ponto mais afastado do Sol) Segunda Lei: A linha que liga o Sol ao planeta varre reas iguais em intervalos de tempo tambm iguais.

AA = AB vA > vB

Terceira Lei: constante para todos os planetas a razo entre o quadrado do perodo de translao (T) de um planeta ao redor do Sol pelo cubo do raio mdio (R) de sua rbita.
K= T2 R3

T12 T22 = 3 R13 R2

33

Lei de Newton da Gravitao Universal


F =G Mm d2

F = fora gravitacional (N) M, m = massa dos objetos (kg) d = distncia entre as massas (m) G = constante de gravitao universal (G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2.)

Campo Gravitacional da Terra


O campo gravitacional consiste na regio de perturbao gravitacional que um corpo gera ao seu redor.
F =P

g=

GM d2

g = acelerao da gravidade (m/s2) d = distncia do ponto ao centro da Terra (m) Exerccios 155.Calcule a fora de atrao gravitacional entre o Sol e a Terra. Dados: massa do Sol = 2.1030 kg, massa da Terra = 6.1024 kg, distncia entre o Sol e a Terra = 1,5.1011 m e G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2. 156.Determine a fora de atrao gravitacional da Terra sobre a Lua, sendo dados: massa da Lua = 1.1023 kg; massa da Terra = 6.1024 kg; distncia do centro da Terra ao centro da Lua = 4.105 km; G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2. 157.Marte tem dois satlites: Fobos, que se move em rbita circular de raio 10000 km e perodo 3.104 s, e Deimos, que tem rbita circular de raio 24000 km. Determine o perodo de Deimos. 158.Um satlite de comunicaes rbita a Terra a uma altitude de 35700 km da superfcie da Terra. Calcule o valor da acelerao da gravidade a essa altitude. Dados: raio mdio da Terra = 6,4.106 m, massa da Terra = 6.1024 kg e G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2 . 159.O monte Everest um dos pontos mais altos da superfcie da Terra. Sabendo-se que sua altura em relao ao nvel do mar de aproximadamente 9000 m, determine a acelerao da gravidade no topo do monte. Dados: raio mdio da Terra = 6,4.106 m, massa da Terra = 6.1024 kg e G = 6,7. 10-11 N.m2/kg2 .

34

TERMOLOGIA Estudaremos dentro deste captulo termmetros, escalas e funes termomtricas. Veremos como transformar de uma escala para outra e porque isto importante. A discusso sobre temperatura muito antiga, muitas vezes imaginamos essa grandeza de forma errada, confundimos calor com temperatura e a pergunta fica Temperatura e Calor so as mesmas coisas? Vejamos se voc capaz de distinguir as duas grandezas.

Termmetro
Instrumento utilizado para medir o grau de agitao trmica de um corpo, ou seja, a temperatura. Ele pode ser dividido em trs partes: (i) Bulbo - Parte que contm a substncia termomtrica; (ii) Capilar - Maior parte do termmetro, ela contm a escala termomtrica; (iii) Substncia Termomtrica - Substncia colocada no interior do termmetro, deve possuir dilatao regular, geralmente a substncia utilizada o mercrio. O termmetro funciona com o princpio de equilbrio trmico, ou seja, ao ser colocado em contato com um corpo ao passar do tempo ele atinge o equilbrio trmico com corpo fazendo com que a substncia termomtrica se dilate ou contraia, quando isso ocorrer ela indicar um valor. Mas para ter esse valor necessrio ter escalas numricas no Capilar, para isto ocorrer os termmetros so feitos baseados em dois pontos de fcil marcao. (i) Ponto de Gelo: Temperatura na qual ocorre a fuso do gelo em gua (ao nvel do mar e latitude 45o); (ii) Ponto de Vapor: Temperatura na qual ocorre a ebulio da gua (ao nvel do mar e latitude 45o). ESCALAS TERMOMETRICAS Escalas Termomtricas Abordaremos trs escalas uma que utilizada no Brasil e na maior parte do mundo que a escala Celsius desenvolvida pelo fsico sueco Anders Celsius (1701 1744). A segunda escala utilizada pelo Estados Unidos a escala Fahrenheit desenvolvida por Daniel G. Fahrenheit (1685 1736). A terceira a escala absoluta Kelvin desenvolvida por William Thomson (1824 1907), mais conhecido por Lorde Kelvin ela utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades. importante dizer que a escala Kelvin no utiliza em seu smbolo o grau o.

35

Para relacionar as escalas e determinar uma relao de converso entre elas basta elaborar uma expresso de proporo entre elas, podemos fazer da seguinte forma:

tC 0 t 32 t 273 = F = K 100 0 212 32 373 273

ou ainda: tC t 32 t K 273 = F = 100 180 100 Dividindo todos os denominadores por 20, temos:
tC t F 32 t K 273 = = 5 9 5

Para utilizar essa expresso basta tomarmos duas delas, por exemplo, se tivermos uma temperatura de 72oF quanto seria em oC ? Soluo Dados: tF = 72oF; tC = ?
t C 72 32 = 5 9
tC = tC = 5 x 40 9 200 22,2 o C 9

Variao de Temperatura
importante notar a diferena da medio de uma temperatura e a medio da variao da temperatura, podemos notar que as escalas Celsius e Kelvin possuem a mesma variao de temperatura 100oC, observe:

Variao da Escala Celsius:


t C = 100 0 = 100 o C

36

Variao da Escala Kelvin:


t K = 373 273 = 100 K

OBS: Basta notar que as duas escalas so divididas em 100 partes, portanto uma certa variao de temperatura na escala Celsius ser igual variao na escala Kelvin. J a Escala Fahrenheit dividida em 180 partes e no corresponde a mesma variao nas outras duas escalas:
t F = 212 32 = 180 o F

Relao de Converso de Variaes:


t C t t = F = K 5 9 5

Para entender melhor faamos um exemplo. Uma variao de 20oC corresponde a uma variao de quanto nas escalas Celsius e Kelvin Dados: tC = 20oC; tF = ?; tK = ? Soluo
20 t F 180 = = t F 5 9 => 5
t F = 36 o F t C t K = 5 5

t C = t K
t K = 20 K EXERCICIOS

1> Um termmetro mal calibrado na escala Celsius registra 10oC para o 1o ponto fixo e 90 oC para o 2o ponto fixo. s 10 horas, esse termmetro registra 30oC temperatura ambiente. Qual a verdadeira temperatura ambiente naquele instante ? 2> Uma variao de temperatura de 30oC, corresponde a que variao de temperatura nas escalas Fahrenheit e Kelvin. 3> Um termmetro graduado na escala Fahrenheit registra 68oF. Determine a temperatura correspondente nas escalas Celsius e Kelvin.

37

(UFMT-MT) 4> Fahrenheit 451 o ttulo de um filme onde se explica que 451oF a temperatura da chama que destri totalmente um livro. Qual ser o ttulo desse livro se fosse usada a escala Celsius ? Justifique com clculos. (Mackenzie-SP) 5> Certo dia foi registrada uma temperatura cuja indicao na escala Celsius correspondia a 1/3 da respectiva indicao na escala Fahrenheit. Tal temperatura foi de: (a) 80oF; (b) 80oC; (c) 41,8oF; (d) 41,8oC; (e) 26,7 oF. (ITA-SP) 6> O vero de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da Amrica. A diferena entre a mxima temperatura de vero e a mnima do inverno anterior foi de 60oC. Qual o valor dessa diferena na escala Fahrenheit? (Unifor-CE) 7> Uma escala termomtrica oA, criada por um aluno, tal que o ponto de fuso do gelo corresponde a - 20oA e o de ebulio da gua corresponde a 30oA. A temperatura Celsius em que as escalas oA e Celsius fornecem valores simtricos: (a) - 26,6 oC (b) - 13,3 oC (c) 13,3 oC (d) 18,8 oC (e) 26,6 oC

DILATAO TERMICA

Dilatao Trmica
Neste captulo discutiremos como os corpos se dilatam aps serem aquecidos. importante sabermos que isto um fenmeno que est em nosso dia-a-dia. Os trilhos do trem que se dilatam, os cabos eltricos, as placas de concreto de um viaduto e outros casos. Existe tambm a dilatao nos lquidos e estudaremos suas particularidades neste captulo.

Dilatao trmica dos slidos


Comearemos discutindo a dilatao em slidos. Para um estudo mais detalhado podemos separar essa dilatao em trs tipos: dilatao linear (aquela que ocorre em apenas uma dimenso), dilatao superficial (ocorre em duas dimenses) e dilatao volumtrica (ocorre em trs dimenses).

Dilatao linear
Quando estamos estudando a dilatao de um fio, teremos a ocorrncia predominante de um aumento no comprimento desse fio. Essa a caracterstica da dilatao linear. Imaginemos uma barra de comprimento inicial Lo e temperatura inicial to. Ao aquecermos esta barra para uma temperatura t ela passar a ter um novo comprimento L. Vejamos o esquema:

A dilatao dada por: L = L - Lo

38

Existe uma outra forma de determinar esta dilatao ? Para responder a questo anterior devemos avaliar outra questo: Do que depende a dilatao linear de uma barra ? Poderamos citar: o comprimento inicial; a variao da temperatura; o tipo do material. Logo temos que: L = Lo . . t Onde: Lo............comprimento inicial; .............coeficiente de dilatao linear; t............variao da temperatura (t to). O coeficiente de dilatao linear a grandeza que indica o material utilizado. Cada material possui um diferente. Ele o fator determinante para escolhermos um material que no se dilata facilmente ou o contrrio. fcil demonstrar que (faa voc):

L = Lo

( 1 + . t )
Unidades Usuais: Lo............centmetro (cm); .............oC-1; t............Celsius (oC).

Dilatao superficial
Quando estamos estudando a dilatao de uma placa de concreto, teremos a ocorrncia predominante de um aumento na rea dessa placa. Essa a caracterstica da dilatao superficial. Imaginemos uma placa de rea inicial Ao e temperatura inicial to. Ao aquecermos esta placa para uma temperatura t ela passar a ter uma nova rea A. Vejamos o esquema:

39

A dilatao dada por: A = A - Ao Existe uma outra forma de determinar esta dilatao ? Para responder a questo anterior devemos avaliar outra questo: Do que depende a dilatao superficial de uma placa ? Poderamos citar: a rea inicial; a variao da temperatura; o tipo do material. Logo temos que:
A = Ao . . t

Onde: Ao............rea inicial; .............coeficiente de dilatao superficial; t............variao da temperatura (t to). O coeficiente de dilatao superficial a grandeza que indica o material utilizado. A relao do coeficiente de dilatao superficial com o linear dada por:

=2 .
(Fale para o teu professor demonstrar para voc) fcil demonstrar que (faa voc):

A = Ao

( 1 + . t )
Unidades Usuais: Ao............centmetro quadrado (cm2); .............oC-1;

40

t............Celsius (oC).

Dilatao volumtrica
Quando estamos estudando a dilatao de um paraleleppedo, teremos a ocorrncia predominante de um aumento no volume desse corpo. Essa a caracterstica da dilatao volumtrica. Imaginemos um paraleleppedo de volume inicial Vo e temperatura inicial to. Ao aquecermos este corpo para uma temperatura t ele passar a ter um novo volume V. Vejamos o esquema: A dilatao dada por: V = V - Vo Existe uma outra forma de determinar esta dilatao ?

Para responder a questo anterior devemos avaliar outra questo: Do que depende a dilatao volumtrica do paraleleppedo ? Poderamos citar: o volume inicial; a variao da temperatura; o tipo do material. Logo temos que:
V =Vo . . t

Onde: Vo............volume inicial; .............coeficiente de dilatao volumtrica; t............variao da temperatura (t to). O coeficiente de dilatao volumtrica a grandeza que indica o material utilizado. A relao do coeficiente de dilatao volumtrica com o linear dada por:

=3 .
(Fale para o teu professor demonstrar para voc) fcil demonstrar que (faa voc):

41

V =Vo

(1 +

. t )

Unidades Usuais: Vo............centmetro cbico (cm3); .............oC-1; t............Celsius (oC).

Dilatao trmica dos lquidos


Como um lquido no possui forma definida (ele ter a forma do volume que o contm) sua dilatao respeita tudo o que vimos na dilatao volumtrica. Existe um fator importante a ser analisado. Como o lquido estar num recipiente, ao se dilatar deveremos levar em conta a dilatao do recipiente. A dilatao real de um lquido deve levar em considerao a dilatao aparente (extravasada) e a do recipiente. lgico que estamos considerando que o recipiente no inicio estava cheio.

Vreal = Vr e c + Vap

Temos que: A dilatao do recipiente: Vrec =Vo . rec .t

A dilatao do lquido (real):


Vreal =Vo . real . t

A dilatao Aparente:

Vap =Vo . ap .t

42

Coeficiente Aparente:

ap = real rec

EXERCICIOS (FEI-SP) 8> Um mecnico deseja colocar um eixo no furo de uma engrenagem e verifica que o eixo tem dimetro um pouco maior que o orifcio na engrenagem. O que voc faria para colocar a engrenagem no eixo ? (a) aqueceria o eixo; (b) resfriaria o eixo e aqueceria a engrenagem; (c) aqueceria a engrenagem e o eixo; (d) resfriaria a engrenagem e o eixo; (e) resfriaria a engrenagem e aqueceria o eixo. (UFAC) 9> Uma barra de cobre ( = 17 x 10-6 oC-1) tem o comprimento de 250 m a 30 oC. Calcule o comprimento dessa barra a 150 oC. (ITA-SP) 10> Voc convidado a projetar uma ponte metlica, cujo comprimento ser de 2,0 km. Considerando os efeitos de contrao e expanso trmica para temperaturas no intervalo de - 40 oF a 110oF e o coeficiente de dilatao linear do metal igual a 12 x 10-6 oC-1, qual ser a mxima variao esperada no comprimento da ponte ? (Considere o coeficiente de dilatao linear constante no intervalo de temperatura dado.) (a) 9,3 m; (b) 2,0 m; (c) 3,0 m; (d) 0,93 m; (e) 6,5 m. (Mackenzie-SP) 11> Uma chapa plana de uma liga metlica (coeficiente de dilatao linear 2,0 x 105 oC-1) tem rea Ao temperatura de 20oC. Para que a rea dessa placa aumente 1%, devemos elevar sua temperatura para: (a) 520oC; (b) 470oC; (c) 320oC; (d) 270oC; (e) 170oC. (Faap-SP) 12> Uma barra de estanho tem a forma de um prisma reto, com base de 4 cm2 e comprimento 1,0 m, temperatura de 68oF. Qual ser o comprimento e o volume da barra temperatura de 518oF? Considere o coeficiente de dilatao do estanho igual a 2 x 10-5 oC-1(linear). (FAENQUIL-SP) 13> Um cilindro de 3 m de comprimento sofre uma dilatao linear de 3 mm para uma elevao de 100 oC em sua temperatura. Qual o coeficiente de dilatao linear do material do cilindro ? (a) 2,0 x 105 oC-1; (b) 1,0 x 10-5 oC-1; (c) 3,0 x 10-2 oC-1; (d) 1,0 x 105 oC-1; (e) 2,0 x 10-5 oC-1; (FEI-SP) 14> Um recipiente de vidro tem capacidade de 91,000 cm3 a 0 oC e contm, a essa temperatura, 90,000 cm3 de mercrio. A que temperatura o recipiente estar completamente cheio de mercrio ? Dados: o coeficiente de dilatao linear do vidro 32 x10-6 oC-1, e o coeficiente de dilatao do mercrio de 182 x 10-6 oC-1. (CESGRANRIO) 15> Um petroleiro recebe uma carga de 1 milho de barris de petrleo (1,6 x 105 m3) no Golfo Prsico, a uma temperatura de aproximadamente 50oC. Qual a perda de volume, por efeito de contrao trmica, que esta carga apresenta quando descarregada no Sul do Brasil, a uma temperatura de cerca de 20oC ? O coeficiente de dilatao trmica do petrleo aproximadamente igual a 1 x 10-3 oC-1.

43

(a) 3 barris; (b) 30 barris; (c) 300 barris; (d) 3000 barris; (e) 30000 barris. (UFRN) 16> Suponha um recipiente com capacidade de 1,0 litro cheio com um lquido que tem o coeficiente de dilatao volumtrica duas vezes maior que o coeficiente do material do recipiente. Qual a quantidade de lquido que transbordar quando o conjunto sofrer uma variao de temperatura de 30oC ? Dado: Coeficiente de Dilatao Volumtrica do lquido = 2 x 10-5 oC-1. (a) 0,01 cm3; (b) 0,09 cm3; (c) 0,30 cm3; (d) 0,60 cm3; (e) 1,00 cm3. 17> A razo mais forte para no se usar a gua como substncia termomtrica : (a) porque ela lquida; (b) porque sua massa especfica muito alta; (c) porque sua massa especfica muito baixa; (d) porque sua dilatao irregular; (e) n.d.a.

CALORIMETRIA Passaremos a discutir a diferena entre Calor e Temperatura. Veremos tambm como medir o Calor e como ocorre a transferncia desse calor de um corpo para outro.

Calor
Calor a energia trmica em trnsito, que se transfere do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Nessa transferncia pode ocorrer apenas uma mudana de temperatura (calor sensvel) ou uma mudana de estado fsico (calor latente).

Unidade de medida do calor


A substncia utilizada como padro para definir a unidade de quantidade de calor, a caloria (cal), foi a gua. Uma caloria a quantidade de calor necessria para que 1 grama de gua pura, sob presso normal, sofra a elevao de temperatura de 1oC. Como calor energia, experimentalmente Joule estabeleceu o equivalente mecnico do calor:
1 cal 4,186 J

Quando uma transformao ocorre sem troca de calor, dizemos que ela adiabtica.

Capacidade trmica e calor especfico


Suponhamos que ao fornecer certa quantidade de calor Q a um corpo de massa m, sua temperatura varie t.

44

Definimos Capacidade Trmica C de um corpo como sendo a quantidade de calor necessria por unidade de variao da temperatura do corpo:

C=

Q t
Unidades Usuais: Q............caloria (cal); t............Celsius (oC); C...........cal/oC.

A capacidade trmica uma caracterstica do corpo e no da substncia. Portanto, diferentes blocos de alumnio tm diferentes capacidades trmicas, apesar de serem da mesma substncia. Quando consideramos a capacidade trmica da unidade de massa temos o calor especfico c da substncia considerada.

c=

C m
Unidades Usuais: C............ cal/oC; m............grama (g); c............ cal/g.oC.

Calor especfico uma caracterstica da substncia e no do corpo. Portanto cada substncia possui o seu calor especfico. Confira a tabela de alguns valores de calor especfico. Substncia gua lcool alumnio chumbo cobre ferro gelo mercrio prata vidro vapor d'gua Calor Especfico (cal/g.oC) 1,000 0,580 0,219 0,031 0,093 0,110 0,550 0,033 0,056 0,200 0,480

45

OBS: O calor especfico possui uma certa variao com a temperatura. A tabela mostra um valor mdio.

Equao fundamental da calorimetria


Combinando os conceitos de calor especfico e Capacidade Trmica temos a equao fundamental da Calorimetria:
Q =m . c . t

Unidades Usuais: Q.................. cal; m............grama (g); c............ cal/g.oC; t............Celsius (oC).

Trocas de calor
Se vrios corpos, no interior de um recipiente isolado termicamente, trocam calor, os de maior temperatura cedem calor aos de menor temperatura, at que se estabelea o equilbrio trmico. E de acordo com o princpio de conservao temos:

Q1 +Q2 +Q3 +... +Qn = 0


Se o calor recebido QR e o calor cedido QC, temos: QR > 0 e QC < 0.

Propagao do calor
O Calor pode se propagar de trs formas: por conduo, por conveco e por irradiao, passaremos a discutir cada uma dessas possibilidades:

Conduo
A conduo de calor ocorre sempre que h diferena de temperatura, do ponto de maior para o de menor temperatura, sendo esta forma tpica de propagao de calor nos slidos. As partculas que constituem o corpo, no ponto de maior temperatura, vibram intensamente, transmitindo sua energia cintica s partculas vizinhas. O calor transmitido do ponto de maior para o de menor temperatura, sem que a posio relativa das partculas varie. Somente o calor caminha atravs do corpo. Na natureza existem bons e maus condutores de calor. Os metais so bons condutores de calor. Borracha, cortia, isopor, vidro, amianto, etc. so maus condutores de calor (isolantes trmicos).

46

Conveco
Conveco a forma tpica de propagao do calor nos fludos, onde a prpria matria aquecida que se desloca, isto , h transporte de matria. Quando aquecemos um recipiente sobre uma chama, a parte do lquido no seu interior em contato com o fundo do recipiente se aquece e sua densidade diminui. Com isso, ele sobe, ao passo que no lquido mais frio, tendo densidade maior, desce, ocupando seu lugar. Assim, formam correntes ascendentes do lquido mais quente e descendentes do frio, denominadas correntes de conveco.

Irradiao
A propagao do calor por irradiao feita por meio de ondas eletromagnticas que atravessam, inclusive, o vcuo. A Terra aquecida pelo calor que vem do Sol atravs da Irradiao. H corpos que absorvem mais energia radiante que outros. A absoro da energia radiante muito grande numa superfcie escura, e pequena numa superfcie clara. Essa a razo por que devemos usar roupas claras no vero. Ao absorver energia radiante, um corpo se aquece; ao emiti-la, resfria-se.

Mudana de estado fsico


Toda a matria, dependendo da temperatura, pode se apresentar em 4 estados, slido, lquido, gasoso e plasma. Em nosso estudo falaremos apenas dos 3 primeiros. As mudanas desses estados so mostradas abaixo;

Fuso: Passagem do estado slido para o lquido; Solidificao: Passagem do estado lquido para o slido; Vaporizao: Passagem do estado lquido para o vapor, pode ser de trs tipos - Evaporao (processo lento), Calefao (lquido em contato com superfcie a uma temperatura elevada) e Ebulio (formao de bolhas). Liquefao (ou Condensao): Passagem do estado de vapor para o estado lquido. Sublimao: Passagem do estado slido diretamente para o estado de vapor ou vice-versa. O grfico a seguir ilustra a variao da temperatura de uma substncia em funo do calor absorvido pela mesma. Este um grfico muito comum em exerccios.

47

AB - Slido; BC - Fuso; CD - Lquido; DE - Vaporizao; EF - Vapor. tF - temperatura de Fuso; tV - temperatura de Vaporizao;

Calor Latente
Calor Latente de mudana de estado a quantidade de calor, por unidade de massa, que necessrio fornecer ou retira de um dado corpo, a dada presso, para que ocorra a mudana de estado, sem variao de temperatura. Matematicamente:

c=
.

C m

Unidades Usuais: Q............ cal; m............grama (g); L............ cal/g.

TERMODINMICA Termodinmica a parte da fsica que estuda as relaes entre o Trabalho Mecnico e o Calor. No sculo XIX, James Precott Joule realizou vrias experincias, concluindo que a transformao de trabalho em calor independente da maneira como ele transformado, isto , ao mesmo trabalho sempre corresponde a mesma quantidade de calor. Suponhamos um gs confinado num cilindro dotado de um pisto mvel, de rea A, que sofre deslocamento x. A fora aplicada pelo gs, perpendicular ao cilindro, : F = p . A, pois p = F/A mas: W = F . x e F = p . A => W = p . A . x ou ainda: W = p. V

48

Primeiro Princpio da Termodinmica Se realizamos um trabalho sobre o gs, comprimindo-o, ou se cedemos calor ao gs, ele recebe energia que armazena como energia interna. A variao da energia interna do gs, devida ao calor fornecido ao sistema e ao trabalho realizado pelo mesmo ser: U = Q - W Segundo Princpio da Termodinmica Mquinas Trmicas so dispositivos que convertem calor em trabalho e vice-versa: mquinas a vapor, motores a exploso, refrigeradores, etc. Se todo calor absorvido por uma mquina trmica fosse integralmente transformado em trabalho, teramos o caso ideal de rendimento (100%). Mas a experincia mostra que isto no possvel, o que constitui o segundo princpio da termodinmica. Clausius: O calor s pode passar, espontaneamente, de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura. Kelvin: impossvel construir uma mquina trmica que, operando em ciclo, extraia calor de uma fonte e o transforme integralmente em trabalho. EXERCICIOS 18> Qual a capacidade trmica de um corpo que recebe 0,7 kcal de calor para elevar sua temperatura de 20oC para 90oC ? 19> Em cada caso a seguir determine a capacidade trmica de um corpo cujo diagrama calor x temperatura : (a) (b) (c)

20> Quantas calorias uma massa de 1 kg de gua a 30 oC deve receber para que sua temperatura passe a 70 oC. 21> Um corpo de massa igual a 10 kg recebeu 20 kcal, e sua temperatura passou de 50 oC para 100 oC. (a) Qual o calor especfico desse corpo ? (b) Qual a capacidade trmica desse corpo ?

49

22> Uma manivela usada para agita a gua (massa de 100 gramas) contida em um recipiente termicamente isolado. Para cada volta da manivela realizado um trabalho de 0,1 J sobre a gua. Determine o nmero de voltas para que a temperatura da gua aumente 1 oC. Dados: cgua = 1 cal/goC e 1 cal = 4,2 J (UFRS-RS) 23> O consumo energtico dirio tpico de uma pessoa totaliza 2000 kcal. (a) Sendo 1 cal = 4,18 J, a quantos Joules corresponde aquela quantidade ? (b) Calcule a potncia, em watts, de uma pessoa, admitindo que essa energia seja dissipada a uma taxa constante de 24 h. (PUC-SP) 24> Um forno microondas produz ondas eletromagnticas de 2,45 x 109 Hz de freqncia, que aquecem os alimentos colocados no seu interior ao provocar a agitao e o atrito entre suas molculas. (a) Qual o comprimento dessas microondas no ar ? (b) Se colocarmos no interior do forno um copo com 250 g de gua a 20 oC, quanto tempo ser necessrio para aquec-la a 100 oC? Suponha que as microondas produzem 10 000 cal/min na gua e despreze a capacidade trmica do corpo. Dados: c = 3 x 108 m/s; chua = 1,0 cal/goC. (UNIMEP-SP) 25> Num recipiente, colocamos 250 g de gua a 100 oC e, em seguida, mais 1000 g de gua a 0oC. Admitindo que no haja perda de calor para o recipiente e para o ambiente, a temperatura final dos 1250 g de gua ser de: (a) 80 oC; (b) 75 oC; (c) 60 oC; (d) 25 oC; (e) 20 oC; (PUC-SP) 26> Em um calormetro de capacidade trmica de 200 cal/oC, contendo 300 g de gua a 20 oC, introduzido um corpo slido de massa 100 g, estando o mesmo a uma temperatura de 650 oC. Obtm-se o equilbrio trmico final a 50 oC. Dado o calor especfico da gua = 1 cal/goC. Supondo desprezvel as perdas de calor, determinar o calor especfico do corpo slido. 27> Tm-se 200 g de gelo inicialmente a -10oC. Determine a quantidade de calor que o mesmo deve receber para se transformar em 200 g de gua lquida a 20 oC. So dados os calores especficos do gelo e da gua, respectivamente, 0,5 cal/goC e 1 cal/goC, alm do calor latente de fuso do gelo, 80 cal/g. (FUVEST-SP) 28> Um bloco de massa 2,0 kg, ao receber toda energia trmica liberada por 1000 g de gua que diminuem a sua temperatura de 1 oC, sofre um acrscimo de temperatura de 10 oC. Considere o calor especfico da gua igual a 1 cal/goC. O calor especfico do bloco em cal/goC : (a) 0,2; (b) 0,1; (c) 0,15; (d) 0,05; (e) 0,01. superdesafio (ITA-SP) 29> Cinco gramas de carbono so queimados dentro de um calormetro de alumnio, resultando o gs CO2. A massa do calormetro de 1000 g e h 1500 g de gua dentro dele. A temperatura inicial do sistema de 20 oC e a final, 43 oC. Despreze a pequena capacidade calorfica do carbono e do dixido de carbono. Calcule o calor produzido (em calorias) por grama de carbono. Dados: cAl = 0,215 cal/goC e cgua = 1 cal/goC.

50

(PUC-PR) 30> O grfico a seguir representa o comportamento de 50 g de uma substncia, que, quando iniciado o aquecimento, se encontrava no estado slido. Supondo-se que no houve variao de massa durante todas as fases apresentadas no grfico, verificamos que a proposio INCORRETA : (a) O calor especfico da substncia no estado lquido 0,1 cal/goC. (b) A temperatura da ebulio da substncia de 90 oC. (c) A capacidade calorfica no estado slido 20 cal/oC. (d) O calor latente de vaporizao da substncia 440 cal/g. (e) A temperatura de fuso da substncia de 10 oC.

(UFES-ES) 31> O uso de chamins para escape de gases quentes provenientes de combusto uma aplicao do processo trmico de: (a) radiao; (b) conduo; (c) absoro; (d) conveco; (e) dilatao. 32> A transmisso de energia trmica de um ponto para outro, graas ao deslocamento do prprio material aquecido, um fenmeno de: (a) irradiao; (b) radiao; (c) conveco;(d) emisso; (e) conduo. (ITA-SP) 33> Uma garrafa trmica impede trocas de calor, devido s paredes espelhadas, por: (a) reflexo; (b) irradiao; (c) conveco;(d) difuso; (e) n.d.a. (ITA-SP) 34> Uma garrafa trmica, devido ao vcuo entre as paredes duplas, impede a troca de calor por: (a) reflexo; (b) irradiao; (c) conduo e conveco; (d) difuso; (e) n.d.a.

(OSEC-SP) 35> Numa transformao isobrica, o volume de um gs ideal aumentou de 0,2 m3 para 0,6 m3, sob presso de 5 N/m2. Durante o processo, o gs recebeu 5 J de calor do ambiente. Qual foi a variao da energia interna do gs ? (a) 10 J; (b) 12 J; (c) 15 J; (d) 2 J; (e) 3 J. (PUC-RS) 36> A um gs mantido a Volume constante so fornecidos 500 J de calor. Em correpondncia, o trabalho realizado pelo gs e a variao da sua energia interna so, respectivamente: (a) zero e 250 J; (b) 500 J e zero; (c) 500 J e 500 J; (d) 250 J e 250 J; (e) zero e 500 J. (FATEC-SP) 37> Certa massa gasosa sofre a transformao AB indicada no diagrama

51

O trabalho realizado pelo gs na transformao AB de: (a) 400 J; (b) 800 J; (c) 300 J; (d) 600 J; (e) 200 J.

ELETRICIDADE

Histrico
A seguir colocamos em ordem cronolgica alguns fatos de grande importncia no desenvolvimento de teorias e conceitos sobre eletricidade. 600 a. C. Tales de Mileto Observao de um pedao de mbar atrai pequenos fragmentos de palha, quando previamente atritado. William Gilbert Outras substncias alm do mbar so capazes de 1600 adquirir propriedades eltricas. Estudos sobre ims e interpretao do magnetismo terrestre. 1672 Otto von Guericke Inveno da primeira mquina eletrosttica. Stephen Gray Os metais tem a propriedade de transferir a eletricidade de 1729 um corpo a outro. Primeira caracterizao de condutores e isolantes. Experincias sobre induo eltrica. Robert Symmer Teoria dos Dois Fluidos: o corpo neutro tem quantidade normal de fluido eltrico. Quando esfregado uma parte do seu fluido 1763 transferida de um corpo para outro ficando um com excesso (carga positiva) e outro com falta (carga negativa). Fato importante: lei da conservao da carga. 1785 Charles A. Coulomb Experincias quantitativas sobre interao entre cargas eltricas, com auxlio da balana de toro. 1800 Alessandro Volta Inveno da Pilha. 1820 Hans Christian Oersted Efeito Magntico da Corrente Eltrica. 1825 Andre Marie Ampere Lei que governa a interao entre os ims e correntes eltricas. 1827 George Simon Ohm Conceito de resistncia eltrica de um fio. Dependncia entre diferena de potencial e corrente. 1831 Michael Faraday Lei da induo eletromagntica entre circuitos. 1832 Joseph Henry Fenmenos da auto-induo. 1834 Heinrich Friedrich Lenz Sentido da fora eletromotriz induzida. 1834 Michael Faraday Leis da eletrlise: evidncia de que ons transportam a mesma quantidade de eletricidade proporcional a sua valncia qumica. 1864 James Clerk Maxwell Teoria do Eletromagnetismo. Previso da existncia de ondas eletromagnticas. Natureza da luz. 1887 Heinrich Hertz Produo de ondas eletromagnticas em laboratrios. 1897 Joseph John Thomson Descoberta do eltron. 1909 Robert Milikan Medida da carga do eltron. Quantizao da carga. (*) Feito por Dr. Roberto A. Stempaniak (Prof. Dr. UNITAU)

52

INTRODUO ESTRUTURA DA MATRIA CARGA ELTRICA A matria constituda por tomos, que so estruturados basicamente a partir de trs partculas elementares: o eltron, o prton e o nutron ( importante ressaltar que essas no so as nicas partculas existentes no tomo, mas para o nosso propsito elas so suficientes). Em cada tomo h uma parte central muito densa, o ncleo, onde esto os prtons e os nutrons. Os eltrons, num modelo simplificado, podem ser imaginados descrevendo rbitas elpticas em torno do ncleo (fig. 1), como planetas descrevendo rbitas em torno do Sol. Essa regio perifrica do tomo chamada de eletrosfera.

Figura 1 Experimentalmente provou-se que, quando em presena, prtons repele prtons, eltrons repele eltrons, ao passo que prton e eltron atraem-se mutuamente. O nutron no manifesta nenhuma atrao ou repulso, qualquer que seja a partcula da qual se aproxima. Na figura 2 procuramos esquematizar essas aes.

Figura 2 Dessas experincias possvel concluir que prtons e eltrons apresentam uma propriedade, no manifestada pelos nutrons, denominada carga eltrica. Convenciona-se: Carga eltrica positiva (+) prton Carga eltrica negativa () eltron Verifica-se que, quando um tomo apresenta um nmero de prtons igual ao nmero de eltrons, o tomo eletricamente neutro. Se o tomo perder um ou mais eltrons, o nmero de prtons no ncleo passa a predominar e o tomo passa a manifestar propriedades eltricas, tornando-se um on positivo. Se o tomo receber eltrons, ele passar a manifestar um comportamento eltrico oposto ao anterior e tornar-se- um on negativo. Portanto, um corpo estar eletrizado quando o nmero total de prtons for diferente do nmero total de eltrons. IMPORTANTE:
NP NP NP

< NE corpo eletrizado negativamente > NE corpo eletrizado positivamente = NE corpo neutro
DAS AES ELTRICAS

PRINCPIO BSICO

estabelece que:

53

corpos com cargas de mesmo sinal repelem-se e corpos com cargas de sinais contrrios atraem-se. OBS: Ne o nmero de eltrons e NP o nmero de prtons.

UNIDADE DE CARGA ELTRICA (Q)


UNIDADE NO SI: Q carga eltrica Coulomb (C)

CARGA ELEMENTAR (e)


A carga eltrica do eltron chamada de carga elementar, em mdulo, o seu valor igual a carga eltrica do prton. Atravs de experincias, foi possvel determinar seu valor: e = 1,6 x 10-19 C Tendo em vista que a eletrizao de um corpo se deve a falta ou excesso de eltrons, podemos escrever que a carga eltrica de um corpo calculada da seguinte forma:
Q = n.e

UNIDADES NO SI: Q carga eltrica Coulomb (C) n nmero de eltrons em excesso (-) ou em falta (+) e carga elementar Coulomb (C) Processos de Eletrizao ELETRIZAO POR ATRITO Duas substncias de naturezas diferentes, quando atritadas, eletrizam-se com igual quantidade de cargas em valor absoluto e de sinais contrrios. Se atritarmos vidro com seda, eltrons migraro do vidro para seda, portanto o vidro ficar eletrizado positivamente e a seda negativamente. PROCESSOS DE ELETRIZAO ELETRIZAO POR CONTATO Quando um corpo neutro posto em contato com um corpo eletrizado, eletriza-se com carga do mesmo sinal. Aps o Contato
Antes do Contato Contato

Corpo Positivo Transferncia de eltrons

Corpo Positivo

Corpo Positivo

Figura 3

54

ELETRIZAO POR INDUO Quando um corpo neutro colocado prximo de um corpo eletrizado, sem que exista contato, o corpo neutro tem parte das cargas eltricas separadas (induo eletrosttica), podendo ser eletrizado.

Ao atritarmos um pente e aproximamos o mesmo de um filete de gua, a gua ser atrada pelo pente por induo.

Figura 4 O processo de induo, simplesmente, no eletriza um corpo. O que ocorre um rearranjo no posicionamento das cargas.
Antes da Induo Na Induo Indutor Aps a Induo

Corpo Positivo

Corpo Neutro

Corpo Induzido

Corpo Neutro

Figura 5

Podemos, dentro deste procedimento, fazer uma ligao a terra do corpo induzido e eletriz-lo.

Ligando o corpo Induzido terra, teremos, neste caso, o deslocamento de eltrons da terra para o corpo

Como o corpo estava neutro, bastava um nico eltron que ele ficaria negativo.

FIGURA 6

OBS: Caso a regio ligada terra seja negativa, haver deslocamento de eltrons do corpo para terra, fazendo com que o corpo fique positivo. ELETROSCPIOS Para constatar se um corpo est ou no eletrizado, utilizamos dispositivos denominados eletroscpios. Existem os eletroscpios de folhas e o de pndulo.

55

O eletroscpio de pndulo baseado no processo de induo para detectar se um corpo est ou no eletrizado. Ele possui um fio isolante amarrado a uma esfera metlica.

Figura 7

O eletroscpio de folhas tambm se utiliza do processo de induo para detectar se um corpo est ou no eletrizado. Caso seja aproximado um corpo eletrizado positivamente da esfera condutora, as cargas negativas sero atradas para a esfera, j as cargas positivas se acumularo nas lminas metlicas que iro abrir, devido a repulso de cargas iguais.

Figura 8 PRINCPIO DE CONSERVAO DA CARGA Num sistema eletricamente isolado a carga eltrica total permanece constante.

Q A + Q B = Q 'A + Q 'B

Figura 9 IMPORTANTE: Um corpo eletrizado, cuja dimenso desprezvel em relao s distncias que o separam de outros corpos, ser chamado de carga puntiforme. EXERCCIOS 1> Quantos eltrons devemos colocar num corpo neutro para que o mesmo fique eletrizado com 1,0 C de carga ?

56

2> Quatro esferas metlicas idnticas esto isoladas uma das outras; X, Y e Z esto neutras enquanto W est eletrizada com carga Q. Indicar a carga final de W se ela for colocada em contato: (a) sucessivo com X, Y e Z; (b) simultneo com X, Y e Z. 3> Um basto de vidro, eletrizado positivamente, aproximado de uma esfera condutora, sem toc-la. Verifica-se que o basto atrai a esfera. O que se pode afirmar sobre a carga eltrica da esfera? LEI DE COULUMB No fim do sculo XVIII, o fsico francs Charles Augustin Coulomb realizou uma srie de experincias que permitiram medir o valor da fora eletrosttica que age sobre uma carga eltrica puntiforme, colocada uma em presena de uma outra. Para duas cargas puntiformes q e Q, separadas por uma distncia d, Coulomb concluiu: A intensidade da foa eltrica diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que as separa.

Podemos ento escrever:


F=k Qq d2

A constante k mostra a influncia do meio onde a experincia realizada. No vcuo, utilizando as unidades do SI seu valor ser: k = 9 . 109 N.m2/C2.

UNIDADES NO SI: Q e q carga eltrica Coulomb (C) d distncia entre as duas cargas metro (m) k constante eletrosttica N. m2/C2

DIREO E SENTIDO: Direo Coincidente com a direo da reta que une as cargas. Sentido depende dos sinais das cargas; casos as cargas possuam sinais iguais, teramos:

57

EXERCCIOS 4> Duas cargas puntiformes q1 = 2 C e q2 = - 4C esto separadas por uma distncia de 3 cm, no vcuo. Qual a intensidade da fora eltrica que atua nessas cargas ? 5> Sabendo que as cargas A e B possuem valores respectivamente iguais a - 10 C, 9 C, determine a fora eltrica e sua natureza (atrativa ou repulsiva) na situao dada abaixo:
A 3 cm B

6> Duas cargas puntiformes Q1 e Q2, separadas por uma distncia d, repelem-se com uma fora de intensidade F; se as cargas forem alteradas para 4.Q1 e 3.Q2 e a distncia entre elas for quadruplicada, qual ser a nova intensidade da fora de repulso entre as cargas ? 7> Na figura dada a seguir, temos que q = 10-4 C e as cargas extremas so fixas nos pontos A e C. Determine a intensidade da fora resultante sobre a carga q, fixa em B.

8> Duas cargas puntiformes Q1 = 6 C e Q2 = - 8 C encontram-se fixadas nos pontos A e B como mostra a figura abaixo.

Determinar a intensidade da fora resultante que atua sobre uma carga Q 3 = 1 C colocada no ponto C. Considere o meio como sendo o vcuo.

CAMPO ELETRICO ANALOGIA DO CAMPO ELTRICO COM O CAMPO GRAVITACIONAL Para entendermos o conceito de campo eltrico faamos uma analogia com o campo gravitacional. Sabemos que a Terra cria um campo gravitacional em torno de si e cada ponto desse campo existe um vetor campo gravitacional g. Assim um corpo colocado num ponto desse campo fica sujeito a uma fora de atrao gravitacional chamada Peso.
m

58

Figura 10 Com as cargas eltricas o fenmeno semelhante, um corpo eletrizado cria em torno de si um campo eltrico. Cada ponto desse campo caracterizado por um vetor campo eltrico E. Qualquer carga colocada num desses pontos ficar submetida a uma foa eltrica. A grande diferena aqui que a fora poder ser de atrao ou repulso.

Figura 11 Para determinarmos o mdulo do vetor campo eltrico podemos recorrer a analogia feita anteriormente com o campo gravitacional. Sabemos que a acelerao da gravidade local pode ser calculada como sendo a razo do Peso e da massa de um corpo colocado na regio do campo gravitacional.
g= P m

Portanto o campo eltrico de uma carga de prova q colocada em um ponto desse mesmo campo ser dado pela razo da Fora sobre ela (natureza eltrica) e o valor dessa carga.
E= F q

DIREO E SENTIDO: Direo a mesma direo da Fora Eltrica. Sentido se q > 0, o sentido o mesmo da fora; se q < 0, o sentido o contrrio da fora.

UNIDADES NO SI: q carga eltrica Coulomb (C) F Fora Eltrica Newton (N) E Campo Eltrico Newton/Coulomb (N/C) EXERCCIOS 9> Uma carga q = -2 C colocada num ponto A de um campo eltrico, ficando sujeita ao de uma fora de direo horizontal, sentido para a direita, e de mdulo F = 8 . 10 -3 N. Determine as caractersticas do vetor campo eltrico nesse ponto A.

59

10> Uma partcula de massa m = 2,0 g e carga eltrica q = 5,0 C est em equilbrio esttico, sujeita simultaneamente a ao de um campo eltrico vertical e ao campo gravitacional terrestre (g = 10 m/s 2). Determinar as caractersticas do vetor campo eltrico no ponto onde se encontra essa partcula. CAMPO ELTRICO GERADO POR UMA CARGA PUNTIFORME Consideremos uma carga puntiforme Q. Colocamos uma carga de prova q a uma distncia d da carga geradora Q. Imaginando que as duas cargas so positivas, termos a situao que se segue:

Figura 12

Partindo da definio de campo eltrico, temos: Pela Lei de Coulomb, sabemos que:

E=

F q

F =k

Q.q d2

Substituindo a lei de Coulomb na definio de Campo, temos:

k E=

Q.q d2 q
Q d2

Simplificando, fica:

E=k

IMPORTANTE: Como conseqncia, do que vimos acima, podemos concluir que o campo eltrico no ponto estudado no depende da carga de prova e sim da carga que gera o campo.

CAMPO ELTRICO GERADO POR VRIAS CARGAS PUNTIFORMES. Caso tenhamos mais do que uma carga Q puntiforme gerando campo eltrico, como na figura abaixo, o 1 campo eltrico resultante ser dado pela soma vetorial dos vetores campos eltricos produzidos por cada uma das cargas.

Q2 60

Qn

E = E 1 + E 2 + ... + E n

Figura 13 CAMPO ELTRICO UNIFORME. Um campo eltrico chamado uniforme quando o vetor campo eltrico for o mesmo em todos os pontos desse campo. Este tipo de campo pode ser obtido atravs da eletrizao de uma superfcie plana, infinitamente grande e com uma distribuio homognea de cargas.

Figura 14 EXERCCIOS 11> Determinar a intensidade do campo eltrico gerado por uma carga puntiforme situado a 3,0 cm, admitindo que o meio seja o vcuo. Q = 4,0 C, num ponto

12> A intensidade do campo eltrico gerado por uma carga Q, puntiforme num ponto P, a uma distncia d, igual a E; qual a nova intensidade do campo eltrico gerado por uma carga 3 Q num ponto situado a uma distncia igual 4 d ? 13> Duas cargas puntiformes Q1 = 2,0 C e Q2 = -2,0 C esto fixas em dois vrtices de um tringulo equiltero de lado l = 6,0 cm. Determinar as caractersticas do vetor campo eltrico resultante no terceiro vrtice. 14> Duas cargas puntiformes, Q1 = 4 C e Q2 = 9 C, esto separadas por uma distncia de 15 cm; em que ponto da reta que une essas cargas o campo eltrico resultante nulo ? 15> Determine a intensidade, a direo e o sentido do vetor campo eltrico resultante no ponto P, criado pelas cargas eltricas. Considere Q = 3C, d = 2 cm. LINHAS DE FORA. Quando quisermos visualizar a distribuio de um campo eltrico atravs do espao, ns o faremos atravs do contorno das suas linhas de fora que, por definio, so linhas imaginrias construdas de tal forma que

61

o vetor campo eltrico seja tangente a elas em cada ponto. As linhas de fora so sempre orientadas no mesmo sentido do campo.

Figura 15 No caso de um campo eltrico gerado por uma carga puntiforme isolada, as linhas de fora sero semi-retas. Caso a carga geradora seja puntiforme e positiva, teremos:

Figura 16 Se a carga geradora for negativa:

Figura 17 A seguir voc tem o aspecto do campo eltrico resultante, gerado por duas cargas puntiformes iguais e positivas.

Figura 18

TRABALHO REALIZADO PELO CAMPO ELETRICO INTRODUO Consideremos uma carga de prova q colocada num ponto A de um campo eltrico; sob ao da fora eltrica, essa carga ir se deslocar at um

62

ponto B desse campo. O campo eltrico ir realizar sobre esta carga um trabalho AB. Uma propriedade importante do campo eltrico que ele conservativo, ou seja, o valor do trabalho realizado independe da trajetria. 6.2 POTENCIAL ELTRICO E TENSO ELTRICA Uma carga eltrica q, ao ser colocada num ponto A de um campo eltrico, adquire uma certa quantidade de energia potencial eltrica EP. Definimos o potencial eltrico do ponto A atravs da relao:
VA = EP q

Essa relao no depende da carga q utilizada, pois se mudarmos a carga q mudaremos tambm o valor da EP, mas a relao
EP , permanecer constante. q

UNIDADES NO SI: q carga eltrica Coulomb (C) EP Energia Potencial Joule (J) V Potencial Eltrico Joule/Coulomb (J/C) ou Volt (V) Se considerarmos dois pontos A e B de um campo eltrico, sendo V A e VB os seus potenciais eltricos, definimos tenso eltrica ou diferena de potencial, ddp, entre os pontos A e B, atravs da expresso:
U AB =VA VB

IMPORTANTE: Observe ainda que as grandezas trabalho, energia potencial, potencial eltrico e tenso eltrica so grandezas escalares e por este motivo, deveremos trabalhar com os sinais + e das grandezas envolvidas na resoluo dos exerccios. EXERCCIOS 16> Uma carga de prova q = 2 C adquire uma certa quantidade de energia potencial eltrica 2 . 10-4 J ao ser colocada num ponto A de um campo eltrico; ao ser colocada em outro ponto B, adquire 3 . 10 -4 J. Determinar: (a) os potenciais eltricos dos pontos A e B; (b) a diferena de potencial entre os pontos A e B. ENERGIA POTENCIAL ELTRICA DE UM PAR DE CARGAS PUNTIFORMES Seja Q e q duas cargas eltricas puntiformes, separadas por uma distncia d, sendo q fixa.

Figura 19

63

Se quisermos determinar o valor da energia potencial eltrica adquirida pela carga q ao ser colocada no ponto A, temos que calcular o trabalho realizado pelo o campo eltrico ao transportar a carga q do ponto A at o nvel de referncia.
E P =k Q.q d

Observamos que se as cargas Q e q tiverem o mesmo sinal, a energia potencial do sistema ser positiva e caso tenham sinais opostos a energia ser negativa. POTENCIAL ELTRICO DEVIDO A VRIAS CARGAS PUNTIFORMES Para determinarmos o potencial eltrico num ponto A de um campo eltrico gerado por uma carga puntiforme Q, coloquemos neste ponto uma carga de prova q.

Figura 20 Partindo da definio de Potencial Eltrico, temos: Sabemos que a energia potencial : Substituindo a expresso de energia potencial na expresso de Potencial Eltrico:
VA = EP q

EP = k

Q.q d
Q.q d q
Q d

VA =

Simplificando, fica:

VA = k

Se tivermos uma situao na qual existem vrias cargas puntiformes, o potencial num ponto P desta regio ser dado pela soma algbrica dos potenciais devido a cada uma dessas cargas.

Figura 21
VP = V1 + V2 + V3 + ... + Vn

64

VP = k

( Q 3 ) Q1 ( Q 2 ) Q +k +k + ... + k n d1 d2 d3 dn

EXERCCIOS 17> Qual o valor do potencial eltrico gerado por uma carga puntiforme Q = 6 C, situada no vcuo, num ponto A a 20 cm da mesma ? 18> Duas cargas puntiformes Q1 = 4 C e Q2 = - 8C esto separadas por uma distncia d = 50 cm. Determinar: (a) o potencial eltrico resultante num ponto A, situado na reta que une as cargas e a 20 cm de Q1; (b) o valor da energia potencial eltrica das cargas.

RELAO ENTRE TRABALHO E TENSO ELTRICA Consideremos uma carga q, deslocada de um ponto A at outro ponto B de um campo eltrico, e sejam V A e VB os valores dos potenciais eltricos nesses pontos.

Figura 22 O trabalho realizado pelo campo eltrico nesse deslocamento igual diferena entre a energia potencial armazenada pela carga nos pontos A e B:
AB = E PA E PB

Lembrando que V =

EP ou E P = q.V , resulta: q

AB = q.VA q.VB
AB = q.( VA VB )

Esta expresso nos d o valor do trabalho realizado pelo campo eltrico quando uma carga eltrica q se desloca no seu interior. EXERCCIOS 19> Uma pequena partcula de massa m = 30 mg, eletriza-se com carga q = 1 C, abandonada a partir do repouso num ponto A situado a uma distncia de 2 m de uma carga puntiforme Q = 4 C, situada no vcuo e fixa. Com que velocidade a carga q ir passar por um ponto B situado a uma distncia de 3 m da carga Q ?

65

Vous aimerez peut-être aussi