Vous êtes sur la page 1sur 10

INFORMTICA PARA CONCURSOS

Prof. Erion

SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS E LINUX Classificao de Software


O computador constitudo de dois elementos bsicos Hardware e Software. Para que a mquina (Hardware) funcione, necessita que instrues e comandos sejam repassados ela. Ao conjunto lgico de instrues, damos o nome de programa ou software. O software dos computadores da primeira gerao (1946) era totalmente escrito em cdigos binrios, fazendo com que os programadores trabalhassem diretamente em linguagem de mquina. Estes programadores acabavam interpretando quais caracteres correspondiam a uma sequncia de 0 ou 1, conseguindo ler uma mensagem, apenas escrita em bits, parecido com o trabalho dos telegrafistas que escreviam suas mensagens utilizando somente traos e pontos (Cdigo Morse). Para facilitar essa tarefa, foram criadas as linguagens de programao e atravs destas, tornou-se possvel desenvolver sistemas que simplificaram a tarefas mais rotineiras da operao. Existem diversas classificaes para software. Aqui, vamos agrup-lo em trs segmentos que so: Software Bsico, Software Aplicativo e Utilitrios. a) Software Bsico Tambm conhecido como Software de Sistema, consiste no software responsvel pela inicializao do computador at a entrega do controle ao usurio. Inclui o Firmware (BIOS), os drivers de dispositivos e o Sistema Operacional. b) Software Aplicativo So aqueles que permitem ao usurio a execuo de uma ou mais tarefas especficas. Por exemplo: editar um texto, uma planilha eletrnica ou publicar uma pgina na Internet. Os aplicativos, geralmente se enquadram em uma das reas de demanda de interesse dos usurios, entre as mais comuns: Edio e processamento de textos: Microsoft Word, Open Office Writer, Word Perfect, Word Pro e LyX. Trabalhos com usos de planilhas eletrnicas: Microsoft Excel, Calc, Lotus 123. Tarefas que fazem o uso de Sistema Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD): Access, FoxPro, Firebird, SQL e Oracle. Trabalhos com aplicaes grficas: Corel Draw, PhotoShop, Flash. Edio de Pginas para Internet: Publisher, Dreamweaver, CofeeCup e Frontpage. Destinados as comunicaes: Skype, MSN, ICQ. Antivrus: McAfee, NAV, Kaspersky e Avast. c) Software Utilitrios So programas usados na manuteno, testes e melhoria de desempenho do computador. So suplementares ao sistema operacional, agregando funcionalidades que no so contempladas por este. Alguns exemplos de utilitrios so: Easy Recovery, programa de recuperao de dados. WinUP, pacote completo de atualizaes do Windows. CCleaner, programa para limpeza e melhoria de desempenho do disco rgido.

vrias circunstncias. Algumas linguagens de programao conhecidas so: Assembly (Linguagem de Montagem), Fortran, Cobol, C++, Java, Delphi, Visual Basic, Perl.

Software Livre (Free Software)


H trs pilares que regem essa categoria de software. O direito de us-lo, copi-lo e distribu-lo, na sua forma original ou com modificaes, seja gratuitamente ou com custo. Para que essas modificaes possam ser realizadas, necessrio que o cdigo fonte esteja disponvel. Se um programa livre, ele pode ser includo em um sistema operacional tambm livre. Observe que software livre no o mesmo que software grtis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir independe de gratuidade. H muitos programas que podem ser obtidos gratuitamente (freeware), mas que no podem ser modificados nem redistribudos.

Software em Domnio Pblico


Oficialmente, um software considerado de domnio pblico quando se passam os anos previstos nas leis de cada pas de proteo dos direitos autorais e este se torna bem comum. Como estes anos pode significar vrias dcadas, tornando impraticvel o uso do software, o que se v na prtica que quando o autor relega seus direitos autorais, o software se torna de domnio pblico. Ou seja, software sem copyright. Alguns tipos de cpia, ou verses modificadas, podem no serem livres porque o autor permite que restries adicionais sejam impostas na redistribuio do original ou de trabalhos derivados.

Software Semi-livre
No livre, mas concedida a permisso para que indivduos o usem, copiem, distribuam e modifiquem, incluindo a distribuio de verses modificadas, desde que o faam sem o propsito de auferir lucros. Exemplos de software semi-livre so as primeiras verses do Internet Explorer da Microsoft, algumas verses dos browsers da Netscape, e o StarOffice.

Freeware
O termo freeware no possui uma definio amplamente aceita, mas usado com programas que permitem a redistribuio gratuita, mas no a modificao. Seu cdigo fonte no disponibilizado. Estes programas no podem ser classificados como software livre.

Shareware
Trata-se do software disponibilizado com a permisso para que seja redistribudo, mas a sua utilizao implica no pagamento pela sua licena. Geralmente, o cdigo fonte no disponibilizado e portanto modificaes so impossveis. O Shareware normalmente permite o uso gratuito do aplicativo durante um determinado perodo que pode ser representado em data ou nmero de acessos, aps este perodo o usurio dever pagar pela licena de uso para usufruir de todos os recursos oferecidos pelo programa.

Linguagens de Programao
So as linguagens utilizadas pelos desenvolvedores na construo de um novo software. um conjunto de regras sintticas e semnticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados sero armazenados ou transmitidos e quais aes devem ser tomadas sob

Software Proprietrio
aquele cuja cpia, redistribuio ou modificao so em alguma medida proibidos pelo seu proprietrio. Para usar, copiar ou redistribuir, deve-se solicitar permisso ao proprietrio, ou pagar para poder faz-lo.

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 1

Yahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/group/erionline

MSN: professor_erion@hotmail.com

E-Mail: erionmonteiro@gmail.com

Software Comercial
O termo refere-se ao software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilizao. Note que 'comercial' e 'proprietrio' so conceitos diferentes. A maioria dos programas que so comercializados so proprietrios, mas da mesma forma que existem softwares proprietrios que so distribudos gratuitamente, tambm h aqueles que so de cdigo aberto e no gratuitos.

Licena de Software
Um Acordo de Licena de Software um contrato entre o fabricante e o usurio do software que concede ao usurio uma licena de uso. Um usurio pode ser qualquer entidade legal ou uma pessoa fsica (usurio-final). No caso da Microsoft, o acordo de licena de software chamado de EULA End User License Agreement (pronuncia-se IU-LAH). O acordo especifica os parmetros da permisso concedida pelo proprietrio ao usurio. Se o Acordo de Licena de Software for entre o fabricante e uma empresa ou orgo do governo, deve ser realizado com um formulrio especfico de contrato com vrias clusulas que especifique a natureza do uso do software que est sendo licenciado. A seguir as definies de alguns tipos de licena. Copyleft A maioria das licenas usadas na publicao de software livre permite que os programas sejam modificados e redistribudos. Prtica, geralmente, probida pela legislao internacional dos direitos autorais ( copyright), que tenta justamente impedir que alteraes e cpias sejam efetuadas sem a autorizao dos autores. As licenas que acompanham software livre fazem uso da legislao de copyright para impedir utilizao no-autorizada, mas estas licenas definem clara e explicitamente as condies sob as quais cpias, modificaes e redistribuies podem ser efetuadas, para garantir as liberdades de modificar e redistribuir o software assim licenciado. A esta verso de copyright, d-se o nome de copyleft. Em outras palavras, podemos dizer que a Copyleft uma clusula da licena de software livre que estabele as condies para que o software possa ser modificado e como ser redistribudo aps essas modificaes. GPL A Licena Pblica Geral GNU (GNU General Public License GPL) da Fundao para o Software Livre a licena que acompanha os pacotes distribudos pelo Projeto GNU1, e mais uma grande variedade de software, incluindo o ncleo do sistema operacional Linux. Ela foi criada para garantir que os programas licenciados por ela possam ser a qualquer momento modificados e redistribudos, ao mesmo tempo em que garante que ningum impessa que o cdigo fonte seja disponibilizado nas cpias redistribudas. A formulao da GPL tal que ao invs de limitar a distribuio do software por ela protegido, ela de fato impede que este software seja integrado em software proprietrio. A GPL baseada na legislao internacional de Direitos Autorais (copyright), o que deve garantir cobertura legal para o software licenciado com a GPL. LGPL - Lesser General Public License que poderamos traduzir como Licena Pblica Geral Menor. Trata-se de uma licena GPL mais branda que permite associaes entre um software GPL a outros que no possuem este tipo de licena, mesmo que este seja um software proprietrio. Debian A licena Debian parte do contrato social celebrado entre a Debian e a comunidade de usurios de software livre, e chamada de Debian Free Software Guidelines (DFSG). Debian simultaneamente o nome de uma distribuio Linux
1

no comercial livre (gratuita e de cdigo fonte aberto) e de um grupo de voluntrios que o mantm volta do mundo. Em essncia, esta licena contm critrios para a distribuio que incluem, alm da exigncia da publicao do cdigo fonte. Estes critrios so: (a) a redistribuio deve ser livre; (b) o cdigo fonte deve ser includo e deve poder ser redistribudo; (c) trabalhos derivados devem poder ser redistribudos sob a mesma licena do original; (d) pode haver restries quanto a redistribuio do cdigo fonte, se o original foi modificado; (e) a licena no pode discriminar contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas, nem quanto a formas de utilizao do software; (f) os direitos outorgados no podem depender da distribuio onde o software se encontra; e (g) a licena no pode 'contaminar' outro software. Open Source A licena do Open Source Initiative derivada da Licena Debian, com as menes Debian removidas. BSD A licena BSD cobre as distribuies de software da Berkeley Software Distribution, alm de outros programas. Esta uma licena considerada 'permissiva' porque impe poucas restries sobre a forma de uso, alteraes e redistribuio do software licenciado. O software pode ser vendido e no h obrigaes quanto a incluso do cdigo fonte, podendo o mesmo ser includo em software proprietrio. Esta licena garante o crdito aos autores do software mas no tenta garantir que trabalhos derivados permanecem como software livre. X.org O Consrcio X distribui o X Window System (interface grfica do Linux) sob uma licena que o faz software livre mas no adere ao copyleft. Existem distribuies sob a licena da X.org que so software livre, e outras distribuies no o so. Existem algumas verses no-livres do sistema de janelas X11 para estaes de trabalho e certos dispositivos do IBM-PC que so as nicas funcionalidades disponveis, sem similares distribudos como software livre. Creative Commons Licenas idealizadas para permitir a padronizao de declaraes de vontade no tocante ao licenciamento e distribuio de contedos culturais em geral (textos, msicas, imagens, filmes e outros), de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinao, com base na filosofia copyleft. O termo pode denominar tanto um conjunto de licenas padronizadas para gesto aberta, livre e compartilhada de contedos e informao (copyleft), quanto a homnima organizao sem fins lucrativos norte-americana que os redigiu e mantm a atualizao e discusso a respeito delas.

O Sistema Operacional
um programa ou um conjunto de programas cuja finalidade servir de interface entre um computador e o usurio. Ele tem por funo gerenciar os recursos da mquina (hardware e software) controlando quais aplicaes e recursos podem ser utilizados. Age como um mediador da interao entre homem e mquina. A interface de operao do sistema operacional implementa a traduo dos comandos de operao realizados em linha de texto ou via janelas e cones (Alto Nvel), para comandos binrio de baixo nvel (Linguagem de Mquina). Se no existissem os sistemas operacionais, todo programa desenvolvido deveria saber como comunicar-se com os dispositivos do computador que precisasse utilizar. So exemplos de sistemas operacionais: MS-DOS, Windows, Linux, Goovy, Unix, Mac/OS, CPM e OS/2 dentre outros.

Classificao
Monotarefa passa o controle de todos os recursos da mquina a um nico programa. Podendo assim, ser executado um programa de cada vez. Por exemplo: MS-DOS e Mumps.

GNU Projeto iniciado por Richard Stallman, em 1984, com objetivo de criar sistemas totalmente livres. Fundao da FSF FREE SOFTWARE FOUDATION.

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 2

Yahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/group/erionline

MSN: professor_erion@hotmail.com

E-Mail: erionmonteiro@gmail.com

Multitarefa compartilha recursos do computador para uso simultneo de vrios programas. Monousurio s pode ser utilizado por um nico usurio de cada vez. Por exemplo: MS-DOS e Windows 9x. Multiusurio pode ser utilizado por diversos usurios ao mesmo tempo. Exemplo: Unix, Windows XP e Mac/OS. Multiprocessado permite a execuo de dois ou mais processos simultneos. Por exemplo: Linux e Windows.

2. O Linux um Software Livre, ou seja, sistema aberto, onde voc pode conhecer todo o cdigo fonte, mesmo edit-lo. J o Windows fechado, limitando o acesso ao cdigo fonte somente aos seus desenvolvedores. 3. Como o prprio sistema operacional, a maioria dos aplicativos desenvolvidos para o ambiente Windows so pagos. Enquanto no Linux, a maioria dos programas so freeware. 4. O Windows mais disseminado e possui muito mais profissionais com cohecimento tcnico sobre ele. J o Linux aumenta consideravelmente o nmero de usurios ano a ano. Mas, ainda ocupa nveis modestos ao ser comparado ao Windows. 5. Exatamente por ser responsvel por grande parte da cultura do uso de microcomputadores pessoais, o Windows mais simples de instalar e operar. O Linux no possui um nico padro de interface grfica e ganha em desempenho quando operado em modo texto (bash). Esse tipo de operao exige mais conhecimento por parte do usurio. Comparado ao Windows, seria como se ao invs de utilizar a interface grfica, o operador passasse os comandos atravs do prompt do MS-DOS. Caso opte pelo uso de uma interface grfica e no textual, o Linux disponibiliza a interface KDE que tem operao similar ao Windows, alm de outras interfaces, como por exemplo: Gnome, IceWM, Blackbox e WMaker. 6. Por disponibilizar o cdigo fonte e cpias gratuitas, o Linux ganha a preferncia de muitas empresas e rgos de governo. Quanto a sua documentao, o Linux j enfrentou bastante problemas, num passado recente. Hoje em dia h vasta publicao de artigos disponveis na Internet, esses manuais so elaborados pelos prprios usurios do Linux, em sistema de coolaborao comunitria. O principal manual dessa natureza o guia FOCA, disponivel online no endereo focalinux.cipsga.org.br 7. Quando se fala em migrao do Windows para o Linux preciso estar ciente de que esta demanda tempo e estudo, podendo ocorrer perda de dados. Motivo pelo qual um nmero muito grande de usurio mantm-se presos ao Windows. 8. A quantidade de software desenvolvidos para a plataforma Windows ainda bem maior do que para Linux. Isso inclui drivers de dispositivos e ferramentas de manuteno do sistema. 9. Dependendo de qual distribuio Linux voc utilize, no ter suporte tcnico garantido pela empresa de quem adquiriu o software. Ou seja, muitas vezes no h um representante legal para a sua cpia. No caso do Windows, a Microsoft responsvel por toda a manuteno e suporte, desde que sua cpia seja genuna. 10. O Linux apresenta nveis de segurana muito mais elevados que os apresentados pela Microsoft. Isso inclui regras de no-repdio e ao de vrus de computador. Quase no h registros de casos de ataques sofridos por usurios de Linux.

Elementos Bsicos
Os sistemas operacionais so programas complexos que possuem uma srie de subprogramas. Os principais componentes de um Sistema Operacional so: Kernel e Shell. Kernel ncleo do sistema operacional. a camada do sistema operacional mais prxima ao Hardware, e gerencia todo os seus recursos. no kernel que esto definidas funes para operao com perifricos (mouse, discos, impressoras, interface serial/interface paralela), gerenciamento de memria, entre outros. Resumidamente, o kernel um conjunto de programas que fornece para os programas de usurio (aplicativos) uma interface para utilizar os recursos do sistema. Quanto sua arquitetura, o kernel pode ser classificado como: Monoltico (ou Monobloco) todas as componentes so mantidas em um nico bloco, com todas as funcionalidades carregadas na memria. Utilizam esse tipo de Kernel, os sistemas: MS-DOS, FreeBSD e Linux. Modular com os mdulos especficos para cada tarefa carregados opcionalmente, dinamicamente. O Kernel do Windows XP e Vista so desse tipo. Shell a camada mais externa do sistema operacional e responsvel pela interao com o usurio, intermedia o contato entre o usurio e o computador. a interface entre quem est usando o teclado/mouse e a mquina. Ou seja, o Shell interpreta os comandos e os repassam ao Kernel para serem executados.

X
Principais Diferenas entre o Linux e o Windows
Windows e Linux so os sistemas operacionais mais usados em computadores do tipo PC na atualidade e em consequncia disso, os mais cobrados em concursos pblicos. Antes de estudar seus comandos a fundo, preciso conhecer suas principais caractersticas e diferenci-los. 1. Em primeiro lugar, preciso dizer que o Windows comercial e proprietrio, ou seja, pago. J o Linux possui distribuies gratuitas. So exemplos de distribuies Linux: Red Hat, Mandriva, Conectiva, Fedora, Slackware, Gentoo, Kurumin, Ubuntu, SUSE, Debian, Uma distribuio um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicao, formando um conjunto. Tambm so conhecidas popularmente como distrs e podem ser mantidas por organizaes comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitrios como Debian e Gentoo.

O Windows
O Windows a mais popular linha de sistemas operacionais utilizada no mundo. Criado pela Microsoft em substituio ao MS-DOS, sistema operacional usado nos primeiros computadores da linha IBM-PC. Sua primeira verso foi lanada em 1985, sendo que inicialmente apenas fornecia uma interface grfica ( GUI Graphical User Interface) aos usurios do MS-DOS. Somente em 1995 (Windows 95) passou a ser, de fato, um sistema operacional. De l pra c passou por diversas modificaes, o que resultou em novas verses do programa. A verso mais recente consolidada pelo mercado o Windows XP e em janeiro de 2007, a Microsoft anunciou o lanamento oficial do Windows Vista. O Windows XP um sistema operacional completo que trs a convergncia entre as verses Windows 98, Windows 2000 e ME (Millenium Edition). O nome XP significa eXPerience, experincia

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 3

Yahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/group/erionline

MSN: professor_erion@hotmail.com

E-Mail: erionmonteiro@gmail.com

em ingls. Isso fez com que muitos desconfiassem do SO, logo de seu lanamento. Inicialmente foi chamado de Windows Whistler e anunciado como o substituto para o Windows 2000 e Windows ME ao mesmo tempo. Suas principais caractersticas so: - Fcil manuseio; - Sistema operacional grfico; - Multitarefa; - Tecnologia Plug and Play integrada; - Melhoria significativa nos aspectos de segurana.

rea de Trabalho
Logo aps efetuar o Logon no sistema, surgir a tradicional tela do Windows, chama-se Desktop ou rea de Trabalho, consiste de um ambiente grfico adequado ao usurio, onde ele possa abrir algumas janelas de programas e efetuar operaes bsicas sobre as janelas abertas e sobre o ambiente em si. H ambientes grficos (gerenciadores de janelas), que permitem ao usurio ter mais de uma rea de trabalho ao mesmo tempo, permitindo-lhe distribuir bem as janelas dos programas abertos entre as reas de trabalho para uma melhor organizao, mais comum no Linux.

Logon
A primeira tela do Windows XP que permite interao com o usurio LOGON de acesso. O Windows XP permite configurao de perfis diferentes de usurios, estes perfis podem ser definidos como Administrador ou Convidado. O que significa dizer que alguns usurios podero ter restries de uso dos recursos do computador. Mas, quem determina isso o usurio que possui estatus de Administrador do Sistema. O Administrador poder criar e desabilitar contas de outros usurios, dar e restingir permisses (INICIAR / PAINEL DE CONTROLE / CONTAS DE USURIO). No caso da existncia de somente um usurio, a tela de Logon no necessitar ser exibida e automaticamente este ser considerado Administrador. Embora, o mais recomendado que voc possua pelo menos duas contas de usurio, uma para o usurio padro que voc utiliza em seu dia-a-dia e outra conta de administrador que voc reserva para ocasies especiais, quando for necessrio, por exemplo, alterar configuraes do sistema ou instalar algum aplicativo. O usurio poder ainda alterar a maneira como efetua o Logon, proporcionando maior segurana, caso opte por no marcar a opo Use a tela de Boas Vindas, disponvel em INICIAR / PAINEL DE CONTROLE / CONTAS DE USURIO / ALTERAR A MANEIRA COMO OS USURIOS FAZEM LOGON E LOGOFF.

rea de Trabalho.

cones
So figuras que representam recursos do computador, eles podem representar arquivos de texto, msica, programa, fotos, etc. No Windows XP permitido adicionar ou excluir cones na rea de Trabalho. Alguns cones so considerado cones de sistema e so padronizados pelo Windows: Meu Computador, Meus Documentos, Meus locais de Rede, Internet Explorer. Outros cones so considerados atalhos para programas ou arquivos instalados no computador e que, originalmente, esto armazenados em alguma pasta. Ainda podero, em sua rea de Trabalho, cones nativos, ou seja, arquivos ou pastas que foram criados diretamente na rea de trabalho. Logon utilizando a tela de Boas Vindas. Os exemplos a seguir ilustram cada caso.

cones de Sistema

cones de Atalho

Logon sem a tela de Boas Vindas. necessrio previamente saber quem so os usurios da mquina.

Os cones de atalho so caracterizados pela presena de uma seta inclinada no canto inferior esquerdo.

cones Nativos

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 4

Yahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/group/erionline

MSN: professor_erion@hotmail.com

E-Mail: erionmonteiro@gmail.com

Barra de Tarefas
A barra de tarefas mostra quais as janelas esto abertas no momento da operao, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas (ou programas) com rapidez e facilidade. Ela tambm contm o boto Iniciar e a rea de Notificao onde se localiza o relgio do sistema. A barra de tarefas muito til no dia a dia. Imagine que voc esteja criando um texto em um editor de texto e um de seus colegas lhe pea para que imprima uma determinada planilha que est em seu micro. Voc no precisa fechar o editor de textos. Apenas salve o arquivo que est trabalhando, abra a planilha e mande imprimir, enquanto imprime voc no precisa esperar que a planilha seja totalmente impressa, deixe a impressora trabalhando e volte para o editor de textos, dando um clique no boto correspondente na Barra de Tarefas e volte a trabalhar no processador de textos.

Boto Iniciar

O principal item da Barra de Tarefas o boto Iniciar. Ele pode ser acionado pelo mouse, pela tecla de atalho CTRL + ESC ou pela tecla (Windows) do teclado. Ele d acesso ao Menu Iniciar, de onde se pode acessar outros menus que, por sua vez, acionam programas do Windows. Ao abrir o menu iniciar, o boto Iniciar mostra um menu vertical com vrias opes. Alguns comandos do menu Iniciar tm uma seta para a direita, significando que h opes adicionais disponveis em um menu secundrio. Se voc posicionar o ponteiro sobre um item com uma seta, ser exibido outro menu. O boto Iniciar a maneira mais fcil de iniciar um programa que estiver instalado no computador, ou fazer alteraes nas configuraes do computador, localizar um arquivo, abrir um documento.

Menu Iniciar acionado.


No Windows XP, o boto iniciar pode ser configurado, podendo o usurio optar por trabalhar com o novo menu Iniciar ou, se preferir, configurar o menu Iniciar para que tenha a aparncia das verses anteriores do Windows (95/98/Me). Clique na barra de tarefas com o boto direito do mouse para abrir o menu de contexto, da basta selecionar a opo PROPRIEDADES e ento clique na guia Menu Iniciar. Esta guia tem duas opes: 1. Menu iniciar: Oferece a voc acesso mais rpido a e-mail e Internet, seus documentos, imagens e msica e aos programas usados recentemente, pois estas opes so exibidas ao se clicar no boto Iniciar. Esta configurao uma novidade do Windows XP 2. Menu Iniciar Clssico: Deixa o menu Iniciar com a aparncia das verses antigas do Windows, como o Windows ME, 98 e 95. NOTA: Repare que na ao descrita acima o boto direito do mouse foi acionado. Sempre que utilizar o boto direito do mouse, voc poder perceber comandos diferentes para itens diferentes da tela, procedimento que costuma confundir o usurio iniciante. Isso acontece porque os objetos selecionados possuem caractersticas diferentes, da o o Windows adapta as opes de comandos a essas caractersticas. Por esta razo, o conjunto de opes decorrentes do clique com o boto direito do mouse chamado de Menu de Contexto.

Gerenciamento de Arquivos
Conceitos Iniciais
Uma das responsabilidades, talvez a principal delas, do sistema operacional o Gerenciamento de Arquivos. O acessrio do Windows mais utilizado para este fim o Windows Explorer. Mas, possivel manipular arquivos a partir de diversas janelas e/ou aplicativos.

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 5

Yahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/group/erionline

MSN: professor_erion@hotmail.com

E-Mail: erionmonteiro@gmail.com

Mas, antes de observarmos os comandos referentes ao gerenciamento de arquivos importante que saibamos o qu vem a ser arquivos. ARQUIVO um conjunto de dados relacionados entre si, na forma de textos, imagens ou udio, que seguem uma mesma estrutura de organizao da informao. Em linhas gerais, podemos dizer que arquivo a forma que o computador utiliza para guardar os dados e programas nos discos. Podem ser dados de trabalho dirio, como documentos de processadores de texto, planilhas eletrnicas, fotografias, etc. H diferenas entre arquivos de dados e arquivos de programas. Basicamente, os arquivos de dados possuem contedos variveis, de acordo com a introduo de dados por parte do usurio, e os nomes atribudos a estes arquivos so de escolha do prprio usurio, da forma como ele quiser reconhecer o arquivo criado. J os arquivos de programas recebem os seus nomes fornecidos pelos fabricantes dos softwares, e seus respectivos contedos no podem ser alterados pelo usurio. Cada arquivo deve possuir um nome e uma extenso. O nome do arquivo atribudo pelo usurio e os critrios de nomenclatura so estabelecidos pelo Sistema Operacional. No Windows, o nome de um arquivo pode conter at 255 caracteres, desde que sejam diferentes de: < > / | \ : * ? A extenso um conjunto, normalmente, entre dois e quatro caracteres que identificam o tipo de arquivo, associando-o a um programa que possa execut-lo no computador. Por padro, o caractere ponto antecede a extenso. Exemplo: .txt, .doc, .xls, .mp3, .html, .jpeg PASTA ou DIRETRIO Trata-se de um compartimento lgico que se destina a guardar, de forma organizada, os arquivos em uma unidade de armazenamento de dados (disco rgido, disquete, CD, pendrive). O armazenamento de grupos de arquivos em diferentes pastas facilita e muito a localizao de arquivos e tambm melhora o gerenciamento de dados. Ento, uma pasta nada mais seno o lugar criado pelo usurio, ou pelo prprio sistema operacional, para guardar os arquivos. A finalidade de uma pasta facilitar e simplificar o armazenamento de dados pelo agrupamento das informaes (ARQUIVOS) iguais ou semelhantes. A pasta que contm todas as outras chamada de DIRETRIO PRINCIPAL ou RAIZ, as outras, dentro desta, so chamadas de SUBDIRETRIOS ou Diretrios de primeiro nvel.

Ao iniciar o Windows Explorer, via linha de comando (EXECUTAR), voc poder definir qual a maneira que deseja visualizar suas pastas. Ao digitar Explorer.exe /n ,ele ser executado exibindo numa nica janela o contedo selecionado. Por padro, ele exibir a pasta Windows (onde o sistema operacional foi instalado). Se a opo escolhida for Explorer.exe /e ,sero exibidos dois painis, que a visualizao padro. Agora suponha que voc deseje exibir uma janela quer apresente todo o contedo de determinada pasta. Suponhamos que a pasta seja a raiz da unidade D: Basta digitar, Explorer.exe /root,d: e caso queira selecionar uma pasta especfica, basta utilizar a opo /select. Por exemplo, Explorer.exe /select,c:\Windows. Neste caso, a PASTA aberta ser C: e a pasta selecionada, Windows. Estas opes podem ser combinadas em um nico comando, por exemplo: Explorer.exe /e,/select, C:\Windows. Na Figura 1, voc poder observar a aparncia do Windows Explorer em sua apresentao padro.

Figura 1 - Janela do Windows Explorer.

O Windows Explorer
O programa Windows Explorer (Iniciar / Todos os Programas / Acessrios / Windows Explorer) o gerenciador de arquivos e pastas do sistema operacional Windows. Ou seja, utilizado para criar, copiar, excluir, mover e organizar os arquivos e pastas. Enfim, todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo ainda ser ser utilizado para a instalao de programas e configurao do sistema operacional. OPES DE INICIALIZAO Voc pode executar o Windows Explorer clicando sobre seu cone , ou se preferir, clique em Iniciar / Executar, digite a palavra Explorer.exe e tecle ENTER.

A janela do Explorer tem uma Barra de Menu, no lado superior, e pode aparecer acompanhada ou no de barras de ferramentas. Voc pode escolher as melhores opes de visualizao atravs do menu EXIBIR. Conforme se pode observar na Figura 1, a janela do Windows Explorer (padro) dividida em duas. O lado esquerdo apresenta todas as pastas, tambm conhecido como rvore de Diretrios, nele, podemos perceber a presena de um smbolo ao lado de algumas pastas. - Indica que a pasta possui subpastas, ou seja, divises com pastas internas, que no esto sendo visualizadas na rvore. - Tambm indica que a pasta possui subpastas, no entanto, estas j so visualizadas. Ao clicar sobre o sinal de ou a visualizao da rvore pode ser expandida ou recolhida, conforme cada caso. J o lado direito da tela apresenta o contedo da pasta selecionada. Para selecionar uma pasta, basta clicar sobre o seu cone ou nome no lado esquerdo da tela. Voc tambm conseguir abrir uma pasta ou arquivo com um clique duplo no lado direito da tela (rea de contedo). No menu EXIBIR, se pode observar que os arquivos podem ser exibidos de diversas maneiras: cones grandes aparecem desenhos relativamente grandes e os nomes de cada pasta e/ou arquivo existente. cones pequenos surgem desenhos relativamente pequenos e tambm, os nomes de cada pasta e/ou arquivo existente. Lista aparece uma lista apenas com o nome dos arquivos. Detalhes lista o nome, tamanho, tipo e ltima data em que o arquivo foi modificado. Portanto, a opo detalhes a que mostra mais informaes sobre os arquivos. Miniaturas exibido uma imagem maior onde se pode observar o contedo do documento com mais preciso, no caso de arquivos de imagens ou pginas de Internet, isso fica mais evidente.

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 6

Yahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/group/erionline

MSN: professor_erion@hotmail.com

E-Mail: erionmonteiro@gmail.com

Alm do menu exibir, o boto da barra de ferramentas pode ser utilizado para exibir os cones em formatos diferentes. Ainda no menu EXIBIR, ou usando o boto direito do mouse, voc poder optar pela melhor forma de ordenar os seus arquivos: Clicar em Nome Tipo Tamanho Ordenao obtida em ordem alfabtica pela extenso do arquivo

mouse pressionado. Note que quando se chega ao lugar onde se querem copiar ou mover, o boto deve ser solto. O mesmo procedimento tambm poder ser feito com o boto direito do mouse. Neste caso, quando se solta o boto, aparece um menu de opes que permite escolher entre mover ou apenas copiar e, eventualmente, criar atalhos. O boto direito poder ainda ser utilizado para criar novas pastas. NOTA: Quando se arrasta arquivos de uma pasta para outra da mesma unidade de disco, o Windows MOVE esses arquivos. Ou seja, retira-os da pasta de origem, mantendo somente na pasta de destino. Caso o movimento de arrastar e soltar o boto do mouse seja feito com arquivos, onde a pasta de origem e destino encontram-se em unidades diferentes de disco. O contedo ser COPIADO. Ou seja, as pastas de origem e destino tero os mesmos arquivos. COMANDO DESFAZER Caso perceba que cometeu algum erro, possvel corrigi-lo: clique no Menu EDITAR e na opo "desfazer". Essa opo desfaz a ltima ao realizada. E pelo teclado basta se pressionar CTRL+Z. PASTAS Como criar - Selecionar a unidade de disco desejada ("drive") ou pasta raiz desejada; - Abra o menu ARQUIVO, clique em NOVO / PASTA, ou ento, clique com o boto direito do mouse em uma rea vazia da seo contedo (lado direito da tela) do Windows Explorer. No menu que surge, clique em NOVO / PASTA. Em ambos os casos, aparecer um cone denominado Nova Pasta j selecionado. Digite o nome para a nova pasta (sempre d nomes que sejam representativos para o contedo da pasta), tecle ENTER para finalizar. Caso queira renomear uma pasta, ou arquivo, basta selecion-la, em seguida teclar F2. Tambm poder, se preferir, clicar com o boto direito e escolher a opo RENOMEAR, em seguida, digite o novo nome. COMO EXCLUIR Simples assim, selecione a(s) pasta(s) desejada(s) e tecle DEL ou Delete. Neste caso ser exibida uma mensagem informando que a pasta ser enviada para a LIXEIRA: - Confirme a excluso, clicando na opo "Sim" ou Cancele-a, clicando em "No" Caso esteja certo de que realmente quer excluir a pasta, ou arquivo, no precisar envi-la para a Lixeira. Para excluir sem enviar para a lixeira, utilize as teclas Shift+Del. Depois voc poder acessar a lixeira para verificar se realmente o que apagou se encontra nela, ou mesmo, recuperar. Na verdade, a Lixeira tambm um pasta, que armazena os arquivos deletados. Para recuperar um arquivo da Lixeira, clique sobre seu cone, selecione o(s) arquivo(s) que deseja recuperar. Em seguida, abra o menu ARQUIVO e clique em RESTAURAR. O comando restaurar tambm pode ser acessado atravs do boto direito do mouse. ESPAO LIVRE EM DISCOS Para saber quanto h de espao livre em um disco, clique com o boto direito do mouse no "drive" desejado (C, D, A...). Clique em PROPRIEDADES. Ser apresentado um grfico onde, na aba Geral, esto o tamanho total do disco, o espao OCUPADO e o espao LIVRE. (ver Figura 2, abaixo).

pelo tamanho em Bytes pela ltima data em que o Modificado arquivo foi modificado Ao escolher o modo de exibio DETALHES, note que ser exibida uma barra identificando cada coluna de informao do arquivo:

Clicando sobre o rtulo de cada coluna na barra, voc poder mudar a ordenao dos arquivos. SELEO DE ARQUIVOS H regras simples para selecionar arquivos no Explorer. Lembre-se: Quando se l: "clique", usa-se sempre o boto esquerdo do mouse, que dever ser apertado e imediatamente solto. Para selecionar: Um Arquivo - Clique-o. Vrios arquivos em ordem seqencial - Clique o primeiro, mantendo a tecla "shift" pressionada. - Clique o ltimo arquivo desejado. - Tambm se pode selecionar vrios arquivos de uma vez clicando sobre eles com a tecla Crtl pressionada. Arquivos Alternados - Clique o primeiro, mantendo a tecla "Ctrl" (control) pressionada. - Clique os demais arquivos. (Um depois do outro, sem arrastar o mouse). REA DE TRANSFERNCIA Toda vez que ouvir falar em rea de Transferncia, pense em trs comandos: COPIAR, RECORTAR e COLAR. Voc pode utilizar esses comandos para copiar ou mover arquivos e pastas. Isso pode ser feito atravs do menu EDITAR, utilizando os cones da Barra de Ferramentas ou ainda atravs de teclas de atalho. Acrescente ainda as aes de EXCLUIR e DESFAZER a ltima ao. Boto Atalho Ctrl+X Ctrl+C Ctrl+V Ctrl+Z DEL Ao Recortar (mover) Copiar Colar Desfazer Excluir

No caso do Windows XP so apresentados alguns botes diferentes, mas, com aes semelhantes. So eles: Mover Para... Copiar Para... OUTRAS FORMAS DE COPIAR/MOVER Podem ser abertas duas janelas do Explorer. Ajuste-as para que sejam visualizadas ao mesmo tempo, uma na metade da tela, por exemplo, visualizando a pasta (ou unidade) de origem e outra, em outra metade da tela, focalizando a pasta de destino. Para copiar/mover um objeto entre as janelas pode-se, tambm, arrastar o objeto, ou seja, selecion-lo e manter o boto esquerdo do

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 7

Yahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/group/erionline

MSN: professor_erion@hotmail.com

E-Mail: erionmonteiro@gmail.com

mouse sobre o cone da unidade de disco rgido (C:), escolha a opo PROPRIEDADES. Em seguida, clique na guia FERRAMENTAS: VERIFICAO DE ERROS Tambm conhecido como Scandisk, um utilitrio que serve para encontrar ou corrigir erros na unidades de disco (disco rgido e disquete), falhas que envolvam a organizao de arquivos e outras estruturas de dados. J na aba Ferramentas, clique em Verificar agora..., na seo de Verificao de erros. No Windows XP ele s aparece desta forma e com o nome de Verificao de Erros. No possvel encontr-lo a partir do menu Iniciar, como as demais Ferramentas de Sistemas.
Figura 2 - Propriedade da unidade de Disco Rgido.

ATRIBUTOS DE ARQUIVOS OU PASTAS Clicando em um arquivo ou pasta com o boto direito do mouse encontra-se a opo "Propriedades". Nesta janela podem-se alterar os atributos "Somente para Leitura" e "Oculto". Somente para Leitura: o arquivo que se pode apenas ler, copiar, mover, excluir, renomear, mas no se pode alterar. Oculto: o Windows avisa que o arquivo est oculto. Assim, pode-se utilizar estes recursos como forma de proteo para o arquivo. COMO CRIPTOGRAFAR UM ARQUIVO Criptografia uma tcnica usada para proteger o documento, convertendo seus dados, evitando que seu contedo seja lido por pessoas no autorizadas. possvel criptografar arquivos somente nas unidades de disco com o sistema de arquivos NTFS. Estando no Windows Explorer, para criptografar um arquivo: 1. Clique com o boto direito do mouse na pasta ou arquivo que deseja criptografar. Em seguida, clique em PROPRIEDADES. 2. Na guia Geral, clique em AVANADO. 3. Em Compactar ou codificar atributos, marque a caixa de seleo Criptografar o contedo para proteger os dados e clique em OK. 4. Clique em OK. Se o arquivo estiver localizado em uma pasta no criptografada, uma caixa de dilogo Aviso de Criptografia ser exibida. Execute uma das seguintes etapas: Se quiser criptografar apenas o arquivo, clique em Criptografar somente o arquivo e clique em OK. Se quiser criptografar o arquivo e a pasta na qual ele est localizado, clique em Criptografar o arquivo e a pasta pai e clique em OK. Se outro usurio tentar abrir um arquivo criptografado, ele no conseguir fazer isso. Por exemplo, se outro usurio tentar abrir um documento criptografado do Microsoft Word, ele receber uma mensagem semelhante a:
O Word no pode abrir o documento: nome_de_usurio no tem privilgios de acesso (unidade:\nome_do_arquivo.doc)

DESFRAGMENTADOR DE DISCO O Desfragmentador de Disco visa otimizar (organizar) seus arquivos, deixando assim, sua mquina mais rpida. Acontece que o uso cotidiano do computador, realizando gravaes, acessando e apagando pastas e arquivos, desorganiza-o. Isso torna a leitura do disco mais lenta, uma vez que h fragmentos de informaes espalhados por todo disco. aconselhvel executar este comando mensalmente. Faa primeiramente a verificao de erros ( scandisk) e aps desfragmente o disco rgido. Voc pode tambm executar o Desfragmentador de Disco utilizando o mesmo caminho utilizado para executar a verificao de erros.

LIMPEZA DE DISCO Esta outra ferramenta de sistema, constante no Windows XP, sua funo eliminar arquivos desnecessrios, por exemplo, arquivos temporrios, arquivos da lixeira, temporrios de internet e etc. Basta selecionar a unidade de disco onde quer realizar a limpeza, marcar os arquivos que voc deseja excluir e clique em OK para iniciar a limpeza.

Exerccios
1 Julgue os itens e marque a alternativa correta.
I Software bsico so aqueles de utilizao contnua como, por exemplo, processadores de texto e planilhas e planilhas eletrnicas. II Os programas contidos na memria ROM (BIOS, Setup e POST) so considerados software aplicativo. III As linguagens de programao podem ser classificadas como sendo de Alto Nvel e de Baixo Nvel. IV Um software livre pode ser comercializado, cobrando-se um valor em dinheiro por sua aquisio ao invs de distribudo gratuitamente. Sem que isso o descaracterize como livre. Est correto o que se afirma somente em (A) I. (B) II. (C) I e III. (D) II e III. (E) III e IV.

Se outro usurio tentar copiar ou mover um documento criptografado para outro local no disco rgido, a seguinte mensagem aparecer:
Erro ao copiar arquivo ou pasta No possvel copiar nome_do_arquivo: Acesso negado. Certifique-se de que o disco no est cheio ou protegido contra gravao e que o arquivo no est sendo usado.

Ferramentas de Sistema
As ferramentas de sistema so utilitrios constantes no Windows XP que podem ser acessados a partir do menu Iniciar Todos os Programas Acessrios Ferramentas de Sistema. As ferramentas de sistema contm vrias opes e algumas delas podem ser acessadas no Windows Explorer. Clique com o boto direito do

2 (BB/2008) Sabendo que um usurio acessa a Internet a partir de um


computador que tem instalado, como sistema operacional, o Red Hat, correto concluir que esse computador utiliza uma verso Linux de sistema operacional.

3 O Linux um sistema operacional multitarefa que pode ser


instalado em servidores ou em computadores pessoais.

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 8

Yahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/group/erionline

MSN: professor_erion@hotmail.com

E-Mail: erionmonteiro@gmail.com

4 O Linux, por ser um software livre, apresenta diversas vantagens


em relao a outros sistemas operacionais, mas tem a desvantagem de no permitir a conexo de pendrive ao computador.

operaes de entrada e sada, acesso ao sistema de arquivos entre outras, so executadas no espao kernel.

11 (MTE/2008) Quando comparado com o Windows, o Linux


possibilita maior velocidade de processamento, por permitir o gerenciamento de discos com maiores capacidades de armazenamento de dados. Em relao aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue os itens que se seguem.

5 (PRF/2008) Quando a licena de um software livre contm clusula


denominada copyleft, significa que esse software, alm de livre, tambm de domnio pblico e, dessa forma, empresas interessadas em comercializar verses no-gratuitas do referido software podero faz-lo, desde que no haja alteraes nas funcionalidades originais do software.

12 O Windows XP, pertencente famlia de sistemas operacionais


produzidos pela Microsoft, reconhecido pela sua estabilidade e eficincia. Caractersticas como a alternncia entre contas de usurios, o suporte para redes wireless e sequncias rpidas de iniciao popularizaram e difundiram o uso desse compilador, apesar de a interface grfica das verses anteriores, por seu aperfeioamento e simplicidade, ter sido mantida.

6 (PCTO/2008) O sistema operacional um conjunto de programas


que fazem a interface entre o usurio e o hardware, fazendo o gerenciamento dos perifricos.

7 (PCTO/2008) O recurso de Plug and Play permite a realizao de


backup automtico dos arquivos armazenados no computador.

8 (TCE_TO/2009) A respeito do Linux, assinale a opo correta.


(A) O Linux, software fabricado pela Microsoft, facilita o acesso de usurios de baixa renda a tecnologias digitais pela capacidade de distribuio do fabricante. (B) O Linux, apesar de ser um software proprietrio, mantido pelo governo americano, pode ser copiado gratuitamente entre usurios. O Linux um sistema operacional cuja primeira licena de acesso deve ser paga, mas a cpia gratuita.

13 O Linux, sistema operacional bastante difundido atualmente e


adotado por grandes empresas, possui capacidade de multitarefa, multiprocessamento, memria virtual por paginao e bibliotecas compartilhadas. (MIN/2009) A respeito dos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens seguintes

14 O BrOffice pode ser instalado em computadores que utilizam o


sistema operacional Linux ou o Windows.

(C)

15 Acessibilidade um recurso do Windows XP usado para se


estabelecer critrios de segurana de acesso ao sistema, como senha e criptografia.

(D) A instalao e manuteno do Linux vantajosa pois o sistema de fcil administrao, mesmo por usurios sem conhecimentos de informtica. (E) O Linux um sistema operacional baseado no Unix e est se tornando uma soluo amplamente utilizada no mundo por diversos motivos, como, por exemplo, sua gratuidade.

16 O Linux foi projetado para fazer uso inteligente dos recursos de


qualquer mquina, funcionando tanto em mquinas com vrios gigabytes de memria como em aparelhos celulares com poucos kilobytes de capacidade.

Sistema Linux j coisa de gente grande: cresce a adoo do software nas empresas brasileiras O Linux, principal concorrente do Microsoft Windows, j serve de base a um mercado bilionrio no pas e d suporte a atividades essenciais de gigantes nacionais. O uso do Linux tranquilo, estvel e confivel. Alm disso, permite redues de 30% a 40% nos investimentos em equipamentos. Os terminais no tm disco rgido e carregam os programas diretamente dos servidores. Com essa configurao rodando Linux, as redes varejistas podem usar computadores bem mais simples e baratos como terminais, reduzindo os custos das mquinas e de sua manuteno. O Estado de S. Paulo, 13/4/2004 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens seguintes, a respeito do sistema operacional Linux. (PMDF/2009) Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Windows Explorer sendo executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP, julgue os itens a seguir.

17 A pasta 9 (ANATEL/2009) O sistema operacional Linux considerado um


software livre, o que significa que no propriedade exclusiva de nenhuma empresa e que a seu usurio assegurada a liberdade de us-lo, manipul-lo e redistribu-lo ilimitadamente e sem restries.

uma subpasta da pasta se transferir o arquivo para associado a ao

. cone pasta

18 Para

10 (ANATEL/2009) A reduo de gastos com investimentos em


equipamentos, a que se refere o texto, pode ser relacionada ao fato de o Linux ser um kernel modular, o que significa que as suas funes de agendamento de processos, gerenciamento de memria,

, suficiente clicar esse cone e arrast-lo para a referida pasta.

19 O Windows XP um sistema operacional. Portanto, gerencia os


dispositivos associados aos cones a seguir.

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 9

Yahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/group/erionline

MSN: professor_erion@hotmail.com

E-Mail: erionmonteiro@gmail.com

20 Ao se clicar o cone

com o boto direito do mouse, apresentada uma lista de opes, entre elas, a opo Iniciar Varredura, que, caso seja clicada, faz que o Windows XP inicie uma busca por vrus de computador.

Gabarito
0 1 0 2 0 3 0 4 0 5 0 6 0 7 0 8 0 9 1 0
Acesse www.eugrido.com.br e ajude a comunidade cientfica internacional (World Community Grid) a descobrir a cura para vrias doenas sem gastar nada!

*****************************************

E
1 1

C
1 2

C
1 3

E
1 4

E
1 5

C
1 6

E
1 7

E
1 8

E
1 9

E
2 0

*****************************************

Anotaes

Aula 1 - Sistemas operacionais

Pgina 10

Vous aimerez peut-être aussi