Vous êtes sur la page 1sur 4

Dificuldades de Aprendizagem: uma realidade no contexto escolar

Slvia Adriane Teixeira Amaral[1] A interao entre o mestre e o estudante essencial para a aprendizagem, e o mestre consegue essa sintonia, levando em considerao o conhecimento das crianas, fruto de seu meio.[2] RESUMO O artigo a seguir apresenta as dificuldades de aprendizagem diante das dificuldades mais conhecidas e que vem tendo grande repercusso na atualidade: dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade). Sendo assim, a escola e os envolvidos no processo educativo devem estar atentos a essas dificuldades, observando se so momentneas ou se persistem. Alm disso, preciso observar se as dificuldades podem advir de fatores orgnicos ou mesmo emocionais. importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se esto associadas preguia, cansao, sono, tristeza, agitao, desordem, dentre outros, considerados fatores que tambm desmotivam o aprendizado. Os professores so os mais importantes no processo de identificao e descoberta desses problemas, porm no possuem formao especfica para fazer tais diagnsticos, que devem ser feitos por mdicos, psiclogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinmicas, no rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades. INTRODUO O presente artigo acadmico tem por objetivo elucidar quais as maiores dificuldades de aprendizagem encontradas no contexto escolar; mostrando a seguir, qual a relao entre o fracasso escolar e a auto-estima dos alunos, assim como perceber em que medida a famlia contribui para o sucesso escolar. Seu enfoque principal mostrar aos profissionais da educao que no o insucesso de aprendizagem de uma determinada matria ou contedo especfico que caracteriza a dificuldade de aprendizagem do aluno, mas todo um contexto maior que o engloba. A importncia de estudar o assunto apresentado se d pelo fato de se perceber o elevado nvel de evaso e fracasso escolar. Alm disso, o presente trabalho busca mostrar a necessidade de conhecer o assunto abordado para que os profissionais envolvidos na educao possam desempenhar um papel eficaz na construo da educao de todos os envolvidos.

Algumas das principais dificuldades de aprendizagem Dislexia: a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omisses de letras, inverte slabas, apresenta leitura lenta, d pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genticos, mas nada foi comprovado pela medicina. Disgrafia: normalmente vem associada dislexia, porque se o aluno faz trocas e inverses de letras conseqentemente encontra dificuldade na escrita. Alm disso, est associada a letras mal traadas e ilegveis, letras muito prximas e desorganizao ao produzir um texto. Discalculia: a dificuldade para clculos e nmeros. De um modo geral os portadores no identificam os sinais das quatro operaes e no sabem us-los, no entendem enunciados de problemas, no conseguem quantificar ou fazer comparaes, no entendem seqncias. Dislalia: a dificuldade na emisso da fala. Apresenta pronncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na lngua ou lbio leporino. Disortogrfia: a dificuldade na linguagem escrita e tambm pode aparecer como conseqncia da dislexia. Suas principais caractersticas so: troca de grafemas, desmotivao para escrever, aglutinao ou separao indevida das palavras, falta de percepo e compreenso dos sinais de pontuao e acentuao. TDAH: O Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade um problema de ordem neurolgica, que trs consigo sinais evidentes de inquietude, desateno, falta de concentrao e impulsividade. Hoje em dia muito comum vermos crianas e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distrbio de Dficit de Ateno), porque apresentam alguma agitao, nervosismo e inquietao, fatores que podem advir de causas emocionais. importante que esse diagnstico seja feito por um mdico e outros profissionais capacitados. A criana que apresenta dificuldade na aprendizagem em sua maioria apresenta sintomas diversos como tristeza, a timidez e a perda de iniciativa, agressividade, a ansiedade, tem dificuldade em se relacionar com os colegas e muitas vezes o professor no percebe que aquela criana tem uma dificuldade de aprendizagem e acaba por titul-la como aluno problema. Atualmente, vive-se um momento em que as necessidades dos alunos com dificuldade de aprendizagem est cada dia mais presente no dia a dia. Chega-se no momento que a escola no pode ser apenas transmissora de contedos e conhecimentos, muito mais que isso, a escola tem a tarefa primordial de reconstruir o papel e a figura do aluno, deixando o mesmo de ser apenas um receptor, proporcionando ao aluno que seja o criador e protagonista do seu conhecimento. Levar o aluno a pensar e buscar informaes para o seu desenvolvimento educacional, cultural e pessoal uma das tarefas primordiais e bsicas da educao. Para tanto primordial que se leve em considerao as dificuldades de aprendizagem, no como

fracassos, mas como desafios e serem enfrentados, e ao se trabalhar essas dificuldades, trabalha-se respectivamente a dificuldades existentes na vida, dando- lhes a oportunidade de ser independente e de reconstruir-se enquanto ser humano e indivduo. Segundo Freire (2003), o espao pedaggico um texto para ser constantemente lido, interpretado, escrito e reescrito. Essa leitura do espao pedaggico pressupe tambm uma releitura da questo das dificuldades de aprendizagem. Infelizmente, a aprendizagem, em algumas instituies continua seguindo o modelo tradicionalista, onde imposta e no mediada, criando uma passividade entre aquele que sabe e impe e aquele que obedece calado. necessrio levar em conta tambm os efeitos emocionais que essas dificuldades acarretam; se faz necessrio para a criana criar um suporte humano e apoiador para que a mesma possa se libertar do que a faz ter dificuldade. importantssimo ressaltar toda contribuio da Psicopedagogia, promovendo uma anlise mais aprofundada da questo que envolve a aprendizagem proporcionando uma reestruturao e reinterpretao do verdadeiro fator que leva s dificuldades de aprendizagem, reconhecendo-se que essas dificuldades fazem parte de um sistema biopsico-social que envolve a criana, a famlia, a escola e o meio social em que vive. louvvel dizer que s ser possvel mediar s dificuldades de aprendizagem, quando se lidar com alunos de igual para igual; quando se fizer da aprendizagem um processo significativo, no qual o conhecimento a ser aprendido e apreendido faa algum sentido para o aluno no somente na sua existncia educacional como tambm na sua vida cotidiana. Enfim, no se devem tratar as dificuldades de aprendizagem como se fossem problemas insolveis, mas, antes disso, como desafios que fazem parte do prprio processo da aprendizagem, a qual pode ser normal ou no-normal. Tambm parece ser consensual a necessidade imperiosa de se identificar e prevenir o mais precocemente possvel as dificuldades de aprendizagem, de preferncia ainda na pr-escola. SALA DE AULA: espao de construo da aprendizagem Conforme Gusmo (2001), diante de tantos saltos e conquistas educacionais realizados ao longo da trajetria histrica, tem-se notado as atenes atribudas ao espao de sala de aula desde a dcada de 60 at a atualidade. Segue a referida autora informando que, desse modo, surge um questionamento acerca do espao de sala de aula, pois frente ao processo de globalizao e modernidade, a sala de aula ainda pode ser considerada um ambiente propcio construo da aprendizagem? Ou a sala de aula foi criada, segundo Enguita (1990, p. 89), para disciplinar, manipular e observar os movimentos e aes dos educando e, desta forma, mold-los para seguir padres j estabelecidos. Hoje, qual a real concepo de sala de aula, ou ainda perdura a concepo tradicionalista e a mesmice?

Questionamentos como estes, diante de uma sociedade onde reina a informao pela informao, a tcnica pela tcnica, sem um referencial terico e metodolgico, que as fundamentem atribuindo-lhes significado, tm sido as preocupaes constantes dos profissionais da educao na luta por possveis solues para reverso deste quadro. Assim, para que a sala de aula venha a ser um ambiente favorvel aquisio do conhecimento e soluo das dificuldades de aprendizagem que porventura se apresentarem necessrio o educador ser comprometido, criativo, dinmico e que respeite as individualidades de cada educando, valorizando a realidade e as vivncias dos mesmos. Isso porque, numa ao conjunta e integrada, possa favorecer e estimular a cooperao, o dilogo, a democracia e a autonomia do indivduo e do grupo, onde o prazer de estar na sala de aula seja comum a todos. CONSIDERAES FINAIS As dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas como algo que absorve uma diversidade de problemas educacionais. Desta forma, freqentemente este termo mal interpretado, em parte devido s vrias definies que lhe foram atribudas. O estudo em questo representa um campo bastante amplo e complexo, que abrange fatores scioculturais, econmicos, pedaggicos, psicolgicos e familiares. relevante a compreenso das dificuldades de aprendizagem tanto no nvel escolar, bem como no nvel familiar. Em ambos os contextos, a melhor compreenso das dificuldades apresentadas pela criana, auxiliam o processo de viabilizao de solues. No entanto, h de se perceber a interligao que deve existir entre escola e famlia, pois juntas podero reconhecer e trabalhar as dificuldades de maneira a modificar o quadro que se apresente.

Vous aimerez peut-être aussi