Vous êtes sur la page 1sur 9

O vampiro, um no morto ainda vivo

Max Kohn

Psicanalista, membro do Espace Analytyque e da Maison de La Mre et de lEnfant em Paris (Fundao Albert Hartmann, Sociedade filantrpica). Matre de confrence e orientador de pesquisas na Universidade Paris Diderot. Traduo Pedro Henrique Bernardes Rondon

Resumo: O que um vampiro representa? Por que ocupa tal lugar

na cultura? O vampiro um invariante cultural com diferenas culturais. O vivente um no morto (undead), e o no morto ainda est vivo. Do ponto de vista psicanaltico, qual , ento, essa relao com os dentes e com a mordida que contamina, que faz com que o outro se torne tambm um vampiro? O vampiro um beb que morde e tem um desejo ambivalente de imortalidade. O leite materno vital como o o sangue para o vampiro. A brincadeira de mordiscar, para o beb winnicottiano, conta mais do que a mordida para o beb kleiniano. O beb kleiniano mais prximo do vampiro do que o beb winnicottiano. Palavras-chave: Beb, invariante cultural, mordida, no morto, vampiro.
Abstract: The Vampire, a live undead. What does a vampire represent? Why does he have such a place in the culture? It is a cultural invariant with cultural differences. The living is an undead and the undead is still living. From a psychoanalytical point of view, what is the connection to teeth and to bites that contaminate, and make the other become a vampire? The vampire is a baby that bites and who has an ambivalent desire of immortality. Maternal milk is as vital as blood for the vampire. The game of biting for the Winnicottian baby is more important than the bite for the Kleinian baby. The Kleinian baby is closer to the vampire than the winnicotian baby. Keywords: Baby, cultural invariant, bite, undead, vampire.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 301-309

302

Max Kohn

que um vampiro representa? Por que ocupa tal lugar na cultura? Toda uma tradio est em jogo no mito do vampiro. As obras de Stephanie Meyer (2005), Crepsculo, recentemente adaptadas para o cinema, tiveram grande sucesso de pblico. O livro de Bram Stocker, Drcula (1897) tornou-se um grande clssico da literatura, mesmo que tenha sido precedido pelo de Marie Nizet (1879). Bram Stocker condensou em seu livro toda uma mitologia, no apenas ocidental, mas, antes, mundial em torno de vampiros. A literatura se apossou dela, o cinema em seguida, contribuindo dessa maneira para o fenmeno mundial. Est em jogo aqui certa imagem do corpo que retoma uma mitologia num momento muito particular da histria ocidental. Partindo da anlise desse invariante cultural do vampiro, uma assombrao em corpo, vamos seguir o modelo psicanaltico do beb que morde, para responder nossa pergunta de partida acerca da natureza do vampiro.

O vampiro, um invariante cultural

O vampiro um invariante cultural, como o mostra Claude Lecouteux (2009). o smbolo da intruso da morte num universo que a exclui. O vampiro representa a inquietude que nasce de uma ruptura da ordem, de uma fissura, essencialmente na relao dos mortos com os vivos. o que Lecouteux estuda, a partir dos tratados do sculo XVIII que analisam histrias de vampiros, intituladas de memora, isto , relatos dignos de passar posteridade, em razo de seu carter excepcional. A lenda no comparvel ao conto enraizado na vida cotidiana. A lenda se refere a um sistema de crenas, explica ele. precisamente por essa razo que preciso analisar o mito do vampiro como invariante cultural. O saber vampirolgico , por assim dizer, teorizado no livro de Bram Stocker, se explicando pelo entusiasmo pelos vampiros nessa poca. A explicao da no decomposio dos vampiros um enigma que o mito busca resolver. Os vampiros transgridem todas as regras da natureza, e pem novamente em questo as noes de vida e de morte. Primeiro, so as almas do outro mundo e, na Antiguidade clssica, toda interrupo antecipada da vida tem consequncias perigosas para o indivduo e para os demais viventes. O homem deve cumprir seu destino, viver o tempo que lhe atribudo pelos deuses, de outro modo no h falecimento, isto , no h passagem para o outro lado. A morte um rito de passagem. Uma pessoa que no viveu at o termo que lhe foi prescrito no pode passar, e fica bloqueado entre aqui e alm. Existem, portanto, ms mortes, e as boas mortes so uma ddiva dos deuses. Os defuntos formam uma comunidade prxima da dos viventes. O vampiro um membro de uma famlia de almas do outro mundo especficas. H uma tradio do vampiro, h toda uma mitologia em torno desse tema,
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 301-309

O vampiro, um no morto ainda vivo

303

atravs da ideia de que h seres que podem chupar o sangue de pessoas vivas normais, e torn-las vampiros por contgio. Nessa mitologia j encontramos a ideia de um contgio possvel pelo contato da suco. De que corpo se trata? O vampiro homem ou mulher, tem dentes compridos e brancos, e sua aparncia antes de palidez. Sai noite de seu caixo e/ou de seu sono para tentar morder o pescoo de suas vtimas e lhes chupar o sangue, tornando-as vampiros, por sua vez. bem visvel a uma dimenso diablica. Existem diversas maneiras de sair da. Trata-se de acabar com os corpos deles. Quando esto em seus caixes, preciso lhes enfiar uma estaca de madeira no corao, cortar-lhes a cabea e ench-la de alho, assim como ao seu corpo. Alm disso, preciso ter mo um crucifixo. O nvel antropolgico extraordinariamente rico. Historiadores, socilogos, antroplogos (LECOUTEUX, 2009) estudaram esse assunto. Constata-se que os perodos de aparecimentos e de caa s almas do outro mundo em corpo so os mesmos das epidemias de peste na Europa (CHMIEL, 2001). O mito do vampiro aparece no sculo XVIII, no momento em que a cincia se desenvolve e em que h epidemias de peste. Houve de fato nessa poca muitos cadveres que eram perigosos porque transmitiam uma doena. Quando se faz um histrico desse mito, encontra-se, ento, no Ocidente, a peste. H, tambm, na histria muitos criminosos que cometeram horrores, associados figura do vampiro. a ideia de que essas pessoas so no humanas. O interessante saber sobre que realidade psquica se constitui esse mito. O que pensar sobre a dentio, o sangue, a oralidade? Os mitos so construdos sobre a realidade psquica do sujeito. O livro de Bram Stocker, Drcula, tornou-se um grande clssico da literatura. Aps dez anos de escrito. O prprio Bram Stocker se inspirou na obra de Marie Nizet (1879) que j falava de um vampiro. Se no inventou o mito de Drcula que pode ser encontrado na literatura que o precede, tem o mrito de ter concentrado em sua obra toda uma mitologia esparsa. A tal ponto que possvel dizer que tudo o que surge a seguir sobre o tema dos vampiros no Ocidente saiu de Stocker. O campo da cultura se define como uma fronteira entre os vivos e os mortos, para o fillogo e filsofo Rudolf Kleinpaul (1989), que Pierre Kaufmann (1974) retoma em seguida a Freud, definindo-o como um sistema especfico de smbolos. preciso que haja uma fronteira estanque. o significante tambm que pode tornar uma fronteira mais ou menos porosa ou estanque entre os vivos e os mortos, sem suturar a circulao entre os dois, e a que o vampiro aparece. um significante que reorganiza as relaes entre os vivos e os mortos numa cultura. Uma cultura deve poder se certificar de que seus mortos esto verdadeiramente mortos e de que seus viventes esto verdadeiramente vivos.
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 301-309

304

Max Kohn

O vampiro concentra e canaliza nele, como poder, figura e imagem tambm, tudo o que h de indeterminao em ns quanto distino entre a vida e a morte, todo um vazio entre vida e morte. Freud fala de uma projeo do desejo de imortalidade. E afirma que o inconsciente ignora o tempo. Ignora a temporalidade. Uma parte de ns ignora, portanto, o tempo, visa imortalidade e pura e simplesmente recusa a morte. Ser que o retorno em corpo do vampiro um retorno a algumas figuras que cristalizam o desejo de imortalidade do inconsciente? mais complicado do que isso. Porque h o contgio, a oralidade, um perigo de identificao. Ns estaramos misturados a vampiros na sociedade humana. H estratgias para erradic-los, mas as h tambm para reconhec-los. H uma ameaa permanente no seio do mundo humano que de nos defrontarmos com vampiros que no podemos identificar. Vejamos agora como a psicanlise fala do vampiro.

Psicanlise do vampiro e o vampiro na psicanlise

A literatura psicanaltica relacionada com os vampiros no muito importante. possvel citar Karl Abraham (1965) que descreve a fase de suco pr-ambivalente e evidentemente ligada ao momento da suco no vampirismo. Em seu ensaio Le cauchemar, Ernest Jones (1931, 2002) destaca que o vampiro um smbolo das pulses inconscientes e da defesa psquica. O mito tem a ver com os desejos infantis, em particular desejos incestuosos diante do morto. O medo da alma do outro mundo o medo dos viventes de ver determinados contedos inconscientes recalcados voltarem conscincia, o que, segundo Jones, explica por que frequente que o vampiro venha assombrar parentes prximos. Para Prel Wilgowicz (2000), o modelo do vampirismo tambm o de uma anlise em que dois seres esto ligados um ao outro na impossibilidade de morrer como de nascer. Um opaco ao outro Um impenetrvel ao outro, e o segundo exangue; um bebe na transfuso sua sobrevivncia, o outro se esvazia de sua essncia vital. Esse modelo de transfuso concebido a partir do vampirismo o prprio modelo de uma anlise. Este um momento quase inexplorado. Wilgowicz (2000) pensa que o mito de vampiro, alma do outro mundo em corpo, nem morto nem vivo, e suas variantes literrias e artsticas, se prestam a esclarecer aspectos clnicos e metapsicolgicos aqum das problemticas edipianas e narcsicas. Um vampirismo psquico pode ser revelado nas patologias narcsicas, borderline, ou psicossomticas est em ao particularmente nas patologias do luto e ps-traumticas. Irrepresentvel, ante e antinarcsico, o vampirismo associa uma tendncia indistino sujeito/objeto, uma impreciso de limites temporoespaciais, a circulao umbilical de um fluxo sanguneo de um ao outro dos parceiros no interior de uma pele comum. Negando origem, nascimento e
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 301-309

O vampiro, um no morto ainda vivo

305

mortalidade, forando em tenso infanticida e matricida/parricida, o vampirismo encadeia as geraes no processo vampiresco de uma precedncia muda da linhagem anterior, que entrava a subjetivao. pr-narcsico, o arcaico absoluto: o caos onde no h ato de palavra que nomeia e separa. O vampyro de Prel Wilgowicz designa a alma do outro mundo em corpo. um vampiro que um no morto no vivo. O Vampyro designa tambm o vampiro vampirizante num lao indissocivel com o vampirizado: o processo vampiresco do qual o vampiro o agente e o vampirizado o objeto. Andr Green (1983) tem a ideia de que uma relao vampiresca liga a imago da me flica quilo que a criana. O vampirismo psquico se refere s patologias do narcisismo nas estruturas ditas clnicas. O vampirismo ocupa o lado de c do espelho: no figurvel, nem representvel, sem reflexo, sem sombra, sem imagem num universo sem tempo e sem espao, fora do recalcamento. a imortalidade de um narcisismo primrio absoluto que infiltrado de pulses de morte. Por seu lado, Donald D. Winnicott (1965) evocou a transferncia vampirizante de determinados pacientes que exigem uma longa elaborao da separao. Willy Baranger (1985, 1999) descreve diversas espcies de mortos vivos em estados depressivos. O tema do vampirismo atravessa toda a psicopatologia e assim o encontramos em Jean-Claude Semp (1976, 1978). Alain Roger (1985) aborda o vampirismo no enquadramento da perverso e do fetichismo. Dominique Prard (1985), junto de crianas dialisadas, fala de uma paciente ligada a uma mquina-vampira em relao com uma av vampirizante. preciso citar ainda os trabalhos de Prudent-Bayle (1986) e de Jean-Claude Aguerre (1993, 1996, 1997). Os de Nicolas Abraham e Maria Torok (ABRAHAM & TOROK, 1987) tambm so importantes: sobre o luto, a cripta, o fantasma, a obsesso. Foi isso que estimulou Prel Wilgowicz em direo ao vampirismo. Ela se pergunta na ocorrncia se no haver uma identificao com o vampiro na identificao endocrptica deduzida por Abraham e Torok. Essa identificao vampiresca que forra a membrana crptica seria reatualizada no analista graas contratransferncia. O analista modularia afetos que no so verbalizados, seja do analisando criana, seja dessas imagos, para permitir a abertura da cripta, a transformao da incorporao do objeto num processo de introjeo.

O vampiro um beb que morde

Do ponto de vista psicanaltico, qual ento a relao com os dentes e a mordida que contamina, que faz com que o outro tambm se torne vampiro?

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 301-309

306

Max Kohn

O beijo faz de vs um no morto, diz Van Helsing ao Doutor Seward em Drcula. O beijo aqui um desencadeador, uma vez que algo propriamente humano. Isso interroga acerca da significao do beijo nas prticas humanas. O beijo muito antropomrfico. um mito que encontra uma fantasia universal que de que, para sobreviver, o lactente deve praticar a suco. O beijo no homem algo cultural muito construdo que, portanto, no tem equivalente no animal. Quando o beb suga o seio de sua me, isso se situa, evidentemente, mais no pulsional do que no cultural. Freud, a esse propsito, fala de pulso oral. O beijo um objeto de civilizao. O beijo do vampiro tudo, menos suco. Alis, no cinema o beijo uma cena sabiamente construda. o momento do filme em que um indivduo vai passar do estado humano ao estado de vampiro. O vampiro est, por fim, de preferncia do lado da mordida do que do beijo. O vampiro um operador da passagem entre natureza e cultura em ns. A mordida do vampiro no terrvel apenas para aquele que a recebe, mas tambm para as futuras presas deste ltimo. um ato com consequncias mltiplas e terrveis. difcil associar a mordida do vampiro do canibalismo, porque o prprio vampiro no come. , entretanto, possvel ver a uma pista de reflexo como Lvi-Strauss (2000) lembra, em toda sociedade humana h um risco de comportamento predatrio. A civilizao o interdito do incesto, mas tambm o interdito do canibalismo. Mas, ao mesmo tempo, o horizonte permanente de uma civilizao a possibilidade de ao predatria. Toda a arte do beijo faz parte de um painel da seduo do apaixonado. Van Helsing explica: se a vtima da mordida morre, ento os furinhos de seu pescoo cicatrizam. Suco, beijo e mordida por si mesmos, no produzem nenhum efeito de periculosidade. Mas no inconsciente esse ato possui um lado perigoso mais desenvolvido. porque o erotismo se mistura a, e que a sexualidade no est distante. As construes sociais em torno do beijo vm afirmar que possvel ir at o canibalismo. No registro da arte ertica, o beijo pode marcar, mas vai se apagar. Na realidade humana, o vestgio que isso deixa se apaga. No mundo dos vampiros, pre ciso que a vtima morra para que o vestgio do beijo se apague, o que no o caso no ser humano. O que morder algum? marc-lo. As crianas que no vo bem porque ningum as reconhece comeam a morder as outras crianas. Quando os pais fracassam de todo, os bebs vo se dirigir a outros bebs mordendo-os. A mordida uma palavra: todos os sintomas so palavras. Com o vampiro estamos ao mesmo tempo do lado de c do estdio do espelho, da constituio da palavra, da mordida da linguagem sobre ns. A ordem simblica da qual a linguagem faz parte tanto quanto as lnguas, para retomar o
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 301-309

O vampiro, um no morto ainda vivo

307

que Lacan (1966) dizia, exerce uma mordida que preexiste a ns como sujeitos. E possvel dizer que o vampiro um beb intemporal muito grande, sem nome, constituindo um fardo de carne atravessado por fluidos vitais e pulsionais. Pode ser perigoso para o adulto, porque pode matar a me e as pessoas que esto sua volta a poder de desejos ou necessidades vitais. O beb algum que morde o seio materno. Melanie Klein (1968) fala da relao da criana com a agressividade. H tambm agressividade e sadismo no prprio fato de mamar: de certa maneira, uma devorao. O que a psicanlise mostra que h, num momento ou outro, uma fuso entre o seio e o beb. Winnicott (1975) um dos que falam disso com mais clareza: o beb encontra sua me, mas acredita que a cria. O beb onipotente de tal maneira que o seio materno foi ele quem o criou. E depois, um dia, ele se d conta de que isso no verdade. H em comum com o vampiro o aspecto agressivo, sdico, oral, fusional e contaminante. , portanto, uma situao anterior ao desmame. O mito do vampiro conta alguma coisa desse arcaico. Alis, o momento do aparecimento dos dentes de leite um momento muito difcil para o beb. Os dentes podem ser perigosos, mas podem, tambm, ser ameaados. O beb kleiniano mais prximo do vampiro do que o beb winnicottiano. Para o beb kleiniano, a mordida fundamental, assim como os primeiros objetos, ao passo que para o beb winnicottiano a brincadeira que conta, e no os primeiros objetos. A brincadeira de mordiscar para o beb winnicottiano conta mais do que a mordida para o beb kleiniano. Na problemtica geral o que um vampiro?, duas hipteses caminham lado a lado desde o incio: um invariante cultural e depois um invariante da psicanlise e que o beb. A primeira das experincias do lactente a mamada. E ainda que no se trate da me, mas de uma mamadeira, encontramos a mordida. E quando vemos os filmes de vampiros e que lemos a literatura a esse propsito, temos a impresso de alguma coisa muito arcaica que est do lado da mordida, do lado da oralidade, e no est, de maneira alguma, numa sexualidade genital. H ao mesmo tempo todo esse imaginrio volta do sangue: o leite substitudo pelo sangue. Isso produz, na realidade, os mesmos efeitos se se tratasse de leite: isto , uma impresso de satisfao. Exceto que no mais uma fonte de vida, mas uma fonte de morte e que , mais ainda, de imortalidade. Isso evoca as metamorfoses do corpo da criancinha em sua histria vindoura: de que maneira ela passa, como diria Freud, de um estdio a outro. O mito do vampiro comporta um invariante cultural e uma fantasia que se refere tambm ao beijo. Eros, o deus grego do amor reanima Psique com um beijo. J estamos a do lado da vida. Ele pode igualmente frustrar os sortilgios transformando os sapos em prncipe encantado e insuflando a vida nas princesas
gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 301-309

308

Max Kohn

adormecidas (CAHEN, 1997). Na Bblia, o beijo associado criao do homem, transmisso da alma: Deus cria Ado por um sopro, o que os cabalistas traduzem por um beijo. O beijo, explicam-nos, atenua as pulses sexuais sem ter que passar ao ato. In utero o feto espontaneamente leva o polegar boca. Exceto que neste caso o imaginrio faz com que esta j no seja mais uma fonte de vida, mas uma fonte de morte, de renascimento e metamorfose no vampirismo. Mostramos neste artigo a importncia do vampiro como invariante cultural com diferenas culturais, que na perspectiva psicanaltica pode ser associado ao beb que morde. O vampiro um invariante cultural com diferenas culturais. O vivo um no morto (undead) e o no morto ainda est vivo. De um ponto de vista psicanaltico qual , ento, a relao com os dentes e a mordida que contamina, que faz com que o outro se torne tambm vampiro? O vampiro um beb que morde e que tem um desejo ambivalente de imortalidade. O leite materno vital como o o sangue para o vampiro. A brincadeira de mordiscar para o beb winnicottiano conta mais do que a mordida para o beb kleiniano. O beb kleiniano mais prximo do vampiro do que o beb winnicottiano.
Recebido em 7/7/2011. Aprovado em 17/8/2011.

Referncias
ABRAHAM, K. (1965) uvres compltes. Trad. I. Barande. Paris, Payot. AGUERRE, J.-C. (1996) Lecture. In: Le Vampire, daprs Lord Byron. Polidori (Arles), Actes Sud. . (1997) Si la chair ntait pas faible, Dracula. Paris: d. Autrement. . La Naissance du vampirisme au XVIIIe sicle, Diplme dtudes suprieures de lInstitut polytechnique de Philosophie, Universit de Paris VIII, Bibliothque nationale. . (1993) Rsistance de la chair, destitution de lme. In: Les Vampires. Colloque de Cerisy, Albin Michel (Cahiers de lHermtisme) BARANGER, W. (1985) Structure des objets dans le deuil et les tats dpressifs, Revue Belge de Psychanalyse, n.6, p.97-111. . (1999) Position et objet dans luvre de Mlanie Klein. Trad. D. Faugeras. Toulouse: rs, La Maison jaune. CAHEN, G. (1997) Le Baiser. Premires leons damour. Paris: Autrement. CHMIEL, D. (2001) Les Vampires et le souterrain, Socits 3 (n.73), p.21-28. GREEN, A. (1983) Narcissisme de vie, narcissisme de mort. Paris: Minuit. JONES, E. (1931, 2002) Le Cauchemar. Paris: Payot. KAUFMANN, P. (1974) Psychanalyse et thorie de la culture. Paris: DenolGonthier. KLEIN, M. (1998) Essais de psychanalyse 1921-1945. Paris: Payot.

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 301-309

O vampiro, um no morto ainda vivo

309

KLEINPAUL, R. (1898) Die Lebendigen und die Toten in Volksglauben, Religion und Sage. Leipzig: G.J. Gschensche Verlagshandlung. LACAN, J. (1966) Ecrits. Paris: Seuil. LVI-STRAUSS, Cl. (2000) Lapologue des amibes, In: JOMARD, J-L.; TERRAY, E.; XANTHAKOU, M. (Eds.) En substances : textes pour Franoise Hritier. Paris: Fayard, p. 493-496. LECOUTEUX, Cl. (2009) Histoire des vampires: Autopsie dun mythe. Paris: Imago. MEYER, S. (2005) Fascination. Paris: Twilight (Coleo Black Moon) . (2006) Tentation. Paris: Twilight. (Coleo Black Moon) . (2007) Hsitation. Paris: Twilight. (Coleo Black Moon) . (2008) Rvlation. Paris: Twilight. (Coleo Black Moon) NIZET, M. (1879-2004) Le Capitaine Vampire. In: CAZACU M., Dracula. Paris: Allandier. PRARD, D. (1985) La Grand-mre machine-vampire de Marie-Sophie. Perspectives psychiatriques, n.104, p.386-397. PRUDENT-BAYLE, A. (1986) Le Vampirisme: fantasme et ralit, Mmoire de matrise de psychologie clinique, Universidade de Dijon. ROGER, A. (1985) Hrsies du dsir. Freud, Dracula, Dali. Seyssel: Champ Vallon. SEMP, J.-C. (1976) Le Vampirialisme, ou le pouvoir de lantisexe. In: Sexualit et pouvoir. . (1978) Un conte psychanalytique vampirique, tudes freudiennes, A 3/14. STOCKER, B. (1897-2006) Dracula. Londres: Penguin Books. . (1897-2010) Dracula. Trad. de Jacques Sergent. Paris: Camion noir. TESTART, A. (1991) Des mythes et des croyances: esquisse dune thorie gnrale. Paris: Maison des Sciences de lHomme, p.195-196. TOROK, M. (1987) Lcorce et le noyau, em colaborao com N. Abraham. Paris: Aubier Flammarion. WILGOWICZ, P. (2000) Le Vampirisme. De la Dame Blanche au Golem. Essai sur la pulsion de mort et sur lirreprsentable. Lyon: Csura (Coleo Psychanalyse dautres horizons) WINNICOTT, D. W. (1965-1989) Processus de maturation chez lenfant. Paris: Payot. . (1975) Jeu et ralit, lespace potentiel. Paris: Gallimard (Playing and Reality, 1971), reeditado em flio, 2004.

Max Kohn maxkohn@wanadoo.fr

gora (Rio de Janeiro) v. XV n. 2 jul/dez 2012 301-309

Vous aimerez peut-être aussi