Vous êtes sur la page 1sur 9

AGNCIAS NO BRASIL

Concesso de Servios Pblicos Reguladoras Poder de Polcia

Professor Luiz Antonio de Carvalho

Agncias Qualificadas Executivas Autnomas Novas Agncias

Agncias Reguladoras e Executivas


lac.consultoria@gmail.com
1

AGNCIAS REGULADORAS

AGNCIAS REGULADORAS No Brasil, as agncias reguladoras foram constitudas com autarquias de regime especial integrantes da administrao indireta, vinculadas (no subordinada) ao Ministrio competente para tratar da respectiva atividade.

AGNCIAS REGULADORAS NATUREZA JURDICA So AUTARQUIAS DE REGIME ESPECIAL definidas nas respectivas leis instituidoras e diz respeito, em regra, maior autonomia em relao Administrao Direta.

AGNCIAS REGULADORAS
Principais atributos da Teoria das Agncias Regime Especial
- Maior independncia (+ autonomia Adm e Fin) - Investidura Especial (depende de um ato administrativo complexo/COMPOSTO ??) - Mandato com prazo fixo, conforme a lei que a criou. - Alta especializao, com supremacia tcnica. - Deciso Colegiada.

(TCU/CESPE/2011) As decises definitivas das agncias, em regra, no so passveis de apreciao por outros rgos ou entidades da administrao pblica.

Correta
01
7

(TCE MT /FMP/2011) Levando-se em conta a classificao dos atos administrativos quanto interveno da vontade administrativa, correta a afirmao de que a nomeao de Presidente do Banco Central do Brasil, que, segundo a Constituio Federal, exige a aprovao prvia do Senado Federal, ato administrativo (A) unilateral. (B) simples. (C) composto. (D) complexo. (E) declaratrio.

02

AGNCIAS REGULADORAS
Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, h dois tipos de agncias reguladoras em nosso ordenamento jurdico: (1) As que exercem, com base em lei, tpico poder de polcia, com a imposio de limites administrativas, previstas em lei, fiscalizao, represso; o caso, por exemplo, da Anvisa, ANS e ANA. (2) As que regulam e controlam atividades que constituem objeto de concesso, permisso ou autorizao de servio pblico ou de concesso para explorao de bem pblico.
9

AGNCIAS REGULADORAS COM ORIGEM CONSTITUICIONAL


Em 1995, as Emendas Constitucionais n. 08 e 09 previram a criao de um rgo regulador para o setor de telecomunicao (art. 21, XI) e outro para o setor de petrleo (art.177, 2, III), o que foi implementado pelas Leis n 9.472/97 (ANATEL) e 9.478/97 (ANP).

10

AGNCIAS REGULADORAS
Exemplo de Regime Especial:
Lei 9.472/97, art. 8, que trata da ANATEL: 2 A natureza de autarquia especial conferida Agncia caracterizada por independncia administrativa, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo de seus dirigentes e autonomia financeira.

AGNCIAS REGULADORAS CARACTERSTICAS


As agncias reguladoras distinguem-se das demais autarquias porque suas leis instituidoras lhe outorgam certas prerrogativas que no so encontrveis na maioria das entidades autrquicas comuns, que destaco: (1) Serem criadas por lei (vide art. 37,XXI, CF/88); (2) Serem dotadas de autonomia financeira, administrativa e poderes normativos complementares s legislao prpria do setor.

11

12

AGNCIAS REGULADORAS CARACTERSTICAS


(3) Operam como instncia administrativa final nos litgios sobre matrias de sua competncia. Isso significa que, em princpio, no cabe recurso hierrquico de suas decises, exceto quanto ao controle de legalidade. (4) Possuem deciso colegiada, sendo os membros nomeados pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado. (5) Seus dirigentes possuem mandato com prazo de durao determinado.
13

AGNCIAS REGULADORAS CARACTERSTICAS


(6) Aps cumprido o mandato, seus dirigentes ficarem impedidos, por um prazo certo e determinado (QUARENTENA), de atuar no setor atribudo agncia, sob pena de incidirem em crime de advocacia administrativa, sem prejuzo das demais sanes cabveis, administrativas e civis; (7) Especializao tcnica: refere-se especializao de cada agncia em relao sua atribuio tcnica;
14

AGNCIAS REGULADORAS CARACTERSTICAS


(8) Sujeio a controle ou tutela: como nas autarquias comuns, o controle feito pelo Ministrio um controle finalstico (SUPERVISO MINISTERIAL), que visa mant-la no estrito cumprimento de suas finalidades (tutela), porm o principal instrumento de controle o contrato de gesto.

AGNCIAS REGULADORAS
Destinadas normatizao, controle e fiscalizao dos servios pblicos privatizados. Exemplos: ANA, ANATEL, ANP, AGER ...

15

16

AGNCIAS REGULADORAS
Segundo Marcelo Alexandrino: Trata-se de entidades administrativas com alto grau de especializao tcnica, integrantes da estrutura formal da Administrao Pblica, no mais das vezes institudas sob a forma de autarquias de regime especial, com a funo de regular um setor especfico de atividade econmica, ou de intervir de forma geral sobre relaes jurdicas decorrentes destas atividades, que devem atuar com a maior independncia possvel perante o Poder Executivo e com imparcialidade com relao s partes interessadas.
17

AGNCIAS REGULADORAS

18

AGNCIAS REGULADORAS

AGNCIAS REGULADORAS
Art. 5da Lei 9.986/2000, O Presidente ou o Diretor-Geral ou o Diretor-Presidente (CD I) e os demais membros do Conselho Diretor ou da Diretoria (CD II) sero brasileiros, de reputao ilibada, formao universitria e elevado conceito no campo de especialidade dos cargos para os quais sero nomeados, devendo ser escolhidos pelo Presidente da Repblica e por ele nomeados, aps aprovao pelo Senado Federal, nos termos da alnea f do inciso III do art. 52 da Constituio Federal.

19

20

AGNCIAS REGULADORAS
Art. 8 O ex-dirigente fica impedido para o exerccio de atividades ou de prestar qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino do seu mandato. 1 Inclui-se no perodo a que se refere o caput eventuais perodos de frias no gozadas.

AGNCIAS REGULADORAS
... 2 Durante o impedimento, o ex-dirigente ficar vinculado agncia, fazendo jus a remunerao compensatria equivalente do cargo de direo que exerceu e aos benefcios a ele inerentes. 3 Aplica-se o disposto neste artigo ao exdirigente exonerado a pedido, se este j tiver cumprido pelo menos seis meses do seu mandato.
22

21

AGNCIAS REGULADORAS
... 4 Incorre na prtica de crime de advocacia administrativa, sujeitando-se s penas da lei, o ex-dirigente que violar o impedimento previsto neste artigo, sem prejuzo das demais sanes cabveis, administrativas e civis. 5 Na hiptese de o ex-dirigente ser servidor pblico, poder ele optar pela aplicao do disposto no 2, ou pelo retorno ao desempenho das funes de seu cargo efetivo ou emprego pblico, desde que no haja conflito de interesse.
23

MUITO IMPORTANTE
Art. 1o As Agncias Reguladoras tero suas relaes de trabalho regidas pela Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e legislao trabalhista correlata, em regime de emprego pblico. (Vide Lei n 10.871, de 2004) (Eficcia suspensa por concesso de liminar at o julgamento final da ADIN 2310)

24

MUITO IMPORTANTE Posteriormente, o art. 6 da Lei 10.871/2004, que dispe sobre a criao de carreiras e organizao de cargos efetivos das autarquias especiais denominadas agncias reguladoras, determinou que o regime jurdico dos cargos e carreiras que compe o quadro de servidores das agncias reguladoras federais, o estatutrio, ou seja, regido pela Lei 8.112/90.
25

(TCU/CESPE/2011) As agncias reguladoras, no que se refere concesso, permisso e autorizao de servio pblico, no possuem a atribuio de definir o valor da tarifa, por se tratar de matria adstrita atuao do prprio poder concedente.

Errada
03
26

AGNCIAS EXECUTIVAS As agncias Executivas, diferentemente das Agncias Reguladoras, no tm por objetivo a regulao, controle e fiscalizao, mas a execuo de atividades administrativas.

AGNCIAS NO BRASIL
Concesso de Servios Pblicos Reguladoras Poder de Polcia Agncias Qualificadas Executivas Autnomas Novas Agncias

27

28

AGNCIAS EXECUTIVAS
O Projeto Agncias Autnomas tinha como objetivo a transformao de autarquias e de fundaes que exeram atividades exclusivas do Estado, em agncias autnomas, com foco na modernizao da gesto. As agncias autnomas so chamadas hoje de Agncias Executivas. O plano no falava ainda em agncias executivas, mas sim em agncias autnomas.
29

AGNCIAS EXECUTIVAS
As autarquias e fundaes passam por um processo de qualificao, que por iniciativa do Ministrio supervisor ao qual est subordinada, que tiverem com ele celebrado CONTRATO DE GESTO e possuam plano estratgico de reestruturao e desenvolvimento institucional voltado para a melhoria da qualidade de sua gesto e para reduo de custos.

30

AGNCIAS EXECUTIVAS
o A qualificao ser realizado por Decreto do Executivo. o Exemplos: ADEM (Agncia de Desenvolvimento do Nordeste), INMETRO, o CADE, o IBGE, o IBAMA, o INPI.

AGNCIAS EXECUTIVAS
Art. 37, 8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) I - o prazo de durao do contrato; II - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes; III - a remunerao do pessoal.

31

32

AGNCIAS EXECUTIVAS
Segundo a Lei 9.649/98: Art. 51. O Poder Executivo poder qualificar como Agncia Executiva a autarquia ou fundao que tenha cumprido os seguintes requisitos: I - ter um plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento; II - ter celebrado Contrato de Gesto com o respectivo Ministrio supervisor. 1 A qualificao como Agncia Executiva ser feita em ato do Presidente da Repblica.
33

AGNCIAS EXECUTIVAS
o O contrato de gesto foi criado como uma das formas de materializar o princpio constitucional da eficincia, garantindo a ampliao da autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da Administrao Direta e Indireta. o Nele devem estar fixados, alm das metas a serem alcanadas, o prazo de durao, direitos, obrigaes e responsabilidades dos administradores.
34

(CESPE/MPU/2010) Os diretores de agncia reguladora so indicados e exonerados ad nutum pelo chefe do ministrio a que a agncia se vincula.

(CESPE/MPU/2010) A desqualificao de fundao como agncia executiva realizada mediante decreto, por iniciativa do ministrio supervisor.

04

ERRADA

CERTA
Segundo o Decreto 2.487/1998: 4 O A desqualificao de autarquia ou fundao como Agncia Executiva dar-se- mediante decreto, por iniciativa do Ministrio supervisor, com anuncia do Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado, sempre que houver descumprimento do disposto no pargrafo anterior.

05

(CESPE/MPU/2010) Para se transformar em agncia executiva, uma fundao deve ter, em andamento, planos estratgicos de reestruturao e de desenvolvimento institucional. CERTA (CESPE/MPU/2010) agncia executiva vedada a celebrao de contrato de gesto com rgo da administrao direta.

06

ERRADA 35

07

36

(CESPE/MPU/2010) As agncias executivas fazem parte da administrao direta, e as agncias reguladoras integram a administrao pblica indireta.

(ESAF/SFC/2002) A proliferao das agncias executivas um fator de sucesso da reforma gerencial de 1995.

Errada
08
37

Errada
09
38

(CESPE/TCE-PE/2004) correto afirmar que as agncias reguladoras enquadramse, pelas suas atribuies e caractersticas, no setor implementador de "atividades exclusivas de Estado", como um tipo de agncia executiva.

(Cespe/Direito/INCA/2010) As agncias reguladoras esto sujeitas ao controle financeiro, contbil e oramentrio exercido pelo Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio.

10

Errada
39

11

Correta
40

(Cespe/Analista/Anatel/2009) As agncias reguladoras tm origem no regime norte-americano, contempladas nas figuras das independent agencies e independent regulatory agencies, destinadas regulao econmica ou social.

(Cespe/AJ/Serpro/2005) As agncias reguladoras integram a administrao pblica indireta.

12

Correta
41

13

Correta
42

(Cespe/Especialista/Anatel/2004) No Brasil, as agncias reguladoras foram constitudas como autarquias de regime especial, integrantes da administrao indireta, desvinculadas do ministrio competente para tratar da respectiva atividade, pois so caracterizadas pela independncia administrativa, no subordinao hierrquica e autonomia financeira.

(Cespe/Analista/Anatel/2009) As agncias reguladoras tm carter nacional, sendo vedado aos estados e ao Distrito Federal criar suas prprias agncias estaduais quando se tratar de servio pblico, por ausncia de previso constitucional.

14

Errada
43

15

Errada
44

(Cespe/Administrador/AGU/2010) A atividade de regulao exercida pelas agncias reguladoras no Brasil realizada somente sobre os servios pblicos desestatizados, dos quais depende a populao.

(Cespe/Especialista em Regulao /Anatel /2008) Por ser a ANATEL uma autarquia de regime especial, seus atos esto sujeitos reviso pelo ministrio a que se acha vinculada.

16

Errada
45

17

Errada
46

(Cespe/Analista/Anatel/2009) O exdirigente de agncia reguladora fica impedido para o exerccio de atividades ou de prestar qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino do seu mandato.

(Cespe/Analista/Anatel/2009) O regime jurdico aplicvel aos servidores das agncias reguladoras atualmente o do emprego pblico, regulado pela Consolidao das Leis do Trabalho, dado o carter de autarquia especial conferido s agncias.

18

Certa
47

19

Errada
48

(TCU/CESPE/2008) A transio de Estado provedor para regulador impe srios desafios, entre os quais se destacam o reforo da funo regulatria em face do avano da privatizao, o fortalecimento da defesa da concorrncia diante da abertura comercial e as exigncias da competitividade em um contexto dominado por grandes conglomerados internacionais. http://www.facebook.com/prof.luiz.antonio

Correta
20
49

At a prxima Abraos
50

Vous aimerez peut-être aussi