Vous êtes sur la page 1sur 4

Terceiro Ponto O terceiro ponto localiza-se prximo a cidade de Caet na Serra da Piedade que se encontra na poro nordeste do Quadriltero

Ferrfero. (FIGURA)

(Fig) Imagem da Serra da Piedade retirada no Google Earth, prximo cidade de Caet.

Inicialmente foi introduzido um breve conceito de geoparque1 devido ao fato de hoje a Serra da Piedade pertencer a um. A Serra da Piedade sustentada pelas rochas do Supergrupo Minas e sua estrutura representa uma sinclinal antiforme invertida. A rocha sobre o qual se encontra o mirante o Itabirito da Formao Cau, pertencente ao Supergrupo Minas, abaixo do Itabirito se encontra o Mrmore da Formao Gandarela, tambm pertencente ao Supergrupo Minas. Na coluna estratigrfica (FIGURA) possvel observar que a Formao Gandarela se encontra acima da Formao Cau, tal inverso de relevo na Serra da Piedade pode ser explicada atravs dos eventos compressivos que dobraram essas rochas e que com a atuao da eroso assumiu sua forma original (FIGURA).

(Fig.) Seta vermelha representado a atuao da eroso sobre as rochas dobradas, dando origem a inverso de relevo.

Dois eventos compressionais principais que atuaram para a formao da Serra da Piedade foram o Transamaznico com sentido de vergncia aproximadamente NS (ao final da compresso durante o evento Transamaznico o orgeno entrou em colapso) e o Brasiliano com sentido de vergncia aproximadamente WS (Alkmim 1988). Prximo igreja ainda na Serra da Piedade possvel observar o complexo Metamrfico Caet e uma serra ao fundo com uma superfcie de aplainamento (Superfcie Sulamericana). Segundo Lester C. King (1955) e Pugh (1955) a evoluo do recuo paralelo das vertentes por um perodo de tempo de relativa estabilidade tectnica permitiria o desenvolvimento de extensos pediplanos, conhecidos tambm como superfcies de aplainamento. Foram citadas quatro superfcies de Aplainamento (King 1956), sendo elas: Superfcie Gondwana, Superfcie Sulamericana, Superfcie Velhas e Superfcie Paraguau.
1

Geoparque: Territrio de limites bem definidos com uma rea suficientemente grande

para servir de apoio ao desenvolvimento scio-econmico local. (Definio segundo a UNESCO) Quarto Ponto O quarto ponto se encontra ao p da Serra da Piedade e representado basicamente pelos talus e pela canga. Os talus foram originados da fragmentao da rocha itabirito, devido ao fato da rocha possuir descontinuidade por causa do seu bandamento. Estes talus se encontravam em zonas com forte declive e foram retrabalhados. Os sedimentos formadores da canga foram trazidos da Serra da Piedade, logo uma canga no-eluvional e do tipo ferruginosa latertica. O depsito formado pela canga de grande interesse, mas no possvel explora-los porque durante o processo de lixiviao constante, o ferro ao ser remobilizado une os blocos deixando -os compactos e difceis de serem lavrveis.

Quinto Ponto Este ponto localiza-se na Serra do Rola Moa, especificamente no Mirante dos Viadinhos. Em uma primeira anlise, possvel observar a Faixa Mvel Araua, depsitos de talus que formam rampas com arqueamento (FIGURA), cujo material provavelmente seja canga de itabirito, e a lagoa do Recpe que esta passando pelo processo de eutrofizao1. Observa-se que a canga latertica encontra-se discordante com o acamamento sedimentar (FIGURA), logo possvel concluir que o relevo j estava horizontalizado para que houvesse tal discordncia. A canga protege as camadas inferiores da eroso, mas no pode ser considera uma cornija porque no uma rocha.

(Fig) Talus formando rampas com arqueamento, (Fig.) Canga latertica discordante com o acamamento sedimentar.

A Serra do Rola Moa se encontra elevada em relao cidade de Belo Horizonte (FIGURA) que est sobre um domo arrasado, representado pelo embasamento arqueno. Para que a regio assumisse o relevo atual de domo arrasado, foram necessrias drenagens radiais e que hoje possvel observar somente drenagens anaclinais e cataclinais. Algumas regies na cidade de Belo Horizonte esto mais elevadas em relao a outras, isso ocorre devido ao ajuste isosttico que pode ser explicado na FIGURA.

(Fig) Elaborao de nveis de embutimento a partir de compensao isosttica (Fonte: Livro Valter Casseti)

Ainda na Serra do Rola Moa possvel observar o Complexo Bonfim e quartzitos que possuem a mesma vergncia, mas apresentam mergulhos diferentes.

Vous aimerez peut-être aussi