Vous êtes sur la page 1sur 3

A vida diria de um apstolo de verdade por Augustus Nicodemus Lopes (Notas) em Quarta, 27 de maro de 2013 s 17:20 As cartas que

Paulo escreveu igreja de Corinto so as de maior cunho pessoal e que mais revelam como era a vida daquele que considerado o maior apstolo do Cristianismo, data vnia Pedro e os papistas.

Como era a vida diria de Paulo, um apstolo de Cristo?

- evitava batizar muita gente, para que no se formasse um f clube em torno do seu nome (1Co 1:14-17);

- evitava a ostentao de linguagem na pregao pelo mesmo motivo e pregava somente a Cristo e este crucificado (1Co 2:1-5).

- a razo que ele queria evitar que pessoas se agregassem igreja impressionadas por seus talentos e carismas e no pela f em Jesus Cristo (1Co 2:5).

- ficava lembrando seu rebanho de que ele era um mero servo, junto com outros, e que seu sucesso em ganhar pessoas para Cristo se devia to somente graa de Deus e no a mritos prprios (1Co 3:5-9).

- insistia que Deus requeria dos apstolos somente que fossem fiis, e no que fossem bem sucedidos, diante da tentao de muitos de compararem os ministrios dele, de Apolo e de Pedro (1Co 4:1-3).

- era constantemente considerado inclusive por pessoas que faziam parte das prprias igrejas que havia fundado como condenado a morte, espetculo ao mundo e aos anjos, louco, fraco e desprezvel (1Co 4:9-10).

- em diversas ocasies passou fome, sede e nudez; foi esbofeteado e no tinha moradia certa ou casa prpria (1Co 4:11)

- trabalhava at cansar com as prprias mos para garantir o seu sustento (1Co 4:12).

- era perseguido, injuriado, caluniado e considerado o lixo do mundo, mas no respondia nem revidava a nenhuma destas provocaes (1Co 4:13).

- muitos achavam que ele no tinha o direito de receber sustento da igreja e nem de se fazer acompanhar de uma esposa nos trabalhos missionrios intensos e cansativos. Por isto, ele trabalhava para se sustentar e se recusava a receber salrio, ofertas, dzimos e contribuies das igrejas, quando fazer isto pudesse lanar dvida sobre suas intenes (1Co 9:1-12).

- pregava e evangelizava nas igrejas de graa, sem nada pedir e nada receber, para no colocar empecilho ao Evangelho de Cristo (1Co 9:15-18), pois seu alvo era ganhar o maior nmero possvel de pessoas.

- preocupava-se em ser irrepreensvel, em controlar-se e manter suas paixes e desejos debaixo de controle, para poder ter autoridade para pregar (1Co 9:25-27).

- enfrentou a morte vrias vezes no trabalho missionrio, e em algumas delas considerou que sua hora de morrer tinha finalmente chegado (2Co 1:8-9).

- passava por constantes sofrimentos e angstias de corao por causa das igrejas e dos crentes a quem amava e por quem se preocupava individualmente (2Co 2:4).

- perdoava e pedia o perdo dos outros para aqueles que o haviam ofendido e prejudicado o seu trabalho (2Co 2:7-8).

- quando era necessrio mostrar as suas credenciais de apstolo, apontava para as multides convertidas pelo Evangelho da cruz que pregava com simplicidade e no poder do Esprito (2Co 3:1-4).

- tomava o maior cuidado para no adulterar a mensagem do Evangelho, no andava com astcia e nem procurava enganar seus ouvintes para tirar proveito financeiro deles (2Co 4:1-2).

- vivia como um condenado morte, levando em seu corpo o morrer de Jesus na forma de privaes, perseguies, sofrimentos, calnias e injrias, como meio da vida de Cristo se manifestar atravs dele (2Co 4:7-15).

- sua esperana e expectativa no estavam aqui, nas riquezas, propriedades e bens, mas o tempo todo ele faz meno da glria celestial, das coisas invisveis e eternas que ele aguardava como recompensa de seus sofrimentos e trabalho (2Co 4:16-18).

- quando precisava se recomendar aos ouvintes como ministro de Cristo inclua em seu currculo as muitas aflies, angstias, privaes, aoites, prises, tumultos, viglias e jejuns no trabalho do Senhor (2Co 6:4-10).

- ainda nesta lista inclua os 39 aoites recebidos dos judeus pelo menos 5 vezes, ser fustigado com varas 3 vezes, 3 naufrgios, apedrejamentos, perigos de salteadores e assassinos, alm do peso constante da responsabilidade das igrejas que pesava sobre seus ombros (2Co 11:29).

- passou privaes e teve de trabalhar arduamente para no ser pesado s igrejas onde receber oferta seria dar motivo para a acusao de mercenrio (2Co 11:7-9).

- apresentava como motivo de gloria o fato de que uma vez teve que fugir de uma cidade escondido em um cesto e descido pelos irmos pela muralha, para poder escapar com vida (2Co 11:30-33).

- lutava diariamente com um doloroso espinho na carne, que o abatia e fazia sofrer e clamar a Deus, mas sem resposta a no ser a proviso da graa para poder suport-lo (2Co 12:7-10).

Muitos se consideram sucessores dos apstolos, aqui e em Roma. s comparar...

Vous aimerez peut-être aussi