Vous êtes sur la page 1sur 5

AS CRIANAS PROVENIENTES DOS NOVOS MODELOS DE FAMLIA E A RECEPO DELAS NAS ESCOLAS The children proceeding from the

new models of family and their reception on schools Ana Lusa de Castro Soares Jaciara de Souza Auteiro Monyque de Assis Suzano Raysa Soares dos Santos Ruth Miri dos Santos

RESUMO: As rpidas mudanas vividas por nossa sociedade afetam diversas camadas da vida em sociedade. A constituio familiar foi pluralizada, e todos os anos chegam s escolas crianas vindas de famlias discrepantes do que foi por muito tempo considerado o nico modelo familiar possvel. Neste artigo, discorremos brevemente sobre os desafios que a chegada de alunos oriundos de diferentes modelos familiares podem trazer aos professores da educao infantil, salientando o papel do professor como agente socializante e destacando sua importncia na luta por uma educao livre de esteretipos e preconceitos. PALAVRAS-CHAVE: Reestruturao familiar, Educao infantil, Professor como agente socializante. ABSTRACT: The quick changes suffered by our society affect different layers of life in society. The familiar constitution has been pluralized, and, every year, arrive at school

children proceeding from families very much dissimilar from what was for a long time considered the only possible familiar model. In this article, we briefly broach the challenges that the arrival of students coming from different familiar models may offer the child education teachers, emphasizing the role of the teacher as an agent of socialization and highlighting his/her importance on the struggle for an education free from stereotypes and prejudice. KEYWORDS: Familiar restructuring, Child education, Teacher as an agent of socialization.

INTRODUO Em seu livro Histria Social da Criana e da Famlia, o historiador francs Philipe Arris (1981), discorre sobre a concepo de infncia e famlia atravs dos sculos. Por meio de seus estudos, podemos observar que os conceitos de criana e famlia mudam de acordo com a sociedade e o tempo e j foram bem diferentes do que conhecemos hoje. Com as rpidas mudanas observadas no mundo contemporneo, no preciso ir muito longe para que possamos perceber diferenas acentuadas nos modelos de famlia e como esses modelos so vistos e aceitos pela sociedade. A possibilidade de um casal homossexual adotar um filho, por exemplo, era impensvel h meros 50 anos. Atravs deste artigo, pretendemos discorrer sobre a conduta do professor frente aos desafios trazidos pela insero de crianas oriundas dos novos modelos familiares dentro do contexto escolar de educao infantil.

1. UM OLHAR SCIO-HISTRICO SOBRE A FAMLIA Dcadas atrs o nico modelo familiar aceitvel era constitudo pelo pai, que era o provedor do sustento e segurana familiar e pela me, que era a guardi da casa e principal responsvel na educao e bons modos dos filhos. Imperava, ento, o modelo cristo e heteronormativo. Atualmente, o que se percebe uma remodelagem deste padro familiar. O modelo cristo heteronormativo foi quebrado, e a religio no mais o nico pilar da vida em sociedade. Em vez das famlias tradicionais com o pai trabalhador, a me guardi da casa e dos filhos, temos hoje uma multiplicidade de modelos, que abrange ncleos formados por: me solteira com filhos, pai solteiro com filhos, avs responsveis pela criao dos netos, famlias com dois pais e/ou duas mes com filhos adotivos e tambm a grande diversidade de ncleos formados com o advento do divrcio.

2. AS NOVAS FAMLIAS E AS INTERAES ESCOLARES Com o turbilho de mudanas trazidas pelo panorama descrito nos tpicos acima, desafios vieram somar-se aos j enfrentados no contexto da sala de aula pelos professores de educao infantil. De que maneira os professores lidam com questes como o tratamento das crianas em sala de aula, a interao aluno-aluno, datas comemorativas dia das mes, dia dos pais o bullying, o material didtico e tantas outras que so relativamente novas no mbito da educao? Acreditamos que deva existir uma orientao para que os professores saibam lidar com tais questes de forma sutil, a fim de promover uma educao livre de esteretipos e que trate da diversidade como parte natural da sociedade. imperativo que os professores abdiquem de preconceitos e portem-se de maneira imparcial na sala de aula.

Segundo Bohoslavsky (1975), a escola o ambiente em que acontece o primeiro contato da criana com a sociedade e ao professor designado o papel de agente socializante. Freud (apud KUPFER, 2000) afirmava que as crianas costumam transferir para os professores o lugar de pai ou me; cabe aos professores fazer uso desta posio privilegiada que lhes dada para expor os alunos diversidade familiar.

3. CONSIDERAES FINAIS De acordo com Piaget (apud BARDUCHI 2004), a adaptao realidade externa depende basicamente do conhecimento. A questo dos novos ncleos familiares uma questo delicada, e cabe aos professores saber lidar com tal questo de forma a minimizar preconceitos e esteretipos arraigados na sociedade, de forma que possam, assim, fornecer aos alunos os instrumentos necessrios para a aquisio de um conhecimento que reconhea e aceite a pluralidade da sociedade contempornea.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARIS, P. (1981). Histria Social da Criana e da Famlia. Rio de Janeiro: LTC SHAFFER, D. KIPP, K. (2005). Introduo Psicologia do Desenvolvimento e suas Estratgias de Pesquisa. In: Psicologia do Desenvolvimento: Infncia e Adolescncia. So Paulo: Pioneira Thomson Learning. BOHOSLAVSKY, R. (1975). A psicopatologia do vnculo professor-aluno: o professor como agente socializador. In: Patto, M.H.S. (org.). Introduo Psicologia Escolar. So Paulo: T.A. Queiroz, 1983, p. 320-341. KUPFER, M. C. (2000). Freud e a Educao: O mestre do Impossvel. So Paulo: Scipione. BARDUCHI, A. L. J. (2004). As concepes de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogentica de Jean Piaget. Retrieved in March 2 from http://189.20.243.4/ojs/movimentopercepcao/include/getdoc.php?id=92&article=10&mode=p df

Vous aimerez peut-être aussi