Vous êtes sur la page 1sur 12

FUNDAO EDSON QUEIROZ. UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. CENTRO DE CINCIAS JURDICAS. CURSO: DIREITO.

BULLYING NAS INSTITUIES DE ENSINO: UMA VISO SOCIOLGICA E JURDICA.

ANA CECLIA BRITO MOTA 1312112

ANA CECLIA BRITO MOTA.

Trabalho apresentado ao Centro de Cincias Jurdicas, como requisito para obteno de nota parcial, referente disciplina de Elaborao do Trabalho Cientfico, sob orientao da Professora Orientadora Lucola Caminha.

Fortaleza CE. Maio, 2013.

OBJETIVOS.

Geral: Conhecer e ter uma viso ampla de um tipo de violncia que est se tornando cada dia mais comum nas escolas brasileiras, o bullying, fenmeno esse que alvo de estudo h alguns anos, cuja as consequncias podem ser extremas. Conhecer os acontecimentos que envolvem a escola e analisar o conhecimento que os educadores devem possuir sobre o bullying no ambiente escolar

Especficos: Apontar a necessidade de realizar estudos sobre esse tema, mostrando suas consequncias e os efeitos que essa prtica pode causa. Promover o entendimento mais amplo sobre o assunto para que, atravs de medidas adequadas possa-se diminuir esse problema na sociedade. Fazer um breve analise jurdica sobre o tema em foco.

JUSTIFICATIVA

O bullying hoje, sem dvida, um dos temas mais discutidos em todo o mundo, o qu e desperta crescente interesse nas diversas cincias e esferas sociais. O termo bullying, que de origem inglesa, vem de (Bully= valento) e ainda no possui traduo literria no Brasil. O bullying caracterizado por agresses fsicas e/ ou psicolgicas que acontecem de forma repetida e intencional no mbito escolar, devido as consequncias que essas agresses podem trazer, pertinente que seja realizado um estudo mais amplo sobre o assunto, para orientar educadores a entender melhor sobre o tema. Muitos alunos que so vtimas acabam se tornando agressores para repreender o sentimento de humilhao e indignao, transferindo para os colegas a mesma violncia. Nessa situao possvel perceber que o desejo de suicdio vem como forma de terminar com o problema, como no consegue resolver sua prpria resolve humilhar outros colegas mais frgeis.

DISCUSSO TERICA.

O bullying um dos temas mais discutidos na atualidade. A palavra bullying utilizada para qualificar comportamentos violentos no mbito escolar. Se caracteriza por agresses fsicas e/ou psicolgicas de forma repetitiva e intencional, os agressores no praticam esses atos por acaso, h inteno de ferir, ridicularizar, intimidar, ofender, ameaar e humilhar as vtimas, que so expostas a abusos morais constantemente, essas agresses so feitas de forma consciente. Sempre h uma diferena aparente entre o agressor e a vtima, podendo ser ela, meramente fsica ou social, isso desencadeia um sentimento de inferioridade nas vtimas. O bullying no justificvel, pois causa sofrimento e dor. Geralmente, h uma relao de poder entre o agressor e a vtima, em que a vtima fica submissa ao agressor, e nunca est em posio de reagir frente a agresso que sofre. Alm de os bullies escolherem um aluno-alvo que se encontra em franca desigualdade de poder, geralmente este tambm j apresenta uma baixa autoestima. A prtica de bullying agrava o problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psquicos e/ou comportamentais que, muitas vezes, trazem prejuzos irreversveis. A escola onde a criana vai ter seus primeiros contatos para a insero na sociedade, onde ela aprende as regras de convivncia e desenvolve sua autoconfiana a partir das trocas afetivas e modelos de comportamento. Porm o contexto escolar se depara com vrios fatores de risco, entre eles : a violncia sofrida entre os alunos, que pode ser ela fsica ou psicolgica. Alguns fatores como a falta de limites, presenciar ou sofrer violncia domstica, podem aumentar a probabilidade desse individuo vir a se tornar um agressor. Os agressores, geralmente, possuem famlias pouco afetivas e desestruturadas. As vitimas geralmente, so crianas tmidas e introvertidas. O bullying um assunto de extrema importncia e precisa ser contido, porm muitas vezes a opinio publica acaba generalizando, fazendo com que esse assunto seja confundido por todos os problemas entre estudante. 1. Bullying. mentes perigosas nas escolas. (SILVA, Barbosa Ana Beatriz).

Entretanto, o bullying apresenta suas peculiaridades e especificidades, entre elas, a forma repetitiva e intencional, diferindo das provocaes que ocorrem em ocasies espordicas dentro de um ambiente ou contexto. As prticas de bullying trazem inmeras consequncias negativas para as vtimas, como depresso, fobia escolar desencadeando em baixo rendimento e com medo intenso de frequentar a escola, excluso social, sensao de insegurana, entre outros problemas. Os pais devem ter cuidado com as suas condutas em casa, pois a criana escuta e absorve muitos posicionamentos dos pais quanto a classe social, condio econmica, orientao sexual, a violncia de maridos para com as esposas, isso reflete na formao da criana, podendo influenciar no seu comportamento e principalmente nas relaes sociais na escola. A Constituio Federal de 1988 ajuda na construo de valores. A Carta Maior do inciso IV do artigo 3 Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, cor, sexo, idade e quaisquer outras formas de discrim inao. Esses valores no so revogveis, nem negociveis. Por isso que preciso que os valores essenciais tenham importncia na formao e na aprendizagem de crianas e jovens. A escola, os pais e o Governo devem estar agir juntos. Para o processo de conscientizao importante que haja palestras promovidas pelas escolas juntamente com o Governo. Reunies com os pais, dinmicas em sala de aula, com exerccios que promovam a coletividade e a unio dos alunos, para que assim eles possam aprender a conviver e aceitar as diferenas. Identificar as prticas de bullying no simples, por isso os profissionais de ensino devem ter um conhecimento pleno sobre o assunto, devem estar preparados para agir em caso de violncia na escola. Os pais devem estimular condutas morais aos filhos, alm disso devem analisar comportamento dos filhos, para que se necessrio, possam identificar se seus filhos esto praticando ou sofrendo bullying. Em casos mais extremos o bullying pode levar ao suicdio e/ou homicdio. Como o bullying no foi legitimado alguns casos, se enquadram em outros crimes, podendo assim sofrer penalidade jurdica, como agresso fsica, difamao, injuria e calnia.

METODOLOGIA.

A metodologia ser realizada atravs de um estudo descritivo-analtico, desenvolvido atravs de uma pesquisa de campo em algumas escolas pblicas e privadas. I. Quanto ao tipo: Bibliogrfica: mediante explicaes embasadas em trabalhos publicados sob a forma de livros, publicaes especializadas, dados oficiais publicados na Internet, que abordem direta ou indiretamente o tema em anlise.

II. Quanto utilizao e abordagem dos resultados: Alm de ampliao dos conhecimentos, sero abordadas medidas preventivas para que esse problema no seja ocasionado. Qualitativa, buscando apreciar a realidade do tema.

III. Quanto aos objetivos: Descritiva, posto que buscar descrever, explicar, classificar, esclarecer o problema apresentado. Exploratria, objetivando aprimorar as ideias atravs de informaes sobre o tema.

REFERENCIAS Bullying as mentes perigosas nas escolas. ( SILVA, Barbosa Beatriz Ana). Bullying- vigana silenciosa ( TORRES, Augusto Cesar). Constituio ( Carta Maior) 1988. Timidez Como ajudar seu filho a superar problemas de convvio social. (LINDA B. ENGLER, ANDREW R. EINSEN).

METODOLOGIA.

Vous aimerez peut-être aussi