Vous êtes sur la page 1sur 8

Conhecer os diferentes estilos de liderana

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-...

Home

Gesto

Finanas

Livros

Frum

Anunciar

Loja

Login
& Registo

Conhecer os diferentes estilos de liderana


Escrito por Antnio Jesus

17
Avalie este artigo
(31 Votos)

Na nossa tentativa de definir o conceito de liderana, deparamo-nos com tantos estilos de liderana, como de lderes. Mahatma Gandhi era muito diferente de Jack Welch e Richard Branson no comparvel a Martin Luther King, por exemplo. Os lderes podem ter diferentes personalidadades, diferentes nveis de formao e diferentes motivos para liderar. Com a ajuda da psicologia e da experincia de gesto, fomos desenvolvendo formas rpidas e teis de descrever os principais estilos de liderana. Isto pode ajudar-nos a melhor compreender e a adaptar os nossos prprios estilos de liderana.
Quer se esteja a gerir uma equipa no trabalho, quer se seja o capito de uma equipa de futebol ou se esteja frente de uma grande empresa, o estilo de liderana essencial para o sucesso pessoal e organizacional. Consciente ou inconscientemente disso, recorre a algum dos estilos de liderana que se seguem, pelo menos momentaneamente. Ao compreender estes estilos de liderana e o impacto que tm, pode tornar-se num lder melhor e mais flexvel.

1 of 8

19-11-2012 11:52

Conhecer os diferentes estilos de liderana

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-...

Este artigo ajuda-o a perceber sete estilos de liderana que podem ser usados conforme a equipa que tem sob a sua responsabilidade.

Liderana autocrtica
A liderana autocrtica uma forma extrema de liderana transaccional, onde o lder exerce um nvel elevado de poder sobre os empregados ou membros da equipa. As pessoas que compem a equipa no tm muitas oportunidades para apresentar sugestes, mesmo que estas sejam do interesse da equipa ou da organizao. A maior parte das pessoas no gosta de ser tratada desta forma. Assim, este tipo de liderana tende a despoletar elevados nveis de absentismo e de insatisfao. Alm disso, os resultados da equipa no recebem a criatividade e a experincia de todos os membros da equipa, pelo que se perdem muitos dos benefcios do trabalho de equipa. No entanto, no caso de alguns trabalhos de rotina ou sem exigncia de qualificaes, este estilo pode ser eficaz, se as vantagens do controlo se sobrepuserem s desvantagens.

Liderana carismtica
Um estilo de liderana carismtica pode parecer semelhante a um estilo de liderana transformacional, j que o lder injecta grandes doses de entusiasmo na equipa e muito participativo na questo de motivar os outros. No entanto, um lder carismtico pode ter tendncia a acreditar mais em si prprio do que na equipa. Isto pode criar o risco de que um projecto, ou at mesmo uma organizao inteira, caia se o lder sair: aos olhos dos seguidores, o sucesso est associado presena do lder carismtico. A liderana carismtica acarreta uma grande responsabilidade e requer um compromisso a longo prazo por parte do lder.

Liderana participativa
Apesar de ser o lder democrtico ou participativo a tomar a deciso final, os outros membros so incentivados a contribuir no processo de deciso. Isto no s aumenta a satisfao no emprego, ao envolver os empregados ou os membros da equipa naquilo que se est a passar, na empresa como tambm ajuda a desenvolver as capacidades de todos. Os empregados e membros da equipa sentem que controlam o prprio destino e sentem-se motivados para trabalhar com afinco por algo mais do que a mera compensao financeira.

Liderana transaccional
Este estilo de liderana comea com a premissa de que os membros da equipa concordam em obedecer completamente ao lder quando comeam a trabalhar com ele: (normalmente) a transaco constitui o pagamento aos membros da equipa em troca de esforo e obedincia. Assim, o lder tem o direito de "punir" os membros da equipa se o trabalho realizado no corresponder aos padres pr-determinados. Os membros da equipa pouco podem fazer para melhorar a satisfao com o emprego sob este tipo de liderana. O lder pode dar algum controlo aos membros da equipa em relao a salrio/recompensa, usando incentivos que encorajam padres ainda mais elevados ou uma maior produtividade. Um lder transaccional pode ainda exercer a "gesto por excepo", onde, em vez de recompensar o trabalho melhor, pode tomar aces correctivas se os padres exigidos no tiverem sido cumpridos. A liderana transaccional apenas uma forma de gesto e no um estilo de liderana puro, j que dado mais nfase a tarefas a curto prazo. Tem grandes limitaes em termos de conhecimento ou de trabalho criativo, mas continua a ser um estilo comum a muitas organizaes.

2 of 8

19-11-2012 11:52

Conhecer os diferentes estilos de liderana

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-...

Liderana transformacional
Uma pessoa com este estilo de liderana um verdadeiro lder que inspira a equipa com uma viso partilhada do futuro. Os lderes transformacionais so muito visveis e passam muito tempo a comunicar. No lideram necessariamente a partir da linha da frente, uma vez que tendem a delegar responsabilidade entre as equipas. Apesar de o entusiasmo ter tendncia a ser contagioso, podem precisar de apoio de "pessoas de pormenores". Em muitas organizaes, h uma necessidade quer de liderana transformacional, quer de liderana transaccional. Os lderes (ou gestores) transacionais certificam-se de que o trabalho de rotina feito de forma fivel, enquanto que os lderes de transformao procuram iniciativas que acrescentam valor. Este estilo de liderana , sem dvida, o mais adequado a organizaes dinmicas e competitivas. Como a participao demora o seu tempo, este estilo pode fazer com que os processos se desenrolem mais lentamente do que quando se recorre a uma abordagem autocrata, mas o resultado tende a ser melhor. Pode ser mais adequado quando o trabalho de equipa essencial e quando a qualidade mais importante do que a velocidade do mercado ou da produtividade.

Liderana Laissez-faire
Esta expresso em francs significa "deixar andar" e usada para descrever um lder que deixa os colegas prosseguir com o que fazem. Pode ser eficaz se o lder controlar o que conseguido e der conhecimento disso equipa de forma regular. Normalmente, a liderana laissez-faire funciona em equipas onde os indivduos tm muita experincia e esprito de iniciativa vlido. Infelizmente, tambm pode resultar em situaes em que os gestores no exercem controlo suficiente.

Liderana virada para as pessoas ou Liderana orientada para as relaes


Este estilo de liderana o oposto da liderana virada para as tarefas: o lder est completamente concentrado na organizao, apoio e desenvolvimento das pessoas que lidera. Como um estilo participativo, tende a levar a bom trabalho de equipa e a colaborao criativa. No entanto, se levado a extremos, pode resultar no fracasso dos objectivos da equipa. Na prtica, a maior parte dos lderes recorre quer a estilos orientados para as tarefas, quer a estilos orientados para as pessoas.

3 of 8

19-11-2012 11:52

Conhecer os diferentes estilos de liderana

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-...

Adicionar um comentrio...

Publicar no Facebook

Publicar como Luis Gouveia (No s tu?)

Tatiane Souza Trabalha na empresa Gente Mais Consultoria e Treinamento timo material!!! Responder 1 Gosto Seguir publicao Sexta-feira s 16:13

Fnnix Proteo Robson Universidade Estcio de S MUITO BOM! Responder 1 Gosto Seguir publicao 29/10 s 16:55

Cssia Luz Sumar Muito importante ! Responder Gosto Seguir publicao 11/11 s 18:22 Ellen Moiss Trabalha na empresa Varios lugares MUITO INTERESSANTE!!! Responder Gosto Seguir publicao 5/11 s 11:36
Plugin social do Facebook

Balanced Scorecard

15,00

Registe-se e receba atualizaes no seu email!


Nome: *

Nome de utilizador: *

Senha: *

Confirme a senha: *

Endereo de email: *

Confirme o email: *

4 of 8

19-11-2012 11:52

Conhecer os diferentes estilos de liderana

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-...

Registar

Modificado em quinta, 04 outubro 2012 22:14


Tweetar Gosto 1 37 pessoas gostam disto. S o primeiro entre os teus amigos.

Publicado em Liderana Etiquetado em liderana pessoas gesto

Antnio Jesus
Website: www.portal-gestao.com

ltimos artigos de Antnio Jesus


Algumas dicas para no gastar mais do que o necessrio Desenvolver a capacidade de liderana 4 questes sobre lucros futuros 1. Fazer o oramento familiar A Gesto Estratgica de Stakeholders: Abordagem Instrumental

Artigos relacionados
Est a comear o seu prprio negcio por causa de um mau chefe? Ento junte-se ao clube! Os vrios tipo de desempenho no trabalho Empreendedores so mais felizes, sejam ou no ricos! Pare! 9 coisas que as pessoas de sucesso fazem de forma diferente Mais nesta categoria: Como e quando devo delegar? Motivao, Entusiasmo e Compromisso!

5 of 8

19-11-2012 11:52

Conhecer os diferentes estilos de liderana

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-...

Voltar ao topo

6 of 8

19-11-2012 11:52

Conhecer os diferentes estilos de liderana

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-...

Mais Lidos
Conciliao Bancria em Excel Escrito por Nuno Nogueira

Tags
aces calculadoras
cultura custos

carreira

contabilidade

empreendedorismo

emprego

estratgia finanas

Quando pede dinheiro emprestado, est a alugar as poupanas de outrm Escrito por Joshua Kennon Caf grtis, prxima sada Escrito por Seth Godin

finanas pessoais fiscalidade folhas de clculo


forex

gesto gurus impostos inovao


marketing
objectivos

internet investir liderana

obrigaes operaes pessoas planilhas rh tecnologia vendas

Anuncie Aqui

7 of 8

19-11-2012 11:52

Conhecer os diferentes estilos de liderana

http://www.portal-gestao.com/gestao/lideranca/item/2161-conhecer-os-...

Home

Termos e Condies Registo Contactos Escrever AllSpreadsheets Copyright 2012 Portal Gesto. Todos os direitos reservados.

Mapa do site

8 of 8

19-11-2012 11:52

Vous aimerez peut-être aussi