Vous êtes sur la page 1sur 14

Geraldo Lopes (org.

) Luiz Alves de Lima Ailton Antonio dos Santos Regina Maria de Almeida Joo Carlos Fornari e Elisabeth Fornari

CRESCIMENTO DO JOVEM NA COMUNIDADE CRIST


Catequese Crismal

Livro do Crismando 8 edio

So Paulo, 2002

SUMRIO

Apresentao ............................................... 7 Encontro 0 Quebra-gelo ...................................... 8 Encontro 1 Somos um grupo que busca algo mais .................. 11 Encontro 2 Amizade e grupo: eu e o outro ........................ 15 Encontro 3 Valores dos jovens: liberdade e amor vida .............. 19 Encontro 4 Afinal de contas, quem voc? ....................... 23 Encontro 5 Busca de senso crtico e de autenticidade ............... 27 Encontro 6 Vida em famlia ................................... 33 Encontro 7 Descobrindo-se mulher e homem ..................... 36 Encontro 8 Namoro e casamento .............................. 43 Encontro 9 Vida na escola .................................... 50 Encontro 10 Vida no trabalho .................................. 54 Encontro 11 Vida numa sociedade em transformao ................ 58 Encontro 12 Desvio de rota ................................... 62 Encontro 13 Anlise da sociedade .............................. 66 Encontro 14 O Pai tem um projeto para a sociedade ................. 71 Encontro 15 Aliana: projeto de sociedade em realizao ............. 75 Encontro 16 Jesus Cristo, o novo e o definitivo do Projeto de Deus ....... 79 Encontro 17 Jesus anuncia a Boa Nova do Reino .................... 83 Encontro 18 Esprito Santo: ao de Jesus ressuscitado na histria ...... 87 Encontro 19 O Esprito: presena de Jesus na vida dos cristos ......... 90 Encontro 20 Igreja: continuadora da misso de Jesus ................ 93 Encontro 21 Igreja: comunidade viva e histrica .................... 96 Encontro 22 O Esprito Santo distribui seus dons para o servio ....... 100 Encontro 23 Chamados, como Maria, na Igreja ................... 104 Encontro 24 Liturgia: rezar, celebrar, viver do Esprito .............. 108 Encontro 25 Sacramentos: uma nova criao ..................... 111 Encontro 26 Crisma: sacramento da maturidade .................. 116 Encontro 27 Misso do jovem crismado ......................... 120 Outros subsdios Citaes bblicas ......................................... 124 Sugestes de cantos ....................................... 130 Cantos ................................................ 135 Livros ................................................ 160 Vdeos ................................................ 167 S i t e s .................................................. 175

Apresentao
A Editora Salesiana publicou Crescimento do jovem na comunidade crist, com muito carinho, em 1992. Foi feito para servir de roteiro de caminhada na preparao ao sacramento da crisma, em linguagem acessvel, objetiva, seguindo o mtodo ver-julgaragir-celebrar. Um grupo de educadores e de jovens iniciou a elaborao desse texto em maro de 1991: os padres Luiz Alves de Lima, Geraldo Lopes, Ailton Antonio dos Santos e Luiz Izidoro Molento, alm de Hermnio Alves Silva, Regina Maria de Almeida, Denise Aparecida Masson, ngela Maria Cosmo, Joo Carlos Fornari e Elisabeth Fornari. Agora, apresentamos a nova edio, ampliada e atualizada, sob a organizao do padre Geraldo Lopes, com a participao do padre Luiz Alves de Lima e do padre Ailton Antonio dos Santos, e dos leigos Regina Maria de Almeida, Joo Carlos Fornari e Elisabeth Fornari. Voc ser convidado a participar de muitas dinmicas, cantar o seu entusiasmo de jovem e refletir sobre os pontos fundamentais de sua vida. Os 28 encontros vo ajud-lo a conhecer melhor os elementos que compem sua resposta de f, bem como o projeto do Reino de Deus realizado em Jesus Cristo, a ao do Esprito Santo, a realidade da Igreja, a bondade materna de Maria, as inquietaes e dvidas de jovens. Todos precisamos de luz, calor, amor, po e partilha para viver. E os jovens, gostam ainda mais de vida, de atitudes, de valores, de gestos concretos. Em sua vida h todo um dinamismo de amor para ser partilhado e gasto em favor da sociedade solidria. Por isso, queremos convid-lo(a) a gastar para Deus suas energias. Nos sacramentos o Pai se encontra com voc mediante sinais concretos: gua, leo, po, vinho, o seu irmo. Esses gestos tm fora provocadora. So iluminados pela Palavra que salva e vivifica. Recebem, posteriormente, a ao santificadora e transformadora do Esprito. Tornamse sacramentos de vida. Voc que gosta de desafio ir aceitar com alegria essa caminhada. Seu entusiasmo, sua participao, seu canto, sua alegria, sua perseverana havero de contagiar os companheiros de caminhada. A Editora Salesiana est muito feliz em caminhar com voc. Juntos vamos evangelizar. Escreva suas consideraes. Mande-nos o seu recado. Assim voc estar contribuindo para enriquecer este texto que nasceu para aquecer seu corao e sua f. Maria, Me dos jovens, abenoe voc, seus companheiros e sua caminhada!
Padre Geraldo Lopes, SDB So Paulo, 1 de janeiro de 2002 Dia da Confraternizao Universal

Quebra-gelo

encontro

Pra comeo de conversa


Sair de si para se comunicar
Enfrentar a tarefa de construir um grupo no nada fcil. Deixar de pensar na primeira pessoa do singular, para falar de ns, um longo caminho que devemos percorrer juntos. Esperamos que a programao que voc assumiu conosco, quando fez sua inscrio, tenha prioridade em relao s outras atividades que possam aparecer. Estar presente nos encontros muito importante. Contamos com sua participao. Suas propostas, crticas e observaes so e sero consideradas.

De olho na Bblia
Na comunidade aprendemos a ser mais gente
Venha vivenciar este momento especial de sua vida conosco e perceba que no difcil o aprofundamento, o crescimento do jovem na sua f. Voc perceber que j comeou esse caminho quando criana, quando adolescente... e alguma coisa mais. Queremos que, em comunidade, o seu conhecimento e experincia se ampliem.

Hebreus 12,1-3 Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha... Corramos com perseverana na corrida, mantendo os olhos em Jesus, autor e consumador da f... Para que vocs no se cansem e no percam o nimo, pensem atentamente em Jesus...
Estamos juntos para caminhar. Nos encontros, nas reunies com os pais, utilizando diferentes tcnicas, como dinmicas, cantos, vdeos, debates e plenrios, reflexes e oraes, iremos descobrir quem so os colegas que esto ao nosso lado. Vamos construir um grupo legal, uma comunidade que nos permitir compartilhar cada vez mais nossa vida, nossos anseios e alegrias Juntos, vamos nos propor a meta de avaliar quais so os nossos verdadeiros valores, aquilo que realmente conta. Nessa caminhada certamente vamos descobrir quem realmente poderemos chamar de amigos.

Resumindo
Construindo o novo que queremos
Tanto voc, jovem, como os catequistas vivem uma situao de novidade. Todos possuem suas expectativas. Participe das atividades. Suas crticas, sugestes e observaes sero bem-vindas. Sua participao enriquecer voc e todos do grupo de crismandos.

Observe se voc compreendeu todas as informaes que recebeu e se preencheu corretamente a ficha de inscrio. Faltando alguma coisa, procure o catequista para comunicar-lhe, seguindo as orientaes que lhe foram apresentadas. Se voc precisar faltar em algum encontro, converse com o catequista para ficar a par do que aconteceu.

Mos obra
O que espero deste grupo?
Durante a semana, pense com carinho:

Por que voc quer receber o sacramento da confirmao ou crisma? Como quer que sejam os encontros.
Ah, no se esquea de trazer a sua Bblia!

10

Somos um grupo que busca algo mais


encontro

Pra comeo de conversa


Inquietao do corao
Levantar-me, tomar caf da manh, ir escola, dizer sempre sim aos professores, voltar para casa, almoar, estudar, brincar, jantar, dormir e, depois, tudo de novo, do comeo. So assim todos os meus dias. essa lengalenga durante meses, anos. Por que tudo isso? Tiago, 14 anos

11

s vezes estou sozinha. bem verdade que esto tambm papai, mame, os meus amigos e as minhas amigas. Mas eu me sinto sozinha, to s. s vezes me pergunto: que fao da minha vida? Por que viver, movimentar-me, cansar-me? Eu desejo ser feliz, mas freqentemente estou triste. Por qu? Lusa, 14 anos Devemos interrogar-nos constantemente sobre nosso viver cotidiano porque, conforme algum escreveu com muito acerto, se o animal um feixe de respostas, o homem um feixe de perguntas. A sua ao no se adapta ao ambiente, mas transforma-o. Rita, uma jovem de hoje, moderna

De olho na Bblia
Fazendo como o construtor
E a, o que fazer quando essa solido e esse vazio invadem o nosso corao? O legal perceber que se est ansioso por algo novo, diferente... Talvez este seja um dos motivos de voc estar participando da preparao para a crisma, comeando um caminho com outros que tambm procuram mudanas, respostas s suas inquietaes. Participar de um grupo de mente aberta pode ser uma boa soluo. isso que nos propomos a fazer agora: iniciar um grupo que quer algo mais. Estamos no comeo de uma atividade importante e precisamos ter claros os nossos objetivos para que possamos planejar bem a nossa preparao.

Lucas 14,28-29 De fato, se algum de vocs quer construir uma torre, ser que no vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrrio, lanar o alicerce e no ser capaz de acabar.

12

O texto nos fala da importncia de planejar para ter sucesso no que se vai iniciar. A, surgem as perguntas:

Por que estou comeando esta caminhada? Quais as minhas expectativas? Qual a necessidade de planejar a preparao para a Crisma? De onde partiremos e aonde chegaremos?

Resumindo
Nascer de novo
No so, porventura, as fbulas que nos inculcam o dever de florescer onde Deus nos plantou? (Santa Teresinha do Menino Jesus)
Imvel, em cima de uma folha, uma lagarta olhava em volta. Todos os insetos em contnuo movimento: um pulava, outro corria, outro voava, um outro zumbia. S ela, pobrezinha, no podia correr nem pular, nem voar, nem zumbir. E, no entanto, no tinha a menor inveja dos outros. Sabia que era uma lagarta. A cada um o seu destino pensava. Por isso, recomeou o seu trabalho com muito empenho, tecendo o casulo. Depois de algum tempo, ficou fechada dentro da casa que construra toda de seda. Assim, completamente isolada do mundo, caiu num sono profundo. Muito tempo depois, no momento exato, acordou. J no era uma lagarta. Tinha duas asas maravilhosas de vrias cores. Saiu, ento, do casulo e ps-se a voar feliz pelo espao.
(Valentino Del Mazza, As fbulas da ao. In: Fbulas e sabedoria da vida. So Paulo, Ed. Salesiana, 1984, p.64)

Em que pontos podemos nos identificar com as lagartas e com as borboletas? A preparao para a Crisma poder nos ajudar a voar feliz pelo espao?

13

Mos obra
Vamos comear bem
Pense sobre isso durante a semana: muitas vezes necessrio morrer, perder, renunciar ao jeito escravizante de conduzir a vida para poder nascer para a prpria vida, de forma plena, com liberdade de voar, sonhar, amar, construir... juntos.

Ser que apesar dessa solido e confuso que de vez em quando nos assalta podemos nos direcionar no caminho da amizade, da confiana mtua? Que tipo de amigos ns somos?

14

Amizade e grupo: eu e o outro


encontro

Pra comeo de conversa


Desafio de aceitar o diferente
difcil aceitar que somos diferentes. Gostaramos que todos fossem como ns. No entanto, a riqueza do grupo est exatamente na interao das diversidades, nas diferenas dos seus elementos. Estamos juntos no grupo. Ainda h pouco tempo, ningum pensava em estar aqui reunidos, como ns estamos, para partilhar algo da nossa vida e assim, juntos, caminhar na difcil arte da amizade. Para formar um grupo de amigos e ser solidrio com todos os membros demora um pouco e no nada fcil! Estamos aqui para isso... E vamos conseguir!

15

De olho na Bblia
Verdadeira amizade
Eclesistico 6,14-17 Amigo fiel proteo poderosa, e quem o encontrar, ter encontrado um tesouro. Amigo fiel no tem preo, e o seu valor incalculvel. Amigo fiel remdio que cura, e os que temem ao Senhor o encontraro. Quem teme ao Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele , assim ser o seu amigo.
Essa bonita passagem bblica sobre a amizade nos faz pensar:

Que tipo de amigos ns temos? Que tipo de amigos ns somos?

Tipos de amigos
Caractersticas dos amigos de ocasio: coca-cola para quando se vai danceteria ou lanchonete; pronto-socorro s lembra de voc nas horas de aperto; ona na hora h, falha; ioi d, se voc der alguma coisa tambm; tenaz para uma cola na prova; gasolina fica de olho no seu carro; caixa espera que voc pague as entradas; cunhado me apresenta tua (teu) irm(o); urso parece que gosta de voc, mas... colorido dura pouco. Caractersticas dos amigos de verdade: anti-ona ele lhe quer bem independente de suas qualidades ou defeitos;

16

rocha est l, firme, sempre; enxuga as lgrimas o que no deixa a peteca cair. D o seu toque pessoal e complete a lista com os tipos de amigos que voc j viu em ao.

Resumindo
Amigo, mesmo, Jesus de Nazar
Jesus disse e provou que um amigo de verdade capaz at de morrer pelo outro amigo. Para seus seguidores ele o amigo que no falha. Amigo de todos, Cristo teve amigos destacados em sua vida, na Palestina. O Novo Testamento nos lembra Pedro, Joo e os demais apstolos, a quem ele disse um dia: Vs sois os meus amigos (Jo 15,15). Entre os seus amigos havia um grande nmero de pecadores: ele sabia que ia ser trado, mas fez tudo para salvar Judas e os outros, mantendo a amizade. Entregue morte, chamou Judas de amigo. Depois de ter sido negado trs vezes por Pedro, continuou a confiar nele. Se para voc Cristo est vivo e o considera seu melhor amigo, voc ter condies de entender estes testemunhos:

Procurava um grande ideal para a minha vida. No podia viver de qualquer maneira e sentia-me sozinho. Cristo aquele que enche a nossa solido e nos manda construir o seu Reino, um mundo novo. Desejo que todos os jovens o conheam e o sigam, porque ele veio ao meu encontro e ofereceu-me a sua amizade. Eu ficaria contente em dar-lhe a minha vida. Renato, 17 anos No conhecia Jesus, no sabia quem ele era. Depois um colega me falou dele, fez que o conhecesse, que o amasse. Agora j no poderia mais viver sem ele. Mauro, 18 anos

17

Mos obra
Cultivar amizade sincera e profunda
Se quiser ter amigos, seja amigo. Amigo algum que voc cativou, e voc responsvel pela simpatia que despertou em algum. Jesus ensinou o que ser amigo. Confiou e quis sempre promover os amigos. Cultive as amizades. Visite, escreva, telefone. Seja sincero, compreensivo, perdoe. Plante, crie novas amizades. Isto enriquecer voc e os outros tambm. Em preparao ao prximo encontro, medite durante a semana sobre valores como liberdade e amor vida.

Voc se ama o bastante para acordar de manh e enfrentar o dia com garra e alegria?

18

Vous aimerez peut-être aussi