Vous êtes sur la page 1sur 38

DINMICA

III UNIDADE

Sir Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 em e faleceu em 31 de maro 1727. Foi um cientista ingls, mais reconhecido como fsico e matemtico, embora tenha sido tambm astrnomo, alquimista, filosofo natural e telogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, considerada uma das mais influentes em histria da cincia. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da Gravitao Universal e as trs leis de Newton, que fundamentaram a mecnica clssica.

LEIS DE NEWTON
As leis de Newton constituem os trs pilares fundamentais do que chamamos Mecnica Clssica, que justamente por isso tambm conhecida por Mecnica Newtoniana.

Lei

da Inrcia

Primeira

Lei de newton

LEI

DA INRCIA.

Newton

enunciou que: Todo objeto permanece em seu estado de repouso ou movimento uniforme numa reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado devido s foras imprimidas sobre ele.

DINMICA

massa dos corpos pode interferir?

Quanto

maior a massa de um corpo maior sua inrcia, ou seja maior sua tendncia em permanecer em repouso ou em movimento retilneo uniforme. Portanto massa a caracterstica que mede a inrcia de um corpo.

Lei

Fundamental da Dinmica lei de Newton.

Segunda

segunda lei de Newton nos fornece a relao entre a acelerao, a fora resultante e a inrcia do corpo. resultante das foras que atuam sobre um corpo igual ao produto da sua massa pela acelerao com a qual ele ir se movimentar.

EQUAO DA FORA

F = fora (N) Unid. de fora no S.I: (N) Newton m = massa (kg)

a = acelerao (m/s2)

Como fora uma grandeza vetorial, para encontrarmos a fora resultante necessrio fazer uma soma vetorial. Se a fora resultante for nula, , o corpo estar em repouso (equilbrio esttico) ou em movimento retilneo uniforme (equilbrio dinmico).

DINMICA

mdulo da fora diretamente proporcional a massa

DINMICA

A terceira lei de Newton

Lei

da Ao e Reao

"Para

toda fora que surgir num corpo como resultado da interao com um segundo corpo, deve surgir nesse segundo uma outra fora, chamada de reao, cuja intensidade e direo so as mesmas da primeira mas, cujo sentido o oposto da primeira."

Estas foras so caracterizadas por terem: -Mesma direo -Sentidos opostos -Mesma intensidade -Aplicadas em corpos diferentes, logo no se anulam. - Uma fora nunca aparece sozinha. Elas sempre aparecem aos pares (uma delas chamada de ao e a outra, de reao).

FORAS DERIVADAS DAS LEIS DE NEWTON

FORA PESO -P
Newton postulou que todo corpo dotado de massa atrai outros corpos que tambm tenham massa. Essa fora de atrao conhecida como fora gravitacional. Todos os corpos na superfcie da Terra so atrados na direo do centro do nosso planeta com uma fora que chamamos de PESO.
g vale 9,8 m/s na superfcie da Terra

FORA NORMAL a fora de reao que a superfcie exerce sobre o corpo que a comprime. necessrio a presena de uma superfcie, e nem sempre igual ao peso do corpo. O valor da Fora Normal igual ao da Fora Peso quando a superfcie for perfeitamente perpendicular ao campo gravitacional (horizontal) e no houverem outras foras atuando na mesma direo da Fora Peso.

N=P

N>P

N<P

FORA DE ATRITO
O atrito a resistncia que uma superfcie oferece ao deslizamento de um corpo. Ao aplicarmos uma fora para deslizar um corpo, surge fora em sentido contrrio ao movimento ou tendncia ao movimento denominada FORA DE ATRITO. Tal fora de atrito poder ser ESTTICA para corpo em repouso ou DINMICO para corpos em movimento.

Fatores que influenciam na intensidade da o tipo de superfcie; o grau de polimento ou aspereza; a massa do corpo/intensidade da fora normal; se o atrito for de rolamento ou de deslizamento. Chamamos de coeficiente de atrito o fator que considera os aspectos relevantes da superfcie para a fora de atrito. coeficiente de atrito; adimensional

Expresso da FORA DE ATRITO

fat .N

fae e .N

fac c .N

LEMBRANDO QUE QUANDO O ATRITO ATUA, ELE DEVE SER CONSIDERADO PARA A DETERMINAO DA FORA RESULTANTE

EXERCCIOS:
1) Dois blocos A e B, com massa mA = 5 kg e mB = 10 kg, so colocados sobre uma superfcie plana horizontal (o atrito entre os blocos e a superfcie nulo) e ligado por um fio inextensvel ecom massa desprezvel (conforme a figura abaixo). O bloco B puxado para a direita por uma fora horizontal F com mdulo igual a 30 N. Nessa situao, o modelo da acelerao horizontal do sistema e o mdulo da fora tensora no fio valem, respectivamente: a) 2 m/s e 30N

b) 2 m/s e 20 N
c) 3 m/s e 5N d) 3 m/s e 10N e) 2 m/s 10N

2) O sistema de corpos A e B da figura est animado de uma acelerao constante igual a 2m/s sob a ao da fora F. As massas dos corpos A e B so, respectivamente, 1,0 kg e 2,0 kg e desprezam-se os atritos. A fora de ao do corpo A sobre o corpo B, em N, : a) 2,0

b) 4,0
c) 6,0 d) 8,0 e) 10,0

3) Se a fora resultante sobre um corpo constante: a) sua velocidade tambm constante

b) sua acelerao tambm constante


c) sua acelerao aumenta uniformemente d) sua acelerao aumenta ou diminui, dependendo da massa do corpo e) o movimento retilneo e uniforme

4) Dois blocos, A e B, de massas mA = 2,0 kg e mB = 3,0 kg, conectados por um fio de massa desprezvel so arrastados pela fora constante F = 10 N como mostra na figura a seguir.Desconsiderando toda forma de atrito, a fora tensora T que atua nos blocos vale em newtons:
a) 2,0

b) 4,0
c) 6,0

d) 8,0
e) 10

5) A figura apresenta um sistema composto por dois blocos. A e B, de 1,0 kg e 4,0 kg de massa, respectivamente, interligados por uma corda que passa por uma roldana. Considerando-se
desprezveis as foras de atrito e as massas da roldana e da corda, sendo a acelerao da gravidade g = 10 m/s, correto afirmar que: a) a fora resultante sobre o sistema de 50 N. b) a fora resultante sobre o bloco B de 8,0 N. c) a acelerao dos blocos nula.

d) a acelerao dos blocos 10m/s.


e) a tenso na corda de 10 N.

6) Um corpo de massa igual a 5 kg, inicialmente em repouso, sofre a ao de uma fora resultante constante de 30 N. Qual a velocidade do corpo depois de 5s? a) 5 m/s b) 6 m/s c) 25 m/s d) 30 m/s e) 150 m/s

7) O sistema abaixo formado por duas massas, M e m. O valor da massa M igual a 6,0 kg e ela move-se sobre um plano horizontal, sem atritos, como mostra a figura. Para que o sistema

tenha uma acelerao de 2 m/s, sendo a


acelerao da gravidade g = 10 m/s, o valor da massa m, em kg, deve ser: a) 1,0 b) 1,5

c) 3,0
d) 4,0

e) 4,5

8) Dois blocos de massas 5 kg e 3 kg esto numa superfcie horizontal sem atrito e ligados por um fio de massa desprezvel. A fora horizontal F tem intensidade constante igual a 4 N. Determine a trao no fio que liga os corpos.

Vous aimerez peut-être aussi