Vous êtes sur la page 1sur 18

1. POR QUE DEVEMOS ACEITAR JESUS COMO NICO E SUFICIENTE SALVADOR ?

1.1 Todos somos pecadores. A Bblia quem diz em Romanos 3.23: Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus. Veja mais versculos que explicam sobre o pecado em toda a humanidade em Genesis 6:5, 1 Reis 8:46, Salmos 53:3, Isaas 53:6, Isaas 64:6, 1 Joo 1:8. Deus criou o homem a sua imagem e semelhana, sem pecado e imortal (Genesis 1:26). Mas o homem desobedeceu a ordem de Deus, comendo da fruta que no podia (Genesis 2:17). O castigo estabelecido por Deus era a morte: morte fsica, a qual a separao do corpo e da alma, e a morte espiritual, a qual a separao de Deus, a aliana entre Deus e o homem foi quebrada (Romanos 5:12), e criou-se um abismo espiritual entre Deus e o homem (Isaas 59:2). Deus deixou de habitar no corao do homem, ficando o homem vazio da presena de Deus (Genesis 3:7-8 e Salmos 81.11-12). Com a desobedincia, o pecado passou a fazer parte da natureza humana, como est escrito em Salmos 51:5 Eis que em iniqidade fui formado, e em pecado me concebeu minha me, ver tambm Genesis 8:21. O pecado manifestou-se de vrias formas como: idolatria, feitiaria, homicdio, roubo, mentira, prostituio, ganncia, avareza, soberba, orgulho, inveja, cime, maus pensamentos, blasfmias e outras coisas parecidas, como est escrito em Glatas 5.19-21 Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, Idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, Invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus. Com essas aes, os homens se afastaram cada vez mais de Deus (Romanos 1:21-28). Alguns poucos buscavam a Deus e lhe obedeciam.

1.2 O pecado deve ser pago com a prpria vida do pecador. Como a lei que Deus estabeleceu sobre a criao era de que o pecado devia ser pago com a vida, e a vida dos seres criados representada pelo seu prprio sangue (Genesis 2:17 e 9:4). O homem deveria morrer e derramar seu sangue para pagar por seus pecados, o problema que Deus no aceitaria esse sacrifcio como suficiente para perdoar seu pecado e salv-lo da condenao eterna, pelo fato do homem ser manchado de pecado (Isaias 53:5, 1 Pedro 3:18, 1 Joo 3:5 e Atos 4.12) .

1.3 A triste realidade do homem sem Deus Por causa do pecado, o homem ficou separado de Deus, e a morte fsica traz para o homem um juzo eterno, longe dele, num lugar de tormento, conforme est escrito em Hebreus 9:27 E, como aos homens est ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juzo. O pecado trouxe a separao de Deus e a eterna condenao para os pecadores (Atos 17:31, Romanos 2:16, Apocalipse 20:12), como est escrito em Romanos 5:18 Pois assim como por uma s ofensa veio o juzo sobre todos os homens para condenao, assim tambm por um s ato de justia veio a graa sobre todos os homens para justificao de vida. Mas este versculo mostra que Deus preparou um plano de salvao para os pecadores, mesmo sem eles pedirem ou buscarem qualquer ajuda em Deus.

1.4 Deus amava todos os homens e criou um plano para salv-los Ento, como Deus amou muito a humanidade, mesmo quando ela deixava de adorar a Deus para adorar animais, pessoas mortas e at mesmo o prprio diabo (Romanos 1:21-23), Deus criou um plano para salvar a humanidade. Esse plano bem claro em Joo 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Deus planejou o seguinte: O seu nico Filho, que estava com ele na criao do mundo, do cu e de todos os seres vivos, viria a Terra e nasceria como homem, atravs de uma virgem, um grande milagre operado pelo Esprito Santo, como est escrito em Isaas 7 : 14 Portanto o mesmo Senhor vos dar um sinal: Eis que a virgem conceber, e dar luz um filho, e chamar o seu nome Emanuel. Pelo plano de salvao, Jesus nasceria e viveria como homem, sempre vivendo sem pecado, sem desobedecer a qualquer mandamento divino. Depois pregaria a verdade, faria vrios milagres para comprovar que ele vinha de Deus, ele deveria ser morto numa cruz, e depois ressuscitar. Jesus, o Filho nico de Deus passou por tudo isso. A morte dele, o derramamento do seu sangue era para pagar aquele preo pela desobedincia que Deus estabeleceu para Ado e Eva, e que recaiu sobre todos os homens, pois todos somos pecadores. Com o derramamento de seu sangue e sua morte, pelo fato de Jesus no ter pecado, o sacrifcio agradou a Deus, e para provar isso, Deus o ressuscitou ao terceiro dia como sinal de que ele havia vencido o mundo, o pecado, o diabo e a prpria morte (Romanos 5:12-19; Hebreus 2:14-18).

1.5 O sacrifcio de Jesus redentor, expiatrio e vicrio

Como o sacrifcio de Jesus foi perfeito diante do Pai, Deus aceitou o pagamento pela dvida do pecado, por isso dizemos que redentor, que significa comprador (Romanos 3:23-24; Glatas 3:13; 1 Pedro 1:18; Apocalipse 5:9). O sacrifcio tambm poderoso para perdoar e apagar para sempre qualquer pecado de quem o aceitar, por isso dizemos que expiatrio (Isaas 53:9; Romanos 5:9; Hebreus 9:14; Apocalipse 1:5) O sacrifcio de Jesus foi no meu e no seu lugar. Ns deveramos morrer pelos nossos pecados, ele no tinha pecado nenhum, e por ele ter morrido no nosso lugar, dizemos que vicrio, ou seja substituto (Isaas 53:4-11). Por causa de tudo isso, Jesus restaurou a aliana que havia sido quebrada (Joo 1:29). Foi construda a ponte entre Deus e o homem que ultrapassa o abismo da morte espiritual e do pecado, tornando-se mediador entre Deus e os homens (Joo 1:12; 1 Timteo 2:5). O nome daquele que cr em Jesus escrito no livro da vida, nos cus. Esses com os nomes escritos so os que ao morrerem seguem para o Cu, e os que estiverem vivos no dia da volta de Jesus, o arrebatamento, sero levados desta terra (1 Corintios15:50-53. Esse livro ser aberto no dia do Juzo Final, e ali se ver a diferena do que serve a Deus e do que no serve, como est escrito em Apocalipse 20:12-15 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.14 E a morte e o inferno foram lanados no lago de fogo. Esta a segunda morte.15 E aquele que no foi achado escrito no livro da vida foi lanado no lago de fogo.

1.6 O que fazer para receber o perdo de Deus e restaurar a aliana com Ele? Como j vimos em Joo 3.16, aquele que entender que pecador e crer que Jesus foi enviado por Deus e morreu em seu lugar, esse recebe o perdo de Deus. Porm, esse crer no apenas acreditar, mas sim se entregar a Ele, e lhe obedecer, como est escrito em Hebreus 5.8 e 9 Ainda que era Filho, aprendeu a obedincia, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvao para todos os que lhe obedecem; tambm est escrito em Tiago 2.19 Tu crs que h um s Deus; fazes bem. Tambm os demnios o crem, e estremecem. Mas, homem vo, queres tu saber que

a f sem as obras morta? O homem deve arrepender-se dos seus pecados, da vida que levava antes de conhecer a Deus e voltar para aquele que lhe criou, como est escrito em Marcos 1:14 e15 E, depois que Joo foi entregue priso, veio Jesus para a Galilia, pregando o evangelho do reino de Deus,e dizendo: O tempo est cumprido, e o reino de Deus est prximo. Arrependeivos, e crede no evangelho. Tambm est em escrito em Efsios 2:1 -3 1 E vos vivificou, estando vs mortos em ofensas e pecados,2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe das potestades do ar, do esprito que agora opera nos filhos da desobedincia.3 Entre os quais todos ns tambm antes andvamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ramos por natureza filhos da ira, como os outros tambm. Portanto o homem deve crer e obedecer para receber o perdo real de Deus. Por isso todos devem aceitar a Jesus como seu nico e suficiente salvador. O que significa que o homem deve permitir que Jesus o salve do mundo e do pecado, e que ele seja seu Senhor, Mestre e Guia, determinando os passos que o homem deve dar atravs da sua Palavra e do seu Esprito Santo. O homem deve seguir os passos de Jesus. O prprio Jesus ensinou isso em Lucas 9:23 E dizia a todos: Se algum quer vir aps mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

1.7 O novo nascimento Jesus afirma em Joo 3.3; 5 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deu s. Quando o homem entende que pecador e permite que Jesus se torne seu Senhor e Salvador, o Esprito Santo pela sua ao no esprito do homem e pelo ensino da Palavra de Deus, que a Bblia, produz o novo nascimento no homem, que significa transform-lo em uma nova criatura, onde as coisas velhas se passaram, e tudo se fez novo, conforme est escrito em 2 Corintios 5.17. O homem passa ento a andar de acordo com a vontade de Deus, que declarada na Bblia Sagrada. O mal e o pecado que antes lhe dominavam, no dominam mais, e ele se torna livre para andar em santidade, porque foi criado por Deus para isso, como diz Joo 8.32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. O homem passa ento a ter atitudes cada vez mais parecidas com as de Jesus: no mente, no rouba, no tem maus pensamentos, no deseja o mal para os outros, no odeia as pessoas, no fala palavres, no tem inveja nem cime de ningum, no cobia, no se prostitui, no idolatra e deixa os vcios. Mas passa a amar a Deus e as pessoas, trabalha para se sustentar, ajuda mesmo as pessoas que no gostam dele, fala sempre a verdade, paga as suas dvidas, no anda com pessoas que escarnecem da sua

f e de Deus, evita contendas e discrdias, e busca sempre agradar a Deus em todas as sua atitudes. Isso uma coisa que vai sendo aperfeioada com a sua obedincia diria, como uma escada que tem vrios degraus. O Esprito Santo com toda a pacincia vai aperfeioando o homem, lhe mostrando o caminho que deve andar, a cada dia que o homem vai aprendendo mais e mais a Palavra de Deus, e que o Esprito Santo lhe ensina no seu prprio corao, fazendo ele sentir que agradou ou entristeceu a Deus. Cabe ao homem seguir o ensino de Deus pelo Seu Esprito Santo e pela sua Palavra. Fazendo isso, o homem demonstra que nasceu de novo, como est escrito em 1 Pedro 1.22 e 23 Purificando as vossas almas pelo Esprito na obedincia verdade, para o amor fraternal, no fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um corao puro; Sendo de novo gerados, no de semente corruptvel, mas da incorruptvel, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. E quanto mais o homem obedece a Deus, mais ele quer obedecer, e mais ele rejeita o pecado.

1.8 A nova vida com Jesus A partir do momento que aceitamos Jesus como nico e suficiente Salvador e Senhor, ele passa a habitar de novo no corao do homem, como foi antes da queda, conforme est escrito em Joo 14:23 Jesus respondeu, e disse -lhe: Se algum me ama, guardar a minha palavra, e meu Pai o amar, e viremos para ele, e faremos nele morada. Tambm a Bblia afirma na Epstola de 1 Corntios 3 : 16 No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? Com Jesus habitando em nossos coraes atravs do seu Esprito Santo, ns passamos a ter um pouco da natureza divina, que combate com a natureza carnal, para que ns andemos no mais segundo a vontade da carne, mas segundo a vontade Deus. O Esprito Santo produz em ns parte do carter de Deus, ou seja, seus atributos divinos, para que possamos ser realmente filhos Deus. Pois, se somos filhos de Deus, temos que parecer com Ele. No adiante dizer que filho de Deus, se no se parece com Ele nas suas atitudes. Por isso a Bblia ensina que o Esprito Santos produz fruto dentro de ns, a fim de sermos parecidos com Jesus, como est escrito em Glatas 5:22 Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, domnio prprio. Este ltimo importante, pois com o domnio prprio, podemos dominar todos impulsos pecaminosos de nossa carne e do nosso corao, e s o Esprito Santo pode fazer isso no homem, por isso que o Evangelho poderoso para transformar qualquer pecador numa pessoa santa, num verdadeiro filho de Deus, que se parece com Jesus em suas atitudes, pensamentos e sentimentos para com os outros e para com o Pai Celestial. O amor, a paz e a alegria (gozo) tomam conta do corao do homem, de modo que a tristeza, a angustia, a depresso, a ansiedade, o medo, a insegurana, o dio, a inveja, a cobia e outros

sentimentos ruins perdem o espao dentro da alma do homem. No que isso desaparece por completo, mas a natureza divina no d espao para a natureza humana. A longanimidade, a benignidade, a bondade e a mansido permitem que sejamos pessoas melhores para com os outros, aprendemos a perdoar, a ter pacincia com as pessoas, suport-las mesmo quando parecem insuportveis, a orar e fazer o bem at mesmo por aqueles que nos fazem mal e nos odeiam, como Jesus ensinou em Mateus 5:44-48 Eu, porm, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que est nos cus. Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desa sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardo tereis? No fazem os publicanos tambm o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmos, que fazeis de mais? No fazem os publicanos tambm assim? Sede vs pois perfeitos, como perfeito o vosso Pai que est nos cus. A f uma das partes mais importantes da nossa vida, pois sem a f impossvel agradar a Deus. A f acreditar em algo que no se v com os olhos materiais, nem se tem provas concretas de que ir acontecer. S aceitamos a Jesus pela f que ele gera dentro de ns pelo poder da sua palavra, como est escrito em Romanos 10.17 De sorte que a f pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Esta f faz com que a graa de Deus alcance nossas vidas, como est escrito em Efsios 2.8 Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. A graa o favor de Deus que o homem no merece. No pelo merecimento de algum que Deus o salva, mas pelo grande amor dele. Deus quer salvar a todas as pessoas independentemente do que elas so ou do que fizeram, por isso favor imerecido, o homem no faz nada para merecer, mas Deus escolheu salvar o homem assim mesmo. Ento a palavra do evangelho pregada ao homem tem o poder de gerar f nele, e escolhendo o homem aceitar a Jesus, como prova da sua f (pois como vimos, f sem aes morta) pela ao de aceitar a Jesus publicamente, Deus pela sua graa perdoa o homem, isso por causa do sacrifcio de Jesus na Cruz, como vimos antes. Pela f tambm alcanamos os milagres de Deus em nossas vidas.

2. BBLIA SAGRADA, A PALAVRA DE DEUS

2.1 A Bblia Sagrada a Palavra de Deus A Bblia Sagrada foi inspirada por Deus, e homens santos a escreveram, conforme a orientao do Esprito Santo, conforme est escrito em Segunda Timteo 3 : 16 Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia. Ela transmite a vontade de Deus para o homem, revela seus atributos, conta a histria da criao do mundo, de santos homens do passado, conta a histria do povo israelita, de cuja descendncia Jesus veio a se encarnar, como tambm as profecias para pocas que j passaram, e profecias que ainda iro se cumprir, em um futuro prximo. A Palavra de Deus mostra tambm a histria do ministrio do Senhor Jesus nesta terra, bem como seu nascimento, seus ensinamentos, os milagres que operou, sua morte e ressurreio. Existe tambm na Bblia as vrias promessas de Deus, no s para o futuro distante, mas as promessas para hoje na vida de quem aceitou a Jesus. E exatamente essas promessas para o hoje que se cumprem nas nossas vidas que nos faz acreditar ainda mais em todo o resto que est escrito na Bblia. 2.2 A Bblia deve ser estudada pelos servos de Jesus Toda pessoa que aceita a Jesus, e quer seguir os passos do Senhor, deve ler e meditar na Palavra do Senhor todos os dias, com est escrito em Salmos 1:2-3 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ser como a rvore plantada junto a ribeiros de guas, a qual d o seu fruto na estao prpria, e cujas folhas no caem. Tudo o que fizer prospera r. Porque ela orienta o caminho que devemos andar, num mundo cheio de pecado e de engano, como est escrito em Salmos 119:105 Lmpadas para os meus ps a tua palavra, e luz para os meus caminhos. Mesmo em textos que contam histrias, ns podemos tirar vrios ensinamentos de como devemos e de como no devemos agir, conforme Segunda Timteo 3 : 16 Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia . Tudo que o Esprito Santo inspirou para ser escrito, foi para que tivssemos exemplos, conforme Romanos 15 : 4 Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela pacincia e consolao das Escrituras tenhamos esperana.

2.3 A Palavra de Deus nos faz conhecer a verdade do mundo Antes das pessoas conhecerem a Jesus, elas vem o mundo cada um a sua maneira. Mas no momento que Jesus passa a habitar o corao dessas pessoas, elas passam a ser iluminadas pela verdade, e no mais acreditam em

qualquer coisa que se diz, por a, porque a Bblia tem resposta para tudo, conforme est escrito em Salmos 119:130 A exposio da tua palavra d luz; d entendimento aos simples. Tambm em Salmos 119:30 Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juzos. Em Mateus 11:29 Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e encontrareis descanso para as vossas almas. Ainda em Joo 17:17, Jesus ora ao Pai por ns, seus discpulos e servos, pedindo que sejamos santificados, ou seja, separados das mentiras e enganos que h no mundo, dizendo Santifica os na tua verdade; a tua palavra a verdade

2.4 A Palavra de Deus liberta A Palavra de Deus tem o poder de libertar o homem do pecado. Jesus ensinou que todo aquele que comete pecado escravo do pecado, mas crendo o homem em Deus, Jesus o liberta desse poder. Assim o homem livre para obedecer a Deus e andar em santidade, como foi criado para andar, como est escrito em Joo 8 31 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vs permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discpulos; 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. 33 Responderam-lhe: Somos descendncia de Abrao, e nunca servimos a ningum; como dizes tu: Sereis livres? 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado servo do pecado. 35 Ora o servo no fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

2.5 A palavra de Deus nos conforta e nos consola A partir do momento que aceitamos a Jesus, o inimigo de nossas almas tenta nos fazer parar e tropear de muitas maneiras. A Bblia tem todos os ensinos pelos quais encontramos fora e paz para continuar nossa jornada, como est escrito em Salmos 119:165 Muita paz tm os que amam a tua lei, e para eles no h tropeo. Est escrito que a Palavra de Deus um escudo para ns, e nos protege das investidas do nosso inimigo, veja o que diz Salmos 18 : 30 O caminho de Deus perfeito; a palavra do SENHOR provada; um escudo para todos os que nele confiam. O Salmo 91:4 tambm ensina isso: Ele te cobrir com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiars; a sua verdade ser o teu escudo e broquel. Pela sua Palavra, Deus nos inspira a continuar caminhando, confiando nele, sem temer nenhum perigo, pois ele maior do que todos os nossos inimigos. O importante que essa Palavra se cumpre dia aps dia em nossas vidas, provando que ela a verdade. Quanto mais somos provados, e mais confiamos em Deus pelo que ele nos promete em sua Palavra, mais adquirimos confiana em Deus, nossa f aumenta, e

aprendemos mais sobre Deus, e com o tempo, passamos a dar nosso testemunho de que Deus verdadeiramente fiel para com os que nele confiam.

2.6 Devemos obedecer os ensinos da Palavra de Deus O homem tem que entender que a Bblia no s promessas, ela tambm tem ensinamentos e mandamentos do Senhor, para o qual devemos atentar, para podermos andar na verdade de Deus, em direo aos Cus . Muitos hoje tem buscado a Deus apenas pelo que ele pode fazer por suas vidas, mas no tem oferecido suas vidas aquele que pode fazer milagres, mas principalmente quer salvar a vida do homem, como est escrito em Lucas 11 : 28 Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. Ento, nada adianta ver milagres, receber bnos sem obedecer a Deus, pois o mais importante ter o nome escrito no livro da vida, como disse Jesus em Lucas 10:17 e 20 17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, at os demnios se nos sujeitam. 20 Mas, no vos alegreis porque se vos sujeitem os espritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos no livro da vida. Devemos sempre obedecer os ensinos do Senhor, para termos direito de entrar no Cu, veja Tiago 1:22 E sede cumpridores da palavra, e no somente ouvintes, enganando-vos a vs mesmos. Assim teremos vida santa, saudvel, em paz e alegria, vitria, bnos, at o dia de entrar no Cu.

2.7 A diviso da Bblia Sagrada A Bblia divida em Antigo Testamento e Novo Testamento. O divisor o nascimento (encarnao) do Senhor Jesus Cristo, o qual o centro de toda o ensino bblico. O Antigo Testamento divido em: 1 O Pentateuco: Escritos por Moiss, os cinco primeiros livros, vai de Gnesis a Deuteronomio. Falam sobre a criao, os patriarcas, a escravido e a libertao de Israel sob o Egito, e a Lei estabelecida por Deus para o povo de Israel. 2 Livros Histricos: Escritos por vrios homens santos, vai de Josu at Ester. Falam principalmente da histria de Israel, desde a conquista da Terra de Cana (Terra Prometida), o perodo dos juzes, dos reis e dos profetas, e vai at o exlio do povo israelita para vrias partes do mundo e para a Babilnia. Falam ainda sobre o regresso de alguns exilados para a Terra de Israel.

3 Livros Poticos: Escritos por vrios homens santos, vai de J at Cantares. So textos sagrados que transmitem vrios ensinamentos, promessas e profecias de uma forma potica. Muitos destes textos, principalmente os Salmos, eram cantados em reunies de adorao ao Senhor. 4 Profetas: Os santos homens que transmitiram a vontade de Deus, e anunciaram profecias para os seus dias, para dias posteriores, as quais j se cumpriram (como o nascimento de Jesus), e para dias futuros, as quais ainda no se cumpriram. Vai de Isaas at Malaquias.

O Novo Testamento dividido em : 1 Evangelhos: Escritos por apstolos e evangelistas, contam a histria de Jesus, do seu nascimento, vida, ensinos, milagres, morte, ressurreio e asceno. So eles Mateus, Marcos, Lucas e Joo. 2 Atos dos Apstolos: Escrito por Lucas, mesmo autor do Evangelho, conta o incio da igreja, sua perseguio e obra missionrio pelo mundo afora. 3 Epstolas: Escritas pelos apstolos, transmitem ensinos variados sobre a vida crist, sobre Deus, sobre as promessas de Deus. Todos os ensinamentos das epstolas so de alguma forma uma explicao mais detalhada dos ensinamentos do Senhor Jesus registrados nos Evangelhos. Vai de Romanos at Epstola de Judas, irmo de Tiago. 4 Apocalipse: Escrito pelo Apstolo Joo, transmite a revelao de Deus para os tempos do fim, nem todas as profecias podem ser interpretadas,mas d uma idia do que Deus preparou para os homens, tanto para os salvos (vida eterna) quanto para os que negaram a Cristo (condenao eterna).

3. A ORAO

3.1 A orao a forma pela qual o homem fala, conversa com Deus. a maneira pela qual o homem apresenta suas necessidades, clamores e sentimentos na presena de Deus, como nesses exemplos: Salmos 5 : 3Pela manh ouvirs a minha voz, SENHOR; pela manh apresentarei a ti a minha orao, e vigiarei. Salmos 54 : 2 Deus, ouve a minha orao, inclina os teus ouvidos s palavras da minha boca. Salmos 66 : 19 Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu voz da minha orao. Todo servo do Senhor deve estar em constante orao, porque alm de ser a forma pela qual falamos com o Senhor, a orao tem outros efeitos. Precisamos aprender o hbito de comear o dia em orao, e continuar o dia em constante orao:

3.2 Pela orao, Deus faz milagres em nosso favor Deus criou as leis que regem o mundo material e o mundo espiritual. Uma das leis do mundo espiritual a que o servo de Deus, precisa falar com o Senhor e apresentar suas necessidades para que Deus se manifeste em seu favor. Se olharmos a Bblia desde o incio, veremos que todos os homens que andaram em caminhos de santidade, bnos e milagres, foram homens de orao: Enoque, No, Abrao, Jac, Jos, Moiss, Samuel, Davi, os profetas e os apstolos. Uma importante observao que nem mesmo Jesus, em forma de homem, ficou livre dessa lei. Se olharmos nos evangelhos veremos que Jesus estava em constante orao, como quando foi escolher os 12 apstolos (Lucas 6.12 e 13), antes de andar por sobre as guas (Joo 6.15-21), antes de ressuscitar a Lzaro (Joo 11:41-44) e antes da crucificao subiu ao monte das oliveiras para orar (Lucas 22:39-43). Esses so alguns exemplos, mas Jesus estava sempre em orao, porque assim que o homem deve falar com Deus. E quando estamos em orao, Deus faz milagres por ns, como vemos em Salmos 22 : 24 Porque no desprezou nem abominou a aflio do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. Quando o Apstolo Pedro estava preso, a Igreja estava orando por ele, e Deus enviou um anjo para o libertar da priso de uma forma espantosa e maravilhosa (Atos 12:4-11). Pela orao, o profeta Daniel viu Deus enviar anjos para lhe trazer respostas e vitrias, mesmo quando o inimigo tentou impedir a resposta de Deus (Daniel Cap. 2, e Cap. 10). Quando o profeta Jeremias estava preso e achou que fosse morrer ali, Deus apareceu para ele e lhe mandou orar, clamar, para que Deus lhe enviasse vitria e novas revelaes (Jeremias 33.1-3).

Quando buscamos a Deus em orao, Ele faz o impossvel se tornar possvel, conforme vemos em Efsios 3:20 Ora, quele que poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em ns opera. Tambm vemos em Tiago 5 : 16 A orao feita por um justo pode muito em seus efeitos. Por isso temos que buscar a Deus em orao se quisermos receber os milagres em nossas vidas.

3.3 Pela orao, Deus afasta o nosso inimigo O inimigo de nossas almas est sempre tentando atrapalhar nossa caminhada para os Cus. Ele lana tropeos de vrias formas. Mas quando estamos em constante orao, o inimigo derrotado. Vemos que o profeta Daniel buscou a Deus em orao por uma resposta, e o inimigo tentou impedir que a resposta descesse. Mas como o profeta continuou em orao, Deus enviou o arcanjo Miguel para repreender o inimigo e permitir que a resposta chegasse ao profeta (Daniel cap. 10) . Vemos tambm uma cena em que os discpulos de Jesus tentaram expulsar um demnio de um jovem,porm no conseguiram. Quando Jesus chegou e expulsou aquele demnio, os discpulos ento perguntaram porque no puderam expuls-lo, Jesus disse que aquela qualidade de demnio no sai a no ser com orao e jejum (Mateus 17:14-21).

3.4 A orao nos aproxima de Deus Quanto mais o servo do Senhor orar, mais prximo e ntimo ser de Deus. Todos que querem intimidade com Deus, tem que buscar a Deus em constante orao. O Rei Davi era um homem que orava muito, por isso foi to prximo de Deus, que alm de rei, Davi foi profeta, poeta, e vrios salmos foram escritos por ele. Muitos desses salmos so profecias sobre o prprio Jesus. Se lermos os salmos de Davi, veremos que ele falava com intimidade com o Senhor. Os apstolos escolheram homens para serem separados para o servio de dicono da igreja, porque no podiam deixar a orao nem a Palavra, como est escrito em Atos 6:1-4. Eles tinham a necessidade de estar em constante orao ao Senhor para poder pregar a Palavra de Deus com uno e autoridade, e para que os milagres continuassem a acontecer na igreja. Quando temos uma vida de orao, nos tornamos fortes contra o pecado e contra nossa prpria carne, porque ao nos aproximarmos mais de Deus, nos tornamos mais espirituais.

3.4 Como devemos orar

A orao a forma como falamos com Deus. Ora, Deus o Senhor das nossas vidas, o Criador Todo-Poderoso, o Rei Eterno, portanto devemos nos apresentar para falar com Ele nos humilhando na sua presena. A orao deve ser feita sempre com um corao humilde na presena de Deus, para que Ele nos exalte, como est escrito em Mateus 23 : 12 E o que a si mesmo se exaltar ser humilhado; e o que a si mesmo se humilhar ser exaltado. O homem deve est humilde em seu corpo, alma e esprito. Quando oramos de joelhos dobrados, estamos humilhando nosso corpo, como uma forma de demonstrar que somos totalmente submissos e dependentes do Senhor, veja o exemplo de Marcos 1 : 40-42 41 E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. 41 E Jesus, movido de grande compaixo, estendeu a mo, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, s limpo. 42 E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo. Veja que como o homem se humilhou, Jesus se moveu de uma compaixo profunda, e logo curou aquele homem. E como esse, existem vrios outros exemplos de humilhao e de joelhos dobrados na Bblia, e milagres e respostas foram dispensados aos homens. Ns podemos orar em casa, como ensinou Jesus em Mateus 6.6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar publicamente. Ou podemos orar na igreja, juntamente com os irmos, como vemos em Atos 12:5 Pedro, pois, era guardado na priso; mas a igreja fazia contnua orao por ele a Deus. Existem momentos que no podemos orar da mesma forma como explicado antes, de joelhos, em casa ou na igreja, quando estamos no trabalho, na escola, na rua, ou noutro lugar, mas podemos assim mesmo falar com o Senhor orando em nosso esprito, ou seja, usando nosso pensamento direcionado para Deus. Precisamos somente que nosso esprito e nossa alma continuem humilhados na presena de Deus, conforme a Epstola de Judas 1.20-21 Mas vs, amados, edificando-vos a vs mesmos sobre a vossa santssima f, orando no Esprito Santo, Conservai-vos a vs mesmos no amor de Deus, esperando a misericrdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Ns tambm oramos quando estamos cantando e louvando ao Senhor, pois muitos hinos forma inspirados pelo prprio Esprito Santo para nos ajudar a clamar a Deus muitas vezes, conforme est escrito em Isaas 52 : 9 Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalm; porque o SENHOR consolou o seu povo, remiu a Jerusalm.

3.4 Devemos ser perseverantes na orao Jesus ensina em Lucas 18:1-8, que ns devemos perseverar em orao, sem jamais desanimar. s vezes parece que Deus no est ouvindo a orao, ou no est atendendo nosso pedido, e nos perguntamos se estamos em falta, ou se Deus no nos ama. Mas em toda a Bblia aprendemos que devemos orar continuamente, pois Deus nos est ouvindo, e no tempo certo trar a resposta. Veja o que diz Mateus 7:7 Pedi, e dar-se-vos-; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-. Veja tambm 1 Tessalonicenses 5:17. Deus tem o tempo certo para agir em nossas vidas, nunca antes, nem depois, como est escrito em I Pedro 5 : 6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mo de Deus, para que a seu tempo vos exalte.

3.5 Devemos orar em Nome de Jesus O senhor ensinou que devemos orar sempre no nome dele, pois ele criou a ponte entre Deus e os homens (1 Timteo 2:5), como ele mesmo disse em Joo 14:13-14 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

3.6 Motivos pelos quais Deus no escuta a orao -Deus no atende a orao, quando o pedido que fazemos contra a vontade dele, veja I Joo 5: 14-15Esta a confiana que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que j alcanamos os pedidos que lhe fizemos.

-Deus no atende a orao quando o pedido algo que queremos para satisfazer desejos ou sentimentos impuros, como est escrito em Tiago 4 : 3 Pedis, e no recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

-Deus no atende a orao quando o buscamos sem f, como est escrito em Hebreus 11:6 Ora, sem f impossvel agradar-lhe; porque necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que galardoador dos que o buscam.

-Deus no atende a orao quando estamos em pecado, como vemos em Isaas 59:1-3 1 EIS que a mo do SENHOR no est encolhida, para que no possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para no poder ouvir.2 Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que no vos oua. 3 Porque as vossas mos esto contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqidade; os vossos lbios falam falsidade, a vossa lngua pronuncia perversidade.

-Deus no atende a orao do homem quando esse no trata a sua esposa como deve tratar, como amor, cuidado, como auxiliadora e no como escrava, e na vida conjugal dando a honra como vaso mais fraco, como est escrito em 1 Pedro 3:7 Igualmente vs, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra mulher, como vaso mais fraco; como sendo vs os seus coherdeiros da graa da vida; para que no sejam impedidas as vossas oraes.

4. A VIDA CRIST

4.1 A IGREJA A Igreja no apenas a organizao material para atividades religiosas, mas a unio espiritual entre Jesus e todos aqueles que o aceitam, veja Efsios 5 : 23 Porque o marido a cabea da mulher, como tambm Cristo a cabea da igreja, sendo ele prprio o salvador do corpo. Tambm vemos em Colossenses 1 : 18 E ele a cabea do corpo, da igreja; o princpio e o primognito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminncia. Mateus 16 : 18 Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pe dra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela; O prprio Deus planejou a existncia da Igreja no princpio do mundo, veja tambm Efsio 3:9-11.

Na igreja, o povo de Deus se rene para adorar e louvar a Deus (Salmo 95:6; Salmo 100:1-4; Salmos 122:1; Isaas 2:3; Joo 4:23-24; Efsios 5:19) - Na igreja, o povo de Deus se rene para orar (Atos 2:1; Atos 12: 5; 2 Crnicas 7:15) - Na igreja, o povo de Deus se rene para aprender a palavra do senhor (Salmos 27 : 4, 1 Corintios 2:1-4 ) - Na igreja, o povo de Deus se rene para ter comunho Joo 10:16; Atos 2:4246 . - No devemos deixar de congregar, porque essa no a vontade de Deus, Hebreus 10:25

4.2 O TESTEMUNHO Podemos dizer que o testemunho a atitude do novo homem, como nascido de novo, andando nos caminhos de Deus, no mais segundo a vontade da carne, mas do Esprito Santo, Joo 3:5. - A importncia do testemunho diante dos homens, que mostramos que somos filhos de Deus, e o seu Nome glorificado, 1 Pedro 2:12 e 15. - Damos testemunho atravs da humildade e da mansido, Mateus 5:3-5, Mateus 11:29

-Damos testemunho atravs das palavras que falamos, sem grias e sem palavres, Efsios 4:29; Efsios 5:3-4; Colossenses 3:8 . - Damos testemunho quando falamos a verdade, porque o Diabo o pai da mentira, mas Jesus o caminho, a verdade e a vida, Joo 14:6; Joo 8:44; Efsios 4:24-25. - Damos testemunho quando pagamos nossas dvidas e devolvemos as coisas que pegamos emprestadas, Romanos 1:31; Hebreus 12:1. - Damos testemunho dentro do nosso prprio lar, mostrando agora que somos mansos, humildes, no gostamos de discusses, discrdias, e no concordamos com o pecado, a fim de ganharmos nossa famlia, Atos 16:31.

4.3 A SANTIFICAO O pecado tudo aquilo que vai contra a natureza Santa de Deus, e significa em hebraico errar o alvo, o alvo de todo homem agradar a Deus e lhe obedecer (Eclesiastes 12:13-14). A santificao significa separar-se das coisas do mundo, das vrias formas de pecado, porque Deus santo (1 Pedro 1:16), como j foi explicado no tema Novo Nascimento. - A santificao operada no homem atravs da palavra de Deus, pois na Bblia est escrita a vontade de Deus, o que lhe agrada e o que no lhe agrada, Joo 17-17, Romanos 2:1-2, Efsios 5:26. - A santificao operada no homem atravs do Esprito Santo, pois ele nos faz sentir em nosso corao quando agradamos ou desobedecemos a Deus, Romanos 1:4, 2 Tessalonicenses 2:13, 2 Corintios 7:10 - A santificao aperfeioada no crente, a medida que caminhamos com o Senhor, pois vamos aprendendo cada vez mais a vontade de Deus, e vamos nos afastando cada vez mais do mundo, 2 Corintios 7:1, Efsios 4:13. O homem tem vrias oportunidades para pecar diariamente (Hebreus 12:1), atravs dos pensamentos, das palavras, dos sentimentos e das atitudes (Marcos 7:20-23). Por isso temos que guardar nosso corao para no pecar contra o Senhor (Provrbios 4:23) e conservar santo nossa corpo, alma e esprito (1 Tessalonicenses 5:23). - Devemos tomar cuidado com o pecado, porque ele entra atravs da cobia e da concupiscncia, que significa desejo (Gnesis 3: 6; 2 Samuel 11:2-4; Tiago 1:14-15, 1 Joo 2:16-17) - O desejo do pecado entra por aquilo que vemos (Mateus 6:22-23, 1 Joo 2:16), por isso temos que vigiar naquilo que olhamos na rua, nas revistas, no trabalho, no colgio, assistimos na TV, na Internet, para no sermos tentados, porque a carne fraca (Mateus 26:41) - O desejo do pecado faz parte da natureza humana (Romanos 7:14-23) , que s vencida pela palavra de Deus e pelo Esprito Santo (Romanos 8:1-4; Romanos 8:13-16), quando o homem aceita a Jesus de todo o seu corao (Joo 3:3-6)

Vous aimerez peut-être aussi