Vous êtes sur la page 1sur 6

TEORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CURSO DE CINCIAS ECONMICAS DISCIPLINA: TEORIA MICROECONMICA

A II Primeiro Semestre/2001 Professor: Sabino da Silva Porto Jnior Estagio Docncia: Rafael Tiecher Cusinato.

Notas de Aula 5: MONOPLIO (Varian cap.23) Rafael Tiecher Cusinato 1. Caractersticas Uma firma em uma indstria No h substitutos prximos para o bem que a firma produz Barreiras entrada Restries legais Patentes e direitos autorais Controle de recursos estratgicos Economias de escala (monoplio natural)

2. Maximizao de lucros p(y) = curva de demanda inversa de mercado c(y) = funo custo r(y) = p(y) y [funo receita do monopolista] Problema da maximizao de lucros do monopolista: Max r(y) c(y)
y

Condio de otimizao: RMg(y) = CMg(y) Derivando a funo receita do monopolista em relao a y temos:

dr ( y ) dp( y ) = p( y ) + y dy dy

(1)

dr ( y ) y dp( y ) = p( y ) 1 + dy p( y ) dy

(2)

Mas (y ) = p( y ) dy y dp( y ) e RMg ( y ) = dr ( y ) dy

(3)

[ ( y ) = elasticidade da demanda] Logo, 1 RMg ( y ) = p( y ) 1 + (y )

(4)

Desde que a elasticidade seja negativa, podemos escrever a condio de timo como: 1 p( y ) 1 = CMg ( y ) (y )

(5)

A partir da equao (5) podemos verificar a ligao do modelo monopolstico com o competitivo: Se a curva de demanda infinitamente elstica, ento 1/ = 1/ = 0. Portanto, a verso apropriada desta equao para uma firma competitiva a de que o preo se iguala ao custo marginal. O monopolista nunca operar onde a curva de demanda inelstica. Se <1, ento 1/>1 e, portanto, a receita marginal negativa e no haver possibilidade de se igualar ao custo marginal. Podemos pensar intuitivamente, se <1 ento reduzir o produto aumentar a receita. Conseqentemente, haver uma reduo do custo total e os lucros iro aumentar. Portanto, qualquer ponto onde <1 no pode ser um ponto de lucro mximo

para um monopolista, uma vez que poderia aumentar seus lucros produzindo menos. Logo, um ponto timo s ocorre onde 1, 3. Curva de demanda linear e monoplio p(y) = a by [curva de demanda linear] r(y) = p(y)y = ay by2 [funo receita] RMg(y) = a 2by [funo receita marginal]

CMe CMg

p(y*) CMe(y*)

y*

RMg (inclin. = -2b)

O produto timo y* o ponto onde a curva de receita marginal intercepta a curva de custo marginal. O monopolista ento cobrar o preo mximo que puder obter para esse produto, p(y*). Isto d ao monoplista a receita de p(y *)y* da qual subtramos o custo total c(y*) = CMe(y*)y*, deixando a rea de lucro como ilustrada.

4. Estabelecimento de preos com markup p( y ) = CMg ( y *) 1 1/ ( y ) [preos com markup]

1 1 1/ ( y )

[markup]

Como 1, i.e., o monopolista no opera no ramo inelstico da curva de demanda, ento o markup deve ser maior ou igual a 1. 5. Impacto de um imposto sobre um monopolista Consideraremos uma firma com custos marginais constantes e curva de demanda linear como representada no grfico abaixo:

Como a curva de demanda possui metade da inclinao da curva de receita marginal, metade do valor do imposto repassado aos preos. Este um resultado para o caso particular da curva de demanda linear. Para o caso geral, uma elevao de imposto pode ser repassado aos preos numa quantia menor ou maior do que o valor do imposto. 6. A ineficincia e perda de peso morto do monoplio Verificaremos a ineficincia do monoplio atravs da perda de peso morto do monoplio.

Variaes (da situao de monoplio para concorrncia perfeita) Excedente do monopolista = - A + C Excedente do consumidor = A + B Perda de peso morto = C+B do monoplio

7. Monoplio Natural Quando h grandes custos fixos e custos marginais pequenos pode-se atingir a situao conhecida como monoplio natural.

yCmg

Um exemplo mostrado na figura acima. Note que o ponto mnimo da curva de custo mdio est direita da curva de demanda e a interseco da demanda e do custo marginal se localiza abaixo da curva de custo mdio. Embora o nvel de produto y Cmg seja eficiente (seria o nvel resultante de um mercado competitivo), no lucrativo. Se um regulador estabelecesse esse nvel de produto, o monopolista preferiria abandonar o negcio. 8. Discriminao de preos

Discriminao de preos de primeiro grau O monopolista vende unidades diferentes do produto a preos diferentes, e esses preos podem ser diferentes de pessoa para pessoa. tambm chamado de discriminao perfeita de preos. Neste caso, no h excedente do consumidor todo o excedente apropriado pelo produtor. Uma discriminao perfeita de preos produz um nvel de produto eficiente temos um equilbrio eficiente de Pareto.

Discriminao de preos de segundo grau O monopolista vende diferentes unidades do produto por preos diferentes, mas cada indivduo que compra a mesma quantidade do bem paga o mesmo preo. Um exemplo: descontos de volume: quanto maior a quantidade comprada, menor o preo unitrio cobrado. Discriminao de preos de terceiro grau O monopolista vende o produto para diferentes pessoas por preos diferentes, mas cada unidade vendida para uma pessoa vendida ao mesmo preo. uma forma bem comum de discriminao de preos. Exemplos: descontos para idosos, estudantes, etc. Se o monopolista discrimina preos entre dois mercados diferentes, o mercado que possuir a elasticidade da demanda mais alta apresentar o preo mais baixo. Uma demanda elstica uma demanda sensvel a preos. Uma firma que discrimina, portanto, ir estabelecer um preo mais baixo para o grupo mais sensvel e um preo mais alto para o grupo que relativamente insensvel aos preos. Dessa forma, a firma maximiza seus lucros totais.

Vous aimerez peut-être aussi