Vous êtes sur la page 1sur 27

UNIVERSIDADE LUEJI A NKONDE ESCOLA SUPERIOR POLITCNICA DA LUNDA-SUL CURSO DE ELECTROMECNICA 4O ANO

RELATRIO DO TRABALHO DE INVESTIGAO PARA A CADEIRA DE ELECTROTECNIA

ARRANQUE DE MOTORES COM AUTOTRANSFORMADOR

ANTNIO DE SOUSA CALADO DOMINGAS MELANIAS UQUETE HORCIO LOPES SUANA

Julho, LUNDA-SUL 2013

UNIVERSIDADE LUEJI A NKONDE ESCOLA SUPERIOR POLITCNICA DA LUNDA-SUL CURSO DE ELECTROMECNICA 4O ANO

RELATRIO DO TRABALHO DE INVESTIGAO PARA A CADEIRA DE ELECTROTECNIA

ARRANQUE DE MOTORES COM AUTOTRANSFORMADOR

ELABORADO POR: ANTNIO DE SOUSA CALADO DOMINGAS MELANIAS UQUETE HORCIO LOPES SUANA TUTOR: Eng. Osmani Aguero Rodrigues

Julho, LUNDA-SUL 2013

DEDICATRIA

Dedicamos este trabalho a todos aqueles tem de certa forma contribuindo que todos tenhamos um mundo melhor, aqueles que do o seu suor, aqueles que perdem noites e sobretudo aqueles que do formao para que tudo seja possvel.

AGRADECIMENTO

Nada seria possvel sem a vontade do nosso senhor Deus, temos por comear a agradecer a instituio acima referido pelo esforo que tem feito no sentido de manter a escola em funcionamento. Aos estimados e carssimos professores que tanto tem feito para colheita de um futuro melhor, no esquecendo os nossos familiares, colegas, amigos e todos aqueles que tem compartilhado conjuntamente.

RESUMO Este trabalho fruto de investigao no que concerne ao conhecimento e anlise sobre arranques de motores eltricos por intermdio de autotransformadores. Aborda aspetos sobre o comando, as fases de arranque, construo de circuito de fora e uma breve explanao sobre o modo de operar com o mesmo.

NDICE DENOMINAO PAG INTRODUO........................................................................................... 1 2. PARTIDA POR AUTOTRANSFORMADOR OU COMPENSADORA. 3 3. CIRCUITO DE POTNCIA.......................... 5 4. CIRCUITO DE COMANDO..................................................................... 6 5. ORDEM DE OPERAO.................................................. 6 6. COMPONENTES, MATERIAIS E FERRAMENTAS A UTILIZAR........... 7 7. NORMAS DE SEGURANA..................................................... 8 CONCLUSES.................................................................. 14 RECOMENDAES................................................................................... 15 BIBLIOGRAFIA.. 16 ANEXOS. 17

INTRODUO
Na natureza a energia se encontra distribuda sob diversas formas, tanto a energia mecnica, trmica, luminosa e outras formas; no entanto a energia mecnica a mais conhecida forma de energia e na qual o homem tem mais domnio. A energia mecnica, tal como ela est disponvel na natureza de difcil utilizao pratica, alem de ser uma energia varivel no tempo. Ento, converte-se a energia mecnica em energia elctrica atravs das maquinas elctricas conhecidas como geradores. A energia elctrica possui as vantagens de ser uma energia limpa, de fcil transporte e de fcil manuseio, podendo ser reconvertida em energia trmica, luminosa, electromagntica, e tambm em energia mecnica. Quem efectua esta ultima transformao so as maquinas elctricas conhecidas como motores. Ento, o motor um elemento de trabalho que converte energia elctrica em energia mecnica de rotao. J o gerador uma maquina que converte energia mecnica de rotao em energia elctrica. Num motor elctrico, distinguem-se essencialmente duas peas: O estator, conjunto de elementos fixados carcaa da maquina, e o rotor, conjunto de elementos fixados em torno do eixo, internamente ao estator.

O rotor composto de: a) Eixo da armadura: Responsvel pela transmisso de energia mecnica para fora do motor, pelo suporte dos elementos internos do rotor e pela fixao ao estator, por meio de rolamentos e mancais. b) Ncleo da armadura: Composta de lminas de Fe-Si, isoladas umas das outras, com ranhuras axiais na sua periferia para a colocao dos enrolamentos da armadura. c) Comutador: Consiste de um anel com segmentos de cobre isolados entre si, e electricamente conectados s bobinas do enrolamento da armadura.

O estator composto de:


1

a) Carcaa: Serve de suporte ao rotor, aos polos e de fechamento de caminho magntico. b) Enrolamentos de campo: So bobinas que geram um campo magntico intenso nos polos. c) Polos ou sapatas polares: Distribui o fluxo magntico produzido pela bobina de campo. d) Escovas: So barras de carvo e grafite que esto em contacto permanente com o comutador. As maquinas elctricas possuem pireticamente os mesmos elementos principais, porm com diferenas importantes entre elas. s vezes a bobina da armadura esta no estator e no no rotor, o mesmo acontece com a bobina de campo. Outras no possuem escovas, outros ainda no possuem bobina de armadura, e assim por diante. Porem, os nomes dados aos componentes da mquina so gerais e valem para a maioria das mquinas elctricas. (ver anexo1).

2. PARTIDA POR AUTOTRANSFORMADOR OU COMPENSADORA


O motor alimentado a tenso reduzida atravs de um autotransformador, que desligado do circuito no final da partida. A partida feita em trs tempos: No primeiro tempo, o autotransformador ligado primeiro em estrela e em seguida o motor ligado rede, por intermdio de uma parte dos enrolamentos do autotransformador. A partida feita com uma tenso reduzida, que funo da relao de transformao. O autotransformador est geralmente equipado com derivaes, que permitem escolher a relao de transformao e, portanto, o valor da tenso reduzida mais apropriado. Antes de passar ligao a tenso plena, a ligao em estrela aberta. A fraco do enrolamento ligada rede constitui ento uma indutncia ligada em srie como o motor. Esta operao realizada quando se atinge a velocidade de equilbrio, no final do primeiro tempo. A ligao plena tenso feita aps o segundo tempo, que geralmente muito curto (uma frao de segundo). As indutncias ligadas em srie com o motor so curto-circuitadas e em seguida o autotransformador desligado do circuito. A corrente e o conjugado de partida variam nas mesmas propores. Dividem-se por (U rede / U reduzida)2. Obtm-se os seguintes valores; la= 1,7 a 4 In Ca = 0,5 a 0,85 Cn A partida feita sem interrupo da corrente no motor. Assim, evitam-se os fenmenos transitrios resultantes da interrupo. Podem, no entanto, produzir-se fenmenos transitrios da mesma natureza no momento da ligao tenso plena, se no forem tomadas certas precaues. De fato, o valor da indutncia ligada em srie com o motor aps a abertura da ligao estrela elevado, relativamente ao do motor. Da resulta uma queda de tenso elevada, que provoca um pico de corrente transitria no momento da ligao a plena tenso.
3

Para evitar este inconveniente, no circuito magntico do autotransformador existe um entreferro, cuja presena d lugar a uma diminuio do valor da indutncia. Este valor calculado de tal modo que, no momento da abertura da ligao estrela, no segundo tempo, no h variao de tenso nos terminais do motor. A presena do entreferro tem como consequncia um aumento da corrente magnetizante do autotransformador, que aumenta a corrente exigida na rede durante o primeiro tempo de arranque. Este modo de partida geralmente utilizado para motores com potncia superior a 10 kW. Implica, no entanto, no emprego de equipamentos relativamente caros, devido ao preo elevado do autotransformador.

Destina-se mquinas de grande porte, que partem com aproximadamente metade da carga nominal, tais como, calandras, britadores, compressores, etc. Partidas normais (<20s). Para partidas prolongadas ( pesadas ) deve-se ajustar as especificaes do contator, rel de sobrecarga, condutores etc. So vantagens da chave compensadora:

Pode ser utilizado com qualquer motor trifsico; Necessita apenas de 3 fios no motor; O motor permanece sempre energizado, mesmo no intervalo de troca dos contactores;

Corrente de partida entre 42% a 100% da nominal; Partida com carga.

Desvantagens:

Custo mais caro; Ocupa maior espao; Baixo nmero de manobras consecutivas devido ao autotransformador.

Autotransformador:

O autotransformador um transformador especial, com o secundrio derivando do prprio primrio. Para a utilizao em chaves compensadoras os pontos centrais so chamados de TAP, existindo normalmente os TAPS de 65%, 80% e 90%.O autotransformador para chave compensadora projetado para trabalhar em um curto espao tempo, para reduzir espao e custo de aquisio. Na especificao do autotransformador especifica-se o nmero de partidas por hora mximo. Como este tipo de chave utilizado normalmente para motores de potncia elevada, acima de 50 CV, estes autotransformadores so vendidos com termostato de proteo.

3. CIRCUITO DE POTNCIA

4. CIRCUITO DE COMANDO

A legenda encontra-se em anexos 3.

5. ORDENS DE OPERAO
1. Pressionar a botoeira de arranque. Durante a partida alimenta-se com a tenso nominal o primrio do autotransformador trifsico conectado em estrela e do seu secundrio retirada alimentao para o circuito do estator do motor.

2. Pressionar a botoeira de paragem do autotransformador. A passagem para o regime permanente faz-se desligando o autotransformador do circuito e conectando diretamente a rede de alimentao no motor trifsico.

6. COMPONENTES, MATERIAIS E FERRAMENTAS A UTILIZAR


Lista de materiais: 2 placas com contactor, bobina 220 V, 3 contatos principais (1-4, 2-5, 3-6), 2 Contatos auxiliares um NF (11-12) e um NA (13-14); 1 placa com contactor, bobina 220 V, 3 contatos principais (1-4, 2-5, 3-6), 2 contatos auxiliares dois NA (13-14 e 23-24); 1 placa com contactor auxiliar, bobina 220 V, com contatos auxiliares NA e NF; - 1 placa com temporizador; - 1 placa com 3 fusveis; 1 placa com rele trmico; 1 placa com 1 ou 2 disjuntores; 1 placa com 1 boto NA e boto N 1 placa com 2 sinaleiros; 1 motor electrico trifsico; Cabos banana. Lista de ferramentas: - 1 jogo de chaves de estrela isoladas; 1 jogo de chaves de fenda isoladas; 1 jogo de alicates; 1 jogo de chaves de caixa para electricista 1 ferramentas de corte; 1 multmetro; frequencmetro.

7. NORMAS DE SEGURANA

NR 10 - Instalaes e Servios em Eletricidade (110.000-9)


10.1. Esta Norma Regulamentadora - NR fixa as condies mnimas exigveis para garantir a segurana dos empregados que trabalham em instalaes eltricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execuo, operao, manuteno, reforma e ampliao e, ainda, a segurana de usurios e terceiros. 10.1.1. As prescries aqui estabelecidas abrangem todos os que trabalham em eletricidade, em qualquer das fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo de energia eltrica. 10.1.2. Nas instalaes e servios em eletricidade, devem ser observadas no projeto, execuo, operao, manuteno, reforma e ampliao, as normas tcnicas oficiais estabelecidas pelos rgos competentes e, na falta destas, as normas internacionais vigentes. (110.001-7 / I2) 10.2. Instalaes. 10.2.1. Proteo contra o risco de contato. 10.2.1.1. Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. (110.002-5 / I2) 10.2.1.2. As partes de instalaes eltricas a serem operadas, ajustadas ou examinadas, devem ser dispostas de modo a permitir um espao suficiente para trabalho seguro. (110.003-3/ I2) 10.2.1.3. As partes das instalaes eltricas, no cobertas por material isolante, na impossibilidade de se conservarem distncias que evitem contatos casuais, devem ser isoladas por obstculos que ofeream, de forma segura, resistncia a esforos mecnicos usuais. (110.004-1 / I2) 10.2.1.4. Toda instalao ou pea condutora que no faa parte dos circuitos eltricos, mas que, eventualmente, possa ficar sob tenso, deve ser aterrada, desde que esteja em local acessvel a contatos. (110.005-0 / I2) 10.2.1.5. O aterramento das instalaes eltricas deve ser executado, obedecido o disposto no subitem 10.1.2. (110.006-8 / I2) 10.2.1.6. As instalaes eltricas, quando a natureza do risco exigir e sempre que tecnicamente possvel, devem ser providas de proteo complementar, atravs de controle distncia, manual e/ou automtico. (110.007-6 / I2) 10.2.1.7. As instalaes eltricas que estejam em contato direto ou indireto com a gua e que possam permitir fuga de corrente devem ser projetadas e executadas, considerandose as prescries previstas no subitem 10.1.2, em especial quanto blindagem, estanqueidade, isolamento e aterramento. (110.008-4 / I2) 10.2.2. Proteo contra riscos de incndio e exploso.

10.2.2.1. Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas, executadas e conservadas de acordo com as prescries do subitem 10.1.2, para prevenir os riscos de incndio e exploso. (110.009-2 / I2) 10.2.2.2. As instalaes eltricas sujeitas a maior risco de incndio e exploso devem ser projetadas e executadas com dispositivos automticos de proteo contra sobrecorrente e sobretenso, alm de outras complementares, de acordo com as prescries previstas no subitem 10.1.2. (110.010-6 / I3) 10.2.2.3. Os ambientes das instalaes eltricas, que contenham risco de incndio, devem ter proteo contra fogo, de acordo com as normas tcnicas vigentes no Pas. (110.011-4 / I2) 10.2.2.4. As partes das instalaes eltricas sujeitas acumulao de eletricidade esttica devem ser aterradas, seguindo-se as prescries previstas no subitem 10.1.2. (110.012-2 / I2) 10.2.3. Componentes das instalaes. 10.2.3.1. Os transformadores e capacitores devem ser instalados, consideradas as recomendaes do fabricante e normas especficas, no que se refere localizao, distncia de isolamento e condies de operao, respeitando-se as prescries previstas no subitem 10.1.2, em especial, e as prescries dos subitens 10.2.1.3 e 10.2.1.4. (110.013-0 / I2) 10.2.3.2. Os transformadores e capacitores, localizados no interior de edificaes destinadas a trabalho, devero ser instalados em locais bem ventilados, construdos de materiais incombustveis e providos de portas corta-fogo, de fechamento automtico. (110.014-9 / I4) 10.2.3.3. Os postos de proteo, transformao e medio de energia eltrica devem obedecer s prescries contidas no subitem 10.1.2 e, em especial, quelas referentes a espao de trabalho, iluminao e isolamento de ferramentas. (110.015-7 / I2) 10.2.3.4. Os dispositivos de desligamento e manobra de circuitos eltricos devem ser projetados e instalados, considerando-se as prescries previstas no subitem 10.1.2 e, em especial, as prescries referentes localizao, sinalizao, comando e identificao. (110.016-5 / I2) 10.2.3.5. Todas as edificaes devem ser protegidas contra descargas eltricas atmosfricas, segundo as prescries do subitem 10.1.2 e, em especial, as prescries referentes localizao, condies de ligao terra e zona de atuao dos pra-raios. (110.017-3 / I2) 10.2.3.6. Os condutores e suas conexes, condutos e suportes devem ser projetados e instalados, considerando-se as prescries previstas no subitem 10.1.2 e, em especial, as prescries referentes a isolamento, dimensionamento, identificao e aterramento. (110.018-1 / I2)

10

10.2.3.7. Os circuitos eltricos com finalidades diferentes, tais como telefonia, sinalizao, controle e trao eltrica, devem ser instalados, observando-se os cuidados especiais quanto sua separao fsica e identificao. (110.019-0 / I1) 10.2.3.8. Os Quadros de Distribuio e Painis de Controle devem ser projetados, instalados, mantidos e operados, considerando-se as prescries previstas nos subitens 10.1.2 e 10.3.2.4 e, em especial, as prescries referentes localizao, iluminao, visibilidade, identificao dos circuitos e aterramento. (110.020-3 / I2) 10.2.3.9. As baterias fixas de acumuladores devem ser instaladas em locais ou compartimentos providos de piso de material resistente a cidos e dotados de meios que permitam a exausto dos gases. (110.021-1 / I2) 10.2.3.9.1. Os locais ou compartimentos referidos no subitem 10.2.3.9 devem estar situados parte do restante das instalaes. (110.022-0 / I2) 10.2.3.9.2. A instalao eltrica dos locais ou compartimentos referidos no subitem 10.2.3.9.1 devem obedecer s prescries previstas no subitem 10.1.2. (110.023-8 / I2) 10.2.4. Equipamentos de utilizao da energia eltrica. 10.2.4.1. As instalaes eltricas, destinadas utilizao de eletrodomsticos, em locais de trabalho e de ferramentas eltricas portteis, devem atender s prescries dos subitens 10.2.1.4 e 10.2.1.7 e, ainda, quanto tomada de corrente, extenses de circuito, interruptores de correntes, especificao e qualidade dos condutores devem obedecer s prescries previstas no subitem 10.1.2. (110.024-6 / I2) 10.2.4.1.1. proibida a ligao simultnea de mais de um aparelho mesma tomada de corrente, com o emprego de acessrios que aumentem o nmero de sadas, salvo se a instalao for projetada com essa finalidade. (110.025-4 / I2) 10.2.4.2. As mquinas eltricas girantes devem ser instaladas, obedecidas as recomendaes do fabricante, as normas especficas no que se refere localizao e condies de operao e, em especial, as prescries previstas nos subitens 10.2.1.3 e 10.2.1.4. (110.026-2 / I2) 10.2.4.3. Todo motor eltrico deve possuir dispositivo que o desligue automaticamente toda vez que, por funcionamento irregular, represente risco iminente de acidente. (110.027-0 /I2) 10.2.4.4. Os equipamentos de iluminao devem ser especificados e mantidos durante sua vida til, de forma a garantir os nveis de iluminamento contidos na Norma Regulamentadora - NR 15 e posicionados de forma a garantir condies seguras de manuteno. (110.028-9 / I1) 10.2.4.5. Os equipamentos de iluminao devem ser de tipo adequado ao ambiente em que sero instalados e possuir proteo externa adequada. (110.029-7 / I1) 10.2.4.6. As lmpadas eltricas portteis sero utilizadas unicamente onde no possa ser conseguida uma iluminao direta dentro dos nveis de iluminamento previstos na NR 15. (110.030-0 / I1)

11

10.2.4.7. Os aparelhos portteis de iluminao devem ser construdos e utilizados de acordo com o subitem 10.1.2. (110.031-9 / I1) 10.2.4.8. As tomadas de correntes para instalao no piso devem possuir caixa protetora que impossibilite a entrada de gua ou de objetos estranhos, estando ou no o pino inserido na tomada. (110.032-7 / I1) 10.3. Servios. 10.3.1. Proteo do trabalhador. 10.3.1.1. No desenvolvimento de servios em instalaes eltricas devem ser previstos Sistemas de Proteo Coletiva - SPC atravs de isolamento fsico de reas, sinalizao, aterramento provisrio e outros similares, nos trechos onde os servios esto sendo desenvolvidos. (110.033-5 / I2) 10.3.1.1.1. Quando, no desenvolvimento dos servios, os sistemas de proteo coletiva forem insuficientes para o controle de todos os riscos de acidentes pessoais, devem ser utilizados Equipamentos de Proteo Coletiva - EPC e Equipamentos de Proteo Individual - EPI, tais como varas de manobra, escadas, detectores de tenso, cintos de segurana, capacetes e luvas, observadas as prescries previstas no subitem 10.1.2. (110.034-3 / I3) 10.3.1.2. As ferramentas manuais utilizadas nos servios em instalaes eltricas devem ser eletricamente isoladas, merecendo especiais cuidados as ferramentas e outros equipamentos destinados a servios em instalaes eltricas sob tenso. (110.035-1 / I2) 10.3.1.3. Todo equipamento eltrico, tais como motores, transformadores, capacitores, devem conter, nas suas especificaes, o seu espectro sonoro em faixas de oitava freqncia, para controle do seu nvel de presso sonora. (110.036-0 / I1) 10.3.2. Procedimentos. 10.3.2.1. Durante a construo ou reparo de instalaes eltricas ou obras de construo civil, prximas de instalaes sob tenso, devem ser tomados cuidados especiais quanto ao risco de contatos eventuais e de induo eltrica. (110.037-8 /I2) 10.3.2.2. Quando forem necessrios servios de manuteno em instalaes eltricas sob tenso, estes devero ser planejados e programados, determinando-se todas as operaes que envolvam riscos de acidente, para que possam ser estabelecidas as medidas preventivas necessrias. (110.038-6 / I2) 10.3.2.3. Toda ocorrncia, no programada, em instalaes eltricas sob tenso deve ser comunicada ao responsvel por essas instalaes, para que sejam tomadas as medidas cabveis. (110.039-4 / I3) 10.3.2.4. proibido o acesso e a permanncia de pessoas no autorizadas em ambientes prximos a partes das instalaes eltricas que ofeream riscos de danos s pessoas e s prprias instalaes. (110.040-8 / I2)

12

10.3.2.5. Os servios de manuteno ou reparo em partes de instalaes eltricas que no estejam sob tenso s podem ser realizados quando as mesmas estiverem liberadas. (110.041-6/ I2) 10.3.2.5.1. Entende-se por instalao eltrica liberada para estes servios aquela cuja ausncia de tenso pode ser constatada com dispositivos especficos para esta finalidade. 10.3.2.5.2. Para garantir a ausncia de tenso no circuito eltrico, durante todo o tempo necessrio para o desenvolvimento destes servios, os dispositivos de comando devem estar sinalizados e bloqueados, bem como o circuito eltrico aterrado, considerando-se as prescries previstas no subitem 10.3.1.1. (110.042-4 / I3) 10.3.2.6. Os servios de manuteno e/ou reparos em partes de instalaes eltricas, sob tenso, s podem ser executados por profissionais qualificados, devidamente treinados, em cursos especializados, com emprego de ferramentas e equipamentos especiais, atendidos os requisitos tecnolgicos e as prescries previstas no subitem 10.1.2. (110.043-2 / I2) 10.3.2.7. As instalaes eltricas devem ser inspecionadas por profissionais qualificados, designados pelo responsvel pelas instalaes eltricas nas fases de execuo, operao, manuteno, reforma e ampliao. (110.044-0 / I2) 10.3.2.7.1. Deve ser fornecido um laudo tcnico ao final de trabalhos de execuo, reforma ou ampliao de instalaes eltricas, elaborado por profissional devidamente qualificado e que dever ser apresentado, pela empresa, sempre que solicitado pelas autoridades competentes. (110.045-9 / I1) 10.3.2.8. Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, sujeitas a risco de contato durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. (110.046-7 / I2) 10.3.2.8.1. Quando os dispositivos de interrupo ou de comando no puderem ser manobrados, por questo de segurana, principalmente em casos de manuteno, devem ser cobertos por uma placa indicando a proibio, com letreiro visvel a olho nu, a uma distncia mnima de 5 (cinco) metros e uma etiqueta indicando o nome da pessoa encarregada de recolocao, em uso normal, do referido dispositivo. (110.047-5 / I2) 10.3.2.9. Os espaos dos locais de trabalho situados nas vizinhanas de partes eltricas expostas no devem ser utilizados como passagem. (110.048-3 / I3) 10.3.2.10. proibido guardar objetos estranhos instalao prximo das partes condutoras da mesma. (110.049-1 / I1) 10.3.2.11. Medidas especiais de segurana devem ser tomadas nos servios em circuitos prximos a outros circuitos com tenses diferentes. (110.050-5 / I2) 10.3.2.12. Quando da realizao de servios em locais midos ou encharcados, bem como quando o piso oferecer condies propcias para conduo de corrente eltrica, devem ser utilizados cordes eltricos alimentados por transformador de segurana ou por tenso eltrica no superior a 24 volts. (110.051-3 / I3) 10.3.3. Situaes de emergncia. 13

10.3.3.1. Todo profissional, para instalar, operar, inspecionar ou reparar instalaes eltricas, deve estar apto a prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente atravs das tcnicas de reanimao cardio-respiratria. (110.052-1 / I1) 10.3.3.2. Todo profissional, para instalar, operar, inspecionar ou reparar instalaes eltricas, deve estar apto a manusear e operar equipamentos de combate a incndios utilizados nessas instalaes. (110.053-0 / I1) 10.4. Pessoal. 10.4.1. Autorizao para trabalhos em instalaes eltricas. 10.4.1.1. Esto autorizados a instalar, operar, inspecionar ou reparar instalaes eltricas, somente os profissionais qualificados que estiverem instrudos quanto s precaues relativas ao seu trabalho e apresentarem estado de sade compatvel com as atividades desenvolvidas no mesmo. (110.054-8 / I1) 10.4.1.1.1. Cabe ao Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho SESMT, o estabelecimento e avaliao dos procedimentos a serem adotados pela empresa visando autorizao dos empregados para trabalhos em instalaes eltricas, conforme o previsto no subitem 10.4.1.1. 10.4.1.2. So considerados profissionais qualificados aqueles que comprovem, perante o empregador, uma das seguintes condies: a) capacitao, atravs de curso especfico do sistema oficial de ensino; b) capacitao atravs de curso especializado ministrado por centros de treinamento e reconhecido pelo sistema oficial de ensino; c) capacitao atravs de treinamento na empresa, conduzido por profissional autorizado. 10.4.1.3. Das instrues relativas s precaues do trabalho, prescritas no subitem 10.4.1.1., devem constar orientao quanto identificao e controle dos riscos e quanto aos primeiros socorros a serem prestados em casos de acidentes do trabalho. 10.4.1.4. Todo profissional qualificado, autorizado a trabalhar em instalaes eltricas, deve ter essa condio anotada no seu registro do empregado. (110.055-6 / I2) 10.4.2. Responsabilidade. 10.4.2.1. Todo responsvel pelas instalaes eltricas e os profissionais qualificados e autorizados a trabalhar em instalaes eltricas devem zelar pelo cumprimento desta Norma Regulamentadora.

14

CONCLUSES
No ligar o circuito sem a autorizao do professor. Antes de iniciar as conexes desligar o disjuntor geral e sinalizar. Desconectar sempre que possvel a fonte de alimentao. No colocar o multmetro na escala de corrente quando se mede tenso. Usar Equipamento isolador.

15

RECOMENDAES Recomendamos que a Direco da escola a obteno de material didctico de suporte a esta cadeira para praticas de laboratrio. Recomendamos aos estudantes que por ventura fizerem uso deste manual que respeitem as normas de segurana, pois foram feitas para salvar vidas.

16

BIBLIOGRAFIA 1. FRANCISCO, Antnio (2008). Motores Elctricos, ETEP . 2.Conteudo sobre arranque com autotransformador: http://eletricaesuasduvidas.blogspot.com/2011/05/partida-compensada-oupor.html http://saladaeletrica.blogspot.com/2010/03/partida-de-chave-compensadoraou-por.html http://www.areaseg.com/nrindex/nr10.html

17

ANEXOS Anexo 1: Motor Elctrico em perspectiva explodida

Anexo 2: Curva em partida por autotransformador Corrente de partida Anexo 3: Conjugado de partida

18

Anexo 3: legenda dos circuitos de comando e fora

Anexos 4: tabela de escolha de material

19

20

Vous aimerez peut-être aussi