Vous êtes sur la page 1sur 9

Cncer Infantil

1. O cncer infantil raro. O outro lado da moeda que, em sua fase inicial, no h sintoma evidente, o que dificulta o diagnstico precoce, fundamental para aumentar as chances de cura. 2. Apesar de raro, o cncer uma doena possvel nas crianas e quando ocorre, a maioria das pessoas desconhece seus sintomas. 3. preciso estar alerta porque os sinais de um cncer infantil podem ser confundidos com sintomas de outras doenas comuns da infncia. 4. Entre os tipos de cncer que podem acometer crianas esto: leucemia, tumor de osso, linfomas, cncer cerebral, tumores no abdmen e retinoblasma (cncer de retina). 5. A leucemia ocorre com mais freqncia em crianas entre 3 e 5 anos. Alguns sinais de alerta so: dor nas pernas, febre, infeces, nguas no pescoo e na virilha, manchas roxas na pele e sangramentos. Tais sintomas podem aparecer individualmente ou juntos. 6. O tumor de osso que, em geral, aparece no joelho, mais comum em adolescentes. As dores provocadas pela doena podem ser confundidas com a dor do crescimento. Exames de raios X podem confirmar a existncia do tumor. 7. Os linfomas provocam aumento dos gnglios linfticos. A criana pode apresentar nguas no pescoo e na virilha. O diagnstico precisa ser confirmado por meio de bipsia. 8. O cncer cerebral pode atingir crianas de qualquer idade. Em bebs, o sintoma mais evidente o aumento do dimetro da cabea. Nos mais velhos, dores de cabea ao acordar ou, ao longo do dia, que impedem a criana de brincar. Na fase inicial da doena, estrabismo. Outros sintomas, vmito e convulso so causados pelo crescimento do tumor e, conseqente, aumento da presso na cabea. 9. Os tumores de abdmen desenvolvem-se no rim, fgado e gnglios da barriga. Caso perceba qualquer alterao ao apalpar a regio, leve a criana ao mdico. 10. O retinoblasma tem como primeiro sintoma o aparecimento de uma mancha branca visvel sob a luz no olho da criana. O segundo sinal o estrabismo. Em geral, esse tipo de cncer acomete, principalmente, bebs e crianas com idade entre 1 e 3 anos.

Cncer de Pele
1. No Brasil, 25% dos tumores malignos diagnosticados so da pele. 2. Pessoas diagnosticadas no incio da doena tm 90% de chance de cura. 3. Dos trs tipos de cncer da pele mais freqentes, o melanoma o mais agressivo. Por essa razo, em termos de malignidade, os profissionais de sade costumam classificar a doena em duas categorias: cncer da pele do tipo melanoma e cncer da pele do tipo no melanoma. 4. O cncer da pele pode provocar metstase, situao em que a doena se espalha por outros rgos do corpo. 5. Fique atento aos principais sinais e sintomas desta doena: um crescimento na pele de aparncia elevada e brilhante, translcida, avermelhada, castanha, rsea ou multicolorida; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que no cicatriza e continua a crescer apresentando coceira, crostas, eroses ou sangramento. 6. Entre os fatores de risco do cncer da pele esto: a exposio prolongada ao sol, sem proteo adequada; alteraes na imunidade; e o hbito de fumar, alm de pele e olhos claros. 7. Independentemente do tipo de pele, a exposio ao sol, seja no diaa-dia ou em momentos de lazer, deve ser acompanhada de cuidados: evite a exposio solar entre 10h e 15h (16h, no horrio de vero); use chapus, camisetas e protetor solar; reaplique o protetor solar a cada duas horas; e na praia, utilize barracas feitas de algodo ou lona, que absorvem 50% da radiao ultravioleta. Mesmo a exposio ao sol, quando os raios parecem mais fracos, antes das 10h e aps as 15h, tambm no incua. Nesse perodo, os mesmos cuidados devem ser seguidos. 8. Pessoas brancas esto mais sujeitas a apresentar problemas da pele, inclusive cncer. No entanto, negros e amarelos tambm podem ter a doena. 9. Nas pessoas negras e amarelas, o cncer da pele aparece, principalmente, na planta do p, palma da mo e unhas. Os sinais de alerta so manchas escuras ou alteraes no crescimento ou escurecimento da unha. 10. Faa avaliao clnica da pele com seu mdico para prevenir o desenvolvimento da doena.

Cncer de Clo de tero


1. O cncer de colo de tero o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres brasileiras, superado apenas pelos de pele e mama. 2. A maioria dos casos de cncer de colo de tero (mais de 95%) est ligada ao vrus HPV (Papilomavirus Humano), contrado, principalmente, na relao sexual. 3. Existem mais de 30 tipos diferentes de HPV genital conhecidos. Na mulher, este vrus provoca mudanas nas clulas do revestimento do colo do tero. Estas mudanas, caso no sejam tratadas, podem se transformar em cncer. 4. Na fase em que as clulas anormais ainda esto se formando, praticamente, no h sintomas. No entanto, a infeco pelo HPV pode causar coceira, irritao e verrugas genitais. Se o processo progredir, podem acontecer sangramentos, corrimento vaginal e dor nas relaes sexuais. 5. O acompanhamento ginecolgico peridico da mulher fundamental na preveno do cncer de colo de tero. O mdico pode detectar sinais suspeitos j no exame clnico realizado no consultrio e tratar o HPV antes que evolua para cncer. 6. O exame Papanicolau analisa as clulas do colo do tero e aponta se h alteraes compatveis com a doena. 7. A colposcopia, exame que estuda a regio do colo do tero, outro procedimento que pode ser solicitado pelo seu mdico. Caso seja constada alguma leso no exame, a bipsia feita imediatamente. 8. A preveno do cncer de colo de tero est ligada aos cuidados para evitar o HPV genital. No existe forma totalmente segura de evitar o HPV, mas voc diminui as chances de contgio com o uso de preservativo em todas as relaes sexuais, manuteno de boa higiene pessoal e acompanhamento ginecolgico anual a partir do incio da vida sexual. 9. Outra medida preventiva a vacinao contra o HPV, indicada para mulheres entre 9 e 26 anos. Fale com seu mdico. 10. A imunizao atravs da vacina no substitui a adoo das demais medidas preventivas. A vacina contra HPV protege apenas contra 70% dos tipos de vrus responsveis pelo cncer de colo de tero.

Cncer de Mama
1. Entre todos os tipos de cncer, o de mama o que mais causa morte entre as mulheres, quando diagnosticado tardiamente. 2. O cncer de mama pode atingir tanto mulheres quanto homens, mas a incidncia maior no pblico feminino (99%) do que no masculino (1%). 3. No cncer de mama, h perigo de ocorrer metstase, situao em que clulas cancerosas migram para outros rgos (fgado, pulmo, osso etc.). 4. A presena de ndulo (caroo) na mama sempre deve ser investigada. O ideal prevenir, fazendo o exame de mamografia para detectar leses no palpveis em estgio inicial. Outros sintomas so: abaulamento em uma rea da mama, ver-melhido, pele com aparncia semelhante ao da casca de laranja, secreo com sangue ou do tipo aquosa que sai espontaneamente pelo mamilo, presena de gnglio (ngua) endurecido na regio da axila. 5.Mulheres com mais de 40 anos tm mais chances de apresentar a doena. Mulheres com idade inferior a esta faixa etria, embora com menor freqncia, tambm podem ter cncer de mama. 6. O risco de ter cncer de mama aumenta para as mulheres que no tiveram filhos ou que no amamentaram, para aquelas que fazem reposio hormonal durante a menopausa, por perodo superior a cinco anos, para as fumantes e para as que consomem bebidas alcolicas. 7. Para prevenir a ocorrncia de cncer de mama, mantenha o peso adequado, pratique atividade fsica e no fume. 8. Visite periodicamente seu mdico para realizao dos exames preventivos. A partir dos 30 anos, o exame fsico deve ser realizado pelo mdico todo ano. Se necessrio, ele indicar exames complementares. 9. A mamografia o mais importante recurso para rastreamento e diagnstico precoce do cncer de mama. Aps os 40 anos, esse exame deve ser realizado uma vez por ano. 10. Importante: em caso de histrico de cncer de mama na famlia, necessrio acompanhamento mais freqente. Inicie os exames preventivos antes dos 40 anos.

Cncer de Pulmo
1. O cncer de pulmo representa a principal causa de morte por cncer no Brasil. 2. Cerca de 90% dos casos de cncer de pulmo esto ligados ao tabagismo. 3. No existe forma segura de consumo de qualquer derivado do tabaco. Ao fumar - seja cigarro, charuto, cachimbo etc., voc coloca dentro de seu organismo cerca de 4.700 substncias txicas. 4. Fumar causa dependncia. Est provado que a nicotina presente no tabaco cria dependncia em quem a consome. 5. O cncer de pulmo no apresenta sintomas especficos. Por essa razo, especialmente os fumantes devem estar atentos a qualquer sintoma ligado ao sistema respiratrio, como tosse, falta de ar, presena de sangue no escarro etc. 6. O cncer de pulmo uma doena difcil de ser diagnosticada em fase inicial, mesmo com a realizao de exames rotineiros. A maioria dos casos descoberta j na fase avanada da doena, o que diminui as chances de cura. 7. No fumar ou abandonar o vcio imediatamente a nica alternativa para prevenir a ocorrncia do cncer de pulmo. 8. Quanto mais cedo o fumante deixar o vcio, menor ser o risco de contrair o cncer de pulmo. 9. O fumante prejudica a sade de quem est perto dele. O fumante passivo tambm corre risco de contrair cncer de pulmo. 10. Alm do cncer de pulmo, o hbito de fumar est relacionado ao desenvolvimento de tumores malignos nas regies da boca, faringe, laringe, esfago, bexiga e colo do tero.

Apoio Emocional e Cncer


1. natural que ao receber o diagnstico de cncer, o paciente e sua famlia passem por diferentes nveis de estresse e angstia emocional. 2. O diagnstico de cncer uma situao inesperada, h muitas idias preconcebidas e nem sempre verdadeiras sobre como vivem os pacientes com cncer. 3. A atuao dos profissionais do Servio de Psiquiatria e Psicologia, no Hospital do Cncer A.C.Camargo, est integrada rotina de tratamento do paciente oncolgico. 4. O apoio emocional contribui para identificar precocemente quadros de depresso no paciente ou membros de sua famlia. 5. No caso de uma depresso j instalada, o trabalho auxilia paciente e famlia a superar este estado emocional. 6. O psiquiatra ou psiclogo do suporte a pacientes com cncer que precisam parar de fumar ou beber. Uma atitude fundamental para o sucesso do tratamento. 7. A interveno do profissional especializado em lidar com os aspectos emocionais do paciente facilita o relacionamento e a comunicao com a famlia em relao a particularidades da doena e tratamento. 8. O apoio emocional ainda mais importante nas situaes que envolvem crianas e idosos. 9. Finalizado o tratamento, a continuidade do suporte psiquitrico ou psicolgico ajuda o paciente em sua reintegrao social e profissional. 10. No caso de crianas, a atuao do psiclogo ou psiquiatra pode ajudar na reintegrao escola, aps um longo perodo de tratamento e internao.

Cncer de Boca e Laringe


1. O cncer de laringe e o de boca (lbio, mucosa bucal, gengivas, palato duro, lngua e assoalho da boca) esto entre os que mais afetam a regio da cabea e pescoo. O tratamento desses tipos de cncer pode causar problemas nos dentes, na fala, na voz e na deglutio. 2. Tabagismo e consumo de bebidas alcolicas so os principais fatores de risco associados ocorrncia de cncer de laringe e boca. 3. O cncer de boca mais comum em homens do que em mulheres. Acomete, principalmente, pessoas com idade superior a 40 anos. Alm do tabagismo e do consumo de bebidas alcolicas, est relacionado higiene bucal inadequada, ao uso de prteses dentrias mal-ajustadas e exposio contnua e prolongada luz solar (cncer de lbio). 4. No caso do cncer de laringe, alm de tabaco e bebidas alcolicas, o uso abusivo das cordas vocais e hbitos no saudveis tambm so fatores de risco. 5. Os principais sinais de alerta do cncer de laringe so dor de garganta contnua ou ao engolir, rouquido e alteraes na voz por um perodo superior a 15 dias. Esses sintomas podem estar associados presena de cncer na regio acima das cordas vocais (dor de garganta contnua ou ao engolir), nas cordas vocais ou na regio abaixo das cordas vocais (rouquido ou mudana na voz e dificuldade para respirar). 6. Os principais sinais de alerta do cncer de boca so: ferida nos lbios, na gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e no melhora; caroo ou inchao na bochecha que a pessoa sente ao passar a lngua; perda de sensibilidade ou sensao de dormncia em qualquer parte da boca; manchas brancas ou vermelhas na gengiva, lngua ou outra parte da boca; dificuldade para mastigar ou para engolir; dor sem razo aparente; inchao que impede a adaptao correta de prtese dentria; emagrecimento acentuado sem justi-ficativa; mudana na voz ou na fala. 7. H uma srie de procedimentos cirrgicos disponveis para o cncer de boca e laringe. Cada caso deve ser avaliado individualmente. De acordo com a localizao e estgio do cncer, o mdico pode optar por cirurgia e/ou radioterapia, assim como por quimioterapia associada radioterapia. 8. Todos os tratamentos de cncer de laringe e boca envolvem algum grau de seqela e a necessidade de reabilitao posterior. 9. Adote hbitos que contribuem para a preveno do cncer de boca, entre eles: consultar regularmente o dentista; ficar atento a qualquer alterao na regio e procurar, imediatamente, o mdico; adotar uma dieta balanceada e saudvel, base de vegetais e frutas; quando ficar exposto ao sol, usar filtro solar e chapu ou bon com aba larga, para prevenir-se do cncer dos lbios. 10. Para cuidar bem de sua laringe, siga as seguintes recomendaes: beba dois litros de gua por dia, de preferncia no gelada; evite falar alto, gritar e pigarrear, hbitos que agridem as cordas vocais e podem provocar leses benignas.

Cncer de Prstata
1. O cncer de prstata o segundo tipo mais comum da doena em homens, superado apenas pelo cncer da pele. 2. A prstata uma glndula masculina localizada entre bexiga e o reto. Participa da produo do smen, lquido que carrega os espermatozides produzidos nos testculos. A prstata envolve a uretra e seu tamanho normal similar ao de uma noz. 3. Na maioria dos casos de cncer de prstata, o tumor cresce lentamente, podendo levar de 10 a 15 anos para alcanar 1 cm. 4. Em geral, o cncer de prstata diagnosticado em homens com idade superior a 50 anos. 5. Na fase inicial, o cncer de prstata no apresenta sintomas. No entanto, fique alerta em caso de sentir dor ou queimao ao urinar, jato urinrio fraco, sensao de que no urinou tudo, presena de sangue na urina ou necessidade freqente de urinar, principalmente noite. Sintomas como esses so, geralmente, relacionados ao crescimento benigno da prstata (hiperplasia prosttica), mas, tambm, podem ser sinais de alerta para tumores. 6. Todo homem deve consultar um mdico e adotar uma rotina de exames preventivos, principalmente, a partir dos 40 anos. 7. Os principais exames para diagnstico precoce da doena so o clnico (toque retal), a ultrasonografia e o laboratorial (dosagem do antgeno prosttico especfico, mais conhecido como PSA). 8. No permita que o preconceito ou receio o afaste da realizao dos exames preventivos. Eles so fundamentais para o diagnstico precoce, que aumenta significativamente a chance de cura e a de preservar de maneira saudvel a capacidade de urinar e de ereo. 9. A herana gentica bastante forte em cncer de prstata e a presena da doena em dois parentes de primeiro grau aumenta o risco de diagnstico desse tipo de cncer em at seis vezes ao da populao em geral. 10. Estudos sugerem que dieta rica em gorduras e carne vermelha aumenta o risco de desenvolver cncer de prstata, enquanto a ingesto de frutas e vegetais e a prtica de exerccios fsicos oferecem proteo.

Cncer de Bexiga
1. O fumo o principal fator de risco do cncer de bexiga. Entre fumantes e ex-fumantes, a possibilidade de apresentar a doena trs vezes maior em relao a no-fumantes. Uma vez que a excreo das substncias cancergenas inaladas feita pela urina, que fica armazenada na bexiga, esses resduos facilitam o aparecimento do cncer. 2. O cncer de bexiga mais freqente em homens do que em mulheres e sua incidncia aumenta com a idade, geralmente aps os 60 anos, sendo raro antes dos 40. 3. A parede da bexiga composta por trs camadas: a externa (muscular), a submucosa (crion) e o urotlio (membrana interna). Os tumores de bexiga que no ultrapassam a camada sub-mucosa so considerados superficiais e, na maioria dos casos, podem ser completamente removidos com cirurgia. 4. Os tumores que ultrapassam o urotlio e o crion, invadindo a camada muscular da bexiga, requerem cirurgias mais complexas, at mesmo remoo de toda a bexiga. 5. Existe ainda o risco de metstase linftica, assim classificada quando as clulas malignas atingem gnglios linfticos vizinhos bexiga. 6. Os sintomas e sinais do cncer de bexiga so comuns a outras doenas. Entre os mais freqentes esto presena de sangue na urina, dor ou sensao de presso na barriga, perda de peso repentina e cistite (inflamao da bexiga). 7. O diagnstico de cncer de bexiga feito por meio de um exame citoscpico (endoscopia da bexiga). Nesse exame, uma amostra de tecido pode ser retirada para realizao de bipsia. Para saber a extenso do tumor, podem ser solicitados raios X, testes laboratoriais, ultra-som, tomografias etc. 8. Quando o tumor invade o tecido muscular, a remoo cirrgica da bexiga (cistectomia) o procedimento mais indicado. Em alguns casos de cistectomia, uma parte do intestino adaptada para a reconstruo da uma nova bexiga. Na impossibilidade desse procedimento, o trnsito urinrio desviado por um orifcio feito no abdmen (estoma), durante a cirurgia, por onde a urina ser expelida e coletada em uma bolsa externa (urostomia). 9. A quimioterapia pode ser indicada antes da cirurgia, para reduzir o tamanho do tumor, ou como tratamento ps-cirrgico, para atacar clulas malignas que possam ter escapado cirurgia. 10. Em casos de metstase, quando o tumor j se espalhou por outros rgos do corpo, no h alternativa cirrgica, e a quimioterapia o tratamento mais indicado.

Referncia mundial
O Hospital do Cncer A.C.Camargo, em So Paulo (SP), referncia em ensino, pesquisa, preveno e tratamento de cncer, apresentando ndices de cura comparveis aos dos melhores centros oncolgicos do mundo, 75% para crianas e 66% para adultos. Quem tem cncer precisa da tranqilidade de que fez a escolha certa para tratar a sua doena. No Hospital do Cncer A.C.Camargo, uma equipe multidisciplinar de mdicos, pesquisadores e profissionais de sade tem expertise nos 804 tipos de tumores conhecidos. Trabalha em parceria com o M.D.Anderson Cancer Center, principal entidade norte-americana de ensino, pesquisa e tratamento oncolgico. Preveno a palavra de ordem na luta contra o cncer. Convidamos voc para ser nosso parceiro. Seja um agente de divulgao e mudana na empresa em que trabalha, no clube que freqenta, na associao de seu bairro, etc.

Vous aimerez peut-être aussi