Vous êtes sur la page 1sur 5

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 909.990 - PE (2006/0266638-3) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO RECORRIDO PROCURADOR : : : : : : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA MATILDE CLAUDINO DE OLIVEIRA E OUTROS IVES MIRANDA MAYAL E OUTRO(S) UNIO FUNDAO NACIONAL DE SADE - FUNASA ZILMA DE ARAJO VIANA E OUTRO(S) RELATRIO MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA: Trata-se de recurso especial interposto por MATILDE CLAUDINO DE OLIVEIRA E OUTROS, com fundamento no art. 105, III, a e c, do permissivo constitucional, contra acrdo proferido pelo Tribunal Regional Federal da 5 Regio assim ementado (fl. 268e):
EMENTA: ADMINISTRATIVO - CIVIL - ATO ILEGAL QUE IMPEDIU A NOMEAO E POSSE - VENCIMENTOS RETROATIVOS - DANOS MATERIAIS E MORAIS - REFORMA PARCIAL DA SENTENA. 1. A prescrio do direito de particulares preteridos em sua nomeao e posse ao pagamento da indenizao referente aos vencimentos retroativos corre a partir da data da edio do ato ilcito, mas interrompida pela propositura da ao que busca desconstituir o ato, somente voltando a transcorrer, pela metade, com o cumprimento da deciso judicial pela Administrao Pblica, ou seja, a partir do ato da nomeao, a Portaria 1.103/99, do Ministrio da Sade. 2. A Justia Federal competente para processar e julgar ao que busca o pagamento dos vencimentos retroativos a servidores que foram preteridos em seu direito nomeao e posse, inclusive a remunerao referente ao perodo celetista, exceto quanto a verbas exclusivamente caractersticas dos empregados sujeitos CLT, como o pagamento do FGTS. 3. Particulares prejudicados por ato ilegal que impediu sua admisso ao servio pblico tm direito ao pagamento de danos materiais equivalentes remunerao perdida durante o perodo em que subsiste a ilicitude, mas no a danos morais que advieram somente da defesa, pela Administrao, da legalidade dos atos por ela praticados em boa-f perante a Justia ou da morosidade do aparelho judicirio. 4. Sentena reformada em parte. Apelao da Unio e remessa oficial parcialmente providas. 5. Apelao dos particulares improvida.

Opostos embargos de declarao, foram rejeitados (fls. 300/306e). Opostos embargos infringentes pela Funasa, foram providos para reconhecer a prescrio do direito, ficando assim ementados (fl. 383e):
EMENTA: PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. PRESCRIO. O ato ilcito da Administrao que pretere o direito nomeao de
Documento: 20374304 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 1 de 5

Superior Tribunal de Justia


candidatos aprovados em concurso pblico regular, deflagra o prazo prescricional que apanha ambas as pretenses, seja a que concerne nomeao, seja a que respeita indenizao. Assim, o ajuizamento da ao que tem por escopo to somente a nomeao dos candidatos no interrompe o prazo prescricional da "ao de indenizao". Embargos infringentes providos.

Inconformados, os autores opuseram novos declaratrios, os quais foram rejeitados (fls. 401/406e). Nas razes do especial, alm de divergncia jurisprudencial, sustentam os recorrentes que o acrdo recorrido contrariou o disposto no art. 1 do Decreto 20.910/32, ao argumento de que o termo inicial da prescrio quinquenal deve fluir a partir do trnsito em julgado da deciso judicial que determinou a nomeao e posse dos candidatos ilegalmente preteridos pela Administrao Pblica (fls. 410/447e). Contrarrazes apresentadas s fls. 461/474e e 475/488e, o recurso especial foi admitido na origem e encaminhado a esta Corte (fls. 490/492e). o relatrio.

Documento: 20374304 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 2 de 5

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 909.990 - PE (2006/0266638-3) EMENTA ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. CONCURSO PBLICO. SERVIDOR PBLICO IMPEDIDO DE TOMAR POSSE POR ATO DA ADMINISTRAO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. PRESCRIO QUINQUENAL. DECRETO 20.910/32. TERMO INICIAL. TRNSITO EM JULGADO DA SENTENA QUE RECONHECEU A EXISTNCIA DE ATO ADMINISTRATIVO ILEGAL. RECURSO ESPECIAL PROVIDO. 1. No ordenamento jurdico brasileiro, o prazo prescricional est submetido ao princpio da actio nata , ou seja, seu termo inicial a data a partir da qual a ao poderia ter sido ajuizada. Da mesma forma, deve ocorrer em relao s dvidas da Fazenda Pblica, cujas aes "prescrevem em cinco anos contados da data do ato ou fato do qual se originarem" (art. 1 do Decreto 20.910/32). 2. O termo inicial do prazo prescricional para o ajuizamento de ao de indenizao contra ato do Estado, por dano moral e material, conta-se da cincia inequvoca dos efeitos decorrentes do ato lesivo. 3. No presente caso, a leso ao direito, que fez nascer a pretenso indenizao, foi reconhecida em sede de deciso judicial que determinou a nomeao dos autores aos cargos pleiteados, cujo trnsito em julgado ocorreu em 1999. Tendo sido a presente ao de indenizao proposta em 2000, no h falar em prescrio. 4. Recurso especial provido.

VOTO MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA(Relator): Conforme relatado, sustentam os recorrentes que o acrdo recorrido contrariou o disposto no art. 1 do Decreto 20.910/32, ao argumento de que o termo inicial da prescrio quinquenal deve fluir a partir do trnsito em julgado da deciso judicial que determinou a nomeao e posse dos candidatos ilegalmente preteridos pela Administrao Pblica (fls. 410/447e). Narram os autos que Matilde Claudino de Oliveira e outros ajuizaram Ao de Indenizao em desfavor da FUNASA, objetivando a reparao de danos morais e materiais por eles sofridos, em virtude da no nomeao aos cargos de auxiliar de servios diversos no antigo INAMPS, que deveria ter ocorrido desde 30 de julho de 1986 (fl. 202e). O Juzo singular julgou parcialmente procedentes os pedidos, reconhecendo o direito dos autores de receberem os valores da remunerao do cargo pleiteado (danos
Documento: 20374304 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 5

Superior Tribunal de Justia


materiais) e indeferindo, entretanto, o pedido de danos morais (fls. 202/205e). Em sede de embargos infringentes em apelao, o Tribunal Regional Federal da 5 Regio reconheceu a prescrio do direito de ao, nos termos do art. 1 do Decreto 20.910/32 (fls. 376/383). Entendo, todavia, que o recurso merece prosperar. No ordenamento jurdico brasileiro, o prazo prescricional est submetido ao princpio da actio nata , ou seja, seu termo inicial a data a partir da qual a ao poderia ter sido ajuizada. Da mesma forma, deve ocorrer em relao s dvidas da Fazenda Pblica, cujas aes "prescrevem em cinco anos contados da data do ato ou fato do qual se originarem" (art. 1 do Decreto 20.910/32). Desse modo, o termo inicial do prazo prescricional para o ajuizamento de ao de indenizao contra ato do Estado, por dano moral e material, conta-se da cincia inequvoca dos efeitos decorrentes do ato lesivo. A saber:
PRESCRIO. DECRETO 20.910/32, ART. 1. AO DE INDENIZAO. POSSE EM CONCURSO PBLICO. 1. Tendo o aprovado em concurso pblico ingressado em juzo para desconstituir ato administrativo pelo qual foi preterido em seu direito a nomeao e posse, o trnsito em julgado da sentena de procedncia, constitui termo inicial da contagem do prazo de prescrio da ao de indenizao, e no o prprio ato administrativo em si, pois, na verdade, constitui o pronunciamento jurisdicional, o reconhecimento inequvoco da leso ao seu direito, causadora dos possveis danos materiais e morais a serem apurados pelo juzo de 1 grau. 2. Recurso Especial no provido. (REsp 26.4730/MG, Rel. Min.

EDSON VIDIGAL, Quinta Turma, DJ de 26/3/01)


PROCESSUAL. ADMINISTRATIVO. CARTRIO EXTRAJUDICIAL. Oficial de registros pblicos. reintegrado por deciso judicial. INDENIZAO POR DANOS MATERIAIS. emolumentos atinentes serventia. Perodo de afastamento das funes. PRESCRIO QINQENAL. DECRETO 20.910/32. TERMO INICIAL. TRNSITO EM JULGADO DO DECISUM QUE ANULA O ATO EXONERATRIO. DIVERGNCIA NO DEMONSTRADA. HONORRIOS ADVOCATCIOS CONVENCIONADOS EM CONTRATO. RESERVA DE VALOR. ART. 22, 4, DA LEI N 8.906/94. 1. O servidor pblico reintegrado, em decorrncia da anulao do ato exoneratrio, possui direito ao recebimento dos vencimentos atinentes ao perodo compreendido entre a exonerao e sua reintegrao, mediante ao de indenizao, cujo prazo prescricional tem incio a partir do trnsito em julgado da deciso que, reconhecendo a ilegalidade do ato da administrao, anula o ato exoneratrio. Precedentes do STJ: REsp 825.925/RS, DJ 23.04.2008; REsp 767143/DF, DJ 31.05.2007; AgRg no REsp 752.974/DF, DJ 30.10.2006 e AgRg no Ag 790.263/RJ, DJ 04.12.2006. 2. O pedido de reserva de honorrios (fls. 441/446), porquanto inaprecivel por esta Corte nesta fase recursal, dever ser formulado perante o juzo da execuo, luz do que dispe o 4 do art. 22 da Lei 8.906/94, razo pela qual
Documento: 20374304 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 4 de 5

Superior Tribunal de Justia


o indefiro. Precedentes desta Corte: AgRg no REsp 511693 / DF, Rel. Min Denise Arruda, DJ 31.05.2007; EDcl no RESP 560.372-RN, DJ de 31.08.2004, Rel. Min. Teori Zavascki; AgRg no RESP 588.480-RS, DJ de 27.08.2004, Rel. Min. Castro Filho. 3. A admisso do Recurso Especial pela alnea "c" exige a comprovao do dissdio na forma prevista pelo RISTJ, com a demonstrao das circunstncias que assemelham os casos confrontados, no bastando, para tanto, a simples transcrio das ementas dos paradigmas. 4. Recurso especial parcialmente conhecido e nessa parte desprovido.

(REsp 864.698/RS, Rel. Min. LUIZ FUX, Primeira Turma, DJe 22/9/08)

de

No caso em exame, a leso ao direito, que fez nascer a pretenso indenizao, foi reconhecida em sede de deciso judicial que determinou a nomeao dos autores aos cargos pleiteados, cujo trnsito em julgado ocorreu em 1999. Tendo sido a presente ao de indenizao proposta em 2000, no h falar em prescrio. Desse modo, no deve subsistir o entendimento firmado no acrdo recorrido, por se encontrar em dissonncia com a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia. Ante o exposto, dou provimento ao recurso especial para, afastando a preliminar de prescrio, reformar o acrdo proferido em sede de embargos infringentes, restabelecendo o proferido no julgamento das apelaes. o voto.

Documento: 20374304 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 5 de 5

Vous aimerez peut-être aussi