Vous êtes sur la page 1sur 4

Estruturas em madeira na construo civil Introduo:

A utilizao da madeira como estrutura na construo civil mais antiga do que o prprio conceito de construo civil, pois desde o tempo em que o homem ainda habitava em tocas e cabanas a madeira j era utilizada para sustentao e estruturalmente nessas to simples formas de moradias. Nos dias de hoje a madeira como material utilizado na construo civil tem o seu emprego garantido, pois ds de funes temporrias como na composio de canteiros, tapumes, cavaletes e afins, at a utilizao de formas escoras o seu emprego ainda o mais comum nessas funes. E saindo do campo temporrio para partes mais importantes e definitiva como estruturas, revestimentos e acabamentos, a madeira tambm uma tima alternativa e com boa propriedade mecnica e de durabilidade satisfatria. Curiosidade: O Brasil produz 500 mil m3 de madeira reflorestada por ano, mas somente 3% aproveitado no setor da construo. Nmeros to tmidos talvez reflitam um trao cultural: "Os colonizadores no usavam essa matriaprima para erguer moradias, pois tinham a crena infundada de que ela fosse frgil", justifica o bilogo Geraldo Jos Zenid, do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT). Esse quadro tende a se alterar, visto que o mundo vem despertando para a necessidade de minimizar desperdcios e a madeira comea a ser sinnimo de obra limpa e rpida.

Matria prima:
A madeira extrada das arvores que so plantas lenhosas e perenes pelo seu largo ciclo de vida. E existem diversas espcies classificadas em diversas categorias, o que dificulta bastante falar sobre a sua matria prima de maneira singular e objetiva, porm vamos nos ater a Araucria como exemplo de espcie para representar de modo geral como matria prima da madeira. A Araucria tem sua forma inconfundvel, com um tronco colunar que pode chegar a 50m de altura e 2,5 m de dimetro, com uma casca rugosa e persistente de 15 cm de espessura. Seu crescimento se d nos primeiros anos de vida em aproximados 7 cm por ano, mas aps cerca de seis anos sofre um estiro de crescimento que pode alcanar a marca de um metro por ano de crescimento, e cresce at os seus 43-45 anos. Sua mdia de vida de aproximadamente entre 200 e 300 anos havendo registros de exemplares que chegaram a 500 anos.

O cultivo da araucria se faz basicamente por meio da semeadura, que nem sempre ocorre com a interveno humana, mais em muitos dos ocorridos por primatas e aves que circulam entre suas copas. Curiosidade: A Araucria uma arvore frutfera, tendo como seu fruto a pinha, pois da famlia dos pinheiros. Em no processo de seu cultivo artesanal costuma-se a colocar suas sementes imersas em gua em temperatura ambiente de 24 a 48 horas e selecionar as sementes que afundam, pois s essas germinaro. Uma vez selecionadas as mesmas so colocadas em pares nas covas para germinarem.

Exemplo de obras realizadas com estrutura em madeira:


Por diversas razes a madeira ocupa significativa parcela no emprego estrutural na construo civil. Vejamos alguns exemplos: Igreja de madeira de Urnes em Sogn og Fjordane, na Noruega, listada como Patrimnio Mundial da UNESCO.

Vantagens e desvantagens:
leve Produo sustentvel, contribuindo para o meio ambiente. Possui alta resistncia a flexo. Versatilidade no uso. Capacidade de reutilizao. Bom isolamento trmico e acstico. Baixa demanda de energia para sua produo. Suporta grandes cargas. um material produzido de forma lenta pela natureza. Suas propriedades so afetadas pelo teor de umidade no ambiente. Susceptibilidade ao fogo. Apresenta caractersticas variveis em funo do meio ambiente em que a rvore se desenvolve.

Tipos de peas e de perfis:

Caractersticas das madeiras:


Cor

A variao da cor natural da madeira devida impregnao de diversas substncias nas clulas e nas paredes celulares. A cor altera-se com o teor de umidade, normalmente escurecendo quando exposta ao ar, quando exposta ao sol, quando em contato com determinados metais ou quando atacada por certos fungos e bactrias. A cor das madeiras pode ser modificada artificialmente por meio de tinturas e descoloraes. Cheiro

O odor tpico que algumas madeiras apresentam deve-se presena de certas substncias volteis que se concentram principalmente no cerne. Principais usos da madeira: Ainda que no seja empregada intensamente como material estrutural, a madeira na construo civil brasileira utilizada em vrios tipos de aplicao: Construo civil pesada interna Engloba as peas de madeira serrada na forma de vigas, caibros, pranchas e tbuas utilizadas em estruturas de cobertura, onde tradicionalmente era empregada a madeira de peroba-rosa ( Aspidosperma polyneuron). Construo civil leve interna, de utilidade geral: Abrange as peas de madeira serrada e beneficiada, como forros, painis, lambris e guarnies, onde o aspecto decorativo da madeira no fator limitante. A referncia a madeira de pinho-do-paran ( Araucaria angustifolia). As Madeiras Brasileiras: Andiroba moderadamente resistente. Uso: estacas martimas; pontes, obras imersas em ambiente de gua doce, postes, dormentes ferrovirios; estrutura pesada de construo civil; embarcaes (quilhas, convs, costado, cavernas); cabos de ferramentas; cutelaria; caibros, ripas, esquadrias de portas, lambris, venezianas, batentes, caixilhos, rodaps, etc. Aroeira uso: carpintaria, marcenaria de luxo, compensado, cabos de ferramentas, rtesanato, peas torneadas, tacos e tbuas de assoalhos,

venezianas, marcos de portas e janelas, olduras, rodaps, lambris, escadas, mveis, puxadores, carrocerias, barris, tonis, rguas. Cedrinho baixa resistncia ao ataque de cupins. Cumaru resistente a fungos e insetos. Uso: pontes, construo pesada, portos, estacas martimas, obras imersas em ambientes de gua doce, vigamentos, carpintaria, trelias, Madeira transformada Transformao da madeira toda tecnologia de alterao da estrutura fibrosa orientada do material, com a finalidade de corrigir suas caractersticas negativas, possibilitando o aproveitamento do material de qualidade inferior. O uso da madeira tranformada apresenta uma srie de vantagens, tais como: Homogeneidade de composio e isotropia no comportamento fsico e mecnico; Possibilidades ampliadas de tratamentos de preservao; Possibilidade de melhoria de determinadas caractersticas fsicas ou mecnicas; Possibilidade de execuo de chapas de grandes dimenses; Aproveitamento integral do material lenhoso contido nas rvores

Fonte de Pesquisa: http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/arlindo/materiais/Tipos_de_ma deiras.pdf

Vous aimerez peut-être aussi