Vous êtes sur la page 1sur 6

VERMICOMPOSTAGEM E SUSTENTABILIDADE Renata Bicudo Molinari

RESUMO Hoje em dia, no Brasil, os resduos domiciliares coletados contam com mais de 50%, em peso, de matria orgnica a qual, se tratada indevidamente ou disposta no solo incorretamente, geram efluentes lquidos (chorume) e gasosos (biogs) que poluem corpos hdricos e a atmosfera, respectivamente. A coleta desse resduo orgnico muito onerosa e a falta de opes para seu descarte o que acaba resultando no acmulo indevido desses materiais em aterros sanitrios, os quais poluem as guas subterrneas e geram diversas patologias em moradores prximos dessas regies. O objetivo desse artigo apresentar uma opo prtica e econmica para reduzir a quantidade de resduos orgnicos residenciais atravs da pesquisa e aplicao de minhocas na decomposio desse lixo, visando, como resultado, uma diminuio de, pelo menos, 80% do descarte dessas substncias. Palavras-chave: lixo; orgnico; minhocas.

Faculdades Esprita. E-mail: lalinha_eterna@hotmail.com

INTRODUO A finalidade desse artigo mostrar a importncia de se diminuir o lixo orgnico residencial e apresentar, como soluo, a vermicompostagem. A compostagem um processo natural de decomposio biolgica de materiais que possuem carbono em sua estrutura (materiais orgnicos de origem animal ou vegetal) atravs da ao de microorganismos. Como no necessita da adio de componentes fsicos ou qumicos massa de lixo, a compostagem nos oferece o melhor adubo para plantaes de frutas, verduras e ervas que consumimos no nosso dia-a-dia. Recomenda-se, para ambientes internos ou com pouco espao, a utilizao de vermicomposteiras feitas em compartimentos de plstico duro. No se aconselha o depsito de fezes de animais, alimentos com temperos e carnes pois liberam odores e atraem animais. A reduo do resduo orgnico , hoje em dia, essencial para o bem estar do planeta pois, segundo Francisco C. Scarlato e Joel A. Pontin, os aterros favorecem a contaminao das Bacias Hidrogrficas situadas em suas proximidades, isso se d atravs do chorume resultante da decomposio de matria orgnica que jogada fora e que, por falta de melhores opes, so acumuladas em aterros sanitrios, muitas vezes precrios. Alm disso, existem muitas pessoas que reaproveitam alimentos encontrados neles ou os vasculham a procura de materiais reciclveis que possam vender, isso gera a marginalizao dos indivduos em questo e aumenta a proliferao de doenas.

1 DEFINIO Vermicompostagem um sistema de reciclagem onde a matria orgnica digerida por minhocas e excretada em forma de hmus. Uma minhoca chega a comer o equivalente ao prprio peso e pode ficar at trs meses sem se alimentar, podendo, assim, reduzir em at dois teros o lixo orgnico domstico de um dia. Podemos definir esse procedimento como sendo ecologicamente correto, economicamente vivel e socialmente justo uma vez que diminui sensivelmente o descarte de lixo orgnico no ambiente, tem baixo custo, no exige pessoas treinadas para sua manuteno e pode ser implantado em casas, apartamentos e terrenos pois no precisa ocupar muito espao.

2 IMPORTNCIA Um dos maiores problemas enfrentados hoje por governos do mundo inteiro o que se fazer com o lixo orgnico. Alm de a coleta ser muito cara, cada dia se torna mais difcil achar onde descart-lo.

Os aterros sanitrios, alm de polurem o solo e os lenis freticos, atraem diversas pessoas para suas redondezas procura de alimentos e objetos que possam reutilizar, gerando doenas e aumentando a distncia social. Com a vermicompostagem caseira, pode-se reduzir cerca de 80% desse lixo, reaproveitando-o como adubo e biofertilizante.

3 CLASSIFICAO DAS MINHOCAS As minhocas fazem parte do grupo dos Aneldeos, que possui cerca de 4000 espcies espalhadas pelo mundo. Existem dois grupos distintos de minhocas: as gefagas e as detritivas.

3.1

MINHOCAS GEFAGAS So chamadas, tambm, de minhocas comedoras de terra porque ingerem grande

quantidade de terra procura de restos de matria orgnica e sais minerais, os quais so absorvidos por seu organismo enquanto a terra excretada. Escavam tneis que podem atingir at oito metros de profundidade, so animais, em geral, solitrios e, por isso, pouco prolferos, sendo difceis de criar em cativeiro. A espcie mais comum encontrada nesse grupo a Lumbricus terrestris, tambm conhecida como minhoca-da-terra.

3.2

MINHOCAS DETRITIVAS As detritivas so as mais indicadas para a vermicompostagem, pois comem matrias

orgnicas maiores e suportam melhor as adversidades de temperatura e acidez verificadas em um processo de decomposio. Vivem mais prximas superfcie, geralmente nos primeiros vinte centmetros do solo e se reproduzem de acordo com a quantidade de alimento disponvel, sendo mais adequadas para a criao em cativeiro. A espcie que mais se destaca nesse grupo a Eisenia faetida, que consegue processar uma grande variedade de materiais em tempo Record.

4 HMUS O hmus o resultado da digesto de matria orgnica atravs do organismo das minhocas. Esta digesto se d atravs de processos qumicos e fsicos complexos. A microfauna presente no interior da minhoca incorporada ao hmus e possibilitar as trocas moleculares entre a planta e o substrato. Alm disso, ela aumentar a resistncia das plantas contra pragas e doenas.

Esses animais aproveitam os nutrientes que encontram nos resduos que consomem e excretam o excesso. Dentre as substncias defecadas, encontramos terra, hidrognio, fsforo, potssio, clcio e outros compostos que so fundamentais para se manter o ph do solo adequado e para o bom desenvolvimento das plantas. Sendo o volume da matria excretada pela minhoca muito inferior ao ingerido, d-se um aumento acentuado da concentrao por volume de cada um dos nutrientes. Por ser um produto natural, no agride o ambiente, ajudando a manter em equilbrio a microfauna dos solos. Outro benefcio da utilizao do hmus o fato de evitar a compactao de solos argilosos e promover a agregao de solos arenosos, alm de reter, com mais eficincia, os nutrientes e a gua no solo. Diferente dos fertilizantes qumicos convencionais, esse produto no oferece risco de superdosagem, pois as plantas s iro absorver o que lhes for necessrio. O lquido gerado no processo, chamado de biofertilizante, tambm pode ser usado para adubo ou para regar as plantas (uma parte para 10 de gua no clorada - de chuva, de poo ou de torneira aps uma noite de repouso).

5 COMO MONTAR UMA VERMICOMPOSTEIRA CASEIRA

5.1

MATERIAIS NECESSRIOS
Trs caixas de plstico sendo que, duas devem ter furos em seus fundos (o tamanho

e a forma iro variar de acordo com o espao disponvel para alojar o sistema).
Hmus ou terra (a quantidade ir variar de acordo com o tamanho das caixas, deve

ser suficiente para forrar com quatro dedos de altura o fundo da caixa e cobrir totalmente a matria orgnica depositada).
Minhocas da espcie Eisenia faetida (cerca de um litro de minhoca). Folhas secas e papel. Resduo orgnico.

5.2

COMO MONTAR

1 Passo:
Colocar as trs caixas, uma sobre a outra, sendo que a primeira deve conter um

furo ou torneira para que o lquido resultante do processo (Biofertilizante) possa sair e a ltima deve conter tampa com furos para manter a caixa escura, mas arejada.
Caso seja apenas um furo, colocar uma bandeja sob os recipientes para que o

lquido possa ser armazenado.


Escolher um lugar abrigado do sol e da chuva.

2 Passo: Caixa 2
Forrar a caixa do meio com hmus e minhocas; cavar um buraco e depositar o lixo

mido.
Juntar folhas secas e papel (nunca colocar s papel) e depois cobrir com hmus.

3 Passo: Caixa 3
Quando a caixa do meio estiver cheia, colocar o lixo orgnico na ltima caixa, a de

cima - cerca de 50 dias depois do incio. procura de alimento, as minhocas do compartimento do meio iro colonizar a caixa 3 atravs dos furos em seu fundo.
Retirar o hmus da caixa 2 e por esse compartimento vazio, na parte superior,

deixando a caixa 3 no meio.

4 Passo: Caixa 1:
A caixa 1 responsvel pela coleta do excesso de umidade, um biofertilizante de

pH neutro usado para regar plantas.


Nessa etapa, o processo volta ao 3 Passo. Ao final de 50 dias, o sistema pode produzir de 7 a 15 kg de hmus de acordo com

o tamanho da caixa. Quanto mais variado for o resduo, mais frtil ser o adubo.

CONSIDERAES FINAIS A deteriorizao do planeta em decorrncia da ao antrpica cada dia mais perceptvel e alarmante. necessrio, portanto, aes que minimizem essas pegadas ambientais que so deixadas desde que nascemos e, para isso, as mudanas devem comear em nossas casas, em nosso dia-a-dia. A vermicompostagem um mtodo fcil, prtico e barato de se diminuir os impactos causados pelo resduo orgnico descartado por ns, e ainda nos traz benefcios como, por exemplo, um adubo e um fertilizante totalmente naturais. como disse Charles Darwin: " pouco provvel que algum animal tenha desempenhado um papel to importante na histria do nosso planeta como o destas pequenas criaturas." Ainda h tempo para salvarmos nosso planeta e o futuro de nossos filhos.

REFERNCIAS
SCARLATO, F. C.; PONTIN, J. A. Do nicho ao lixo, ambiente, sociedade e educao. 17.ed. Atual Editora, 1993. GOVERNO DO PARAN. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hdricos. Desperdcio Zero. Kit Resduos, 2008 INSTITUTO INTERAGIR. Geo Juvenil Brasil. Expressando Impresses por todo o Pas. 2008.

Sites Consultados
COIMBRA, Renato Emlio. Disponvel em: <http://www.ambientebrasil.com.br/ composer.php3?base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/artigos/reciclagem_org.html>. Acesso em: 09/2008. SCHIEDECK, Gustavo. Disponvel em: <http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2008/ a-minhocultura-e-a-producao-de-humus-no-contexto-da-agricultura-familiar/ ?searchterm=minhocultura>. Acesso em: 09/2008.

Vous aimerez peut-être aussi