Vous êtes sur la page 1sur 11

CURSO Defensoria Pblica DATA 10/04/2013 DISCIPLINA D. Civil: Obrigaes PROFESSORA Brbara Brasil MONITOR Carlos Filho (cas.filho@hotmail.

mail.com) AULA 04/05

Aula n 35

Regras da Solidariedade Ativa

1) Art. 268 CC:


Art. 268. Enquanto alguns dos credores solidrios no demandarem o devedor comum, a qualquer daqueles poder este pagar.

O credor pode receber o pagamento parcial, mas isso no gera renncia do direito ao restante do crdito. Observe o art. 269 CC:
Art. 269. O pagamento feito a um dos credores solidrios extingue a dvida at o montante do que foi pago.

O devedor tem a liberdade de escolha a qual credor pagar, mas tal liberdade se extingue quando aquele for demandado.

2) Art. 272 CC:

Art. 272. O credor que tiver remitido a dvida ou recebido o pagamento responder aos outros pela parte que lhes caiba.

Qualquer um dos credores solidrios poder perdoar o credor na integralidade da dvida. A partir do momento em que o credor solidrio perdoa a integralidade da dvida, ele dever responder quanto cota parte dos outros credores solidrios. Nos termos do art. 385 do CC, a remisso um ato de natureza bilateral, ou seja, necessita do consentimento do devedor.
Art. 385. A remisso da dvida, aceita pelo devedor, extingue a obrigao, mas sem prejuzo de terceiro.

3) Art. 273 CC:


Art. 273. A um dos credores solidrios no pode o devedor opor as excees pessoais oponveis aos outros.

O devedor poder opor a qualquer um dos credores solidrios todas as excees de natureza comum. Contudo, as excees de natureza pessoal somente so oponveis em face do credor a que ela se refere. Excees comuns: prescrio, pagamento, consignao em pagamento. Excees pessoais: compensao, transao.

4) Art. 274 CC:


Art. 274. O julgamento contrrio a um dos credores solidrios no atinge os demais; o julgamento favorvel aproveita-lhes, a menos que se funde em exceo pessoal ao credor que o obteve.

Limites subjetivos da coisa julgada, quando a demanda for proposta por apenas um dos credores solidrios: se a demanda for julgada improcedente, ou seja, se a pretenso do credor solidrio no for acolhida, a coisa julgada s vai atingir o credor solidrio que participou da relao jurdica processual. Todavia, se a demanda for julgada procedente, salvo em virtude do acolhimento de uma exceo pessoal, a coisa julgada vai atingir os demais credores solidrios. Como regra, quando o assunto limites subjetivos da coisa julgada, esta atinge apenas aqueles que integraram a relao jurdica processual. Se houver a improcedncia do pedido do credor solidrio, a coisa julgada ser inter partes. Se a demanda for julgada procedente, a coisa julgada vai alm dos participantes da relao processual. Nesta situao, a coisa julgada ser ultra partes. Como regra, a coisa julga formada pro et contra. A coisa julgada se formar independentemente do resultado, se favorvel ou no. S que pode acontecer da coisa julgada se formar de modo

diferente, excepcionalmente de acordo com o resultado do processo. chamada de secundum eventus litis.

Regras da solidariedade passiva

1) Art. 275 CC:


Art. 275. O credor tem direito a exigir e receber de um ou de alguns dos devedores, parcial ou totalmente, a dvida comum; se o pagamento tiver sido parcial, todos os demais devedores continuam obrigados solidariamente pelo resto. Pargrafo nico. No importar renncia da solidariedade a propositura de ao pelo credor contra um ou alguns dos devedores.

Quem demanda a integralidade da dvida tambm tem o poder de demandar parte da dvida (quem pode mais pode menos). O devedor solidrio quando paga parte da dvida, ainda subsiste a solidariedade e a dvida quanto ao remanescente. Pagamento parcial no gera extino de dvida. Veio corroborado pelo enunciado 348 do CJF:
348 Arts. 275/282. O pagamento parcial no implica, por si s, renncia solidariedade, a qual deve derivar dos termos expressos da quitao ou, inequivocadamente, das circunstncias do recebimento da prestao pelo credor.

2) Art. 277 c/c art. 388, ambos do CC:


Art. 277. O pagamento parcial feito por um dos devedores e a remisso por ele obtida no aproveitam aos outros devedores, seno at concorrncia da quantia paga ou relevada. Art. 388. A remisso concedida a um dos co-devedores extingue a dvida na parte a ele correspondente; de modo que, ainda reservando o credor a solidariedade contra os outros, j lhes no pode cobrar o dbito sem deduo da parte remitida.

Remisso (perdo): O credor pode remitir a dvida em face de um devedor solidrio. Essa remisso gerar a extino da dvida para o devedor beneficiado, apenas no que toca sua cota parte. Persiste a dvida e a solidariedade para os demais devedores, abatido, contudo, o valor da cota parte do devedor beneficiado pela remisso.

Obs 1: remisso de dvida no se confunde com renncia solidariedade. Esta est regulada no art. 282 do CC (o devedor solidrio beneficiado pela renncia passa a ser responsvel apenas pela sua cota parte, no gerando, portanto, extino da obrigao em face dele. Para os demais devedores solidrios, persistir a dvida e a solidariedade em relao ao remanescente).
Art. 282. O credor pode renunciar solidariedade em favor de um, de alguns ou de todos os devedores.

Pargrafo nico. Se o credor exonerar da solidariedade um ou mais devedores, subsistir a dos demais.

Em relao remisso na solidariedade ativa, o credor faz remisso da totalidade do dbito. Na solidariedade passiva, a remisso ocorre em partes.

Obs 2: o fato de o devedor ter sido exonerado da solidariedade (exonerao de solidariedade = renncia de solidariedade) no o retira da responsabilidade pelo rateio da cota partes do devedor insolvente. Art. 284 CC. Em um dos devedores se tornando insolvente, a cota parte dele rateada em propores iguais para os demais devedores solidrios Art. 283 CC.
Art. 283. O devedor que satisfez a dvida por inteiro tem direito a exigir de cada um dos codevedores a sua quota, dividindo-se igualmente por todos a do insolvente, se o houver, presumindo-se iguais, no dbito, as partes de todos os co-devedores. Art. 284. No caso de rateio entre os co-devedores, contribuiro tambm os exonerados da solidariedade pelo credor, pela parte que na obrigao incumbia ao insolvente.

Havendo a remisso da dvida para um dos co-devedores, ele no mais faz parte da relao jurdica, e, por isso, eventual insolvncia dos outros co-devedores no obriga o devedor perdoado, isto , no ser feito o rateio do valor remanescente para ele.

3) Art. 279 CC:


Art. 279. Impossibilitando-se a prestao por culpa de um dos devedores solidrios, subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente; mas pelas perdas e danos s responde o culpado.

Se o objeto da prestao se perder por culpa de um devedor solidrio, todos os devedores respondem pelo valor do bem que se perdeu. Contudo, as perdas e danos s sero arcadas pelo devedor culpado.

Obs: art. 280 CC:


Art. 280. Todos os devedores respondem pelos juros da mora, ainda que a ao tenha sido proposta somente contra um; mas o culpado responde aos outros pela obrigao acrescida.

Se houver a mora, os juros de mora sero devidos por todos os devedores solidrios, ainda que apenas um deles tenha dado causa mora. Todavia, internamente, s responder pelos juros de mora o devedor que deu causa a ela.

Princpio da gravitao jurdica: o acessrio acompanha o principal. Os juros de mora obrigao acessria, ento acompanha a obrigao principal. Os devedores devem pagar os juros de mora, mas o responsvel por eles o devedor que deu causa.

4) Art. 285 CC:


Art. 285. Se a dvida solidria interessar exclusivamente a um dos devedores, responder este por toda ela para com aquele que pagar.

O artigo trata da figura do fiador. Este tem responsabilidade subsidiria. Quando ele demandado pela dvida do devedor, aquele tem benefcio de ordem, primeiro buscam-se os bens do devedor, para depois buscar os bens do fiador. S poder ser demandado se os bens do devedor no forem suficientes. Porm, o fiador pode se apresentar ao credor como devedor solidrio. Arts. 827 e 828, II:
Art. 827. O fiador demandado pelo pagamento da dvida tem direito a exigir, at a contestao da lide, que sejam primeiro executados os bens do devedor. Pargrafo nico. O fiador que alegar o benefcio de ordem, a que se refere este artigo, deve nomear bens do devedor, sitos no mesmo municpio, livres e desembargados, quantos bastem para solver o dbito.

Art. 828. No aproveita este benefcio ao fiador: (...) II - se se obrigou como principal pagador, ou devedor solidrio;

O fiador como devedor solidrio paga a integralidade da dvida que s interessava ao credor, o benefcio de restituio exercido na integralidade da dvida (art. 285 CC).

2) Obrigao Indivisvel Art. 258 ao 263 do CC

A regra do sistema a de, que havendo multiplicidade de sujeitos, a obrigao se fraciona em quantos deles houver. Art. 257 CC:
Art. 257. Havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrigao divisvel, esta presume-se dividida em tantas obrigaes, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores.

S que por vezes o objeto da prestao no divisvel. H multiplicidade de sujeitos, mas no tem como fracionar o objeto da prestao, e no h solidariedade entre eles.

Regras da Divisibilidade Quanto Houver Multiplicidade de Sujeitos

1) Cada credor s pode exigir a sua cota parte

2) Cada devedor s se responsabiliza pela sua cota parte

3) O devedor quando paga a integralidade da dvida para apenas um credor no gerar extino da obrigao para os demais credores.

4) O credor quando recusa o pagamento da sua cota parte, requerendo o pagamento integral, ele est em mora, e vai gerar no devedor a pretenso de consignao em pagamento.

5) O devedor quando se torna insolvente no h o rateio da sua cota parte os demais devedores.

6) Interrompida a prescrio em benefcio de um credor ou em prejuzo de um devedor, no atingir os demais credores ou devedores. Ver art. 202, I, CC:
Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual;

Indivisibilidade no induz solidariedade. Se a obrigao for simples (um credor e um devedor), pouco importa se o objeto da obrigao divisvel ou indivisvel. Art. 314 CC:
Art. 314. Ainda que a obrigao tenha por objeto prestao divisvel, no pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim no se ajustou.

Sendo o objeto divisvel, podem as partes pactuar que o adimplemento se dar de forma parcelada. A obrigao se restringe parcela, o devedor no se responsabiliza pela obrigao toda.

A indivisibilidade pode decorrer da natureza do bem, de manifestao de vontade das partes, de determinao legal, ou de razes econmicas. Art. 258 CC:
Art. 258. A obrigao indivisvel quando a prestao tem por objeto uma coisa ou um fato no suscetveis de diviso, por sua natureza, por motivo de ordem econmica, ou dada a razo determinante do negcio jurdico.

O bem naturalmente indivisvel aquele que quando se divide gera perda das qualidades essenciais ou da finalidade ao qual se destina.

O condomnio traz indivisibilidade para o bem. Art. 1.320 do CC:


Art. 1.320. A todo tempo ser lcito ao condmino exigir a diviso da coisa comum, respondendo o quinho de cada um pela sua parte nas despesas da diviso. 1o Podem os condminos acordar que fique indivisa a coisa comum por prazo no maior de cinco anos, suscetvel de prorrogao ulterior. 2o No poder exceder de cinco anos a indiviso estabelecida pelo doador ou pelo testador. 3o A requerimento de qualquer interessado e se graves razes o aconselharem, pode o juiz determinar a diviso da coisa comum antes do prazo.

A Indivisibilidade pode ser decorrncia de Lei. Ex: herana art. 1.791 CC:
Art. 1.791. A herana defere-se como um todo unitrio, ainda que vrios sejam os herdeiros.

O bem pode ser indivisvel por razes econmicas. Ex: touro reprodutor. Regras da Indivisibilidade

a) Pluralidade de Devedores

Como o objeto indivisvel, cada um dos devedores se obriga pela integralidade da prestao, ainda que internamente o bem de copropriedade seja divisvel. Nos termos do art. 259 do CC, aquele devedor que cumpre integralmente com a prestao se subrroga na posio do credor. H uma substituio da posio do credor.
Art. 259. Se, havendo dois ou mais devedores, a prestao no for divisvel, cada um ser obrigado pela dvida toda. Pargrafo nico. O devedor, que paga a dvida, sub-roga-se no direito do credor em relao aos outros coobrigados.

Em sendo a prestao indivisvel, havendo a interrupo da prescrio em face de um devedor, interrompe-se a prescrio para todos os devedores. Art. 204, 2 do CC:
Art. 204. A interrupo da prescrio por um credor no aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupo operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, no prejudica aos demais coobrigados. (...) 2o A interrupo operada contra um dos herdeiros do devedor solidrio no prejudica os outros herdeiros ou devedores, seno quando se trate de obrigaes e direitos indivisveis.

Se houver a perda do bem, por culpa de um dos devedores, a prestao que era indivisvel se torna divisvel, uma vez que haver a converso em perdas e danos. S responder pelas perdas e danos o devedor culpado, os demais devedores ficaro exonerados da responsabilidade. Art. 263 do CC:

Art. 263. Perde a qualidade de indivisvel a obrigao que se resolver em perdas e danos. 1o Se, para efeito do disposto neste artigo, houver culpa de todos os devedores, respondero todos por partes iguais. 2o Se for de um s a culpa, ficaro exonerados os outros, respondendo s esse pelas perdas e danos.

b) Pluralidade de Credores

1) O devedor se desonera da obrigao pagando a um credor, ou pagando a todos conjuntamente. Art. 260 do CC:
Art. 260. Se a pluralidade for dos credores, poder cada um destes exigir a dvida inteira; mas o devedor ou devedores se desobrigaro, pagando: I - a todos conjuntamente; II - a um, dando este cauo de ratificao dos outros credores.

Em vista do pagamento a um credor, este tem que ter poder de dar quitao em nome dos demais credores. Se o devedor quiser pagar para um dos credores, sendo que este no tem o poder de dar quitao em nome dos outros, o devedor poder exigir uma cauo de ratificao da quitao pelos demais credores.

2) O credor que agiu com celeridade e demandou o devedor, a ele ser dada a prerrogativa de ficar com o bem, respondendo, contudo, perante os demais credores, apenas no que toca cota parte deles, convertida em dinheiro. Art. 261 do CC:
Art. 261. Se um s dos credores receber a prestao por inteiro, a cada um dos outros assistir o direito de exigir dele em dinheiro a parte que lhe caiba no total.

4. TRANSMISSAO DAS OBRIGAES

O CC regula a cesso de crdito (art. 286 e ss), e a assuno de dvida (art. 299 e ss). Entre o nascimento e o fim da relao jurdica podem ocorrer mutaes subjetivas (alterao dos sujeitos da relao obrigacional), mas tal relao continua a mesma. A mutao subjetiva ocorre sem gerar a extino da obrigao. 4-1) Cesso de Crdito

um negcio jurdico bilateral, em que o credor transfere o seu crdito para um terceiro, independentemente do consentimento do devedor dentro de uma mesma relao jurdica obrigacional.

Na relao jurdica de cesso, aquele que transfere o direito subjetivo denominado cedente; aquele que adquire a titularidade do direito subjetivo de crdito chamado de cessionrio; e o devedor chamado de cedido. O cedido no participa da relao jurdica, apenas o cedente e o cessionrio. A transferncia do direito do cedente se faz a ttulo oneroso. Mas nada impede que a cesso de crdito se d a ttulo gratuito. Regras da Cesso de crdito

1) Art. 286 CC:


Art. 286. O credor pode ceder o seu crdito, se a isso no se opuser a natureza da obrigao, a lei, ou a conveno com o devedor; a clusula proibitiva da cesso no poder ser oposta ao cessionrio de boa-f, se no constar do instrumento da obrigao.

Como regra vige a livre cedibilidade dos crditos, salvo se houver vedao em virtude da natureza do crdito, ou por determinao legal, ou por manifestao de vontade das partes (essa manifestao tem que vir expressa no instrumento de contrato, por meio de clusula). Nos termos do art. 1.707 do CC, os crditos decorrentes de prestao alimentcia so incessveis.
Art. 1.707. Pode o credor no exercer, porm lhe vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crdito insuscetvel de cesso, compensao ou penhora.

Nos termos do art. 114 da Lei 8.213/1991, os crditos decorrentes de benefcios previdencirios so incessveis:
Art. 114. Salvo quanto a valor devido Previdncia Social e a desconto autorizado por esta Lei, ou derivado da obrigao de prestar alimentos reconhecida em sentena judicial, o benefcio no pode ser objeto de penhora, arresto ou sequestro, sendo nula de pleno direito a sua venda ou cesso, ou a constituio de qualquer nus sobre ele, bem como a outorga de poderes irrevogveis ou em causa prpria para o seu recebimento.

Obs: Info 497 STJ: o advogado titular do crdito decorrente dos honorrios sucumbenciais. A cesso desse crdito a terceiro vlida. O STJ tambm admitiu a cesso de tal crdito discriminado em precatrio. Em outras palavras, o titular do direito de crdito aos honorrios sucumbenciais o advogado, de modo que ele pode optar por executar esse crdito ou ced-lo a um terceiro; admitida a cesso de crdito discriminado em precatrio:
RECURSO REPETITIVO. HONORRIOS ADVOCATCIOS SUCUMBENCIAIS. PRECATRIO. CESSO DE CRDITO. HABILITAO DO CESSIONRIO. A Corte Especial, ao apreciar REsp submetido ao regime do art. 543-C do CPC e Res. n. 8/2008-STJ, prosseguindo o julgamento, por maioria, assentou que, considerando que os honorrios de sucumbncia constituem direito autnomo do advogado (Lei n. 8.906/1994) e podem ser executados em nome prprio ou nos mesmos autos da ao em que tenha atuado o

causdico, o fato de o precatrio ter sido expedido em nome da parte no repercute na disponibilidade do crdito referente mencionada verba advocatcia, tendo o advogado o direito de execut-lo ou ced-lo a terceiro. Sendo assim, comprovada a validade do ato de cesso dos honorrios advocatcios sucumbenciais realizado por escritura pblica, bem como discriminado no precatrio o valor devido a ttulo da respectiva verba advocatcia, deve-se reconhecer a legitimidade do cessionrio para se habilitar no crdito consignado no precatrio. Precedentes citados: AgRg no REsp 1.214.899-PR, DJe 28/9/2011; REsp 898.316-RJ, DJe 11/10/2010; REsp 1.220.914-RS, DJe 16/3/2011; AgRg no REsp 1.087.479-RS, DJe 5/12/2011; REsp 1.125.199-RS, DJe 29/4/2011, e AgRg no REsp 1.051.389-RS, DJe 21/3/2011. REsp 1.102.473-RS, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 16/5/2012.

Esse entendimento se coaduna com o art. 100, 13 da CF/88. A cesso independe da anuncia da Fazenda Pblica, exigindo o 14 apenas a notificao ao tribunal de origem e a entidade devedora. O STF, por meio da ADI 4425 e ADI 4357, apreciou a constitucionalidade da EC 62/09. Declarou a invalidade do art. 100 da CF/88, mas o 13 e 14 no foram afetados. Continuam vlidos e produzindo seus efeitos.
Art. 100. Os pagamentos devidos pelas Fazendas Pblicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentena judiciria, far-se-o exclusivamente na ordem cronolgica de apresentao dos precatrios e conta dos crditos respectivos, proibida a designao de casos ou de pessoas nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais abertos para este fim. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 62, de 2009). (Vide Emenda Constitucional n 62, de 2009) (...) 13. O credor poder ceder, total ou parcialmente, seus crditos em precatrios a terceiros, independentemente da concordncia do devedor, no se aplicando ao cessionrio o disposto nos 2 e 3. (Includo pela Emenda Constitucional n 62, de 2009). 14. A cesso de precatrios somente produzir efeitos aps comunicao, por meio de petio protocolizada, ao tribunal de origem e entidade devedora. (Includo pela Emenda Constitucional n 62, de 2009).

2) Art. 287 CC:


Art. 287. Salvo disposio em contrrio, na cesso de um crdito abrangem-se todos os seus acessrios.

A cesso de crdito abrange a dvida principal e todos os seus acessrios, salvo se as partes tiverem se manifestado em sentido contrrio. Ressaltando que acessrios so os juros, a correo monetria, a clausula penal, etc.

3) Como regra, a cesso de crdito no necessita da observncia de requisito de forma para ser vlida entre o cedente e o cessionrio. Todavia, para que a cesso de crdito produza seus

efeitos perante terceiros, necessrio que ela se formalize por intermdio de um instrumento pblico, ou por intermdio de um instrumento particular, observados os requisitos do art. 654, 1 do CC.
Art. 288. ineficaz, em relao a terceiros, a transmisso de um crdito, se no celebrar-se mediante instrumento pblico, ou instrumento particular revestido das solenidades do 1o do art. 654.

Art. 654. Todas as pessoas capazes so aptas para dar procurao mediante instrumento particular, que valer desde que tenha a assinatura do outorgante. 1o O instrumento particular deve conter a indicao do lugar onde foi passado, a qualificao do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designao e a extenso dos poderes conferidos.

Observar o art. 129, 9 da Lei de Registros Pblicos (Lei 6015/73):


Art. 129. Esto sujeitos a registro, no Registro de Ttulos e Documentos, para surtir efeitos em relao a terceiros: (Renumerado do art. 130 pela Lei n 6.216, de 1975). (...) 9) os instrumentos de cesso de direitos e de crditos, de sub-rogao e de dao em pagamento.

Obs: art. 289 CC:


Art. 289. O cessionrio de crdito hipotecrio tem o direito de fazer averbar a cesso no registro do imvel.

Se o crdito garantido pelo direito real hipoteca, dever do cessionrio averbar a cesso junto ao registro da hipoteca, para que ele possa se investir na titularidade do direito real.

4) A cesso de crdito no necessita do consentimento do devedor para ser vlida. Todavia, o devedor precisa ser notificado para que a cesso de crdito produza os seus efeitos em relao a ele. Art. 290 CC:
Art. 290. A cesso do crdito no tem eficcia em relao ao devedor, seno quando a este notificada; mas por notificado se tem o devedor que, em escrito pblico ou particular, se declarou ciente da cesso feita.

Se o devedor paga ao cedente sem ter sido notificado, esse pagamento vlido e gerar a extino da obrigao. Se o devedor notificado paga ao cedente, ele pagou mal, e quem paga mal pode ser compelido a pagar novamente ao cessionrio.

Vous aimerez peut-être aussi