Vous êtes sur la page 1sur 4

Disciplina: Direito Processual Civil II Turma: 5 Semestre Prof. Solange Aparecida Gonalves.

. Roteiro de Aula 10 Livro I Do Processo de Conhecimento Ttulo VII Do Processo e do Procedimento Captulo I Das Disposies Gerais arts. 270 a 273 do C.P.C. 1. A POSSIBILIDADE DE ANTECIPAO DA TUTELA JURISDICIONAL art. 273 Lei n 8.952/94; Lei n 8.078/90 CDC art. 84,3, nas obrigaes de fazer ou no fazer. Antes do CDC e da nova redao do art. 273, havia a possibilidade de concesso de tutelas antecipadas em algumas aes de procedimento especial, por ex. , possessrias de fora nova e de alimentos. Hipteses prevista em lei com preenchimento dos requisitos especficos. Era concedida pelo juiz por meio de liminares, tinha cunho satisfativo e no cautelar. Novidade: possibilidade de concesso de tutelas antecipadas em todos os processos de conhecimento, uma vez preenchidos os requisitos do art. 273. 2. 3. Conceito: Consiste na possibilidade de antecipao, total ou parcial, dos efeitos da prpria sentena. Diferenas entre a tutela antecipada e a cautelar. Ambas constituem espcies do gnero tutela de urgncia. Buscam afastar uma situao de perigo. So apreciadas em cognio no exauriente. Diferem no modo pelo qual afastam a situao de perigo

Tutela antecipada 1. Concede, antecipadamente, aquilo que

Cautelar 1. No concede , antecipadamente, aquilo

foi pedido.

que foi pedido.

2. Permite a execuo imediata do crdito 2. Busca resguardar e proteger a futura do autor. eficcia do provimento final. 3. Satisfaz a pretenso do autor. 3. No satisfaz a pretenso do autor.

4.

4. No uma tutela de mrito. Diferenas entre a tutela antecipada e o julgamento antecipado.

Tutela antecipada 1. Tem natureza provisria. 2. O juiz profere um juzo de probabilidade. 5. Cabimento da Tutela Antecipada.

Julgamento antecipado 1. Tem natureza definitiva. 2. O juiz profere um juzo de certeza.

prpria do processo de conhecimento. No cabe no processo de execuo. Neste, o titular j tem os meios suficientes para torna-lo concreto. No cabe no processo cautelar. Neste, o que se busca a obteno de mera proteo e resguardo do provimento. A satisfatividade das antecipaes de tutela incompatvel com a natureza das cautelares. Cabe tanto no procedimento comum quanto nos de procedimento especial. Cabe no procedimento monitrio aps oferecimento dos embargos. Aes que dependem do preenchimento de requisitos prprios e que so dotadas de tutela antecipada: a) aes possessrias de fora nova; e, b)nas aes de alimentos de procedimento especial. 6.Requisitos para a concesso da medida
Tratam expressamente da tutela antecipada: o art. 273 e o art. 461, 3, do CPC, sendo este especfico para as aes de fazer e no fazer. Art.273 divide-se em 3 grupos com requisitos prprios, sendo que, para todas dever haver requisitos comuns indispensveis, quais sejam, a existncia de requerimento do autor e a prova inequvoca da verossimilhana do direito alegado.

1.

I as que so concedidas como tutela de urgncia para afastar uma situao de perigo.

2. 3.

II quando houver abuso de direito de defesa ou manifesto intuito protelatrio do ru; 6 - as que tenham por objeto a parte incontroversa do pedido ou pedido incontroverso. Importante: S o autor pode pleite-la. No cabe a concesso da medida de ofcio pelo juiz. Concedida a medida, o processo seguir at julgamento final. A deciso tem carter provisrio, necessita de posterior confirmao. Momento para requerer e para sua concesso: a qualquer tempo no processo. Forma de requerimento: na petio inicial ou por mera petio, em momento posterior, demonstrando a presena de seus requisitos. Possibilidade de revogao, modificao e os recursos cabveis. 4, art. 273. Contra a deciso que concede ou indefere a antecipao caber sempre recurso de agravo de instrumento. Medida concedida em favor do autor o ru interpe agravo, requerendo efeito suspensivo. Se a tutela for negada ao autor o autor interpe agravo , requerendo efeito ativo ao recurso, solicitando que o tribunal conceda liminar que fora negada pelo juiz.

FUNGIBILIDADE DAS TUTELAS CAUTELAR E ANTECIPADA O 7, do art. 273, foi acrescentado pela lei n 10.444/02, trazendo importante inovao, instituiu a fungibilidade entre os dois tipos de tutela. Nada mais que a possibilidade de aceitar uma coisa no lugar da outra ou substituir uma coisa por outra.

Utilizao do princpio da fungibilidade pela lei processual( pela dificuldade de distino ou na hiptese de utilizao dos institutos): nas aes possessrias, nos recursos e nas cautelares.

ANTECIPADAS

A EXECUO DAS TUTELAS CPC, Art. 273, 3. Caracterstica fundamental das antecipaes a provisoriedade. Assim, sua efetivao ser sempre provisria. Necessidade de executar a antecipao quando a tutela for condenatria. Quando for condenatria, h a necessidade de distinguir e condenao em dinheiro (vide regra do CPC, art.588) das que tm por objeto a entrega de coisa ou obrigao de fazer ou no fazer(vide regra do art. 461). Dispensam execuo as tutelas declaratrias ou constitutivas. A efetivao da tutela far-se paralelamente ao processo de conhecimento(CPC, art.273,5). A execuo ser feita nos mesmos autos. Para evitar tumulto processual, o juiz poder determinar a formao de um apenso, onde se processa a execuo provisria.

Vous aimerez peut-être aussi