Vous êtes sur la page 1sur 6

1 O PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA A Dignidade da Pessoa Humana deve ser entendida como um valor espiritual e moral inerente

a todo e qualquer ser humano, este valor manifestado na conduo de sua prpria vida e no respeito com a vida de todos os indivduos que vivem em sociedade. Este princpio fundamento material de Constituies de vrios pases, tido como princpio maior, do qual decorrem todos os outros, de forma que regem as relaes internacionais pelo princpio da prevalncia dos direitos humanos, de modo que se no forem observados, em sua interpretao ou aplicao, acarretar um

descumprimento da prpria Carta Magna. Sendo inerente a pessoa humana, este princpio engloba o respeito, a proteo, as condies mnimas de existncia independentemente de o indivduo estar privado ou no de sua liberdade, de sua localizao geogrfica, at mesmo sua raa, etnia, cor, religio ou classe social, pois antes de qualquer diferena, todas as pessoas, sem exceo, so dotadas de sentimentos e emoes. evidente que, o condenado por sentena judicial transitada em julgado, aps o ingresso no sistema prisional, passa a viver no apenas com a privao da liberdade, mas tambm a privao de vrios outros direitos que deveriam ser preservados, tendo em vista sua condio de ser humano que no deixou de ser e as normas relativas execuo penal. Cumpre salientar que a dignidade da pessoa humana vem descrita na Constituio da Repblica nos seguintes termos:
Art.1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constituise em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I a soberania; II a cidadania; III a dignidade da pessoa humana; (grifo nosso) IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V o pluralismo poltico.

Este princpio, no teria utilidade se a prpria Constituio no garantisse o ncleo bsico de direitos aos cidados. Nesse sentido, tem forte relao com os direitos e garantias fundamentais, bem como sua identificao

como clusula aberta recepo de novos direitos que podero surgir com o passar dos anos. Aps a ditadura, com o processo de democratizao do pas e em decorrncia das sequelas que esse perodo deixou, a proteo dos direitos humanos ganho maior ateno, impulsionando a Constituio de 1988, inserindo o Brasil a essa sistemtica internacional dos direitos humanos. Podese observar que esta insero relativamente recente, porm, j trouxe bons resultados no que se refere efetivao do princpio da dignidade da pessoa humana. Vale ressaltar que com o final da segunda guerra mundial em 1945, criou-se a Organizao das Naes Unidas (ONU), que tem por finalidade manter a paz mundial e garantir a tutela dos direitos humanos, fazendo parte do Sistema Global dos direitos humanos tambm a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que trouxe maior reconhecimento de igualdade entre os homens. Conforme Flademir Jernimo Belinati Martins, o expresso reconhecimento da dignidade da pessoa humana, como princpio fundamental, traduz, em parte, a pretenso constitucional de transform-lo em um parmetro objetivo de harmonizao dos diversos dispositivos constitucionais (e de todo o sistema jurdico), obrigando o intrprete a buscar uma concordncia prtica entre eles, na qual o valor acolhido no princpio, sem desprezas os demais valores, seja efetivamente preservado.1 Em um contexto constitucional, autores como Edilsom Pereira de Faria, descrevem:

O princpio fundamental da dignidade da pessoa humana, cumpre um relevante papel na arquitetura constitucional: o de fonte jurdicopositiva de direitos fundamentais. Aquele princpio o valor que d unidade e coerncia a conjunto dos direitos fundamentais. Dessarte o extenso rol de direitos e garantias fundamentais consagrados no ttulo II da Constituio Federal de 1988 traduz uma especificao e densificao do princpio fundamental da dignidade da pessoa humana (art. 1, III). Em suma, os direitos fundamentais so uma primeira e importante concretizao desse ltimo princpio, que se trate dos direitos e deveres individuais e coletivos (art. 5). Dos direitos sociais (art. 6 a 11) ou dos direitos polticos (arts. 14 a 17).
1

MARTINS, Flademir Jernimo Belinati. Dignidade da Pessoa Humana: Princpio constitucional fundamental. Curitiba. Juru,2003. p.62.

Ademais, aquele princpio funcionar com uma clusula aberta no sentido de respaldar o surgimento de direitos novos no expressos na Constituio de 1988, mas nela implcitos, seja em decorrncia do regime e princpios por ela adotados, ou em virtude de tratado internacionais em que o Brasil seja parte, reforando, assim, o disposto no art. 5, pargrafo 2. Estreitamente relacionada com essa funo, pode-se mencionar a dignidade da pessoa humana como 2 critrio interpretativo do inteiro ordenamento constitucional.

No mesmo sentido, Jos Afonso da Silva afirma que todo o ser humano, sem distino, pessoa, ou seja, um ser espiritual, que ao mesmo tempo, fonte e imputao de todos os valores. Conscincia e vivncia de si prprio, todo ser humano se reproduz no outro como seu correspondente e reflexo de sua espiritualidade, razo por que desconsiderar uma pessoa significa em ltima anlise desconsiderar a si prprio. Por isso que a pessoa um centro de imputao jurdica, porque o Direito existe em funo dela e para propiciar seu desenvolvimento. Ainda sobre o assunto, ele diz que a dignidade atributo intrnseco, da essncia, da pessoa humana, nico ser que compreende um valor interno, superior a qualquer preo, que no admite substituio equivalente. Assim, a dignidade entranha e se confunde com a prpria natureza do ser humano.3 Considerando o que foi dito, o Estado deve garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, de qualquer indivduo, independente do que tenha feito, ou de eventual crime cometido, ou at mesmo do lugar onde ele se encontre. Pois todo ser humano merece respeito da comunidade onde vive, sendo extremamente proibido o tratamento degradante e desumano, caminhando assim a vivermos em uma sociedade harmnica e ter uma vida em comunho com os demais cidados. Portanto, a pessoa que est presa, j est de uma forma mais intensa, sob os cuidados do Estado, e o principal objetivo da priso uma reintegrao social. O direito a liberdade que lhe foi tirado, serve como uma forma punitiva, pelo que cometeu, sendo assim, os outros direitos que este indivduo possui, devem ser no mnimo concedidos a ele, corroborando o carter humanitrio aplicvel ao sistema penitencirio, o artigo 1 da Lei de Execuo Penal (Lei n 7.210/84) assim preceitua:
2

FARIAS, Edilsom Pereira de. Coliso de Direitos: A honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expresso e informao. 2. ed. Porto Alegre: Fabris, 2000. p. 66-67. SILVA, Jos Afonso da. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituio de 1988. Porto Alegre: Livraria do advogado,2001. p.60.

Art. 1 - A execuo penal tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado ou internado.

O que se percebe, que a violao e a inaplicabilidade do princpio da dignidade da pessoa humana, so evidentes. Basta analisarmos o estado em que se encontram certos presdios no pas que so incapazes de oferecer ao condenado subjetiva ressocializao que prevista em lei e condies mnimas de sobrevivncia de um ser humano. Diante de toda essa precariedade, torna-se impossvel a realizao da prtica da reintegrao social do condenado, porque, em muitos dos casos, essas unidades prisionais no oferecem trabalho ou estudo ao apenado, o que o torna cada vez mais alienado do mundo exterior e cada vez mais envolvido com a escola do crime, entrando muitas vezes por um caminho sem volta. Alm de toda essa ausncia por parte do Estado e porque no dizer da sociedade, que muitas vezes entendem de outra maneira essa idia de direitos fundamentais, dignidade da pessoa humana e reintegrao social do preso, a prpria legislao e o cumprimento dos mandamentos constitucionais e de outras leis, foi esquecido h tempos. A falta de estabelecimentos adequados leva muitos estados brasileiros a colocarem esses presos, e porque no dizer, pessoas para cumprirem pena em contineres, em condies totalmente inadequadas, inclusive sem qualquer tipo de assistncia, seja mdica, psicolgica, social ou jurdica. Nesses lugares, no existe ventilao e muito menos condies bsicas de higiene, sendo uma violao constante do princpio da Dignidade da Pessoa Humana e totalmente em desacordo com a teoria que prev cela individual, com rea de seis metros quadrados, sanitrios e lavatrios e salubridade do local. A prpria lei de execuo penal, citada acima, estabelece metragens para essas prises e h uma srie de requisitos que legalmente, deveriam ser obedecidos para a construo de penitencirias e a ocupao por pessoas em cumprimento de pena. H uma degradao material de unidades

prisionais e o que verdadeiramente acontece um empilhamento de seres humanos, amontoados como se fosse lixo. O que acontece uma afronta ao Estado Democrtico de Direito, pois dessa forma torna-se invivel reinsero deste indivduo na sociedade e as consequncias desses fatos a transformao de um indivduo cada vez asselvajado, e acreditando ser pior que um animal, em condio desumana e degradante, que ir devolver a sociedade tudo o que recebeu e que foi criado pelo Estado como um produto mal elaborado. Considerando o que foi dito, Flademir Jernimo Belinati Martins entende que:
Conceber a dignidade da pessoa humana como fundamento da Repblica significa admitir que Estado brasileiro se constri a partir da pessoa humana, e para servi-la. Implica, tambm, reconhecer que um dos fins do Estado brasileiro deve ser o de propiciar as condies 4 matrias mnimas para que as pessoas tenham dignidade.

Diante das violaes ao princpio da Dignidade da Pessoa Humana e as condies desumanas que muitos apenados cumprem pena, manifestou-se o STJ no sentido de: direitos humanos! Colocar julgados sobre a violao de

Pode-se observar que a proteo dos direitos humanos, ressaltando o direito do preso, os princpios que norteiam sua dignidade, e as normas reguladoras desse ato do Estado, dificilmente so cumpridas. evidente que se para aqueles que se encontram livres, j ocorre o descumprimento de seus direitos fundamentais, isso porque esto adiante dos olhos de toda a sociedade, imagina-se ento, aqueles que esto privados do direito liberdade, seja por prticas ilcitas cotidianas inerentes sua personalidade, ou aqueles que por diante de um fato, por um lapso cometem um delito. H tambm, a questo da superlotao das unidades prisionais, que atualmente ultrapassa dos 500 (quinhentos) mil presos, esses nmeros dizem respeito tanto aos presos j com sentena condenatria
4

MARTINS, Flademir Jernimo Belinati. Dignidade da Pessoa Humana: Princpio constitucional fundamental. Curitiba. Juru,2003. p.72.

quando aos provisrios que esto nas delegacias, onde a situao pior. So depsitos de pessoas, eles vivem entulhados, sem condies mnimas de existncia. O que deve-se destacar tanto o provisrio quanto o condenado, so merecedores da dignidade aqui descrita, e que esta est sendo abertamente violada. A cultura da populao brasileira de discriminao, tanto a sociedade quanto o Estado preferem fechar os olhos, para os problemas sociais que esto a nossa frente, tais como, fome, pssima educao, falta de moradia, desemprego entre outros, ao invs de disseminar cultura, educao, uma oportunidade aos menos abastados. Quanto mais, ainda, h

descriminao a pessoa presa, que j est enraizada nas mentes humanas e nas instituies sociais e polticas, provocando ainda mais a separao entre as pessoas dignas da sociedade e essa pessoa que deveria estar morta, pelo fato de ter cometido um crime e estar privado de sua liberdade. Esta excluso ocorre porque o prprio ser humano tem dentro de si, a atitude de negar aquilo que lhe diferente e tentar eliminar o que desigual na medida de suas desigualdades.

Vous aimerez peut-être aussi