Vous êtes sur la page 1sur 5

GUARDA DE SEGURANA TJ/RS CONHECIMENTOS ESPECFICOS

SISTEMAS DE CONTROLE DE ACESSO


Uma das ferramentas de segurana mais antigas, considerada at como milenar, a de controlar o acesso indevido de pessoas em reas restritas. J na poca da Grcia Antiga, havia uma preocupao grande quanto ao acesso de pessoas indevidas s reas onde ficavam os tesouros e riquezas. O mesmo acontecia com os locais onde ficavam os Reis e Rainhas. Nem todos se do conta, mas diariamente somos controlados. Quando damos a chave de nossa residncia para algumas pessoas, estamos desta forma controlando o acesso destas e inibindo o de outras ao nosso lar, local contendo um patrimnio a zelar. Quando vamos ao cinema ou teatro, deparamos com um tipo de controle de acesso, que visa no permitir a entrada dos que no tenham adquirido o "ingresso" ou "ticket" que d direito ao espetculo. Entretanto, com o aumento dos problemas de segurana, nota-se que os sistemas mais rudimentares de controle de acesso tem-se demonstrado ineficientes no controle reas restritas. Desta forma, h que se buscarem alternativas mais eficientes, eficazes e que tragam a segurana necessria. Para apresentao mais clara e uma descrio mais detalhada destas tecnologias, vamos dividir o controle de acesso em conjuntos: Controle de Acesso de Pessoas e Veculos: Os Sistemas de Controle de Acesso mais comuns so aqueles em que as pessoas portam cartes e para acessarem algumas reas se identificam atravs destes cartes para passarem por uma porta, catraca ou cancela de veculos. Os cartes e tecnologias de identificao mais comuns esto na tabela abaixo, com um comparativo tcnico e comercial sobre os mesmos: Cartes e Dispositivos de Identificao: Tecnologia Caractersticas Tcnicas Primeira tecnologia empregada em controle Cdigo de Barras de acesso e bastante utilizada ainda; Pouco utilizada em aplicaes de alto nvel de segurana; Tecnologia de fcil falsificao, exigindo o emprego de filme de infravermelho sobre o cdigo ou fundo escuro sob o cdigo; Quando o cdigo criptografado ou proprietrio, cria dependncia de fornecimento; Tecnologia mais utilizada em aplicaes comerciais (cinemas e teatros) e pouco utilizada em aplicaes industriais e empresariais; Tecnologia que permite o emprego de cartes descartveis; Apresenta uma incidncia alta de falhas de leitura devido ao desgaste natural do carto com o uso. Pouco utilizada em aplicaes de alto nvel Tarja Magntica de segurana; de Baixa e Alta Tecnologia de fcil falsificao; Coersividad e Apresenta uma incidncia alta de erros de leitora devido ao desgaste natural do carto com o uso; Tecnologia largamente utilizada no segmento bancrio; A baixa coersividade apresenta muitos problemas de "desgravao" dos cdigos. O mesmo no acontece com o de alta

Caractersticas Comerciais Tecnologia barata; Existncia de inmeros softwares de confeco de crachs, eliminando dependncia de fornecimento por terceiros; Os cartes podem ser impressos eletronicamente ou montados, barateando ainda mais o custo de fabricao.

Tecnologia barata, sendo um pouco mais cara que o cdigo de barras; Existncia de diversos sistemas de confeco de crachs e empresas especializadas; Impresso direta no PVC mais comum, impedindo reaproveitamento do carto.

GUARDA DE SEGURANA TJ/RS CONHECIMENTOS ESPECFICOS coersividade; Tecnologia que permite o emprego de cartes descartveis. Tecnologia muito utilizada na dcada passada em aplicaes com preocupao em segurana; Tecnologia que impede a falsificao, devido ao processo de fabricao especfico; Tecnologia mais utilizada em aplicaes industriais e pouco utilizada em aplicaes comerciais e bancrias; Apresenta uma incidncia baixa de falhas de leitura. Porm, o desgaste devido ao uso muito rpido. Primeira tecnologia sem contato (contactless) lanada no mercado; Tecnologia mais utilizada na atualidade, em todos os segmentos. Tanto em aplicaes de baixa como de alta segurana; Tecnologia de difcil falsificao devido ao processo de fabricao; Apresenta uma incidncia baixa de falhas de leitura, no possuindo desgaste devido ao uso, pois no possui atrito; A tecnologia indutiva necessita de cartes mais robustos. J a capacitiva permite o emprego de cartes em papel podendo ser utilizado em aplicaes descartveis. Tecnologia sem contato (contact-less) e com contato; Enquanto as outras tecnologias so exclusivas e dedicadas ao controle de acesso, esta tecnologia pode ser compartilhada com outras aplicaes, como por exemplo como dinheiro eletrnico; Tecnologia de difcil falsificao devido ao processo de fabricao; Apresenta uma incidncia baixa de falhas de leitura na verso sem contato e mdia na verso com contato; Tecnologia pouco utilizada no segmento bancrio e quase que nula em outros segmentos. Trata-se de leitores que identificam partes do corpo humano, como por exemplo a impresso digital do dedo ou o formato volumtrico da mo direita; Tecnologia restrita a aplicaes de altssimo nvel de segurana. No Brasil, tem sido muito utilizada em clubes e academias para eliminar a possibilidade de emprstimo do carto de acesso terceiros; Apresenta uma incidncia mdia em falhas de leitura, exigindo a repetio do processo.

Tecnologia WIEGAND

Tecnologia cara, sendo quase dez vezes mais cara que a de cdigo de barras; Fabricao atravs de montagem e laminao, permitindo o reaproveitamento do carto com pouco sucesso.

Tecnologia de PROXIMID ADE

Tecnologia de custo mediano, mais caro que o magntico e mais barato que o WIEGAND; Na fabricao atravs de impresso direta no carto, no permite o reaproveitamento. J no modelo montado com um PVC, permite o reaproveitamento uma vez que o crach fica no PVC e no no carto.

Tecnologia SMART-CA RD

Tecnologia de custo alto, mais caro que o de proximidade, tanto o carto como na eletrnica de leitura do carto; Fabricao do crach atravs de impresso direta, no permitindo o reaproveitamento.

Tecnologia BIOMTRI CA

Tecnologia de custo altssimo, sendo a mais cara de todas. Alm disto, sugere-se o emprego desta tecnologia em conjunto com outra, por exemplo a de proximidade, para que a outra identifique a pessoa num primeiro momento, para que o leitor biomtrico possa comprovar ser mesmo a pessoa.

GUARDA DE SEGURANA TJ/RS CONHECIMENTOS ESPECFICOS TAG de Veculos (TRANSPO NDER) Trata-se de uma tecnologia que permite a leitura distncia (acima de 2 m ) e em movimento ( sem limite em algumas tecnologias, haja visto aplicaes em corridas de carros de alta velocidade ); Tecnologia muito utilizada em controle de acesso de veculos, como entrada de estacionamentos e pedgios rodovirios; Apresenta uma incidncia quase que nula de erros de leitura; Tecnologia cara, entretanto demonstrando ser vivel no controle de acesso de veculos.

Entretanto, s o carto no o suficiente para se controlar acesso. H a necessidade de emprego de barreiras fsicas para impedirem o acesso de pessoas no autorizadas ou que no estejam portando cartes de identificao. A tabela abaixo apresenta os bloqueios fsicos mais comuns e utilizados nos sistemas de controle de acesso. Bloqueios fsicos: Tecnologia Catracas e Torniquetes Caractersticas Tcnicas Largamente utilizado em recepes, portarias de pedestres, restaurantes e outras reas que necessitam de controle de acesso; As catracas possuem uma esttica satisfatria, com acabamentos em ao inox ou pintada na cor desejada. Os braos podem ser no mesmo material ou em poliuretano ou acrlico; O torniquetes so mais empregados em aplicaes industriais e em locais que no se deseja correr o risco de pularem. J as catracas baixas, so mais utilizadas em aplicaes comerciais, como prdios e recepes de empresas; Quando associada tecnologia de carto de proximidade, possuem um acessrio chamado de "Urna ou Cofre Coletor" para recolher o carto de visitantes, impedindo que o visitante v embora levando o carto; Este tipo de bloqueio fsico deve estar sempre associado um "porto" para passagem de deficientes fsicos; A catraca ocupa um espao fsico bem inferior ao do torniquete, podendo ser utilizado em locais com limitao de espao. Trata-se de uma barreira virtual e no fsica. Normalmente fazem uso de feixes de infravermelho. Existem alguns fabricantes que fazem uso de sensor no piso. Para romper estes sensores, a pessoa precisa se identificar e receber uma autorizao de acesso. Caso contrrio, a passagem pelo sensor gerar um alarme local e na Central de Segurana. As baias possuem diversos acabamentos e permitem que sejam construdas de forme Caractersticas Comerciais As catracas apresentam um custo inferior ao do torniquete, e ambos so opes economicamente viveis no controle de acesso;

Baia tica

Possui um custo bastante elevado, principalmente por ser um dispositivo de pouca comercializao.

GUARDA DE SEGURANA TJ/RS CONHECIMENTOS ESPECFICOS personalizada; Utilizada em locais com restries estticas s catracas e que no exijam um nvel alto de segurana; Uma vez que no impede fisicamente a passagem de pessoas, no deve ser utilizada em locais de segurana. Trata-se de uma tecnologia para emprego de locais de maior segurana; Existem vrios modelos e fabricantes, com princpios diferentes de funcionamento; Alguns modelos garantem a passagem de uma nica pessoa e podem receber alguns acessrios como detetores de metais, sensores de peso (para garantir a passagem de uma pessoa), detetor de bomba e etc.; Bloqueios fsicos utilizados no controle de acesso de veculos; Tecnologia muito utilizada em todos os segmentos; Devem necessariamente fazer uso de um "sensoreamento anti-dano" que garanta que uma cancela ou porto no feche sobre o veculo; A cancela possui um tempo de resposta bem superior ao do porto, sendo mais indicada para locais de fluxo mdio e alto de veculos. J o porto s deve ser utilizado um locais de baixo fluxo de veculo; Forma mais comum de controlar o acesso de pessoas; Cada porta recebe uma fechadura eletromecnica e um sensor de abertura, que associado um dispositivo de identificao controla o acesso de pessoas rea na qual a porta d acesso; Existem alguns tipos de fechaduras, modelos e tamanhos diferentes. Mas basicamente, existem as eletromagnticas e as eletroims. Do ponto de vista de segurana, as eletroims so as mais indicadas, pois alm de mais robustas, permitem mais facilmente a liberao de acesso em caso de incndio ou emergncia; Quanto as portas, qualquer uma pode ser controlada e utilizada. Portas de vidro, divisrias, madeira, ferro e blindadas so costumeiramente utilizadas; importante comentar que a porta no impede a passagem de "carona". Desta forma, no o bloqueio mais indicado para locais de alta segurana. Neste caso, deve estar associado algum dispositivo, como cmeras ou barreira de infravermelho para identificar a passagem de mais de uma pessoa.

Porta Eclusa

Tecnologia de custo alto, podendo atingir valores ainda maiores dependendo dos acessrios utilizados e se for toda blindada.

Cancelas e Portes

Dispositivos relativamente baratos e viveis economicamente para controlar o acesso de veculos.

Fechaduras e Portas

De todos os bloqueios fsicos, o mais barato; Entretanto, existem algumas fechaduras, como as "fail-safe" ou "failsecurity" que podem atingir valores um pouco maiores. Mesmo assim, so mais viveis economicamente que qualquer outro bloqueio.

GUARDA DE SEGURANA TJ/RS CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Controle de Acesso de Visitantes: Alm de controlar o acesso de pessoas e veculos em reas restritas, importante manter um registro das visitas s instalaes em questo. Existem vrios dispositivos que fazem este registro e mantm um histrico de visitas empresa. Alguns destes dispositivos so produtos independentes e outros so integrados aos sistemas de controle de acesso. Os sistemas de controle de visitantes mais modernos so aqueles que, alm de permitir o cadastramento de dados gerais do visitante como nome, documento, empresa, endereo e etc., permitem capturar a imagem da face do visitante e do documento do mesmo. Estes dados so guardados em um banco de dados para consultas e relatrios. Alguns permitem, inclusive, o registro da assinatura do visitante. Outra caracterstica importante o pr-agendamento de visitas, atravs de qualquer computador da rede. Isto , alguns sistemas permitem que um funcionrio, ao saber de uma visita, pode programar esta visita de tal forme que no momento da chegada do visitante basta fornecer o carto para o mesmo, pois os outros dados j estariam cadastrados.

Vous aimerez peut-être aussi