Vous êtes sur la page 1sur 6

EDUCANDO PARA O PATRIMNIO

MET A META
Apresentar a Educao Patrimonial como possibilidade para o uso educativo do patrimnio.

18
aula

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever ser capaz de: compreender a educao patrimonial como metodologia para desenvolver a conscientizao, para a salvaguarda do patrimnio cultural.

PR-REQUISITOS
Ter estudado e assimilado o contedo das aulas 01 a 17.

Educao patrimonial (Fonte: www.cultura.gov.br).

Patrimnio Cultural

aro aluno, ou querida aluna: nas aulas anteriores informamos que o patrimnio cultural diversificado. Dele fazem parte tanto os monumentos arquitetnicos, representativos da memria nacional e local, entendidos como objetos histricos e artsticos, bens consagrados e protegidos por leis municipais, estaduais e federais, quanto outras formas de expresso cultural, como as danas, os cantos, o artesanato, a INTRODUO culinria, modos de falar, de vestir, as festas e celebraes. Todos esses elementos contribuem para a construo da identidade. Essa diversidade patrimonial nos proporciona uma viso ampla do processo histrico e nos leva compreenso de que, sob a tica da cultura, uma sociedade no mais importante do que a outra.

Reisado de Sabal. Pirambu, SE. (Fonte: http:// www.skycrapercity.com).

148

Educando para o patrimnio

oc deve estar se perguntando: professora, o que patri mnio tem a ver com educao ou com o processo de ensino e aprendizagem de histria? simples! Na verdade, a escola o lugar apropriado para o conhecimento e valorizao dos elementos constitutivos do patrimnio cultural, associando esse patrimnio histria local. CIDADANIA E A educao centrada no objeto visa dar consPATRIMNIO cincia ao aluno sobre a importncia do patrimnio cultural, despertando atitudes e valores, enfatizando o domnio afetivo no processo de aprendizagem, isto porque o patrimnio cultural e o meio ambiente histrico em que est inserido oportunizam despertar no aluno sentimentos de surpresa e curiosidade, instigando-o a conhecer mais sobre o patrimnio. Outro aspecto que a educao para o patrimnio proporciona diz respeito cidadania. Um bem cultural, na atualidade, no Portugal preservado s pelo seu valor esttico, arquitetnico ou histrico, mas por ter significao para a comunidade em que est inserido. Reforma ocorrida nos Neste caso, preciso saber se a preservao contribui para a melhoria anos 1980 que aprovou a Lei de Bases do Sistema da qualidade de vida e para construo da identidade local. Educativo (LBSE). As razes da Educao Patrimonial esto na Inglaterra, quando as escolas buscaram os museus e os monumentos para pesquisar a Brasil cultura material. Em 1983 com a realizao Outro exemplo do uso do patrimnio no ensino pode ser en- do 7 Seminrio Sobre o contrado em Portugal , que resultou na educao pluridimensional Uso Educacional de Museus e Monumentos, no e multicultural, onde uma das finalidades a transmisso do Museu Imperial, Petrpolis/RJ.chegou ao patrimnio cultural. pas as noes sobre Na Amrica Latina, os pases que se distinguem com a implan- Eduao Patrimonial em tao da Educao Patrimonial so o Chile, o Mxico e o Uruguai. 2005 ocorreu um Encontro Nacional Sobre EduNo Brasil, a Educao Patrimonial foi divulgada pela cao Patrimonial, no museloga Maria de Lourdes Parreiras Horta em termos prticos e Museu de Arte Sacra, So Crisvo/SE. tericos. Mas, at o presente, so propostas que procuram atingir a populao atravs da educao ambiental, patrocinadas por bilogos, embora de forma fragmentada, atravs da educao histri-

18 aula

149

Patrimnio Cultural

PCN
Parmetros Curriculares Nacionais.

ca em locais de preservao, como as Runas Jesuticas, no Rio Grande do Sul, entre outras. A Educao Patrimonial conceituada como um processo permanente e sistemtico de trabalho educacional centrado no patrimnio cultural como fonte primria de conhecimento e de enriquecimento individual e coletivo (Horta, 1999:6). Desse modo, os objetos e expresses culturais so referncias observveis que proporcionam a obteno de respostas sobre o passado, na medida em que os bens culturais materiais e imateriais atestam experincias anteriores e so vestgios para compreender o presente. Entretanto, as propostas sobre Educao Patrimonial so desenvolvidas por museus ou projetos especficos que, mesmo interagindo com a comunidade escolar, muitas vezes no possuem continuidade. A metodologia desenvolvida em quatro etapas: observao, registro, explorao e apropriao. Por isso, o objeto (bem cultural material ou imaterial) fonte de informao que pode ser complementada por outras. O PCN para o ensino mdio de Histria no referencia a educao patrimonial, entretanto, destaca a importncia do patrimnio cultural ao estabelecer que Introduzir na sala de aula o debate sobre o significado de festas e monumentos comemorativos, de museus, arquivos, reas preservadas, permeia a compreenso do papel da memria na vida da populao, dos vnculos que cada gerao estabelece com outras geraes, das razes culturais e histricas que caracterizam a sociedade humana. Retirar os alunos da sala de aula e proporcionar-lhes o contato ativo e crtico com as ruas, praas, edifcios pblicos e monumentos constitui excelente oportunidade para desenvolvimento de uma aprendizagem significativa (PCN, 2002:306).

150

Educando para o patrimnio

ATIVIDADES
Partindo da questo: o que lembramos, ou, o que esquecemos? O professor-tutor deve levar os alunos a construrem um texto sobre eles e sua relao com a localidade. Para isso podem ser usados objetos pessoais que desencadeiem a memria. Em seguida, desenvolver as cinco etapas da metodologia exposta em aula.

18 aula

estacamos que o bem cultural um recurso para a construo e solidificao da identidade cultural, por resultar do conhecimento dos valores e do entendimento do passado, considerando que ele um vestgio que permite o exerccio de cidadania atravs do CONCLUSO acesso ao bem cultural, e compreendendo a histria local.

RESUMO
Na aula de hoje voc tomou contato com a relao entre ensino de histria e patrimnio, e aprendeu que: o patrimnio cultural de uma comunidade diversificado; a metodologia para aprender sobre o patrimnio a educao patrimonial; no Brasil, a Educao Patrimonial no est inserida no processo educacional; a educao patrimonial nos proporciona conhecer e apreender o bem cultural. Na prxima aula estudaremos o uso educativo de um museu e de um monumento, utilizando a metodologia da Educao Patrimonial.

151

Patrimnio Cultural

EDUCAO PATRIMONIAL
A educao patrimonial um instrumento de alfabetizao cultural que possibilita ao indivduo fazer a leitura do mundo que o rodeia levando-o compreenso do universo sociocultural e da trajetria histrico-temporal em que est inserido. Este processo leva ao reforo da auto-estima dos indivduos e comunidades e valorizao da cultura brasileira, compreendida como mltipla e plural (HORTA;GRUNBERG; MONTEIRO. Guia Bsico de Educao Patrimonial, 1999, p. 6).

REFERNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais : ensino mdio. Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Braslia : MEC, SEMTEC, 2002. p. 298-308. HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia bsico de educao patrimonial. Braslia : IPHAN, Museu Imperial, 1999. MANIQUE, Antnio Pedro: PROENA, Maria Cndida. Didctica da Histria. Patrimnio e histria local. Lisboa; Texto Editora, 1994. ORI, Ricardo. Memria e ensino de histria. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histrico na sala de aula. 6 ed. SoPaulo : Contexto, 2002. SOARES, Andr Luiz Ramos (org.). Educao patrimonial: relatos e experincias. Santa Maria/RS : Ed. UFSM, 2003.

152

Vous aimerez peut-être aussi