Vous êtes sur la page 1sur 3

CARACTERSTICA DOS NVEIS DE ESCRITA 1.

NVEL PR-SILBICO: O nvel pr-silbico como hiptese da escrita no processo de alfabetizao de jovens e adultos apresenta os seguintes padres de produo textual: 1.1.Grafismos primitivos:
Os grafismos so primitivos, com repetio do mesmo sinal grfico. As escritas so unigrficas, so pseudo-letras, sinais grficos arbitrrios, idiossincrticos, ondulados ou quebrados, em ziguezague, contnuos ou fragmentados, traos verticais e circulares; Muitas vezes, a escrita colocada ao lado ou dentro do desenho, como que para garantir-lhe o significado. "Escrita sem figura no d para ler". O sujeito diferencia desenho de escrita; Como o desenho, a escrita representa o nome do objeto, porm no se descobriu ainda que a escrita tenha relao com o som da fala; Os sinais grficos, s vezes, unem-se, como modelo de letra cursiva. Outras vezes surgem separados, como no modelo da letra impressa; No h critrio de quantidade do nmero de sinais grficos que uma palavra deve conter. Uma palavra pode preencher uma linha toda; A escrita no interpretvel por outras pessoas. A escrita ainda instvel, uma mesma palavra escrita de modos diferentes em diversas ocasies, com sinais grficos diferentes e variando a quantidade de sinais grficos.

1.2.Escritas fixas Quantidade e repertrio fixo de grafias:


Uma mesma srie de grafias vai compor uma palavra. Uma mesma escrita serve para diferentes palavras. Cada pessoa adota um tipo de escrita. H um repertrio e uma quantidade fixa de grafias para diferentes palavras. Uma s letra, geralmente a letra inicial de nomes significativos, como o nome prprio, pode significar o nome todo. (A de "Ana"); Podem, ou no, ir surgindo os sinais grficos convencionais. Podero ser usados nmeros ou letras para escrever palavras.

1.3.Diferenciao Intra-Figural:
Inicio da diferenciao dos sinais grficos dentro de uma mesma palavra; "Hiptese da Quantidade Mnima": "Uma palavra deve ter um nmero mnimo de grafias para poder ser lida", pensa o alfabetizando. Esse nmero mnimo varia de pessoa para pessoa, pode variar de 2 a 4 grafias, geralmente 3; "Hiptese da Variedade de Grafias": "A palavra no tem letras repetidas. Se a escrita tem o tempo todo a mesma letra, no pode ser lida. As letras (ou slabas) no podem se repetir na mesma palavra e nem aparecer logo em seguida", pensa o alfabetizando. Mas de uma palavra para outra palavra as grafias continuam as mesmas no repertrio e na quantidade; O sujeito pode primeiro tentar modificar uma palavra da outra, mudando a quantidade de sinais grficos entre elas, de tal modo que fiquem de tamanhos diferentes. A quantidade ainda no est sistematizada, em momentos diversos, a mesma palavra escrita com diferentes tamanhos (Diferenciao Quantitativa); "Realismo Nominal": uma nova hiptese pode ser formulada no nvel pr-silbico: preciso colocar mais letras para objetos grandes. O nome das pessoas proporcional ao tamanho ou idade delas e no ao comprimento do nome correspondente. A pessoa escreve as duas palavras variando a quantidade de grafias, utilizando mais grafias para

o objeto maior, porm sem limites definidos de quantidade de grafias necessrias para escrever a palavra. A quantidade ainda no est sistematizada.

1.4. Escritas diferenciadas com Incio de Correspondncia Fono-Grfica:


O sujeito pode identificar alguma correspondncia entre a palavra falada e a palavra escrita, colocando, no final ou no inicio das palavras que escreve, alguma grafia correspondendo ao som percebido na palavra falada.

2. NVEL SILBICO:
Descoberta da relao som-grafia. No apenas a letra inicial que tem valor sonoro, mas a palavra toda. A escrita representa os sons da fala; A quantidade necessria de letras dentro de uma palavra agora levada em considerao. A hiptese bsica do nvel silbico a correspondncia de cada slaba oral com um sinal grfico; Agora constri a palavra toda e ao mesmo tempo faz a anlise de suas partes: cada som tem um sinal grfico. H vrias construes silbicas diferentes. O sujeito pode no utilizar as letras convencionais. Qualquer letra pode servir para representar qualquer som; Constitui importante avano no nvel silbico quando o sujeito abandona as sadas compensatrias, utiliza as letras correspondentes ao som (CVO = "ca-va-lo") e no sinais ou letras aleatrias.

3. NVEL SILBICO-ALFABTICO:
O sujeito acrescenta mais letras a cada slaba oral. "Uma slaba oral pode ter mais de uma letra". o incio da fonetizao da slaba. As letras podem ou no ter seu valor sonoro convencional.

4. NVEL ALFABTICO:
No nvel alfabtico, o sujeito atingiu a compreenso do sistema de escrita alfabtica; Descoberta de que a slaba pode ter uma, duas, trs, quatro, cinco letras; Descoberta da segmentao convencional entre as palavras da orao; O reconhecimento do som das letras da slaba completa a caracterizao do nvel alfabtico da escrita. O sujeito atingiu a constituio alfabtica das slabas. O sujeito escreve como fala. (Por exemplo, soudadu.) O aluno no nvel alfabtico escreve foneticamente, e no ortograficamente.

CARACTERIZAO DOS NVEIS DE LEITURA A. NVEL 1: Na relao objeto-nome:


Vigora aqui a Hiptese do Nome: "O que est escrito o nome do objeto"; Quando o material uma figura e uma sentena, o sujeito l atravs da figura, no considerando o texto escrito.

No trabalho com o texto:


Corresponde capacidade de localizar informaes explcitas em textos muito curtos, cuja configurao auxilia o reconhecimento do contedo solicitado. Por exemplo, identificar o ttulo de uma revista ou, num anncio, localizar a data em que se inicia uma campanha de vacinao ou a idade a partir da qual a vacina pode ser tomada.

B. NVEL 2: Na relao objeto-nome:


O sujeito considera o contexto da figura e tambm o texto escrito. Procura adaptar quantitativamente a prpria leitura ao nmero de letras da palavra escrita ou, se for uma sentena, procura adaptar a prpria leitura ao nmero de palavras do texto escrito. Duas hipteses interferem neste nvel de leitura: A hiptese da quantidade mnima de letras para que uma palavra possa ser lida; A hiptese silbica: O sujeito faz uma segmentao silbica no ato da leitura de uma palavra escrita ortograficamente.

No trabalho com o texto:


Corresponde capacidade de localizar informaes em textos curtos (por exemplo, numa carta reclamando do defeito numa geladeira comprada, identificar o defeito apresentado; localizar informaes em textos de extenso mdia).

C. NVEL 3: Na relao objeto-nome:


Neste nvel o sujeito faz anlise das propriedades qualitativas do texto escrito; O sujeito coloca em ao a "hiptese da variedade de sinais grficos": palavras com letras diferentes tero significados diferentes; O Sujeito vai construindo sua leitura, relacionando o contexto da figura com o texto escrito, elaborando hipteses a partir do repertrio de palavras, slabas, letras j conhecidas; H aqui o incio da compreenso do valor sonoro convencional das letras.

No trabalho com o texto:


Corresponde capacidade de ler textos longos, orientando-se por subttulos, localizando mais de uma informao, de acordo com condies estabelecidas, relacionando partes de um texto, comparando dois textos, realizando inferncias e snteses.

Vous aimerez peut-être aussi