Vous êtes sur la page 1sur 48

Propriedades Mecnicas dos Metais

Rafael Triani

Propriedades mecnicas dos metais


As propriedades mecnicas definem o comportamento de um material quando sujeito a esforos mecnicos e correspondem s propriedades que determinam a sua capacidade de transmitir e resistir aos esforos que lhe so submetidos.

Esses esforos mecnicos podem ocorrer das formas mais variados. Para termos uma melhor viso do comportamento dos metais quando sujeitos a algum tipo de esforos utilizamos os chamados ensaios mecnicos. Para isso devemos fazer algumas definies

Na determinao das propriedades mecnicas aplicam-se cargas expressas em kgf.


A tenso definida como a intensidade dessas foras , correspondendo portanto carga dividida pela seco transversal do corpo. A tenso expressa em MPa Existem trs tipos bsicos de tenses, em funo do tipo de carga aplicada.

Temos tambm outros parmetros como a:


Deformao: a mudana dimensional que se verifica no material como resultado da carga aplicada. Resistncia : a carga ou tenso mxima suportada pelo material.

Tenacidade: pode ser medida pela quantidade de trabalho por unidade de volume necessrio para levar o material a ruptura . Ductilidade: a capacidade do material poder se deformar antes de romper

Ensaios mecnicos
Constatar a influncia das condies de fabricao, de tratamentos e da utilizao dos materiais. Determinar qual material mais recomendado para determinada aplicao. O ensaio mecnico deve ser realizado de acordo com determinadas especificaes contidas nas normas tcnicas.

Essas especificaes so estabelecidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas. A ela compete elaborar as normas e os mtodos de ensaios para obter resultados que serviram para comparar os resultados obtidos nos diversos ensaios.

Resistncia a trao
a relao existente entre a tenso aplicada, ou seja, carga dividida pela rea da seco transversal da pea que est sendo tracionada Quando se submete uma barra metlica a uma carga de trao crescente e ela sofre uma deformao aumentando seu comprimento.

Diagrama tenso-deformao

Diagrama esquemtico de uma mquina para ensaio de trao

Resistncia a compresso
Sob o ponto de vista de aplicao de carga o esforo de compresso o oposto da trao. O comportamento elstico de uma pea metlica quando sujeita a carga de compresso se comporta como de trao Na fase plstica no h mais possibilidade de comparao.

Esquema de tenses de compresso

Ensaios de compresso e suas principais dificuldade:

Ocorrncia de atrito entre os cabeotes das maquinas de ensaio e as faces dos corpos de prova o que pode alterar os resultados. Dificuldade de aplica uma carga axial verdadeiramente concntrica.

Dureza
A dureza de um material a resistncia ao do risco . Baseado nesse conceito foi criada a conhecida escala Mols que consiste em dez minrios. O mineral mais mole nessa escala o talco O mineral mais duro o diamante

A escala Mols no empregada na determinao da dureza dos metais que na sua maioria esto compreendidos na faixa de 4 a 8. Existem outros ensaios de penetrao para determinar a dureza dos metais.

Exemplo de uma impresso

Exemplo de ensaio de dureza brinell

Equao do ensaio de dureza brinell

1 Fenmeno da fluncia
O termo fluncia define-se normalmente como :
A deformao plstica,lenta e progressiva de ligas metlicas,que ocorre ,a medida que a temperatura aumenta,sob carga constante

O aumento da temperatura acentua o fenmeno. Nesse fenmeno as variveis que entram em jogo so a tenso,deformao,tempo e temperatura .

No estudo da fluncia trs aspectos devem ser considerados: i. ii. iii. Deformao total por fluncia,num dado tempo. Velocidade de fluncia. Tempo at a ruptura.

A fratura tpica da fluncia intercristalina. A temperatura aumenta a velocidade da fluncia,porque o escorregamento torna-se progressivamente mais fcil. Em temperaturas mais baixas,o movimento das discordncias interrompido por contornos de gros ou por tomos impuros.

Essa movimentao das discordncias facilitada medida que os tomos e as lacunas se movimentam das discordncias ou em direo a elas. Desse modo,o incio da fratura sob fluncia ocorre no contorno do gro. Visualmente as primeiras fissuras so produzidas nos contornos dos gros.

Outro modo de se originar a fratura no contorno do gro consiste no aparecimento de cavidades ao longo desse contorno.

Na temperatura equicoesiva, ocorre a inverso do comportamento do gro,no sentido de facilitar o movimento das discordncias.

Para aos de baixo carbono,essa temperatura da ordem de 450C,sendo maior para certos aos-ligas. Abaixo da temperatura equicoesiva pode ocorrer um endurecimento causado pela deformao(encruamento).
Para temperaturas acima equicoesiva,a velocidade de escorregamento sobrepuja o efeito do encruamento e a fluncia tem continuidade,mesmo sob baixas tenses. Curvas de fluncia para ao-carbono temperatura de 500C.(prxima figura)

O estudo da fluncia possvel obter vrios dados.No que se refere, por exemplo, carga ou tenso,pode-se determinar: i. tenso necessria para produzir uma deformao total determinada,num dado tempo; tenso necessria para produzir uma velocidade-limite de fluncia,num dado tempo;

ii.

iii. tenso necessria para produzir ruptura num dado tempo.


i. Os tempos podem ser: 1.000 horas(condies para um motor de foguete)

ii.

10.000 horas(condies para um motor a jato)

iii. 100.000 horas(condies para uma usina geradora de eletricidade)

2 Ensaios de fluncia
O comportamento das ligas metlicas quando sujeitas fluncia pode ser encarado sob dois aspectos:
i. resistncia fluncia e

ii.

resistncia ruptura sob fluncia.

2.1 Resistncia fluncia Representa a tenso a uma dada temperatura que produz uma velocidade mnima de deformao de determinado valor. Este ensaio geralmente realizado sob tenses baixas para evitar o estgio Tercirio e raramente o tempo de ensaio chega a 10.000 horas(cerca de 1,1 ano).

2.2 Resistncia ruptura por fluncia. Corresponde tenso que,a uma certa temperatura, necessria para produzir um tempo para ruptura,geralmente 100,1.000 ou 10.000 horas. O dado bsico que se obtm neste ensaio tempo necessrio para causar ruptura,sob a ao de uma determinada tenso,a uma temperatura constante. Portanto,as informaes que curvas de resistncia ruptura por fluncia podem fornecer so mais teis que as curvas comuns de fluncia,para o projeto de determinados componentes mecnicos.

2.3 Dispositivos para ensaio de fluncia O ensaio de fluncia exige trs principais dispositivos:

i.
ii.

forno eltrico com controle adequado da temperatura;


extensmetro;

iii. dispositivo de carga. A prxima figura representa o dispositivo,porm o extensmetro no aparece na figura,pois, adaptado na parte inferior do corpo de prova.

Estes so de seo circular e dimetros variveis de 2,5 a 15 mm.O comprimento de medida deve corresponder a 4 dimetros.

O corpo de prova colocado no interior de um tubo de slica fundida ou alumina artificial,envolto por um rolamento de fio de Ni-Cr.
Recomenda-se que a mxima variao de temperatura no ultrapasse mais ou menos 3C para temperaturas mais elevadas. Um par termoeltrico est em contato direto com o corpo de prova. A carga geralmente aplicada por um sistema de pesos como na figura mostrado.

Para traar as curvas de fluncia,a carga e a temperatura so mantidas constantes.

3 Recuperao e relaxao
A expresso recuperao ,como j se viu,geralmente empregada para exprimir a restaurao das propriedades fsicas de metais encruados, sem que haja visvel mudana da microestrutura.

A relaxao representa a uma queda gradual da tenso originalmente


Produzida pela deformao,aps ter sido aplicada uma quantidade de deformao no material sujeito a fluncia.

De certo modo importante conhecer como o fenmeno prossegue com o tempo.

4 Resistncia ao choque
O choque ou impacto representa um esforo de natureza dinmica,ou,seja, a carga aplicada repentina e bruscamente.

O choque,mediante a aplicao repentina de um golpe sobre umcorpo,envolve a produo e a transferncia de energia,ou seja,realiza-se trabalho nas partes que recebem o golpe.
No mecanismo do choque,portanto,devem ser considerados no somente as tenses produzidas como,igualmente,o problema de transferncia,absoro e dissipao da energia.

4.1 Ensaio de choque


O princpio bsico do ensaio medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material. Quando submetida ao de um esforo de choque de valor conhecido. O ensaio de choque determina em princpio,a tenacidade do material.

O ensaio ideal seria o que conseguiria transmitir toda a energia do impacto no material.Contudo parte da energia perdida.
O choque pode ser aplicado sob flexo,trao,compresso ou toro.O mais comum sob flexo.

O mtodo mais comum para os metais o golpe mediante um peso em oscilao e a mquina correspondente o martelo pendular.

Os tipos de corpos de prova recomendados so o Charpy e o Izod.

Para os ensaios de choque de materiais mais frgeis,como aos para ferramentas,emprega-se o ensaio de choque por toro.

4.2 Temperatura de transio


A temperatura tem um efeito muito acentuado na resistncia ao choque do metais, ao contrrio do que ocorre na resistncia esttica e ductilidade,pelo menos nas faixas usuais de temperatura.

Os fatores que tendem a causar num metal dctil o aparecimento de fratura frgil so:

i.

um estado de tenso que mantm as tenses de cisalhamento em valores baixos em relao a tenses de trao. Uma localizao da deformao,devido presena de descontinuidades ou entalhes

ii.

iii. Uma aplicao muito rpida da tenso.


iv. Temperaturas mais baixas. v. Certos tipos de estruturas e composies

5 Fadiga
Falha provocada pelas variaes das cargas aplicadas.Sendo as tenses de natureza cclica ou alternada.
Tais tenses ainda que inferior resistncia esttica do material,pode levar ruptura,desde que a aplicao das tenses seja repetida inmeras vezes. Essas falhas tem origem nas chamadas origem de tenses,tais como falhas superficiais ou internas dos materiais. Pode-se dizer que a falha por fadiga traioeira,porque ela ocorre sem qualquer aviso prvio. A fratura resultante do tipo frgil e no apresenta deformao perceptvel.

A falha por fadiga apresenta-se por trs estgios: Estgio I : Nucleao ou incio da trinca.

1. Deformao cclica: sem alteraes visveis de microestrutura


2. A deformao plstica em uma direo alterna-se com a deformao plstica na direo contrria, surgem sulcos (extruses e intruses de deslizamento) e bandas de deslizamento persistentes. Estgio II:Crescimento ou propagao da trinca sob elevadas tenses de trao. Estgio III:Propagao instvel da trinca e falha por fratura.

5.1 Ensaios de fadiga O princpio dos ensaios consiste em submeter-se uma srie de corpos de prova a cargas decrescentes,de valor conhecido. De forma que produzam tenses cclicas ou alternadas e que podem levar a ruptura do material ,depois de um certo tempo.
No ensaio de fadiga pode-se determinar dois valores:

i. ii.

limite de fadiga; resistncia a fadiga.

As mquinas empregadas nos ensaios podem ser classificados de acordo com o tipo de tenses produzidas.

5 Fatores que influem na resistncia fadiga dos metais



Efeito da composio e das condies de fabricao. Efeito da frequncia da tenso cclica.


Efeito da temperatura. Efeito das dimenses. Efeito da forma.

Efeito do tratamento superficial.


Efeito das condies superficiais. Efeito do meio.

Referncias: Tecnologia mecnica, Chiaverini Cincia dos materiais , Calliister

Vous aimerez peut-être aussi