Vous êtes sur la page 1sur 11

Calculando RPM

Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

O s conjuntos formados por polias e correias e os formados por engrenagens so responsveis pela transmisso da velocidade do motor para a mquina.

Geralmente, os motores possuem velocidade fixa. No entanto, esses conjuntos transmissores de velocidade so capazes tambm de modificar a velocidade original do motor para atender s necessidades operacionais da mquina.

Assim, podemos ter um motor que gire a 600 rotaes por minuto (RPM) movimentando uma mquina que necessita de apenas 60 rotaes por minuto.

Isso possvel graas aos diversos tipos de combinaes de polias e correias ou de engrenagens, que modificam a relao de transmisso de velocidade entre o motor e as outras partes da mquina.

Em situaes de manuteno ou reforma de mquinas, o mecnico s vezes encontra mquinas sem placas que identifiquem suas rpm. Ele pode tambm estar diante da necessidade de repor polias ou engrenagens cujo dimetro ou nmero de dentes ele desconhece, mas que so dados de fundamental importncia para que se obtenha a rpm operacional original da mquina.

Vamos imaginar, ento, que voc trabalhe como mecnico de manuteno e precise descobrir a rpm operacional de uma mquina sem a placa de identificao.

1 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

Pode ser tambm que voc precise repor uma polia do conjunto de transmisso de velocidade.

Diante desse problema, quais so os clculos que voc precisa fazer para realizar sua tarefa? Estude atentamente esta aula e voc ser capaz de obter essas respostas.

Rpm

A velocidade dos motores dada em rpm. Esta sigla quer dizer rotao por minuto. Como o nome j diz, a rpm o nmero de voltas completas que um eixo, ou uma polia, ou uma engrenagem d em um minuto.

Dica:

O termo correto para indicar a grandeza medida em rpm freqncia.

Todavia, como a palavra velocidade comumente empregada pelos profissionais

da rea de Mecnica, essa a palavra que empregaremos.

2 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

A velocidade fornecida por um conjunto transmissor depende da relao entre os dimetros das polias. Polias de dimetros iguais transmitem para a mquina a mesma velocidade (mesma rpm) fornecida pelo motor.

Polias de tamanhos diferentes transmitem maior ou menor velocidade para a mquina. Se a polia motora, isto , a polia que fornece o movimento, maior que a movida, isto , aquela que recebe o movimento, a velocidade transmitida para a mquina maior (maior rpm).

Se a polia movida maior que a motora, a velocidade transmitida para a mquina menor (menor rpm).

3 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

Existe uma relao matemtica que expressa esse fenmeno:

Em que n1 e os n2 so as rpm das polias motora e movida, respectivamente, D2 e D1 so dimetros das polias e motora. o trabalham a que mesma faz alterar juntas, forma, aa quando rpm distncia oo nmero conjunto entre os demovida transmissor dentes dentes. sempre importante de igual. saber que, composto em engrenagens por engrenagens, D esse modo, engrenagens com o mesmo nmero develocidade dentes apresentam ae mesma rpm. que

Engrenagens da relao entre com o menor nmeros oudiferentes o maior nmero de dentes de dentes apresentam das engrenagens mais ou menos motora rpm, e dependendo movida.

4 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

Essa relao tambm pode ser expressa matematicamente:

Nlculo Z1 essa so relao, o nmero n1 de eproblema n2 dentes so as das rpm engrenagens das engrenagens movida motora ede motora, e movida, respectivamente. respectivamente. Z2 ea M as ode que essas informaes tm a ver com o clculo rpm? Tudo, como vai ver C rpm de polias Voltemos placa identificao ao nosso das rpm inicial. da mquina Voc est desapareceu. reformando uma furadeira devoc bancada na agora. qual Um refazer de seus ade plaqueta. trabalhos descobrir as vrias velocidades operacionais dessa mquina para A mquina tem quatro conjuntos de polias semelhantes ao mostrado na figura a seguir.

5 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

O movidas. s dados queaplicar voc tem so: a velocidade do motor eA os dimetros polias motoras ede calcular. Como movidas as ser polias sempre motoras diferente so de da tamanho velocidade diferente das polias das polias movidas, das isso a o velocidade que teremos polias Vamos aula: ento para a polia movida do conjunto amotoras. relao matemtica j vistadas nesta

Substituindo os valores na frmula:

Vamos fazer o clculo para a polia movida do conjunto B:

6 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

Substituindo os valores na frmula, temos:

Oica processo para encontrar o nmero de rpm sempre o mesmo D A frmula

tambm pode se ser usada para descobrir oo dimetro de polias faltam. P or exemplo: tivssemos de descobrir dimetro da poliaque movida do conjunto A, teramos:

Clculo de em conjuntos redutores velocidade O diferente ilustrao s conjuntos do a rpm seguir. mostrado redutores com de velocidade a furadeira. agrupam Sode conjuntos polias parecidos de tamanhos com desiguais os mostrados de um na modo

7 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

Anto, conjunto descobrir descubra pesar de quais isso, parecer quesupor basta ele so complicado as composto aplicar, polias em motoras pelo de cada dois nmero e estgio, estgios, quais de so a polias, frmula ou as etapas. polias o que que movidas. voc j aprendeu cada deve um Uma observar deles, nesta vezredutor que voc aula. nesse voc tem deA E acima. vamos que voc tenha de calcular a velocidade final do e conjunto da figura frmula, O que precisamos como j sabemos, encontrar a rpm das polias movidas do Em primeiro do segundo estgio. Primeiro estgio:

Calculando:

No da n2 est segundo acoplada), polia movida estgio, ou seja, do a primeiro polia n2 =motora n1. estgio Portanto, est acoplada n1 oda valor polia de polia motora n1 do movida segundo do segundo do primeiro estgio estgio estgio. 400. ( qual Assim, ela

8 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

P arpm velocidade final do conjunto 100 rpm. lculo de rpm de engrenagem Cortanto, correias omo j ou dissemos, por engrenagens. a transmisso movimentos ser feita por conjuntos de polias para e Q clculo uando de se quer de calcular polias. a Observe: rpm de de engrenagens, apode frmula muito semelhante usada o

Eamos e motora. m Z2 que e Z1 n1 e n2 so, respectivamente, respectivamente, a rpm a velocidade quantidade da engrenagem de dentes motora das e engrenagens da20 engrenagem movida movida e V reduo 200 rpm supor de e representam, a velocidade segunda que voc (movida) tenha precise duas tem descobrir engrenagens: 40 dentes. a a primeira final de (motora) uma mquina, tem dentes cujo sistema e gira a de

Se voc tiver umvamos conjunto com vrias a frmula a ser Como exemplo, calcular a rpm engrenagens, da engrenagem D da figura a usada seguir.ser a mesma.

9 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

Primeiro estgio:

Dica Assim rpm, pode-se como calcular possvel tambm calcularoonmero dimetro deda dentes polia de usando uma a engrenagem: mesma frmula para o clculo de Vamos calcular o nmero de dentes da engrenagem B da figura acima.

10 / 11

Calculando RPM
Escrito por Administrator Seg, 28 de Julho de 2008 18:54 -

Fonte: http://www.bibvirt.futuro.usp.br

11 / 11

Vous aimerez peut-être aussi