Vous êtes sur la page 1sur 6

Windows numa PEN-USB!

Posted By Pedro Pinto On 2 May 2007 @ 4:51 pm In Portabilidade, Tutoriais | 121 Comments

Ora bem meus caros, todos ns sabemos que no Linux o uso de Live CDs (ou mesmo atravs de PENs USB) actualmente uma coisa banal. No Windows at h pouco tempo desconhecia que isso seria possvel de fazer. Bem, mas trago-vos boas notcias, hoje no vou falar do Linux (prometo) mas vou ensinar-vos a criar um Live CD Windows No acreditam? to certo como eu fazer anos hoje , mas hoje quem vos d o presente sou eu.

Uma das perguntar que ressaltar de imediato neste blog : Mas para que quero eu um LIVE CD ou PEN-USB Live com o Windows? Bem, vou enumerar algumas situaes: - Apanharam um virose no computador e agora no conseguem recuperar os ficheiros que l tinham. Soluo: LIVE CD/PEN-USB - Querem fazer backup de um determinado disco mas o ficheiro xpto est corrompido e no vos permite entrar no sistema: Soluo: LIVE CD/PEN-USB - etc, etc, etc Bem, vamos l ao trabalho que se faz tarde. Para construirmos uma PEN ou CD Live com Windows vamos precisar do seguinte: MATERIAL NECESSRIO: - Uma PEN com 256 MB (no mnimo) - CD de instalao do Windows (Pode ser Windows XP com o SP2 de preferncia ou Windows 2003)

- O software [1] PEBuilder (Este programa tambm permite efectuar o processo de slipstreaming ou seja permite incluir o SP1 ou SP2 vossa verso do Windows, caso esta ainda no possua) - O utilitrio [2] PE2USB.exe PASSOS NECESSRIOS: 1) Instalar o PEBuilder 2) Ir a Iniciar-> Programas->PEBuilder->PEBuilder

- Na origem escolher a drive que corresponde ao vosso leitor de CD/DVD onde se encontra o CD/DVD do Windows - No destino devem escolher o nome para a pasta para onde vo ser copiados os ficheiros necessrios. - Extra: Esta seco serve para definirem um caminho para uma pasta que tambm pretendam incluir no vosso CD/PEN Live Windows. Nessa pasta podem colocar a vossa fotografia, a da namorada, mp3s, vdeos, documentoso que quiserem. Selecione os PLUGINS - Nesta seco o utilizador poder escolher outros utilitrios (como por exemplo: anti-vrus, putty, nero burning rom, UltraVNC, Remote desktop connection, etc etc ) que deseja incluir no seu CD ou PEN Live com o Windows (eu escolhi somente o plugin: Boot Fix, vos podem personalizar da forma que pretenderem). Tambm podem incluir drivers para os vossos dispositivos, entre outros.

3) Aps a definio dos parmetros acima referidos e de escolherem os plugins, devem no menu principal carregar no boto Construir.

4) Aps clicarem no boto de Construir, o programa vai comear a criar o vosso CD/PEN Live Windows, copiando todos esses ficheiros para o destino que vocs definiram (ex: C:\pebuilder3110a\BarPE). Ateno!!!, para o utilizadores que pretenderem a criao de um CD Live ao invs de uma PEN USB devem definir que o Media Destino ser Gravar para CD/DVD. Para quem escolher a opo Gravar para CD/DVD, no final dever reiniciar a mquina, ir BIOS e definir como first boot o vosso CDROM. Para quem pretender criar uma PEN LIVE WINDOWS vamos continuar !!! 5) As instrues a partir deste ponto, s sero necessrias para quem pretender arrancar com o Windows atravs de uma PEN USB. Para tal, instalem o utilitrio [6] PE2USB.exe (Devo-vos dizer que antes de descobrir este utilitrio tive de andar a partir bastante pedra para conseguir por isto a funcionar!!!)

Nesta parte s tm de definir os parmetros como mostra a figura ou seja, no format Options escolham Enable Disk Format e depois escolham o nome que pretendem dar vossa PEN. No Source Path To Build Bart/PE WinPE Files devem definir o directrio para onde mandaram a vossa compilao (criada pelo PEBuilder). Em seguida boto Start. Nesta fase o programa ir formatar a vossa PEN e inserir a imagem do vosso Windows Live na mesma. 6) Quando derem conta que o processo acabou, fazem restart vossa mquina, vo a BIOS e escolhem como first boot a vossa PEN (tambm definido como dispositivo removvel).

7) Feito isto, o vosso sistema dever correr s mil maravilhas a partir do CD que vocs construram ou atravs da vossa PEN-USB.

Seguem alguns screenshots:

- A43 file management utility (Onde podem aceder a todos os vossos discos)

- Configurao das vossas placas de rede

Outras consideraes: - Suporte para configurao de rede - Suporte para o Nero Burning Rom (Para poderem gravar CDs e DVDs) - A43 File Management Utility (Tipo o explorer do windows) - Calculadora, wordpad, Paint, prompt (CMD), Task Manager, - possvel aceder a outras mquinas atravs do Putty , UltraVNC ou Remote Desktop Connection ATENO !!!! ..Tudo isto personalizvel. Podem incluir o que quiserem.. Fcil no ? Portem-se bem e divirtam-se como eu me diverti.Ufaaaa t feito. Hoje tinha mesmo de sair este POST. Um agradecimento ao Carlos Fonseca.

Extrado em 23/06/07 de http://www.pplware.com/?p=5026

Vous aimerez peut-être aussi