Vous êtes sur la page 1sur 24

CONHECER E PARTICIPAR

ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO

Apresentao
O foco da ao da EMATER-MG nesse novo Tempo da Extenso Rural so as pessoas e o cerne da sua misso o Desenvolvimento Rural Sustentvel. Temos a convico que as pessoas sero mais fortes medida em que aumenta o espirito de solidariedade por isso a unio faz com que as famlias construam o processo contnuo de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida. Nossa certeza que Minas ser cada dia mais solidria para cumprirmos o desafio de transformar o cho mineiro no melhor lugar para se viver no Brasil. Estamos disponibilizando esta importante publicao, com os passos para constituir e legalizar Associaes e Cooperativas.

Jos Silva Soares Presidente da EMATER-MG

Governador do Estado de Minas Gerais


Acio Neves

Secretrio de Estado de Agricultura Pecuria e Abastecimento


Marco Antnio Rodrigues da Cunha

Diretoria Executiva da EMATETR-MG


Presidente Jos Silva Soares Diretor Administrativo e Financeiro Vicente Jos Gamarano Diretor de Promoo e Articulao Institucional Fernando Jos Aguiar Mendes Diretor Tcnico Roberval Juares de Andrade

FICHA TCNICA: Autor: Eugnio Paccelli L. Vasconcelos

Engenheiro Agrnomo Coordenador Tcnico/ Associativismo e Cooperativismo

Colaborao: Maria da Glria Camargos Pereira


Coordenadora Regional - Juiz de Fora

Cristina Maria Linhares


Coordenadora Estadual

Jos Fernando das Neves Domingues


Coordenador Tcnico Estadual

Projeto Grfico e Impresso Control Arte e Mdia Impressa Ltda. EMATER-MG Endereo: Av. Raja Gabaglia, 1626 Luxemburgo Fone: (31) 3349.8000 Detec.cooperar@emater.mg.gov.br

ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO CONHECER E PARTICIPAR


Trabalhar sozinho para solucionar os seus problemas ou os de sua comunidade talvez seja o caminho mais longo e difcil para obter o sucesso esperado. Ao contrrio, a participao das pessoas organizadas em Associaes e ou Cooperativas tem muito mais chances para resolver alguns desses problemas. Nas prximas pginas apresentamos algumas orientaes sobre como as pessoas podem formar Associaes ou Cooperativas para tornar suas atividades mais competitivas.

Em geral as pessoas se unem para:


resolver problemas em comum; aumentar a renda; favorecer o acesso ao mercado; facilitar o poder de negociao; fortalecer as parcerias; valorizar e divulgar a cultura local; ampliar o relacionamento entre as pessoas; obter melhorias como: estradas, escolas, postos de sade; etc.

O resultado dessa unio a melhoria da qualidade de vida das famlias.

Mas, o que uma associao?


Associao um grupo organizado de pessoas, podendo ser legalmente constitudo ou no, que decide trabalhar em conjunto, visando alcanar objetivos comuns.

E uma cooperativa, o que ?


Cooperativa um grupo legalmente constitudo, onde as pessoas se unem atravs de uma organizao, em torno de um empreendimento de propriedade comum, montado para satisfazer as necessidades dos seus participantes.

Mas, o que fazer para formar uma Associao ou constituir uma Cooperativa?

Uma associao ou cooperativa no se forma da noite para o dia. Vrias atividades precisam ser executadas caminhando nessa direo.

NUMA PRIMEIRA ETAPA NECESSRIO: Perceber a necessidade de soluo para os problemas dessas pessoas. Estudar e decidir qual a melhor alternativa: Associao ou Cooperativa. Organizar um grupo de trabalho para definir o Estatuto Social. Planejar a realizao da Assemblia Geral de constituio.

Providncias preparatrias para a realizao da Assemblia: Definir um grupo de organizao designando o seu coordenador. Estimar o nmero de pessoas participantes. Estabelecer local e data. Reservar local. Elaborar e entregar os convites. Definir grupo de apoio realizao do evento. Reservar equipamentos (quadro negro, projetor multimdia e outros). Providenciar alimentao, se for o caso. Reforar o convite e a necessidade de levar documentos pessoais. Providncias na realizao da Assemblia: Inscrever os participantes anotando os dados necessrios para o registro, tais como: nome completo, no do CPF, estado civil, nacionalidade, profisso e endereo;

Procedimentos para conduo da Assemblia: Abrir a Assemblia. O Coordenador do grupo de organizao que falar sobre a sua finalidade. Escolher uma pessoa para presidir a mesa e a assemblia e outra para secretariar os trabalhos. Formar a mesa. Instalar e declarar aberta a Assemblia. Responsvel: Presidente. Fazer a leitura da proposta do Estatuto Social. Responsvel: Secretrio. Discutir, propor e votar sugestes de emendas ao estatuto. Responsveis: As pessoas inscritas. Votar o estatuto. Responsvel: Assemblia; Eleger os membros da Diretoria e dos Conselhos de Administrao e Fiscal da entidade. Passar a direo dos trabalhos ao presidente eleito. Responsvel: Presidente da Assemblia Dar posse aos membros dos Conselhos de Administrao e Fiscal e declarar constituda a Associao ou Cooperativa. Responsvel: Presidente Fazer a leitura da ata da Assemblia que, depois de aprovada pela assemblia, ser assinada por todos os associados fundadores. Responsvel: Secretrio

Observao: Modelos de estatutos sociais, atas e demais documentos necessrios para a constituio e registro de Associaes e Cooperativas, podem ser obtidos nos escritrios da EMATER-MG.

10

SEGUNDA ETAPA a) Registro da Associao O registro da nova entidade feito no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos ou Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Para tal, so necessrios os seguintes documentos: Requerimento assinado pelo presidente, com firma reconhecida. Original e 02 (duas) cpias da ata de constituio, eleio e posse da diretoria e conselhos. Original e 02 (duas) cpias da lista de presentes Assemblia. Original e 02 (duas) cpias do estatuto social, rubricado por advogado com registro na Ordem dos Advogados do Brasil. Original e cpia de documento de identidade dos membros da diretoria. Original e cpia de comprovante de residncia dos membros da diretoria. Observao: Em toda a documentao deve constar a assinatura do presidente eleito.

11

b) Registro da Cooperativa Encaminhar para a rgo de representao das cooperativas, para prvia anlise, o estatuto social aprovado pela Assemblia Geral de Fundao, bem como a Ata da referida assemblia e a lista de qualificao dos associados fundadores. A lista de qualificao dever conter: Nome completo do associado. Nacionalidade. Idade. Profisso. Estado civl. Local de residncia. Municpio. Estado (MG). CEP (Cdigo de Endereamento Postal). Nmero de cotas parte do capital social subscrita. As cooperativas que tero atividades comerciais devero registrar-se na Junta Comercial As cooperativas de crdito devero ter registro junto ao Banco Central do Brasil. Posteriormente, estes documentos seguiro para a Receita Federal para a solicitao do carto do Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica CNPJ. Observao: Os documentos constitutivos da sociedade cooperativa devero estar rubricados e assinados em todas as folhas ao final pelos cooperados fundadores e por um advogado.

12

TERCEIRA ETAPA Registro na Receita Federal Fazer a inscrio no Cadastro Nacional das Pessoas Jurdicas (CNPJ) da Receita Federal, via Internet, no endereo: www.receita.fazenda.gov.br Documentao a ser encaminhada posteriormente Receita Federal: Estatuto social e ata de constituio, registrados em cartrio. Documento Bsico de Entrada do CNPJ (DBE), ou protocolo de transmisso da FCPJ. Ficha Cadastral da Pessoa Jurdica (FCPJ). Cpia do CIC (CPF) e da Carteira de Identidade do presidente da associao. Observao: A Associao ou Cooperativa deve informar ao CNPJ do Ministrio da Fazenda, sempre que ocorrerem alteraes tais como: nome, sede, endereo, membros da diretoria.

QUARTA ETAPA Registro na Prefeitura Municipal Para obter o Alvar de Licena e Funcionamento necessrio apresentar: Requerimento Prefeitura do municpio onde est situada a sede associao. Cpia do estatuto e ata de constituio, registrados; Cpia do carto do CNPJ/MF. 13

QUINTA ETAPA Obteno da Inscrio Estadual A inscrio feita na Unidade Fazendria do Estado no municpio (Secretaria de Arrecadao Fazendria). necessria quando a associao movimentar mercadorias em seu nome. Oferece alguns benefcios, tais como: Autorizao para impresso de documentos fiscais; Enquadramento nos sistemas de arrecadao de ICMS, conforme legislao especfica. So exigidos os seguintes documentos: Estatuto social da associao, registrado em Cartrio. Atestado de funcionamento fornecido por rgo estadual sediado no municpio sede da Associao. Declarao de que a associao no remunera membros da diretoria e conselhos. Cpia da Ata da Assemblia Geral de Constituio registrada. Cpia do carto do CNPJ/MF. Comprovante de pagamento da taxa. Certido negativa de dbito para com a Fazenda Pblica Estadual. Comprovante de identidade do responsvel pelas informaes prestadas na Declarao Cadastral; Alvar de licena expedido pela Prefeitura Municipal.

14

SEXTA ETAPA Inscrio no INSS A inscrio requerida junto Delegacia Regional do Trabalho apenas no caso de a associao possuir empregados. Solicitar o acompanhamento de um contador para este procedimento. STIMA ETAPA Providncias aps os registros

Solicitar Declarao de Utilidade Pblica da Associao (Lei Municipal), por iniciativa de um vereador ou do prprio prefeito municipal. Ela permite associao beneficiar-se de possveis subvenes sociais e isenes de impostos de base municipal.

Adquirir os seguintes livros:


Matrcula de Associados. Atas de Assemblias Gerais. Atas de reunies da Diretoria (ou do Conselho de Administrao). Atas de reunies do Conselho Fiscal. De presena de associados nas Assemblias Gerais. Outros livros fiscais, contbeis, trabalhistas, etc., exigidos pela Lei e ou pelo Regimento Interno da associao. Todos estes livros podero ser registrados no Cartrio, devendo as folhas ser numeradas tipograficamente. admitida a adoo de livros de folhas soltas ou fichas. 15

Declaraes que devem ser feitas regularmente Na vida de uma Associao ou de uma Cooperativa existem declaraes que devam ser feitas regularmente ano aps ano. A seguir apresentamos algumas delas: Janeiro a Maro Declarao da RAIS (Relao Anual de Informaes Sociais para o Ministrio do Trabalho); Maio a Julho Declarao do Imposto de Renda Pessoa Jurdica. As Associaes so isentas de pagamento de imposto de renda, mas devem fazer a declarao anual, se no fizerem estaro sujeitas a multas. As Cooperativas, tanto quanto as Associaes devem contar com os servios de um profissional da rea de contabilidade para facilitar o dia a dia das entidades.

O associado a pessoa mais importante


A razo de ser de uma Associao ou de uma Cooperativa so as pessoas. Todas as aes desempenhadas devem ser, direta e indiretamente, voltadas para satisfazer as necessidades dos associados. A relao dos associados com a Associao ou Cooperativa expressa em direitos e responsabilidades ou deveres.

16

Direitos do Associado: Votar e ser votado nas eleies. Participar das assemblias gerais, votando nos assuntos tratados. Apresentar diretoria propostas de interesse da entidade. Propor diretoria adeso de novos associados. Solicitar informaes sobre a Associao ou Cooperativa. Desligar-se quando lhe convier. Deveres do Associado: Participar das assemblias, votando nos assuntos tratados; Quitar suas dvidas com a entidade; Desempenhar com eficincia as obrigaes do cargo que exercer; Zelar pelo nome e patrimnio da associao; Promover a associao e o associativismo; Conhecer o estatuto e os regimentos. 17

A Administrao e o Sucesso das Associaes e Cooperativas

Os associados para fazerem parte dos Conselhos de Administrao e Fiscal devero ser eleitos em Assemblias Gerais. Cada conselho tem composies e funes descritas no Estatuto Social e no Regimento Interno. Mesmo no ocupando cargos, os associados devero observar atitudes e regras para o sucesso da entidade assim, devem estar dispostos a: Trocar idias entre si. Ouvir, discutir e compreender. Acatar a deciso da maioria. Participar das discusses. Assumir tarefas e responsabilidades. Planejar atividades. 18

Leis que regulam a formao e o funcionamento das associaes e cooperativas


Constituio Federal (art. 5o., XVII A XXI, e art. 174, par. 2o.). Novo Cdigo Civil Brasileiro (Lei 10.406/02): Artigos 44 (So pessoas jurdicas de direito privado); 53 ao 61 (Das Associaes); Artigo 1.155 (nome empresarial); Artigo 1.093 a 1.096 (Da Sociedade Cooperativa). Lei 11.127 de 28 de Julho de 2005: altera o Novo Cdigo Civil; Leis cooperativistas: Lei federal 5.764/71; Lei estadual 15.075/04 e seu decreto 44.009/05 Decreto-Lei 9.085 de 25 de Maro de 1946 Registro Civil de Pessoas Jurdicas; Lei dos Registros Pblicos: Artigos 114/ 120; Anexo X do ICMS Lei Simples Minas Lei 15.219/ 2004

19

Como Escrever uma Ata Consideraes:


1a - A ata deve ter um cabealho que a identifique e a situe no tempo (data) e no espao (local). 2a - O cabealho deve-se reforar o por qu da reunio e o que se espera dela. 3a - As atas devem ser escritas em um nico pargrafo, sem espaos intermedirios. 4a - As atas no devem conter rasuras. Caso ocorram erros colocar frente da incorreo o termo digo e na seqncia colocar o correto. 5a - A ata deve conter a descrio de assuntos e fatos que sejam solicitados constar, seja pelo presidente da reunio ou por qualquer pessoa participante da reunio. 6a - Quando a Ata estiver pronta, a mesma dever ser lida e submetida aprovao das pessoas presentes reunio ou assemblia. Caso a ata no se encontre de acordo, podese utilizar a expresso em tempo, aonde se lia tal termo, leia-se este outro e descrever o termo incorreto e o que lhe vem substituir.

20

Para aquelas situaes em que a ata vier a ser submetida votao na reunio seguinte, havendo necessidade de corrigi-la, a sugesto que se faa constar a alterao na ata da reunio que est acontecendo. O registro da Ata em cartrio dever ocorrer: se se tratar de alteraes entre os representantes da entidade; se projeto a ser desenvolvido requerer; caso seja vontade da Assemblia Geral. 7a - Dever existir um livro prprio onde as atas so escritas, admitindo-se o uso de folhas impressas, posteriormente coladas nas pginas do livro. Ao colar a folha no ocultar a numerao do livro. A diretoria dever rubricar lacrando a ata colada no livro.

21

Referncias Bibliogrficas e Eletrnicas


Guia da associao Roteiro passo a passo para a constituio e para os procedimentos legais e administrativos de uma associao de fins no econmicos - Fundao Acesita 336 pag, Dezembro de 2004; Manual para Administrao de Organizaes Indgenas Instituto Socioambiental/ AFINCO- Administrao e Finanas para o Desenvolvimento Comunitrio. Sperry, Suzana Associao de produtores rurais (Planejamento e organizao) MAPA/ DENACOOP/ ADEBRAC/ CENEP 41 pag 2002; www.abong.org.br www.abracoop.org.br www.casadacidadania.org.br www.ocb.org.br www.ocemg.org.br www.rits.org.br www.sebraesp.com.br

22

Produo

Patrocnio

Vous aimerez peut-être aussi