Vous êtes sur la page 1sur 16

A expresso direitos polticos estabelece normas para os problemas eleitorais.

Elas so a disciplina dos meios necessrios ao exerccio da soberania popular. A Constituio do Imprio (art. 90) falava em cidado ativo, para diferen-lo do cidado em geral, que se confundia com o nacional (arts. 6 e 7). Cidado ativo era o titular dos direitos polticos (art. 91). As constituies posteriores misturaram ainda mais os conceitos. A de 1937 comeou a distino que as de 1967/1969 completaram, abrindo captulos separados para a nacionalidade (arts. 140 e 141) e para os direitos polticos (arts. 142 a 148), deixando de fora os partidos polticos (art. 149). Hoje desnecessria a terminologia dos publicistas do perodo da nossa monarquia, pois no mais se confundem nacionalidade e cidadania. Nacionalidade vnculo ao territrio estatal por nascimento ou naturalizao;cidadania um status ligado ao regime poltico. Cidadania atributo poltico decorrente do direito de participar no governo e direito de ser ouvido pela representao poltica. Cidado, hoje, o indivduo titular dos direitos polticos de votar e ser votado. Nacionalidade pressuposto da cidadania, pois s o titular da nacionalidade brasileira pode ser cidado. O direito eleitoral de votar e ser votado o cerne fundamental dos direitos polticos. Capacidade eleitoral ativa a consubstanciada nas condies do direito de

votar. Capacidade eleitoral passiva a que se baseia na elegibilidade, caracterstica de quem preenche as condies do direito de ser votado. O direito eleitoral ativo cuida do eleitor e de sua atividade; o direito eleitoral passivo refere-se aos elegveis e aos eleitos. Os direitos de cidadania adquirem-se mediante alistamento eleitoral. Alistamento a qualificao e inscrio da pessoa como eleitor perante a Justia Eleitoral. obrigatrio para brasileiros de ambos os sexos, maiores de dezoito anos de idade, e facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos (art. 14, 1, I e II). No so alistveis como eleitores os estrangeiros e os conscritos durante o servio militar obrigatrio (art. 14, 2). Conscritos so os convocados para o servio militar obrigatrio; deixam de s-lo se se engajarem no servio militar permanente. assim que os soldados engajados, cabos, sargentos, suboficiais e oficiais das foras armadas e das polcias militares so obrigados a se alistarem como eleitores. O alistamento eleitoral depende de iniciativa da pessoa, mediante requerimento que obedea ao modelo aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que apresentar instrudo com comprovante de sua qualificao e de idade.

A cidadania adquire-se com a obteno da qualidade de eleitor, que se manifesta na posse do ttulo de eleitor vlido.

O eleitor cidado, titular de cidadania, embora nem sempre possa exercer todos os direitos polticos. O seu gozo integral depende do preenchimento de condies que s gradativamente se incorporam ao cidado. Cidadania poltica atributo jurdico-poltico que o nacional obtm desde o momento em que se torna eleitor. Mas alguns direitos polticos s se adquirem em etapas sucessivas: a) aos 16 anos de idade, o nacional j se pode alistar, tornando-se titular do direito de votar; b) aos 18 anos, obrigado a alistar-se, tornando-se titular do direito de votar, se no o fizera aos 16, e do direito de ser eleito para vereador; c) aos 21 anos, o cidado (nacional eleitor) incorpora o direito de ser votado para deputado federal, estadual ou distrital, vice-prefeito e juiz de paz; d) aos 30 anos, consegue a possibilidade de ser eleito para governador e vice-governador do Estado e do Distrito Federal; e) finalmente, aos 35 anos, o cidado chega ao ponto mais elevado da cidadania formal, com o direito de ser votado para presidente e vice-presidente da Repblica e para senador federal (art. 14, 3). Nossos constituintes de 1988 no poderiam ter dificultado isso um pouco mais, exigindo dos candidatos alguma qualificao universitria, demonstrao de probidade moral e administrativa?

Os direitos polticos positivos

Existem normas que asseguram o direito subjetivo de participar no processo poltico e nos rgos governamentais; elas garantem a participao do povo no poder de dominao poltica. So o direito de voto nas eleies, o direito de elegibilidade (direito de ser votado), o direito de voto nos plebiscitos e referendos, o direito de iniciativa popular, o direito de propor ao popular e o direito de organizar os partidos polticos e deles participar.

O leigo usa as palavras sufrgio e voto como sinnimos. A Constituio, no entanto, no art. 14, diz que osufrgio universal e o voto direto e secreto e tem valor igual. A palavra voto empregada em outros dispositivos, exprimindo a vontade num processo decisrio.Escrutnio outro termo em que se confundem as palavras sufrgio e voto. que os trs se inserem no processo de participao do povo no governo, expressando o direito (sufrgio), o seu exerccio (voto) e o modo de exerccio (escrutnio). Nossos constituintes de 1988 no foram muito tcnicos no uso das palavras, ao empregar voto, referente eleio de algum ou a deliberaes sobre projetos ou composio de colegiados ou de julgamentos. No art. 60, 4, II, equivocadamente, falam em voto universal.

Igualmente, no art. 98, II, a mesma impropriedade: voto universal no existe voto universal; o voto pessoal. Sufrgio (do latim suffragium = aprovao, apoio) um direito que decorre diretamente do princpio de que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente. Instituio fundamental da democracia representativa. No sufrgio consubstancia-se o consentimento do povo que legitima o exerccio do poder. Aqui est a funo primordial do sufrgio, de que decorrem as funes de seleo e nomeao das pessoas que ho de exercer as atividades governamentais. As formas de sufrgio so condicionadas pelo regime poltico. Se este for democrtico, o sufrgio seruniversal; se elitista, autocrtico ou oligrquico, o sufrgio ser restrito. A universalidade do direito de sufrgio, princpio basilar da democracia poltica, apia-se na identidade entre governantes e governados e acolhida no art. 14 da Constituio. Direito de votar, sem restries de quaisquer espcies discriminatrias.

Restrito o sufrgio conferido a indivduos qualificados por condies econmicas, de fortuna e capacidade especial. Censitrio o sufrgio concedido apenas ao indivduo que preencha determinada qualificao econmica. Nas eleies dos deputados e senadores do Imprio estavam excludos de votar os que no tivessem renda lquida anual de duzentos mil ris por bens de raiz, indstria e comrcio ou empresa. As Constituies de 1891 (art. 70, 1, item 1) e de 1934 (art. 108 e pargrafo nico, c) excluam os mendigos do direito de sufrgio, o que revela seu aspecto censitrio. Capacitrio o sufrgio que se baseia em capacitaes especiais, notadamente de natureza intelectual. A Constituio de 1988 concedeu direito de sufrgio aos analfabetos, no havendo nele qualquer discriminao antidemocrtica. Igual outra exigncia democrtica do sufrgio: cada eleitor deve dispor de nmero igual de votos dos demais. a igualdade de todos perante a lei. a igualdade de reconhecer a cada homem, a cada eleitor, um nico voto(one man, one vote). Lamentavelmente, nossos constituintes contrariaram sua prpria redao, permitindo que um voto no Acre valha cerca de vinte vezes mais do que um voto em So Paulo. Um deputado federal eleito l com cerca de dezesseis mil votos, enquanto em So Paulo so necessrios aproximadamente trezentos mil votos. Quanto igualdade do direito de ser votado, no nosso direito constitucional, os eleitores analfabetos e menores de dezoito anos no so elegveis para nada (art. 14, 3, d, e 4). Determinados eleitores, por circunstncia especial, tm o direito de votar mais de uma vez ou de dispor de mais de um voto para prover um mesmo cargo. o sufrgio desigual.

Na Inglaterra, o eleitor podia votar mais de uma vez: na circunscrio do seu domiclio, na da universidade e na de sua empresa ou negcio era o voto mltiplo. Os trabalhistas, em 1948, suprimiram essa forma de voto contrrio igualdade de sufrgio. Pelo direito de voto plural, o eleitor pai de famlia dispe de um ou mais votos em funo dos membros do ncleo familiar. Alm de desigual em funo de circunstncia especial, tambm contrrio ao voto feminino. Todas essas formas de sufrgio desigual constituem tcnicas antidemocrticas, destinadas a propiciarregimes elitistas, afirmando que o povo no est preparado para a democracia, que o homem mais instrudo ou dono de fortuna tem mais capacidade, qualidade e discernimento para escolher os governantes e para participar do governo.

O direito de votar

O sufrgio apenas um direito, enquanto o voto (CF, art. 14, 1) um dos atos de exerccio desse direito. O direito de votar caracteriza o eleitor. Mas o direito de ser votado distingue o elegvel, o titular do direito de ser votado, de vir a ser eleito. O primeiro pressuposto do segundo, pois ningum tem o direito de ser votado se no for titular do direito de votar, isto , se no for eleitor. Assim, ningum elegvel se no for eleitor. Nossos constituintes de 1988 no foram muito felizes na norma do art. 14, 4 (so inelegveis os inalistveis), uma vez que tambm so inelegveis os no eleitores, ainda que alistveis. Inelegveis so portanto os no alistados, os analfabetos e os eleitores entre dezesseis e dezoito anos. Nos termos constitucionais do art. 14, para que algum se torne eleitor, necessrio ter as condies de nacionalidade brasileira, idade mnima de dezesseis anos, posse de ttulo eleitoral e no ser conscrito em servio militar obrigatrio. Repetindo: o sufrgio o direito poltico fundamental nas democracias polticas; o voto a sua manifestao no plano prtico. Dessa maneira, os votos emitidos nas assemblias legislativas, no exerccio do mandato poltico, so formas de exerccio do sufrgio, porque os representantes do povo deliberam, aprovando leis e outros atos legislativos no cumprimento da representao decorrente do exerccio do sufrgio.

O voto o ato poltico que materializa na prtica o direito subjetivo do sufrgio. tambm ato jurdico, pois a ao de emiti-lo tambm um direito e direito subjetivo. igualmente uma funo de soberania popular, pois traduz o instrumento de sua atuao.

Direito

pblico

subjetivo,

funo

de

soberania

popular

na

democracia

representativa, o voto tambm um dever, pois o indivduo tem o dever de manifestar sua vontade pelo voto.

Se o alistamento e o voto so obrigatrios para os maiores de dezoito anos (art. 14, 1, I), como conciliar essa exigncia com a concepo da liberdade do voto? Essa obrigatoriedade significa apenas que ele deve comparecer sua seo eleitoral e depositar sua cdula na urna, assinando a folha individual de votao. O chamado voto em branco no voto, mas com ele o eleitor cumpre seu dever jurdico. S no cumpre o seu dever social e poltico, porque no desempenha a funo instrumental da soberania popular, que lhe incumbia naquele ato.

A personalidade do voto indispensvel para a realizao dos atributos da sinceridade e autenticidade, no se admitindo os votos por correspondncia ou por procurao. A liberdade do voto manifesta-se pela faculdade at mesmo de depositar na urna uma cdula em branco ou de anular o voto. A obrigatoriedade constitucional de votar formal, pois no atinge o contedo da manifestao da vontade do eleitor. A garantia dessa liberdade exige que o seu voto seja secreto, conforme est no art. 14. O eleitor dono do seu segredo, aps a emisso do voto e a retirada do recinto de votao. O segredo do voto uma garantia constitucional de eleies livres e honestas: evita a intimidao e o suborno, suprimindo, na raiz, a possibilidade de corrupo eleitoral ou, como diz Marcel Prlot (Institutions politiques et droit constitutionnel, 2002, p. 642), reduzindo-a consideravelmente. Exigncia de sinceridade, autenticidade e eficcia do voto o voto direto, como princpio (art. 14), com uma nica exceo: a da eleio do presidente e vice-presidente da Repblica pelo Congresso Nacional, no caso de vacncia de ambos os cargos nos ltimos dois anos do mandato presidencial (art. 81, 1). O exemplo dos Estados Unidos da Amrica, cujo presidente eleito por sufrgio indireto, no sustenta o carter democrtico das eleies indiretas. Na realidade, l a eleio do presidente s indireta formalmente, como asseguram F. A. Ogg e P. O. Fay ( Le Gouvernement des tats-Unis dAmrique, p. 180). De fato, ele escolhido por Eleitores Presidenciais (ou Grandes Eleitores, Influential Voters), eleitos pela massa eleitoral exclusivamente para tal fim. No final da campanha, os eleitores comparecem urna e escolhem os eleitores presidenciais que tambm se apresentaram em campanha vinculados aos partidos e aos candidatos presidncia. Na prtica, o poder dos eleitores nesse particular to destitudo de sentido quanto muitas das prerrogativas que, em teoria, a Coroa britnica ainda possui. Assim, aps a sua escolha, nada mais resta aos eleitores a no ser consignar os votos que j foram comprometidos.

Se juridicamente essa eleio indireta, em realidade, politicamente ela direta, porque os eleitores do segundo grau se submetem a um mandato imperativo. Vale dizer que sua escolha no cumpre a vontade dos eleitores populares, o que importa em ntida deformao do princpio de soberania popular, como aconteceu no Brasil nas eleies indiretas implantadas de 1964 a 1985.

Desde 1997, a Constituio reconheceu ao titular a possibilidade da reeleio, isto , pleitear a sua prpria eleio para um mandato sucessivo ao que est desempenhando (art. 14, 5). Isso j era permitido aos titulares de mandatos parlamentares. O direito constitucional brasileiro vigente consagra o sistema majoritrio: a) por maioria absoluta, para a eleio do presidente e vice-presidente da Repblica (art. 77), do governador e vice-governador de Estado (art. 28) e do prefeito e vice-prefeito municipal (art. 29, II); b) por maioria relativa, para a eleio de senadores federais. O sistema proporcional acolhido constitucionalmente para a eleio de deputados federais (art. 45), o que significa a adoo de um princpio que se estende s eleies para as Assemblias Legislativas e para as Cmaras Municipais, considerando o nmero de votos vlidos, o quociente eleitoral, o quociente partidrio, a tcnica de distribuio dos restos ou sobras, a determinao dos eleitos e a soluo dos casos em que h falta de quociente. No Brasil houve vrias tentativas de implantar um sistema misto majoritrio e proporcional por distrito. Elas no entanto fracassaram, mas a tendncia a isso amplia-se cada vez mais, vista dos notrios defeitos do sistema de representao proporcional puro que vigora atualmente. O procedimento eleitoral visa selecionar e designar as autoridades

governamentais. Comea com a apresentao das candidaturas ao eleitorado, sua designao em cada partido, o seu registro no rgo da Justia Eleitoral competente, a propaganda eleitoral destinada a tornar conhecidos o pensamento, o programa e os objetivos dos candidatos.

Pena que, depois de eleg-los, ns, eleitores, esquecemos os seus nomes, os seus programas, os seus objetivos, e ficamos a lamentar nossa falta de conscincia poltica.

Os direitos polticos negativos

"Toda a pessoa tem direito de participar no governo de seu pas, diretamente ou por meio de representantes livremente escolhidos."

Trata-se de princpio universal que j figurava no art. 6 da Declarao de Direitos de Virgnia (1776): VI That elections of members to serve as representatives of the people in assembly ought to be free; and that all men, having sufficient evidence of permanent common interest with, and attachment to, the community have the right of suffrage and cannot be taxed or deprived of their property for public uses without their own consent or that of their representatives so elected, nor bound by any law to which they have not, in like manner, assented, for the public good . Igualmente constava no art. 6 da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (1789): Article 6 La loi est lexpression de la volont gnrale. Tous les citoyens ont droit de concourir personnellement ou par leurs reprsentants sa formation. Elle doit tre la mme pour tous, soit quelle protge, soit quelle punisse. Tous les citoyens, tant gaux ces yeux, sont galement admissibles toutes dignits, places et emplois publics, selon leur capacit et sans autre distinction que celle de leurs vertus et de leurs talents . Faz parte especialmente do art. 21.1 da Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948): Article 21.(1) Everyone has the right to take part in the government of his country, directly or through freely chosen representatives). Entretanto algumas determinaes constitucionais privam o cidado do direito de participao no processo poltico e nos rgos governamentais. So negativos esses direitos, porque negam ao cidado o direito de eleger, de ser eleito, de exercer atividade poltico-partidria e de exercer funo pblica. A Constituio veda a cassao de direitos polticos. S a admite nos casos do art. 15, ou seja, em virtude de: a) cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado; b) incapacidade absoluta; c) condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; d) recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa nos termos do art. 5, VIII; e) improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4. Nossos constituintes de 1988 no incluram a perda da nacionalidade entre os motivos de perda ou de suspenso dos direitos polticos. Mas o simples fato da aquisio de outra nacionalidade implica a sua perda, uma vez que transforma o brasileiro em estrangeiro. Como o estrangeiro no se pode alistar como eleitor e se a nacionalidade brasileira pressuposto da posse dos direitos polticos, perde-os quem a perde com a aquisio de outra (art. 12, 4, II), ainda que no conste no art. 15. A recusa de conscincia a decorrente da liberdade de crena religiosa ou de convices filosficas ou polticas (art. 5, VIII). Fato impunvel que no importaria em perda de direito algum. Nossos constituintes de 1988 no foram felizes, gerando incoerncia no texto e at um sem sentido(nonsense), porque no lgico que o art. 5, VIII mande o escusador cumprir uma

prestao alternativa pela escusa de conscincia, que tambm possa ser motivo de perda dos direitos polticos, e assim mesmo ficar sujeito prestao alternativa. A suspenso dos direitos polticos consiste na privao temporria dos direitos polticos. A Constituio de 1946 (art. 135, 1) previa como caso de suspenso a incapacidade absoluta e a condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos. A doutrina constitucionalista e a jurisprudncia encontravam base na lei civil e penal para a aplicao correta dessa medida. Assim que concluram que bastaria a verificao judicial da incapacidade civil absoluta, mediante decretao da interdio do incapaz, para que decorresse a privao provisria da cidadania do interdito. Na condenao criminal o paciente continuar com seus direitos polticos suspensos, ainda que se beneficie de sursis. que a suspenso dos direitos polticos constitui uma das penas de interdio temporria de direitos, s quais no se estende a suspenso condicional da pena (CP, art. 47, I e 80). Assim, o benefcio da suspenso condicional da pena no interfere na suspenso dos direitos polticos decorrentes de condenao criminal. Nossos constituintes de 1988 redigiram mal o texto do art. 37, 4: "Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento do errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel."

O texto ruim d a entender que a improbidade administrativa no propriamente sinnimo deimoralidade administrativa. Esta teria sentido mais amplo, de sorte que nem toda a imoralidade administrativa conduziria, necessariamente, suspenso dos direitos polticos, salvo como pena acessria em condenao criminal. A improbidade diz respeito prtica de ato que gere prejuzo ao errio pblico em proveito do agente. Cuida-se de uma imoralidade administrativa qualificada pelo dano ao errio e correspondente vantagem ao mprobo. O desonesto administrativo o devasso da Administrao Pblica.

Inelegibilidades e desincompatibilizao

O impedimento capacidade eleitoral passiva (direito de ser votado) revela inelegibilidade; o obstculo capacidade eleitoral ativa (direito de ser eleitor) a no alistabilidade. Assim, a incompatibilidade o estorvo ao exerccio do mandato depois de eleito.

As inelegibilidades visam "proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exerccio do mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade

das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta" (art. 14, 9).

bom lembrar que a clusula "contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo..." s se refere normalidade e legitimidade das eleies. Isso quer dizer que a "probidade administrativa" e a "moralidade para o exerccio do mandato" so valores autnomos em relao quela clusula. Elas no so protegidas contra a influncia do poder econmico ou o abuso de funo etc., mas como valores em si mesmos dignos de proteo, porque a improbidade e a imoralidade conspurcam por si ss a lisura do processo eleitoral.

As

inelegibilidades

possuem

assim

um

fundamento

tico

evidente,

correlacionando-se com a democracia, no podendo ser entendidas como um moralismo desgarrado da base democrtica do regime que se instaure.

A Constituio estabelece vrios casos de inelegibilidades no art. 14, 4 a 7; normas de eficcia plena e aplicabilidade imediata, ou seja, que independem da lei complementar referida no 9 desse artigo. Por serem restritivas de direitos fundamentais (direito elegibilidade), a tcnica sempre recomendou que fossem disciplinadas inteiramente em dispositivos

constitucionais.

Absolutas so as inelegibilidades que implicam impedio eleitoral para qualquer cargo eletivo: o cidado no pode concorrer a eleio alguma, no pode pleitear eleio para qualquer mandato eletivo e no tem prazo para desincompatibilizao que lhe permita sair do impedimento a tempo de concorrer a determinado pleito. A inelegibilidade absoluta excepcional, e s legtima quando estabelecida na prpria Constituio o caso do art. 14, 4, que declara inelegveis os no alistveis e os analfabetos.

Relativas so as inelegibilidades que constituem restries elegibilidade para determinados mandatos, em razo de situaes especiais em que, no momento da eleio, se encontre o cidado. A inelegibilidade relativa no pode ser exercida em relao a algum cargo ou funo eletiva, mas o poderia relativamente a outros, exatamente por estar o cidado sujeito a um vnculo funcional ou de parentesco ou de domiclio que inviabiliza sua candidatura na situao.

So absolutamente inelegveis por motivos funcionais, para os mesmos cargos, num terceiro perodo subseqente: o presidente da Repblica, os governadores de Estado e do Distrito Federal, os prefeitos e quem os houver sucedido nos seis meses anteriores ao pleito a proibio de uma segunda reeleio. Igualmente, para concorrerem a outros cargos, eles so

inelegveis, salvo desincompatibilizao mediante renncia aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito.

Por motivo de parentesco no territrio de circunscrio do titular (o art. 14, 7, erroneamente fala no territrio da jurisdio do titular), so inelegveis o cnjuge e os parentes consangneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo situao especial com possibilidade de desaparecer pela vontade das pessoas envolvidas e com prazo certo para terminar. Tambm por motivo de domiclio pode o cidado ser inelegvel, pois o domiclio eleitoral uma das condies de elegibilidade (art. 14, 3, IV). Assim, ele inelegvel para mandato ou cargo eletivo em circunscrio em que no seja domiciliado pelo tempo exigido em lei.

Desincompatibilizao o ato pelo qual o candidato se desvencilha da inelegibilidade a tempo de concorrer eleio cogitada. Esse termo tanto serve para designar o ato mediante o qual o eleito sai de uma situao de incompatibilidade para o exerccio do mandato como para o candidato desembaraar-se da inelegibilidade.

Posio incmoda a do cnjuge e do parente inelegvel: nada podem fazer por si, a no ser pressionar o cnjuge ou parente titular do cargo para que renuncie, a fim de desvencilh-los do embarao.

Os partidos polticos

So uma forma de agremiao de um grupo social que se prope organizar, coordenar e instrumentar a vontade popular, com o fim de assumir o poder para realizar seu programa de governo.

J. M. Gil Robles os define como "un grupo humano formado en torno a un contenido ideolgico, que busca la defensa de unos intereses por la conquista legal del poder, inmediato o en un plazo de duracin razonable" (Por un Estado de derecho, p. 121 e 122). Na Constituinte do Imprio, os partidrios da Independncia distriburam-se em quatro grupos: a) oscorcundas queriam-na, mas no liberdade; b) os monrquico-constitucionalistas, liberdade com estabilidade; c) osrepublicanos, de pouca expresso; d) os federalistas queriam ser republicanos de vrias repblicas. De 1834 a 1838, os exaltados unidos

aos revolucionrios e republicanos agruparam-se no Partido Liberal, que compreendia uma ala radical e outra moderada. Na mesma poca, os moderados e os restauradoresuniram-se, formando o Partido Conservador. S em 1870 que os republicanos criaram o Partido Republicano.

Com a Revoluo de 1930, surgem novas formaes partidrias ainda de carter regional: Partido Democrtico em So Paulo, Partido Nacionalista em Minas Gerais, Partido Libertador no Rio Grande do Sul, alm doClube Trs de Outubro e a Aliana Renovadora Nacional. De 1946 a 1965 floresceu um sistema partidrio com alguma institucionalizao efetiva com base em trs partidos grandes de mbito nacional (PSD, UDN e PTB) e um conjunto de pequenos partidos de expresso basicamente regional (PSP, PL, PDC, PRT, PTN e MTR), embora o PDC estivesse mais desenvolvido, alm do Partido Comunista, na clandestinidade aps 1948. Tais partidos foram extintos em 1965, por fora do AI-2, dando margem ao surgimento do bipartidarismo artificial representado pela Arena e o MDB, tambm extintos em 1979, quando recomea a estrutura partidria, ainda em curso, com cerca de vinte partidos regularizados, com pondervel transformao. Tal situao foi modificada pelas eleies de 2002, que revelaram a existncia de quatro grandes formaes partidrias, ou seja, PT, PFL, PMDB e PSDB; um partido mdio-alto, PPB; os anteriores PDS e PPR; quatro partidos mdios, PTB, PL, PSB e PDT; dois partidos pequenos, PPS e PC do B; quatro partidos minsculos, Prona, PV, PSD e PST; quatro minipartidos, PMA, PSL, PSC e PSDC; e, finalmente, oito micropartidos, PSTU, PTN, PT do B, PRT, PRTB, PGT, PHS e PAN.

A criao de correntes partidrias d formao aos sistemas de partidos polticos, isto , um modo de organizao partidria de um pas. Nos termos do art. 17, o sistema brasileiro o pluripartidarismo. A Constituio vigente liberou a criao, organizao e funcionamento de agremiaes partidrias, com previso de mecanismos de controle qualitativo (ideolgico), mantido o controle financeiro.

A funo dos partidos organizar a vontade popular e exprimi-la na busca do poder, visando a aplicao de seus programas de governo. Pelas normas constitucionais eles devem assegurar o regime democrtico e o pluripartidarismo, a autenticidade do sistema representativo e defender os direitos fundamentais da pessoa humana (art. 17).

A Constituio definiu os partidos polticos como pessoa jurdica de direito privado, ao teor do art 17, 2, segundo o qual os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

adquirem personalidade jurdica na forma da lei civil, porque so pessoas jurdicas de direito privado, devendo registrar-se no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, para depois serem seus estatutos levados a registro no TSE.

O fato de precisarem de registro para sua formao denota que no se cuida de pessoa jurdica de direito pblico. Eles agora esto definidos como pessoas jurdicas de direito privado.

Nenhuma pretenso de serem enquadrados como rgos do Estado. O partido poltico uma associao de pessoas, para fins polticos comuns e de carter permanente, no que se encontram os elementos bsicos do conceito de instituio.

A organizao partidria

O art. 17 da Constituio claro: " livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana (...)".

So condicionados, no entanto, a serem de carter nacional, a no receberem recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou a subordinao a estes, a prestarem contas Justia Eleitoral e a terem funcionamento parlamentar de acordo com a lei.

Regra importante que a estrutura de poder no poder interferir nos partidos, para extingui-los, como vrias vezes aconteceu.

Mas a liberdade partidria no absoluta: fica sujeita a vrios princpios que confluem para o seu compromisso com o regime democrtico, no sentido constitucional. Assim est no prembulo e no art. 1. A Constituio institui um Estado Democrtico de Direito, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, livre, justa e solitria e sem preconceitos (art. 3, II e IV). Tudo isso fundamentado na soberania, na cidadania, na dignidade da pessoa humana, nos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e no pluralismo poltico.

Trata-se assim de um regime democrtico baseado no princpio da soberania popular, segundo o qual o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente (pargrafo nico do art. 1).

A liberdade de criar partido exige que seja de carter nacional. Vale dizer que no se pode criar partido de vocao estadual ou local. Nossos constituintes de 1988, infelizmente, no

disseram quando um partido se considera nacional. Apenas ficou estabelecido que os partidos polticos tero "funcionamento parlamentar de acordo com a lei" (art. 17, IV).

No art. 17, 1, destaca-se o princpio da autonomia, conquista sem precedente, de tal sorte que a lei muito pouco tem que fazer em matria de estrutura interna, organizao e funcionamento dos partidos. O texto constitucional transmite a idia de que os partidos ho de se organizar e funcionar em harmonia com o regime democrtico e que a sua estrutura interna tambm fica sujeita ao mesmo princpio. A autonomia conferida na suposio de que cada partido busque, de acordo com suas concepes, realizar uma estrutura interna democrtica.

A disciplina e a fidelidade partidrias passam a ser um determinante estatutrio (art. 17, 1). No se trata de obedincia cega aos ditames dos rgos partidrios, mas o acatamento do programa e objetivos do partido subordinados s regras de seu estatuto, cumprimento de seus deveres e probidade no exerccio de mandatos ou funes partidrias. A infidelidade partidria o ato indisciplinar mais srio. Manifesta-se na oposio a diretrizeslegitimamente estabelecidas pelo partido e no apoio ostensivo ou disfarado a candidatos de outra agremiao. A Constituio no permite a perda do mandato por infidelidade partidria. At o veda quando, no art. 15, declara proibida a cassao de direitos polticos, s admitidas a sua perda e a suspenso nos restritos casos nele indicados.

No h controle quantitativo constitucional aos partidos , mas a possibilidade de que venha a existir por via de lei ("funcionamento parlamentar de acordo com a lei" art. 17, IV). que o controle quantitativo no atua no momento da organizao, mas no seu funcionamento. O controle qualitativo (ideolgico) consignado constitucionalmente em funo do regime democrtico. Os princpios do regime democrtico, do pluripartidarismo e dos direitos fundamentais da pessoa humana constituem condicionamento liberdade partidria; funcionam como forma de controle ideolgico, de modo que ser ilegtimo um partido que, porventura, pleiteie um sistema de um s partido ou um regime de governo que no se fundamente no princpio de que o poder emana do povo (pargrafo nico do art. 1). Controle qualitativo ainda o da vedao de utilizao, pelos partidos polticos, de organizao paramilitar, o que significa repelir partido fascista, nazista ou integralista dos tipos que vigoraram na Itlia de Mussolini, na Alemanha de Hitler e no Brasil de Plnio Salgado. O controle financeiro (art. 17, II) probe o recebimento, pelos partidos, de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou subordinados a estes. Temos aqui um preceito

que constitui um desdobramento do dever de resguardo da soberania. Ademais (art. 17, III), os partidos tm o dever de prestar contas da sua administrao financeira Justia Eleitoral. Em compensao (art. 17, 3), eles tm direito a recursos de fundo partidrio regulado por lei.

Partidos e representao poltica

fenmeno

partidrio

permeia

todas

as

nossas

instituies

poltico-

governamentais, como o princpio da separao de poderes, o sistema eleitoral e a tcnica de representao partidria. que os partidos polticos exercem influncia decisiva no governo dos Estados contemporneos. Destinam-se a assegurar a autenticidade do sistema representativo. No nosso direito constitucional, no se admitem candidaturas avulsas, porque o art. 14, 3, V, da Constituio, exige a filiao partidria como uma das condies de elegibilidade. Conseqncia da funo representativa dos partidos que o exerccio do mandato poltico, que o povo outorga a seus representantes, faz-se no sentido de ser um instrumento por meio do qual o povo governa. como se o povo participasse do poder por meio dos partidos polticos.

De acordo com o sistema constitucional vigente, os partidos polticos devero desenvolver atividades que ofeream vrias manifestaes, tais como: permitir aos cidados participar nas funes pblicas; atuar como representantes da vontade popular e da opinio pblica; instrumentar a educao poltica do povo; e facilitar a coordenao dos rgos polticos do Estado.

Ainda simples miragem no Brasil, mera viso terica, sua funo primordial deveria apoiar-se em suas atividades eleitorais, tanto no momento de designar os candidatos como no de condicionar sua eleio e o exerccio do mandato.

No obstante ser ainda uma iluso, eles tendem a transformar a natureza do mandato poltico, dando-lhe feio imperativa, vinculando o representante a cumprir programa e diretrizes de sua agremiao, tornando-se bem concreto em funo de vnculos partidrios que interligam mandante e mandatrio. Os dois mecanismos de expresso da vontade popular na escolha dos governantes so o sistema eleitoral e o sistema de partido. Seu objetivo imediato a organizao da vontade popular. Essa circunstncia revela a influncia mtua entre eles. Para Maurice Duverger (Les partis politiques, p. 235 e 269), "o sistema majoritrio de escrutnio a um s turno tende ao

bipartidarismo, enquanto o sistema majoritrio de escrutnio a dois turnos e o de representao proporcional tendem ao multipartidarismo". Apesar de muito discutida essa tese, a doutrina considera aquela influncia como mais importante e at chega a lhe atribuir carter de condicionamento necessrio, em relao ao efeito multiplicador da representao proporcional. Foi esta que imputou o exagerado pluripartidarismo do perodo de 1946 a 1965.

Nelson Sampaio (Os partidos polticos na IV Repblica, in: Paulo Bonavides et al. As tendncias do direito pblico: estudos em homenagem ao Prof. Afonso Arinos, p. 326) diz que "a proliferao dos partidos decorreu de vrios fatores: a) a falta de tradio de partidos nacionais; b) o personalismo ainda vigoroso na poltica brasileira; c) o regionalismo; d) o sistema de representao proporcional". Lamentavelmente, o sistema de representao proporcional nada tivera com a multiplicao dos partidos. Nem com o fenmeno atual de liberdade partidria.

O que consegue empolgar no so as eleies parlamentares, mas as eleies para a presidncia da Repblica, que atendem ao princpio majoritrio. Pois, se a representao proporcional pode influir na multiplicao dos partidos, isso s ocorre nos sistemas parlamentaristas de governo. A a polarizao de foras se concentra nas eleies de parlamentares, sem haver a atrao principal que se d nos sistemas presidencialistas.

O mais importante de tudo isso, o que realmente interferia era a relao de foras oligrquicas, que sempre presidiram realidade poltica nacional. Enquanto puderam acomodar-se em partidos regionais, estaduais ou locais, como acontecia na Primeira Repblica, no havia necessidade de criar partidos prprios.

Hoje, com a exigncia constitucional de haver partidos nacionais (art. 17, I), essas foras retrgradas utilizam o expediente de formao de partidos formalmente nacionais, mas regionalmente regionais. De 1965 a 1979 as foras regionais e locais foram constrangidas a agrupar-se em dois partidos. Elas no entanto no se acomodavam a um mando poltico unitrio em nvel nacional; levavam para cada partido os conflitos de interesse de sempre, razo da instituio do sistema das sublegendas, para repartir o partido em setores de dominao regional e local. No regime de 1946, o que se deve entender por pluripartidarismo e

por bipartidarismo? Maurice Duverger alertou para a dificuldade de estremar os dois conceitos, "por causa da existncia de pequenos grupos ao lado dos grandes partidos. Nos Estados Unidos da Amrica, por exemplo, se encontram alguns pigmeus atrs dos dois gigantes democrata e

republicano:

Partido

Trabalhista,

Partido

Socialista,

Partido

dos

Fazendeiros,

Partidos

Proibicionistas, Partidos Progressistas" (op. cit., p. 237). Se, no Brasil, fosse permitido criar partidos de mbito regional, certamente muitos daqueles partidos aparentemente nacionais, como PSP, PRT, PST, PL, seriam praticamente desconhecidos na maioria dos Estados. Nessa poca, de 1946, s havia trs partidos: a UDN, o PSD e o PTB, que dominavam cerca de 75% das cadeiras nas duas Casas do Congresso.

Isso mostra que o efeito que se atribui ao sistema de representao proporcional no se verificou nem se verifica. E a estatstica eleitoral sugere que, medida que as foras populares compreenderam a importncia do voto universal no seu interesse, passaram a prestigiar os partidos populares, que cresceram.

Vous aimerez peut-être aussi