Vous êtes sur la page 1sur 3

|Verificao de Aprendizagem|

CURSO: Fisioterapia Respiratria e Intensiva TURMA: II DISCIPLINA: Farmacologia Aplicada PROFESSORES: Iri Sandro
Aluno(a): ______________________________________________________________________________ Data: _____/_____/_____
I. II. III. IV. V. Utilize caneta de cor azul ou preta; Na classificao das questes em V(verdadeira) ou F(falsa), as rasuras implicaro em perda da questo; Nas respostas descritivas, assim como nas objetivas, as rasuras anulam a possibilidade de questionamento e reviso aps a entrega da prova; Este um momento importante na anlise do seu aprendizado, portanto, seja tico evitando assim a interrupo desta oportunidade! As questes esto claras e compatveis com as nossas aulas, por isso fique tranqilo, respire fundo e...Boa prova! Acredito no seu potencial!

Da questo 1 a 5, responda V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. 1. ( ) Entre as metilxantinas, a aminofilina aquela mais segura, com menos efeitos colaterais, especialmente quando administrada na urgncia por via endovenosa. ( ) A taquifilaxia ou tolerncia um efeito colateral potencialmente grave dos beta-adrenrgicos, uma vez que pode induzir refratariedade ao tratamento. ( ) Antagonistas de receptores de leucotrienos foram introduzidos na prtica clnica a relativamente pouco tempo, e demonstraram ter uso no tratamento da asma. ( ) Os efeitos colaterais dos B2-adrenrgicos inalatrios so poucos, sendo drogas seguras do ponto de vista cardiolgico. ( ) Propranolol contra-indiciado para pacientes hipertensos e que apresentam sintomatologia da asma.

2.

3.

4.

5.

6. Sobre os corticides inalatrios usados no tratamento da asma, assinale o quesito CORRETO: a) Reduzem a reatividade brnquica, aumentam calibre da via area, diminuem freqncia das exacerbaes, potencializam efeito dos 2-adrenrgicos b) No conseguem reverter a infiltrao das vias areas por clulas inflamatrias, como linfcitos e eosinfilos. c) Apesar de alterar a fisiopatologia da asma, no tm impacto na qualidade de vida dos pacientes. d) Agem atravs do estmulo da adenilato ciclase. e) Geram poucos efeitos colaterais em tratamentos crnicos 7. a) b) c) d) e) 8. a) b) c) d) 9. a) b) c) d) O nedocromil desenvolve suas aes: Ao bloquear os canais de clcio em linfcitos. Ao bloquear a liberao de histamina de mastcitos. Ao inibir a fosfodiesterase em mastcitos e basfilos. Ao relaxar o msculo liso nos brnquios. Ao estimular a liberao de cortisol pelas adrenais. Qual dos tratamentos abaixo est corretamente indicado para um adulto com asma persistente grave? Teofilina de liberao lenta associado prednisona oral (1 mg/kg/dia). Corticosteride em altas doses associado a 2 agonista de longa durao. Antagonista de receptor de leucotrieno associado a teofilina Beclometasona inalada na dose de 500 mcg/dia associada a agente 2 agonista de longa durao. Qual dos seguintes parmetros espiromtricos permite classificar melhor o grau obstrutivo asma? Razo entre a Volume Expiratrio Forado no primeiro segundo e Capacidade Vital Forada Capacidade residual funcional. Fluxo expiratrio mximo no primeiro segundo. Capacidade pulmonar total.

|Verificao de Aprendizagem|
10. a) b) c) d) Qual dos seguintes fatores desencadeantes de crises de asma o mais freqente? Alrgenos alimentares. Alrgenos ambientais (Ex. poeira, caros, fumaa). Tabagismo passivo. Infeces virais.

11. Uma paciente de 86 anos de idade queixa-se de tosse e sangue no escarro durante os ltimos dois dias. Por ocasio do o internamento, sua temperatura era de aproximadamente de 39,4 C. O esfregao de escarro revela a presena de muitos cocos Gram-positivos, e a cultura acusa Staphylococcus aureus meticilina resistente. Qual dos seguintes agentes deve ser ministrado ao paciente? a) Ampicilina b) Oxacilina c) Carbenicilina d) Ticarcilina e) Vancomicina 12. Um homem de 44 anos de idade que h cinco anos utiliza anticidos contendo clcio e magnsio para lcera pptica desenvolve uma bronquite aguda com produo de escarro. De todos os antibiticos de amplo espectro listados, qual NO seria facilmente absorvido? a) Ampicilina b) Cloranfenicol c) Celafexina d) Ciprofloxacina e) Penicilina V 13. a) b) c) d) e) 14. a) b) c) d) e) 15. a) b) c) d) e) Nefro e ototoxicidade so geralmente associados com o uso teraputico do seguinte: Penicilina Ciprofloxacina Amoxacilina Vancomicina Gentamicina Com relao a ciprofloxacina, assinale a opo CORRETA: eficaz contra infeces por estafilococos do tipo MRSA; O efeito antimicrobiano antagonizado caso a droga seja utilizada com inibidores da dihidrofolato redutase; especialmente eficiente em infeces por microorganismos Gram positivos; Podem promover hepatite colesttica; Artropatias podem ocorrer durante o tratamento com a droga. Os efeitos adversos da Morfina incluem todos os efeitos abaixo relacionados, EXCETO: Constipao Diurese Nusea e Vmito Prurido Depresso respiratria.

16. Assinale o incorreto em relao aos -bloqueadores: a) Propranolol apresenta elevada lipossolubilidade, o que faz com que este frmaco penetre no SNC, podendo causar pesadelos b) -bloqueadores com atividade intrnseca so considerados mais seguros por induzirem em menor intensidade alteraes na populao de receptores adrenergicos c) Atenolol apresenta como principal caracterstica em relao ao propranolol o fato de ser um antagonista seletivo dos receptores 1, o que o torna mais seguro d) Constituem efeitos colaterais do atenolol: parestesias, pesadelo, broncoconstrico e hiperglicemia e) -bloqueadores podem ser utilizados para o tratamento de hipertenso, arritmias e sndrome de pnico em palestrantes

|Verificao de Aprendizagem|
17. a) b) c) d) e) Qual das opes abaixo relacionadas correta com relao ao Diazepam e ao Fenobarbital? Ambas as drogas so antagonizadas por Flumazenil Ambas as drogas causam relaxamento muscular Ambas as drogas apresentam metablito ativo Ambas as drogas aumentam a afinidade do receptor GABAA por GABA Ambas as drogas causam induo de enzimas Citocromo P450.

18. Mulher de 60 anos de idade, apresenta osteoporose e hipertenso leve. Qual das drogas abaixo poderia ser utilizada nesta paciente por ser benfica em ambas condies patolgicas ? a) Acetazolamida b) Furosemida c) Hidroclorotiazida d) Manitol e) Espironolactona 19. a) b) c) d) e) Com relao aos digitlicos, assinale o item correto: Na presena de indutores enzimticos, o efeito dos digitlicos reduzido A ao dos digitlicos diretamente proporcional aos nveis sricos de potssio Os digitlicos promovem inotropismo e cronotropismo positivos Os digitlicos se caracterizam pelo baixo ndice teraputico A intoxicao digitlica pode ser revertida com a administrao de cloreto de clcio

20. Uma gestante foi admitida no setor de hematologia de um hospital, devido severa anemia hemoltica. Quando indagada, a mesma referiu que estava sendo tratada para hipertenso arterial, durante os ltimos dois meses. Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta o frmaco responsvel pela desordem hematolgica na gestante: a) Captopril. b) Atenolol. c) Hidralazina. d) Clonidina. e) Metildopa.

Vous aimerez peut-être aussi