Vous êtes sur la page 1sur 7

Histograma

24 de fevereiro de 2012, 22:25 Ernani Kern

Existem diversas ocasies, quando fotografamos em locais abertos, em dias claros, por exemplo, em que no conseguimos ver com clareza nossas fotos no monitor LCD da cmera. Isso prejudica nossa avaliao se a foto est com exposio correta ou no. Para isso existe o histograma, nas cmeras digitais. O histograma uma representao grfica da exposio de uma foto, onde uma barra horizontal representa os tons de cinza, desde o preto (mais esquerda) at o branco ( direita). Uma barra vertical representa a quantidade de pixels de cada tom de cinza da barra horizontal. Desta forma, espera-se que uma foto com exposio adequada no tenha muitos pixels no valor preto total ( esquerda no histograma), nem no branco total (extrema direita), a no ser que este seja o objetivo proposital, ou ainda em fotos noturnas, ou com neve. Geralmente, uma foto bem exposta ter um histograma no formato semelhante de um tringulo, com seu ponto mais alto prximo do centro do grfico, e a quantidade de pixels reduzindo medida que se aproximam das laterais, indicando a predominncia de meios-tons e ausncia de estouros ou partes totalmente escuras. Entretanto, isto no uma regra.

Abaixo, podemos ver uma foto tirada sombra, com seu histograma concentrado na parte esquerda do grfico, indicando predominncia dos tons escuros:

Nikon D5100, 35mm, f9, 1/500s, iso 1000

Nesse caso, a exposio pode ser considerada adequada ou no, depende do gosto de cada um, ou do objetivo do fotgrafo. A rea iluminada ao fundo mantm o histograma vivo at o fim da rea clara, mas com poucos pixels presentes. Agora, uma foto sobre-exposta, e seu histograma:

Nikon D5100, 35mm, f22, 1/4s, iso 125 Neste caso claro o erro de exposio, pois a foto apresenta vrios estouros de branco, e o histograma comprova isso.

Outro detalhe interessante que um histograma sem pixels nas reas laterais do grfico (pretos e brancos) indicam falta de contraste numa foto:

Nikon D5100, 35mm, f6.3, 1/40s, iso 100 Nesses casos, aumente o contraste na cmera, ou em edio posterior.

Agora a vez dos bons exemplos:

Panasonic DMC-LZ10, 5,2mm, f3.3, 1/6s, iso 800

Na foto acima temos o histograma clssico em forma de tringulo, com a maioria dos pixels concentrados no centro (meios-tons), e ausncia de reas muito escuras ou estouros.

Nikon D5100, 35mm, f5, 1/25s, iso 200 Outro exemplo semelhante, mas desta vez o grfico tende para a direita, mostrando leve predominncia dos tons mais claros, sem prejudicar a foto.

Nikon D5100, 18mm, f11, 13s, iso 100

Sim, este histograma fora do recomendado tambm um bom exemplo. Como citei antes, certas fotos tero histogramas diferenciados, como fotos noturnas. Nesses casos, o fotgrafo deve saber o que vai encontrar, se abrir o histograma. Em quase todas as cmeras digitais o histograma pode ser visto nas fotos j gravadas; somente alguns modelos mais caros e modernos oferecem um histograma ao vivo, antes do disparo da foto. No computador, tambm fcil encontrar programas que exibam o histograma de cada imagem. Nesses casos, ele tambm muito til para as edies de fotos. Cabe ressaltar que os histogramas podem variar um pouco de um programa para outro, uma vez que os espaos de cores tambm mudam nesses softwares. Espaos de cores, ou sistemas de cores, so modelos matemticos usados para descrever cada cor a partir de frmulas; cada software ou cmera utiliza um certo espao de cores; dentre eles existem RGB, sRGB, CMYK, Adobe RGB, etc. Mas este outro assunto Abraos, Ernani Kern.

Vous aimerez peut-être aussi