Vous êtes sur la page 1sur 11

PROVA 735/11 Pgs.

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO


11. Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro)
Curso Cientfico-Humanstico de Artes Visuais

Durao da prova: 150 minutos

2006

2. FASE

PROVA ESCRITA DE MATEMTICA B

V.S.F.F. 735/1

Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta (excepto nas respostas que impliquem a elaborao de construes, desenhos ou outras representaes). interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corrector. As cotaes da prova encontram-se na pgina 10. A prova inclui um formulrio (pg. 11).

735/2

Em todas as questes da prova, apresente o seu raciocnio de forma clara, indicando todos os clculos que tiver de efectuar e todas as justificaes necessrias.

Apresente uma nica resposta a cada item. Se escrever mais do que uma resposta, deve indicar de forma inequvoca a que pretende que seja classificada (riscando todas as que pretende anular).

Sempre que, na resoluo de um problema, recorrer sua calculadora, apresente todos os elementos recolhidos na sua utilizao. Mais precisamente: sempre que recorrer s capacidades grficas da sua calculadora, apresente o grfico, ou grficos, obtido(s), bem como coordenadas de pontos relevantes para a resoluo do problema proposto (por exemplo, coordenadas de pontos de interseco de grficos, mximos, mnimos, etc.); sempre que recorrer a uma tabela obtida na sua calculadora, apresente todas as linhas da tabela relevantes para a resoluo do problema proposto; sempre que recorrer a estatsticas obtidas na sua calculadora (mdia, desvio padro, coeficiente de correlao, declive e ordenada na origem de uma recta de regresso, etc.), apresente as listas que introduziu na calculadora para as obter.

V.S.F.F. 735/3

735/4

1.

Num certo concelho do nosso pas, uma empresa de informtica vai facultar um estgio, durante as frias do Vero, aos alunos do 11. ano, das escolas desse concelho, que tenham obtido classificao final superior a 15 valores, quer a Matemtica, quer a Informtica. As classificaes finais nas disciplinas de Matemtica e de Informtica obtidas pelos 50 alunos desse concelho que satisfaziam as condies requeridas foram tratadas estatisticamente. Desse tratamento resultaram os grficos apresentados a seguir.

Matemtica

Informtica

1.1. Depois de ter calculado, para cada uma das disciplinas, a mdia e o desvio padro
das classificaes, a ngela comentou: As mdias das classificaes a Matemtica e a Informtica so iguais, mas o mesmo no se passa com os desvios padro. 1.1.1. 1.1.2. Conclua que a ngela tem razo na sua afirmao, calculando, para cada uma das disciplinas, a mdia e o desvio padro das classificaes. O Pedro, que estava a tratar os dados em conjunto com a ngela, comentou: Quando me disseste que as mdias eram iguais, eu, observando os grficos, conclu logo que os desvios padro eram diferentes. Tendo em conta que o desvio padro mede a variabilidade dos dados relativamente mdia, explique como poder o Pedro ter chegado quela concluso.

1.2. Sabe-se que, dos alunos que obtiveram 20 a Informtica, metade obteve tambm 20
a Matemtica. A empresa vai sortear um prmio entre os alunos que obtiveram classificao igual ou superior a 19, na disciplina de Matemtica. Qual a probabilidade de o prmio sair a um aluno que obteve 20 nas duas disciplinas? Apresente o resultado na forma de fraco irredutvel. V.S.F.F. 735/5

2.

A Ana e a Ftima tm de ler, para a disciplina de Portugus, um livro com 255 pginas numeradas, da pgina 1 (primeira pgina do livro) pgina 255 (ltima pgina do livro).

2.1. As duas raparigas comeam a ler o livro no mesmo dia, na pgina 1.


A Ana l uma pgina no primeiro dia e, em cada um dos dias seguintes, l o dobro do nmero de pginas do dia anterior. A Ftima l trs pginas no primeiro dia e, em cada um dos dias seguintes, l mais duas pginas do que no dia anterior. Verifique que, ao fim de 8 dias, a Ana j leu #8 j leu 8 2.1.2.
#

2.1.1.

" pginas e a Ftima

#8 pginas.

Admita que a Ana acaba de ler o livro no dia 18 de Abril. Em que dia acaba a Ftima de ler o livro? Justifique a sua resposta.

2.2. Escolhida, ao acaso, uma das 255 pginas numeradas do mesmo livro, qual a
probabilidade de o nmero dessa pgina ter, pelo menos, dois algarismos e comear por 2? Apresente o resultado na forma de percentagem, arredondado s unidades.

3.

Admita que, em condies ambientais normais, o nmero aproximado de aves de uma certa populao, > anos aps um determinado instante inicial, dado por

R >

"#& E E "#& E / !,# >

> ! e E constante positiva

3.1. Verifique que E o nmero de aves existentes no instante inicial. 3.2. Ao longo dos cinco anos que se seguiram ao instante inicial, a populao cresceu
em condies ambientais normais. Nasceram 80 aves e morreram 57, no tendo entrado nem sado mais aves da populao. Estime o nmero de aves que havia nessa populao, no instante inicial, sabendo que esse nmero era inferior a 25.

735/6

4.

Na figura, est representado um projecto de uma escultura em cimento para o jardim de uma escola, constituda por uma esfera colocada sobre um cubo.

Pretende-se que a escultura tenha uma altura total de 2 metros. Apresentam-se, a seguir, as vistas de frente de trs possveis concretizaes desse projecto.

4.1. Designemos por B o raio da esfera (em metros).


4.1.1. 4.1.2. Indique, na forma de intervalo de nmeros reais, o conjunto dos valores que a varivel B pode assumir. Mostre que o volume total, Z , em metros cbicos, da escultura dado, em funo de B, por

Z B
4.1.3.

%1

#%

B$

#% B#

#% B

Determine o raio da esfera e a aresta do cubo de modo que o volume total da escultura seja mnimo. Apresente os resultados em metros, arredondados s centsimas.

4.2. Admita agora que o raio da esfera metade da aresta do cubo.


Pretende-se pintar toda a superfcie da escultura, excepto, naturalmente, a face do cubo que est assente no cho. Cada litro da tinta que vai ser utilizada permite pintar uma superfcie de #,& 7# . Admitindo que esta tinta s vendida em latas de 1 litro, quantas latas ser necessrio comprar?

V.S.F.F. 735/7

5.

Como sabe, a Terra descreve uma rbita elptica em torno do Sol. Na figura est representado um esquema dessa rbita. Est assinalado o perilio, o ponto da rbita da Terra mais prximo do Sol. Na figura est assinalado um ngulo de amplitude B radianos B ! #1 . Este ngulo tem o seu vrtice no Sol, o seu lado origem passa no perilio e o seu lado extremidade passa na Terra. A distncia . , em milhes de quilmetros, da Terra ao Sol, (aproximadamente) dada, em funo de B por

. "%*,' "

!,!"'( cos B

5.1. Determine a distncia mxima e a distncia mnima da Terra ao Sol.


Apresente os valores pedidos em milhes de quilmetros, arredondados s dcimas.

5.2. Sabe-se que B verifica a relao

#1> X B

!,!"'( sen B,

em que

> o tempo, em dias, que decorre desde a passagem da Terra pelo perilio at ao instante em que atinge a posio correspondente ao ngulo B; X o tempo que a Terra demora a descrever uma rbita completa ($'&,#% dias).

5.2.1.

Mostre que, para B 1, se tem >

Interprete este resultado no contexto da situao descrita. Sabe-se que a ltima passagem da Terra pelo perilio ocorreu a uma certa hora do dia 4 de Janeiro. Determine a distncia a que a Terra se encontrava do Sol, mesma hora do dia 14 de Fevereiro. Apresente o resultado em milhes de quilmetros, arredondado s dcimas. Nos valores intermdios, utilize, no mnimo, quatro casas decimais. Nota: a resoluo desta questo envolve uma equao que deve ser resolvida graficamente, com recurso calculadora.

X # .

5.2.2.

735/8

6.

Para estudar a Lei do Arrefecimento de um Corpo, a Joana aqueceu uma pequena quantidade de gua. Em seguida, deixou-a a arrefecer, medindo a temperatura em vrios instantes, a partir de um certo instante inicial. De acordo com a referida lei, em cada instante, a taxa de variao da temperatura directamente proporcional diferena entre a temperatura da gua, nesse instante, e a temperatura ambiente, que se considera constante. Tem-se, portanto, que

X w > 5 c X >
em que:

Ed

X > designa a temperatura da gua, no instante > ; X w > designa a taxa de variao da temperatura, nesse mesmo instante; E designa a temperatura ambiente; 5 a constante de proporcionalidade.

Admita que, durante a experincia, o tempo foi medido em minutos e a temperatura em graus Celsius. Na tabela seguinte, esto valores da temperatura da gua, registados de !,& em !,& minutos, com incio no instante > #.

> X >

# )&,!

#,& )$,)

$ )#,'

$,& )",&

Tendo em conta os dados desta tabela e sabendo que a temperatura ambiente, no local da experincia, era de 25 graus Celsius, estime o valor de 5 . Apresente o resultado arredondado s centsimas.

Percorra sucessivamente as seguintes etapas: Determine a taxa de variao mdia da temperatura da gua, nos intervalos c# $,&d, c# $d e c# #,&d. Tendo em conta os valores obtidos, estime a taxa de variao instantnea da temperatura da gua, no instante > #. Tendo em conta a frmula dada acima, estime o valor de 5 .

FIM

V.S.F.F. 735/9

COTAES

1. ............................................................................................. 25
1.1. .......................................................................... 15
1.1.1. .................................................... 8 1.1.2. .................................................... 7

1.2. .......................................................................... 10

2. ............................................................................................. 32
2.1. .......................................................................... 22
2.1.1. .................................................. 12 2.1.2. .................................................. 10

2.2. .......................................................................... 10

3. ............................................................................................. 30
3.1. ......................................................................... 15 3.2. .......................................................................... 15

4. ............................................................................................. 43
4.1. ......................................................................... 30
4.1.1. .................................................... 5 4.1.2. .................................................. 15 4.1.3. .................................................. 10

4.2. .......................................................................... 13

5. ............................................................................................. 45
5.1. .......................................................................... 15 5.2. .......................................................................... 30
5.2.1. .................................................. 15 5.2.2. .................................................. 15

6. ............................................................................................. 25

TOTAL .................................................................................................. 200

735/10

Formulrio
Comprimento de um arco de circunferncia < (
amplitude, em radianos, do ngulo ao centro; < raio)

reas de figuras planas


Losango:
H3+198+6 7+39< H3+198+6 7/89< #

reas de superfcies rea lateral de um cone: 1 < 1 (< raio da base; 1 geratriz)
rea de uma superfcie esfrica: % 1 <# (< raio)

Trapzio: F+=/ 7+39< # F+=/ 7/89< E6>?<+ Polgono regular: Semipermetro Aptema Sector circular:

em radianos, do ngulo ao centro; <

<# ( #

amplitude, raio)

Volumes
Pirmide: " $ rea da base Altura Cone: " $ rea da base Altura
$ Esfera: % $ 1 <

(<

raio)

Progresses
Soma dos 8 primeiros termos de uma Prog. Aritmtica: Prog. Geomtrica:

?"

?8 "

8
<8 <

?" "

735/11

Vous aimerez peut-être aussi