Vous êtes sur la page 1sur 8

Questes sobre cartografia 1) (ENEM 2000) Um determinado municpio, representado na planta abaixo, dividido em regies de A a I, com altitudes de terrenos

indicadas por curvas de nvel, precisa decidir pela localizao das seguintes obras:

1. Instalao de um parque industrial. 2. Instalao de uma torre de transmisso e recepo. Considerando impacto ambiental e adequao, as regies onde deveriam ser, de preferncia, instaladas indstrias e torres, so, respectivamente: a) E e G b) H e A c) I e E d) B e I. e) E e F. 2) (UFPE) Examine, com ateno, a figura a seguir.

Ela nos permite afirmar que: ( ) nela esto representadas, esquematicamente, linhas que unem pontos os quais possuem a mesma presso atmosfrica. ( ) a situao A corresponde a uma topografia colinosa e simtrica.

( ) nas situaes A e B esto representadas linhas que unem pontos que tm a mesma cota. ( ) a declividade de um terreno pode ser indicada pelas chamadas "curvas de nvel". ( ) a situao B indica uma colina assimtrica, com rea de convergncia de fluxos d'gua. 3) (PUC-PR) Observe as representaes do continente africano, realizadas por meio das projees de Mercator e de Peters.

(Adaptado de Oswald Freyer - Eimbeke, p. 40) ASSINALE a alternativa CORRETA: a) Na projeo de Peters, as distncias entre os paralelos crescem medida que se afastam do Equador, gerando um aumento exagerado das reas localizadas prximas aos plos. b) A projeo de Mercator no se presta para a comparao de superfcies ou para medir distncias, uma vez que foi criada para atender s necessidades de navegao do sculo XVI. c) Tanto a projeo de Mercator como a de Peters falseiam a superfcie dos continentes, seja pela deformao latitudinal (Mercator) ou pela deformao longitudinal (Peters). d) Por situar a frica no centro, a projeo de Peters torna a frica maior do que de fato ela , se comparada aos demais continentes. e) Os mapas de Peters e de Mercator, por se tratarem de projees cilndricas, no causam nenhuma deformao na representao de qualquer regio do globo terrestre em um plano. 4) (UFSC) A linguagem cartogrfica essencial geografia. Neste mbito, CONSIDERE as afirmaes adiante. I. O mapa uma reproduo idntica da realidade. II. So elementos que compem os mapas: escala, projeo cartogrfica, smbolo ou conveno e ttulo. III. A escala a relao entre a distncia ou comprimento no mapa e a distncia real correspondente rea mapeada. Considerando as trs assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que: a) apenas I verdadeira b) apenas II verdadeira. c) apenas III verdadeira. d) apenas I e III so verdadeiras. e) apenas II e III so verdadeiras. 5) (UFES) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projees cartogrficas diferentes. Analisadas as figuras acima, CORRETO afirmar que

a) ambas as projees so cilndricas, sendo que a de Mercator equivalente e a de Peters conforme. b) a projeo de Mercator conserva as reas dos continentes e, por esse motivo, chamada de eurocntrica. c) a projeo de Mercator conforme, ou seja, conserva as formas dos continentes e a mais adequada para a navegao martima. d) a projeo de Peters a mais adequada para a representao dos pases do Terceiro Mundo, pois mantm as formas em proporo correta. e) a projeo de Peters eqidistante, ou seja, mantm a proporcionalidade real nas medidas de distncias e ngulos. 6) As figuras a seguir foram construdas utilizando a projeo do tipo azimutal equidistante.

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. "Geografia geral e do Brasil: espao geogrfico e globalizao". So Paulo: Scipione, 2003. p. 446. Sobre esse tipo de projeo, PODEMOS AFIRMAR QUE a) representa as reas de latitudes mdias e a conservao das formas e dos ngulos continentais. b) mostra um mundo igual para as pessoas e as naes, apresentando, pois, um contedo poltico e social. c) conserva as formas das massas e a proporcionalidade dos diversos continentes. d) representa distncias e direes exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um contedo geopoltico. 7) (UFRN) Um professor de Geografia solicitou aos alunos que representassem, por meio de cartogramas, os resultados de um estudo sobre o bairro onde a escola est localizada. Foram colocadas disposio dos alunos duas bases cartogrficas com as seguintes escalas: cartograma 1 - escala de 1:25.000; cartograma 2 - escala de 1:500.000. Considerando que devem ser representados, no mapa, ruas, avenidas e outros componentes do bairro, os alunos devem utilizar o a) cartograma 1, porque a escala maior e oferece a possibilidade de representao de mais detalhes. b) cartograma 2, porque a escala menor, possibilitando trabalhar com mais detalhes. c) cartograma 1, porque a escala menor, sendo ideal para trabalhos com pequenas reas. d) cartograma 2, porque a escala maior, sendo ideal para representar mais detalhes de uma determinada rea 8) (UFPR) As escalas so relaes entre as dimenses reais e as de representaes grficas registradas em mapas. Quanto s escalas numricas 1 : 10 000 e 1 : 50 000, CORRETO AFIRMAR:

1. Por se tratar de uma razo, a escala de 1 : 10 000 maior que a de 1 : 50 000. 2. Em folhas de iguais dimenses, a escala de 1 : 10 000 possibilita representar uma superfcie 5 vezes maior que a de 1 : 50 000. 3. As distncias equivalentes na realidade so, respectivamente, 10 e 50 vezes maiores que as utilizadas. 4. A escala menor exige maior generalizao, enquanto que a escala maior exige maior preciso na representao. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. 9) (PUC-MG)

Considerando-se que a reta delimitada pelos pontos A e B da carta topogrfica possui 3,5 cm de comprimento e que a distncia real entre os dois pontos de 1 750 metros, a escala da carta topogrfica est CORRETAMENTE indicada em: a) 1: 5 000 b) 1: 10 000 c) 1: 50 000 d) 1: 100 000 9) (UFGO) Em relao s caractersticas da cartografia automtica ou cartografia assistida por computador, VERDADEIRO afirmar que: a) na dcada de 1980, com a utilizao da informtica, surgiu a tecnologia da cartografia automtica. b) ocorreu grande velocidade na produo de inmeros mapas diferentes a partir de um mesmo conjunto de informaes digitais. c) na cartografia automtica, os programas de computadores no realizam converses de uma projeo para outra. d) a cartografia automtica no pode ser alimentada pelas tecnologias de sensoriamento remoto.e) as informaes arquivadas sob forma eletrnica formam um banco de dados denominado de escala. 10) (UFGO) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representao cartogrfica. Dentre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que a partir dela que se tem a) a localizao de um fenmeno na superfcie terrestre. b) a apresentao da superfcie esfrica no plano. c) os diferentes fusos horrios no globo. d) a identificao dos diferentes hemisfrios terrestres. e) o nvel de detalhe das informaes representadas. 11) No mapa a seguir a distncia, em linha reta, entre as cidades de Araatuba e Campinas de 1,5cm. Na realidade, esta distncia de aproximadamente:

(imagem abaixo)

a) 150 km. b) 167 km. c) 188 km. d) 250 km. e) 375 km. 12) A figura a seguir um trecho, em escala, da planta da cidade de So Paulo, nas vizinhanas da Avenida Paulista. Escolha a melhor estimativa das distncias, em metros, entre as ruas transversais Avenida da Paulista, indicadas por algarismos romanos. (imagem abaixo) a) I - II = 200, I - III = 700, I - IV = 940, I - V = 1100. b) II - I = 200, II - III = 700, II - IV = 600, II - V = 900. c) III - I = 700, III - II = 600, III - IV = 240, III - V = 400. d) IV - I = 940, IV - II = 700, IV - III = 400, IV - V = 200. e) V - I = 1100, V - II = 900, V - III = 200, V - IV = 400.

13) pergunta:OBSERVE: 1. Cartografia a arte de representao grfica da superfcie da Terra, em parte, ou no seu todo, de acordo com a escala. 2. A representao de uma superfcie esfrica, num plano (a exemplo do mapa), traz forosamente deformaes que podem ser de distncias, de reas e de ngulos. 3. Nos mapas de grandes escalas, as deformaes so muito sensveis, enquanto nas cartas de pequenas escalas as deformaes se tornam cada vez menos importantes. 4. As curvas de nvel so linhas imaginrias que ligam os pontos situados na superfcie da Terra a igual altitude. 5. Em toda elevao as cotas das curvas de nvel diminuem da periferia para o centro, segundo uma proporo constante. Esto corretos apenas os itens: a) 1, 2 e 3; b) 2, 3 e 4; c) 1, 2 e 4; d) 3, 4 e 5; e) 2, 3 e 5; 14) (UFSC) As afirmaes a seguir tratam de questes de natureza cartogrfica. Marque as verdadeiras. (01) Isotermas unem pontos altimetricamente iguais e servem para representar as variaes de relevo da superfcie mapeada. (02) A leitura e interpretao de mapas tm como base a compreenso da legenda atravs de smbolos convencionais. (04) Representaes cartogrficas de solos, de, guas subterrneas e de relevos resultam, respectivamente, em mapas geolgicos hidrogeolgicos e pedolgicos. (08) O avano da cartografia, nos ltimos tempos, est diretamente vinculado utilizao de tcnicas de sensoriamento e da informtica. (16) Plantas urbanas so sempre representadas em escalas muito pequenas. Soma ( ) 15) Num mapa do Rio Grande do Sul cuja escala 1:750.000, a distncia entre duas cidades de 5 cm. Qual a distncia real entre as duas cidades? a) 150,0 km b) 375,0 km c) 37,5 km d) 15,5 km e) 75,0 km 16) Para obter, em um mapa, informao mais detalhada, qual das escalas a seguir utilizada? a) 1/100. b) 1/1.000. c) 1/10.000. d) 1/100.000. e) 1/1000.000.

17) Considerando que a distncia entre dois pontos em um mapa de escala 1:500.000 de 16,5cm, a distncia real entre eles igual a: a) 825 km b) 8,25 km c) 8.250 km d) 82,5 km 18) Considere os mapas A, B e C.(imagem abaixo)

Pode-se dizer que a) os trs mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes. b) os mapas A e B apresentam maior riqueza de detalhes que o mapa C. c) o mapa B proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa C. d) o mapa C apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa A. e) os trs mapas possuem o mesmo tamanho. 19) Compare os mapas A e B e suponha um acrscimo de informaes geogrficas do real em cada um deles.

Nesse caso, a proporo da escala cartogrfica e a explicao para a menor riqueza de detalhes no mapa A esto indicadas, respectivamente, na seguinte alternativa: a) maior / muita variao de elementos. b) maior / pouca variao de elementos. c) menor / maior nmero de vezes de reduo. d) menor / menor nmero de vezes de reduo. 20) :Observe o mapa, centrado num ponto do Brasil, que pode ser empregado para uma avaliao estratgica do pas no mundo. (imagem abaixo)

(M. E. Simielli, " Geoatlas". 1991) Esse mapa foi desenhado segundo a projeo a) de Mercator. b) cnica eqidistante. c) de Peters. d) azimutal. e) de Mollweide.

Gabarito: 1) C 2) F-V-V-V-V 3) B 4) E 5) C 6) D 7) A 8) C 9) B 10) E 11) E 12) C 13) C 14) 02 + 08 = 10 15) C 16) A 17) D 18) D 19) C 20) D

Vous aimerez peut-être aussi