Vous êtes sur la page 1sur 10

Reproduo Assistida um conjunto de tcnicas, utilizadas por mdicos especializados, que tem como principal objectivo tentar viabilizar

r a gestao em mulheres, em casais com dificuldades em ter filhos. Muitas vezes essas dificuldades, at mesmo a infertilidade do casal ou um de seus membros, podem trazer srios prejuzos ao relacionamento conjugal.

Estimulao Ovrica

chamada estimulao ovrica ao uso de medicamentos que estimulam os ovrios a expelirem vrios vulos num ms. usada quando existem problemas a nvel dos ovrios. Existem duas razes principais para que estes medicamentos sejam usados: 1. Os mecanismos naturais de ovulao fazem com que apenas um vulo amadurea em cada ciclo menstrual. Normalmente, 60% a 70% dos vulos so fertilizados "in vitro" o que significa que existe uma hiptese de 30 a 40% de que um nico vulo no seja fertilizado. Se tivermos vrios vulos as hipteses de fertilizao e desenvolvimento do embrio sero maiores. 2. As taxas de gravidez so maiores quando transferimos (e colocamos de volta no tero) mais de um embrio.

INSEMINAO ARTIFICIAL. O smen introduzido nos rgos reprodutivos da mulher por meio de instrumentos. Em geral esta opo tentada antes dos mtodos descritos a seguir. FERTILIZAO IN VITRO. Os vulos so colectados nos ovrios da mulher e fertilizados fora do corpo. Os embries gerados so ento transferidos para o tero atravs do colo uterino. INJEO INTRACITOPLASMTICA DE ESPERMATOZIDES. Um nico espermatozide injectado directamente num vulo. TRANSFERNCIA INTRATUBRIA DE GMETAS. Os vulos so colectados no ovrio da mulher e colocados em contanto com smen. Este material ainda no fertilizado transferido com o uso de um laparoscpio (instrumento usado para examinar a cavidade abdominal) para o corpo do tero atravs de pequenas incises no abdmen. TRANSFERNCIA INTRATUBRIA DE ZIGOTOS. Os vulos so colectados do ovrio da mulher e fertilizados fora do corpo. Um vulo fertilizado ento transferido para o corpo do tero atravs de uma pequena inciso no abdmen.

ERRO HUMANO. Nos Estados Unidos, na Holanda e na Gr-Bretanha, clnicas de fertilizao j trocaram acidentalmente esperma e embries dos pacientes, transferindo-os para a mulher errada. Certo casal teve gmeos de uma raa diferente da sua. Em outro caso, uma mulher deu luz dois gmeos, cada um de uma raa. GESTAES MLTIPLAS. Estudos tm revelado que as gestaes mltiplas devidas ao nmero de embries transferidos para o teroaumentam os riscos de parto prematuro e de o bebe nascer com o peso abaixo do normal, com alguma deficincia crnica ou morto. MALFORMAES CONGNITAS. Segundo certo estudo, os bebes gerados por fertilizao in vitro tm um risco maior de desenvolver malformaes congnitas, tais como problemas cardacos ou renais, fenda palatina e testculos retidos. SADE DA ME. Complicaes resultantes de tratamento hormonal ou de uma gestao mltipla aumentam os riscos para a sade da me.

Quais destes riscos podem ocorrer numa EO?

1- Gestaes Mltiplas e problemas na sade da me 2- Malformaes congnitas e gestaes mltiplas 3- Erro humano (troca de embries)

Qual destas tcnicas no faz parte da Reproduo Assistida?

1- Insero manual de um espermatozide num vulo 2- Modificar geneticamente os espermatozides a fim de seleccionar os mais aptos para a fecundao, 3- Hiper-estimulao artificial das gnadas

Em que circunstncia no possvel realizar a inseminao artificiais em casais infrteis?

1- Quando existe alguma anomalia a nvel dos ovrios, o que vai bloquear a libertao do ovcito II 2- Em caso de malformao das trompas 3- Em caso de malformao dos espermatozides

Vous aimerez peut-être aussi