Vous êtes sur la page 1sur 5

O que, quanto, como e para quem produzir?

Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, economia pode ser definida como a cincia que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vrios indivduos. Nesta definio esto implcitas duas questes fundamentais para a compreenso da economia: por um lado a ideia de que os bens so escassos, ou seja, no existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfao das suas necessidades. Dito por outras palavras, a economia procura responder a trs questes, as quais constituem os trs problemas de qualquer organizao econmica: o qu, como e para quem: 1. O que produzir e em que quantidades? Quais os produtos e servios devero ser produzidos por forma a satisfazerem da melhor forma possvel as necessidades da sociedade? Em relao o que produzir, primeiro temos que fazer uma anlise geral da sociedade, pois a Economia como uma cincia social no estuda somente interesses individuais de poucos, mas os interesses de toda uma coletividade. Feito estas anlises agora podemos determinar qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que propores sero colocados disposio da sociedade. Essa idia de o que e quanto produzir, surge diretamente do problema da escassez de recursos de produo. A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto? Dever partir do conhecimento das possibilidades econmicas, pois as diferentes combinaes devero se localizar sobre a curva de possibilidades de produo. Se optarmos por quantidades que estejam aqum dessa curva, haver ociosidade e desperdcio de possibilidades. No se pode esquecer tambm que o conjunto de combinaes no poder ultrapassar a referida curva, pois estaria a sociedade procurando atingir um nvel de produo impossvel de se conseguir. A principal varivel que podemos relacionar com o que e em que quantidade atravs da demanda. Pois devido este fator podemos estudar o comportamento da coletividade, ou seja, saber quais produtos esto satisfazendo as necessidades humanas no mercado e em que propores.

2. Como devem os bens ser produzidos? Que tecnologias e mtodos de produo utilizar? Que matrias primas devero ser utilizados para produzir

determinado produto? Como maximizar a produo tendo em conta os recursos disponveis? Essa idia refere-se necessidade de escolha, por parte da sociedade de fatores como: Matria-prima, bem de capitais tangveis, tecnologia, mo-deobra qualificada (especializada Diviso do Trabalho). A questo de como produzir depender tambm do nvel tecnolgico. Procurar-se- obter a mxima eficincia e novos mtodos devero ser investigados para no desperdiar potencialidades do aparelho produtivo. Isto , por quem sero os bens e servios produzidos, com que recursos e de que maneira ou processo tcnico.

3. Para quem so os bens produzidos? Como repartir pelos diferentes agentes econmicos os rendimentos disponveis? Quem dever ganhar mais e quem dever ganhar menos? Um dos principais fatores nessa questo ser o Preo. Quanto maior a oferta, menor ser a demanda ou quanto menor a oferta maior ser a demanda. Neste caso conclumos que o preo o fator de restrio, excluso em uma economia de mercado. A questo para quem produzirengloba tambm a idia de como ser a distribuio de renda gerada pela atividade econmica e quais setores beneficiados. Trata-se da decisao sobre a forma de repartir a produao total, ou seja, para quem se destinar a produao? A eficiencia distributiva dever ser maximizada para atingir o bem estar social e individual.

Em uma economia de mercado as decises sobre o que, como, quando e quanto produzir so tomadas por agentes privados sob a presso da concorrncia de mercado e conforme a relao oferta-demanda existente em dado momento. Ao tomar essas decises, a empresa tem como objetivo acumular capital para sobreviver no mercado e no para satisfazer as necessidades da populao. Milhes de pessoas podem estar passando fome, mas se essas pessoas no tiverem uma fonte de renda que lhes d capacidade de consumo, as empresas no podero produzir o que essas pessoas necessitam. Ento, na economia de mercado uma das decises mais importantes da sociedade: o que produzir , no tomada tendo como meta satisfazer o interesse geral da populao.

Da forma como as sociedades respondem as estas trs questes resultam diferentes sistemas de organizao econmica - nos dois extremos podemos distinguir duas formas de organizao econmica alternativa:

Economias centralizadas ou de direco central - neste tipo de economias as principais decises quanto ao qu, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens so tomadas pelo governo; Economias de mercado - nestas economias o prprio mercado (composto por quem oferece e por quem procura os bens) que decide a resposta s trs questes que constituem os problemas de qualquer organizao econmica.

Contudo, na verdade no existem actualmente sociedades que se encaixem em nenhum dos dois casos extremos expostos. De facto, todas as sociedades actuais esto organizadas em economias mistas na medida em que contm caractersticas quer das economias de mercado, quer das economias de direco central. Nas economias ocidentais, por exemplo, o mercado que determina o qu, o como e o para quem produzir mas os governos desempenham papeis importantes como sejam a superviso e regulamentao das actividades econmicas, a oferta de servios pblicos ou a repartio dos recursos pelos agentes econmicos. Para resumir podemos concluir que os problemas fundamentais da economia esto todos interligados como se fosse um conjunto de rgo do nosso corpo. Sempre mantendo o sincronismo e equilbrio para sustentar todo um corpo, ou seja, a sociedade. Essas trs questes esto inter-relacionadas de tal forma que se deve procurar o sistema ideal para obter uma elevada eficincia produtiva combinada com a eficincia distributiva.

OS TRS PROBLEMAS CENTRAIS DA ECONOMIA

BIBLIOGRAFIA:
http://www.feg.unesp.br/cegp/sie/SIE-MBA%20-%2008.pdf

A. Vechiato Vieira, Walter. O que Economia? http://www.administradores.com.br Davi Santos, Marcelo. Problemas fundamentais da Economia . http://meuartigo.brasilescola.com/administracao/problemasfundamentais-economia.htm

Vous aimerez peut-être aussi