Vous êtes sur la page 1sur 31

FSICA E EPISTEMOLOGIA HETERODOXAS: DAVID BOHM E O ENSINO DE CINCIAS12

Jos Andr Peres Angotti Depto. de Metodologia do Ensino Florianpolis - SC Resumo Apresentamos proposies e convices de David Bohm (1917 1992) bastante sugestivas para os professores de fsica/cincias preocupados com a melhoria dos processos e dos resultados de suas atividades, principalmente na perspectiva de ruptura com os pressupostos profissionais fundados nos fundamentos da Cincia Clssica e mesmo da Cincia Moderna e Contempornea, bem como nos pressupostos da transmisso (ou troca) destes conhecimentos em sala de aula. Tais pressupostos, adquiridos em nossa formao inicial de graduao, freqentemente no so explicitados, mas costumam ser bastante exercitados. Com auxlio das reflexes de Eddington, escritas logo aps as revolues cientficas da Fsica do sculo XX, justificamos a imerso de pesquisadores nestas questes de natureza epistemolgica. O autor principal discutido reconhecido justamente pela natureza polmica e criativa de suas contribuies tanto em Fsica como em Epistemologia, sua tendncia a especular e transcender e sua perseverana em favor da pluralidade de teorias concorrentes. Das contribuies de Bohm bastante conhecido e referenciado em diversas reas do saber contemporneo e quase ausente na pesquisa em ensino de Fsica/Cincias, destacamos a ordem implcita e o holomovimento. Com apoio na proposio de anlise temtica (Holton), discutimos as posies no hortodoxas, analogias e idiossincrasias de cientistas professores, visando a sensibilizao dos docente para o enfrentamento destes desafios na sua formao continuada.

UFSC

1 Physics and heterodox epistemology: David Bohm and the teaching of science 2 Recebido: outubro de 2001. Aceito: dezembro de 2001.
126 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

Palavras-chave: Ordem implcita e ensino de Fsica/Cincias, holomovimento, anlise temtica e ensino de Cincias, teorias alternativas. Abstract This work presents some propositions and convictions of David Bohm (1917-1992) that are valuable to teachers of Physics/Science concerned with the improvement of the processes and results of their activities, particularly with regard to the rupture with the professional presuppositions base don the fundamentals of classical and even modern and comtemporary science, as well as the presuppositions of transmission (or exchange) of this knowledge in the classroom. Such presuppositions, acquires during the years as an the undergraduate, often are not explicit, but generally are widely practiced. With the aid of Eddington s reflection, written soon after the scientific revolutions in 20thcentury Physics, we justify the immersion of researchers in these questions of an epistemological nature. The main author in the discussion is rightly recognized for the controversial and creative nature of his contributions both to Physics and to Epistemology, his tendency to speculate and to transcend, and his perseverance in favour of the plurality of opposing theories. Of Bohm s contributions widely known and referred to in diverse areas of contemporary knowledge but almost absent in research into the teaching of Physics/Science, we highlight implicit order and holomovement. With support from the unorthodox, analogous and idiosyncratic positions of scientist teachers, with a view to sensitizing the teacher towards meeting these challenges in their continuing education. Keywords: Implicit ordem and teaching of Physisc/Science, holomovement, thematic analysis and teaching of Science, alternative theories.

I. Introduo
Quem observa os observadores? (Eddington) No sculo passado, o grupo de cientistas-epistemlogos cresceu bastante face aos desafios impostos sobretudo pelas duas teorias revolucionrias da Fsica.
Angotti, J.A. P. 127

Alguns deles continuam pouco conhecidos das comunidades de investigao e de docncia da rea cientfica e tecnolgica, exceo de Kuhn e Prigogine, em parte por no se enquadrarem nos moldes tolerveis das interpretaes hegemnicas da cincia contempornea. Eddington, David Bohm, Bunge e Holton, cada um a seu modo, contribuiram para o debate epistemolgico sem a devida divulgao em diversos pases Brasil includo e, paralelamente, junto aos grupos de pesquisa em ensino de cincias. Segundo Eddington, um resultado de alcance amplo e perturbador provocado por uma teoria que se instala no fica restrito esfera do seu conhecimento disciplinar. Atinge outros. A transio, para o terreno da reflexo epistemolgica, de diversos pesquisadores que antes eram somente cientistas foi um imperativo nessa poca. Reconhecer, ainda que formalmente, uma distino entre a cincia, que trata do contedo do conhecimento, e a epistemologia cientfica, que estuda a natureza do conhecimento do universo fsico. (Eddington, 1946:19) O conhecimento do universo, que antes dessas teorias era fortemente demarcado pela Fsica, foi expandido rapidamente para a Qumica e Biologia, estimulando a quebra do consenso e instalando um clima em favor de revolues cientficas tambm nestes campos; inicia-se as investigaes da Cintica Qumica e da Biologia Molecular. Foi uma poca singular. No raro, um mesmo grupo estava envolvido com a descoberta e tambm com as reflexes, tanto com os produtos, quanto com os processos de suas investigaes. Ainda, como a poca j contava com uma respeitvel infra-estrutura de comunicao, que estimulava contatos rpidos e divulgao veloz, tais estudos avanaram e foram aprofundados celeremente. A essa quase simultaniedade denomino epistemologia sincrnica . Daquela poca at hoje, temos presenciado grande acelerao da Histria, porm o clima propcio para a manuteno da epistemologia sincrnica parece no ter sido mantido, principalmente entre os anos 50 e 90 do ltimo sculo. provvel que tenha ocorrido mais uma vitria da Cincia cada vez mais prxima e aliada da Tecnologia, clamando sempre pelos produtos de xito, de resultados rpidos e eficazes. Nos campos da Filosofia e da Histria da Cincia, temos escritos de muitos, quase todos os pesquisadores sobre os acontecimentos do sculo XVII na Europa. Sejam de carter descritivo ou analtico, internalista ou externalista, consensuais ou conflitivos, constituem sempre ricas interpretaes de legados. Obviamente, os estudos so conduzidos na ausncia dos protagonistas, daqueles que detonaram o processo, caracterizando epistemologias diacrnicas . Desse contexto, a epistemologia sincrnica se diferencia bastante.
128 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

Num esforo de deslocamento ao sculo XVII, ao lermos alguns originais de Newton pouco divulgados como a Questo 31 , sua polmica com Leibnitz sobre as origens do Clculo Diferencial, e ao lermos as contribuies de Huygens sobre a Ondulatria em contraste com as de Newton, detectamos tambm, naquele perodo revolucionrio do conhecimento, requisitos para a epistemologia sincrnica. Uma indagao pertinente : no sero as revolues cientficas um requisito contemporneo para a intensificao das epistemologias sincrnicas? A segunda guerra, a euforia dos anos subseqentes, a instalao da poca da guerra fria , a corrida armamentista certamente pressionaram os trabalhos cientficos em direo aos resultados. Porm, no podemos negligenciar a forte tendncia de terem sido tomadas as novas teorias revolucionrias como definitivas. Aquela dimenso da natureza do conhecimento parece ter sido progressivamente postergada pela comunidade cientfica contempornea. Este um dos resultados da educao cientfica das ltimas dcadas, pelo menos a profissionalespecializada. Paradoxalmente, muitos profissionais crticos absorveram esta necessidade, a de se contemplar processos simultaneamente a produtos. A maioria deles, porm, parece continuar distante dos efetivos problemas de pesquisa. Eddington defendia a proximidade da Episteme com a cincia mesma , uma vez que na poca, para se desenvolver as teorias sobre radiao e matria, era imprescindvel uma concepo epistemolgica definida, sendo esta a fonte direta dos progressos mais significativos. gratificante esta leitura, elaborada por um pesquisador fortemente apoiado nos procedimentos experimentais. Eddington considerado pela comunidade, dentre outras contribuies, por ter liderado medidas que foram consideradas consistentes com as previses da teoria da Relatividade Geral. David Bohm, protagonista mais rebelde (e mais jovem) que os pioneiros, afirmou desde os anos 70 do sculo XX que os fsicos no tm maiores interesses sobre seus estudos. Lamenta que o ensino da Fsica (para os especialistas): decaiu muito e foi se tomando cada vez mais dogmtico e mecnico; que o atual formalismo quntico foi ensinado como verdade absoluta e muitos estudantes no podem conceber nada mais. (Bohm, in Weber,1986:129) Na compreenso do conhecimento que se busca, o pesquisador pioneiro incorpora os aspectos subjetivos associados ao universo descrito pelas cincias fsicas, aspecto que no ocorria no incio do sculo XX. O conhecimento: parcialmente subjetivo, ainda que historicamente o caminho tenha sido outro. (Eddington, 1946:44)

Angotti, J.A. P.

129

O confronto com a crena anterior na objetividade do conhecimento em Fsica e em Cincias Naturais evidenciou-se com os resultados das novas teorias, distintas em qualidade das anteriores, da Fsica Clssica. Apelando para o seu subjetivismo seletivo , embora considerando objetivo o material com o qual se procede escolha, o autor ingls esclarece o quanto de aprendizado extraiu de seus estudos e da busca da compreenso destes, na afirmao: A teoria moderna, quntica, consiste em vincular, mediante equaes, nosso conhecimento das posies, movimentos, etc. das partculas num dado instante, com o nosso conhecimento das posies, movimentos, etc. das mesmas partculas em instante posterior ao primeiro. A concepo clssica da Fsica macroscpica consiste em encontmr sistemas de equaes que vinculassem posies... das partfculas em um instante, com posies... destas mesmas partculas num instante posterior ao primeiro. (Eddington, 1946 :76) Tudo indica que essa distino fundamental no vem sendo devidamente discutida no ensino-aprendizagem atual de Fsica Moderna; sua abordagem nos livrostextos, quando ocorre, no registrada com a merecida relevncia. Como resultado, temos as limitaes a que Bohm se refere, um novo dogmatismo. Mesmo com os avanos das discusses epistemolgicas dos ultimos anos, ainda no consensual, nos cursos de graduao em Fsica do pas Licenciatura e Bacharelado, a oferta de pelo menos uma disciplina de cunho epistemolgico. Ora, no ser esta lacuna um dos problemas da Educao em Cincias e Tecnologia? Critica-se muito o ensino dogmtico da Fsica Clssica, associado ao dogmatismo de suas teorias. Entretanto, critica-se pouco o ensino dogmtico tambm, para as teorias revolucionrias Relatividades Restrita e Geral, e Fsica Quntica, ainda ensinadas para muito poucos. A relao entre Ensino de Fsica e conhecimento em Fsica neste segundo caso muito mais dissonante, assimtrica, contraditria enfim, em que pesem diversos esforos, proposies e experincias de ensino introdutrio de Fsica Moderna e Contempornea, advindos sobretudo dos Programas de PsGraduao em Educao/Ensino de Fsica-Cincias do pas. Assumimos que questes e problemas do ensino de CN esto presentes desde o ensino fundamental at os nveis mais avanados da ps-graduao, etapa que seleciona e credencia novos participantes dos programas de pesquisa. Perguntamos, como Eddington fez em relao aos observadores-cientistas: - Quem forma os formadores? - Quem treina os treinadores?

130

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

Por que os modelos que privilegiam a matria, energia concentrada, prevalecem sobre os de ondas, energia distribuda, na grande maioria das disciplinas de Fsica introdutria, mesmo nos cursos iniciais de graduao? - Procedimentos analticos so mais potentes para uma melhor compreenso de Cincias e sobre Cincias? Ou sua preferncia no ensino acompanham uma tradio respaldada pela Cincia Clssica? O que mais ficou associado ao pensamento de Eddington sua expresso da conscincia enquanto estofo mental. Essa pista desafiou cientistas-epistemlogos que passaram a questionar mais a neutralidade e a objetividade pura do empreendimento cientfico e incluir em suas reflexes elementos outrora rejeitados pela comunidade, usualmente classificados como metafsica intil. Eddington persegue a fuso matria-conscincia contemplando o universo das formas/ondas e curvaturas emergidos das teorias quntica e relativstica, sem ter se convertido ao misticismo. Escreveu: Consideramos as razes comuns de conhecimento cientfico e de todos os demais conhecmentos. O nico material de estudo que se me apresenta o contedo de minha conscincia. (Eddington, 1946:267) Para alm da conscincia individual, extrapola para um domnio externo, de ressonncia, pois: Ao reconhecer a existncia de outras conscincias equivalentes s nossas prprias, somos obrigados a aceitar a existncia de um domnio fora das conscincias individuais. (Eddington,dem: 287) A prevalncia do pensamento sobre a linguagem, tambm de acordo com Piaget, principalmente o Piaget daquela poca igualmente um trao desse autor, que considerava ser a expresso verbal um indicador que assinala para o conhecimento mas que dele no faz parte. Essa dicotomia de difcil sustentaao atualmente depois das contribuio de autores como Vygotsky (1987) e Bernstein (1971), que correlacionam fortemente o papel complementar entre linguagem e pensamento, sem aprisionar aquela aos moldes deste. David Bohm, que passaremos a discutir e que sofreu influncia de Eddington, tambm se preocupa com o papel da linguagem em nosso pensar tendo chegado a propor um novo cdigo, mais dinmico e aberto a transformaes para a linguagem dos homens do ocidente. Nesta dinmica de pensar e de ler o mundo com nossos modelos, Eddington foi um dos evolucionrios pioneiros. Com publicaes singulares sobre a evoluo do universo, a degradao da energia e o crescimento da entropia, abriu

Angotti, J.A. P.

131

caminhos para as questes instigantes de Bohm e e tambm de Prigogine. Sua expressao hoje universal da 'seta do tempo', deflagrou um processo para alguns se contraporem s vises estticas do mundo, ao tempo reversvel de Newton, Termodinrnica dos processos prximos ao equilbrio, mesmo dentre os cientistas do sculo XX . A condio de astrnomo de ponta, de fsico experimental, levou Eddington a se dedicar aos estudos evolucionrios do universo, com destaque para o conceito de tempo e sua relao com as grandezas energia e entropia. A relao difcil mas sempre presente, mesmo implicitamente, entre fragmentao e totalizao est nos comentrios e citaes de Eddingion, nas contraposies entre anlise e sntese, linearidade e estruturtao, evoluo e 'multiplicao'. Sobretudo no embate entre matria e conscincia. No trabalho de David Bohm constatamos urna efetiva explicitao deste conflito, uma clareza e determinaes maiores, que passaremos a discutir.

II. Ordem explicita e ordem implcita


David Bohm parte do princpio de que a abordagem fragmentria do mundo estimula o homem a atuar nessa direo, a de 'tentar quebrar de prprio o mundo', de maneira a tudo parecer um reflexo, uma correspondncia dessa maneira de pensar. Em contrapartida, afirma: Na verdade, o homem sempre esteve procurando totalitades, no plano fsico, mental, social e individual. (Bohm. D. 'Wholeness and the lmplicate Order', Routiledge & Kegan, Paul London, 1980:03, traduo nossa) Mantido o princpio acima como 'certa tendncia humana de busca', o conflito com o procedimento fragmentrio-analtico, fundamental para as CN, para outras Cincias e para a Tecnologia, est sempre colocado, ainda que de forma sutl e dissimulada. A revoluo que o pensamento cientifico imprimiu nas sociedades de uma ruptura sem precedentes, de convivncia no fcil com aquela 'tendncia humana'. Um dos perigos que a prtica fragmentria acarreta, no pensamento do autor, a confuso entre aquilo que parece ser com o que , muito comum at entre os profissionais com formaio em C&T. Para ele, ...fragmentao est sempre presente, pelo hbto quase universal de tomarmos o contedo de nosso pensamento por uma descrio do mundo como ele . (Bohm, 1980: 03)

132

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

O cuidado epistemolgico considerado por Eddington levado muito a srio por Bohm, que critica a prtica de se fazer cincia sem a necessria busca da compreenso simultnea ao conhecimento que se busca. A fuso, ou pelo menos o imbricamento entre matria e conscincia quase uma evidencia para Bohm. Esta condio limite do pensamento holstico, este obstculo epistemolgico ser cada vez mais enfrentado na seqncia que daremos sobre o conflito entre partes e todos. Evocando as 'categorias do pensamento' inicialmente propostas por Kant, Bohm refora que tais categorias, enquanto formas gerais de 'insights', so espcies de teorias A palavra 'teoria', originria do grego (theoria) -tem a mesma raiz da palavra 'teatro' e tambm da palavra deus . Qualquer teoria ento caracteriza formas de pensamento, maneiras de olhar o mundo e de represent-lo, ao contrrio de uma revelao de como o mundo. A interao do sujeito com o objeto no enfrentamento do homem com o real, um pressuposto do autor. Para ele, experincia e conhecimento coexistem num unico processo; este no pode ser caracterizado independentemente daquela. Esta opo deixa clara a no dicotomia entre o sujeito cognoscente/epistmico e o objeto copioscvel contemplados coletivamente. Ela se contrape vertente Igico-empirista, ainda muito marcante junto s maiorias que lecionam CN, mesmo quando algumas inovaes propostas so incorporadas. A 'cincia da escola' parece ainda nao ter se dado conta desta diferena. Dada a prioridade que Bohm assume para os aspectos das totalidades, de seu conceito de teoria como representao ou modelo, a importncia das novas teorias da Fsica Moderna que, por contemplarem a natureza universal da matria que constitui tudo, o espao e o tempo onde todo o movimento da matria descrito (Bohm, 1980:10) decisiva, por serem as teorias mais generalizadas. Contudo, no so definitivamente verdadeiras, at porque Bohm e dos pensadores mais crticos em relao uma delas, a teoria quntica. Em contraposio ao atomismo, que favorece a cristalizao do pensamento fragmentrio, Bohm argumenta que so preferiveis, para alguem que oberva seu mundo como uma sucesso interminvel de fluxos e processos, aquelas teorias mais recentes. Adepto dos mais radicais ao pensamento de Herclito e combatendo a hegemonia da contribuio de Democrito, o autor em destaque alerta que: observador e observado fazem parte te uma s realidade que indivisveI e no analisvel de acordo com a Fsica Quntica (...); na Relatividade, o postulado do limite da veIocidade da luz liquida

Angotti, J.A. P.

133

com o conceito de corpo rgido, um conceito crucial para a teoria atmica. (Bohm. 1980:09) Como as teorias atmicas so mais limitadas e o universo das teorias do sculo XX requisitam que o mundo indivisvel seja considerado, Bohm prope modelos de 'tubos ou vrtices' onde a matria est impregnada por mtuas influncias num fluxo universal, no dissociada da conscincia. Aqui temos um avano em relao s proposies mais implcitas de Eddington. Quando se refere 'matria', Bohm no est restrito ao conceito clssico. de solidez/permanncia. Ainda, com relao aos legados dos gregos, dentre as fontes indicadas por Aristteles no problema da causalidade (material, eficiente, formal e final), Bohm estabelece associao entre a causa formal, por ele chamada de formativa e a final. Ele assume o forte componente teleolgico em sua reflexo e d enorme importncia aos aspectos 'formativos', conseqentemente anlise no material. ou ondulatria. dos campos e funes de estado. A causa final para ele no somente algo que pode estar relacionado a Deus, ao 'design'. Pode estar comprometida com algo interno, implcito, no percebido de forma consciente a busca de fundamentao para postular a sua 'ordem implcita'. Proposio chave em sua cosmoviso e suas teorias a partir dos anos 70 do sculo passado. Como que adiantando a reao negativa de seus crticos dada a caracterstica pouco ortodoxa de seus argumentos, o autor, muito respeitado pelos pares na condio de fsico criativo, alerta: A tendncia fragmentria to enraizado e natural que, mesmo com as novas evidncias da Relatividade e da Fsica Quntica, a regra ignorar ou minimizar as reflexes distintas. (Bohm, 1980:15) Reflexo bastante distinta, que por isso mesmo encontra forte resistncia na comunidade. Brockmann (l989) lembra que, em particular, a reflexo de Bohm parecia penetrar bastante junto a jovens cientistas e esta influncia j se fazia presente em diversos campos distintos da Fsica e Weber (1986) testemunhou a reverncia de colegas cientistas ao mestre Bohm cientista por ocasio de uma breve visita aos Estados Unidos, depois de vinte e cinco anos de ausncia; testemunhou tambm a desconfiana dos mesmos colegas quando de suas palestras a leigos, expressas em linguagem comum e fazendo aproximao de suas idias com o misticismo oriental . Talvez por estarem menos presos a paradigmas os jovens cientistas procurem alternativas, ao contrrio daqueles que j optaram pelos seus referentes. Persistindo contra o valor excessivo das teorias de natureza atomstica, o autor assinala:

134

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

A totalidade que real, a fragmentao a resposta desta totalidade ao humana, guiada pela percepo ilusria que formatada pelo pensamento fragmentrio. (Bohm. idem: 06) interessante constatar a ressonncia desta afirmao com as de muitos pesquisadores que recentemente vm prestigiando a inter a a transdisciplinaridade. Desconfia-se da dimenso animista do universo das totalidades. Ele (O universo) responde de modo fragmentrio s nossas aes, quando nos aproximamos dele com abordagem recortada. Para Bohm, se mudarmos as abordagens, optando pelas totalidades, as respostas podero ser outras. Contudo: Pode-se dizer que no presente estagio da sociedade e na maneira com que se ensina cincias, que uma das manifestaes deste estgio, uma espcie de preconceito a favor de uma autoviso fragmentria do mundo fortalecida, s vezes explcita e conscienternente, em geral de maneira implcita e inconsciente. (Bohm, 1980:15) Alertando para o excesso de fragmentao prevalente na pesquisa, para as teorias como formas de "insights , que podem apontar para urna realidade no descritivel, nosso autor no deixa de relativizar tarnbm a sua representao, pois: ela no (a teoria) a verdade absoluta sobre o problema, ao contrrio uma teoria que fornece algum insight' ao problerna. (Bohm, 1980:48) A permanncia de vrias representaes e de teorias alternativas em concorrncia o ponto de vista defendido por Bohm: as vises de grupo, blocos, interesses, seriam menos caractersticas nas lutas internas ao empreendimento, com um carter menos paradigmtico, por conseqncia, menos dogmtico. Semelhante argumento encontramos em Feyerebend (1984), para quem a Cincia anrquica, e tambm em Stengers (1990), para quem a Cincia atual muito mais conflitiva que a dos sculos XVII a IX. Na publicao Cincia, Ordem e Criatividade (Bohm e Peats, 1989), este aspecto bastante discutido. Contra a presso da Navalha de Occam , argumenta pela criatividade e pelo pensamento como um jogo livre que podem contribuir para avanos significativos em CN, ao contrrio dos paradigmas (Bohm e Peats, 1989:75/82). Mas o que deve ser feito para se acabar com esta prevalncia da fragmentao no seu jogo com a totalidade? Tomando a questo pelos seus pressupostos, Bohrn alerta para no introduzirmos novas formas de fragmentos ao tentar respond-la, porque:

Angotti, J.A. P.

135

Um dos pontos mais difceis e sutis desta questo justamente esclarecer o que se deve atingir atravs da relao entre o contedo e o processo de pensar que o produz. (Bohm. 1980: 18) semelhana dos pares conhecimento-experincia, observador-observado, aqui o esforo se dar pela abordagem conjunta do contedo-processo, na sua totalidade. Procurar a causa formativa da fragmentao o desafio. Na linha dos pensadores que priorizam os processos, o autor evoca a realidade assim tomada, de Herclito a Whitehead, radicalizando: No somente tudo est em mudana mas tudo fluxo, ou seja, o que o processo de vir a ser em si, enquanto objetos, eventos, estruturas, so formas que podem ser abstradas desse processo.(Bohm, 1980:48) Longas polmicas e controvrsias acompanham as declaraes e argumentos de Bohm nos ltimos anos. Felizmente, a difuso de suas contribuies vem crescendo no Brasil, a exemplo do evento Simpsio David Bohm promovido pelo Instituto de Fsica da USP em 1998 e das investigaes de Freire Jr sobre o seu programa causal para a Fsica Quntica, repercusses, adeses, divergncias, mudanas de trajetria e de interlocutores ao longo da carreira (Freire Jr, 1999). Mas ao que parece, na sub-rea do ensino-aprendizagem de cincias, estamos no raro distantes de questes desse porte, da ser importante a apresentao de suas idias. Suas contribuies hoje comprovadas a exemplo do efeito BohmAharanov, que permite a obteno de hologramas atravs de interferncia de eltrons, impensvel h poucos anos ainda so pouco conhecidas pelo pblico no especializado em Fsica. Talvez sero no futuro breve pelo lado da C&T dos resultados, justamente o que ele mais critica. Ainda que de modo polmico, sem ter abandonado uma posio realista, as formulaes do autor esto garantidas pela sua interpretaao para as teorias . Seu alerta e sua crtica profundos instigam cientistas e professores de CN a suprimirem seu conceito rgido de 'objetividade'. Se est comprovado que existem conexes no locais entre partes microscpicas, um desdobramento incmodo implicar em redirecionar ou at remover nosso pressuposto da possvel separao atomstica de partculas, tanto espacial quanto temporalmente. Os construtos potencial quntico , ordens implcitas e superimplcitas muito bem apresentados e discutidos em sua obra mais recente e j traduzida (Bohm, 1989), bem merecem ser apreendidos por todos os envolvidos na pesquisa e no ensino de CN. Ainda que no diretamente aplicveis em sala de aula, tais contribuies podem nos estimular a buscar alternativas adequadas e vlidas para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Fsica/Cincias.

136

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

Argumentar que a teoria que postula as ordens implcitas ainda no atingidas est errada (o que pode ser equivocado porque a formulao bohmiana para a Fsica Quntica considerada correta, embora sem potncia suficiente para um alto ndice de receptividade), em nada retira a contribuio do autor; ao contrrio, encontrar tais erros um dos mais importantes meios de se fazer progresso em cincia. (Bohm, 1984:31) Novamente aqui temos a salutar despreocupao em perseguir obsessivamente uma cincia de rpidos resultados . A divulgao das propostas holsticas de Bohrn, bem como seus dilogos com sbios e religiosos orientais foi intensificada no Brasil pela publicao de Weber (1986) e outros. Como a discusso se d pelo fio condutor da 'busca da unidade', o reconhecimento da validade das partes, pelo autor, fica relativamente prejudicado. Tal reconhecimento est explcito na citao a seguir: Existem contextos relativamente autnomos que podem ser estudados separadamente em algum grau de aproximao, o que dispensa estudarmos tudo com preciso perfeita. (Bohm, 1984:32) As chamadas 'leis naturais' tm caractersticas que garantem o fator objetivo que determina a diviso de mundo, os recortes entre as vrias cincias e outras reas de saber, segundo o autor. Registramos que ele est sempre bem distante das proposies ingnuas de totalidades superficiais. O conhecimento como processo tambm uma abstrao do fluxo total que o substrato para ambos, tanto a realidade como o conhecimento dessa realidade. Aproximando-se da conscincia - estofo mental de Eddington, nosso autor argumenta que: O pensamento, considerado no seu movimento de vir a ser, efetivamente o processo no qual o conhecimento tem sua real e concreta existncia. (Bohm, 1980: 177) A incorporao dos aspectos dinmicos dos modelos para a natureza permanente em Bohm, que se baseava tambm nos estudos recentes da termodinmica dos processos irreversveis. Esto includos o tempo e a irreversibilidade na concepo de fluxo total. Trata-se de uma dupla palavra densa, tanto pela conotao dinmica de fluxo (na qual a concepo newtoniana apenas uma aproximao), como pela de totalidades (no acabadas, conectadas intimamente s suas partes e a totalidades outras de ordens superiores, superimplcitas). Essa profundidade na reflexo, esse debate rico a nvel epistemolgico ainda no vem tendo reflexos regulares no ensinar-aprender CN no Brasil. Se nos

Angotti, J.A. P.

137

propomos a caracterizar o estado da arte, teramos que admitir, ao lado dos avanos desejveis em favor dos processos sem negligenciar os produtos de C&T, uma forte tendncia ainda presente, do tipo que descreve um mundo parado aos pedaos , uma dupla anttese da expresso de Bohm. Creditando especial interesse s mudanas revolucionrias das teorias da Fsica, Bohm ressalta que elas sempre envolveram a percepo de novas ordens e de novas linguagens para a comunicao e o debate dessas novas ordens. Tais afirmaes (Bohm,1980: 111) muito se assemelham s de Bachelard, por sinal anteriores, quando este fala sobre o novo esprito cientfico . Bohm escreve: Eventualmente, um novo esprito cientfico aflora na pesquisa cientfica, que leva ao questionamento da relevncia de uma velha ordem Por exemplo, Coprnico, Kepler, Galileu. (Bohm, 1980: 110) O autor se baseia tambm, como a grande maioria dos epistemlogos, na Histria da Cincia para subsidiar suas idias e propostas. As novas ordens so seriamente consideradas, uma vez que, para as percebermos, devemos estar atentos s diferenas similares e s similaridades diferentes . Nesta classificao de sintonia fina, que extrapola o clssico par semelhana-diferena da imensa maioria dos autores, Bohm evidencia a natureza dialtica de sua reflexo heraclitiana. Conseguir introduzir negativas em conceitos que normalmente encaramos somente pela positividade, como na semelhana e na diferena, um grande avano. Exemplos didticos das ordens apresentadas em diversos graus, nas perspectivas de semelhana na diferena e diferena na semelhana, em processo de analogia geomtrica muito acessvel original do prprio autor, podem ser localizados na obra de 1989 e sero ilustrados sucintamente a seguir.

III. Representao formal de ordem


As categorias semelhanas na diferena e diferenas na semelhana so ilustradas a seguir e facilitam uma melhor compreenso das 'ordens de Bohm'. Uma relao constante entre segmentos - a semelhana - pode ser diferente em distintas ordens, a saber:

Fig. 1 Temos na Fig.1 uma curva de primeira classe, com diferena de primeiro grau, pois somente a posio dos segmentos distinta. As propores a/b, b/c c/d... so constantes, e os segmentos esto alinhados.
138 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

Fig.2 Na Fig. 2, temos uma diferena na direo, alm da de posio. Propores ainda constantes na razo entre os segmentos, mas diferena de segundo grau, urna curva de segunda classe. Uma circunferncia (Fig.3) pode ser aproximada a uma sucesso de pequenos segmentos iguais, em ngulos tambm iguais. Portanto, uma curva com muita semelhana e poucas diferenas.

Fig.3 Fig. 4 Em trs dimenses, mantida a semelhana, podemos ter diferena de terceiro grau, com uma formao em hlice (Fig.4). Em todos os casos, h uma similaridade nas diferenas: razo constante entre os segmentos. Simultaneamente, podemos tambm considerar as diferentes semelhanas nas diferenas A Fig.5 urna cadeia de segmentos em diferentes direes.

Fig. 5 Escrevemos sobre a primeira linha (abcd) ab S1:: b:c

Angotti, J.A. P.

139

onde o smbolo (S1) caracteriza a primeira espcie de semelhana, aquela da direo. Para as linhas seguintes, escrevemos: e:fS2 :: f:g h:i S3 :: i: j

onde, da mesma forma, os smbolos (S2 e S3) caracterizam respectivamente as semelhanas de segunda e terceira espcies. Podemos ento considerar as diferenas de sucessivas semelhanas (SI S2 S3,..) como um segundo grau de diferena. Assim, podemos desenvolver um segundo grau de similaridades nessas diferenas que : SI; S2 :: S2: S3 (ngulos iguais apesar da mudana de direo). Ao introduzirmos o comeo de uma hierarquia de similaridades e diferenas, podemos prosseguir at curvas de 'altos graus de ordem', arbitrariamente. Estamos ento mais aptos a apreender o construto espectral de ordem que Bohm prope e utiliza em suas teorias e modelos. Para graus indefinidamente altos, descrevemos as curvas comumente chamadas de 'caticas', como as encontradas no movimento browniano. Para Bohm, este tipo de curva no determinado por nenhum nmero finito de passos No entanto, no seria apropriado cham-lo de desordenada , porque tal denominao descaracterizaria a possibilidade de estarmos diante de alguma ordem complexa. A afirmao catica ou desordenada obstrui a conceituao de uma ordem de qualquer espcie , ainda desconhecida. A ordem fractal um exemplo que elucida o que Bohm sugeria, anteriormente descoberta dessas 'novas ordens'. Existem regularidades que Bohm classifica de 'ordens generativas', mais prximas da descrio da natureza do que as figuras geomtricas tradicionais (tringulos, circunferncias). Dos fractais, mesmo com mudanas de escala, verificam-se invarincias que se ajustam a muitas formas da natureza (como flocos de neve, deItas de rios, costas). Segundo ele, algo mais prximo da ordem fractural poder ser um ponto de partida apropriado para se discutir a natureza de modo muito mais geral e para obter melhores descries formais dos processos da fsica e da biologia. (Bohm, 1989:205) Ressaltamos que esses ramos de investigao so bem recentes, posteriores s proposies de Bohm, aos seus primeiros escritos direcionados para uma distribuio espectral, na analogia pertinente, de ordens. Como bastante comum a associao que fazemos entre ordem e previsibilidade principalmente devido nossa formao pautada plo determinIsmo, Bohm nos alerta que seu conceito de ordem no deve ser identificado com previsibilidade. Esta uma propriedade das ordens de primeira espcie, aquelas onde

140

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

poucos passos determinam a ordem total; os fenmenos associados aos modelos simples das teorias clssicas. Para Bohm, os fenmenos da natureza so reais ( obviedade que precisa ser lembrada, para nos alertar e nos libertar da confuso entre Cincia e Realidade), irreversveis, cujos modelos prescindem de ordens complexas e sutis. Em essncia, estas no esto relacionadas previsibilidade. Bohm se refere a contribuies do campo artstico para esclarecer esse ponto; por exemplo com pinturas. Sendo de boa qualidade, uma pintura altamente ordenada, embora esta ordem no permita a previso de uma parte do trabalho a partir de outra (Bohm, 1989: 218/226; Bohm, 1980: 115/118) Esta insistncia custou ao autor muitas incompreenses. Alguns que trabalham as mesmas questes sob o prisma da 'desordem ou da ordem a partir do caos', como Prigogine confessam no compreend-lo completamente e insinuam que procura transparncia onde h opacidade, apostando, no fundo, na previbilidade (Weber 1986: 234/235). Nossa leitura pela no correlao entre ordem e previses, to caracterstica da Fsica Clssica. As diferenas ele concepo esto, muito provavelmente, nas dimenses 'metafsicas', ou temticas (no sentido atribudo por Holton) dos pesquisadores que abordam o conflito entre fragmentos e totalidades. Afirmamos que Bohm acredita em 'ordens implcitas' e constri argumentos para sua teoria. Prigogine acredita que 'o futuro no est l', que 'tempo criao', e tambm constri argumentos para sua teoria. Est aqui no foco do problema de nossa discusso , um exemplar de diferena na semelhana . Claro que a maioria insiste em no aceitar discutir "totalidades, holismo e interdisciplinaridade, porque, dentre outros motivos, a pesquisa longa e a vida, curta . De certa forma, toda a vida escolar, em especial a graduao na especificidade e o incio da profissionalizao acrescentam aderncias, s vezes tatuagens cerebrais, dificilmente removveis. Talvez sejam irremovveis para a grande maioria ao longo da vida madura. O discutido aqui no exclui as diferenas de pontos de vista entre homens de mesma formao original, por exemplo entre os fsicos, onde se localizam excelentes exemplos de 'diferenas na semelhana'. O clebre debate entre Einstein e Bohr sobre a interpretaao probabilstica da Teoria Quntica, incorporando a luta milenar entre 'Apolneos' e 'Dionisacos', est sempre presente, na especialidade. Voltemos a Bohm. Do conceito espectral de ordem, o autor avana para o de medida, um instrumento crucial e demarcador do campo das CN. Cada uma das subordens encerra um limite. Por exemplo, no tringulo da figura, temos que a linha FG limitada pelas linhas do tringulo ABC, cada uma delas composta por ordens de segmentos como nas figuras anteriores - que alcana seu limite no extremo do segmento BC.
Angotti, J.A. P. 141

Fig. 6

IV. Etimologia das ordens, medidas e estruturas


Nos tempos antigos o significado fsico de 'medida' era 'fronteira ou limite'. Neste sentido, cada coisa podia ser considerada como tendo sua prpria medida. Pela etimologia, Bohm localiza uma dimenso interna da noo de medida, estendida por ele s criaes artsticas gregas, em particular as tragdias. Nestas, sempre que o homem, ou o comportamento humano, extrapola suas 'prprias medidas', o resultado trgico. Com efeito, at hoje convivemos com mximas que permeiam a cultura de vrios povos, se no todos, sobre os desequilbrios e a infelicidade dos homens que 'rompem com suas prprias medidas. Em latim, originalmente temos a ligao de 'medicina' com 'mederi' (que significa 'curar'), derivada de raiz que significa tambm 'medida . Isto implica que a sade est sempre associada ao manter-se tudo na medida certa, no corpo e na mente. Semelhantemente, a sabedoria estava associada 'moderao' e 'modstia', cuja raiz comum tambm derivada de 'medida'. Da tambm a sugesto, a mxima que qualifica como sbio o homem que mantm tudo, ou todas as coisas, na medida certa. Atualmente compromisso obrigatrio a especificao da medida atravs de proporo ou razo; entretanto Bohm adverte que na compreenso antiga tal especificao era entendida com significado secundrio. Assim, nessa leitura, a especificao no precisa ser estabelecida em propores quantitativas. O exemplo dos dramas e tragdias dispensa qualquer relao numrica. Nos tempos modernos, sobretudo depois da Cincia e da Tecnologia modernas, o aspecto da proporo quantitativa e das relaes numricas, que tambm havia entre os gregos, passou a ser muito mais enfatizado que anteriormente. Talvez seja mesmo um dos frutos de C&T, um preo, a ser pago pela modernidade. Mesmo assim, na dimenso externa de medida (com o sempre necessrio padro), a noo de limite ou fronteira est sempre presente. Por exemplo. na construo de uma escala de comprimento, estabelecemos divises que so, em essncia, os limites dos segmentos ordenados.

142

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

Dos conceitos tomados de 'ordem e medida , Bohm prossegue para o de 'estrutura', concebido como desenvolvimento daqueles. Faremos aqui a caracterizao desse conceito segundo o autor, dadas as inmeras concepes sobre ele, j que estrutura exemplo tpico de polissemia. Compreendem-se alguns como mais voltados para as estruturas externas. do mundo (Brunner 1970); outros como mais voltados para as estruturas internas (Piaget, 1975). Nossa leitura de Bohm, em termos epistmicos, compreende o conceito de estrutura na indissociabilidade do sujeito com o objeto, portanto do externo com o interno, por extenso, da matria viva ou no - com a conscincia. O coletivo de Bohm no apenas o homocntrico, o sociolgico, nem o biolgico, o cosmolgico. A matria no viva, na sua 'viso , carrega uma protoconscincia e a matria viva no humana uma espcie de protointeligncia. A noo mais ampla de medida trabalha em conjunto com a noo de ordem. Esse conjunto leva, nos contextos mais amplos e complexos, noo de estrutura. O simples tringulo que serviu de exemplo para correlacionar medidas com limites e ordens, s se configura pela composio de suas linhas, graas a uma noo mais complexa, quando nos apoiamos em algum conceito de estrutura. exemplo semelhante ao de 'um amontoado de tijolos, madeira, metal', espacialmente arranjados, de maneira a formar 'uma casa'. A estrutura mais complexa que o amontoado, como Poincar j afirmara. A 'casa de Bohm', contudo, est sempre em construoreconstruo. Etimologicamente a raiz latina struere indica como significado essencial o de construir, crescer, envolver. Hoje a palavra tratada como substantivo, mas o sufixo latino ura significa 'a ao de se fazer algo'. Para enfatizar que no esta se referindo a um 'produto acabado', ou a um resultado final, Bohm cunha um termo, que em portugus pode ser entendido como 'estrutar' ('to strutate'). O significado muito preciso do neologismo o de 'criar e dissolver' o que ns hoje chamamos de 'estrutura', dada sua conceituao mais voltada para o esttico e acabado. A 'estrutao' (structation) fica, portanto, descrita e entendida pelas ordens e medidas, conceitos tomados no sentido etimolgico das razes e das concepes mais antigas, em direo alternativa de seus sentido mtricos atuais. A 'estrutao' implica as 'totalidades harmonicamente organizadas' de ordens e medidas, ambas hierrquicas pois construdas em muitos nveis, da espectrais. Tambm extensivas, pois espalhadas em cada nvel, sujeitas a sintonia fina em cada ponto - mancha do espectro. Podemos pensar que todas os aspectos de uma estrutura encerram o 'trabalho conjunto' de maneira coerente, uma vez que a raiz grega de 'organizar' 'ergon', baseada em verbo que significa trabalhar'. importante ressaltar a propriedade essencialmente dinmica da natureza da 'estrutao', na matria inanimada, nos seres vivos, nas sociedades, na comunicao humana. Bohm utiliza o conceito, ainda que implicitamente em publicao mais

Angotti, J.A. P.

143

recente, com ampla valorizao da criatividade, associada a ordens e estruturas (Bohm, 1989). Cada espcie de estrutura est limitada por suas bases de ordem e medida. Novas ordens e medidas levam considerao de novas estruturas, Exemplos podem ser constatados na msica, onde novas ordens de notas e novas medidas de ritmo, escalas, criam novas estruturas musicais. Na pintura, o autor localiza ordens, esquemas, estruturas, como j comentamos (Bohm, 1989). A Histria da Fsica evidencia o quanto novas ordens e medidas tornaram e tornam possvel a considerao de novas estruturas em escalas as mais distintas. Bohm analisa detalhadamente estas correlaes tanto na Fsica clssica como na moderna.

V. Holonomia e holomovimento
Dispensando maior ateno aos resultados e interpretaes da Teoria Quntica, Bohm indica o que, dos pressupostos esta teoria, refora sua proposio terica. Para ele, fundamental a no separao das partes divididas. Considera uma totalidade indivisvel, onde o instrumental-observador no est separado do 'objetoobservado'. Das suas idias iniciais de movimento em fluxo e dos padres de interferncia de ftons que resultam em 'hologramas , 'imagens no planas' dos objetos, o autor prope o seu HOLOMOVlMENTO. Esse conceito baseia-se tambm na totalidade indivisvel da 'lente e do holograma'. Quando iluminado em suas partes ou pedaos, qualquer holograma mostra a totalidade da imagem, ainda que com perda de detalhes e de nitidez (Bohm, 1980:146). A concepo veiculada por processo analgico um excelente instrumental didtico, porque associada a material que se torna cada vez mais disponvel, macroscpico. A base quntica da concepo mais sofisticada, por isso mais difcil de ser discutida, A hologrfica, no . Com auxlio da analogia holomovimento, somos desafiados a considerar que as partes tambm encerram os todos. H alguma perda de detalhes, mas isto ocorre efetivamente: rasgamos uma fotografia, separamos os pedaos e perdemos o conjunto; rasgamos um holograma, ou tapamos uma parte e ao observar, continuamos vendo o conjunto hologrfico. Este ensaio fcil e acessvel; j que hologramas tm sido impresso em revistas. De alguma forma, as partes esto comprometidas com seu passado, com o seu conjunto, com a totalidade do 'holomovimento' de onde vieram. A separao total, o isolamento 'adiabtico' dos fragmentos pretensioso demais, um procedimento que Eddington j criticara no seu tempo. No exemplo recorrido, a lente um caso-limite de um holograma, bem como a fotografia. No padro de interferncia que constitui o holograma, cada regio

144

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

est comprometida com toda a estrutura, Esto nele as ordens, medidas e estrutura, trabalhadas conjuntamente. Como o holomovimento indefinvel e imensurvel, no faz sentido tentarmos uma teoria fundamental na qual todo o conhecimento em Fsica (tambm em outras reas), pudesse ter unta base permanente. Cada teoria trabalha uma abstrao limitada a algum contexto, onde relevante, (Bohm, 1980:151) No se pode negar, mesmo para algum que priorize as totalidades, o valor da fragmentao. Pelo menos nas limitaes dos alcances de teorias ela tem sido fundamental. Nosso compromisso, ao planejarmos o ensino, identificarmos e selecionarmos critrios para escolha de contedos e mtodos mais apropriados e na docncia seguramente contemplar assuntos/tpicos/conceitos/estruturas do conhecimento demarcados: a fragmentao, o imperativo do aqui e do agora, mas a conscincia do compromisso das partes com o conjunto, o holograma dos tpicos escolhidos no plano didtico-pedaggico, vinculados ao holograma das teorias que lhes do suporte. Por um lado, as 'teorias atmicas', que resistem ao movimento em fluxo, ancoradas nas menores partcuLas idnticas, so mais pobres; por outro, as que se desgarram desse compromisso, que reconhecem a fluidez das partes, so mais ricas. Esta diferenciao constitui um marco essencial do pensamento de Bohm. A fragmentao est sempre associada ao triunfo do pensamento cientfico. Este conquistou generalidades que, por envolverem novas ordens, demandam novas linguagens e novas estruturas, Como conseqncia, a profundidade obtida pelo processo de investigao analtico/fragmentrio da especialidade alcana totalidades antes inatingveis. Depois de um tunelamento, abre-se nova paisagem. As mudanas revolucionrias da Cincia, em particular da Fsica, tomadas invariavelmente pelos epistemlogos so tambm evocadas por Bohm, que declara: A ordem de movimento da ma (em queda livre) a mesma para a Lua e a mesma para tudo. (Bohm, 1980:114) A nova linguagem de Newton (para quem a soma das partes sempre corresponde ao todo) se apia tambm na matemtica por ele criada (o clculo diferencial) para explicitar' sua nova ordem, A teoria da gravitao consiste em nova estrutura, de carter profundo, revolucionrio, no raro ainda muito caricaturada, empobrecida nas salas de aula de Fsica. Para Bohm, a conquista tambm potica. Como do grego a raiz poien significa criar , a percepo de novas ordens um flash de um insight profundo, essencialmente potico. Aqui o autor no se refere aos aproveitamentos utilitrios e pragmticos da contribuio newtoniana, embora o faa

Angotti, J.A. P.

145

em outros comentrios, mesmo em relao ao utilitarismo das novas teorias revolucionrias posteriores, como j vimos. A ordem implcita proposta urna resposta a essa sucessiva evoluo marcada por saltos ou descontinuidades que caracterizam o pensamento cientfico. fundamental aqui ressaltar o carter evolucionrio da proposio de Bohm, uma vez que estamos procurando alternativas para o ensino de CN e de Fsica. preocupados em no fechar aberturas para novos conhecimentos e indagaes. Do contrrio, correremos grande risco de adotar modelo que refora novos conhecimentos, que substituem bem os antigos, mas se sobrepem como dogmas, impedindo a critica e principalmente a criao de novos conhecimentos. Permanece contudo uma questo: no h evidncia, eu 'base emprica', que garanta pelo menos a pertinncia da postulao das ordens implcitas? A resposta sim, pelo menos em uma demonstrao. A verificao de um fenmeno 'no possvel', ainda na dcada de 60, muito impressionou o terico. Ele confessa sua perplexidade ao constatar, em um programa de TV, uma demonstrao de reversibilidade. O dispositivo consiste de dois copos cilndricos concntricos; o primeiro fixo, o segundo (externo) possui um eixo que permite sua rotao lenta. Uma gota de tinta em liquido no miscvel (glicerina) que preenche o espao entre os frascos, dispersa mediante rotao. A parte do lquido prxima ao cilindro em movimento se arrasta com ele, a parte prxima ao cilindro fixo permanece quase em repouso. A gota ento se transforma num fio arco de circunferncia - cada vez mais fino, ilustrando o movimento dos pequenos elementos da glicerina. Sempre consideramos tal situao irreversvel pois o novo padro catico em relao ao inicial, ordenado, da gota localizada. Contudo, se invertermos a rotao lentamente, constatamos a gota de tinta reaparecer, ilustrando a reorientao das pores do lquido. Essa experincia factvel e revela, por analogia, o compromisso entre a noo que temos de 'caos' e a 'ordem oculta' que Bohm postula. No caso simplificado, possvel reverter o padro de ordem oculta ou implcita para o simples, atravs da inverso de rotao do cilindro. Nessa metfora, Bohm associa, numa correlao com o princpio da incerteza notvel e criativa, posio e momentum do eltron a gotas de tinta derramadas na glicerina, em instantes diferentes da rotao. Assim, se a posio fosse observada, o momentum estaria espalhado; quando este estivesse em condies de ser observado na rotao certa, aquela estaria espalhada. Davies (2000: 264/265) comenta que o professor Bohm sempre utilizava esta demonstrao em suas aulas no Birbeck College, entusiasmado. A ordem implcita o domnio no qual os eventos esto conectados a urna totalidade ou unidade subjacente ao mundo explcito dos eventos separados (Brockman, 1989: 233). As coisas que constatamos disjuntamente podero estar conectadas, numa
146 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

ordem no acessvel. Estudantes de Ps-Graduao em Fsica e pesquisadores, face a esta proposio fascinante e atentos Histria da Fsica que atribue grandes avanos s unificaes (fsica e astronomia; eletricidade, magnetismo e ptica, energia...) e s previses (planetas Urano e Netuno, cometas, neutrino, psitron...), ao enfrentar seus problemas tpicos de pesquisa, no raro perguntam se no h algo escondido, difuso, desconectado..., de maneira a empanar sua investigao. Davies afirma que procurou David Bohm pela primeira vez ainda jovem para discutir seu problema de pesquisa/doutorado, relativo s diferenas aleatrias de fase das ondas eletromagnticas . O doutorando estava impressionado pela proposta de Bohm das ordens implcitas (originadas da sua teoria quntica, que pressupunha variveis escondidas no domnio sub-quntico que, de certa forma, mascaravam os resultados da indeterminao, da complementariedade bohriana, da interpretao probabilstica da escola de Copenhagen hegemnica) e ficou ainda mais impressionado e perplexo quando seu interlocutor o desafiou, estimulando-o a abandonar os pressupostos para conseguir algum avano em seu problema . Mais tarde, o jovem pesquisador se deu conta de que o professor tinha razo, porque afinal as grandes rupturas do conhecimento ocorrem justamente com o abandono de pressupostos de um paradigma, em direo a outros, em flagrante conflito com os anteriores. (Davies, 1999: 261/265). O mtodo analtico torna-se frgil nesta viso bohmiana, porque a separao entre partes rompe com a pressuposio. Na heteronomia, aplicam-se muito bem as descries analticas, porque esta dimenso prpria dos domnios das leis onde muitas coisas relativarnente autnomas esto relacionadas a algo externo, de maneira mecnica. So domnios de simplicidade com modelos correspondentes. Nos contextos mais amplos e complexos, a descrio analtica no mais vlida, pois nesse caso prevalece o domnio da holonomia, campo de leis da totalidade. Embora no seja negada tambm aqui a potencialidade da anlise para certos domnios, ela no tem mais validade no sentido irrestrito. Cada forma de autonomia relativa, de heteroromia, est, em ltima instncia, limitada pela holonomia. Ademais, no devemos entender a holonomia como meta fixa e definitiva da pesquisa, mas sim como movimento em fluxo, onde novas totalidades esto emergindo continuamente (Bohnn, 1980: 157). Na dimenso do bolomovimento, o conceito de lei mais determinado pela holonomia. Romper com a validade do mtodo analtico, que incorpora o princpio cientfico da fragmentao, um dos avanos de Bohm, que merece discusso entre ns, professores de Fsica e de Cincias Naturais. As leis gerais so formuladas nesta perspectiva, mediante conjuntos de multiplexos; ao invs de um continuum. A matematizao da ordem irnplicita j aparecia na publicao de 1980 e foi sendo aprimorada continuamente por Bohm, que trabalhou intensivamente at a morte. Seu ltimo texto - escrito com Basil Hiley, seu colega de Birbeck, aprofunda a discusso sobre as totalidades e retoma contribuies anteriores de Bohm a partir da
Angotti, J.A. P. 147

dcada de 1950, luz de novas conquistas e dificuldades do conhecimento cientfico e tecnolgico dos anos 90 (Freire, Jr, 1999: 170/175) . Coerente com a busca de nova linguagem e nova 'matemtica que novas ordens e estruturas impem, ele escreve: Na descrio matemtica da ordem explcita, uma transformao descreve mudanas geomtrIcas simples dentro dessa ordem; no contexto mais amplo da ordem implcita, chamaremos o que acontece de metamorfose. (Bohm, 1980:159) As mudanas so, nesse caso, muito mais profundas e radicais do que as de rotao, tranlao, etc. das transformaes. O domnio de um multiplex est relacionado a metamorfoses, descontuas por natureza. A extenso da teoria das ordens implcitas ao campo da conscincia considerada. Na generalizao mais ousada temos o tratamento do cosmos e da conscincia enquanto totalidade singular no separvel do holomovimento. sugerido um caminho que estimula a criatividade. lndica, mais ainda, um salto do antropocentrismo para um centro dinmico pautado pelo csmico que incorpora a conscincia . Um desafio prazeroso para se conhecer muito, mas conhecer ativamente, de preferncia com rebeldia, porque, mesmo em tempos de resultados espetaculares da observao, da Astrofsica Biologia Molecular, com equipamentos e recursos jamais que incorporam computadores potentes de processamento paralelo, capazes de processar imagens e clculos avanados rapidamente e de projetar simulaes complexas de um mundo virtual que parece (con)fundir com o real, ...a totalitade do movimento de recolhimento e desdobramento pode ir muito mais alm do que pode ser captado por nossas observaes mais distantes e precisas. (Bohm, 1980:179) As sucesses entre recolhimento e desdobramento so analogias bastante utilizadas para ilustrar, explicitar, as propriedades do holomovimento. Trata-se de um 'esquema epicidlde', que se aplica a muitos exemplos, dentre eles o da 'gota de tinta na glicerina'. Na perspectiva da ordem implcita prevalecem as formulaes dedutivas, a partir de totalidades indivisveis do universo. Aqui. o autor assume postura semelhante a muitos epistemlogo - desde Popper. que combateu impiedosamente a induo (Popper, 1975:13/40), at Feyerabend. com sua radical postura contra-induo no seu desconcertante 'Contra o Mtodo'(Feyeralend,1977, cap.l). Dados os componentes teleolgicos das formulaes, seu compromtiso com a causa final , a presena forte em seus escritos de elementos que so atribuidos a domnios no racionais da inteIigncia, muitas vezes Bohm aproximado demais religio, mesmo porque est sempre aberto e em constante dilogo com porta-vozes da

148

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

sabedoria oriental. Contudo, ele prprio critica a correlao de resultados entre religio e cincia, assumindo, como j dissemos. 'impulsos religiosos na formulao de teoria, semelhana de Einstem. Dado que essa discusso no relevante para nossas intenes, no passaremos deste registro (consultar Weber, R, 1986, em especial as entrevistas com Bohm, sozinho ou em companhia dos 'sbios orientais'). O trao marcante do autor carregado de rejeio ao cartesianismo, a princpio a no separao entre 'distintos objetos de anlise'. Indo at seus limites, avana proposies que podem muito bem, atualmente, ser tomadas como puramente msticas, como a seguinte: conscincia e matria- viva e no viva- como constituintes de urna realidade total na ordem implcita. (Bohm 1980:196) As conseqncias destas novas formulaes, de cunho epistemolgico e filosfico permanecem praticamente ausentes dos cursos de formao inicial e mesmo os de formao continuada dos docentes. No sero estes estudantes os professores de amanh ? Como sero introduzidos os novos conhecimentns, sobretudo as abordagens no ortodoxas, com esta prtica de negligncia ou de censura? Para encerrar a dscusso epistemolgica sobre velhos e principalmente novos aspectos da tenso entre F&T, faremos um distanciamento do que foi apresentado at agora. Seguimos a sugesto de Eddington, que nos estimula a refletir o conhecimento adquirido sirnultanearnente natureza desse conhecimento. Localizamos, como 'observador dos observadores', Gerald Holton. A opo por Holton oportuna porque, dentre outros motivos, ele muito pouco difundido nos pases de lngua portuguesa, principaLmente no Brasil. Classificado mais como um historiador internalista, fsico de formao, polmico e vem contribuindo bastante tanto no campo da Histria da Cincia como no ensino de Cincias, principalmente o de Fsica. Holton lista vrias reas de pesquisa para os interessados em conhecer o processo da evoluo e caracterizao do pensamento em CN. Desde o contedo do evento a ser estudado, at a anlise lgica da obra, ele nos alerta para esta estratgia reducionista cujo emprego imposto pelas nossas limitaes humanas . Alm destas alternativas (Holton, 1979: 18/20), o autor prope mais uma, aquele que est mais relacionado com a sua contribuio. A seu ver, tambm a nosso, fundamental para se analisar um trabalho cientfico a ANLISE TEMTICA. Ela se justifica, porque. Em muitos (talvez a maioria) conceitos, mtodos e proposies ou hIpteses da cincia, passados e presentes, h elementos que funcionam como temas, forando ou motivando e. por vezes,

Angotti, J.A. P.

149

guiando (normatizando) ou polarizando a comunidade cientfica. (Holton,1979: 21) As discusses tradicionais entre os cientistas esto muito mais afetadas pelo contedo emprico e analtico do seu trabalho ou dos fenmenos repetveis e das proposies relacionadas com a lgicas e com a matemtica . Holton, ainda que advertindo para as limitaes que todos os modelos encerram, no resiste e prope o seu; mais ainda, aponta suas defiejntas e o considera (o modelo) uma imperfeita analogia .No empreendimento cientfico, ele associa as dimenses emprica e analtica a dois eixos perpendiculares, respectivamente X e Y, base ortogonal usada em todas as representaes cartesianas de planos. De nossa parte, associamos essas dimenses eixos a tradies de pesquisa de pases. Assim, a escola inglesa est mais prxima da dimenso emprica/eixo X, ao passo que a francesa se localiza mais prxima da dimenso analtica/eixo Y. A dimenso temtica (do grego thema proposio) estaria alm desse plano XY, com elementos mais complexos de racionalidade, acompanhando a terceira dimenso do espao euclidiano , atravs do eixo Z. Embora presentes em todos os pesquisadores, os temas, em nossa aproximao com as tradies de pesquisa, talvez estejam mais prximos e mais conscientes na escola alem, porque historicamente os estudos de Cincia estiveram mais prximos aos de Filosofia naquele pas. Como, no eixo Z, os elementos bsicos, os pressupostos, no podem ser confirmados ou refutados semelhana daqueles localizados no plano XY, o debate dever acompanhar os homens de cincia em pocas futuras. Novas teorias estaro inevitavelmente carregadas com essas tendncias, essas idiossincrasias. Holton suspeita que as tendncias, ou tatuagens cerebrais, cristalizamse antes mesmo da profissionalizao do cientista, para acompanh-lo quase sempre por toda sua vida. A conscincia para Eddington, o fluxo total para Bohm, o tempo vivido para Prigogine so evidncias do componente temtico, do eixo Z de Holton. Se o leitor voltar agora a citaes de Bohm deste artigo ou a trechos de seus escritos constatar a impregnao temtica do 'continuum', da conservao, das totalidades. Alguns poucos temas so milenares. Este critrio pode ajudar a identificar um trao importante da imaginao cientfica, para alm da objetividade. Holton distingue a sua contribuio daquela de Kuhn, lembrando que os paradigmas talvez encerrem elementos temticos, mas as diferenas so esmagadoras. Por exemplo:

150

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

As oposies entre os temas persistem durante a cincia norma e os temas persistem atravs de perodos revolucionrios. (Holton, 1979: 20). O prprio David Bohm manteve um programa terico alternativo para a Fsica Quntica, confirmando a coexistncia de teorias rivais em tempos de cincia normal. A esse respeito, Freire Jr., depois de investigao aprofundada e diversificada sobre a obra de Bohm nas suas mltiplas facetas - o fisico, o terico, o filsofo, o professor - alinha-se mais aos epistemlogos que aceitam a competio entre teorias em todos os perodos, como Lakatos, Laudan, Feyerabend e Paty do que a Kuhn. (Freire Jr., 190/191). Nossa opo temtica ao ensinar/aprender e ao exercer as funes docentes est, ainda que implicitamente, presente, orientando e contribuindo para determinar nossas atitudes, crenas, comportamentos em favor deste ou daquele cientista e sua(s) teoria(s), desta ou daquela publicao didtica ou paradidtica, mais ou menos materialista-massiva, mais ou menos aberta a novos conhecimentos, contedos e mtodos. Um bom exerccio procurar identific-Ia, refora-Ia e/ou modific-Ia, em equipe ou individualmente, visando os avanos desejveis com nossos alunos em favor de um conhecimento cientfico mais plural, menos consensual, mais humano e rico. Seguramente, as categorias bohmianas podem contribuir, de algum modo, para tal exerccio e mesmo para prticas docentes transformadoras. Nota: David Bohm (1917 - 1992) foi professor de Fsica do Birbeck College da Universidade de Londres. Antes trabalhou no Brasil, na USP de 1951 a 1955, na Universidade de Haifa - Israel, tendo iniciado sua carreira como docentepesquisador em Princeton - EUA. Doutorou-se na Universidade de Berkeley, sob orientao de Openheimmer. Suas primeiras pesquisas sobre oscilaes de plasmas j o fascinavam: o comportamento do coletivo de eltrons em altas energias sugeria, para sua mente inquieta algo como um sistema "vivo". Perseguido pelo machartismo e sem chance de conseguir trabalho em seu pas, veio para a USP. Nesta poca o jovem Bohm j era reconhecido por no se submeter corajosamente ao consenso sobre a Teoria Quntica a chamada interpretao de Copenhagen. Tem reconhecida contribuio no campo da Fsica Terica: difuso de partculas, interao de plasmas com campos magnticos, interao de eltrons com linhas isoladas de campo magntico (efeito Bohm Aharanov), um fenmeno puramente quntico confirmado, possibilitando um campo novo de pesquisa dos materiais em nvel hipermicroscpico, como a obteno de hologramas a partir de feixe coerente de eltrons (consultar sobre esses resultados e possibilidades, artigos e comentrios em Physics Today, vol, 43, n. I e 4, jan. e abr., 1990). Contribuiu tambm em Fsica Experimental na construo/criao do cclotron e

Angotti, J.A. P.

151

sincrocclotron. Em 51 publicou o clssico 'Quantum theory', iniciando o caminho crtico dos fundamentos dessa teoria; dois artigos publicados na Physics Review em 1952 (Freire Ir, 1999) avanam a discusso sobre a no completeza da Teoria Quntica e introduzem o programa causal bohmiano, inicialmente sob a matriz das "variveis escondidas", uma terminologia pouco atraente aos fsicos da poca. Debateu com vrios cientistas pioneiros como Pauli, Einstein, De Broglie; no Brasil manteve dilogos freqentes com pesquisadores estrangeiros como Feymann e Beck e brasileiros como Leite Lopes e Schenberg. Considerado como um dos grandes fsicos do sculo XX, ainda que sempre se movimentando na contra-mo, Bohm ter sido provavelmente o cientista contemporneo que mais extrapolou seu campo de reflexo, atuao e dilogo. Respeitado e com trnsito nas esferas mais distintas - da linguagem, da psicologia transpessoal, das religies, do misticismo, da sabedoria oriental -, podemos apreciar as idias, concepes, proposies, controvrsias e contribuies das mais criativas do universo bohmiano em vrios livros que incluem entrevistas e/ou com referncias diretas s suas categorias, com destaque para potencial quntico, programa causal, nolocalidade, ordem implcita e holomovimentoparadigma hologrfico, a exemplo de Weber (1988); Brockman 1988; Wilber (1991 e 2001); Davies (1999); Martins (2001). Outras publicaes em livros: "The Special Theory of Relativity (1966), Causality and Chance in Modern Physics (1984) e o clssico 'Wholeness and the Implicate Order (1980), escrito para "no fsicos", no obstante um pouco de formalismo quntico, que teve grande repercusso em diversos campos do conhecimento, dos tradicionais aos mais especulativos, traduzido para o portugus: A Totalidade e a Ordem Implicada, 1992. Para este artigo, o autor baseouse fundamentalmente nestes dois ltimos textos originais, com tradues prprias. Uma referncia obrigatria para uma aproximao maior com a obra e a trajetria de David Bohm, as distintas manifestaes de seu perfil singular - fsico, epistemlogo, humanista, professor, polmico - o texto David Bohm e a Controvrsia dos Quanta, de Olival Freire Ir, 1999, UNICAMP - coleo CLE n. 27. Diversas pginas eletrnicas, principalmente em ingls, podem ser alcanados a partir de busca com o titulo David Bohm, muitas delas com links que facilitam a procura por assuntos. Selecionamos alguns, lanados na bibliografia ao final do artigo. A teoria da Ordem Implcita est bem colocada, em resumo, na publicao de Brockman, um editor (1988, parte 5, pp. 228/235). Um livro instigante e criativo de Bohm com David Peat, j traduzido para o portugus, 'Cincia, Ordem e Criatividade', Gradiva, Lisboa, 1989. Demais publicaes de Bohm e sobre Bohm podem ser localizadas em Freire JI. (1999) e em endereo eletrnico prprio - consultar bibliografia deste artigo. Nosso objetivo nesta publicao duplo: divulgar e comentar algumas das contribuies de Bohm, com destaque para a ordem implcita e o holomovimento, recursos analgicos amadurecidos a partir dos anos 70 e desafiar os leitores

152

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

professores de Fsica/Cincias e demais interessados - a refletirem sobre estas proposies, cotejando-as com suas prprias concepes, por similaridade ou por contraste; quando desejvel e possvel, aplicarem estas concepes com suas possibilidades e limites, tanto na sua formao continuada como na docncia, consideradas as distines entre o conhecimento cientfico e o ensino-aprendizagem de Fsica/Cincias. Ns j exploramos bastante a riqueza das propostas e criaes de Bohm ao analisarmos o conflito entre fragmentao e totalidade, elegendo - e utilizando nos ltimos quinze anos - categorias epistemolgicas chamadas conceitos unificadores como referentes para atividades didtico-pedaggicas diversas de ensino/aprendizagem de Cincias Naturais (Angotti, 1991 e 1995, Delizoicov e Angotti, 1991 e 2001), que no sero tratadas neste texto.

Referncias Bibliogrficas
ANDRADE, A. M. R. Fsicos, msons e poltica: a dinmica da cincia na sociedade. Rio de Janeiro: Hucitec MAST, 1999. ANGOTTI. J. A. Conceitos unificadores e ensino de fsica. In Revista Brasileira de Ensino de Fsica, SBF,15, (1-4) , pp181/189. ANGOTTI. J. A. Fragmentos e totalidades no conhecimento cientfico e no ensino de cincias. Tese de doutoramento. So Paulo, FEUSP, 1991. BACHELARD, G. O novo esprito cientfico. Rio de janeiro, Tempo Brasileiro, 1968. BERNSTEIN, B. Codes and control. London, Paladim, 1971. BOEKE, K. Cosmic View. In: Gateway to the great books of Enciclopaedia Britannica, vol 8. Chicago, 1971, pp. 600/640. BOHM D.; David Peats, F. Cincia, ordem e criatividade. Lisboa, Gradiva, 1989. BOHM, D. A totalidade e a ordem implicada. So Paulo, Cultrix, 1992. BOHM, D. Causality and chance in modern physics. Routledge and Keagan, P., 1987. BOHM, D. e AHARANOV, Y. Significance of eletromagnetic Potencials in quantum theory. In: Physical Review, 115 (03), 1959, pp. 485/491. BOHM, D. e HILEY, B. J. The individed Universe: an ontological interpretation of quantum theory. Londo, Routledge, 1993. BOHM, D. Quantum theory. New York, Prentice Hall, 1951. BOHM, D. Wholeness and the implicate order. London, Routledge and Keagan, P., 1980. BOHR, N. Sobre a constituio de tomos e molculas.Lisboa, Gulbenkian, 1969.
Angotti, J.A. P. 153

BROCKMAN, J. Einstein, Gertrude Stein, Wittgenstein e Frankestein.So Paulo, Companhia das Letras, 1988. BROGLIE, L. Logique et connaissance cientifique. In: Enciclopedie de la pleiade. Paris, Galimard, 1967. BRUNNER, J. S. O processo da educao. So Paulo, Nacional, 1970. CHANGEUX, J. P. e CONNES, A. Matria e pensamento. So Paulo, UNESP, 1996. CLARK, N. Similarities and Differences between Scientific an Technological Paradigms. In: Futures, n. 19 (1), feb/87, pp. 26/42. COHEN, B. O nascimento de uma nova fsica. So Paulo, Edart, 1967. DAVIES, P. O enigma do tempo. Rio de Janeiro, Ediouro, 1999. DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. Fsica. So Paulo, Cortez, 1991. DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. Metodologia de Ensino de Fsica. Florianpolis, CED/LED/UFSC, 2001. DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Cincias. So Paulo, Cortez, 2000. DYSON F. Infinito em todas as direes. So Paulo, Companhia das Letras, 2000. EDDINGTON, A. La filosofia de la ciencia fsica. Buenos Aires, Sudamericana, 1946. EDDINGTON, A. The runnig-down of the universe. In: Gateway to the Great Books of Enciclopaedia Britannica, vol 8, Chicago, 1971. Pp. 565/580. EIJKELHOF, H. M.C. e KOTLAND, K. Broadenning the aims of physics education. In: Plon Project. Ultrecht, The Netherlands, 1989. ELMANDJRA, M. Fusion de la Science et de la culture. In: Futuribles, Paris, 138, dez/89, pp. 03/15. FREIRE JR, O e CARVALHO NETO, P.R. O universo dos quanta. So Paulo, FTD, 1997. FREIRE JR, O. David Bohm e a controvrsia dos quanta. Campinas, CLE/UNICAMP, 1999. FREIRE JR, O. Estudo sobre interpretaes (1927-1949) quntica epistemologia e fsica. So Paulo, IFUSP, 1991. da teoria

FREIRE JR, O., PATY, M. e ROCHA BARROS, A.L. David Bohm, sua estada no Brasil e a teoria quntica. In: Estudos Avanados. 20, 1994, pp. 53/82. GEYMONAT, L. Cincia e realismo. Barcelona, Peninsula, 1980.

154

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

GLEICK, J. Caos. Rio de Janeiro, Campus, 1990. GORDON , T.J. e GREENPAN, D. Chaos and fractals: new tools for techonological and social forecasting.In: Techonological Forecasting and Social Change. New york, 40 (34), pp. 01/25. GREAT BOOKS Enciclopaedia Britannica, vol. 34, Newton and Huygens.

GREAT BOOKS Enciclopaedia Britannica. Universal and particular, The great ideas. vol.II-cap. 96. HANSON, N. R. Padrones de descubimiento: observacin y explicacin. Madrid, Alianza, 1985. HOLTON, G e BRUSH, S. Introducin a los conceptos y teorias de las ciencias fsica. Barcelona, Revert, 1976. HOLTON, G. A imaginao cientfica. GREAT Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1979. HOLTON, G. The thematic origins of scientific thought Harvard press, 1983. Kepler to Einstein. Boston,

JAPIASSU, H. Questes epistemolgicas. Rio de janeiro, Imago, 1981. JAUCH, J.M. So os quanta reais? So Paulo, Nova Stela/EDUSP, 1986. KADANOFF, L. Factals Where is the physics? In: Physics Today, 39 (02), feb/86.

KRUGER, C. Some primary teachers ideas about energy. In: Physics Education, 25 (04), 1990, pp. 87/91. KUHN, T. A estrutura das revolues cientfica. So Paulo, Perspectiva, 1976. KUHN, T. La tensin essencial. Mxico, Fondo de Cultura Econmica, 1987. LAKATOS, I. E MUSGROVE, A. (orgs.) A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo, Cultrix/Edusp, 1979. MARTINS, L. Escrever com criatividade. So Paulo, Contexto, 2001. MASON, J. P. Histria da Cincia. Rio de janeiro, Globo, 1964. MENEZES, L. C. Crise, cosmos e vida humana. Tese de Livre-Docncia, So Paulo, USP, 1989. MONOD, J. L Hazard et la necessit. Paris, seuil, 1970. MORRISON, P.P. potencias de diez. Barcelona, labor, 1984. PHILIPPIDIS, C.; BOHM, D. e KAYE, R.D. iThe Aharanov-Bohm effect and the quantum potencial. In: Il nuovo Cimento, 71B (01), 1982. pp. 55/88. PIAGET, J. A epistemologia gentica.Petrpolis, Vozes, 1973.
Angotti, J.A. P. 155

PRIGOGINE, I. Science, civilization and democracy. In: Futures. New york, 18 (04), aug/86, pp. 493/507. RUSSEL, B. Anlise da matria. So Paulo, Cultrix, 1986. SAGAN C. Cosmos. Rio de janeiro, Francisco Alves, 1981. SILK, J. O big bang A origem do universo. Braslia, UNB/Hamburg, 1985.

STENGERS, I. Quem tem medo da cincia? So Paulo, Siciliano, 1990. USP - INSTITUTO DE ESTUDOS AVANADOS e INSTITUTO DE FSICA.Simpsio David Bohm Fundamentos da Fsica. Caderno de resumos, So Paulo, 1998. WEBER, R. Dilogo entre cientistas e sbios. So Paulo, Cultrix, 1986. WEINBERG, S. Os trs primeiros minutos. Rio de Janeiro, Guanabara Dois, 1980. WEISSKOPF, V. F. Indagao e conhecimento. So Paulo, Edart/Funbec, 1975. WEISSKOPF, V. F. The priviledge of being a physicist. New York, W.H. Freeman and Company, 1989. WHITEHEAD, A. N. A cincia e o mundo moderno. So Paulo, Brasiliense, 1951. WILBER, K. O olho do esprito. So Paulo, Cultrix, 2001. WILBER, K. (org.) O paradigma hologrfico. So Paulo, Cultrix, 1991. Endereos eletrnicos http://www.usp.br/iea/bohm.html http://www.if.usp.br/ensino/temas/fundamentos/ff-00.htm www.shavano.org/html/bohm.html www.davidbohmbooks.com/ www.fdavidpeat.com/interviews/bohm.htm twm.co.nz/Bohm.html www.users.globalnet.co.uk/~infed/e-texts/bohm_dialogue.htm

156

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 19, n. especial: p.126-156, jun. 2002.

Vous aimerez peut-être aussi