Vous êtes sur la page 1sur 1

Atualmente, existem discussoes sobre as vantagens e desvantagens da utilizacao de adubos organicos e minerais para a producao de culturas.

Por um lado, os adubos organicos nao tem suficiente concentracao de nutrientes para atender o abastecimento das necessidades da cultura, mas tem efeito nas propriedades fisicas,quimicas e biologicas do solo. Por outro lado, os adubos minerais tem menor efeito fisico no solo, as tem rapidez em disponibilizar os nutrientes, especialmente nas condicoes onde o solo possui estreita relacao C/N. A aplicacao de material organico juntamente com fertilizantes minerais,normalmente e mais eficiente que a aplicacao exclusiva de qualquer dos dois tipos de material, e sua utilizacao na producao de hortalicas, tanto comercial como para subsistencia, possui um papel importante para atividade agricola familiar, contribuindo para o seu fortalecimento e garantindo sua sustentabilidade, atraves da reducao doscustos de producao e tornando-se uma opcao para o produtor rural (FILGUEIRA, 2003). Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses de nitrogenio e de esterco de bovino no estado nutricional, crescimento e produtividade de raizes de rabanete. No Brasil, sao raros os trabalhos que associam a utilizacao de esterco de bovino na adubacao organica sobre culturas de ciclo curto, como o rabanete. A maioria dos trabalhos estao relacionados ao uso desse residuo em hortalicas de ciclo longo, como fornecedor de nutrientes em longo prazo e como componente de substratos para mudas de plantas horticolas em geral. No entanto, torna-se interessante verificar seus efeitos em culturas de ciclo curto a fim de associar seus efeitos como condicionador e fonte de N e materia organica para o solo. O esterco animal possui valor como corretivo do solo e como nutriente para as plantas. Entretanto, e irreal acreditar que seu valor ultrapasse os niveis equivalentes de fertilizantes minerais. Seu valor como adubo depende de sua disponibilidade e de seu preco (WILKINSON, 1979 citado por AREVALO, 1986).

A incorporacao de material organico no solo, alem de fornecer nutrientes como N, P, K e S, influencia as propriedades fisicas do solo, reduzindo a densidade aparente,formando agregados, melhorando a aeracao e a capacidade de armazenamento de agua (KIEHL, 1985). Segundo o autor, os adubos organicos tem, tambem, efeito sobre o poder tampao do solo ao manter o pH quando ha mudancas bruscas no meio, alm de favorecer a troca cationica, complexar e solubilizar alguns metais toxicos as plantas e ter influencia na temperatura do solo. Outros efeitos, segundo COSTA (1994), sao o de favorecer o enraizamento, diminuir os efeitos toxicos do Al e aumentar a atividade microbiana do solo. Contudo, o efeito benefico da utilizacao de material organico na agricultura tem sido amplamente difundido. Dessa forma culturas adubadas com composto organico, normalmente apresentam plantas com nutricao mais equilibrada e com melhor desenvolvimento do que aquelas adubadas somente com fertilizantes minerais (OLIVEIRA & DANTAS, 1995).

Vous aimerez peut-être aussi