Vous êtes sur la page 1sur 6

PORTARIA N 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012

Institui a Unidade de Acolhimento para pessoas com necessidades decorrentes do uso de Crack, lcool e Outras Drogas (Unidade de Acolhimento), no componente de ateno residencial de carter transitrio da Rede de Ateno Psicossocial. O MINISTRO DE ESTADO DA SADE, no uso das atribuies que lhe confere o inciso II do pargrafo nico do art. 87 da Constituio, e Considerando a Lei n 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental; Considerando o Decreto n 7.179, de 20 de maio de 2010, que institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, cria o seu Comit Gestor; Considerando o Decreto n 7.508 de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei n 8.080, de 19 de setembro e 1990, para dispor sobre a organizao do Sistema nico de Sade (SUS), o planejamento da sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa; Considerando a Portaria n 816, de 30 de abril de 2002, que institui o Programa Nacional de Ateno Comunitria Integrada a Usurios de lcool e outras Drogas; Considerando a Portaria n 2.197, de 14 de outubro de 2004, que redefine e amplia a ateno integral para usurios de lcool e outras drogas, no mbito do SUS; Considerando a Portaria n 4.279, de 30 de dezembro de 2010, que estabelece diretrizes para a organizao da Rede de Ateno Sade no mbito do Sistema nico de Sade (SUS); Considerando a Portaria n 3.088, de 26 de dezembro de 2011, que institui a Rede de Ateno Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, lcool e outras drogas, no mbito do Sistema nico de Sade; Considerando a necessidade de intensificar, ampliar e diversificar as aes orientadas para preveno, promoo da sade, tratamento e reduo dos riscos e danos associados ao consumo de substncias psicoativas, resolve: Art. 1 Fica instituda a Unidade de Acolhimento para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, lcool e outras drogas (Unidade de Acolhimento), no componente de ateno residencial de carter transitrio da Rede de Ateno Psicossocial. Art. 2 Para efeito desta Portaria, a Unidade de Acolhimento referida no art. 1 um dos pontos da Rede de Ateno Psicossocial e apresenta as seguintes caractersticas: I - funcionamento nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e nos 7 (sete) dias da semana; e II - carter residencial transitrio. 1 A Unidade de Acolhimento tem como objetivo oferecer acolhimento voluntrio e cuidados contnuos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, lcool e outras drogas, em situao de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento teraputico e protetivo.

2 A Unidade de Acolhimento dever garantir os direitos de moradia, educao e convivncia familiar e social. Art. 3 Os usurios da Unidade de Acolhimento sero acolhidos conforme definido pela equipe do Centro de Ateno Psicossocial (CAPS) de referncia. Pargrafo nico. O CAPS de referncia ser responsvel pela elaborao do projeto teraputico singular de cada usurio, considerando a hierarquizao do cuidado e priorizando a ateno em servios comunitrios de sade. Art. 4 As Unidades de Acolhimento funcionaro em duas modalidades: I - Unidade de Acolhimento Adulto - destinada s pessoas maiores de 18 (dezoito) anos, de ambos os sexos; e II - Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil - destinada s crianas e aos adolescentes, entre 10 (dez) e 18 (dezoito) anos incompletos, de ambos os sexos. 1 A Unidade de Acolhimento Adulto ter disponibilidade de 10 (dez) a 15 (quinze) vagas. 2 Unidade de Acolhimento de Crianas e Adolescentes ter disponibilidade de 10 (dez) vagas. Art. 5 A Unidade de Acolhimento poder ser constituda por Estados, por Municpios e pelo Distrito Federal, como unidade pblica ou em parceria com instituies ou entidades sem fins lucrativos, atendidas as exigncias estabelecidas nesta Portaria. Art. 6 A Unidade de Acolhimento a ser implantada dever estar inserida na Rede de Ateno Psicossocial e referenciada a um Centro de Ateno Psicossocial. Art. 7 A Unidade de Acolhimento deve contar com estrutura fsica mnima, na seguinte configurao: I - espao fsico adequado ao desenvolvimento de atividadesteraputicas; e II - quartos coletivos para at 4 (quatro) pessoas; III - espao para refeies; IV - cozinha; V - banheiros; VI - rea de servio; VII - sala de enfermagem; VIII - sala de acolhimento e recepo; IX - salas de atividades individuais e de grupo; X - rea de lazer externa para atividades esportivas e ldicas, dentre outras; e XI - sala administrativa, a ser utilizada para o arquivamento de documentos e para a realizao de reunies clnicas e administrativas. Art. 8 A Unidade de Acolhimento Adulto dever observar os seguintes requisitos especficos:

I - ser referncia para Municpios ou regies com populao igual ou superior de 200.000 (duzentos mil) habitantes; II - contar com equipe tcnica mnima, composta por profissionais que possuam experincia comprovada de dois anos ou psgraduao lato sensu (mnimo de 360 horas) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado) na rea de cuidados com pessoas com necessidades de sade decorrentes do uso de crack, lcool e outras drogas, na seguinte proporo: a) profissionais com nvel universitrio na rea da sade, com a presena mnima de 1 (um) profissional de sade presente em todos os dias da semana, das 7 s 19 horas; e b) profissionais com nvel mdio concludo, com a presena mnima de 4 (quatro) profissionais presentes em todos os dias da semana e nas 24 (vinte e quatro) horas do dia. 1 O Municpio ou a regio de referncia para a Unidade de Acolhimento deve contar com mais de 5 (cinco) leitos psiquitricos para ateno s pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, lcool e outras drogas, em enfermaria especializada ou servio hospitalar de referncia para ateno. 2 Os profissionais de nvel universitrio na rea da sade podero pertencer s seguintes categorias profissionais: I - assistente social; II - educador fsico; III - enfermeiro; IV - psiclogo; V - terapeuta ocupacional; e VI - mdico. Art. 9 Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil dever observar os seguintes requisitos especficos: I - ser referncia para Municpios ou regio com populao igual ou superior a 100.000 (cem mil) habitantes; II - contar com equipe tcnica mnima, composta por profissionais que possuam experincia comprovada de dois anos ou psgraduao lato sensu (mnimo de 360 horas) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado) na rea de cuidados com pessoas com necessidades de sade decorrentes do uso de crack, lcool e outras drogas, na seguinte proporo: a) profissionais com nvel universitrio na rea da sade, com a presena mnima de 1 (um) profissional de sade presente em todos os dias da semana, das 7 s 19 horas; b) profissionais com nvel mdio concludo, com a presena mnima de 4 (quatro) profissionais presentes em todos os dias da semana e nas 24 (vinte e quatro) horas do dia; e c) profissionais com nvel superior na rea de educao, com a presena mnima de 1 (um) profissional em todos os dias da semana, das 7 s 19 horas.

1 Ser implantada 1 (uma) Unidade de Acolhimento a cada 5.000 (cinco mil) crianas e adolescentes em risco para uso de drogas. 2 Tambm poder ser implantada Unidade de Acolhimento em Municpio ou regio que contabilizem de 2.500 (dois mil e quinhentos) a 5.000 (cinco mil) crianas e adolescentes em risco para uso de drogas. 3 O clculo do nmero de crianas e adolescentes em risco para uso de drogas dever observar a frmula constante do Anexo I desta Portaria. 4 Os profissionais de nvel universitrio na rea da sade podero pertencer s seguintes categorias profissionais: I - assistente social; II - educador fsico; III - enfermeiro; IV - psiclogo; V - terapeuta ocupacional; e VI - mdico. Art. 10. As aes a serem desenvolvidas pelas Unidades deAcolhimento e o tempo de permanncia de cada usurio devero estar previstas no Projeto Teraputico Singular. Pargrafo nico. O Projeto Teraputico Singular ser formulado no mbito da Unidade de Acolhimento com a participao do Centro de Ateno Psicossocial, devendo-se observar as seguintes orientaes: I - acolhimento humanizado, com posterior processo de grupalizao e socializao, por meio de atividades teraputicas e coletivas; II - desenvolvimento de aes que garantam a integridade fsica e mental, considerando o contexto social e familiar; III - desenvolvimento de intervenes que favoream a adeso, visando interrupo ou reduo do uso de crack, lcool e outras drogas; IV - acompanhamento psicossocial ao usurio e respectiva famlia; V - atendimento psicoterpico e de orientao, entre outros, de acordo com o Projeto Teraputico Singular; VI - atendimento em grupos, tais como psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, assembleias, grupos de reduo de danos, entre outros; VII - oficinas teraputicas; VIII - atendimento e atividades sociofamiliares e comunitrias; IX - promoo de atividades de reinsero social;

X - articulao com a Rede intersetorial, especialmente com a assistncia social, educao, justia e direitos humanos, com o objetivo de possibilitar aes que visem reinsero social, familiar e laboral, como preparao para a sada; XI - articulao cm programas culturais, educacionais e profissionalizantes, de moradia e de gerao de trabalho e renda; e XII - sada programada e voltada completa reinsero do usurio, de acordo com suas necessidades, com aes articuladas e direcionadas moradia, ao suporte familiar, incluso na escola e gerao de trabalho e renda. Art. 11. Fica institudo incentivo financeiro de custeio para apoiar a implantao de Unidade de Atendimento, no valor de R$ 70.000,00 (setenta mil reais). 1 Os valores repassados por fora deste artigo sero utilizados para reforma predial, aquisio de material de consumo ecapacitao de equipe tcnica, dentre outras aes de custeio. 2 O incentivo financeiro institudo neste artigo ser transferido em parcela nica pelo Fundo Nacional de Sade (FNS) aos Fundos de Sade estaduais, municipais ou distrital. Art. 12. O gestor de sade interessado na implantao de Unidade de Acolhimento e no recebimento do incentivo financeiro de investimento previsto no art. 11 dever encaminhar ao Ministrio da Sade os seguintes documentos: I - ofcio do gestor solicitando o incentivo financeiro e informando o tipo de Unidade de Acolhimento, se Adulto ou InfantoJuvenil; II - proposta de implantao de Unidade de Acolhimento,com a descrio da estrutura fsica e funcional; III - termo de compromisso do gestor responsvel assegurando: a) a contratao dos profissionais que comporo a equipe mnima de profissionais necessrios ao funcionamento da Unidade de Acolhimento; e b) o incio do funcionamento da Unidade de Acolhimento no prazo de at 90 (noventa) dias a contar do recebimento do incentivo financeiro de investimento, prorrogvel por uma nica vez mediante justificativa aceita pelo Ministrio da Sade. 1 Para a implementao de Unidades de Acolhimento em parceria com instituies ou entidades sem fins lucrativos, o gestor de sade dever encaminhar ainda os seguintes documentos: I - cpia do estatuto social, do documento de identidade do diretor/presidente/responsvel e do registro da entidade; e II - declarao da instituio ou entidade se comprometendo a definir o seu gestor com a anuncia do gestor local de sade. 2 Os documentos devero ser encaminhados rea Tcnica de Sade Mental do Departamento de Aes Programticas Estratgicas da Secretaria de Ateno Sade do Ministrio da Sade (DAPES/SAS/MS), que avaliar o cumprimento dos requisitos necessrios, conforme previsto nesta Portaria. 3 Portaria da SAS/MS determinar o pagamento do incentivo financeiro de investimento. 4 Caso o gestor local no cumpra o prazo estabelecido na alnea b do inciso III do caput, O FNS/MS adotar as medidas necessrias para a devoluo do recurso ao Ministrio da Sade.

Art. 13. Fica institudo incentivo financeiro de custeio mensal no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para Unidade de Acolhimento Adulto e R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil. Pargrafo nico. O incentivo financeiro de custeio referido no caput ser transferido mensalmente pelo FNS aos Fundos de Sade estaduais, municipal ou distrital. Art. 14. O gestor de sade interessado no recebimento do incentivo de custeio institudo no art. 13 dever encaminhar ao Ministrio da Sade os seguintes documentos: I - declarao do gestor local atestando o funcionamento da Unidade de Acolhimento; II - programa de Ao Tcnica do Servio da Unidade de Acolhimento, contendo a dinmica de funcionamento da Unidade e a articulao com outros pontos de ateno nas Redes de Sade e intersetorial; III - relatrio de vistoria da Vigilncia Sanitria Local; e IV - apresentao do nmero da Unidade de Acolhimento no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade (CNES). 2 Os documentos devero ser encaminhados rea Tcnica de Sade Mental DAPES/SAS/MS, que avaliar o cumprimento dos requisitos necessrios, conforme previsto nesta Portaria. 3 Portaria da SAS/MS determinar o pagamento do incentivo financeiro de investimento. Art. 15. O gestor responsvel pela implantao da Unidade de Acolhimento ser o responsvel pelo acompanhamento, controle, avaliao, fiscalizao e auditoria, devendo-se verificar periodicamente o cumprimento dos requisitos e orientaes contidos nesta Portaria. Art. 16. Os recursos oramentrios necessrios ao cumprimento do disposto nesta Portaria correro por conta do oramento do Ministrio da Sade, devendo onerar os seguintes Programas de Trabalho: I - 10.302.1220.20B0 - Ateno Especializada em Sade Mental, para o incentivo previsto no art. 11; e II - 10.302.1220.8585 - Ateno Sade da Populao para Procedimentos de Mdia e Alta Complexidade, para o incentivo previsto no art. 13. Art. 17. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA

Vous aimerez peut-être aussi