Vous êtes sur la page 1sur 3

A influncia psicolgica das cores: Devemos usar sempre uma cor quente e uma fria juntas.

Nosso mundo um mundo de polaridades: dia e noite, quente e frio, alegria e tristeza, yin e yang, etc. A influncia das cores pode ser notada no somente na decorao, mas tambm na maneira de vestir, como terapia, na expresso de um quadro, traduzindo o estado de nimo das pessoas e a maneira como gostariam de ser vistas.

uma cor que tem bastante energia. Faz a pessoa se sentir intrpida, ousada, poderosa, corajosa. Todos ns precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Seus tons e matizes sugerem muitas caractersticas. Desde a determinao e vontade de cuidar dos outros insensibilidade, violncia e egosmo. Quando esta cor usada com equilbrio, seu efeito muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho. Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noo do tempo.

Mistura de branco com o vermelho. Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons rseos mais quentes tm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas, pois no vo permitr que essas pessoas fiquem apticas ou percam o interesse pela vida, ao contrrio, vo causar uma mudana de personalidade onde essas ficaram mais ativas e vigorosas.

Ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu prprio ponto de vista e ser mais confiante. Os tons mais plidos desta cor estimulam a comunicao das pessoas, bem como a descoberta e o desenvolvimento da criatividade. uma cor de grande vitalidade e pode ser usada em lanchonetes, restaurantes, etc. O laranja-escuro deve ser usado com moderao, pois pode causar uma sensao de desamparo e insegurana. O laranja-claro proporciona uma sensao de conforto, alegria e expressividade. Todos os artistas criadores deveriam usar esta cor, principalmente acompanhada do azul.

Tambm uma cor de grande energia, pois associada com a luz do Sol. quente, expansiva, ativa a mente a abrir para novas idias. Ajuda na aprendizagem, pois afeta o plexo solar (ncleo do sistema nervoso central que um dos principais centros provedores de informao do crebro). Essa cor alimenta o ego, mas em demasia

pode tornar a pessoa "egocntrica". O amarelo e o branco juntos devem ser usados com parcimnia, pois podem causar uma sensao de insegurana e instabilidade. Devemos usar com moderao os tons de amarelo-escuro, como o mostarda, pois em demasia podem exercer um efeito negativo como pessimismo e negatividade. Pode ser usado em halls, corredores e lugares onde tm pouca luz, pois d uma sensao do espao. Esta cor associada com o intelecto, as idias e a inquirio mental.

a cor do equilbrio e da harmonia. Ajuda a reduzir o estresse e a tenso, pois um meio de baixar a presso arterial. uma cor que est associada com a auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensao de liberdade e fluidez. relaxante e repousante, mas no deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente esttico. O verde-escuro proporciona uma sensao de fora e estabilidade. O verde-claro timo para crianas, que geralmente o adora. Ele afeta a rea do corao e nos ajuda a ser mais afetuosos. O verde-ma indica uma casa onde se d importncia 's crianas, ' famlia e aos animais. Pode indicar tambm pessoa que tende a acumular posses e no jogar nada fora. O verde usado com cores mais claras irradia uma energia de relaxamento e paz. uma cor que est ligada ' auto-estima.

O azul uma cor teraputica, que relaxa, acalma e esfria. Pode ser associdado lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. Mas usado em demasia, pode deixar o ambiente frio, pode fazer com que a pessoa fique indiferente, retrada e com sono. O ndigo pode trazer tona velhos medos, portanto deve ser usado com o rosa. O azul-escuro e profundo uma cor que remete a integridade e honestidade. As pessoas que se entregam mentira e so desleais no costumam se sentir bem em um ambiente com esta cor, pois ela tende a faz-las se sentir culpadas. Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuio, com o vermelho para manifestar as emoes, com o rosa para trazer tona o lado afetuoso e com o pssego para estimular a criatividade.

Ou as pessoas odeiam ou elas amam... Essa cor tem uma vibrao muito rpida e estimula o lado artstico. Ela associada a ideais nobres, como devooo e lealdade. Quando usado com o amarelo estimula a instrospeco para encontrar nosso eu. Quando usado com o verdeestimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos us-la com critrio. Violeta-claro no deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.

Ativa as emoes bsicas e, para no causar desequilbrio, deve ser usada com o verde.

Cor muito animadora. viva e dramtica e estimula as pessoas a tomarem decises. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais. Grande harmonia quando usada com o verde.

uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, usada como meio de acalmar o sistema nervoso.

Cor que nos proporciona a sensao de que tudo permanente, slido e seguro. a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos mveis, etc. Transmite uma energia positiva.

Embora muitos digam que uma cor de neutralidade, seu efeito no passa desapercebido. uma cor associada ao medo e negatividade, portanto devemos usar seus tons mais claros e sempre acompanhados com cores quentes.

Reala todas as cores. Pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida. Um ambiente todo branco pode dar a sensaoo de falta de fora e profundidade.

imponente, mas s quando usado com outra cor. Do contrrio, pode nos deixar indiferentes, inacessveis e prepotentes ao extremo.

Vous aimerez peut-être aussi