Vous êtes sur la page 1sur 10

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas - DCET Curso de Engenharia Eltrica

DESENVOLVIMENTO DE UMA FONTE DE TENSO REGULADA

Daniel Rocha Reis Kamilla Pereira Peixoto Mariana Pedroso Pinheiro Neto Vincius Souza Madureira

Ilhus, BA Julho/2013

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas - DCET Curso de Engenharia Eltrica

DESENVOLVIMENTO DE UMA FONTE DE TENSO REGULADA

Relatrio apresentado como parte da avaliao da disciplina Introduo Eletronica, ministrada pelo Prof. Lucas

Daniel Rocha Reis Kamilla Pereira Peixoto Mariana Pedroso Pinheiro Neto Vincius Souza Madureira

Ilhus, BA Julho/2013

Introduo
Otimizar o processo de transmisso de energia consiste numa anlise sobre o rendimento da mesma. Esse rendimento descrito pela seguinte equao: = onde: m o rendimento; Pe a potncia de entrada (produto da tenso pela corrente): Pe = v.i Pp a potncia transformada em calor (efeito Joule): Pp = r.i2 Logo, = v.i - ri2 v.i = v - ri v Pe - Pp Pe

Dessa forma, quanto maior a tenso e menor o produto r.i, maior ser o rendimento. As grandes usinas geram energia com uma tenso que gira em torno de 10 kV, um valor relativamente baixo em relao demanda. Uma forma de aumentar esse valor utilizar transformadores, porm estes s tm aplicao em tenses alternadas. Reduzir a resistncia r dos fios financeira e fsicamente invivel, pois consiste em aumentar a rea da seo reta do fio. Mas quando se trata de corrente alternada, a potncia dissipada menor do que em corrente contnua. Do ponto de vista da potncia dissipada, uma corrente alternada equivale a uma corrente contnua igual a 0,707 vezes a sua amplitude de pico (Boylestad) Antes de chegar nas residncias, a energia eltrica passa por transformadores que reduzem a tenso para cerca de 110 V ou 220 V. Mas, muitos dos aparelhos eletrnicos que utilizamos funcionam com corrente contnua. Eles possuem um dispositivo, chamado Fonte de Tenso, cuja funo transformar uma tenso alternada de entrada em uma tenso contnua cujo valor mantido constante na sada. Para isso o sinal de entrada dever passar, basicamente, pelos seguintes componentes: transformador, retificador, filtro e regulador. Transformador: um dispositivo que possui duas bobinas, uma com mais espiras que a outra, e a partir da Lei da Induo de Faraday aumenta ou diminui a amplitude de uma tenso alternada. Como a tenso que chega nas residencias muito alta, o transformador atua como um equipamento de segurana e permite que os aparelhos eltricos operem com eficincia. Retificador: Um circuito retificador pode ser composto por uma ponte de diodos, cuja finalidade fazer com que a corrente passe por uma carga em um nico sentido e, consequentemente, a tenso tenha a mesma polaridade nessa carga durante os dois semiciclos. Com isso o valor mdio (razo entre a rea sob a curva e o perodo) do sinal de entrada torna-se diferente de zero.

Filtro capacitivo: Aps a retificao, tanto a corrente como a tenso, ainda possuem ondulao. Usando um capacitor na saida da ponte retificadora possvel minimizar essa variao e obter uma tenso cc. Os filtros capacitivos so mais utilizados nas fontes de alimentao, pois a tenso de sada corresponde ao valor de pico da tenso retificada, enquanto nos filtros indutivos equivale ao valor mdio do sada do retificador. Regulador de tenso: O regulador de tenso recebe o sinal proveniente do filtro e, apesar de fornecer uma tenso um pouco menor, elimina definitivamente as ondulaes remanescentes no sinal e o mantem constante mesmo que a carga seja removida ou trocada ou a tenso fornecida pelo transformador seja modificado. Um regulador de tenso pode ser feito com o auxlio de um transistor e de um diodo zener.

Figura 1: Modelo esquemtico de fontes reguladoras de tenso. Fonte: BOYLESTAD, R.L.; NASHELSKY,L. Dispositivos Eletrnicos e Teoria dos Circuitos. 8 ed. So Paulo: Pratice Hall, 2004.

Objetivo
O objetivo do trabalho desenvolver uma fonte que fornea uma tenso contnua regulada em quatro volts.

Materiais
1 transformador (0 + 12V/2A); 4 diodos (1N4007); 1 capacitor (2200uF / 35V); 1 resistor (1,2 k); 1 diodo zener (1N750); 1 transistor (TIP41C); Percloreto de Ferro; Fenolite; Dissipador de Calor; Osciloscpio; Perfurador de placa?; Ferro de solda; Solda de Estanho; Ferro de passar roupa; Papel fotogrfico; Um recipiente plstico;

Metodologia
Utilizou-se um transformador, de modo que, a tenso de entrada, 127 volts, fosse reduzida para 12 volts. Com quatro diodos em ponte, a onda senoidal de 12 volts foi transformada numa onda pulsante, que posteriormente, foi submetida a um filtro capacitivo, cuja capacitncia vale 2200 F. A Figura 2 mostra a onda resultante.

Figura 2: Onda pulsante.

A carga precisa de uma tenso estvel, e por isso usado um filtro capacitivo, que tem a funo de eliminar as pequenas variaes de tenso, e assim torn-la contnua. Deste modo, utilizou-se um capacitor que tenha um perodo transiente maior que o perodo da tenso fornecida, que por padro comercial tem frequncia de 60 Hz. O filtro capacitivo posicionado ento antes do regulador de tenso, e assim temos como resultado uma tenso de sada mais estvel. A regulao da tenso cabe ao diodo zener, porm para o perfeito funcionamento deste, utiliza-se um resitor e um transistor em srie. Dimensiona-se ento, o resistor, para que a corrente que passa pelo zener seja suficiente para lig-lo mas que no exceda a mxima potncia suportada pelo zenner, que neste caso 500mW. Aps o zener ligar, a tenso na carga ser constante e de mesmo valor que a tenso do zener menos a queda de tenso de 0,7V da base do transistor. Assim, mesmo na presena de variaes (limitadas), a tenso na carga no ser alterada. O papel do transistor , essencialmente o controle da corrente da base atravs do bcc . Assim, mesmo que haja um curto-circuito na carga, a fonte continuar regulando a mesma tenso, desde que o transistor suporte a corrente que passar por ele. Devido a esta possibilidade fez-se o uso do dissipador de calor no transistor. Antes de confeccionar a fonte de tenso, utilizou-se o software Multisim, a fim de simular o circuito para garantir que o mesmo funcionaria de forma correta e que os valores dos componentes (resistores, capacitores, transistores, etc.) projetados estariam adequados obteno dos 4 V finais.

uso do dissipador de calor no transistor. Antes de confeccionar a fonte de tenso, utilizou-se o software Multisim, a fim de simular o circuito para garantir que o mesmo funcionaria de forma correta e que os valores dos componentes (resistores, capacitores, transistores, etc.) projetados estariam adequados obteno dos 4 V finais.

Figura 3: Simulao do circuito no Multisim

Em seguida o circuito simulado foi montado em uma placa protoboard para observar na prtica os valores obtidos no software e evitar problemas aps a confeco do circuito na fenolite. Uma vez constatadas que as correntes e tenses (medidos com o auxlio do osciloscpio) nos componentes esto de acordo com os valores previstos, vlido seguir para o prximo passo que consiste na montagem da fonte de tenso.

Figura 4: Circuito montado na Protoboard

Para confeccionar a placa do circuito, foi necessrio traar a planta do mesmo no software EAGLE e imprimi-la em papel fotogrfico. Esse papel foi pressionado com ferro de passar roupa sobre a placa durante aproximadamente 5 minutos e em seguida colocado num recipiente com gua fria. Desta forma, a tinta passa para a fenolite, e tem-se o posicionamento correto dos componentes e da trilha que conduzir a corrente na placa. A fenolite foi ento submersa no percloreto de ferro, para que todo o cobre fosse corrodo, exceto o desenho impresso. Posteriormente, os componentes foram fixados em seus devidos lugares com o auxlio do ferro de solda e da solda de estanho.

tinta passa para a fenolite, e tem-se o posicionamento correto dos componentes e da trilha que conduzir a corrente na placa. A fenolite foi ento submersa no percloreto de ferro, para que todo o cobre fosse corrodo, exceto o desenho impresso. Posteriormente, os componentes foram fixados em seus devidos lugares com o auxlio do ferro de solda e da solda de estanho.

Figura 5: Circuito impresso na placa de fenolite.

Figura 6: Placa de fenolite com componentes fixados.

Resultados e Discusses
O modelo definido para o circuito regulador de tenso constitudo por um transistor npn, um diodo zener e um resistor. O modelo do transistor deve ser escolhido de acordo com a mxima corrente que passar pelo mesmo, assim como o diodo zener, que deve ser escolhido de acordo com a tenso que se deseja obter na carga, lembrando-se, portanto da queda de tenso de 0,7 V do transistor. Iniciou-se o trabalho escolhendo o valor de tenso da fonte, e ento se optou pelo diodo zener do modelo 1N750 de tenso nominal de 4,7 V e potncia mxima de 400 mW. Assim, a tenso na carga que a fonte ir regular ser de aproximadamente 4 V. O resistor foi escolhido inicialmente por intuio, com um valor que pudesse promover uma queda na tenso de 10 V do transformador, suficiente para fornecer uma corrente que no exceda o valor mximo de potncia do zener, ou seja, uma corrente de alguns miliampres que quando multiplicada pelos 4,7 V no exceda 400 mW. Escolheu-se, portanto, um resistor de valor comercial de 1,2 k . Aps a determinao do valor do resistor, faz-se a verificao da corrente que passar pelo diodo zener, que nesta etapa, estar desligado. A figura 7 ilustra o circuito equivalente deste processo:

O resistor foi escolhido inicialmente por intuio, com um valor que pudesse promover uma queda na tenso de 10 V do transformador, suficiente para fornecer uma corrente que no exceda o valor mximo de potncia do zener, ou seja, uma corrente de alguns miliampres que quando multiplicada pelos 4,7 V no exceda 400 mW. Escolheu-se, portanto, um resistor de valor comercial de 1,2 k . Aps a determinao do valor do resistor, faz-se a verificao da corrente que passar pelo diodo zener, que nesta etapa, estar desligado. A figura 7 ilustra o circuito equivalente deste processo:

Figura 7: Circuito equivalente com uma carga de 12

Analisando a malha da base, aplica-se a Lei de Kirchhoff das Malhas retirando o diodo zener, ento: 10 V - 0, 7 V - H1200 W.Is L = 0 9, 3 V Is = 1200 W Is = 7, 75 mA Is a corrente que passa pelo resistor Rs , e passar pelo diodo zener. O valor encontrado acima, Is = 7,75 mA, aceitvel j que a corrente mxima que este suporta dada por: Izmx = Izmx = Pzmx Vz 0, 4 4, 7

Izmx = 85, 1 mA Portanto, o valor do resistor escolhido adequado. Como j mencionado, a tenso na carga ser a tenso do zener menos a queda do transistor. Logo, calculase a corrente na carga, que foi atribudo um valor de 12 IL = IL = , dada por IL : VL RL 4V

12 W IL = 333, 3 mA importante ressaltar, que este valor de carga foi atribudo respeitando o limite do transistor TIP41C que de 2 A. Em seguida, calcula-se a corrente da base utilizando o bcc do transistor que segundo seu datasheet 75.

importante ressaltar, que este valor de carga foi atribudo respeitando o limite do transistor TIP41C que de 2 A. Em seguida, calcula-se a corrente da base utilizando o bcc do transistor que segundo seu datasheet 75. IB = IB = IL bcc

0, 333 A

75 IB = 4, 44 mA

E ento, verifica-se a corrente no zener que neste caso expressa por: Iz = Is - IB Iz = 7, 75 mA - 4, 44 mA Iz = 3, 31 mA O resultado acima obtido mostra que de fato uma vantagem utilizar-se deste regulador com o zener em srie, pois, a corrente que passa pelo zener chega a ser 100 vezes menor que corrente na carga. Alm da tenso da carga ser regulada pelo diodo zener, o transistor auxilia essa regulagem controlando a corrente no emissor pela corrente da base que determinada pelo bcc . Para verificar se o objetivo do presente trabalho foi alcanado, ou seja, se a fonte reguladora de tenso forneceria uma tenso contnua de quatro volts nos terminais de sada, utilizou-se o osciloscpio e a leitura feita pelo mesmo encontra-se na figura 8.

Figura 8: Leitura do Oscilosc pio. Verificao da tenso de sada.

Observa-se que h uma pequena diferena entre o valor desejado (4 V) e o valor obtido, o que, provavelmente, fruto das aproximaes feitas nos clculos, entre elas podemos citar a dissipao de calor devido s resistncias internas de cada componente, assim como da trilha de cobre.

Concluso
Desta forma, foi possvel observar que a partir de clculos simples e um certo trabalho manual possvel construir uma fonte reguladora de tenso, que um dispositivo de fundamental importncia e vasta utilizao nos equipamentos eletrnicos. Alm disso, percebe-se que, a depender da preciso desejada, deve-se tomar cuidado com as aproximaes. Como neste caso, no era necessrio um alto nvel de preciso, pode-se considerar que o objetivo foi atingido com xito.

Referncias Bibliogrficas
MALVINO, A. P.. Eletrnica. Vol. 1 . . MAKRON Books: 1997 BOYLESTAD, R.; NASHELESKY, L.. Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos

Vous aimerez peut-être aussi