Vous êtes sur la page 1sur 5

OS 3 NVEIS DE RELACIONAMENTO COM DEUS

Mt 7.7-8 = Pedi, dar-se-vos-; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-. Pois aquele que pede, recebe; o que busca, encontra; e ao que bate, se abre.

O sermo do monte o resumo ou sntese de toda a verdade que devemos seguir para sermos discpulos de Jesus. Mostra o prprio carter de Cristo.

No captulo 7 do evangelho segundo Mateus, a partir do versculo 6, Jesus passa a orientar os discpulos a deixarem a comunho com as coisas sujas deste mundo, e a buscarem a comunho com o Senhor.

No v. 7, Jesus menciona trs nveis de comunho a ser buscada por cada um de ns.

1. BUSCANDO RECEBER DE DEUS

O recm-convertido, que ainda no conhece bem o Senhor, Sua providncia, misericrdia, amor, etc, vem do mundo com uma vida, geralmente, bem desordenada, necessitando acertar vrias reas.

Para isso, precisa pedir, pedir e pedir muitas coisas ao Pai: que lhe cure dos males que sofre, liberte dos problemas, conserte os relacionamentos dentro do lar, necessidades no emprego, pagar dvidas, etc.

Quase todos vm para o Reino buscando um conserto geral em sua vida. Ele, no incio de sua vida crist, no est to preocupado com a obra de Deus e em conhecer a vontade de Deus. Est interessado em ver seus problemas e necessidades resolvidos.

Assim, a comunho do jovem discpulo com Deus se resume, praticamente, em pedir-lhe tudo o que necessita.

E o Pai ouve essas splicas e quer que lhe pea, porque est muito interessado nessa comunho.

A resposta das oraes produz no corao do discpulo muito amor pelo Senhor, o que ir impulsion-lo uma comunho ainda maior.

Sl 116:1-2 = Amo ao Senhor, pois Ele ouviu a minha voz; ouviu o meu clamor por misericrdia. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invoc-lo-ei enquanto viver.

Nesses versculos est expressa a reao do discpulo que pede e recebe: ele passa a amar o Senhor e gera um sentimento de nunca mais deix-lo (invoc-lo-ei enquanto viver).

Esse tipo de comunho alicera o discpulo na rocha, que Cristo. uma experincia pessoal. Sua confiana no Deus provedor cresce, e sua f no est mais baseada no que os outros lhe dizem, mas naquilo que Deus est produzindo na vida dele. Jo 4.42 = Diziam mulher: j no pelo teu dito que ns cremos; agora ns mesmos o ouvimos falar, e sabemos que este verdadeiramente o Salvador do mundo. Jo 6.67-69 = No quereis vs tambm retirar-vos? Respondeu-lhe Simo Pedro: Senhor, para quem iremos ns? Tu tens as palavras de vida eterna. Ns cremos e conhecemos que tu s o Cristo, o Santo de Deus.

Devemos incentivar os novos a pedirem ao Senhor, pedirem tudo, para que cresa dentro deles o amor pelo Senhor.

Mas, o relacionamento no se resume em apenas pedir e receber. Deve progredir.

2. BUSCANDO CONHECER A DEUS

Quem busca quer encontrar alguma coisa; quer saber, conhecer, ver.

Alm do discpulo ter experincias com o Senhor respondendo suas peties, tambm deve se interessar em conhecer o Senhor; saber quem Ele , o que quer, quais as intenes do seu corao, seu propsito.

Deve buscar conhecimento tanto da pessoa de Deus como de sua vontade; conhecimento da verdade, do Conselho de Deus. Cl 1.9-10 = pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e entendimento espirituale crescendo no conhecimento de Deus. 2 Pe 3.18 = Crescei na graa e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus

Cristo. Fp 3.10 = Desejo conhece-lo

Muitos so infrutferos porque param no primeiro estgio. Sua comunho com Deus se limita em pedir. s vezes nem fazem isso. Alguns at tm o hbito de toda manh ou noite agradecerem ao Senhor pelo descanso ou pelo dia que tiveram, e acrescentam pedidos de bnos. Entretanto, muitas vezes, essas oraes se parecem mais uma reza, pois so feitas como uma obrigao. Isso est longe de ser uma comunho.

A comunho implica em manifestao de ambos os lados, tanto do discpulo como de Deus. uma conversa, um dilogo e no um monlogo.

H muitas coisas que o Pai quer mostrar, revelar.

Nossa vida muda quando passamos a conhecer melhor o Senhor, seu carter, sua obra.

H tambm um grande perigo: ficamos to empolgados com a revelao que recebemos e com a obra que realizamos, que achamos que isso o tudo.

Muitos esto envolvidos diariamente com o fazer, seja com encontros, visitas, reunies, servindo aos irmos, e pensam que isso o que mais agrada ao Senhor.

No tenho dvida de que isso agrada ao Senhor, mas Ele quer mais do que isso; na verdade, UMA COISA S NECESSRIA.

3. BUSCANDO ESTAR COM DEUS

Muitos discpulos so dedicados na obra do Senhor, nas atividades com a igreja, nas reunies, no servir uns aos outros, pregar o evangelho. Entretanto, quase no tm tempo ou disposio para estar na presena de Deus e dedicar-lhe tempo.

Jesus nos manda bater. Quem bate numa porta deseja entrar para estar junto com quem est l dentro.

Ap 3.20 = Eis que estou porta, e bato. Se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Essa a inteno de Jesus quando nos manda bater: que estejamos com o Senhor para cear com Ele e Ele conosco. s prazer, alegria, comunho ESTAR JUNTO.

Maria, de Betnia, foi uma mulher que descobriu rapidamente o que mais era importante. Lc 10.38-42 = Tinha esta uma irm chamada Maria, a qual, assentando-se aos ps de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porm, andava distrada em muitos servios e, aproximando-se, disse: Senhor, no te importas de que minha irm me deixe servir s?Marta, Marta, ests ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma s necessria. Maria escolheu a boa parte, a qual no lhe ser tirada. At 6.2-4 = Ento os doze, convocando os discpulos, disseram: No razovel que ns deixemos a palavra de Deus, e sirvamos s mesas. Escolhei, irmos, dentre vs sete homensMas ns perseveraremos na orao e no ministrio da palavra.

No se trata de pedir alguma coisa ao Senhor, nem de buscar revelao ou de fazer a obra; trata-se de ESTAR com Deus, em seus braos, sentir seu amor, ver o que est fazendo, ouvir o que tem para me dizer. Ter intimidade com Deus. Esta a melhor parte.

Jesus nosso exemplo em tudo. Ele nos declarou: Jo 5.19-20 = o Filho por si mesmo no pode fazer coisa alguma; ele s pode fazer o que v o Pai fazendo, porque tudo o que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e lhe mostra tudo o que faz

Que comunho! Que intimidade!

Se quisermos ser iguais a Jesus temos que buscar essa comunho com o Senhor, pois Ele nos adverte:

Jo 15.5 = Eu sou a videira, vs sois os ramos. Se algum permanece em mim, e eu nele, esse d muito fruto; pois SEM MIM NADA PODEIS FAZER.

Devemos ter comunho to ntima com o Senhor ao ponto de escrevermos o seguinte salmo:

Sl 84.1-2,10 = Quo amveis so os teus tabernculos, Senhor dos Exrcitos! A minha alma suspira e desfalece pelos trios do Senhor; o meu corao e a minha carne clamam pelo Deus vivo Vale mais um dia nos teus trios do que mil em outro lugar.

Vous aimerez peut-être aussi